sexta-feira, 16 de abril de 2010

ASSEMBLEIA DIA 21/04 SERÁ NA AV. PRESIDENTE TANCREDO NEVES ÀS 14HS

A PRÓXIMA ASSEMBLEIA ESTADUAL OCORRERÁ EM SÃO JOÃO DEL REI NO DIA 21/04, ÀS 14HS, NA AV. PRESIDENTE TANCREDO NEVES.

SERÁ UM MOMENTO OPORTUNO PARA QUE TODOS ( OS FAVORÁVEIS OU NÃO À GREVE) POSSAM VOTAR DE ACORDO COM SUA POSIÇÃO.O IMPORTANTE É NÃO FICAR OMISSO E PARTICIPAR!
QUEM PARTICIPA ENTENDE MELHOR!
ABRAÇÃO!

TEXTO SOBRE A ASSEMBLEIA EM B.H. DIA 15/04, EXTRAÍDO DO SITE DO SINDICATO DE UBERLÃNDIA

ASSEMBLéIA ESTADUAL DECIDE PELA CONTINUIDADE DA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Os trabalhadores em educação de Minas Gerais aprovaram na tarde desta quinta-feira (15/04), a manutenção da greve por tempo indeterminado, iniciada no dia 8 de abril. A decisão foi votada em assembleia da categoria, ocorrida no pátio da ALMG. Participaram cerca de 7 mil trabalhadores de todas as regiões do estado de Minas Gerais. A próxima assembleia será dia 21 de abril, em São João del Rei.

Após a Assembleia, os/as trabalhadores/as em Educação saíram da ALMG em carreata até a Praça 7, centro de Belo Horizonte. Durante todo o trajeto houve protesto do descaso do governo estadual. Pela manhã, houve reunião do Conselho Geral do Sindicato único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), no auditório da Associação Médica, à Av. João Pinheiro, 161, centro da capital. Na oportunidade, eles discutiram estratégias da categoria e a pauta de reivindicações.

Vale lembrar que a principal reivindicação dos servidores é a implementação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) de R$1.312,00 (valor atual). A coordenadora geral do Sindicato, Beatriz Cerqueira é enfática ao defender a implementação do Piso Nacional. “O reajuste salarial de 10% anunciado pelo ex-governador Aécio Neves não modifica os salários recebidos pelos profissionais da educação. Ao contrário do que foi divulgado, atualmente existe um teto salarial e não piso salarial. O valor de R$935,00 corresponde ao total da remuneração, ou seja, a um teto salarial. Minas Gerais tem o 8º pior salário do país”.

DIA 21/04 ASSEMBLEIA ESTADUAL EM SAO JOÃO DEL REI!!!!!!!!!!!!!







quinta-feira, 15 de abril de 2010

AMANHÃ: ASSEMBLEIA ÀS 15H NO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

AMANHÃ, TEREMOS ASSEMBLEIA NO TEATRO DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA, ÀS 15H.

AQUELES QUE PUDEREM NOS APOIAR,POR FAVOR, ESTÃO CONVIDADOS.
AINDA QUE NÃO SEJA PARA APOIAR O MOVIMENTO DE GREVE, ADERINDO À GREVE,ESTÃO CONVIDADOS PARA ESSE ENCONTRO DE ESCLARECIMENTO, MESMO OS PROFISSIONAIS QUE NÃO QUEIRAM FAZER GREVE.

NESSAS ASSEMBLEIAS MUITAS COISAS SÃO ESCLARECIDAS E TODOS PODEM DAR A SUA OPINIÃO.

TIVE NOTÍCIAS DA EQUIPE DO SINDICATO QUE FOI PARA A ASSEMBLEIA EM B.H. HOJE, DE QUE O MOVIMENTO FOI MUITO FORTE, COM UNS DEZ MIL MILITANTES! PASSARAM-ME MENSAGEM DE QUE FOI FANTÁSTICO!
E QUE A GREVE CONTINUA SEM DATA PARA ACABAR.
OBRIGADA A TODOS POR ACOMPANHAREM ESSE BLOG.
ABRAÇÃO!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

DESABAFO DE UMA PROFESSORA



TEMOS ABAIXO, UM PEQUENO TEXTO ESCRITO POR NILDA SANDIM, MINHA IRMÃ QUE MORA EM
FLORIANÓPOLIS E MAIS ABAIXO O TEXTO DESABAFO DA PROFESSORA VERONICA DUTENKEFER:

Ela está certíssima. E do jeito que a coisa anda...nem consigo imaginar onde isso vai parar. Professor trabalha antes, durante e depois do horário da sala de aula. Professor virou vidraça, todo mundo joga pedra.Se o aluno vai bem é mérito do aluno, se vai mal é culpa do professor;é um profissional mal remunerado; como vai conseguir ter amor a profissão com tanta coisa que anda enfrentando? Alunos agressivos, mal educados, violentos. Os professores estão ficando doentes com estresse, depressão, síndrome do pânico, etc. Cadê os pais pra dar educação a seus filhos e fazer com que respeitem o professor, que é antes de tudo um ser humano. Fico indignada e por isso optei em não lecionar, pois a decepção foi grande. Deus te abençoe. Beijos. Nilda





Desabafo de uma professora - leia-indigne-se - repasse!


As consequências atingem toda a sociedade.
Comecemos por educar realmente nossas crianças, em casa, no condomínio... no bairro...






Caros amigos, peço que leiam e repassem esse e-mail. É um relato de uma professora sobre a realidade da escola pública. Sem o apoio da mídia, só nos resta a internet para divulgar o que acontece.



PROFESSOR – UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO

Por Verônica Dutenkefer (20/06/2009)



Esse texto que escrevo precisamente agora é mais um desabafo.

Desabafo de uma profissional que está lecionando há mais de 22 anos e que não sabe se sobreviverá por mais dez anos, que é o tempo que ainda precisará trabalhar (por mais que ame muito o que faz).

Trago comigo muitas perguntas que não querem calar. E talvez a mais inquietante seja: O que será necessário acontecer para se fazer uma reforma educacional neste país????

Constantemente, ouço ou leio reportagens com as autoridades educacionais proclamarem a má formação de seus professores. Culpando as Universidades, a falta de cursos de formação e culpando-nos, evidentemente.

Questionamentos:

Como um professor de escola pública pode fazer o seu trabalho se ele precisa ficar constantemente parando sua aula para separar a briga entre os alunos, socorrer seu aluno que foi ferido por outro aluno, planejar várias aulas para se trabalhar os bons hábitos, na tentativa vã de se formar cidadãos mais conscientes e de melhor caráter?

Nos cursos de formação nos é passado constantemente a recusa de um programa tradicional e conteudista, mas nossas avaliações de desempenho das escolas, nossos vestibulares e concursos públicos ainda são tradicionais e nos cobram o conteúdo de cada disciplina.

Como pode num país.....num estado...num município haver regras tão diferentes entre a rede particular e pública?

Na rede particular as escolas continuam conteudistas, há a seriação com reprovação, a escola pode suspender ou até mesmo expulsar um aluno que não esteja respeitando as regras daquela instituição.

A rede pública vive mudando o enfoque pedagógico (de acordo com o partido que ganhou as eleições), é cobrado cada vez menos do aluno, não se pode fazer absolutamente nada com um aluno indisciplinado que até mesmo coloca em risco a segurança de outros alunos e funcionários daquela instituição..

Dia a dia...minuto a minuto... os professores são alvos de agressões verbais e até mesmo físicas pelos alunos. A cada dia somos submetidos a níveis de stress insuportáveis para um ser humano.

Temos que dar conta do conteúdo a ser ensinado + sermos responsáveis pela segurança física de nossos alunos + sermos médicos + enfermeiros + psicólogos + assistentes sociais + dentistas + psiquiatras + mãe + pai ......

E, quando ameaçados de morte, se recorremos a uma delegacia pra fazer um boletim de ocorrencia ouvimos: “Isto não vai adiantar nada!”

Meus bons alunos presenciam o mal aluno fazendo tudo o que não pode ser feito e não acontecendo nada com ele. É o exemplo da impunidade desde a infância...

Meus bons alunos presenciam que o aluno que não fez absolutamente nada durante o ano, passou de ano como ele, que se esforçou e foi responsável.

Houve um ano que eu tinha um aluno que era muito bom. E ele começou a faltar muito e ir mal na escola. Os colegas diziam que ele ficava empinando pipa ao invés de ir pra escola. Um dia, tive uma conversa com ele, e perguntei o que estava acontecendo? E ele me disse: “Prá que eu vou vir prá escola se eu vou passar de ano mesmo assim?”

Então eu procurei aconselhar (como faço com meus alunos até hoje) que ele devia frequentar a escola, não para tirar notas boas nas provas ou passar de ano. Ele deveria vir à escola para aumentar seu conhecimento que é o único bem que ninguém poderá roubar.Que a escola iria ajudá-lo a aprender e trocar conhecimentos com os outros e ajudá-lo a dar uma melhor formação na vida..

Depois dessa conversa ele não faltou mais tanto...mas nunca mais voltou a ser o excelente aluno que era.

Qual a motivação de ser bom aluno hoje em dia?

Seus ídolos são jogadores de futebol que não falam o português corretamente e que não hesitam em agredir seus colegas jogadores e até mesmo os árbitros. Ensinando que não é necessário haver respeito às autoridades e aos outros.

Ou são dançarinas que mostram seu corpo rebolando na televisão e pousando nuas para ganhar dinheiro.

Para quê me matar de estudar, se há tantas profissões que não são valorizadas e nem respeitadas? ??

Conheci (e ainda conheço e convivo) ao longo de minha carreira na escola pública, inúmeros profissionais maravilhosos. Pessoas que amam a sua profissão, que se preocupam com seus alunos, que fazem trabalhos excepcionais, que se dedicam. Que possuem um conhecimento e formação excelentes, mas que estão desgastados e quase arrasados diante da atual situação educacional.

Li, há poucos dias, num artigo que os cursos de Filosofia, Matemática, Química, Biologia e outros todos ligados à área de magistério não estão tendo procura nas Universidades.

Lógico!!!!!Quem é que quer ser professor??? ??????

Quem é que quer entrar numa carreira que está sendo extinta, não só pela total desvalorização e respeito, mas também pela falta de segurança que estamos enfrentando nas escolas?

Fiquei indignada com uma reportagem na TV (que aliás adora fazer reportagens sensacionalistas colocando o professor sempre como vilão da história) em que relatava que numa escola um aluno ameaçava os outros com um revólver e, num determinado momento, o repórter perguntou:”Onde estava o professor que não viu isso??!!”

E agora eu pergunto: “O que se espera de um professor (ou de qualquer ser humano), que se faça com uma arma apontada pra você ou pra outro ser humano??? Ah...já sei...o professor deveria enfrentar as balas do revólver!!!! Claro!!! As universidades e os cursos de aperfeiçoamento de professores não estão nos ensinando isso..

Vocês tem conhecimento de como os professores de nosso país estão adoecendo??? ?

Vocês sabem o que é enfrentar o stress que a violência moral e física tem nos submetido dia a dia?

Você sabe o que é ouvir de um pai frases assim:

“Meu filho mentiu, mas ele é apenas uma criança!”

“Eu não sei mais o que fazer com o meu filho!”

“Você está passando muita lição para meu filho, e ele é apenas uma criança!”

“Ele agrediu o coleguinha, mas não foi ele quem começou.”

“Meu filho destruiu a escola, mas não fez isso sozinho!”

Classes super lotadas, falta de material pedagógico, espaço físico destruído, violência, desperdício de merenda, desperdício de material escolar que eles recebem e, muitas vezes, não valorizam (afinal eles não precisam fazer absolutamente nada para merecê-los), brigas por causa do “Leve-leite” (o aluno não pode faltar muito, não por que isso prejudica sua aprendizagem, mas porque senão ele não leva o leite.) E sem esquecer do bolsa-escola!

Regras educacionais dissonantes de acordo com a classe social dos alunos.

Impunidade.

Mas a educação não vai bem, por causa do professor..

Encerro esse desabafo com essa pergunta que li há poucos dias:



Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


O BOM NESTE PAÍS É SER POLITICO. APOSENTA-SE COM 8 ANOS DE "TRABALHO(?) ", E QUE SALÁRIO!!! (sem contar que não precisa grande formação acadêmica pra isto, infelizmente...)








Como não temos apoio da mídia, da sociedade ou do estado, só nós professores, poderemos fazer alguma coisa por nossa profissão, tão pouco valorizada no nosso país. Precisamos tomar uma atitude e deixarmos de ser tão submissos a essa realidade tão deplorável chamada educação brasileira.

terça-feira, 13 de abril de 2010

A GREVE CONTINUA E É POR TEMPO INDETERMINADO

A greve continua!
Hoje, 13/04/10, houve uma Assembleia no Conservatório de Música.Alguns informes foram passados para os professores presentes:
. Na quinta-feira, dia 15/04 haverá Assembleia Geral em Belo Horizonte e os interessados em ir com o Representantes do Sindicato daqui de São João del rei deverão entrar em contato com o SindUTE ainda amanhã.
.Na sexta-feira, dia 16/04 está marcada outra ASSEMBLEIA NO CONSERVATÓRIO para que tenhamos uma nova avaliação do movimento da greve no Estado.


O Conservatório de Música, que também é escola estadual , até sexta- feira, dará um parecer de greve. Segundo a vice-diretora Salomé, a escola deverá entrar em greve na semana que vem.Os professores terão uma reunião sexta- feira e decidirão pela maioria. O conservatório tem casos bem específicos, incluindo o fato de haver aulas individuais de instrumento.

Todos os profissionais da educação são conclamados a participar das Assembleias e do movimento de greve.
Quem tiver interesse de participar, efetivamente, do Comando de Greve deverá comparecer, pela manhã no SindUTE.

Abraços!

Greve do Estado por Tempo Indeterminado

CARTA ABERTA À COMUNIDADE


.Os trabalhadores em educação decidiram entrar em greve por tempo indeterminado porque:
.O Governo de Minas Gerais descumpre a Lei do Piso Salário Profissional Nacional;
.Somos cobrados, mas não valorizados;
.O salário é vergonhoso. Os trabalhadores recebem menos que um salário mínimo;
.Muitos trabalhadores estão afastados por doenças profissionais, pelo excesso de carga horária e más condições de trabalho.


Comando de Greve dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais.
Abril 2010






Eu, Vanda Sandim, pedi licença à amiga e professora Estela Veloso que este ano trabalha com o PROETI, para repassar aos alunos e visitantes desse BLOG o que está acontecendo em relação à greve no Estado de Minas Gerais.

Saí do PROETI mas não saí da E.E.Governador Milton Campos, onde à tarde leciono Língua Portuguesa.E muitos alunos desse projeto são meus alunos também. Sinto-me na obrigação de refletir com eles sobre a nossa situação de educadores, situação vergonhosa em vários sentidos, incluindo a questão salarial que sempre foi um fator inaceitável, discutido e não resolvido.

Desde 2008 estamos na esperança de ter o piso salarial implantado pelo governo Lula e ...NADA!!!!Fizemos greve e várias paralisações depois da greve deste ano de 2008. E ...NADA!!!Somos humilhados, tachados por muitos pais de arruaceiros, vagabundos, entre outros nomes não menos indignos. E por quê? Será que é porque, depois dos "caras pintadas" que tanta coragem tiveram para pintar o rosto e dar a face aos tapas políticos, será que nenhuma outra facção da sociedade teve coragem de mostrar sua insatisfação?Devemos nos lembrar, para não sermos injustos, dos sem-terra, que por não terem nada, absolutamente nada a perder, fecham ruas, avenidas, dão não só a sua cara à tapa, mas dão as suas vidas. E nós, professores? O que temos dado para reverter essa situação? Nossas vidas? Nossas caras? Nossa luta?

Nós, do movimento de greve ligados ao SINDUTE de São João del Rei, só queremos dar e unir as nossas vozes, as nossas forças, os nossos objetivos em prol de melhores salários e de uma escola de qualidade. Quem é educador, deveria pensar grande, deveria pensar na classe e ter a honra de se mobilizar.HÁ MAIS DE DEZESSEIS ANOS QUE NÃO TEMOS UM AUMENTO SALARIAL DECENTE!
Ouvimos o tempo todo: Por quê não houve greve antes? Por quê não faz greve em dezembro? Por quê o Sindicato não fez isso? Como frisou muito bem a professora Larissa(comando de greve), o Sindicato somos todos nós e , na verdade são poucos que sabem das ações Sindicato.Somos, no Sindicato e no Comando de Greve, muito poucos para tantos professores que precisam acompanhar o processo da greve.Somos poucos mas ainda queremos batalhar. Pior seria se ouvíssemos que NUNCA o Sindicato fez nada, se tudo que conquistamos foi através da greve.

A greve está em construção, podemos mais, queremos mais!
Vamos refletir, vamos nos unir! Caso nos calemos, estaremos dispostos a ser coniventes com tudo de mentira que o Estado de minas Gerais passou para o povo Brasileiro em relação à Educaçaõ no nosso Estado. Queremos ser cúmplices dessa situação de mentira paga na mídia pelo poder de um dinheiro que pertence ao próprio Estado de Minas?

SE O NOME DE MINAS É LIBERDADE, PODEMOS CELEBRAR ESSA PROFISSÃO DE EDUCADOR QUE SE TORNOU UMA ESCRAVIDÃO?

segunda-feira, 12 de abril de 2010

GREVE ESTADUAL POR TEMPO INDETERMINADO

Oi visitantes do BLOG!!!
Realmente não trabalho mais no PROETI, mas ainda continuo na E.E.Gov.Milton Campus com a disciplina de Língua Portuguesa e muitos dos alunos do PROETI sãomeus alunos à tarde.

Sinto-me na obrigação de usar esse BLOG,com a licença que me foi concedida por parte da nova professora do PROETI: Estela Veloso, pois meus alunos e os visitantes desse BLOG merecem acompanhar as questões dessa greve.
Colocarei aqui a carta que será enviada pelo Sindicato `comunidade escolar.


A carta que irá para a comunidade escolar

Os trabalhadores em educação decidiram entrar em greve por tempo indeterminado porque:

. O Governo de Minas Gerais descumpre a Lei do Piso Salarial