sábado, 12 de junho de 2010

SERÁ QUE A NOVA PROPOSTA DE SALÁRIO VAI AGRADAR???

COMEÇA HOJE A NEGOCIAÇÃO ENTRE PROFESSORES E GOVERNO



O trabalho da comissão que estuda os salários dos professores estaduais de Minas entra hoje na fase realmente decisiva de negociação.



Até agora, já houve duas reuniões, das seis previstas até o dia 15 próximo.



Na primeira, em 31 de maio, foi definido o cronograma e os grupos de trabalho. Também foi definida a base de dados com a qual a comissão iria trabalhar – uma série enorme de informações da composição da folha salarial.


Na segunda reunião, ocorrida ontem, terça-feira, o governo apresentou um relatório com o perfil de pessoal da Educação. O relatório inclui números como o total de efetivos, designados e aposentados, o que compõe a remuneração de cada um desses grupos, o que aparece no contracheque como vencimento básico, abono, gratificação. O documento mostra ainda as médias de remuneração por grupo e os desvios.



Nessa reunião, o Sind-Ute pediu outras informações, que o governo se comprometeu a fornecer – mais detalhes especificamente sobre os vencimentos básicos, porque, segundo a presidente do sindicato, Beatriz Cerqueira, o relatório do governo privilegiou a remuneração final “e o que interessa à categoria é o vencimento básico”.



Uma equipe de três economistas do Dieese está analisando os dados do governo.



Nesta quinta-feira, quando os oito integrantes da comissão se sentarem à mesa, aí, sim, começa a negociação pra valer.



Beatriz Cerqueira afirma que “o ponto de partida dos professores é o piso salarial profissional nacional, atualmente R$1.312, 85, para jornada de 24h semanal e nível médio.” É o que o sindicato espera pelo menos conquistar.



A próxima assembleia dos professores já está marcada. É no dia 17, dois dias depois do encerramento dos trabalhos da comissão, na Praça da Assembleia Legislativa, a partir de 14h. Nesse encontro, o sindicato vai apresentar o resultado das seis reuniões. E a categoria irá decidir se a greve, suspensa em 25 de maio, irá voltar ou estará definitivamente encerrada.




TEXTO EXTRAÍDO DO BLOGDOBENNY

quinta-feira, 10 de junho de 2010

NOVA ASSEMBLEIA: sind-UTE/MG CONVOCA

DIA 17/06 HAVERÁ ASSEMBLEIA ÀS 14HS NO PÁTIO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA EM BELO HORIZONTE.
PRECISAMOS CONTINUAR AS DISCUSSÕES E NOS INFORMAR DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NAS NEGOCIAÇÕES ENTRE O SIND-UTE E O GOVERNO.
PARTICIPEM!!!

domingo, 6 de junho de 2010

ACORDO DO SIND- UTE/ MG E GOVERNO E MINHAS CONSIDERAÇÕES

Assinatura de acordo entre Governo de Minas e Sind-UTE coloca fim a paralisação na Educação
26/5/2010 - 13:31:50

Agência Minas
Imprimir notícia

O Governo de Minas Gerais e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) assinaram na noite desta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), acordo que coloca fim à paralisação dos profissionais na área de educação. Com o término da greve, as aulas serão retomadas nesta quinta-feira (27) e será apresentado o calendário de reposição das aulas. O acordo assinado pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, pela coordenadora-geral do Sind-UTE, Beatriz da Silva Cerqueira, e pelas diretoras do sindicato Marilda de Abreu Araújo e Feliciana Alves do Vale Saldanha.

Pelo acordo, o Governo de Minas se comprometeu que a comissão que estuda as mudanças salariais na carreira da educação terá 20 dias para realizar seu trabalho com a formulação de estudo, conclusão e proposta. Será assegurada também a participação de representantes do Sind-UTE/MG nessa comissão. O resultado do trabalho da Comissão será apresentado por meio de projeto de lei que será protocolado na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Depois da assinatura do acordo, em entrevista coletiva, a secretária Renata Vilhena destacou a importância da assinatura do acordo para a tranqüilidade das famílias dos alunos da rede estadual e lembrou que a iniciativa está embasada na proposta inicial feita pelo Governo de Minas em 14 de abril. Renata Vilhena ressaltou que, na ocasião foi proposta a criação de um grupo de trabalho para discutir a revisão da carreira da educação com a incorporação de uma série de gratificações, consequentemente, “aumentando o vencimento básico e, automaticamente, as remunerações”. As mudanças na carreira entrarão em vigor em 2011.

Renata Vilhena disse também que o grande ponto de controvérsia, que demorou esses 45 dias para o sindicato compreender, foi que o Governo está impedido legalmente de fazer qualquer ajuste de carreira e concessão de benefícios em 2010. A secretária explicou também que, na segunda-feira (24), foi agendada uma reunião com a Advocacia Geral do Estado (AGE), quando os procuradores tiveram a oportunidade de mostrar aos sindicalistas todos os artigos da Lei Federal de Responsabilidade Fiscal, da Lei Eleitoral e decisões judiciais, “comprovando que nós só poderíamos conceder aumento este ano se ele tivesse sido pago até o dia 30 de junho e não existe prazo operacional para isso”.

A secretária esclareceu que a proposta inicial “foi refinada em alguns pontos”, mas o cerne da questão foi mantido, ou seja, um grupo de trabalho que irá elaborar um projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa, mas com vigência a partir de 2011.


Reposição de aulas

Quanto à reposição das aulas, a secretária disse que ficou acertado que será apresentado junto às Superintendências Regionais de Ensino e as diretoras de escolas um calendário de reposição do conteúdo pedagógico. Isso vai ser feito em prazo de cerca de 10 dias. E a partir daí, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão vai providenciar o pagamento de uma folha suplementar, que será paga até dia 30 de junho, com reposição de todos os dias que foram cortados.

O Governo de Minas espera encontrar uma forma que seja coerente com os alunos. Para isso, a secretária reconheceu que será utilizado o período de férias e finais de semana. O objetivo, segundo Renata Vilhena, é fazer uma reposição adequada e de qualidade. “Que é o desejo de todos, inclusive dos pais e dos alunos”, reforçou.

Folha Suplementar

O acordo prevê, ainda, que os dias de paralisação serão pagos em folha suplementar, após definição pelas escolas e aprovação pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de novo calendário escolar. O período de paralisação por motivo de greve não acarretará quaisquer conceitos negativos na avaliação de desempenho e não acarretará prejuízos à vida funcional do servidor.



MINHAS CONSIDRAÇÕES:
MUITOS PROFESSORES SE TORNAM DESMOTIVADOS A ESPERAR PELO PAGAMENTO DOS DIAS DE GREVE NÃO RECEBIDOS,PARA PAGAR OS DIAS DE GREVE APÓS ESSE RECEBIMENTO. A MAIORIA DOS PROFESSORES ACABAM ACATANDO AO CALENDÁRIO OFERECIDO PELA ESCOLA EM QUE LECIONA. PARECE-ME DEMOCRÁTICO, NADA IMPOSTO, MAS NOS FOI DITO, EM ASSEMBLEIA ( EM B.H. E CADA PESSOA CERTAMENTE OUVIU EM ASSEMBLEIA EM SUA PRÓPRIA CIDADE)QUE DEVERÍAMOS PAGAR OS DIAS DE GREVE APÓS PAGAMENTO EM FOLHA NO FINAL DESTE MÊS. É QUE JÁ NOS RELATARAM CASOS, NO PASSADO, EM QUE PROFESSORES PAGARAM A GREVE E NÃO RECEBERAM PAGAMENTO E QUE OS SINDICATOS NADA PUDERAM FAZER!

ACHO COMPLICADO O GOVERNO "BRINCAR COM A CARA" DA CATEGORIA, APÓS MOSTRA DA NOSSA UNIÃO E FORÇA.MAS MUITOS ACHAM INJUSTO TRABALHAR ANTES DO DIA 30/06, DATA EM QUE DEVEREMOS RECEBER O PAGAMENTO.DEVEMOS NOS ENTENDER E NÃO DESFAZER OS LAÇOS QUE CRIAMOS, NESSE MOMENTO A UNIÃO DEVE SE MANTER.

FICO ANGUSTIADA SEM TER NOTÍCIAS DO QUE ESTÁ ACONTECENDO ENTRE GOVERNO E SIND-UTE/MG, POIS ESSA COMISSÃO PARITÁRIA SUMIU! É QUE DEPOIS DE ACOMPANHAR TANTO, TODOS OS DIAS, VÁRIAS VEZES AO DIA, O ANDAMENTO DA GREVE; DE REPENTE VIVEMOS O SILÊNCIO. ESPERO QUE NÃO SEJA GUERRA FRIA E NEM QUE VENHA EXPLOSÕES VULCÂNICAS, POIS PODEREMOS RESPONDER COM LAVAS E FAZER PEGAR FOGO NA GREVE QUE ADORMECE ENTORPECIDA POR UM ACORDO QUE TRABALHA SORRATEIRAMENTE PARA SATISFAZER GREGOS E TROIANOS. SERÁ POSSÍVEL TAMANHA FAÇANHA?

OUTRA QUESTÃO DO ACORDO QUE FAZ COM QUE EU REFLITA SEMPRE É QUE :

O período de paralisação por motivo de greve não acarretará quaisquer conceitos negativos na avaliação de desempenho e não acarretará prejuízos à vida funcional do servidor.


ACHO UM ABSURDO ESSE ÍTEM!
PARECE QUE ESTÃO LIDANDO COM MARGINAIS!NÃO ESTAMOS ERRADOS DE LUTAR, SEM AGRESSÕES FÍSICAS, POR UM DIREITO NOSSO!MINHA AVALIAÇÃO DESEMPENHO, ASSIM COMO A DOS MEUS COLEGAS GREVISTAS DEVERIA SIM TER CINCO ESTRELAS E DOURADAS!ESTRELAS NÃO DE ALUSÃO PARTIDÁRIA, MAS CONDECORANDO-NOS POR SERMOS HERÓIS SOBREVIVENTES COM UMA HISTÓRIA DE SALÁRIO DE DAR VERGONHA E UMA DIGNIDADE DE DAR INVEJA!

QUEM AVALIA O DESEMPENHO DOS POLÍTICOS???
A MÍDIA MINEIRA COLOCA FAIXAS EM NOSSA BOCA E, EM NOSSOS OLHOS E OUVIDOS, DESFILAM ATORES FAMOSOS COM UM DISCURSO MENTIROSO DE QUE O GOVERNO EM MINAS E A EDUCAÇÃO SÃO ALIADOS E FELIZES COMPANHEIROS...
A MÍDIA BRASILEIRA TENTA MOSTRAR, ATRAVÉS DE CPIs, UMA PODRIDÃO QUE MAL SE DESENROLA OU FAVORECE O POVO BRASILEIRO. A COISA É MUITO MAIS PODRE!!!
FIQUEMOS DE OLHOS ABERTOS, NÃO PRECISAMOS REPETIR NOSSOS ERROS! NÃO DEVEMOS VOTAR NA MESMA MENTIRA DE SEMPRE!
E OLHO VIVO NO SALÁRIO EM BRASÍLIA!!!

VANDA SANDIM