sexta-feira, 4 de junho de 2010

BLOG E.J.A PARA AS QUATRO SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DO MEU BLOG: VEJAVANDANOEJA.BLOGSPOT.COM, ONDE MOSTRO MEU TRABALHO NA E.J.A. NA ESCOLA MUNICIPAL DR. KLÉBER V.FILGUEIRAS.
FIZEMOS UM PASSEIO À SERRA DO LENHEIRO MÊS PASSADO ( PROJETO SERRA DA GENTE) E FOI MUITO BOM!
ABRAÇÃO A TODOS!
VANDA

ENEM É VISTO COM PREOCUPAÇÃO

"Enem" para professor é visto com preocupação pela categoria
27 de maio de 2010 • 15h03



A ideia do Ministério da Educação (MEC) de criar um Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente está sendo vista com preocupação pela categoria. O modelo funcionará de forma semelhante ao novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): os professores farão a prova e as secretarias de educação ¿ municipais e estaduais - poderão utilizar a nota para selecionar os profissionais que irão trabalhar na rede pública de ensino.

Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, a ideia é "em tese" interessante porque contribui para a formação de uma carreira nacional do magistério, antiga revindicação da categoria. Ele teme, entretanto, que o novo instrumento sirva para criar rankings nacionais de avaliação dos docentes.

"Isso é muito preocupante e nós não concordamos. Esse projeto deveria ter sido melhor discutido, ele não foi debatido como deveria", critica. Alguns estados utilizam a avaliação de desempenho de alunos e de professores para estabelecer políticas de bônus ou aumento de salário para aqueles docentes que obtêm o melhor resultado, o que os sindicatos são contra. "Os estados e municípios não podem culpar o professor por todos os problemas da educação", diz.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, não há intenção de criar rankings. Ele destaca ainda que as notas obtidas pelo professores não serão divulgadas o que afasta a possibilidade de classificação. "O resultado é um exame exclusivo do professor", disse à Agência Brasil. Haddad ressaltou que o exame "é endereçado a pessoas que queiram ingressar na rede, não para quem já está na rede pública", por isso não há porquê os professores que já estão atuando temerem a avaliação.

"A não ser que o professor queira mudar de rede porque, por exemplo, está insatisfeito com o seu salário. O objetivo do projeto é ampliar o horizonte do profissional. E uma prova é obrigatória para a entrada no concurso público", afirma.

Em 2011, a prova será destinada a docentes que tenham interesse em trabalhar com alunos dos primeiros anos do ensino fundamental e da educação infantil. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) será responsável pelo exame. A matriz dos conteúdos que serão cobrados na prova estará disponível para consulta pública no site do Inep ainda essa semana. Professores, universidades, estados e municípios podem opinar sobre o modelo da prova durante 45 dias. Logo depois, terá início o período de adesão das redes de ensino.

Haddad acredita que o instrumento pode ajudar a melhorar as condições salariais dos professores da rede pública. "O objetivo é aumentar o salário do professor, porque o professor bem formado vai ser disputado. Todo mundo quer atrair para sua rede os professores que tenham condição de mudar a realidade da escola pública do Brasil. Todo o projeto visa a valorização da carreira", defendeu o ministro.

TERRA.BLOGSPOT.COM

LIVROS DE GRAÇA! ACESSEM BIBLIOTECA DIGITAL

Cara amiga Vanda, peguei essa noticia no blog do Euler.

"LIVROS EM PDF - ISSO NINGUÉM DIVULGA

A REDE GLOBO NÃO DIVULGA NUNCA ! ! !

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que
está prestes a ser desativada por falta de acessos.

Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ; · escutar músicas em
MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· e muito mais....

Esse lugar existe! O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,
basta acessar o site:

www.dominiopublico.gov.br

Só de literatura portuguesa são 732 obras!

Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por
desuso, já que o número de acesso é muito pequeno.

Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos,
parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de
disseminação da cultura e do gosto pela leitura. Divulgue para o
máximo de pessoas!"
E-MAIL QUE RECEBI DO PROF. WANDER

UM POUCO DE NOTÍCIAS DE SÃO JOÃO DEL REI

segunda-feira, 10 de maio de 2010
Tudo sobre a Mineira Débora Lira - A Miss Brasil 2010

Débora Lyra, a representante mineira, foi eleita a Miss Brasil 2010, em concurso realizado na noite deste sábado no Memorial da América Latina, em São Paulo. Ela ainda venceu o prêmio de Melhor Traje Típico, o primeiro a ser entregue na noite. Em segundo lugar ficou a Miss Amazonas, seguida pelas misses Paraná (terceira colocada), Distrito Federal (quarta) e Paraíba (quinta).
Esta foi a oitava vez que a coroa de Miss Brasil vai para Minas Gerais. O Estado campeão segue sendo o Rio Grande do Sul, com dez conquistas, seguido por Rio, São Paulo e, agora, Minas, todos com oito.
Veja mais: - Vídeo de Débora Lira



Postado por João Paulo Guimarães às 05:08 0 comentários Links para esta postagem
sábado, 8 de maio de 2010


Modelo Internacional Camila Gouvêia - Do Bairro Senhor dos Montes para as riquezas do Oriente

Mais uma jovem são-jonanense realiza o seu sonho dourado se tornando uma modelo internacional. A jovem é Camila Gouvêa, 15 anos, 1,78 de altura, moradora do bairro Senhor dos Montes. Ela embarcou para o Oriente onde vai fazer trabalhos de modelo nos paises Malasia, Tailândia e China. Descoberta de Ramus Duarty a menina foi apresentada ao agente internacional de moda Ming Lião Tão que reconheceu em Camila potencial para o mercado de modelo.
Camila Gouvêa é filha do ex-vereador do PDT Camilo Gouvêa. O Pai corujão recebe telefonema da filha todos os dias. Este é um novo mundo que se descortina para a jovem Camila que cresceu nas ruas do bairro Senhor dos Montes, um dos mais pobres de São João del Rei.
Postado por João Paulo Guimarães às 12:14 0 comentários Links para esta postagem
IF


São João realiza vestibular para mais três cursos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais (IF)-Campus São João del-Rei abriu vagas para mais três novos cursos, com início das aulas previsto para o dia 27 de julho deste ano. As inscrições para o Processo Seletivo estão abertas até o dia 30 de maio, exclusivamente, pela internet no endereço http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp.
O exame de seleção será no dia 13 de junho de 2010, das 8 às 12 horas. A divulgação do gabarito das provas será no dia 14 de junho e a lista dos aprovados será divulgada a partir do dia 25 de junho, pela internet, no sítio www.ifsudeste.edu.br.
A matrícula deverá ser efetuada de 28 de junho a 2 de julho de 2010, de 8 às 11 horas e de 13 às 17 horas, na Secretaria do Campus do IF Sudeste de MG Campus São João del-Rei, localizado na Rua do Patronato, s/n, Vila do Carmo (antigo CAIC).
Cursos e vagas
Especialização Pós-Técnico em Enfermagem do Trabalho – 30 vagas – Vespertino – Especialização Pós-Técnico – 6 meses
Técnico em Informática para Internet – 30 vagas – Vespertino - Concomitante a partir do 2° ano do Ensino Médio ou subseqüente – 1 ano
Técnico em Controle Ambiental – 30 vagas – Vespertino – Subsequente – 2 anos
Isenção
O valor da taxa de inscrição é de R$ 50. Mas será concedida isenção ao candidato que comprovar ser beneficiário do Programa Bolsa Família do Governo Federal. Já quem estudou em escola pública, nos últimos quatro anos, pagará R$ 25.
Mais informações poderão ser obtidas na secretaria do campus, pelo telefone (32) 3372–5367 ou pelos sites www.ifsudeste.edu.br ou www.sjdr.ifsudestemg.edu.br.
Postado por João Paulo Guimarães às 11:53 0 comentários Links para esta postagem
Conselho Nacional de Justiça determina remoção de Juiz titular na Comarca de São João del Rei
Segundo publicação no jornal Folha das Vertentes o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, na terça-feira, dia 4 de maio, a remoção compulsória do juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de São João del-Rei, Carlos Pavanelli Batista. A decisão teve o parecer favorável de 12 dos 14 conselheiros presentes. Apenas os conselheiros Paulo Tamburini e Morgana Richa foram contrários. Tamburini defendeu a aplicação de censura ao juiz. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais deverá remover Pavanelli Batista para outra comarca de entrância idêntica, porém não contígua ou pertencente a esta circunscrição. Leia mais.
Postado por João Paulo Guimarães às 11:47 0 comentários Links para esta postagem
PARA VER FOTOS ENTRE NO LINK À DIREITA (ACIMA)

UM POUCO DE NOTÍCIAS DE SÃO JOÃO DEL REI

segunda-feira, 10 de maio de 2010
Tudo sobre a Mineira Débora Lira - A Miss Brasil 2010

Débora Lyra, a representante mineira, foi eleita a Miss Brasil 2010, em concurso realizado na noite deste sábado no Memorial da América Latina, em São Paulo. Ela ainda venceu o prêmio de Melhor Traje Típico, o primeiro a ser entregue na noite. Em segundo lugar ficou a Miss Amazonas, seguida pelas misses Paraná (terceira colocada), Distrito Federal (quarta) e Paraíba (quinta).
Esta foi a oitava vez que a coroa de Miss Brasil vai para Minas Gerais. O Estado campeão segue sendo o Rio Grande do Sul, com dez conquistas, seguido por Rio, São Paulo e, agora, Minas, todos com oito.
Veja mais: - Vídeo de Débora Lira



Postado por João Paulo Guimarães às 05:08 0 comentários Links para esta postagem
sábado, 8 de maio de 2010


Modelo Internacional Camila Gouvêia - Do Bairro Senhor dos Montes para as riquezas do Oriente

Mais uma jovem são-jonanense realiza o seu sonho dourado se tornando uma modelo internacional. A jovem é Camila Gouvêa, 15 anos, 1,78 de altura, moradora do bairro Senhor dos Montes. Ela embarcou para o Oriente onde vai fazer trabalhos de modelo nos paises Malasia, Tailândia e China. Descoberta de Ramus Duarty a menina foi apresentada ao agente internacional de moda Ming Lião Tão que reconheceu em Camila potencial para o mercado de modelo.
Camila Gouvêa é filha do ex-vereador do PDT Camilo Gouvêa. O Pai corujão recebe telefonema da filha todos os dias. Este é um novo mundo que se descortina para a jovem Camila que cresceu nas ruas do bairro Senhor dos Montes, um dos mais pobres de São João del Rei.
Postado por João Paulo Guimarães às 12:14 0 comentários Links para esta postagem






UFSJ REALIZA VESTIBULAR NO MEIO DESTE ANO



São João realiza vestibular para mais três cursos
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais (IF)-Campus São João del-Rei abriu vagas para mais três novos cursos, com início das aulas previsto para o dia 27 de julho deste ano. As inscrições para o Processo Seletivo estão abertas até o dia 30 de maio, exclusivamente, pela internet no endereço http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp.
O exame de seleção será no dia 13 de junho de 2010, das 8 às 12 horas. A divulgação do gabarito das provas será no dia 14 de junho e a lista dos aprovados será divulgada a partir do dia 25 de junho, pela internet, no sítio www.ifsudeste.edu.br.
A matrícula deverá ser efetuada de 28 de junho a 2 de julho de 2010, de 8 às 11 horas e de 13 às 17 horas, na Secretaria do Campus do IF Sudeste de MG Campus São João del-Rei, localizado na Rua do Patronato, s/n, Vila do Carmo (antigo CAIC).
Cursos e vagas
Especialização Pós-Técnico em Enfermagem do Trabalho – 30 vagas – Vespertino – Especialização Pós-Técnico – 6 meses
Técnico em Informática para Internet – 30 vagas – Vespertino - Concomitante a partir do 2° ano do Ensino Médio ou subseqüente – 1 ano
Técnico em Controle Ambiental – 30 vagas – Vespertino – Subsequente – 2 anos
Isenção
O valor da taxa de inscrição é de R$ 50. Mas será concedida isenção ao candidato que comprovar ser beneficiário do Programa Bolsa Família do Governo Federal. Já quem estudou em escola pública, nos últimos quatro anos, pagará R$ 25.
Mais informações poderão ser obtidas na secretaria do campus, pelo telefone (32) 3372–5367 ou pelos sites www.ifsudeste.edu.br ou www.sjdr.ifsudestemg.edu.br.
Postado por João Paulo Guimarães às 11:53 0 comentários Links para esta postagem
Conselho Nacional de Justiça determina remoção de Juiz titular na Comarca de São João del Rei
Segundo publicação no jornal Folha das Vertentes o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, na terça-feira, dia 4 de maio, a remoção compulsória do juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de São João del-Rei, Carlos Pavanelli Batista. A decisão teve o parecer favorável de 12 dos 14 conselheiros presentes. Apenas os conselheiros Paulo Tamburini e Morgana Richa foram contrários. Tamburini defendeu a aplicação de censura ao juiz. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais deverá remover Pavanelli Batista para outra comarca de entrância idêntica, porém não contígua ou pertencente a esta circunscrição. Leia mais.
Postado por João Paulo Guimarães às 11:47 0 comentários Links para esta postagem

quinta-feira, 3 de junho de 2010

PAIS E PROFESSORES DISCUTEM LINGUAGEM UTILIZADA NA INTERNET

Pais e professores discutem linguagem utilizada na internet
02 de junho de 2010 • 16h56

"Kra, preciso flr c prof dps. Vamu cmg?" Esta frase, por incrível que pareça, está escrita em português. E a grande maioria dos leitores entende perfeitamente seu significado. Lugar comum em programas de bate-papo como MSN, Gtalk e torpedos de celular, o uso de abreviações para agilizar a escrita de mensagens é cada vez mais frequente. Por conta disso, pais e professores têm trabalhado seus significados de diferentes maneiras, em casa ou em sala de aula.

Uma das principais dificuldades dos educadores é entender o significado dos códigos utilizados neste tipo de comunicação. Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, Letícia Bastos afirma que tem procurado discutir, em sala de aula, as diferenças entre a chamada norma formal ¿ ou culta ¿ da língua e a informal.

"Aos poucos, com o uso contínuo, nós professores acabamos nos adaptando a este novo código de linguagem e, por fim, encontrando formas de adaptar o uso em sala de aula", afirma.

Muitos estudiosos em todo o mundo também têm se preocupado com os rumos da linguagem nestes tempos de expansão da internet. Em seu livro ¿A revolução da linguagem¿, o professor honorário de lingüística da Universidade do País de Gales, David Crystal, explica que por mais que se mude a grafia das palavras, o objetivo de uma mensagem - ser entendido pela pessoa que a recebe - permanecerá inalterado.

Por causa do bate-papo na internet, a psicóloga Jessica Feydit tem redobrado a atenção aos trabalhos escolares e provas da filha, que cursa o oitavo ano do ensino fundamental. Segundo ela, a escola também vem se mostrando bem rígida na hora das correções, avaliando a Língua Portuguesa em todas as disciplinas.

"O Instituto Nicia Macieira, aque no Méier, é uma escola muito tradicional e tem tido muito cuidado com a maneira com que os alunos escrevem. No caso da Jade, a principal dificuldade é com a regras de acentuação, principalmente porque, na internet, esse não é um recurso utilizado" explica.

Para Letícia, ainda é difícil observar os benefícios da linguagem utilizada na internet (também conhecida, popularmente, como internetês) em sala de aula, principalmente por alunos em fase de alfabetização. Segundo ela, essas mudanças na língua podem ser prejudiciais, pois há uma tendência a escrever como se fala.

"É muito difícil tirar marcas de oralidade na escrita e a linguagem da Internet tem essas marcas, suprime as sílabas ao abreviar palavras".

Aluna do sétimo ano do ensino fundamental, a adolescente Tatiana Muniz, de 12 anos, utiliza as ferramentas de bate-papo na internet para se comunicar com os amigos. Fã de programas como o MSN, confessa que comete atrocidades com a Língua Portuguesa na rede, mas procura se policiar em sala de aula.

"Uma vez escrevi um 'axu', ao invés de acho, em um trabalho da escola. Fui repreendida pela professora, mas ela usou meu erro para falar de internet em sala de aula, para os outros alunos. Acho que esse é um jeito mais rápido de conversar com meus amigos, mas sei que na aula tenho que escrever direito", afirma.

Especialistas em linguística ainda não chegaram a um consenso sobre que tipos de mudança esta nova linguagem vai trazer para o bom e velho português (e outras línguas ao redor do mundo). A única certeza que se tem é que algumas alterações devem ser sentidas ao longo do tempo, o que é considerado perfeitamente normal, analisando-se a evolução da língua através dos tempos.

"Sempre há mudanças na língua, pois toda língua 'viva' sofre alteração constante. Sofre influência de palavras estrangeiras (que acabam se 'aportuguesando'), de gírias, de várias coisas. A Internet e sua linguagem também contribuirão para isso", finaliza Letícia.

BLOG:noticias.terra.com./educacao

LEI QUE TORNA BIBLIOTECAS OBRIGATÓRIAS SERÁ DESAFIO

Pesquisa: lei que torna bibliotecas obrigatórias será desafio
02 de junho de 2010 • 19h03




Municípios e Estados terão trabalho para cumprir a lei sancionada no dia 25 de maio, que determina que toda a escola pública e privada deve ter uma biblioteca até 2020. Segundo um estudo feito pelo movimento Todos pela Educação, somente o ensino fundamental terá que construir 25 bibliotecas por dia até o fim do prazo para se adequar à medida.

Os dados são baseados no Censo da Educação Básica de 2008. "Essa dificuldade é decorrente da falta de visão do Brasil sobre a importância da biblioteca. No mundo todo as bibliotecas são doadas por mantenedores que têm uma alegria imensa de poder doar um acervo", diz Luis Norberto, do Comitê Gestor do Todos pela Educação.

A Lei 1.244/2010 determina toda escola tenha um acervo de livros nas bibliotecas de pelo menos um título por aluno matriculado. Cabe à instituição adaptar o acervo conforme as necessidades, promovendo a divulgação, preservação e o funcionamento das bibliotecas escolares. As instituições de ensino terão dez anos para instalar os espaços destinados aos livros, material videográfico, documentos para consulta, pesquisa e leitura.

Ainda segundo a pesquisa, o país tem um déficit de 93 mil bibliotecas no ensino fundamental, sendo 89,7 mil de escolas públicas e 3,9 mil de estabelecimentos privados de ensino. Já na educação infantil, apenas 20% das escolas possuem acervo literário e será preciso instalar 21 bibliotecas novas por dia para cumprir a nova lei. A situação menos grave é do ensino médio, que precisará adotar a medida em apenas 3.471 colégios.

Envolvimento de todos Norberto defende que, além da ação dos gestores, será necessário o envolvimento de toda a sociedade no desafio. "A lei é uma direção, mas ela não faz nada. Nós, sociedade, é que devemos fazê-la funcionar. A tarefa não é só dos gestores, imagine se cada empresário doasse um acervo para uma escola, em dois anos o problema estava resolvido", diz.

O estudo do Todos pela Educação chama a atenção para outro fator que pode dificultar o cumprimento da lei: faltarão profissionais qualificados para trabalhar nesses espaços. A legislação estabelece que as bibliotecas devem ser administradas por especialistas da área - os bibliotecários. Mas, segundo levantamento da entidade, hoje há um total de 21,6 mil profissionais habilitados, enquanto o país conta com aproximadamente 200 mil escolas de educação básica.

Para Norberto, com a entrada obrigatória das crianças na educação infantil aos quatro anos, estabelecida por lei em 2009, e a implantação das bibliotecas, os alunos vão aprender a ler mais cedo. "É uma mudança radical e positiva. Daqui a dez anos, as crianças vão estar alfabetizadas aos 8 anos, é um futuro muito melhor", afirma.
NOTICIAS.TERRA.COM.BR/EDUCACAO

SOBRE FIM DO 13 SALÁRIO.

Emails apócrifos estão sendo enviados para diversas pessoas informando que a câmera dos deputados e o governo aprovou o fim do 13º salário.



O DIAP informa que são mentirosos. DIVULGUEM.



2 de Junho de 2010 - 15h13

Parlamentares voltam a alertar para e-mail falso sobre fim do 13°

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) alertou, em informação publicada em seu site, para a volta de divulgação pela Internet de e-mails apócrifos dando conta de que a Câmara dos Deputados tenha aprovado o fim do 13º salário. "Mais uma vez volta a circular na Internet uma 'informação' que desinforma e desorganiza o debate no movimento sindical.

Trata-se de mensagem eletrônica que diz que foi aprovado na Câmara dos Deputados o fim do 13º salário. A mensagem é falsa e veiculada em períodos pré-eleitorais, a fim de desmoralizar o Congresso", diz o texto. No final de março de 2006, notícia semelhantes foi amplamente divulgada pela Internet.

O DIAP esclareceu que a proposição que mais se aproximou do tema foi o PL 5.483/01, enviado ao Congresso pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e que tinha por finalidade alterar a CLT, mediante modificação no artigo 618, para permitir a prevalência do negociado sobre o legislado. Ou seja, o projeto autorizava que a negociação coletiva pudesse reduzir ou eliminar direitos trabalhistas. Mas o PL, que havia sido aprovado na Câmara e aguardava votação conclusiva no Senado, foi retirado de tramitação pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva logo no primeiro ano do primeiro mandato, portanto em 2003.

Resistência

O projeto, elaborado na gestão do ex-ministro do Trabalho e Emprego, ex-deputado e atual senador Francisco Dornelles (PP-RJ), apesar da grande resistência do movimento sindical e da luta do então deputado e atual senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovado na Câmara e enviado para apreciação do Senado. Nesta Casa, a matéria ainda chegou a tramitar sob o número de PLC 134/01.

A resistência e combate ao projeto na Comissão de Trabalho da Câmara foram grandes e a matéria não foi aprovada na comissão, o que obrigou o presidente da Câmara à época, deputado Aécio Neves (PSDB-MG), a avocar [chamar para si] o projeto para votação diretamente no plenário da Casa.

Entretanto, o presidente Lula, que havia assumido o compromisso de sustar a tramitação do projeto, enviou a Mensagem 78/03, pedindo o arquivamento do PLC 134. Assim, em sessão do dia 10 de abril de 2003, a mensagem foi lida e aprovada pelo plenário do Senado e o projeto definitivamente arquivado. "A "notícia", portanto, é falsa!", reafirma o Diap.

O vice-líder do governo no Congresso, Gilmar Machado (PT-MG), lembrou que ao contrário das notícias falsas o Governo Lula tem ampliado os direitos dos trabalhadores. "Estamos recuperando o salário mínimo, reafirmando direitos trabalhistas. Essa é a pauta, não a retirada de direitos. Essa fase de precarização de direitos foi derrotada com o neoliberalismo e com a era tucana", disse.

O deputado Paulo Rocha (PT-PA) reforçou a conquista dos direitos. "Não existe nada de retirada de direitos, não há nenhuma proposta de reforma trabalhista nem no governo nem na Câmara. Ao contrário, o país está crescendo e a visão do nosso governo é que o crescimento traga ganhos para o trabalhador em vez de retirada de direitos", disse.

O deputado Vicentinho (PT-SP) destacou que "se, de fato, houvesse alguma verdade nessa afirmação nós seríamos os primeiros a denunciar, porque somos os defensores dos trabalhadores. Essa é uma tentativa de informação negativa e sem cabimento. Quem está bem informado sabe que não é verdade", disse.

domingo, 30 de maio de 2010

DIA 14 É O DIA "D" PARA GRUPO DE ESTUDOS DA EDUCAÇÃO ENTREGAR DOCUMENTO DA AVALIAÇÃO SALARIAL DOS EDUCADORES MINEIROS

Sexta-feira, 28 de maio de 2010 10:30 am
GRUPO DE TRABALHO DA EDUCAÇÃO TEM ATÉ DIA 14 PARA ENTREGAR ESTUDO



Está publicado no Diário Oficial a resolução que forma o grupo de trabalho para estudar os vencimentos básicos e a carreira salarial dos servidores da Educação.



O grupo é formado por oito pessoas. Duas da secretaria de Planejamento, duas da secretaria de Educação e quatro do Sind-Ute, numa composição igual entre as partes.



A resolução é do dia 26 passado, e o grupo tem 20 dias para concluir os trabalhos, portanto, até o dia 14 de junho, uma segunda-feira, véspera da estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo da Africa do Sul.



Sei lá se isso tem algo a ver, mas é bom torcer pra que não atrapalhe em nada o trabalho...



Leia abaixo a íntegra da resolução.



RESOLUÇÃO CONJUNTA SEPLAG E SEE N.º 7.559 DE 26 DE MAIO DE 2010


Institui Grupo de Trabalho para realização de estudo para viabilizar a modificação dos vencimentos básicos e alteração do padrão remuneratório da carreira da educação de todos os servidores públicos da educação de Minas Gerais.


As Secretárias de Estado de Planejamento e Gestão e de Educação, no uso de suas atribuições, e considerando a necessidade de examinar e aperfeiçoar a estrutura remuneratória dos profissionais da educação,
RESOLVEM:

Art. 1º Fica instituído Grupo de Trabalho para realização de estudos para viabilizar a modificação dos vencimentos básicos e alteração do padrão remuneratório de todos os servidores públicos da educação de Minas Gerais.


Art. 2º O Grupo de Trabalho será composto pelos representantes indicados pelos Titulares das respectivas Secretarias de Estado e pela direção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais - Sind-UTE MG, sob a coordenação geral da Secretaria de Estado de Educação:


I - representantes da SEE:
a) João Antônio Filocre Saraiva - MASP 444637- 3
b) Maria de Lourdes Carvalho - MASP 101306 - 9

II - representantes da SEPLAG:
a) Frederico César Silva Melo - MASP 1116776 - 4
b) Naide Souza de Albuquerque Roquette - MASP 293252 - 3
.
III - representantes do Sind-UTE MG:
a) Beatriz da Silva Cerqueira
b) Marilda de Abreu Araújo
c) Feliciana Alves Saldanha
d) Lecioni Pereira Pinto


Art. 3º O O Grupo de Trabalho deverá ouvir os diversos segmentos e entidades representativas dos servidores da área da educação e concluirá seus estudos no prazo de vinte dias, contados da data de publicação desta Resolução.


Art. 4º Fica revogada a Resolução Conjunta SEE, SEPLAG e SEF nº 1, de 19 de maio de 2010.


Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Belo Horizonte, aos 26 de maio de 2010.


RENATA MARIA PAES DE VILHENA
Secretária de Estado de Planejamento e Gestão

VANESSA GUIMARÃES PINTO
Secretária de Estado de Educação