sábado, 15 de janeiro de 2011

BLOG DO EULER: SOLIDARIEDADE AO RIO DE JANEIRO.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Solidariedade às vítimas da chuva no Rio







Diante da tragédia anunciada que acontece no Rio (e também em SP, MG, etc.), pensei em publicar um texto crítico sobre o descaso dos governos, a ausência de políticas públicas voltadas para a construção de moradia popular para as famílias de baixa renda, etc. Contudo, acabo de receber um e-mail da nossa amiga professora Cristina Costa, coordenadora do Bog da Cris, que achei mais importante e oportuno para o momento.

(Leiam ao final deste texto a proposta do Blog do Euler para ajudar as vítimas das enchentes)

Eis o teor da mensagem da colega Cristina:

Pessoal,

Uma colega de Pedro Leopoldo teve uma atitude muito nobre, está arrecadando donativos e vai doar o frete para enviar ao Rio de Janeiro.

VAMOS AJUDAR!!!!

Segue comunicado:

Pessoal,

Como é de conhecimento de todos algumas cidades do estado do Rio de Janeiro estão sofrendo com os temporais dos últimos dias e precisam muito da nossa ajuda. Estamos tentando juntar donativos e a Horizonte Cargas irá fazer o frete para que as doações sejam entregues. Podem ser doados: Alimentos não perecíveis, água potável/mineral, roupas, cobertores, colchonetes e intens de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e fralda descartável.

Pode ter certeza que o que é pouco para nós, será muito pra essa gente que precisa muito de nossa solidariedade!

O endereço para entrega em Belo Horizonte é:
Rua: Oswaldo Crivellari, 155
Bairro: Santa Rosa (próximo Jaraguá/Dona Clara)
Belo Horizonte - MG
Referência: Ponto final do circular 503/504

Academia Olympia
Rua: Coronel Marcelino, 108 - Bairro: Jaraguá

Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental S.A.

Rua Marechal Hermes, 496 -.
Bairro Gutierrez

Ponto de entrega em Lagoa Santa:

Rua: Nossa Senhora da Aparecida, 230 Casa 4 -
Bairro: Varzea
Referência: Duas ruas acima do Super Nosso, na mesma rua da entrada do Colégio Palomar

Ponto de entrega em Pedro Leopoldo:

Rua: Senador Melo Viana, 190 - Centro Referência: Ao lado do colégio Imaculada da Conceição, casa de Muca

Rua: Dr.Cristiano Otoni, 275, sala 108
Referência: Ao lado do Bretas, escritório de advocacia, procurar Renata

AUTO ESCOLA WILSON
RUA ROMERO DE CARVALHO, 193
PROCURAR: BETH

RELOJOARIA SÉCULOS
RUA COMENDADOR ANTONIO ALVES , 555
PROCURAR: ADRIANE

OBS: As doações deverão ser feitas até dia 20/01, pois pretendo liberar os caminhões para entrega no máximo até dia 22/01. Nossos caminhões levam até 7 toneladas, espero a ajuda de vcs.

Agradeço a todos!!!

Sds,
Vanderlei Aguiar
TST
Fone: (31) 366-3875

***

Leiam ainda:

- Blog Vi o mundo: "Como ajudar a população do Rio"


***

Proposta do Blog do Euler para ajudar a minimizar o sofrimento das famílias atingidas pelas chuvas:

- Que os deputados estaduais e federais e senadores, os desembargadores dos estados e ministros do STF, secretários estaduais, prefeitos, governadores, ministros do governo federal e presidente da República fiquem um ano inteiro sem receber seus salários de marajás (subsídios e penduricalhos) e doem esses recursos integralmente para as vítimas das enchentes.

E durante este período, que estes ilustres senhores e senhoras sobrevivam com o piso salarial dos professores, que sequer é pago ao magistério.

Acho que essa seria uma boa prova do amor que esses homens e mulheres públicos dizem ter pela população brasileira.

Que tal?

***

Incorporo ao texto central o comentário da nossa combativa amiga e colega de luta Marlene de Fátima.

"Marlene de Fatima:

Excelente ideia. Só assim eles sentirão na pele o preço das coisas, inclusive o que é solidariedade, coisa que muitos deles nem sabem o que é.

E ainda faria deles pessoas melhores edificando nosso país. "

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

FOTOS DE SÃO JOÃO DEL REI: A BELA CIDADE CLICADA DO 12° ANDAR DO EDIFÍCIO SÃO JOÃO

A NOSSA SÃO JOÃO TÃO CHEIA DE ENCANTOS E, INFELIZMENTE, TÃO ABANDONADA EM TANTOS SETORES, CONTINUA FIRME E FORTE EM MEU CORAÇÃO E NO CORAÇÃO DE MUITOS QUE, NASCIDOS OU NÃO AQUI, SE APAIXONARAM PELA ARQUITETURA, CULTURA E ENERGIA DA CIDADE.
ALGUMAS FOTOS EM HOMENAGEM AO LUGAR QUE NASCI E DO QUAL MUITO ME ORGULHO.QUEM SABE, NO FUTURO, COM O APOIO DE TODOS, POLÍTICOS RESPONSÁVEIS POR ESTE LUGAR E MORADORES DAQUI, A NOSSA CIDADE POSSA DESLANCHAR E AS COISAS TOMAREM UM RUMO MAIS DIGNO PARA TODOS NÓS HABITANTES DESSA MARAVILHOSA CIDADE.

( FOTOS: VANDA SANDIM)



IGREJA DO CARMO




VISTA DO SR. DOS MONTES ( CRISTO)





PARTE LESTE DA CIDADE






PARTE LESTE DA CIDADE COM TORRE DA IGREJA DOM BOSCO AO FUNDO






À ESQUERDA: IGREJA DA MATRIZ DO PILAR ( À FRENTE); AO FUNDO: IGREJA DAS MERCÊS;À DIREITA: IGREJA DO CARMO.





IGREJA DO ROSÁRIO



IGREJA DO ROSÁRIO E SOLAR DOS NEVES





MATRIZ DO PILAR ( À FRENTE) E IGREJA DAS MERCÊS ( FUNDO)



iGREJA DAS MERCÊS





iGREJA DO CARMO




IGREJA DO CARMO





IGREJA DO CARMO





TORRE DA CAPELA NOSSA SENHORA DAS DORES ;AO LADO SANTA CASA DA MISERICÓRDIA.






IGREJA DE SÃO GONÇALO GARCIA





IGREJA DE SÃO GONÇALO GARCIA


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Blog do Euler Conrado:"Governo de Minas publica ato de posicionamento nas novas tabelas."

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Governo de Minas publica ato de posicionamento nas novas tabelas







O governo mineiro vai pagar as novas tabelas do subsídio no quinto dia útil de fevereiro, referente ao salário de janeiro de 2011. Para tal, publicou no Minas Gerais de hoje resolução conjunta Seplag/SEE.

Leiam sobre o assunto no site da SEE-MG clicando aqui, obviamente considerando que o texto é oficial, e portanto não contempla as muitas críticas que o blog e seus visitantes têm feito à nova lei. Entre elas, o confisco do tempo de serviço prestado no novo posicionamento e a redução dos percentuais para promoção e progressão. São lutas e demandas que cobraremos do atual governo.

Voltaremos depois para novos comentários.

***
Incorporo ao texto central os comentários abaixo, entre os quais da nossa combativa colega de luta Ivone, que está revoltada com razão - pois teve seu tempo de serviço confiscado no novo posicionamento - mas que, mesmo que ela e outros colegas estejam descrentes, com toda justificativa, eu pessoalmente acho que vamos reconquistar, na luta, aquilo que nos tomaram (rsrs, desculpem meu otimismo quase ingênuo).

"Clayton:

Como num passe de mágica o governo adequou todos os trabalhadores em educação de mg à política Federal de valorização do magistério, cumprindo a lei 11.738/2008.
Como já era de se esperar que com essa política de subsídio, o governo de minas agora passa a chamar de piso toda a remuneração do servidor e ainda esbanja em falar para a população que o menor salário do estado é superior ao estabelecido pela lei federal para uma jornada de 40 horas semanais.

Mesmo que haja o parecer favorável à ADI4167 pelo STF, (duvido que sairá em menos de 120 dias, ou até mesmo que sairá este ano), quase a totalidade dos servidores em educação já estarão recebendo por subsídio, o que de certa forma poderá até mesmo ser chamado de piso, pois é um único valor a ser percebido pelo servidor.

Mal sabe a população que a origem desse subsídio – que também chamarão de piso, é o somatório do vencimento básico mais todas as gratificações percebidas pelos trabalhadores: ou seja, o TETO salarial. É mole ou quer mais!!!!! "

"Ivone:

Caro colega,

Acabei de ler a "GRANDE NOTÍCIA" em MANCHETE no Estado de Minas (http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2011/01/13/internas_economia,203531/governo-de-minas-adota-remuneracao-unica-para-servidores-da-educacao.shtml)

Deixei lá meu comentário...Talvez aguns achem que foi uma conquista. Para quem como eu está em final de carreira, sem nenhuma chance de progressão, nenhuma vantagem, muito pelo contrário. O cálculo foi feito sobre o salário + "penduricalhos". Porém os que não possuiam quinquênios, biênios e trintenários, tinham a PRC. A mesma "esmola para todos" no final, numa Manchete onde fica subtendido, para os que não estão na profissão, que ganhamos um belo prêmio. E a chance de manter a antiga carreira , com o mísero salário base possivelmente congelado´:-(.

Desculpas pelo texto meio sem nexo... é revolta, revolta e revolta... com tanto descaso de governantes, mídia e sociedade com nossa classe, com Educação Pública!!!

Abraços aos colegas. "


"Anônimo:

Euler;

Li a resolução, sem novidades como você já disse, gostei do espaço para tirar as dúvidas sobre o posicionamento.
Em relação aos últimos comentários, gostei da sua proposta, vivo as duas situações efetiva e efetivada, e na minha escola os professores da Lei 100 são muito competentes, não podemos dividir a categoria, temos que nos unir, e dar condições a todos de salários mais dignos e de repeito. Sou até mais próxima dos meus colegas efetivados do que efetivos, e também estou nessa situação no 2º cargo, gostaria de ter nele os mesmos direitos, porque trabalho com empenho, e muita responsabilidade. "

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Blog do Euler:"Políticos brasileiros não têm compromisso com a educação."

TERÇA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2011
Políticos brasileiros não têm compromisso com a Educação pública








A ausência de políticas públicas voltadas para a Educação denota uma total falta de compromisso dos políticos brasileiros e seus respectivos partidos com o ensino público de qualidade. E não se trata apenas de exceção, de um ou outro político ou partido: a regra, não a exceção, é fazer pouco caso e tripudiar com as questões e com os profissionais da Educação - área que constitui importância estratégica para o presente e para o futuro das comunidades brasileiras.

É notório que nacionalmente os políticos do PSDB e Demo tenham reconhecida aversão ao serviço - e ao servidor - público voltado para o social, como um todo. Mas, o PT também, no que diz respeito à Educação pública na modalidade ensino básico, não destoa desta regra comum praticada pelas elites. Tanto no governo federal (gestão Lula / Haddad), quanto nas prefeituras administradas pelo PT, a exemplo do que acontece com aquelas governadas pelo PSDB (de FHC, Aécio e Anastasia), PMDB, PSB, PDT e Demo, a realidade da Educação não é muito diferente. Ao não investirem em Educação pública (ensino básico), comprometem os destinos de milhões de crianças e jovens e adultos. E não apenas em relação ao mercado de trabalho - que parece ser a grande preocupação dos governantes -, mas enquanto perspectiva humana, aprofundando ainda mais o fosso existente entre ricos e pobres.

A realidade é que este desprezo para com a Educação pública contribuiu e muito para criar verdadeiros bolsões de misérias material e humana. Nas comunidades de baixa renda em geral prevalece o domínio de gangsteres (minorias) que ditam leis para os moradores - que são a maioria -, que vivem sem quaisquer amparos das instituições e leis que constam do texto constitucional do país. Não que os territórios dos ricos - bairros chiques e condomínios fechados e seus respectivos governos - não sejam igualmente dominados por gangsteres de colarinho branco. Disso todos sabemos. Mas, é fato que pelo menos existem regras e leis que permitem o mínimo de agasalho jurídico e institucional para os filhos das classes médias e abastadas.

Mas, para as elites dominantes, proporcionar educação de qualidade para os pobres é algo arriscado. Todo o esquema de poder dominante, que envolve um judiciário pró-elite, a mídia golpista e serviçal da direita, a democracia eleitoral que se reveza entre guetos das camadas de cima, etc, enfim, todo este esquema de poder estaria ameaçado. Nenhum político brasileiro envolvido com este esquema de dominação quer uma população politizada, consciente, capaz de cobrar seus direitos e de ir à luta, quando necessário, para alcançá-los.

Por isso, o engodo, a enrolação, a trapaça, a embromação, quando o assunto é investimento em educação pública. Lançam mão dos mais variados mecanismos de embromação para não investirem mais na Educação pública, especialmente naquele que é a peça chave nesse processo: o educador. Em escala nacional, investe-se menos que 5% do PIB na Educação hoje no Brasil; e aos estados e municípios, a maioria deles quebrados financeiramente, jogam-se os destinos da educação de milhões de crianças, jovens e adultos. Todos os principais (ou maiores) partidos políticos estão envolvidos nessa tramóia.

A causa da Educação pública de qualidade - que envolve necessariamente a valorização dos profissionais da Educação -, transcende os partidos políticos e os justos interesses dos servidores públicos desta área. Estamos falando da possibilidade ou não de criarmos comunidades com formação adequada, técnica e humana. E igualmente, da possibilidade de construirmos condições de superação das profundas desigualdades existentes. A depender dos políticos e políticas existentes - com raríssimas exceções -, pelo comprovado histórico de descaso para com o ensino público básico, pouco ou quase nada será alterado.

E para complementar e enriquecer o nosso texto de hoje (dia 11/01/2011) trancrevo a seguir mais um dos brilhantes comentários do nosso amigo e colega professor João Paulo, que o nosso blog acaba de receber.


***

"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

Eis aqui um material para ensinarmos nossos alunos a perceber corrupção nos atos dos agentes públicos. O Estado de Minas de domingo, jornal que tantas vezes nos combateu, à página 9 do primeiro caderno saiu com a manchete: ''Fiscais à caça de corruptos''. O jornal apresenta não só uma relação de sinais de corrupção como as instâncias onde devemos denunciar. E ainda tem reportagens com o sr. Fernando Fernandes de Abreu, que tem sido o terror de políticos corruptos de Sabinópolis, no Vale do Rio Doce. Também tem outra com o sr. Wilson Otero, cuja figura deve aparecer nos pesadelos noturnos de políticos corruptos em Nova Lima, e também da Núbia Souza que em Belo Horizonte desempenha o mesmo papel moralizador.
Os sinais de corrupção são os seguintes:

* pavimentação asfáltica esburacada indica camada muito fina, possível colocação em piso sem infraestrutura e indício de aplicação de menos matéria do que foi contratado e pago e de desvio de dinheiro. [Professores se vocês que lecionam fora de suas cidades tiverem de viajar por uma estrada nestas condições, abram os olhos]

* Defeitos em obra nova detectados por cidadão ou divulgados na imprensa podem ter origem em descumprimento de projeto e utilização de serviços e materiais a menos do que se pagou eventualmente. [Exemplo, o anexo novo de uma escola. Menos de um ano depois, ao ver que caía do teto não uma goteira, mas UMA BICA D'ÁGUA, enquanto lá fora a cidade era castigada com uma tempestade tropical, o professor teve de separar alunos para a direita e para a esquerda, e renunciar assim a dar sua aula, pois os alunos puseram-se a conversar. O tal anexo foi inaugurado por Murílio Hingel Secretário de Educação do Itamar.] [OBSERVEM A CIDADE ADMINISTRATIVA]

* Inexistência de medicamentos em farmácias de postos de saúde e merenda escolar precária e de baixa qualidade podem ser resultado de compra fictícia e licitação apenas burocrática e de desvio de recurso público.

* Depositar taxa de inscrição em nome de empresa realizadora de concurso público também é indício de desvio de receita, licitação fraudulenta e de conluio e burla da ordem de classificação dos candidatos. [PRESTEM ATENÇÃO, se verem um caso assim num concurso, saibam que tem dente de coelho nesta história]

* Sonegação de documentos públicos requeridos por cidadãos para o combate da corrupção viola os princípios da legalidade, publicidade e moralidade. [SE ISTO ACONTECER, MINISTÉRIO PÚBLICO NELES]

* Campanhas políticas caras e incompatíveis com o salário do cargo são suspeitas e indício de corrupção.

Por fim peço desculpas pela prolixidade, sei que o meu texto não é de convidativa leitura, mas o considero importante. Quem ainda estiver com o Estado de Minas de domingo, não jogue fora a página 9. Fique com ela para orientar nossos alunos.

Saudações, João Paulo Ferreira de Assis."

"Rômulo:

Uma outra sugestão de material para ser trabalhado com nossos alunos (e não so com os alunos mas para a nossa formação política também) é o vídeo que está no Youtube do Manifesto Comunista em desenho animado (versão cartoon).

Criativo e muito bem produzido. Tem cerca de oito minutos de duração. Vale a pena conferir!

Link: http://www.youtube.com/watch?v=Xp4Owv2iY4I "

"Anônimo:

Euler, gostaria de saber se voce tem novidades sobre o subsídio pois nós efetivados estamos com medo. Além disso estamos com medo do concurso nos deixar sem emprego. É pouco na verdade que recebemos pelo nosso trabalho mas precisamos dele para sobreviver. "

Comentário do Blog: Caro Anônimo, sobre o subsídio não tenho qualquer novidade, além daquilo que já publicamos; sobre a questão dos efetivados, acredito que a situação deve ser mantida, tal como antes, já que a resolução 1773/2010, que é aquela que dispõe sobre o quadro do pessoal da Educação, praticamente reproduziu as normas anteriores: o efetivado será aproveitado na escola como o efetivo, a menos que não haja vaga, incluindo conteúdos afins, para tal aproveitamento. Sobre o concurso, não há qualquer sinalização de que ocorra a curto prazo, já que o governo argumenta que necessita de um quadro real de cargos vagos para publicar o edital. Isso sem falar na questão das 30 horas, que, enquanto não for resolvida, ficará difícil para o governo definir o real quadro de vagas existentes para fins de concurso público.

Comentário 2: A dica do amigo Rômulo é um complemento de altíssimo nível ao texto sempre esclarecedor do nosso amigo João Paulo.