sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Jornal "O TEMPO" fala das negociações do sindicato ( Sind-UTE) de M.G. com o governo

Governo de Minas anuncia demissão de 3.566 professores substitutos
20/10/2011 18h31
Avalie esta notícia »
MÁBILA SOARES
  • Notícia
  • Comentários(75)
  • Compartilhe
  • Mais notícias
A
A
FOTO: CHARLES SILVA DUARTE/18.5.2011
Greve da categoria durou 112 dias

O governo de Minas anunciou nessa quarta-feira (19) que vai demitir os 3.566 professores substitutos contratados para assumir as salas de aula de todas as séries dos ensinos fundamental (1º ao 9º ano) e médio, durante a greve dos concursados que durou 112 dias. De acordo com o Estado, seriam gastos R$ 12 milhões, no mínimo, com o pagamento destes profissionais temporários.

A decisão de demitir os professores contratados ficou acertada durante mais uma reunião entre representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) e Secretaria de Estado da Educação. O objetivo do encontro foi discutir as situações funcionais da categoria em função da greve. A Secretária de Estado da Educação Ana Lúcia Gazzola e Antônio Noronha, Subsecretário de Gestão de Recursos Humanos, também participaram da reunião.

Durante os debates, o sindicato questionou a data para pagamento do prêmio de produtividade, já que o governo permanece sem data definida para o pagamento com a justificativa de dificuldades financeiras. No que se refere ao salário, o valor pago no mês de novembro será feito sem qualquer desconto.

Confira os pontos acertados:
I) imediato desligamento dos substitutos contratados durante a greve;

II) o designado que aderiu à greve concorrerá a nova designação sem qualquer restrição por ter participado do movimento;

III) As faltas greve não poderão ser transformadas em falta comum;

IV) o valor do pagamento da falta greve já descontada considerará o fim de semana (descanso semanal remunerado) fazendo com que o mesmo valor descontado seja reposto;

V) o 13º salário será pago integralmente, não sendo feita nenhuma proporção de pagamento em função da falta greve;

V) a falta greve não poderá ser considerada para a avaliação de desempenho mesmo que, até 30/11, não tenha sido concluída a reposição;

VI) a existência de falta greve, mesmo não reposta, não impedirá o início do processo de aposentadoria do servidor desde que tenha cumprido os requisitos para pedi-la, portanto não poderá haver retenção de pedido de afastamento cuja justificativa seja a participação do servidor na greve;

VII) o servidor que aguardou a orientação do sindicato para iniciar o processo de reposição terá o direito de realizá-la (exceto o período já reposto), mesmo que o calendário já tenha sido feito.

Governo
Em nota, o Governo de Minas informou que está comprometido em minimizar os impactos trazidos pela paralisação parcial dos servidores da rede estadual de educação, e busca atender a demanda apresentada na comissão de negociação.

Diante do resultado da reunião, a orientação do Sind-UTE/MG é para a categoria iniciar o processo de reposição.

Galeria de fotos
Comentários
21/10/2011 - 18h43
Juventino Dias
Três Pontas
Então os professores substitutos foram demitidos? Que beleza! Eles estavam tirando sarro da nossa cara. O meu substituto, que foi meu aluno, disse em sala de aula para todo mundo ouvir que eu iria perder os dois cargos de Língua Portuguesa com 36 anos de trabalho, sendo um deles aposentado. Quanta ignorância meu Deus! E agora, meu jovem professor, fui eu mesmo que perdi? Aconselho-o a falar menos e estudar mais, pois o que você ensinou há muitos erros em seus conceitos. Aliás, você sempre foi um péssimo aluno e nunca será um profissional competente. Passar bem, meu caro.
9
GOSTEI
1
NÃO GOSTEI
Méia
Santos Dumont
Mas que falta de ética do sr.
1
21/10/2011 - 20h34
21/10/2011 - 18h34
Lília
Ipatinga
Parece que a única coisa que o sindicato está fazendo agora é tentar negociar o que os professores perderam na greve, o objetivo mesmo da greve ficou esquecido. Deste modo, todo o sacrifício da greve foi em vão!
7
GOSTEI
7
NÃO GOSTEI
21/10/2011 - 17h50
JUNIOR
bh
A prioridade dele é gerar emprego..... ou desemprego? MINAS CONTINUA SEM COMANDO.... ACORDA GENTE........
8
GOSTEI
1
NÃO GOSTEI
21/10/2011 - 14h58
karl marx
Belo Horizonte
Prezados, como professor gostaria de informar aos Srs primeiramente que a educação é responsabilidade de todos. Ao que se percebe nos comentários é que nós professores somos os culpados por toda essa vergonha promovida pelo governo de tornar os alunos cada dia mais alienados. Nós educadores não temos um salário digno, o que nos faz aumentar a carga horário de trabalho e consequentemente ministrar aulas desistimulantes. No entanto, se quisermos mudar a nação, a sociedade como um todo deveria exigir melhores condições de trabalho iniciando por melhores salários para que possamos nos qualificar mais e dar oportunidades melhores aos filhos daqueles que aqui ficam reprimindo os professores. Por que, burguês e filho de burguesia não postam nada aqui. Eles não tem esse problema. E para aqueles que julgam os professores como incompetentes e burros, esse é uma postagem de um professor que fez sua graduação e mestrado na UFMG e doutorado na Universidade de Cambrigde.
32
GOSTEI
3
NÃO GOSTEI