sexta-feira, 13 de agosto de 2010

blog do professor Euler conrado:Debate na Band: uma análise

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Debate na Band: uma análise


O debate entre os candidatos ao governo de Minas, que ocorreu na noite do dia 12, abordou vários temas, a maioria deles de forma superficial. O debate de idéias é sempre importante. Mas, infelizmente, como estava previsto, a Band excluiu os candidatos Vanessa Portugal do PSTU e Fábio Bezerra do PCB, que são dois educadores e que poderiam falar com maior propriedade sobre a realidade da Educação pública em Minas. Uma pena, para a Band e para os eleitores.

Agora, vamos às análises. O debate começou morno e assim prosseguiu até o quarto bloco. Pensei até que não haveria um confronto direto entre os candidatos do PMDB-PT e o afilhado do faraó. O candidato do PMDB-PT falou duas ou três vezes sobre a questão do achatamento salarial dos servidores e especialmente do piso dos professores, embora não tenha detalhado sobre este tema.

Já o candidato-afilhado nada falou sobre os salários dos servidores. Considerou apenas que já foi uma grande conquista ter conseguido colocar os pagamentos em dia no quinto dia útil do mês, pagar o décimo terceiro e um décimo quarto - que na verdade é cerca 80% de um salário e não um salário integral. Não fez nenhuma promessa ou compromisso com os servidores. Disse apenas que é preciso continuar avançando. Avançando em que direção, caro governador?

O candidato do PMDB-PT tem o discurso generalista (ou seria populista?) de criticar os pontos fracos do atual governo - a falta de investimento no social, o achatamento salarial dos servidores, etc. - mas, não fundamenta sua crítica com propostas concretas. Não disse textualmente, por exemplo, que vai pagar as novas tabelas dos educadores e incluir as gratificações como o quinquênio e também o tempo de serviço. Ou mesmo que vai pagar o reposicionamento que o atual governo deixou de pagar. São coisas simples, que a assessoria do candidato, na cota-parte do PT, bem que poderia ajudá-lo. Mas, isso implica em compromisso assumido que seria cobrado. Se ele não assume estes compromissos é porque não deseja realizá-los.

O candidato-governador-afilhado, igualmente, ao não assumir nenhum compromisso concreto com os servidores, não se verá obrigado a praticá-lo, a não ser - e aí vale para qualquer governante - na base da pressão direta, da luta, como fizemos na nossa maravilhosa revolta dos 47 dias.

Os candidatos dos partidos menores, como os do PSOL, do PV e do PT do B tiveram importante participação no debate. Foram eles, aliás, que introduziram no debate a questão do royalties (uma espécie de taxa pela exploração ou direito de uso) do minério de ferro. De fato, essa é uma das muitas provas da ineficiência dos diferentes governos que passaram por Minas, incluindo o atual. Empresas como a Vale exploram e vendem o minério sem que paguem adequadamente impostos e taxas por isso. É mais ou menos o que acontece com os bancos em escala nacional. Eles lucram bilhões todos os anos e dão uma mixaria em contrapartida para a sociedade. Eles ficam mais ricos e nós ficamos mais pobres.

Não houve o que se poderia chamar de um "vencedor" no debate ou alguém que se destacasse, como aconteceu no debate nacional, quando o candidato Plinio Sampaio do PSOL se sobressaiu, por ter conseguido passar uma mensagem direta, sem rodeios, de forma simples e ao mesmo tempo com a carga da experiência de um velho militante de esquerda.

O afilhado é um técnico por formação e sua fala é sempre calculada milimetricamente, sem grandes emocões. Tem o mérito que ele próprio lhe atribui, de não assumir compromissos que ele julga não poder cumprir. Isto quando o assunto é remuneração dos servidores. Mas, quando o assunto é grandes obras, aí ele perde a modéstia e assume compromissos que talvez ele não possa cumprir. Portanto, continua valendo a velha questão da prioridade: onde, em que setor, pretende-se investir prioritariamente? Seguramente, no caso do candidato-governador-afilhado, a prioridade não será o salário dos servidores.

Já o candidato do PMDB-PT, por assumir compromissos genéricos com quase tudo e todos, acaba por não assumir compromisso com nada. Vai investir prioritariamente no social, diz. É preciso desdobrar esta palavrinha mágica chamada "social" em conteúdos concretos. É preciso pegar o orçamento público e dizer: este e aquele recursos, que iriam para obras faraônicas, agora vão para os servidores da Educação, da Saúde, da Segurança... e desdobrar em valores na moeda corrente: tantos mil reais de salário para os professores, e assim por diante.

O candidato do PSOL falou também genericamente em distribuir renda - coisa complicada este negócio de distribuir renda no capitalismo! Um leitor que seja minimamente neófito na teoria marxiana saberá que esta equação não cabe na realidade da reprodução do mercado, a menos que implique numa subversão das leis do capital - do mercado e do estado. Mas, este é um papo mais longo, que num dia de folga eu levo com vocês.

Prometeu pagar a todos os servidores - não de imediato, mas enquanto meta, logo, coisa que qualquer candidato poderia fazê-lo - o salário de R$ 2.700,00, que é o salário recomendado pelo DIEESE. Mas, teve o mérito de criticar frontalmente a política neoliberal praticada aqui em Minas pelo governo do faraó e afilhado.

O candidato do PV deu destaque à questão do minério de ferro, do café e do leite que saem de Minas, como produtos primários, sem que se agregue riqueza, e que portanto acabam dando pouco retorno para o estado e para o país. Falou também do investimento prioritário na ferrovia no lugar das estradas, o que não deixa de ser uma coisa importante.

O candidato do PT do B teve uma participação modesta, mas elegante, que de maneira alguma lembra aquelas candidaturas ridículas de outras épocas.

Ah, mais um detalhe: os principais candidatos (principais, segundo as pesquisas e a mídia), o afilhado e o do PMDB-PT em várias oportunidades procuraram colar a imagem deles a de seus padrinhos políticos, respectivamente o faraó e o atual presidente da República. O afilhado do faráo, que não é bobo nem nada, não tocou no nome do Serra. Já o candidato do PMDB-PT fez questão de enfatizar que é o candidato do Lula e da Dilma. E do Patrus. Haja padrinhos, kkk.

Enfim, o debate não acrescentou muito em matéria de compromissos com os servidores públicos em geral e com os da Educação pública em especial. Quero ouvir os candidatos dizendo e assinando um documento com o seguinte teor (isso para os educadores):

a) vou pagar as novas tabelas salariais em janeiro de 2011,
b) vou fazer o posicionamento de acordo com o tempo de serviço de cada um,
c) vou devolver e pagar o quinquênio a todos os servidores,
d) vou retornar com os índices de promoção e progressão do atual plano de carreira, e
e) vou realizar reajuste anual dos salários, em janeiro de cada ano, pelo menos com o índice da inflação.

Sem estes compromissos, entre outros, o discurso se torna oco. E o nosso instrumental de luta precisa mais do que nunca ser mantido lustrado, azeitado e escovado para os novos embates que travaremos, seja quem for o eleito. É neste debate - o da luta nas ruas, nas praças - que eu pessoalmente me envolvo de corpo e alma e coração. Amém.

* * *

Leiam também o artigo do nosso colega e amigo Wladmir Coelho, coordenador do Blog do COREU - O DEBATE FOI PATROCINADO POR LEXOTAN ?


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Progesterex (Droga do estupro e esterilidade irreversível)

NESTE MUNDO ONDE EXISTE TANTA BONDADE TAMBÉM EXISTE O "SEU LADO" CÃO!VAMOS NOS AJUDAR, SEJA DA FORMA QUE FOR.PRECISAMOS ESTAR ATENTOS E ESCLARECER NOSSOS JOVENS DOS PERIGOS DAS " NOITADAS"

.NÃO SOMENTE ESSA DROGA PODE CAUSAR TRAUMAS E PROBLEMAS TERRÍVEIS: QUALQUER ASSÉDIO É IMORAL, HÁ PESSOAS QUE, QUANDO ABREM A BOCA JÁ DESTILAM VENENO. MUITAS VEZES NEM NOS AVALIAMOS DEVIDAMENTE, ÀS VEZES, PRECISAMOS LIMPAR A NOSSA PRÓPRIA BOCA.

VANDA

REPASSANDO ... URGENTE

DENARC – DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÕES SOBRE NARCÓTICOS POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO


É degradante!!
Divulguem Progesterex (Droga do estupro e esterilidade irreversível)

Para que as baladeiras e desinformadas de plantão fiquem atentas.
Rivotril é fichinha perto desse...


ESTÁ NA MODA A
DROGA DO ESTUPRO

Advertência sobre uma nova droga que está na moda!!!!!
Homens, passem isto às suas amigas,namoradas, filhas e mulheres.
Pais, alertem os seus filhos e filhas!
As pessoas que costumam freqüentar discotecas, barzinhos ou lugares semelhantes, devem ter muito cuidado e ficar alerta quando alguém oferecer-lhes uma bebida(qualquer bebida) ou descuidar de seu copo.
Há uma nova droga que está na moda e que se chama
'Progesterex'. Esta droga está sendo utilizada por violadores em festas para abusar das suas vítimas. Já existem vários relatos e boletins de ocorrências envolvendo essa droga, principalmente com garotas, que no dia seguinte se lembram só de terem entrado na boate, barzinhos e depois disso mais nada.
Como o caso de uma jovem que foi a um bar com as amigas e depois de ter tomado uma bebida no copo errado sumiu sem avisar, e no outro dia amanheceu em um quarto de motel totalmente nua, entre quatro homens desconhecidos. Apavorada e sem conseguir se mover (pois como a droga inibe o sistema nervoso central ela provoca a paralisia parcial nas pernas por até 8 horas após o fim da amnésia). Quando teve condições ligou para que seu noivo fosse buscá-la, depois do exame de corpo delito, foi encontrado esperma de oito (8) homens diferentes que mantiverem relação sexual com ela naquela noite enquanto estava desacordada.
Em nossa delegacia especializada (DENARC) existem vários boletins de ocorrências de situações diversas, ou seja, casos que não são repassados para a sociedade e que tem finalização triste, com conseqüências inimagináveis, bem como com seqüelas gravíssimas.
No último caso registrado uma moça de 28 anos no interior de um barzinho, numa cidade do interior próxima da capital, que somente se recorda quando bebeu seu suco de laranja e acordou em um matagal com 6 homens, inclusive quando despertou estava sendo estuprada por 2 (dois) homens ao mesmo tempo.
Progesterex é utilizada por veterinários para esterilizar animais grandes. Diz-se que esta droga se usa em conjunto com Rohypnol, uma droga que ao ser dissolvida em qualquer bebida, produz amnésia (a vítima não se recorda de nada do que se passou!!!).
Progesterex, que também se dissolve fácilmente serve para evitar a gravidez .Desta forma, o violador não tem que se preocupar com testes de paternidade para ser identificado meses depois.
Atenção!!
Os efeitos do Progesterex não são temporários. Qualquer mulher que tome isso, JAMAIS, entenda-se bem,JAMAIS PODERÁ TER FILHOS!! Estas pessoas sem escrúpulos conseguemobter este produto muito facilmente em qualquer Faculdade de Veterinária ..Também é utilizada para roubos, a homens ou mulheres, ou mesmo para tirar um órgão humano para tráfico de órgãos! OProgesterex está sendo divulgado em muitos lugares havendo mesmo sites que ensinam a usá-lo.

POR FAVOR, REPASSEM PARA TODOS OS SEUS AMIGOS, EM ESPECIAL ÀS MULHERES! Não custa nada e pode evitar problemas...


Por favor, não poupem esforços,
DIVULGUEM!!!!!

TEXTO DE CLÁUDIO CARNEIRO ( OPINIÃO E NOTÍCIA):Votar certo: o eleitorado também é responsável


ELEIÇÕES 2010

Votar certo: o eleitorado também é responsável

A caça ao voto é um vale-tudo sem tamanho. Confira o artigo de Claudio Carneiro.

9/08/2010 |

Há quem diga que existem dois tipos de eleitores: os que ainda não sabem em quem vão votar, e aqueles que, definitivamente, não sabem votar – e, por isso, fazem as piores escolhas. Eleitores desinformados estão sujeitos a toda sorte de assédio de políticos nem sempre bem intencionados: ouvem promessas que não serão cumpridas e têm a sensação de que ganharam alguma coisa – uma camiseta de campanha, um boné, um tapinha nas costas, santinhos – quando, na verdade, são os que mais perdem depois que são conhecidos os resultados das urnas.

A caça ao voto é um vale-tudo sem tamanho. Houve um tempo em que o eleitor ganhava dentaduras – a de cima antes de votar e a de baixo depois que seu candidato era eleito. E, para os portadores de deficiência, primeiro uma muleta e depois a outra. Ainda hoje, candidatos a cargos eletivos dão dinheiro para churrascadas regadas a cerveja para garantir uma dezena de votos – além de prometer vagas em escolas, milheiros de tijolos, vale gás e diversos mimos para conquistar o eleitor. A compra de votos, juridicamente tratada como “captação ilícita de sufrágios” pela lei nº 9.504, de 19/09/1997, é prática comum mas que – este ano – já deixou alguns candidatos fora da disputa.

É fato que a vitrine de candidatos também não é das melhores. O que sobra em quantidade falta em qualidade. Sem querer ser didático, oOpinião e Notícia decidiu colaborar com a parte mais distraída do eleitorado na árdua tarefa de fazer suas escolhas. O objetivo é dar sua contribuição para o processo eleitoral que – todos nós concordamos – ainda precisa de ajustes. Afinal, este ano não vamos escolher somente o presidente e seu vice. Mas também governadores e vices, senadores (e suplentes), deputados federais e deputados estaduais. Daqui a dois anos tudo recomeça com eleições para prefeitos e vereadores. É muita responsabilidade. E muitos escrutínios – convenhamos.

Esta matéria abre uma série sobre as eleições de 2010. A cada semana, sempre às segundas-feiras, será abordada uma destas categorias demonstrando as responsabilidades, atribuições e excessos de benefícios de cada cargo – além do salário, deputados, por exemplo, têm direito a verba para manter o gabinete, auxílio-moradia, verba indenizatória, cotas telefônica e postal, passagens aéreas e subsídios com publicações e combustível. Uma farra que pode custar mais de R$ 100 mil por mês!

Voto eletrônico com efeito de cadeira elétrica

São muitos os interesses que envolvem aquele simples ato solitário de digitar alguns números e apertar a tecla “Confirma”. Muitos brasileiros são contrários, por exemplo, ao voto obrigatório. Se pudessem, passariam o 3 de outubro na praia. Outros acham – e estão equivocados – que seu voto vale pouco ou quase nada. A praia ficaria lotada. Tem eleitor que acredita em todas as promessas de campanha, mas tem gente que desconfia até do voto eletrônico.

Auxiliar de serviços gerais – uma espécie de faz-tudo dentro de uma empresa –, a maranhense Raimunda Serra deixou seu estado em direção ao Sudeste com a impressão – quase certeza – de que esta inovação eleitoral não é tão segura e inviolável quanto se diz. “O candidato prometeu um emprego pra mim e outro pra minha prima. Depois da eleição, ele apareceu com um papel impresso provando que ela votou nele e eu não. Fiquei sem o emprego. Foi um choque”, revela. Coincidência ou não, o Maranhão será um dos primeiros estados equipados com urnas de identificação biométrica já nestas eleições. A identificação do eleitor será por impressão digital e não por nome.

Fruto da mobilização popular de 1,3 milhão de assinaturas – e não de iniciativa da classe política como muitos querem fazer crer – um dos grandes avanços desta eleição é a adoção da lei Ficha Limpa, que tem como objetivo melhorar o perfil dos candidatos a cargos eletivos, deixando de fora os que mancharam sua história parlamentar com falcatruas e compras de voto, por exemplo. Como requer a Constituição, era necessário que 1% do eleitorado assinasse o pleito para que o Ficha Limpa fosse levado à votação na Câmara e no Senado. É um grande avanço que nos livrou de Paulo Maluf, Joaquim Roriz, Cássio Cunha Lima entre 338 vilões da política brasileira.

O fato é que não existe uma regra para escolher o melhor candidato. Mas o eleitor tem o dever de analisar o currículo, as intenções e os antecedentes daquele “santinho” que tem em suas mãos. Um bom candidato, por exemplo, pode ser aquele que demonstre combatividade e empenho pelas causas que identificamos como prioritárias. Mas não somente isso. Quem sabe se o eleitor “gugar” o nome encontra um currículo de boas histórias ou sombrias revelações…?


Blog do Euler:A Globo apóia Serra: mais um motivo para não votar nele

Minas Gerais, local cujo nome, dizem, já foi liberdade. (Uai, que trem é esse, sô?)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A Globo apóia Serra: mais um motivo para não votar nele


Se não houvessem motivos para não votar no representante da direita golpista brasileira, o candidato demotucano José Serra, o apoio da Rede Globo ao candidato já seria o suficiente. Nas entrevistas realizadas com os candidatos à presidência, pelo que fiquei sabendo por meio de fontes sérias e equilibradas - pois, trabalho no turno da noite e não pude assistir -, a Globo (o casal 20 Bonner's) tratou de forma grosseira e estúpida a candidata Dilma Roussef. No dia seguinte, usou a candidata Marina Silva para atacar o PT. Hoje, pelo que fiquei sabendo, tratou com todo o cuidado e cerimônia o candidato demotucano, o preferido da Globo.

A atitude da Globo não pode surpreender a ninguém, pois esta empresa se formou na estufa da ditadura militar, apoiou o golpe dando-lhe sustentação, foi contra a campanha das Diretas-já, tentou fraudar as eleições no Rio em 1982 contra o governador eleito Leonel Brizola, com a farsa do Proconsult, etc., etc, etc.

A mídia brasileira e internacional não é confiável. Ninguém que tenha o mínimo de cérebro pode formar opinião por meio destes veículos de comunicação. Os blogs autônomos são hoje a verdadeira voz dos sem-voz. E, entre as diversas empresas da mídia, a Veja, a Folha de S.P e a Globo estão seguramente entre aquelas que não merecem a menor confiança. As três apoiam descaradamente ao candidato Serra. Razão mais do que suficiente para que nenhum cidadão um pouco mais consciente vote neste candidato.

Debate na Band deveria trazer todos os candidatos

O debate dos candidatos ao governo de Minas na Band Minas ocorre amanhã, quinta-feira. Pelo que parece, a emissora está discriminando os candidatos dos partidos mais ideológicos, como Vanessa Portugal do PSTU e Fábio Bezerra do PCB, entre outros. Considero isso um profundo desrespeito para com a cidadania e para com a tão falada democracia e igualdade entre os cidadãos. Ora, se o TRE aceitou o registro destes candidatos, é inaceitável que eles não tenham pelo menos o direito de participar dos debates nas grandes emissoras, já que não terão quase nenhum tempo gratuito no horário eleitoral.

Mesmo que os candidatos mais a esquerda não tenham chance de se elegerem, eles têm o direito de defender as suas propostas e inclusive fazer cobranças aos candidatos com maior chance eleitoral. Do contrário o debate acaba virando conversa de comadres, com os principais candidatos evitando assumir compromissos e omitindo questões que não interessam aos dois candidatos, como a questão dos salários dos educadores de Minas e demais servidores públicos, o reposicionamento que é lei e não foi cumprido, etc.

De qualquer forma, vamos acompanhar o debate e desde já registramos aqui o nosso protesto caso a Band não abra o debate para a participação de todos os candidatos.

Dilma abre vantagem também em Minas

Pela pesquisa Sensus, feita agora em agosto, a candidata Dilma Roussef abriu vantagem de 8,7 sobre o candidato da direita José Serra. Dilma aparece com 42,6% e Serra com 33,9%. O terceiro lugar ainda está com Marina, com 9,8%. Mas, acredito que nas próximas pesquisas o candidato Plínio Sampaio, do PSOL deve assumir a terceira posição dada a visibilidade que conquistou após o debate na Band. É uma pena que a nossa "democracia", com todas as aspas a que tem direito, praticamente impõe aos eleitores o voto útil como saída para não eleger um governante da direita como o candidato demotucano.

Que bom seria se as eleições fossem um momento de disputa entre projetos, que envolvessem o proletariado da cidade e do campo, não apenas para eleger representantes, mas para conquistar, através de um forte movimento social, um outro cenário, voltado para o controle social da coisa pública, sobretudo do orçamento público, distribuição de renda, jornada máxima de trabalho de 30 horas semanais, terra para os sem-terra, moradias para os sem-teto, transformação dos legislativos em conselhos populares com mandatos revogáveis pela comunidade de assalariados a qualquer tempo, impostos progressivos para as grandes fortunas, etc.

Claro que mudanças mais profundas, mesmo nos estreitos
limites do capitalismo, não caem do céu. É preciso conquistá-las, através de muita luta. Se queremos um cotidiano diferente deste que estamos acostumados, devemos atuar mais firmemente nos embates sociais, seja no nosso ambiente de trabalho, seja em casa, ou nas ruas. A transferência destes embates para palcos distantes da nossa interferência, como nos parlamentos burgueses, é o caminho para a nossa derrota.

Portanto, sem perder de vista as eleições em curso, devemos nos organizar e nos preparar para os combates decisivos, que travamos nas greves e mobilizações em favor dos de baixo.

* * *

Leiam também:

- Blog da Cris - da nossa colega e amiga Cristina, que faz uma cobertura completa da comemoração ao Dia do Estudante na E.E. Padre José Senabre, em Vespasiano. Parabéns aos trabalhadores e estudantes da escola.

- Blog Proeti no Polivalente - da nossa amiga e colega Vanda Sandim, de São João del-Rei, terra da Vanda e do Vander, mais até do que do faraó, kkk. Vanda publica o belíssimo poema que nos lembra que o silêncio ante os abusos pode nos custar a incapacidade de reagir.

- Blog S.O.S. Educação Pública - da nossa amiga e colega Graça Aguiar, do Rio de Janeiro, que nos trouxe a boa notícia de que a cidadã Claudinéia, que havia sido presa por tentar vestir os 10 filhos, foi finalmente liberada, em função da pressão popular.

- Blog Em Busca do Conhecimento - do nosso amigo e colega Sebastião Gonçalves, que traz a resposta que uma professora do Paraná deu à revista Veja, aquela que culpa os professores por todos os problemas da Educação.

- Blog do Coletivo Fortalecer - ligado ao Sind-Rede/BH, que lança a campanha "Ei Band, eu quero a Vanessa no debate".

- Site oficial do Sind-UTE - Que organiza no dia 16/08, segunda-feira, plenária com os trabalhadores em Educação de Betim-MG.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

SAINDO UM POUQUINHO DA LINHA DA EDUCAÇÃO E MOSTRANDO A FALTA DE EDUCAÇÃO DE S. STALLONE PARA COM O BRASIL


























PENSO QUE DEVERÍAMOS QUESTIONAR E NÃO ENGOLIR O QUE A MÍDIA NOS "ENFIA GOELA À BAIXO". FALAR MAL DE NÓS BRASILEIROS, DO POVO BRASILEIRO COMO É O QUE PARECE ESTAR ACONTECENDO PELO TEOR DO E-MAIL QUE CORRE NA REDE( E QUE POSTAREI LOGO ABAIXO; TEM A VER COM COMENTÁRIOS MALDOSOS DE S. STALLONE SOBRE O BRASIL), NÃO DÁ PARA ENGOLIR. NÃO DÁ PRA NÃO FICAR CHATEADO.
ANTES DE MOSTRAR O TEXTO DO E-MAIL QUE RECEBI, COLOCAREI UM POEMA QUE ME VEIO À MENTE ( DE EDUARDO ALVES DA COSTA ) E QUE MOSTRA UM POUCO DO QUE ACONTECE COM O SER HUMANO QUANDO ELE SE DEIXA CALAR PELOS ROUBOS DE TODAS AS ESPÉCIES QUE ELE SOFRE. E NÃO APENAS OS MATERIAIS, POR ISSO É QUE TODA LUTA DIGNA DEVE SER TRAVADA.

VANDA SANDIM



Eduardo Alves da Costa. Segue seu poema completo:

NO CAMINHO COM MAIAKÓVSKI


Assim como a criança
humildemente afaga
a imagem do herói,
assim me aproximo de ti, Maiakóvski.
Não importa o que me possa acontecer
por andar ombro a ombro
com um poeta soviético.
Lendo teus versos,
aprendi a ter coragem.

Tu sabes,
conheces melhor do que eu
a velha história.
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na Segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

Nos dias que correm
a ninguém é dado
repousar a cabeça
alheia ao terror.
Os humildes baixam a cerviz;
e nós, que não temos pacto algum
com os senhores do mundo,
por temor nos calamos.
No silêncio de meu quarto
a ousadia me afogueia as faces
e eu fantasio um levante;
mas amanhã,
diante do juiz,
talvez meus lábios
calem a verdade
como um foco de germes
capaz de me destruir.

Olho ao redor
e o que vejo
e acabo por repetir
são mentiras.
Mal sabe a criança dizer mãe
e a propaganda lhe destrói a consciência.
A mim, quase me arrastam
pela gola do paletó
à porta do templo
e me pedem que aguarde
até que a Democracia
se digne a aparecer no balcão.
Mas eu sei,
porque não estou amedrontado
a ponto de cegar, que ela tem uma espada
a lhe espetar as costelas
e o riso que nos mostra
é uma tênue cortina
lançada sobre os arsenais.

Vamos ao campo
e não os vemos ao nosso lado,
no plantio.
Mas ao tempo da colheita
lá estão
e acabam por nos roubar
até o último grão de trigo.
Dizem-nos que de nós emana o poder
mas sempre o temos contra nós.
Dizem-nos que é preciso
defender nossos lares
mas se nos rebelamos contra a opressão
é sobre nós que marcham os soldados.

E por temor eu me calo,
por temor aceito a condição
de falso democrata
e rotulo meus gestos
com a palavra liberdade,
procurando, num sorriso,
esconder minha dor
diante de meus superiores.
Mas dentro de mim,
com a potência de um milhão de vozes,
o coração grita - MENTIRA!


-----------------------***************--------------------



  • FW: Boicote ao filme do STALLONE‏

Não sinalizadas
(REPASSANDO E- MAIL RECEBIDO)

Foi com tom de deboche e fazendo piadinhas de mau gosto que Sylvester
Stallone falou sobre a filmagem no Brasil do filme Os mercenários, do
qual é diretor, durante a feira Comic-Con 2010, em San Diego.

"Pudemos matar pessoas, explodir tudo, e eles (os brasileiros) ainda
diziam obrigado", disse o ator, afirmando que os produtores tiveram
aqui liberdade para gravar sequências mais agressivas, usar armas mais
perigosas e até destruir propriedades. E ele ainda debochou da
hospitalidade, dizendo que os brasileiros agradeciam e ainda ofereciam
um macaco para eles levarem para casa.

Os brasileiros estão indignados com as declarações de Silvester
Stallone! Munido de arrogância ,prepotência e preconceito esse
direito de denegrir a imagem do nosso país em um evento nos Estados
Unidos. Após ter sido extremamente bem recebido no Rio de Janeiro,
retribuiu com uma tirada de sarro com a cara de cada brasileiro.


DIA 13/08 será o lançamento do filme "Os Mercenários" cujo título tem tudo a
ver com a filosofia de vida dos americanos. A idéia é a criação de uma
corrente para provocar "bilheteria zero", nesse dia, no Brasil. Afinal
de contas, o que ganharemos em assistir tal filme recheado de
violência e de atuações medíocres? O cinema brasileiro produz filmes
infinitamente melhores a partir de roteiros inteligentes e temas que
levantam discussões acerca do comportamento humano, diferenças
sociais, humor etc. Precisamos dar uma resposta a tais declarações
mostrando ao mundo que não há mais lugar para o preconceito.

Por favor, passe adiante.

BLOG DO EULER: Prêmio por produtividade pode ser pago no início de setembro;Educador(a) pede esclarecimento... o caso Carrefour e outras cartas,

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Prêmio por produtividade pode ser pago no início de setembro


O Blog do Euler acaba de receber o seguinte e-mail:

"Querido Euler,

Novidade no pedaço. A diretora da nossa escola foi à uma reunião de diretores em Araxá e voltou com a novidade que o prêmio por produtividade será pago no 5º dia útil de setembro e não em outubro como a senhora Z havia divulgado em Passos. Mas é claro que isso ia acontecer, pois o afilhado do faraó necessita urgentemente de nossos votos. hehehe. Abraços fraternais, L."

P.S.: Comentário do Blog: Agradecemos a rápida informação da colega L. Com a mixaria de salário que recebemos, o prêmio de produtividade é bem vindo, claro. Nossos bolsos já estão vazios, apesar de termos recebido o salário-de-professor-de-Minas outro dia mesmo. O prêmio vem, mas o voto fica, kkk. E por falar nisso, quinta-feira tem debate na Band com os candidatos ao governo de Minas. Espero que convidem a todos os candidatos. E que eles compareçam. Vamos ver os compromissos que eles vão assumir com os educadores. Quem puder, favor gravar.

P.S.2: Além do prêmio, o que nós queremos mesmo é salário mais justo, decente e não o atual salário-de-professor-de-Minas (assim mesmo, tudo junto). Além disso, alguns colegas estão querendo saber sobre o reposicionamento que foi prometido aos servidores de Minas, virou lei e não foi pago. Por que será?

P.S.3: Sind-UTE terá reunião com as secretárias Renata Vilhena e Vanessa Guimarães para cobrar compromissos e demandas da categoria. Leiam notícia completa clicando aqui.

* * *

A entrevista da Dilma no JN da Globo: Como eu trabalho no turno da noite, não acompanhei a entrevista da candidata Dilma Roussef. Mas, lendo texto do blog Vi o mundo, do jornalista L. C. Azenha, cujo link colocarei a seguir, deu para perceber que a Dilma mencionou novamente o compromisso com os educadores:

"... o meu projeto é dar continuidade ao governo do presidente Lula. Mas não é repetir. É a avançar e aprofundar, é basicamente este olhar social, que tira o Brasil de uma situação de país emergente e leva o nosso país a uma situação de país desenvolvido com renda, com salário decente, com professores bem pagos e bem treinados...".

Fiquem com o link do blog Vi o mundo, que transcreve toda a entrevista, clicando aqui.


segunda-feira, 9 de agosto de 2010




Educador(a) pede esclarecimento... o caso Carrefour e outras cartas


O nosso blog recebeu uma mensagem por e-mail, de um(a) colega educador(a), que pede esclarecimentos. Há muitos casos específicos que nos chegam às mãos, mas que nem sempre sabemos a resposta. Por isso divulgamos aqui, omitindo obviamente o nome do(a) autor(a), uma vez que, nestes casos, somente os comentários enviados diretamente do blog são publicados da forma como chegam.

Vou pedir a uma das minhas fontes para consultar a respeito da dúvida do(a) nosso(a) colega. Ao
mesmo tempo, se algum visitante tiver passado por situação semelhante, poderá ajudar no esclarecimento, como aliás tem acontecido inúmeras vezes. Finalmente, se o departamento jurídico do Sind-UTE quiser responder ao problema levantado também poderá fazê-lo. Nós faremos apenas alguns comentários com outras cores, de praxe.

Eis a seguir o teor da mensagem recebida:

"
Seu blog e o do Coreu foram minha fonte de informação durante todo o período da greve. Viciei neles e os visito diariamente. [Comentário: que coisa boa. O Blog do Euler deixa o pessoal viciado mesmo e é de graça e faz bem para a saúde física e mental, kkk].

Meu Deus, moro num distrito a 36Km de Mutum, sei que vc conhece nossa gente. [Novo comentário: adoro a combativa turma de educadores de Mutum. Gente da melhor qualidade. Graças aos colegas pude provar da genuín
a linguiça de Mutum, uma das coisas maravilhosas dessa cidade, que eu ainda terei o prazer de conhecer.]

Estive 10 dias de licença saúde e agora estou de férias-prêmio. Sou professor(a) do ciclo inicial de alfabetização e em setembro completarei 30 anos de serviço, ainda não aposentei afinal vou fazer 50 só em junho de 201
1. [Mais um comentário: Já era para estar gozando merecida aposentadoria, se este país não mudasse as regras do jogo sempre em prejuízo dos de baixo. Se você fosse um ministro corrupto do STF teria sido punido(a) com aposentadoria forçada de 25 mil reais por mês. Sendo professor(a), tem que trabalhar até não aguentar nem mais sair da cama, o que não é o seu caso, pois com 50 anos estará na flor da idade, certamente].

Então, vamos deixar os rodeios e ir no assunto que interessa:

Hoje fui convocado(a) pra uma reunião na escola. Para minha surpresa a diretora passou uma instrução recebida da inspetora de que quem está de licença ou férias não vai contar os dias de reposição que acontecerem no período de sua licença ou férias. Mas, vamos ficar com um saldo negativo em nossa frequência, que será descontado em dezembro. Você já viu falar isso por aí? [Comentário: saldo negativo eu só conheço o da minha conta bancária. Mas, com a mercantilização da Educação, até o linguajar de especialistas começa a tomar tons do economês de mercado. Deveriam ter chamado você na escola é para desejar boas férias e rápida recuperação pela licença médica, ao invés de criar mais um clima de terror psicológico com este papo de saldo negativo. Quer um conselho? Procure um psicanalista, diz que está abalada emocionalmente em função desta pressão em pleno gozo de férias-prêmio, e consiga mais dois meses de licença. Você merece este descanso.]

Você que tem várias fontes das fontes, isso procede?
Minha licença já foi até publicada, as férias concedidas legalmente e eu vou
ficar faltosa?

Seria isso mais uma cilada do faraó e seus ajudantes? [Comentário: tem a cara dele, do afilhado dele e da secretária da educação deles].

Achei muito esquisito [Coment
ário: também achei], até porque se estivesse acontecendo isso seu blog já tinha colocado a boca no trombone... [Adendo: no trombone e na rede mundial da Internet].

Aguardo ansioso(a) por uma resposta,

Agradeço sua atenção,

W"

* * *



Claudineia, com seis dos 10 filhos, foi presa por conta de 10 bermudas enquanto políticos e banqueiros corruptos estão livres e protegidos.


Outra mensagem que recebi foi da nossa colega Graça Aguiar, do Rio de Janeiro, sobre um caso que já virou escândalo nacional. Enquanto bandidos de colarinho branco e outros estão soltos, a justiça brasileira manda prender uma senhora desempregada, mãe de 10 filhos. Leiam a notícia e se puderem mandem o e-mail solicitado ao final.

"
Amigos & Amigas

Há momentos na vida que temos oportunidade de fazer justiça e ajudar os nossos semelhantes, ajudem a salvar uma mãe e 10 crianças. Leiam a notícia abaixo:


Juíza manda prender desempregada, mãe de 10 filhos, por calote de fiança:


"Uma diarista desempregada, mãe de dez filhos, moradora de uma favela em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, corre o risco de ser presa a qualquer momento se não pagar R$ 300 à Justiça.


"A cobrança se refere à fiança por ela ter sido presa em flagrante e depois libertada ao tentar furtar roupas de um supermercado. O crime aconteceu no dia 30 de julho.


"Claudinéia Freitas Santos, 38, foi até um supermercado Carrefour e tentou furtar dez bermudas e dois sapatos para os filhos. Um segurança a flagrou e chamou a polícia. Acabou presa em flagrante".


: Juíza manda prender desempregada, mãe de 10 filhos, por calote de fiança:


Solicito a todos que repassem esse e-mail e mandem mensagens para o Carrefour (endereços de e-mail abaixo), pedindo à empresa para retirar a queixa contra Claudinéia e ressarci-la pelos transtornos causados à sua existência sofrida, para as profissionais responsáveis pela comunicação empresarial em São Paulo:


julianasouza@a4com.com.br


juliana_machado@carrefour.com


Atenciosamente


Graça Aguiar"


P.S.: Enviei a seguinte carta para o Carrefour:

"
Prezados senhores:

Tomei conhecimento do absurdo cometido por esta rede contra uma senhora desempregada e mãe de 10 filhos, que teria sido presa por ter "furtado" 10 bermudas e 02 sapatos para os filhos. Ao invés de chamar a polícia, os senhores deveriam ter conversado com ela e ter ajudado esta senhora. A impressão que ficou para toda a população brasilieira sobre esta rede foi a pior possível.

Para corrigir este erro gravíssimo, de quem demonstra que não possui compromisso social com a sociedade brasileira, seria muito importante que esta empresa reparasse o seu erro pagando a tal fiança para a tal senhora, retirando a queixa contra ela e ainda por cima fornecendo uma caprichada cesta básica para ajudá-la e aos 10 filhos.

Não esperamos desculpas de qualquer forma, mas atitudes concretas para corrigir o erro cometido. Chamar a polícia para qualquer furto que acontecer em seus estabelecimentos não só provoca gasto desnecessário com os serviços públicos, como o da segurança e o da justiça, que já são precários para os pobres (para os pobres!), como também demonstra ausência de política social desta empresa, que deveria corrigir imediatamente esta forma de se comportar.

Absurda também foi a atitude da juíza que mandou prender a pobre senhora - que mostra o quanto certos juízes e desembargadores e ministros do STF, que brigam por teto salarial acima de R$ 30.0000,00 mensais estão distantes das realidades dos de baixo.

Aguardaremos uma resposta o mais breve possível, certos de que uma negativa desta empresa concorrerá para revelar para os clientes a falta de compromissos ético e social para com as camadas de baixa renda no Brasil.

Atenciosamente,

Euler Conrado - Vespasiano - MG - Brasil"


P.S.2: A empresa Carrefour respondeu de forma automática o seguinte texto, que não me convenceu, pois não adianta querer lavar as mãos depois de ter encaminhado a senhora desempregada para a polícia. Portanto, minhas críticas prevalecem. Eis o teor da resposta automática do Carrefour:

"Nota à imprensa

Agosto de 2010

O Grupo Carrefour também se sensibiliza com situações como a da senhora Claudineia Freitas Santos. Por isso, mantém vários programas de inclusão social - voluntariado, alfabetização, banco de alimentos - que possam reduzir a desigualdade social.

Em relação ao ocorrido com a dona Claudineia, a empresa não prestou queixa, mas tomou as providências cabíveis para casos de furto, que é a de acionar as autoridades policiais. O caso foi definido como "crime de ação penal incondicionada", em que o Estado assume a posição de acusador. Ou, em outras palavras, o Carrefour não tem legitimidade para autorizar a revogação da fiança decretada pela Justiça. A empresa esclarece ainda que não propôs qualquer tipo de medida para obter reparação por eventuais danos, o que significa que nenhum valor relacionado à fiança será repassado à rede.

Juliana Souza|A4 Comunicação|11 3897 4144 direto /11 3897.4122 pabx |julianasouza@a4com.com.br
"

P.S.2: Leiam também os links com temas associados:

- Náufrago da Utopia


- S.O.S Educação Pública

* * *

Recebi ainda um e-mail com uma lista de 37 deputados estaduais que votaram contra as emendas dos educadores na ALMG. Como considero que a lista está incompleta, pois omite o nome dos faltosos - que na prática também votaram contra-, vou aguardar por uma lista completíssima, que receberá o nome de "Ficha Suja da Educação" e será publicada neste blog.

1 comentários:

Graça Aguiar disse...

Euler

Também recebi a mesma resposta "congelada", fazer compras nesta rede, jamais!!! Tenho por princípio, não favorecer esses tubarões. Cada Coca-Cola que bebemos e cada hamburger com molho especial do McDonalds, se convertem em impostos e em balas pra matar inocentes. Bebo Guaraná Antártica e como pastel ou empadinha, são nacionais e a quantidade de gordura trans é bem menor.
Quanto a Claudinéia, recebi o seguinte comentário de um anônimo "Queria tentar ajudar esta senhora e tantas na mesma situação pois, nossa cidade é cruel uns tem de tudo e outros nada. Vou criar uma comunidade no orkut...o juíz decretou liberdade provisória porém, sabemos é melhor pedir que furtar "
Ao que tudo indica a pressão funcionou e a Claudineia está fora de perigo. Retirei a mensagem do blog pois ele é específico para publicações referentes à educação, entretanto em casos de emergência, para defender os cidadãos injustiçados e brigar contra a covardia, o blog vai sair da sua linha editorial entrar na briga. Estou tentando obter mais notícias da Claudinéia, qualquer novidade passo pra você.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

BLOG DO EULER:Três milhões de educadores podem parar o Brasil

domingo, 8 de agosto de 2010

Três milhões de educadores podem parar o Brasil


Antes da nossa maravilhosa revolta dos 47 dias, que sacudiu Minas Gerais e por muito pouco teria causado um estrago irreparável nas estruturas de poder dominantes, vários professores pensavam em mudar de profissão. Era quase generalizado o desânimo dos profissionais da Educação e a vontade de abandonar a carreira por absoluta falta de perspectivas. A nossa greve salvou a Educação pública mineira de uma fuga em massa de professores com ótima formação acadêmica e experiência profissional. Tudo por conta da insensibilidade dos governantes de plantão, incluindo os das diversas esferas da União.

A nossa luta mobilizou milhares de trabalhadores da Educação, arrancou uma nova tabela salarial para janeiro de 2011 e abriu a perspectiva de retomada das lutas para novas conquistas. Os educadores mineiros, por mais que ainda continuem amargando uma situação de baixos salários e péssimas condições de trabalho, construíram (construimos) uma coisa fundamental que é a confiança na força organizada da categoria. O aprendizado de que a união, a organização e a mobilização de milhares de educadores podem fazer toda a diferença na queda de braço contra os governantes e os demais poderes.

É hora agora de começarmos a pensar numa mobilização nacional dos professores e demais educadores do Brasil. Ao todo somos cerca de três milhões, número capaz de provocar uma revolução no país e mudar as políticas da União, dos estados e dos municípios em favor de maior investimento na Educação pública de qualidade. Não dá mais para esperar pela boa vontade de políticos, nem tampouco aguardar a iniciativa de entidades como CNTE, UNE, CUT e tantas outras que vivem presas aos governantes e se tornaram incapazes de liderar de forma autônoma um grande movimento nacional dos educadores.

É hora de começarmos a pensar a construção de uma rede, inicialmente por meio da Internet, com o intuito de provocar o debate, a organização e a união dos educadores para a luta em favor da valorização profissional dos trabalhadores da Educação pública.

A colega professora Graça Aguiar, do Blog S.O.S. Educação Pública tem batido nesta tecla e apresentado propostas concretas de articulação de uma união virtual dos docentes. A nossa experiência durante a greve de Minas, quando vários blogs dos professores, incluindo o nosso, conseguiram quebrar o silêncio cúmplice e vendido da mídia mineira e nacional, demonstrou que é possível construir um diálogo ágil e com respeito às diferenças entre diversas correntes e indivíduos.

É possível e necessário pensarmos a construção de um movimento nacional dos educadores, de forma horizontal, com a marca da autonomia em relação aos partidos e aos governantes de plantão das diversas esferas da União. Um movimento que possa criar um espaço virtual comum para debater os problemas da Educação e construir bandeiras comuns de luta e formas concretas de mobilização e pressão sobre os poderes constituídos.

Não dá mais para assistir a esta paralisia nacional, com os educadores tendo que se limitar a travar lutas locais e regionais, quando os nossos problemas em grande parte são comuns. A própria não-aplicação da Lei do Piso nacionalmente, mesmo tendo em vista que esta lei foi aprovada em 2008, é uma prova de que precisamos encaminhar esta luta em escala nacional. O Congresso Nacional, o STF e o Governo Federal e demais governantes regionais, além da mídia burguesa, já teriam respeitado os educadores se tivéssemos nos organizado nacionalmente, inclusive com uma greve nacional por tempo indeterminado, com manifestações gigantes em todas as capitais e grandes centros do Brasil. Três milhões de pessoas, somadas aos alunos e pais de alunos dariam para virar este país ao avesso.

Mas, enquanto prevalecer o comodismo, ou a espera de que entidades que não possuem autonomia de ação - como CUT, UNE, CNTE, etc - tomem a iniciativa de organizar os educadores sofreremos sucessivas derrotas. Um movimento autônomo pode até contribuir para que estas entidades acordem e mudem.

A idéia, portanto, está (re) lançada! Ao mesmo tempo em que travamos a luta regional e local, como fizemos com a nossa maravilhosa revolta dos 47 dias em Minas, devemos nos unir nacionalmente para lutar por exemplo pela imediata atualização e aplicação do piso nacional do magistério, por um plano de carreira nacional dos educadores com valorização do tempo e do título e jornada máxima de 30 horas, com pelo menos um terço de tempo extraclasse; pela retirada dos recursos do FUNDEB dos cálculos da LRF - Lei da Resposabilidade Fiscal -, pela democracia e autonomia das escolas, entre outras. Além, é claro, da solidariedade à luta dos sem-terra, dos sem-teto e dos explorados de todo o mundo.

Neste país dos absurdos, os ministros do STF enrolam para julgar o mérito da ADIn contra a Lei do piso do magistério, ao mesmo tempo em que tentam aumentar o teto salarial do judiciário para mais de 30 mil reais. Enquanto isso, nós, professores, amargamos salários miseráveis que não chegam a dois mínimos. O Brasil não aplica nem cinco por cento do PIB com a Educação pública no ensino básico - que abrange 3 milhões de educadores e 50 milhões de crianças, jovens e adultos -, enquanto gasta muito mais com os juros da dívida pública que beneficia poucas famílias de banqueiros e agiotas. Todos os governos têm a desculpa de que as redes da Educação são grandes e por isso não há recursos para pagar bons salários aos professores, enquanto gastam bilhões com obras faraônicas, com a mídia, com empreiteiros, banqueiros e com a alta hierarquia e demais cargos de confiança.

Só um forte movimento nacional de educadores, organizado de forma autônoma, pode desfazer esta realidade, construindo um Brasil voltado para investimento na Educação pública de qualidade, especialmente na valorização dos profissionais da Educação, e em favor dos de baixo. É hora de nos organizarmos para mostrar a força de 3 milhões de educadores!

* * *

Leiam também a matéria publicada pelo Estadão e transcrita pelo blog S.O.S. Educação Pública, que trata sobre o fiasco do modelo de Educação dos EUA, modelo este copiado pelas políticas neoliberais, inclusive em Minas Gerais, mas não somente. Clique aqui para ler a matéria.


Educadores da rede Municipal de BH se mobilizam contra a proposta de bonificação da PBH. Leiam aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

A idéia de mobilização nacional é válida e muito interessante, porém, quando escuto colegas professores mencionarem que num futuro concurso é INJUSTO colocar os cargos da lei 100 fico preocupado. Formei em 2003 e até hoje nesse período só teve um concurso( justamente o que eu efetivei) enquanto anualmente tem concurso para outros cargos públicos.Fiz a paralisação pelo reposicionamento mesmo sem ter direito nele pelo fato de ser justo, agora se for para ter concurso o certo é colocar as vagas da lei 100 nele. Essa lei foi uma tentativa do faraó dividir nossa classe, criou uma psedo-estabilidade para calar a boca de muitos que com medo de perder o cargo com o fim da lei não aderem as nossas mobilizações. Estabilidade só através de concurso que deve ser realizado pelo menos num período de 2 em 2 anos (acredito que a maioria dos professores que estão na lei 100 devem passar, azar apenas para dois professores de história se caso o Euler e eu tentarem o concurso para nosso segundo cargo.. KKK.. ).
Luciano , História

Anônimo disse...

Euler, se caso for ter o concurso, qual será a carga horária que ele terá? 30, 24 ou as duas ?A carga horária de 30 será apenas para os professores do fundamental I ou para todos?Quem passar num cargo de 30 e não possui outro cargo poderá futuramente ter outro cargo?Será que sua fonte teria como esclarecer essas dúvidas?

Luciano