terça-feira, 10 de agosto de 2010

BLOG DO EULER: Prêmio por produtividade pode ser pago no início de setembro;Educador(a) pede esclarecimento... o caso Carrefour e outras cartas,

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Prêmio por produtividade pode ser pago no início de setembro


O Blog do Euler acaba de receber o seguinte e-mail:

"Querido Euler,

Novidade no pedaço. A diretora da nossa escola foi à uma reunião de diretores em Araxá e voltou com a novidade que o prêmio por produtividade será pago no 5º dia útil de setembro e não em outubro como a senhora Z havia divulgado em Passos. Mas é claro que isso ia acontecer, pois o afilhado do faraó necessita urgentemente de nossos votos. hehehe. Abraços fraternais, L."

P.S.: Comentário do Blog: Agradecemos a rápida informação da colega L. Com a mixaria de salário que recebemos, o prêmio de produtividade é bem vindo, claro. Nossos bolsos já estão vazios, apesar de termos recebido o salário-de-professor-de-Minas outro dia mesmo. O prêmio vem, mas o voto fica, kkk. E por falar nisso, quinta-feira tem debate na Band com os candidatos ao governo de Minas. Espero que convidem a todos os candidatos. E que eles compareçam. Vamos ver os compromissos que eles vão assumir com os educadores. Quem puder, favor gravar.

P.S.2: Além do prêmio, o que nós queremos mesmo é salário mais justo, decente e não o atual salário-de-professor-de-Minas (assim mesmo, tudo junto). Além disso, alguns colegas estão querendo saber sobre o reposicionamento que foi prometido aos servidores de Minas, virou lei e não foi pago. Por que será?

P.S.3: Sind-UTE terá reunião com as secretárias Renata Vilhena e Vanessa Guimarães para cobrar compromissos e demandas da categoria. Leiam notícia completa clicando aqui.

* * *

A entrevista da Dilma no JN da Globo: Como eu trabalho no turno da noite, não acompanhei a entrevista da candidata Dilma Roussef. Mas, lendo texto do blog Vi o mundo, do jornalista L. C. Azenha, cujo link colocarei a seguir, deu para perceber que a Dilma mencionou novamente o compromisso com os educadores:

"... o meu projeto é dar continuidade ao governo do presidente Lula. Mas não é repetir. É a avançar e aprofundar, é basicamente este olhar social, que tira o Brasil de uma situação de país emergente e leva o nosso país a uma situação de país desenvolvido com renda, com salário decente, com professores bem pagos e bem treinados...".

Fiquem com o link do blog Vi o mundo, que transcreve toda a entrevista, clicando aqui.


segunda-feira, 9 de agosto de 2010




Educador(a) pede esclarecimento... o caso Carrefour e outras cartas


O nosso blog recebeu uma mensagem por e-mail, de um(a) colega educador(a), que pede esclarecimentos. Há muitos casos específicos que nos chegam às mãos, mas que nem sempre sabemos a resposta. Por isso divulgamos aqui, omitindo obviamente o nome do(a) autor(a), uma vez que, nestes casos, somente os comentários enviados diretamente do blog são publicados da forma como chegam.

Vou pedir a uma das minhas fontes para consultar a respeito da dúvida do(a) nosso(a) colega. Ao
mesmo tempo, se algum visitante tiver passado por situação semelhante, poderá ajudar no esclarecimento, como aliás tem acontecido inúmeras vezes. Finalmente, se o departamento jurídico do Sind-UTE quiser responder ao problema levantado também poderá fazê-lo. Nós faremos apenas alguns comentários com outras cores, de praxe.

Eis a seguir o teor da mensagem recebida:

"
Seu blog e o do Coreu foram minha fonte de informação durante todo o período da greve. Viciei neles e os visito diariamente. [Comentário: que coisa boa. O Blog do Euler deixa o pessoal viciado mesmo e é de graça e faz bem para a saúde física e mental, kkk].

Meu Deus, moro num distrito a 36Km de Mutum, sei que vc conhece nossa gente. [Novo comentário: adoro a combativa turma de educadores de Mutum. Gente da melhor qualidade. Graças aos colegas pude provar da genuín
a linguiça de Mutum, uma das coisas maravilhosas dessa cidade, que eu ainda terei o prazer de conhecer.]

Estive 10 dias de licença saúde e agora estou de férias-prêmio. Sou professor(a) do ciclo inicial de alfabetização e em setembro completarei 30 anos de serviço, ainda não aposentei afinal vou fazer 50 só em junho de 201
1. [Mais um comentário: Já era para estar gozando merecida aposentadoria, se este país não mudasse as regras do jogo sempre em prejuízo dos de baixo. Se você fosse um ministro corrupto do STF teria sido punido(a) com aposentadoria forçada de 25 mil reais por mês. Sendo professor(a), tem que trabalhar até não aguentar nem mais sair da cama, o que não é o seu caso, pois com 50 anos estará na flor da idade, certamente].

Então, vamos deixar os rodeios e ir no assunto que interessa:

Hoje fui convocado(a) pra uma reunião na escola. Para minha surpresa a diretora passou uma instrução recebida da inspetora de que quem está de licença ou férias não vai contar os dias de reposição que acontecerem no período de sua licença ou férias. Mas, vamos ficar com um saldo negativo em nossa frequência, que será descontado em dezembro. Você já viu falar isso por aí? [Comentário: saldo negativo eu só conheço o da minha conta bancária. Mas, com a mercantilização da Educação, até o linguajar de especialistas começa a tomar tons do economês de mercado. Deveriam ter chamado você na escola é para desejar boas férias e rápida recuperação pela licença médica, ao invés de criar mais um clima de terror psicológico com este papo de saldo negativo. Quer um conselho? Procure um psicanalista, diz que está abalada emocionalmente em função desta pressão em pleno gozo de férias-prêmio, e consiga mais dois meses de licença. Você merece este descanso.]

Você que tem várias fontes das fontes, isso procede?
Minha licença já foi até publicada, as férias concedidas legalmente e eu vou
ficar faltosa?

Seria isso mais uma cilada do faraó e seus ajudantes? [Comentário: tem a cara dele, do afilhado dele e da secretária da educação deles].

Achei muito esquisito [Coment
ário: também achei], até porque se estivesse acontecendo isso seu blog já tinha colocado a boca no trombone... [Adendo: no trombone e na rede mundial da Internet].

Aguardo ansioso(a) por uma resposta,

Agradeço sua atenção,

W"

* * *



Claudineia, com seis dos 10 filhos, foi presa por conta de 10 bermudas enquanto políticos e banqueiros corruptos estão livres e protegidos.


Outra mensagem que recebi foi da nossa colega Graça Aguiar, do Rio de Janeiro, sobre um caso que já virou escândalo nacional. Enquanto bandidos de colarinho branco e outros estão soltos, a justiça brasileira manda prender uma senhora desempregada, mãe de 10 filhos. Leiam a notícia e se puderem mandem o e-mail solicitado ao final.

"
Amigos & Amigas

Há momentos na vida que temos oportunidade de fazer justiça e ajudar os nossos semelhantes, ajudem a salvar uma mãe e 10 crianças. Leiam a notícia abaixo:


Juíza manda prender desempregada, mãe de 10 filhos, por calote de fiança:


"Uma diarista desempregada, mãe de dez filhos, moradora de uma favela em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, corre o risco de ser presa a qualquer momento se não pagar R$ 300 à Justiça.


"A cobrança se refere à fiança por ela ter sido presa em flagrante e depois libertada ao tentar furtar roupas de um supermercado. O crime aconteceu no dia 30 de julho.


"Claudinéia Freitas Santos, 38, foi até um supermercado Carrefour e tentou furtar dez bermudas e dois sapatos para os filhos. Um segurança a flagrou e chamou a polícia. Acabou presa em flagrante".


: Juíza manda prender desempregada, mãe de 10 filhos, por calote de fiança:


Solicito a todos que repassem esse e-mail e mandem mensagens para o Carrefour (endereços de e-mail abaixo), pedindo à empresa para retirar a queixa contra Claudinéia e ressarci-la pelos transtornos causados à sua existência sofrida, para as profissionais responsáveis pela comunicação empresarial em São Paulo:


julianasouza@a4com.com.br


juliana_machado@carrefour.com


Atenciosamente


Graça Aguiar"


P.S.: Enviei a seguinte carta para o Carrefour:

"
Prezados senhores:

Tomei conhecimento do absurdo cometido por esta rede contra uma senhora desempregada e mãe de 10 filhos, que teria sido presa por ter "furtado" 10 bermudas e 02 sapatos para os filhos. Ao invés de chamar a polícia, os senhores deveriam ter conversado com ela e ter ajudado esta senhora. A impressão que ficou para toda a população brasilieira sobre esta rede foi a pior possível.

Para corrigir este erro gravíssimo, de quem demonstra que não possui compromisso social com a sociedade brasileira, seria muito importante que esta empresa reparasse o seu erro pagando a tal fiança para a tal senhora, retirando a queixa contra ela e ainda por cima fornecendo uma caprichada cesta básica para ajudá-la e aos 10 filhos.

Não esperamos desculpas de qualquer forma, mas atitudes concretas para corrigir o erro cometido. Chamar a polícia para qualquer furto que acontecer em seus estabelecimentos não só provoca gasto desnecessário com os serviços públicos, como o da segurança e o da justiça, que já são precários para os pobres (para os pobres!), como também demonstra ausência de política social desta empresa, que deveria corrigir imediatamente esta forma de se comportar.

Absurda também foi a atitude da juíza que mandou prender a pobre senhora - que mostra o quanto certos juízes e desembargadores e ministros do STF, que brigam por teto salarial acima de R$ 30.0000,00 mensais estão distantes das realidades dos de baixo.

Aguardaremos uma resposta o mais breve possível, certos de que uma negativa desta empresa concorrerá para revelar para os clientes a falta de compromissos ético e social para com as camadas de baixa renda no Brasil.

Atenciosamente,

Euler Conrado - Vespasiano - MG - Brasil"


P.S.2: A empresa Carrefour respondeu de forma automática o seguinte texto, que não me convenceu, pois não adianta querer lavar as mãos depois de ter encaminhado a senhora desempregada para a polícia. Portanto, minhas críticas prevalecem. Eis o teor da resposta automática do Carrefour:

"Nota à imprensa

Agosto de 2010

O Grupo Carrefour também se sensibiliza com situações como a da senhora Claudineia Freitas Santos. Por isso, mantém vários programas de inclusão social - voluntariado, alfabetização, banco de alimentos - que possam reduzir a desigualdade social.

Em relação ao ocorrido com a dona Claudineia, a empresa não prestou queixa, mas tomou as providências cabíveis para casos de furto, que é a de acionar as autoridades policiais. O caso foi definido como "crime de ação penal incondicionada", em que o Estado assume a posição de acusador. Ou, em outras palavras, o Carrefour não tem legitimidade para autorizar a revogação da fiança decretada pela Justiça. A empresa esclarece ainda que não propôs qualquer tipo de medida para obter reparação por eventuais danos, o que significa que nenhum valor relacionado à fiança será repassado à rede.

Juliana Souza|A4 Comunicação|11 3897 4144 direto /11 3897.4122 pabx |julianasouza@a4com.com.br
"

P.S.2: Leiam também os links com temas associados:

- Náufrago da Utopia


- S.O.S Educação Pública

* * *

Recebi ainda um e-mail com uma lista de 37 deputados estaduais que votaram contra as emendas dos educadores na ALMG. Como considero que a lista está incompleta, pois omite o nome dos faltosos - que na prática também votaram contra-, vou aguardar por uma lista completíssima, que receberá o nome de "Ficha Suja da Educação" e será publicada neste blog.

1 comentários:

Graça Aguiar disse...

Euler

Também recebi a mesma resposta "congelada", fazer compras nesta rede, jamais!!! Tenho por princípio, não favorecer esses tubarões. Cada Coca-Cola que bebemos e cada hamburger com molho especial do McDonalds, se convertem em impostos e em balas pra matar inocentes. Bebo Guaraná Antártica e como pastel ou empadinha, são nacionais e a quantidade de gordura trans é bem menor.
Quanto a Claudinéia, recebi o seguinte comentário de um anônimo "Queria tentar ajudar esta senhora e tantas na mesma situação pois, nossa cidade é cruel uns tem de tudo e outros nada. Vou criar uma comunidade no orkut...o juíz decretou liberdade provisória porém, sabemos é melhor pedir que furtar "
Ao que tudo indica a pressão funcionou e a Claudineia está fora de perigo. Retirei a mensagem do blog pois ele é específico para publicações referentes à educação, entretanto em casos de emergência, para defender os cidadãos injustiçados e brigar contra a covardia, o blog vai sair da sua linha editorial entrar na briga. Estou tentando obter mais notícias da Claudinéia, qualquer novidade passo pra você.

Nenhum comentário :

Postar um comentário