sábado, 6 de agosto de 2011

EULLER:"Sob forte pressão social, governo de Minas promete o que não pode cumprir."

sábado, 6 de agosto de 2011

Sob forte pressão social, governo de Minas promete o que não pode cumprir





Quem assistiu a entrevista da secretária da Educação na Band - uma entrevista combinada, como tem sido o costume entre o governo e a serviçal mídia de Minas - pode perceber um claro sinal de desespero do governo. Por mais que queiram negar, é evidente a pressão social que estão sofrendo, e que começa a crescer após 60 dias de greve dos educadores em Minas Gerais.

Toda a ladainha do governo, que diz que a greve atingiu poucas escolas e cerca de 2% dos educadores, cai por terra quando se percebe o alcance da propaganda paga pelo governo. Na entrevista, a secretária repetiu o que a outra secretária, a da Seplag, já havia adiantado: que o governo estaria preocupado com os alunos do 3º ano do 2º Grau, que serão prejudicados nas provas do ENEM e nos vestibulares.

A primeira pergunta que qualquer cidadão fará é: uai, caras pálidas, e os outros alunos? Não merecem vossa atenção?

Mas, o maior contraste de tudo isso é a forma arrogante com a qual o governo tenta tapar o sol com a peneira, prometendo para os pais de alunos aquilo que ele não tem condições de cumprir.

Se estivesse realmente preocupado com os alunos - tanto os do 3º ano, quanto os do 1º, ou do 2º, ou os demais -, o governo já teria chamado a categoria para negociar o pagamento do piso para colocar um fim à greve. Ao invés disso, vem insistindo na tese de que já paga o piso através do subsídio, que como todos sabem, não é piso, mas teto salarial. É a tese do calote nos educadores. O governo nos deve R$ 4 bilhões - custo da implantação do piso proporcional do MEC, segundo o deputado Rogério Correia, que agora se recusa a falar no assunto - contra apenas R$ 1,2 bilhão do subsídio.

Na televisão, a secretária da Educação parecia ter total controle da situação, o que está muito longe da real situação da Educação em Minas. Os educadores estão em greve por conta do não pagamento do piso, que é lei federal, mas a secretária insiste em dizer que o governo estava aberto às negociações e que foi o sindicato quem rompeu essa negociação e chamou a greve.

A secretária também foi infeliz quando disse que no dia 15 havia proposto pagar os dias de greve, desde que voltássemos para as salas de aula no dia 20 de julho, com as mãos abanando, ou melhor, com uma "proposta" de continuar negociando após o término da greve.

Ora, se quisessem negociar alguma coisa seriamente teriam apresentado alguma proposta no primeiro semestre, quando várias reuniões entre o governo e o sindicato aconteceram. E nada foi oferecido em relação às principais questões: o piso e a carreira, materializada no antigo sistema remuneratório. Nem mesmo agora, nada é apresentado, além de uma vazia proposta de "aprimorar o subsídio".

Esquecem, propositadamente, os senhores e senhoras do governo que quase a metade da categoria já optou por um sistema diferente do subsídio, o antigo sistema remuneratório. E que essa proposta oca de "aprimorar" o subsídio não diz respeito aos que optaram pelo antigo sistema e são justamente os que estão em greve.

Mas, o governo está cada vez mais num beco sem saída, e por isso vem apelando para as práticas mais absurdas. Essa tentativa de querer garantir as aulas para os alunos do 3º ano é um exemplo do despreparo do governo para lidar com as lutas sociais, especialmente com a greve dos educadores. Dificilmente o governo conseguirá contratar um quadro de profissionais habilitados para preencher as aulas que não acontecem em função da greve. Além disso, qual será o custo desta contratação extra? Se o governo tem recursos para contratar um exército de professores para substituir os milhares de grevistas, não seria melhor usar estes recursos para pagar o piso dos profissionais que são aqueles capazes de dar continuidade aos estudos iniciados no primeiro semestre?

Com esta atitude o governo dá mais uma prova do seu descaso para com os educadores e também para com os alunos e pais de alunos, que seguramente não aceitarão essa solução meia boca, que será responsável pelo baixo aproveitamento dos alunos e uma participação aquém do que seria previsível nas provas do ENEM.

Ao eleger este segmento específico de alunos, o governo tem a clara finalidade de demonstrar que um prejuízo irreparável estaria acontecendo com os alunos do 3º ano - o que, em tese, de acordo com o artigo 9º da Lei da Greve, poderia abrir a brecha para a contratação em substituição aos grevistas. Ocorre que ao fazer tal alegação, o governo confessa sua própria culpa, pois poderia ter evitado este e outros prejuízos se tivesse cumprido a lei, pagando o piso dos educadores.

Logo, o governo não pode burlar o princípio geral da Lei da Greve, que suspende provisoriamente os contratos de trabalho e proíbe que sejam feitas contratações para substituir os grevistas. Além disso, é notória a falta de professores habilitados no chamado mercado de trabalho, especialmente em matérias como Biologia, Física, Química e Matemática, entre outras.

Em lugar de fazer essa fanfarronice pela TV, o governo deveria chamar o sindicato para uma negociação séria, voltada para a real implantação do piso salarial nacional.

Da forma como o governo de Minas - e do Brasil, diga-se - vem se comportando, acaba dando uma verdadeira aula de esperteza, um verdadeiro mau exemplo para a comunidade. Que tipo de lição o cidadão comum que toma conhecimento do que vem acontecendo levará para casa? Que as autoridades passam rasteira nos servidores públicos, que tentam enganar os trabalhadores e os pais de alunos, que se omitem ante às responsabilidades estabelecidas por lei.

Ora, a consequência deste mau exemplo que vem de cima é a formação de uma cidadania às avessas, ou seja, de uma cultura da esperteza, da vilania e do despotismo. Uma cultura que tem tudo a ver com a banalização da vida, do crime organizado e também com as práticas marcadas pela falta de solidariedade entre as pessoas.

Muito do que estamos assistindo e vivendo hoje em dia nas salas de aula, com alunos sem uma pré-educação que vem de casa, deve-se a essa cultura reproduzida pelas autoridades; além, é claro, das políticas voltadas para atender aos interesses dos de cima, deixando à margem milhões de pessoas de baixa renda.

Sob forte e crescente indignação social, o governo está prometendo aquilo que não pode cumprir, quando deveria ter escolhido outro caminho, o da negociação pelo fim da greve.

Se o governo, com este ato, pretende um confronto ainda maior com a categoria, poderá criar um clima de revolta ainda maior, não apenas em relação aos educadores, mas por parte de alunos e de grandes parcelas da comunidade. Ao recusar-se a negociar o pagamento do piso e, ao mesmo tempo, querer substituir o quadro estável da categoria por professores-tampão, o governo assina um atestado de descaso confesso em relação à Educação pública.

Alguém já imaginou acontecer algo semelhante com os policiais militares? Ou com os profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros? Somente na carreira dos educadores é que acontecem essas coisas, quando o governo admite para lecionar pessoas que não são habilitadas, nunca passaram por um banco universitário, jamais concluíram licenciatura, e por isso não dispõem de formação acadêmica e habilidades adequadas para a regência de aulas com a qualidade que se busca e que é exigida pelos termos da legislação educacional vigente.

Ao invés de prometer o que não pode cumprir para os pais de alunos, no afã de dar uma suposta satisfação para a sociedade, o governo deveria é pagar logo o piso dos educadores, que é uma lei federal, e uma conquista nacional dos educadores, e que o governo mineiro não cumpre.

***

"Anônimo:

TALVEZ OUTROS COLEGAS JÁ TENHAM LIDO O QUE ESTÁ NO SITE DAS BRUXAS DO APPMG SOBRE A GREVE ,SE NÃO LERAM,LEIA ONDE ESTÁ "DEBATE SOBRE A GREVE",SE ELAS NÃO TEM O QUE FAZER , ELAS VÃO REZAR, PORQUE SINCERAMENTE TÁ PRECISANDO ENTREGÁ-LAS AS 13 ALMAS,DIGO ISSO PELA FÉ QUE TENHO COM AS ALMAS. SE ELAS NÃO QUEREM AJUDAR ,PELO MENOS SAIA DO NOSSO CAMINHO,NÃO SEI PRA QUE EXISTE APPMG ,DEVE SER PARA AJUDAR A ROUBAR OS NOSSOS DIREITOS!"

"Anônimo:

EULER, TENHO UMA DÚVIDA. COMO SERÁ ESSE CONTRATO DESSES PROFESSORES, TAMBÉM SERÁ POR TEMPO INDETERMINADO? ISSO É QUE É DAR MURRO NO ESCURO! ASSINAR UM CONTRATO SEM TEMPO DETERMINADO!"

"Fernanda Monteiro - Graduanda de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia:

Aeee professores... estamos em uma época boa... Festa de Romaria... vamos aproveitar, fazer umas promessas! Juro que se o Anastasia largar de ser bobo, ano que vem mando fazer um boneco em sua homenagem, boto ele nas costas e vou á pé pra Romaria! kkkkkkkkkk Só assim!!! Bjus!"

Comentário do Blog: Cara Fernanda, carregar o afilhado nas costas deve ser um peso de morrer, rsrs, ainda mais agora que ele anda cercado por 13 almas. Se eu fosse você eu mudava de promessa.

"Anônimo:

Euler, em entrevista a Rádio Iguátiaia o nosso Timotinho afirmou com todas as letras que não tem nem piso , muito menos aumento.Pois é um governador responsável e não pode colocar os cofres do Estado em situação complicada."

"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

Agora mesmo eu recebi um telefonema do Banco Cruzeiro do Sul, um dos bancos que tem negócio com o governo do Estado me oferecendo um cartão gratuito. Me tomaram uns dez minutos. Vieram com essa conversa de direito de servidor etc. Tive vontade de dizer: direito do servidor é a pqp, mas as telefonistas do Banco não tem culpa. Então disse para elas que preferia que o governador cumprisse a lei federal que nos ampara. Recusei o cartão, com todas as vantagens, pois não quero esmola do governador. Se ele pensa que pode me comprar com essas esmolas está muito enganado."

Comentário do Blog: amigo João Paulo, você é deveras uma pessoa paciente e educada, rsrs. Recebi também telefonema idêntico dia desses, mas a ligação não demorou mais do que 30 segundos. E ainda achei muito tempo. Quem está precisando de cartão de crédito? Estamos precisando é de salário decente, do piso que o governo está sonegando dos educadores, de uma carreira decente. Um forte abraço e força na luta!

"Cristina Costa:

Euler e companheiros!!

Esta imprensa é podre!!! Toda ela!!!
Quase todos os comentários que faço, respondendo as inverdades são vetados. Não publicam e olhe, que eu não uso palavras de baixo calão, só falo a verdade e cobro deste governo mentiroso que pare de enganar a sociedade e pague o que deve a educação, aos educadores!

Estou cansada, mas não deixo de postar mesmo assim, é uma maneira de desabafar. PELO menos, eles estão vendo que o povo não é tão bobo assim...

Nossos governantes não querem uma sociedade bem formada e consciente! Não querem nossos alunos politizados, querem continuar a manipular o povo. Eles morrem de medo de perder o "poder".

Há de chegar o dia em que, nossos "pupilos" assumiram o poder e governarão pelo bem comum!

Até a conquista do PISO!"

Comentário do Blog: Tem toda razão, combativa amiga Cristina, essa mídia mineira está abaixo da crítica. A mídia mineira é a negação do direito constitucional da liberdade de expressão. Aliás, essa elite mineira vem se revelando cada vez mais uma elite cínica, canalha, bandida, mafiosa e pusilânime. Precisamos derrotá-la através da nossa luta. Um forte abraço e força na luta!

"Anônimo:

Caríssimos, por acaso alguém colocou a entrevista da "bonitinha" na net, se souberem postem o endereço. Abraço a todos."

"Anônimo:

Anônimo das (09:40),

Sabe para que existe APPMG?

Primeiro, para estragar meu sábado. Não sei para que fui entrar neste site que abomino. Culpa sua!! rsrsrsr

Agora, respondendo a sua pergunta, para atender aos que se dizem educadores, aos vários pelegos que tem na educação, aqueles que votaram neste governo, aqueles que estragam a educação. "

Comentário do Blog: Isso mesmo, colega, é uma entidade linha auxiliar do governo, para enganar trouxas e para servir aos de cima. Força na luta!

"Anônimo:

Bom dia Euler,

Os colegas de Caratinga perderam sua presença, mas nós ganhamos, você esta aqui, firme e forte, lutando por todos!
Algo me diz que a noticia é matéria paga pelo governo, veja:

A Federação das Associações de Pais e Alunos de Escolas Públicas de Minas Gerais entrou com um pedido no Ministério Público Estadual (MPE) para suspensão imediata da greve dos professores da rede estadual. A paralisação chegou ontem ao seu 58º dia.

O presidente da federação, Mário de Assis, disse que o movimento já passou dos limites toleráveis. "Os alunos já estão há quase dois meses sem aula e muitos não têm onde ficar e o que comer, pois dependem das merendas". A Promotoria da Infância e Juventude vai se reunir na próxima semana para avaliar o que será feito.

Protesto. Cerca de 50 professores fizeram ontem uma passeata na avenida Vilarinho, em Venda Nova. Com cofrinhos, eles pararam na porta de um banco e pediram dinheiro às pessoas para os trabalhadores que tiveram o ponto de junho cortado. A Secretaria de Estado da Educação (SEE) informou que está analisando formas de minimizar os impactos da greve.

http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=178792,OTE "

Comentário do Blog: Sem dúvida, combativo(a) colega, esta é mais uma manobra do governo. Esta entidade, que diz representar os pais de alunos, e seu chefe, só aparecem durante as nossas greves, para fazerem o jogo do governo. Já deixamos uma mensagem no link que você citou e dissemos bem claro: ô sujeitinho infeliz esse tal Mário de Assis, pau mandado do governo. Por que ele não ingressou com ação contra o governo exigindo o pagamento do piso e assim evitando a greve? Por que ele não mobilizou os pais para pressionar o governo e cumprir a lei? Agora, vamos ver qual será o comportamento do Ministério Público e da Justiça, que estão se omitindo e não cobrando do governo o cumprimento da lei. Só espero que eles não façam o jogo do governo mais uma vez, pois vamos denunciar em todo o Brasil. E não vamos recuar. A greve continua, até que o governo nos pague o piso! Um forte abraço e força na luta!

"Denise:

Respondendo a nossa Colega Júlia,

Júlia, veja o que justifica ser o piso para todos os profissionais da educação:

Altera o art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com a finalidade de discriminar as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o O art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:

I – professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;

II – trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas;

III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.

Parágrafo único. A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:

I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho;

II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço;

III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.” (NR)

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 6 de agosto de 2009; 188o da Independência e 121o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad

Este texto não substitui o publicado no DOU de 7.8.2009

Sem citar a Lei 15293 (Plano de carreira MG):

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1° - Ficam instituídas, na forma desta lei, as seguintes carreiras dos Profissionais de Educação Básica, que integram o Grupo de Atividades de Educação Básica do Poder Executivo:

I - Professor de Educação Básica - PEB;
II - Especialista em Educação Básica - EEB;
III - Analista de Educação Básica - AEB;
IV - Assistente Técnico de Educação Básica - ATB;
V - Assistente Técnico Educacional - ATE;
VI - Analista Educacional - ANE;
VII - Assistente de Educação - ASE;
VIII - Auxiliar de Serviços de Educação Básica - ASB.

Um forte abraço e força na luta."

"Anônimo:

Oi Euler
Bom dia.
Tenho uma sugestão.Gostaria que você fizesse uma lista dos deputados que nos apoiam, dos que publicamente se colocam contra a categoria e daqueles que se calam,se acovardam. Por favor, esta lista seria salva em nossos pcs e nas próximas eleições analisaríamos com todo cuidado a quem daríamos nossos votos e ainda faríamos propaganda contra aqueles que apoiaram as canalhices do escroque e das pútridas do PSDB.
Ajude-nos a sanear o futuro porque o presente já está perdido.
Abraço grandão Euler."

"Anônimo:

Caro Euler
Pergunto para uns e outros as razões da nossa greve e muitos ainda respondem que queremos aumento de salário. O sindute deveria ser mais cuidadoso mostrando nossas reais aspirações. Há diferença entre pedir aumento e reivindicar um direito tirado a fórceps do STF. A lavagem cerebral do governo é mais eficiente que as explicações do sindicato. Talvez se pais e alunos entendessem de fato o que há nos bastidores abraçassem a nossa causa e não culpar-nos-iam pela greve. O último comunicado foi muito confuso e rápido. É preciso de mais clareza e eficácia. Ficar repedindo leis e números confunde e atrapalha o entendimento."

"Anônimo:

Boa tarde Professor Euler, a respeito da imprensa, no caso do Jornal Estado de Minas, acho que tem vários funcionários públicos (Professores) assinantes, que tal o pessoal ligar para o referido e cancelar a assinatura, expondo o motivo. Força na luta."

"Anônimo:

há..........para Mario de Assis escola é refeitório e creche?
Ou seja, as babás de luxo terão que estar de plantão? BONITO....
Mario de Assis vá lamber sabão.
Preocupe é com esse governo safado que não cumpre Lei. Os professores são profissionais e merecem respeito."

"Anônimo:

Então quer dizer que o TIMÓTEO das ALTEROSAS disse que é um governante sério e por isso não pode colocar os cofres do estado em situação complicada!! Que interessante a posição do Sr. TIMÓTEO das ALTEROSAS, primeiro porque o cérebro não pensante dele considera EDUCAÇÃO como gasto, EDUCAÇÃO é INVESTIMENTO. Ele complicaria os cofres das ALTEROSAS se não fizesse tantas as bandalheiras feitas com dinheiro público, só para citar UMA de conhecimento PÚBLICO - as PROPAGANDAS pagas a PESO de OURO para a MÍDIA, de modo a enganar a sociedade. Se ele é tão responsável assim, conforme quer parecer, não precisaria alardear na mídia a sua seriedade. Essa propaganda intensa de seu compromisso com os cofres públicos e de sua seriedade, por si só já é questionável, pois se as ações praticadas por ele fossem outras, não precisava de propaganda. O BOM não precisa se MOSTRAR, é RECONHECIDO NATURALMENTE. Quando queremos explicar muito é porque não convencemos nem a nós mesmos. Essa TRUPE DA DESGOVERNANÇA MINEIRA precisa entender que a SOCIEDADE já sabe que esse DESGOVERNO só está querendo se sair bem dessa atrapalhada que o mesmo arrumou. Se disse que é responsável, prove, mas com ações e não com propagandas enganosas. VAMOS VER SE NAS AÇÕES DAQUI PARA FRENTE, VAI HAVER DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO EM TENTATIVAS PARA SALVAR A CARA DE PAU. Aliás, essa trupe devia andar com um vidro de óleo de peroba no bolso ou na bolsa para dar um lustre, a toda hora, na cara de pau deles."

"Anônimo:

ACRESCENTANDO AO COMENTÁRIO DO COLEGA ,O SINDICATO QUE NOS REPRESENTA ESTÁ MUITO DEVAGAR NAS INFORMAÇÕES.ACONTECE REUNIÕES OU MESMO ENCONTRO ENTRE DIRIGENTES,SINCERAMENTE A DEMORA PARA COLOCAR NA NET É TANTA,QUE TÁ DEIXANDO A GENTE DECEPCIONADO."

"LEOPOLDINA - ZONA DA MATA:

Olá combativo e incansável Euler. Gostei muito dessa sugestão de um colega. Eu já cancelei minha assinatura deste jornaleco chamado estado de minas (minúsculo). Falei os motivos e aproveitei para esculachá-lo. Todos deveriam fazer o mesmo. Se possível de forma maciça.

Abraços de LEOPOLDINA, NA ZONA DA MATA."

"Anônimo:

Caro euler, já aconteceu em uma greve que durou 79 dias(não deve ser do seu tempo) o governo ameaçou contratar substitutos. Mas a idéia não vingou. Os professores titulares ameaçaram ir para a escola assistir as aulas de seu substituto.
Aí, é ruim de alguém se candidatar para essa vaga, e comprar essa briga, principalmente em cidades pequenas que todo mundo conhece todo mundo, seria muito desgaste. Surgiu também a idéia de irem para as proximidades da escola e convencerem seus alunos a não entrarem para assistir aulas.
Os professores tem que começar a bolar alguma estratégia para impedir que isso aconteça."


"Anônimo:

kkkkk, No que diz respeito à contratação já estou rindo. Para o meu lugar, modéstia às favas,só se for melhor do que eu, porque apesar do salário que ganho, me preparei muito bem academicamente e não foi por correspondência e nem por cursos de final de semana. Toda a minha formação foram nas melhores Universidades Públicas deste país. Os meus alunos do 3º ano são ótimos, inclusive muito críticos. Minha relação com eles é muito respeitosa, são turmas que entro e saio com o MAIOR PRAZER, exatamente, porque não sou professora que depende de livro para ministrar aulas, aliás estou sempre pedindo-os para consertarem determinados conceitos, por isso a nossa relação respeitosa. Então, quem ficar no meu lugar tem que mostrar serviço, porque quando voltar se não tiver dado conta, vou detonar!"

"EDUCADORA:

Euler,
Só existe uma solução para o FIM DA GREVE, o CUMPRIMENTO DA LEI pelo governador Anastasia! Não vejo outro caminho! Ele precisa acabar com esta enrolação, porque senão vai piorar a situação do governo frente à população. Todos já sabem que os alunos estão sem aulas por CULPA DO GOVERNADOR ANASTASIA! Não entendo por que o governo insiste em não PAGAR O PISO e ainda por cima tenta jogar a sociedade contra os educadores como se a população não soubesse reconhecer quem é o MENTIROSO E DESONESTO DESTA HISTÓRIA. Não adianta usar a mídia comprada para mascarar a realidade do caos a que chegou a EDUCAÇÃO MINEIRA. Não adianta criar estratégias "falidas", a sociedade merece respeito e quer soluções pautadas na qualidade efetiva e garantida de Ensino. PAGUE O PISO e FIM DE PAPO!!!"

"MBOIUNA:

Euler, é impressão minha ou este tal de Mário de Assis é muito ligado à APPMG?"

"JU OLIVEIRA:

Olá Euler,

Acho que o Sindicado deveria pedir o direito de resposta à Band. A secretária ontem não teve coragem de responder perguntas dos telespectadores ao vivo.

Sugiro que o sindicato faça cópias dos contracheques apresentados na última assembleia para que possamos espalhá-los pelos estabelecimentos comerciais perto de nossas casas."

"Sebastião de Oliveira- Carangola:

Caros professores,
Dia 10/08 está chegando, 4ª feira próxima, o último dia para opção dos que ainda não o fizeram para volta a carreira antiga. Após esta data o Governador não terá mais desculpas para negociar. Ele está proibido por Lei, de pagar salário base sem as vantagens inferior a R$712,00 para uma jornada semanal de 24 horas aos professores da carreira antiga. Fiquem tranquilos, pois a Lei terá que ser cumprida, se assim não fosse, o Congresso, o Judiciário, e o STF não teriam razão de existir.

Sebastião de Oliveira- Carangola"

"EDUCADORA:

Euler,
Queremos que o governo dialogue com a CATEGORIA, queremos ser respeitados, queremos o NOSSO PISO! O Governador está pensando que, divulgando a notícia de que irá substituir professores do 3º ano, com a falsa imagem de preocupação com os alunos, que nós professores destas turmas, iremos retornar às salas de aulas sem o PAGAMENTO DO NOSSO PISO, está muito enganado! Primeiro o governador CORTOU o nosso SALÁRIO, agora quer contratar professores substitutos, nenhuma atitude intransigente deste governador irá nos intimidar e nos fará acabar com a GREVE sem conquistarmos o que com ela viemos buscar, o nosso PISO SALARIAL! FORÇA AMIGOS, JUNTOS SOMOS MAIS!!!"

"Anônimo:

Ê Euler, vc foi avisar aqui no blog que ia até Caratinga e ainda mais junto com o Rômulo, aí o governo deve ter comprado todas as passagens até Caratinga para impedir a ida dos dois companheiros...rssssssssss

O governo lê o blog ou seria ação das 13 almas do mal?"

"Maria Helena - Ipatinga:

Aos colegas que ainda não entraram na luta.
Parte de uma carta escrita por um professor.
A carta toda se encontra no blog S.O.S EDUCAÇÃO PÚBLICA.
..."A sua inação está custando o ORGULHO de ser educador, numa sociedade que, a cada dia que passa, premia mais e mais a esperteza a ambição, o consumo e o individualismo, em detrimento de valores como honestidade, solidariedade e participação.

Essa é a hora em que o medo vira raiva! É a hora de entrar com tudo. De dizer CHEGA! Sou um educador e EXIJO ser tratado com respeito!

Se você é mais um desses "abnegados" que não aderem à greve para não "prejudicar seus alunos de 3º ano", que tal pensar:

"O que será desses meninos quando eles se forem? Irão para uma universidade? Ou serão mais um McEscravo? Um Bob'sBobão - NA MELHOR DAS HIPÓTESES?"

Que tal ser REALMENTE abnegado, e, lecionar para seus alunos em praça pública? Ou lecionar para seus alunos, mas EXIGIR o código 61?

Você está garantindo que seus alunos farão um bom vestibular (se é que vestibular é bom) e ainda assim, estará dentro do movimento!

Você tem dúvidas quanto a validade da greve? Eu também! Você teme o corte de ponto? Eu também! Mas como diz a citação, "Antes a tristeza da derrota, que a vergonha de nunca ter tentado"!

Nossa luta é justa. É por dignidade. É pelo nosso orgulho! É por respeito. É para que, daqui a muitos anos, eu possa olhar para trás e, na certeza do dever cumprido, saber que nada disso foi em vão. Esta greve não nos garante absolutamente NADA, a não ser nosso direito de nos indignar.

Parece pouco, mas acredite: há coisas muito mais importantes que dinheiro."

Waine Vieira Junior

Fonte: Comunidade Professores da SEEDUC-RJ

Essa carta é um verdadeiro puxão de orelhas àqueles colegas que traem a categoria, permanecendo na escola com desculpas esfarrapadas. Mas que na verdade são um bando de covardes.
(Maria Helena - Ipatinga)"

"José Maria:

Euler,
Bem que Anastasia poderia deixar de "pirraça" e pagar logo o nosso PISO. Assim, acabaria a GREVE e todos retornariam às suas rotinas. Será que ele ainda não entendeu que não vamos desistir enquanto não alcançarmos o nosso objetivo principal, que é o PAGAMENTO DO PISO SALARIAL. Sou professor de turmas do 3º ano do Ensino Médio e não me incomodo com a atitude mesquinha dele mascarar o problema, levando para as salas de aulas, pessoas sem habilitação, sem a mínima condição de fazer um trabalho dentro das exigências dos CBCs, PCNs... E depois vem falar de Educação de Qualidade? Governador, CUMPRA A LEI E ACABE LOGO COM A GREVE! Ao contrário, lutaremos até a COPA DE 2014!!! Professores, não se intimidem, temos a Lei a nosso favor! Força na Luta! A GREVE continua até o PAGAMENTO DO NOSSO PISO!"

"EDUCADORA:

Euler,
Queremos que o governo dialogue com a CATEGORIA, queremos ser respeitados, queremos o NOSSO PISO! O Governador está pensando que, divulgando a notícia de que irá substituir professores do 3º ano, com a falsa imagem de preocupação com os alunos, que nós professores destas turmas, iremos retornar às salas de aulas sem o PAGAMENTO DO NOSSO PISO, está muito enganado! Primeiro o governador CORTOU o nosso SALÁRIO, agora quer contratar professores substitutos, nenhuma atitude intransigente deste governador irá nos intimidar e nos fará acabar com a GREVE sem conquistarmos o que com ela viemos buscar, o nosso PISO SALARIAL! FORÇA AMIGOS, JUNTOS SOMOS MAIS!!!"

"Graça Aguiar - Rio de Janeiro:

Esse post acaba de dissipar as minhas dúvidas! Há uma conspiração nacional para destruir a educação pública e a espinha dorsal deste projeto é a extinção dos professores.

Já reparou que todos seguem uma cartilha básica? Veja alguns dos princípios postos em prática recentemente:

1) Congelamento de salários;
2) Adoção da Meritocracia (subsídio, bônus, gratificação, etc.) para dividir a categoria e enganar o povo que estão investindo na educação e valorizando o professor.
3) Anunciar que apenas 2% (número padrão cabalístico) aderiram a greve.
4) Corte de ponto para pressionar os grevistas.
5) Gratificações polpudas para diretor(a) atuar como capitão-do-mato.
6) Ameaça de contratação de professores para substituir os grevistas, sem esquercemos que a carência crônica observada no período pré-greve não foi resolvida por esse expediente.

Assim sendo, concluo que todos estão seguindo um manual elaborado por Joseph Goebbels e Torquemada, cujo título é "COMO GARANTIR O TRIUNFO DA IGNORÂNCIA: EUTANÁSIA LENTA E GRADUAL DO MAGISTÉRIO".

Força na luta companheiros! A greve continua!

Grande abraço

Graça Aguiar
S.O.S. Educação Pública
http://soseducaopblica.blogspot.com"


"Anônimo:

Caros colegas e guerreiro de vespá,
Neste brilhante "cucuruco" que ostento penso que o governo tem sido na verdade nosso principal aliado... Vou explicar! Toda vez que essa corja aparece cometem uma atrapalhada pior que a outra: Irrita os seres pensantes do estado quando se posiciona a todo momento de forma asquerosa acima da verdade como se essa estivesse preço! Nada irrita mais uma pessoa quando você coloca em dúvida sua inteligência... Dessa feita temos uma massa cada vez mais numerosa de pessoas irritadas (trabalhadores em educação e seus familiares). Portanto não adianta o governo se cercar de "puxa sacos", para desmoralizar e desmobilizar os trabalhadores em greve, porque caso consigam (mutíssimo improvável), o governo não obterá resultados positivos, a menos que maqueie os dados (normal).

Sei que vocês não concordam em fazer o jogo do governo de destruir a educação em Minas (nossos alunos não tem culpa), mas penso que será a segunda fase de nossa maravilhosa revolta contra os "fora da lei".

Se a sociedade mineira nos brindar com um uníssono desdén, não nos restará nada a fazer que desdenhar também.
Para evitar essa fase, é necesário que se resolva a primeira, canalizando nossa irritabilidade aguda em direção à conquista do piso (o que tem feito aliás esse blog). Digo isso porque tenho receio que mais uma vez o governo com toda máquina que dispõe tome para si o apoio dos pais. Isso ocorrendo, a greve sai da rua e entra pra sala de aula... E o estrago poderá ser bem maior, pois ninguém aceita trabalhar de forma colpusória como querem o governo sua corja e todo o resto que o apoie. Profetizando, assistiremos a uma "Revolta da chibata" em Minas.
Agora um refresco!!!

Na minha cidade, ao contrário de alguns comentários aqui, quando percebemos que tem companheiros que cogitam a idéia de abandonar a luta, convidamos os valentes e conseguimos demover tal insanidade. Continuamos pois, em greve até a conquista do piso, CQC!!! Na minha cidade temos, 10 escolas, todas em greve por tempo indeterminado!!!
Uma dica que tem funcionado conosco é o apoio dos padres e do pessoal responsável pela limpeza e merenda da escola. A GREVE ESTÁ APENAS COMEÇANDO...
NINGUÉM SUBSTIMA A UNIÃO E A VALENTIA DESSA CATEGORIA, IMPUNIMENTE!!!

PS: Para aqueles que se recusam a enfrentar esse governo covarde alegando dificuldades financeiras, uma pequena dica: Matheus 24 a 34.

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?

26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?

27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?

28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;

29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.

30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?

31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?

32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.

33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."

"Fátima:

Caros companheiros, mais triste que ver colega trair o movimento é ver colega traidora fingindo indignação por que na escola em que ele leciona cuja tradição grevista era muito forte nesta greve só tem duas professoras paralisadas, que no caso, não inclui a mesma. pode!"

"Fátima:

Euler, seu blog é o nosso acalento, a nossa força. Quando me sinto deprimida e revoltada com tantas mentiras e descaso deste governo e a omissão da sociedade, é em sua fonte que venho beber desse líquido tão precioso e tão escasso nos dias de hoje - o companheirismo."

"Helena - João Monlevade:

É ISTO AÍ, PROFESSOR EULER, ESTAMOS TRAVANDO UMA GRANDE LUTA: DE UM LADO OS EDUCADORES CIDADÃOS, COM TODA A SUA CORAGEM, DISPOSIÇÃO E ENTENDIMENTO DAS LEIS ; DO OUTRO LADO O anastAZIA, AS secretária estaduais e os professores FURA-GREVE, QUE ESTÃO FAZENDO DE TUDO PARA A NOSSA DERROTA. SÓ QUE VENCEREMOS, POIS O PISO É LEI FEDERAL E SEM PISO NÃO RETORNAMOS. NO PRÓXIMO BLOG VOU CITAR AS ESCOLAS DAQUI DE JOÃO MONLEVADE QUE ESTÃO AJUDANDO O DESGOVERNADOR CONTRA A LUTA DOS EDUCADORES, OU SEJA , AS ESCOLAS DOS FURA-GREVE. MAS A MAIORIA ESTÁ NA LUTA.

HELENA, PROFESSORA EM GREVE COM MUITO ORGULHO."

"Piso, quer dizer - Josias Guedes:

MEU PISO...
NÃO É DIFÍCIL:PISO É PISO
EU SOU PISO
MEU PÉ E MINHA MENTE QUEREM PISO
MAIS DE OITENTA E CINCO MIL QUEREM PISO
MAS O GOVERNO NÃO PAGA O PISO
ELE QUEBRA O PISO
ELE ESCONDE O PISO
QUER NOS ENFIAR NO TETO
UMA PSICOSE DO TETO
TETO
TETO
TETO
IDÉIA FIXA NO TETO
ELE E TODA A CAMBADA TEIMA NO TETO
E SABE QUE COM O TETO ECONOMIZARÁ NO PISO
HIPOCRISIA GOVERNAMENTAL PELO TETO
CATEGORIA COM FÉ E LUTA PELO PISO
O HOMEM PISOU NA LUA NEM LÁ TINHA TETO
PROFESSOR MINEIRO QUER PISAR E FINCAR BANDEIRA NO TETO
SAMBAREMOS NO PISO
TETO É PARA ANASTASIA E SUA TRUPE
QUE NEM SABEM SAMBAR
MAS MENTEM QUE ENTENDEM DE TUDO NUMA BELEZA!
CONTINUO MEU SONHO PELO PISO
O PISO HÁ DE SAIR
POIS SEM ELE, HAVERÁ NO BRASIL UM GOVERNO
SEM PISO E COM TETO FURADO
IGUAL AO PAPO FURADO DO GOVERNADOR ANASTASIA.
ONDE JÁ SE VIU COMEÇAR UMA CASA PELO TETO
SÓ O GOVERNADOR QUE PARA ECONOMIZAR ALGUNS BILHÕES MENTE QUE SÓ O TETO JÁ É SUFICIENTE!
ALGUÉM PODE RECOMENDAR UM PROFESSOR ALFABETIZADOR OU UM PSICANALISTA PARA O GOVERNADOR?"

"Helcilene:

Euler seu blog é a minha fonte de informação sobre a greve. Sou da cidade de Brasília de Minas. A maior escola da cidade aderiu a greve desde 03/2011. Estamos tentando mais adesão. Sei que tem contatos com o pessoal de Montes Claros e queria lhe pedir um representante desta subsede aqui em minha cidade no dia 08/08 às 9 horas ou às 17:20 para uma reunião com o pessoal das outras escolas.
Espero contato pelo e-mail.
Helcilene /Brasília de Minas"

"Anônimo:

Olá Euler conversei com meu colega Ronaldo, sobre como podemos fazer uma manifestação diferente de parar a cidade toda. Se na terça fomos fazer alguma manifestação que façamos sem ter de para a cidade toda, penso que as pessoas ficam irritadas e acabam tomando antipatia com nosso movimento. Digo isso pois vejo comentários feito por pessoas nos sítios onde as reportagens são feita , uai , hoje em dia , tempo, as pessoas reclamam muito da manifestação, pois as pessoas estão cansadas e querendo ir embora para casa e toda semana ter isso fazem as pessoas tomarem raiva pelo nosso movimento,(temos que incomodar é a classe média e alta) temos que fazer outro tipo de manifestação como a do "abraço" no ministério público foi muito legal. Mas tomara que não precisemos. O que acha Euler?

Poderíamos fazer um panfletagem no centro mostrando as mentiras do governo e os nossos contracheques.Se cada professor distribuir 20 , serão 100.000 pessoas sabendo das mentiras do governo e assim não atrapalhríamos a vida dos trabalhadores como nós."


"Anônimo:

União, muita união e força na luta pelo piso e contra o desgoverno do Timotinho Cabral das alterosas."

"Anônimo:

Só existe uma forma de deter o Timotinho Cabral das alterosas. Aderindo à greve e fortalecendo o movimento.
Ou nos unimos e defendemos nossos direitos e nossa dignidade, ou ficaremos à mercê de um governo fora da lei,que zomba do judiciário, manipula a mídia,despreza a educação, oprime os educadores e abandona os alunos.
O piso salarial é um direito que beneficia a todos os educadores.
A greve está numa fase decisiva. junte-se a nós e acredite que a união faz a força.

GREVE PELO PISO, PELA LEGALIDADE,PELA DIGNIDADE E PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
UNIÃO A NOSSA PORTA PARA A VITÓRIA."


"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

Quando fiz minha graduação em História,em Barbacena, tive como Professora de Prática do Ensino de História uma mestra de Juiz de Fora. Ela sorteava os temas e os alunos que iam dar a aula prática. E ia para o fundo do carteira e tomava os ares de aluna. O professor estava dando sua aula e de repente ela o interrompia com uma pergunta altamente sarcástica. Essa técnica tinha a propriedade de desnudar o aluno que enrolava a aula e o que ensinava.

Sugestão: se o governo fizer isso mesmo contraataquemos: os professores de 3° ano entrem na sala e perguntem sarcasticamente. Aí é que eu quero ver.

Saudações, João Paulo."

"professor Gilson:

Euler eu tenho uma sugestão:
Juntar todos os 6 mil professores que foram a assembléia e quebrar a prefeitura e derrubar logo o ditador e acabaremos com isso.
Se o governo age como uma ditadura então a derrubaremos como se derruba uma ditadura!!"

"Alessandro - Uberlândia deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Sob forte pressão social, governo de Minas promete...":

Ola pessoal lendo o EM Mario de Assis que acha que escola e restaurante e que professores são babas, irá aumentar o histórico de incompetencia desse pessoal.
Verificando a reportagem propositalmente ele diz que não há uma estimativa de escolas que estão paradas sabe pq? pois divulgando a quantidade ele desmente a nossa valorosa Secretária de Educação que existe somente 2% de escolas em greve.
o Sr Manoel de Assis considera greve uma " covardia social" covardia social e o que o governo fez cortando os salários isso pode? se ele está tão preocupado então vá lá dar aulas
Continuamos a sessão pérola do Sr Manoel de Assis, como diz o meu colega acima "Cala a Boca Manoel de Assis" que só sai do armário em período de greves.

Nossos valorosos dirigentes ou os três patetas da alterosas nosso Governador e as duas Secretárias a deseducação a de planejamento que não planeja nada estão se enrolando até o pescoço só avise para elas que a GREVE CONTINUA"

"ANATAFEIE ASI:

EULER, ACABEI DE OUVIR AGORA NA ITATIAIA NO PROGRAMA DE UMA TAL CARLOS VIANA, UM SUJEITO QUE NÃO ME LEMBRO O NOME VOZ DE MAIS VELHO DIZENDO QUE É ALUNO. NÃO SEI DE ONDE , NÃO FALOU, MAS PARECE QUE VAI TER QUE VOLTAR PARA A ESCOLA, NÃO FALA COISA COM COISA, TEM UM OUTRO QUE NÃO VOU FALAR O NOME PQ ELE DEIXOU BEM CLARO QUE QUER SE CANDIDATAR, FOI A PIOR ENTREVISTA QUE JÁ OUVI. SABE QUANDO AS PESSOAS FAZEM TEATRO? MESMO NÃO CONCORDANDO COM AS COISAS VOCÊ AS DEFENDE? FOI MAIS OU MENOS ASSIM, DEU A SEGUINTE IDEIA:PAGANDO BEM QUE MAL QUE TEM. ELES SE ESQUECEM O PODER QUE TEM AS PALAVRAS E QUANDO DEUS LHE DÁ ESTE DOM E ELE NÃO É USADO PARA O BEM O QUE SERÁ QUE ACONTECE? PENSE NISTO SENHOR CARLOS VIANA E COMPANHIA."

"Anônimo:

Essa proposta da colega, embasada na postura da professora dela, achei ótima. Imagine que legal, todos professores assistindo às aulas daqueles que forem nos substituir. Huuuuuuuuuuuuummm vai ser um show. Melhor, ainda, se forem aqueles bem analfabetos, dentre tantos que há por aí, cujo objetivo é só "descolar um troco" por lá. Porque há professores que substituem e não dão conta de preencher o diário. Mas, este DESGOVERNO, também, não está dissociando ESCOLA (espaço de aprendizagem) de ESCOLA DE SAMBA, porque o que ele está querendo fazer é um CARNAVAL fora de época, só que a ESCOLA não é lugar para fazer CARNAVAL é lugar de discuti-lo, inclusive esse da falta de respeito com quem paga os impostos neste Estado.!"


"Anônimo:

Olá caros colegas em luta:

"Desabafo de uma professora em busca de dignidade".

Sou professora, professorinha como muitos dizem. Trabalhei por longos e incansáveis anos em lugares de difícil acesso, cursando minha faculdade, o pós graduação, enfrentei tempos ruins, lutei junto aos meus companheiros, criei meus filhos, em busca de um mundo melhor.

Hoje me vejo lutando pelos direitos por mim adquiridos (e com muito suor) que me são negados. Subsídio?! Eu quero o PISO SALARIAL a que tenho direito, juntamente com meus biênios e quinquênios e outras vantagens.

Por que o governo me nega o que me é de direito?
Eu sou uma professora que luta por um amanhã melhor, ensinando aos meus alunos a dignidade, o respeito, a força e a coragem de vencer e ser uma pessoa digna e bem sucedida.
O que meus filhos me perguntam sempre?

- Mãe, porque o governo só trata desta forma os professores? Por que só vocês não tem um salário digno? Como podemos cortar ainda mais as despesas em nossa casa? A senhora não vai poder pagar meu curso este mês?

Ora!!! Sou um ser humano vencedor e não será um governo que despreza nossa classe que me derrotará.

Quando meus filhos eram crianças, lutei em busca de uma contribuição dada a cada filho:R$0,24!!!!

Parece brincadeira, meu Deus. Eu não brinco em sala de aula com a vida dos meus alunos, pelo contrário, trato-os com respeito, carinho e dignidade, pois todo ser humano merece. EU TRABALHO COM VIDAS!

O que fazer? Desistir? Cruzar os braços? EU SOU BRASILEIRA. Não desisto. Desabafo, choro, clamo o direito que me é negado.

Peço a Deus que toque no coração destes políticos (espero que eles o tenham).

Que a nossa classe se una mais em busca de um salário mais digno e que o bom senso prevaleça.

Obrigado Euler por este espaço por nós tão importante.
Lembre sempre que tudo que é pedido às almas, alcançamos, quando pedimos com fé.

Que Deus nos abençoe sempre, cada vez mais."

Comentário geral: o portal UAI, da famiglia do Faraó, publicou novo texto sobre as medidas que o governo estaria pensando em tomar para detonar nossa greve. Perda de tempo, claro. Mas, em todo caso, quem quiser ler e comentar, clique aqui. Êta imprensazinha fuleira! Já deixei meu comentário, ainda não publicado, dizendo, mais ou menos assim: "Quando é que a imprensa mineira vai explicar para a população que subsídio não é piso, mas a somatória total de salário? E que a Lei 11.738 impõe a implantação do valor do piso no vencimento básico? E que o piso pago em Minas é de apenas R$ 369,00?".


"EDUCADORA:

Euler,
Você nos surpreende a cada manhã com uma nova análise e todas muito bem fundamentadas.
Não é novidade alguma o governo prometer o que não pode cumprir, novidade seria ele cumprir o que prometeu. Aliás, não foi pouca coisa não, basta lembrarmos da última campanha em que ele concorreu. Quero mandar um recado aos PAIS que realmente estão preocupados com a EDUCAÇÃO de seus filhos. Eles deveriam juntar-se a nós e exigir do governador que negocie com a CATEGORIA EM GREVE e atenda às nossas reivindicações. Esse tal de Mario de Assis, deveria é coordenar os pais e entrar com ação no MP contra este governo tirano, que não está nem aí em garantir os 200 dias letivos com aulas de QUALIDADE E APRENDIZAGEM EFETIVA. Isto se comprova, quando o governador anuncia que irá substituir os professores em greve. Para determinadas disciplinas, normalmente, quase já não se encontra professores devidamente habilitados e competentes. Então, como Anastasia quer qualidade no ensino? Não me interpretem mal, mas para ele basta colocar "qualquer um", desde que tape o "buraco", "um boneco" só pra fazer de conta que está ministrando aulas, na verdade uma forma de enganar os pais e os alunos, fingindo que foram atendidos e que não serão mais prejudicados em sua aprendizagem. Pura MENTIRA! Será que o governo pensa que os pais e os alunos são tão idiotas, que irão aceitar qualquer pessoa dizendo que vai dar aulas, mas que na verdade, só irão tomar "conta" dos alunos, porque dificilmente encontrará pessoas com conhecimento, didática e preparo para substituir à ALTURA o grande número de professores em GREVE, sem falar que por uma miséria de salário!? Tenho certeza, pelo menos nas escolas em que leciono que, os PAIS E OS ALUNOS, são muito mais espertos e exigentes do que AnastAZIA e sua corja juntos. Nenhum aluno responsável, irá aceitar o joguinho de "faz de conta" proposto pelo governo. Trabalhar com alunos exige muita sabedoria, planejar teoria e prática, dominar o conteúdo específico e o CBC, verificar quais habilidades os alunos já dominam e quais ainda precisam dominar, enfim não é uma tarefa tão simples como o governador coloca. A promessa do governador é uma promessa vazia, irresponsável, covarde e cruel porque ignora a inteligência das pessoas envolvidas, típica de um governo que não conhece o dia a dia da Educação Básica, promessa esta que deixa claro o descaso do governo com a EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS e ao mesmo tempo o seu desespero em se livrar, rapidamente, da COBRANÇA DOS PAIS, ALUNOS E SOCIEDADE. Mas o problema maior e que o governo não imagina, é que nós, EDUCADORES bem ao contrário dele, governador, já conquistamos a confiança e o reconhecimento do nosso trabalho, junto aos pais e alunos para os quais lecionamos. Essa é a grande e mais importante das DIFERENÇAS!!! AnastAZIA, PAGUE O NOSSO PISO e não precisarás PAGAR MAIS MICO!!! Um forte abraço e continuaremos firmes na Luta e na GREVE até sermos atendidos!!!".

"Anônimo:

Pq o sindute não pede direito de resposta à mídia para apresentar a verdade dos fatos? como disse o companheiro acima este sindicato ´muito devagar e tb acho q ele não representa satisfatoriamente a nossa categoria."


"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

Como eu não estou logado naquela porcaria do Portal Uai, não posso fazer comentários, e nem denunciar, mas eu vi que você comentou lá. Te peço por favor que leia o comentário de um tal ''Thomas Turbahndo'' (soletre as palavras e veja o que ele tem na cabeça) e denuncie o tal comentário que disse que a ''justiça tem que intervir não só para conter os grevistas profissionais, como para obrigá-los a repor as aulas que não foram dadas''.

Desde há muito tempo que eu não confio nesse jornal. Já te contei o samba do crioulo doido que eles fizeram com um artigo meu a respeito de Carandaí, capela de N.S.da Glória da Ressaca? Em 1997 os vereadores de Carandaí estavam lutando pelo tombamento da Igreja da Ressaca. Eu escrevi um histórico e entreguei para o vereador Amaury. Pois não é que os imbecis foram resumir o meu artigo (que aliás eles não mencionaram a minha autoria) e disseram a barbaridade de que a Ressaca em 1741 havia ido pertencer à arquidiocese de Prados? Quando no meu histórico constava que a capela recebera provisão de pia batismal naquele ano. Ora, se nem diocese havia em Minas na época, e Prados até hoje é uma paróquia da diocese de São João del-Rei.

Outra do Estado de Minas foi fazer uma reportagem a Catas Altas, perto de Santa Bárbara, e publicou a foto de outra cidade, Catas Altas da Noruega. Este fato me foi contado por um amigo, o Prefeito desta última cidade.

Agora, convenhamos: como podemos confiar num jornal que comete esses tipos de erro com as cidades do interior?"


Comentário do Blog: caro amigo João Paulo, é perda de tempo bater boca com um elemento imbecilizado como o citado. Quanto ao jornal, como você bem disse, não tem credibilidade, já que vendeu sua alma para o esquema mafiomidiático que domina o estado.

"Anônimo:

É AnastAZIA, esta greve está acabando com você e sua corja. Quando esclarecemos à sociedade o que está acontecendo de fato conosco e com a educação mineira, todos dizem: "que absurdo, mas não é isso que a mídia divulga, pensar que eu votei nesse cara, que ele está no poder com o meu voto, mas foi só desta vez, agora nunca mais". Viu governador, quando informamos bem as pessoas da situação em que se encontra os educadores e a educação mineira, não tem quem vá contra nós educadores para ir a seu favor! É melhor parar de prejudicar os educadores, pagar o nosso piso salarial e acabar logo com esta greve, antes que você tenha que "passar" o seu governo para outro."

"Gleiferson Crow:

Olá Companheiros

"Todos somos iguais perante a lei, mas não perante os encarregados de fazê-las cumprir." S. Jerzy Lec

Esse pensamento diz como é tratada a Lei no ESTADO de Minas Gerais.

Fiz uma pesquisa muito interessante, tentando buscar uma resposta, referente ao cumprimento da Lei Federal sobre a digníssima Secretária de Educação de Minas Gerais, com vocês:
Ana Lúcia Gazzola
PhD em Letras (Literatura Comparada)
pela Universidade da Carolina do Norte
em Chapel Hill, Estados Unidos, 1978. Pósdoutorado pela Universidade de Duke, 1994.
Reitora da UFMG, 2002 a 2006.http://www2.capes.gov.br/rbpg/images/stories/downloads/RBPG/Vol.7_12/CONSELHO_EDITORIAL.pdf

1. UFMG reedita decreto da ditadura
Reitora Gazolla, nos moldes do 477, expulsa alunos da Faculdade de Educação que se recusaram a pagar taxa de matrícula de R$130,00( ...), Ana Lúcia Gazzola, ordenou que fossem canceladas as matrículas de quatro alunas do curso de Pedagogia que se recusaram a pagar a taxa de matrícula obrigatória de R$130,00, cobrada em todo início de semestre."
http://www.anovademocracia.com.br/no-3/1368-ufmg-reedita-decreto-da-ditadura

2. PSB
Ana Lúcia Gazzola filou-se em 2007, mas faz questão de dizer que sua ligação com o partido já existe há muito tempo. “Eu me identifiquei com os propósitos do PSB,(...)diz Ana Lúcia.
2.1 - Em 2010, assumindo a Secretaria de Educação. “Esse é mais um desafio proposto e juntos vamos consolidar e aprimorar o projeto educacional que se orienta pelo objetivo de promover a Educação, com a participação da sociedade,(...)

3. Ana Lúcia Gazzola defende educação como bem público em evento na Venezuela
reitora da UFMG na gestão 2002-2006 (...)

4. Ana Lúcia Gazzola assume presidência da Andifes
http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/nova_pres_andifes.htm
Ela também ressaltou os desafios que se colocam diante da Universidade brasileira, como a democratização do acesso ao ensino superior. Segundo ela, uma série de meios devem ser lançados para que a Universidade amplie sua inserção social.

http://www.ufmg.br/online/arquivos/008622.shtml
http://www.psbbh.com/filiados-em-destaque/

Para por aqui a pesquisa. E fica a reflexão,
onde está todo o CONHECIMENTO e SABEDORIA que ainda não consegue aplicar e fazer cumprir a LEI FEDERAL Nº 11.738/08 (Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério)???

ABRAÇO a todos os companheiros
Gleiferson Crow

http://leiajeissaeemg.blogspot.com/"

Comentário do Blog: amigo Gleiferson, títulos acadêmicos não conferem sensibilidade social a ninguém. Entre outras qualidades ligadas à personalidade e ao caráter das pessoas. Um forte abraço e força na luta!

"Anônimo:

Fazer um sujeito como esse Carlos Viana refletir é perder tempo. É uma pessoa que já escutei defendendo pena de morte , o Estado de Israel e a violência contra os palestinos.Esse "jornalista"tá mais prá imprensa marrom.Se bem que para o tipo de jornalismo que é feito em Minas Gerais esse sujeito é um profissional ideal."

"Anônimo:

Esta Senhora Phd em Literatura Comparada faz a mesma linha de um Senhor Phd em Sociologia, ambos ligados ao mesmo partido. Quando Presidente da República, o Sociólogo dizia que era para esquecer o que havia escrito em seus livros, com a Doutora em Literatura funciona da mesma forma, esqueçam a minha formação, os meus discursos e o que escrevi. Suas teorias, agora, versam sobre o CHOQUE NA EDUCAÇÃO, a outra tese será escrita, durante sua passagem pela Secretaria de Educação, mas não será publicada, porque não haverá leitor interessado nessa teoria."

"LEIA: o Jornal do José Elias Issa:

Olá companheiros

Direto de "Brogodo de Minas" - El Cordel Enganado

"GARGALHADA NACIONAL"
Nosso "rei" agora quer oferecer ensino público e gratuito apenas para alunos que estão concluindo o Ensino Médio. Será se ele esqueceu da Constituição Federal, do direito de GREVE, da LDB, do ECA, do respeito aos outros alunos de seus familiares???
Cadê o MINISTÉRIO PÚBLICO, onde está a ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais)???

Em respeito a verdade: o nosso contracheque

Cadê o P-I-S-O GOVERNADOR ???

"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer."
Mahatma Gandhi

"Sem PISO, não PISO na escola."

Abraços e até dia 9 de agosto
Gleiferson Crow
LEIA: O Jornal do José Elias Issa

http://leiajeissaeemg.blogspot.com/"

" Rogério Trindade - Curvelo:

Uma ótima ideia que já foi sugerida aqui é incentivar os colegas que assinam esses jornais pelegos a cancelarem a assinatura e deixar bem claro porque o fazem. Eu vou fazer esta campanha com cada colega que eu conhecer e que paga por esse lixo que sempre fica contra nós. Agora me passou pela cabeça que talvez o governo não vá contratar novos professores, mas remanejar aqueles que não estão de greve e estão de boa nas escolas ou em casa. Mesmo assim quero ver até onde isso vai. Eu considero faltoso com a ética quem assumir o meu lugar. Isso se for aceito pelos alunos. Vamos começar nas redes sociais a incentivar nossos alunos a não aceitarem mais essa maquiagem proposta pelo governo. Rogério Trindade - Curvelo"

"Anônimo:

Quer dizer gente que a gazollinda é toda titulada né.Bacana!

Pena que seus diversos títulos não lhe deram a mais básica das qualidades: O CARÁTER. Li que a ilustre secretária gostava de pisar nos mais fracos.Talvez por estar com saudade desta prática dos temos de Ufmg tenha chamado as diretoras para uma conversinha ao pé do ouvido. Imagino o teor das promessas ou ameaças. Ô UMA DAS QUARENTA, PRESTE UM FAVOR AO POVO MINEIRO. DESAPAREÇA. SUPONHO QUE ATÉ A QUALIDADE DO AR HÁ DE MELHORAR!"

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

LEI DO PISO É CONSTITUCIONAL Governadores e Prefeitos devem cumprir a Lei já!

LEI DO PISO É CONSTITUCIONAL



Governadores e Prefeitos devem cumprir a Lei já!



O Supremo Tribunal Federal julgou totalmente a Lei Federal nº. 11.738, de 16 de julho de 2008, que regulamentou o piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica (PSPN). Isso quer dizer que os efeitos da medida cautelar concedida, e que os preceitos da Lei do Piso devem ser aplicados imediatamente e de forma integral.



O QUE VOCÊ DEVE SABER PARA GARANTIR A CORRETA APLICAÇÃO DO PISO DO MAGISTÉRIO

1. O QUE É O PSPN?

É o valor abaixo do qual nenhum/a professor/a com formação de nível médio pode ser remunerado na forma de vencimento ou salário-base, a depender do regime de contratação no serviço público. A decisão do STF não permite considerar vantagem, gratificação ou abono na composição do Piso – essas remunerações só podem ser pagas acima da quantia fixada pela Lei Federal. O descumprimento da regra por parte dos gestores públicos enseja a proposição de Reclamação junto ao STF, por intermédio do Sindicato da categoria.

2. QUEM TEM DIREITO AO PISO?

Todos/as os/as profissionais do magistério que desempenham as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência, isto é, direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais, exercidas no âmbito das unidades escolares de educação básica, em suas diversas etapas e modalidades – creches, pré-escola, ensinos fundamental e médio, educação de jovens e adultos, ensino técnico-profissional, educação espacial, além dos que atuam nas escolas rurais e indígenas. Também fazem jus ao Piso, os/as profissionais contratados em caráter temporário e aposentados/as vinculados/as a regimes próprios de previdência.

3. QUAL O VALOR DO PSPN?

A CNTE não reconhece o valor de piso nacional indicado pelo MEC para o ano de 2011, de R$ 1.187,97, uma vez que a quantia não se encontra em consonância com o art. 5º da Lei 11.738, que trata do reajuste anual do Piso. Para a CNTE, em 201, o PSPN equivale a R$ 1.597.87, considerando os reajustes do Fundeb (Fundo da Educação Básica) desde 1º de janeiro de 2009. Qualquer Sindicato estadual ou municipal poderá questionar o valor do MEC na justiça, caso a administração local insista em complementá-lo perante seus educadores.

4. COMO DEVE SER PAGO O PISO?

A partir de 6 de abril de 2011, o Piso deve ser aplicado na base dos vencimentos das carreiras docentes de todo país, referentes aos profissionais formados em nível médio (Magistério/Normal). Para os profissionais com formação de nível superior e pós-graduação, devem-se estabelecer percentuais de diferenciação (a maior), definidos no próprio plano de carreira, como forma de estímulo e reconhecimento ao aperfeiçoamento profissional (art. 67, IV da LDB). A lei não definiu os percentuais por habilitação e/ou titulação, mas a CNTE indica, no mínimo, a aplicação de 50% entre os níveis de formação.

5. PARA QUAL JORNADA SE APLICA O PSPN?

O valor nacional será sempre a referencia mínima para as jornadas de trabalho estipuladas nos planos de carreira, as quais não podem sobrepor o limite de 40 horas semanais.

6. COMO DEVE SER CONSIDERADA A HORA-ATIVIDADE (EXTRACLASSE)?

No mínimo 1/3 da jornada definida nos planos de carreira ou estatutos do magistério devem ser destinadas às atividades pedagógicas que extrapolam a regência de classe, e sua regulamentação (forma de cumprimento) precisa constar da legislação local. O ente público que descumprir esse quesito deverá ser acionado na justiça local, preferencialmente pelo Sindicato da categoria.

7. O QUE MAIS É ESSENCIAL NOS PLANOS DE CARREIRA?

Além de observarem os referenciais da Lei do Piso e de outras normas correlatas (Fundeb, LDB, etc), as legislações locais precisam discriminar as funções ou cargos desempenhados pelos profissionais do magistério, de acordo com o art. 2º, parágrafo 2 da Lei nº 11.738. no caso das funções/cargos de coordenação e assessoramento pedagógico, é essencial que as leis estaduais e municipais listem as atribuições desses profissionais, afim de que os mesmos tenham assegurando o direito à aposentadoria especial do magistério, de acordo com a Lei nº 11.301.


Fonte: CNTE Notícias – julho 2011.

EULLER:"O que sobrará do governo de Minas após a greve dos educadores?"

sexta-feira, 5 de agosto de 2011
O que sobrará do governo de Minas após a greve dos educadores?


A continuar a intransigência e os métodos despóticos com os quais o governo mineiro vem lidando com a greve dos educadores, é difícil prever um bom termo para este embate.

O governo insiste em não negociar uma saída para colocar um fim à paralisação, que já se aproxima dos 60 dias. Educadores com salários cortados e reduzidos, em clara agressão à Carta Magna do país; alunos prejudicados; a imagem da escola pública absolutamente arranhada pela revelação da dramática situação em que se encontra. Estes são apenas alguns recortes da realidade mineira.

Enquanto isso, ao invés de buscar solução aceitável, o governo brinca de dizer através da mídia que já paga até mais que o piso através do subsídio, quando os contracheques dos professores escancaram, diante de todos, a realidade nua da miserabilidade em que se encontram os educadores mineiros.

Um estado que está entre os três mais ricos do Brasil, que cresce anualmente nos mesmos percentuais, ou maiores até, que a China; que tem recurso para construir cidades administrativas, viadutos, estádios de futebol, mas ao mesmo tempo tem a desfaçatez de se vangloriar por pagar aos professores um teto salarial de R$ 1.122,00. Isso quando deputados, secretários de governo, governador, desembargadores, promotores de justiça, diretores do TCE, entre outros cargos do alto escalão, recebem entre 30 e 80 salários mínimos.

Se o governo continuar tratando a greve dos educadores com essa inabilidade de amadores, seguramente colherá um desgaste que pode comprometer de forma irrecuperável a imagem e a autoridade moral do governo.

As estratégias do governo, herdadas da Era faraônica, centradas na divisão da categoria e no controle da mídia e da justiça, podem estar chegando a um limite. E o governo não conseguiu perceber isso.

O governo precisa entender que não há solução paliativa para a questão do piso salarial, que é lei federal, questionada e considerada constitucional inclusive pelo STF. Cabe ao governo cumprir a lei e pagar o piso.

Mas, o governo age de uma maneira que depõe contra a sua idoneidade moral. E por que digo isso? Não se trata de falso moralismo ou de preconceitos de quaisquer natureza, mas da conduta que deve apresentar um governante ante aos princípios republicanos, da transparência, da moralidade, da publicidade e do contraditório.

Ao divulgar pela mídia que já paga até mais que o piso através do subsídio, o governo precisa provar isso. Não basta fugir pela tangente e dizer que o piso reivindicado pelo sindicato está acima do piso do MEC. Até porque, pela proporcionalidade aplicada pelo governo, para a jornada de 24 horas, o governo poderia dizer inclusive que já paga os R$ 1.597,00 através do subsídio.

Contudo, ele sabe que está tergiversando, falando para inglês ver. E sabe também que tem uma mídia dócil, que não questiona o que precisa ser questionado.

Primeiramente, o governo comete um erro grave de não reconhecer que subsídio não é vencimento inicial, mas totalidade de salário, idêntico ao espírito da ADI 4167, que fora rejeitada pelo STF. Não sejamos ingênuos: o governo está cansado de saber disso, mas não quer reconhecer publicamente.

Em ambientes mais reservados, o governo admite que o piso verdadeiro, mesmo o do MEC, se aplicado em Minas custaria um investimento pelo menos 3 vezes maior do que o subsídio. A secretária do Seplag teria confidenciado isso para o deputado Rogério Correia. Este, por sua vez, revelou tal conversa (a dos R$ 4 bilhões, lembram-se?) em sua fala na tribuna da ALMG, mas, infelizmente, depois disso não tocou mais no assunto e não se sabe por qual motivo, tanto o deputado quanto a direção sindical fizeram total silêncio em relação a este importante dado.

Ficar esclarecido para a população que o governo não paga o piso porque ele tem um custo muito mais elevado do que o subsídio, é bem diferente de ficar batendo boca com o governo, dizendo que ele não paga o piso, enquanto o governo diz que já paga através do subsídio, cujo salário-teto atinge nominalmente o valor do piso, mas descaracteriza sua essência.

Mas, se a greve permanecer por um tempo, o governo terá que oferecer uma alternativa para o seu fim. O custo político da greve já começa a desesperar as hostes governamentais. Para os pais dos alunos e os próprios alunos, não interessa o argumento de que o subsídio é maior do que o piso; o que interessa é que os filhos deles estão sem aula. E quando eles se dirigem até os professores para saberem o motivo da greve, e ficam sabendo a verdade, claro que a revolta se transfere para aquele que deve assegurar a escola pública para os cidadãos - o governo.

Se o governo tentar uma solução tipo meia boca, convocando contratados, qualquer um que passe na esquina da escola, para lecionar no lugar dos professores em greve, pode se decepcionar com isso. Não apenas pela ausência de profissionais habilitados, mas pela indignação que tal ato poderá gerar. Os alunos do 3º ano do 2º grau, por exemplo, são alunos com certo amadurecimento político e não aceitarão soluções arranjadas, só para inglês ver. Além disso, contratar durante a greve fere a Lei de Greve, embora a preocupação com o cumprimento das leis vigentes não seja um componente forte deste governo.

Por outro lado, se o governo tentar uma negociação exclusivamente por meio do subsídio, estará alijando desse processo mais de 100 mil profissionais, a maioria dos quais com um bom tempo de serviço prestado ao estado. Portanto, ao invés de oferecer ajustes no subsídio, que teriam custos, obviamente, o melhor seria pagar logo o piso, mesmo que isso represente um custo maior para o estado.

É bom lembrar que a realidade salarial dos educadores é tão humilhante, que chega a ser uma agressão ao bom senso tentar fugir ao compromisso legal de pagar um piso miserável, como o do MEC, por exemplo.

A única forma do governo sair bem dessa história é implantar o piso na antiga carreira, mesmo que seja o piso proporcional do MEC, e oferecer a possibilidade, para aqueles que estavam receosos e permaneceram no subsídio, de optarem pelo antigo sistema, mesmo após o dia 10.

Qualquer outra solução não ficará bem para o governo. Se promover pequenos ajustes no subsídio, certamente não cumprirá a lei do piso no antigo sistema e com isso a greve continuará. Ou, se terminar, será num ambiente muito negativo, de indignação, de revolta, que seguramente vai gerar consequências mais para frente.

Um governo que se inicia deveria ter a preocupação de tentar acertar as coisas logo de cara, afim de poder governar com relativa tranquilidade durante os próximos anos. Foi assim, aliás, que o governo se comportou com a segurança pública, notadamente em função da ameça de greve feita pela Polícia Militar. Imediatamente o governo arquitetou uma solução com reajustes anuais e um valor total que chegará aos R$ 4.000,00 de vencimento básico (e não de subsídio, que é teto) para o profissional com ensino médio.

Já para os educadores, que reivindicam um piso que pode ser o proporcional do MEC (R$ 712,20) ou o da CNTE (R$ 1.597,00), mas que seja pago enquanto vencimento básico, salário inicial na tabela do profissional com ensino médio, isso o governo não paga e ainda usa o subterfúgio do subsídio para dizer que já paga até mais do que o piso.

Ora, há um limite para a falta de decência. Ao fazer este jogo, o governo e seus assessores demonstram que não têm respeito pelos educadores, e consequentemente, pela própria educação pública; e consequentemente, pelos filhos das famílias dos trabalhadores, que dependem da escola pública.

É revoltante para um educador ouvir do governo que já paga até mais que o piso através do subsídio. Isso agride a nossa inteligência; e põe em dúvida a inteligência de quem nos julga tão incapazes, a ponto de não sabermos diferenciar uma coisa da outra. Zombam dos educadores, mas zombam também da comunidade, que é igualmente capaz, com um pouco de esforço, de entender o que está em jogo, as diferenças e o comportamento de cada uma das partes envolvidas.

Seria mais respeitável para o governo dizer publicamente que não tem condições financeiras de bancar o piso, mesmo o do MEC. Claro que isso teria consequências. O governo teria que explicar melhor como investe os recursos da Educação. Teria que explicar também, em não havendo dinheiro em caixa, por que não solicita a complementação ao governo federal, tal como está previsto na lei do piso?

Por isso, para escapar dessas questões, o governo prefere repetir a mesma mentira, ao estilo do propagandista nazista Goebbels: "uma mentira dita cem vezes torna-se verdade". E o governo sabe que conta com os amigáveis jornalistas que alimentam a mentira dizendo: olha, pessoal, o governo diz uma coisa e o sindicato diz outra - como se tratasse de uma disputa partidária. Os jornalistas não fazem por conta própria qualquer investigação sobre o tema, para arguir ao governo sobre as questões que colocamos aqui. Aliás, os jornalistas poderiam até questionar ao sindicato sobre as contradições que ele também comete. Mas, teria que indagar ao governo:

- Por que não paga o piso no antigo sistema remuneratório, que é composto por vencimento básico e gratificações, e através do qual mais de 100 mil educadores recebem piso próximo ou até abaixo de um salário mínimo?

Se o governo pagasse o piso salarial, tal como manda a lei, os investimentos poderiam até ultrapassar a tal Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Neste caso, o que fazer? A melhor resposta que encontrei até agora veio do Tribunal de Contas de Pernambuco, que, consultado sobre o conflito entre a Lei do Piso e a LRF, respondeu:

"Embora o TCE já tenha respondido consulta semelhante, o relator do processo, conselheiro Valdecir Pascoal, opinou que fosse dada ao consulente a seguinte resposta:

I) Não há conflito entre as duas Leis porque cada qual deriva de comandos constitucionais diversos; II) A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece normas de finanças públicas direcionadas à gestão fiscal, enquanto a Lei nº 11.738/2008 trata da reserva legal para fixação do piso dos profissionais do magistério público; III) Se, ao implantar o piso salarial, a despesa total com pessoal ultrapassar o limite de gastos estabelecidos pela LRF, deve a administração pública adotar medidas para corrigir o desequilíbrio fiscal; IV) Essas medidas estão previstas na própria LRF, quais sejam, eliminação do percentual excedente nos dois quadrimestres seguintes, sendo pelo menos 1/3 no primeiro.

Publicado no Jornal do Commercio, no Diario de Pernambuco e na Folha de Pernambuco, 10.07.11".

Claro que uma outra solução poderá ser encontrada, com os governos estaduais e prefeitos pressionando o Congresso para que retirem os gastos com o pessoal da Educação dos limites da LRF. Embora a melhor solução mesmo seja a federalização da folha de pagamento dos educadores, como este blog, estimulado inicialmente pelos colegas João Paulo, Luciano História e Rômulo, tem defendido. Mas, esta possibilidade, pelo visto, terá que nascer da luta da base.

Concluindo: o governo de Minas, se desejar salvar a sua imagem e a própria governabilidade, deve chamar o sindicato para negociar o pagamento do piso, imediatamente, sem enrolação, sem imposição do tipo "só negociamos se a greve acabar", porque nada disso será aceito pela base da categoria. Não é apenas a direção sindical que o governo precisa convencer, mas acima de tudo, a base da categoria. Esta base, cada vez mais fortalecida por um núcleo duro composto por centenas de lideranças, não aceita mais enrolação ou jogo de faz de conta.

- Pague o piso, e salve o seu governo, Anastasia. É conselho deste blog para o governador de Minas.

Enquanto isso, a greve continua, até a nossa vitória!

Um forte abraço a todos e força na luta!

***

"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

Eles do governo só nos levarão a sério quando os alunos perderem o ano letivo. Não há meio termo. Aí sim, eles vão nos dar valor. Infelizmente, esta é a verdade. Sinto pelo alunos, sinto muitíssimo.

E sugiro a eles que entrem em blogs de escolas particulares, algumas têm inclusive portal, onde cada professor tem o seu blog, disponibiliza filmes pedagógicos, responde dúvidas. Um exemplo é o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Lavras. Eu o mencionei porque eu estudei naquela conceituada escola em 1971, cursando o Admissão (fui da última turma de Admissão), e a 5ª, 6ª e 7ª série, até 1974, quando mudamo-nos para Barbacena, e concluí o ginásio na Escola de Primeiro Grau São José. (www.colegiodelourdes.com.br)É só pedir no Google ou Yahoo, Colégio Nossa Senhora de Lourdes ''Lavras MG'', que se abre a página de consultas. Aí você clica sobre colegiodelourdes.com.br e acessa a página da escola, que pertence às Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. No canto superior esquerdo vá em videoaulas e acesse a matéria que você quer.

Sei que não é a mesma coisa de ter uma aula com o professor, mas pelo menos dá para se fazer alguma coisa.
Lógico que não é só o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, há muitas outras escolas particulares na Net. Então é só acessar."

"Eduardo:

Euler e companheiros gostaria de lhes enviar cópia do e mail que mandei para o Deputado João Leite, respondendo a matéria do Jornal Estado de Minas de 04 de agosto de 2011.

Sr Deputado João Leite,

O jornal Estado de Minas, do dia 04 de agosto de 2011 trouxe uma matéria na qual o Sr, se posiciona a favor do subsídio defendido pelo governo de Minas Gerais.

O Sr tem todo direito de se posicionar a favor do governo, visto que faz parte do partido do Governador Antônio Anastasia. Sei que o Sr é cristão, já até assisti pregação sua na igreja a qual pertenço Igreja Batista da Lagoinha, como cristão fiquei extremamente decepcionado com a matéria do Estado de Minas. O jornal cita o Sr defendendo que o Governo de Minas já paga o piso.

Tenho vários colegas que o vencimento básico voltou para 369,00 aqueles com ensino médio, e no meu caso o meu vencimento básico voltou para 560,00. Creio que o Sr deve se posicionar a favor do Governo, mas não pode faltar com a verdade.

Sei também que o Sr é formado em História, gostaria de lhe propor que trocasse a seu subsídio, pelo nosso subsídio que o Governo tanto defende. Tenho certeza que o seu subsídio deve ser quase trinta vezes maior que o nosso subsídio, e maior ainda que o nosso vencimento básico.

O único pedido que faço ao Sr, se ainda não o fez, faça uma pesquisa ,leia mais sobre a lei do piso nacional dos professores. Leia a decisão do STF, na qual o nosso vencimento básico, não pode se tornar total de remuneração como quer o Governo.

A lei é clara são 1.187,00 para os professores com nível médio, portanto os demais profissionais tem que ter sua posição no plano de carreira ajustada. O sindicato dos professores defende um outro valor. Não sou de nenhum partido político, gostaria somente que a verdade prevalecesse nós professores estamos cansados de mentiras.

Por último, e novamente defenda o Governo sim, mas, não falte com a verdade nem seja omisso, pois sei que como cristão não podemos agir dessa forma. "

"Anônimo:

Caro Euler e companheiros de luta, o embate que ora se trava fica elucidado com nitidez neste texto que acabo ler. Parabéns a você, pela capacidade de fazer a História deste momento junto conosco. Euler, para mim, o verdadeiro Educador precisa ter o respeito dele próprio, de seus alunos, de seus pares, enfim, de toda a sociedade. Nós não podemos ser cúmplices de um sistema interessado em manter encabrestada grande parte do seu povo. Temos a capacidade de discernir o certo do errado. Essa questão já foi tratada à exaustão aqui, neste blog e, também, em outros espaços a que temos acesso. Agora, a questão que não quer calar é a seguinte: por que muitos colegas de trabalho, mesmo insatisfeitos, não aderem ao nosso movimento de reivindicação do cumprimento da Lei. Eu mesma penso ter a resposta: não creio que seja por falta de compreensão da realidade e, sim, devido ao nível de empobrecimento de muitos da classe que não podem ficar tempo nenhum sem receber a migalha mensal que lhes é “cabida neste latifúndio”. Corta-me a alma, sair, juntamente com outros companheiros, para explicar, exemplificar, mostrar, elucidar, tentar persuadir e convencer colegas de outras escolas e de outras cidades a aderirem ao nosso movimento e, alguns nem ficarem para a discussão e análise da nossa proposta. Outros ficam, ouvem, discutem, na maioria das vezes, concordam com o que é exposto, mas... não podem parar. Precisamos perguntar: Por que a Educação Pública no Brasil se encontra neste estágio mórbido? Por esse motivo que este blog, os seus textos, os nossos textos, a nossa interlocução se fazem tão necessários neste momento. Pois, essas são questões a serem debatidas, principalmente nas arenas políticas. Por quem nos representa. Ocorre, porém, que as arenas políticas estão em todas as nossas áreas de atuação, em todos os níveis e, nos setores da Educação, de forma privilegiada. Quem são os responsáveis por construir uma sociedade mais crítica e mais justa? Em grande parte, nós, os Educadores. Pois, à medida que os professores exigirem seus direitos, ‘fincarem pé’, não deixarem ser ludibriados, obterão mais consideração pela profissão, mostrarão a todos quanto são imprescindíveis para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária e seremos mais felizes, porque o conhecimento nos torna mais sábios e ser sábio é ser, também, político, na essência da palavra!"

"Wilma:

Euler,
Vamos fazer uma chamada de adesão ao nosso MOVIMENTO. Você que conhece a realidade da EDUCAÇÃO em nosso estado. Você que enfrenta carga horária exaustiva. Você que trabalha em duas ou três escolas para conseguir sobreviver. Você que acredita na EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE. Você que sempre reclamou do baixo salário no final do mês. Você que é desrespeitado e desvalorizado. Você que é EDUCADOR DE VERDADE. Você que acredita na MUDANÇA. Você que está acostumado a LUTAR. Você que não se deixa ENGANAR. Você que faz parte da CATEGORIA. Você que é a favor das nossas reivindicações. Você que é INTELIGENTE. Você que acredita que a EDUCAÇÃO é a base de todo DESENVOLVIMENTO. Você que acredita na entidade que nos representa. Você que já superou tantos DESAFIOS. Você que sabe o que representa o PISO SALARIAL PARA OS EDUCADORES. Você que ainda não aderiu à GREVE. Venha, só falta VOCÊ! A sua participação é fundamental para mudarmos o triste cenário vivido por nós, EDUCADORES MINEIROS e concretizarmos os nossos desejos. VENHA, você é quem falta para COMPLETAR O NOSSO TIME e conquistarmos o nosso PISO!"

"Educadora de São Miguel do Anta-MG:

Euler,
Já não consigo mais deixar de acessar o seu blog, este é o BLOG DA EDUCAÇÃO. Aqui sinto-me como se estivesse conversando, lado a lado, com os meus colegas de profissão, é maravilhoso!
Gostaria de aproveitar este espaço para chamar os nossos colegas que, por algum motivo, ainda não aderiram à GREVE, principalmente, os colegas das cidades de ARAPONGA, CANAÃ, ESTEVÃO DE ARAÚJO, são colegas que sempre foram responsáveis e comprometidos com a melhoria da EDUCAÇÃO PÚBLICA. Então, juntem-se a nós na LUTA PELO PAGAMENTO DO NOSSO PISO SALARIAL. A hora é AGORA! Queremos apenas o que é nosso de direito, nada além! Esta Luta também é de vocês! Vocês estão fazendo muita falta! Venham fazer parte desta CONQUISTA e juntos comemoraremos a VITÓRIA!"

"Jayme - Ubá:

Bom dia Euler, bom dia a todos os companheiros. O momento é de luta, agora então deveria ser intensa. Mais, infelizmente, tenho que noticiar que aqui em Ubá, minha escola era até ontem a única que havia parado totalmente. Diante desse fato, muitos professores que não queriam aderir a greve resolvem retornar a sala de aula a partir de segunda feira. Poucos, dentre eles eu, resolveram comprar a briga e pagar pra ver (literalmente). É triste, ver tantas desculpas esfarrapadas, mais devemos respeita-las, mesmo não concordando. Grande abraço a todos, por aqui ficamos fazendo uma luta de guerrilha, com poucos combatentes."

"Anônimo:

Aqui em minha cidade, interior das Gerais, há cartazes falando sobre a Lei do Piso e contracheques em vários locais (lanchonete, postos de gasolina, mercearia, etc.) A verdade está sendo mostrada a todos."

"Anônimo:

Se voltarmos para a escola sem o piso, não vamos repor as aulas, até porque o nosso salário "já foi pro Beleléu" no pagamento do mês de julho. O ano letivo precisa ser fechado, milhões de alunos e pais já estão cobrando isso, e contratar um número grande de professores para nos substituir também é impossível, visto que, os gastos com a burocracia da contratação seriam muito altos,nossos salários confiscados não pagariam e não se esqueçam que existe a Lei de Responsabilidade Fiscal, a tal, que só existe quando estamos em greve. É pagar o piso ou pagar um preço muito maior."

"EDUCADORA:

Euler,
Os seus textos e análises são um SHOW! Os pais, alunos e pessoas da comunidade que conversam comigo, estão tão indignados, decepcionados com as atitudes e a forma como este governo vem tratando dos assuntos referentes à EDUCAÇÃO e os EDUCADORES que, disseram que é o FIM da carreira política dele e de seus comparsas! Ele deveria ser mais esperto e negociar rápido o PAGAMENTO DO PISO SALARIAL porque a cada dia que passa está aumentando a fúria de toda população CONTRA O GOVERNO DE MINAS! Continuemos firmes na LUTA até o PISO!"

"Antônio Augusto:

Sr. Anastacia,tenha mais humildade e lembre-se que os mais humildes ganharão força política no futuro próximo.Não pense que cedendo, você irá perder, pelo contrário só terá a ganhar."

"juliana:

Euler, ao ler o texto de hoje, me ocorreu que o governo mineiro está "dando corda pra se esforcar".O que me parece é que comprometeu prematuramente os recursos para o pagamento do nosso Piso salarial em outras demandas, achando que nós nos renderíamos à falsa ilusão do subsídio. Percebendo mais tarde que sua estratégia estava fadada ao fracasso e que não aceitamos o subsídio, se desesperou e, tenta remendar a mentira. Mentira remendada, fica cada vez maior e fatalmente chega ao limite insustentável. Mas como voltar atrás nesse momento, uma vez que os gastos não podem ser claramente explicados e o dinheiro dos educadores não foi reservado para o fim de direito? Com a "corda no pescoço", ele se enrola mais, a cada dia. É só esperar. Nosso Piso há de chegar. Força na luta e que Deus providencie aquilo que necessitamos. Juliana-Montes Claros"

"Anônimo:

Excelente o comentário. Seria tão bom se o Anastasia visitasse o blog e fizesse uma leitura atenta e reflexiva do tema.Tenho certeza que ele iria refletir e negociar."

"Anônimo:

Caro Euler, você possui alguma informação sobre a questão da publicação do acórdão e o recurso que o governo pode apresentar a este, que foi citada por uma companheira de SC na reunião do dia 3. Seria interessante analisar o lado judicial e publicar para que desde já nossos colegas sintam-se mais dispostos a entrar ou permanecer na greve."

"Anônimo:

Bom dia Euler, a arrogância deste sujeito só faz aumentar o número de adeptos ao nosso movimento. Além de sr o corte da merreca do que nos paga outra motivação. E eu não reponho uma aula. Cortou, está cortado.
Abraço e até a vitória final!!!!!!"

"Ashley:

Euler,
Estou acompanhando seu blog desde o inicio da greve e estou encantada com o crescimento político de varios colegas.
Seu blog ta sendo consultado direto e tem dado animo nessa luta tao desigual.
Parabéns Euller,continue assim.
Ashley"

"Anônimo:

Pessoal acessem o blog Estuda Minas .É um blog sobre educação do Jornal Estado de Minas.Façam seus comentários principalmente sobre a greve dos professores."

"Professor Marcelo:

Caros professores, é duro ter um governador que usa de mentiras para não cumprir o que deveria. Será que o Anastasia não teve uma boa educação de seus pais? Será que esse moço consegue dormir em paz? E essa mídia? Que vergonha. Porém, somos BRASILEIROS E NÃO DESISTIREMOS NUNCA."

"Anônimo:

Se voltarmos para a escola sem o piso, não vamos repor as aulas, até porque o nosso salário "já foi pro Beleléu" no pagamento do mês de julho. O ano letivo precisa ser fechado, milhões de alunos e pais já estão cobrando isso, e contratar um número grande de professores para nos substituir também é impossível, visto que, os gastos com a burocracia da contratação seriam muito altos,nossos salários confiscados não pagariam e não se esqueçam que existe a Lei de Responsabilidade Fiscal, a tal, que só existe quando estamos em greve. É pagar o piso ou pagar um preço muito maior."

"Educadora de São Miguel do Anta-MG:

Euler,
Como o seu blog é o blog dos EDUCADORES, porque é um espaço fantástico para debatermos as questões que nos afligem, vamos lá. ALERTA TOTAL A TODA CATEGORIA! Está vencendo no dia 10/08 o prazo de opção ao regime remuneratório. Servidores, não deixem para a última hora, todos já sabem que a melhor opção para nós é o ANTIGO REGIME REMUNERATÓRIO, o Subsídio é coisa do GOVERNO. Aparentemente, podemos "perder" alguns trocados agora, mas optando pelo ANTIGO REGIME o lucro que teremos compensará as possíveis "perdas" atuais. Temos que pensar em nossa CARREIRA, não podemos dedicar anos numa profissão e simplesmente parecer que não saimos do lugar, ou seja, temos a impressão de estarmos sempre começando, isso é o Subsídio! Não podemos deixar que terceiros apontem os caminhos que devemos seguir, se quem vive o dia a dia da sala de aula somos nós. Ninguém melhor do que o EDUCADOR para saber o que é melhor para si. Não precisamos de governo e secretárias para orientar-nos em nossas escolhas, sabemos fazê-las muito bem, basta olharmos os nossos CONTRACHEQUES, deles precisamos para CUMPRIR AS LEIS, como por exemplo a do PISO. Nós, ao contrário do que muitos políticos pensam, temos capacidade de pensar, interpretar, analisar, criticar, opinar e mudar sempre que a situação nos exigir. Um detalhe importante é que quem optar pelo Subsídio não terá como VOLTAR e não terá como recorrer! Aliás, pra dizer bem a verdade, não quero nem ouvir falar mais em Subsídio! Esta palavra está causando-me náuseas. O governador que vá oferecer Subsídio para as suas secretárias e outros "amiguinhos"... Ele quer economizar às custas dos EDUCADORES! EDUCADOR DE VERDADE não se deixa ENGANAR! Como a MAIORIA dos servidores já optaram pelo RETORNO AO ANTIGO SISTEMA REMUNERATÓRIO, então teremos o FIM DO SUBSÍDIO! A melhor resposta que podemos dar ao governador é esta: QUEREMOS O NOSSO PISO!"

"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

Sugiro que se publique para os alunos uns links de escolas particulares e cursinhos para que eles possam acessar, como meio de se preparar para o ENEM. Assim, deixaríamos à mostra a despreocupação do governo em relação aos alunos e a nossa preocupação com eles.

Aliás, você já percebeu que os CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO SÓ ACONTECEM EM ESCOLAS PÚBLICAS? VOCÊ JÁ VIU ALGUMA ESCOLA PARTICULAR TER UM PROJETOR MULTIMÍDIA E COMPUTADORES DE ÚLTIMA GERAÇÃO FURTADOS? E já percebeste que a PMMG não pega ninguém? Deve ser por ordem superior. Afinal ''escola de pobre'' ter ensino de qualidade é coisa de comunista, é um crime digno das maiores penalidades. Não é atoa que temos um elitista convicto como superior hierárquico da Polícia. Até parece política dirigida. Some a isso o menosprezo aos professores, o desaparelhamento das escolas e as péssimas condições de trabalho dos professores de escolas públicas e você verá que é esta a política educacional do PSDB. ACHO QUE NÓS TEMOS DE DEIXAR ISTO BEM CLARO PARA OS ALUNOS."

"EDUCADORA:

Colegas,
Por favor, nem pensem em voltar para a escola sem o nosso PISO! Não chegamos até aqui para nada. Queremos alcançar o nosso objetivo que é o PAGAMENTO DO PISO SALARIAL! A negociação é o PISO!".

Comentário geral do Blog: olá pessoal da luta, é bom que fique claro que sem luta, sem greve, não haverá conquista. Não podemos renunciar, sob qualquer pretexto, ao nosso direito e dever moral até de lutar pelos nossos direitos. Aos colegas que estão em dúvida, lembrem-se: antes de pensar em voltar para a escola com cara de derrota, pensem em permanecer em greve, porque quem está na luta é já um vitorioso, teve coragem moral para lutar, quando muitos se calaram. Tenho orgulho de travar este combate ao lado de vocês, guerreiros e guerreiras da Educação que estão em luta, e vou permanece em greve o tempo que for necessário para que alcancemos os nossos objetivos. Disseram aqui que o governador apresentará uma nova proposta para segunda-feira. Vamos considerar que isso seja uma primeira vitória do nosso movimento, pois o governo, antes, sequer aceitava a hipótese de negociar. Com a proposta nas mãos, se for apresentada, é claro, vamos estudá-la com calma. Não temos pressa para terminar a greve e voltar para a escola insatisfeitos. Se julgarmos que a tal proposta não nos satisfaz, devemos apresentar nossa contra-proposta e deixar claro que sem atingir os nossos objetivos, a greve continua. E que a última palavra será sempre da categoria em greve. Um forte abraço e força na luta!

"Kátia - João Monlevade:

O governador estará na minha cidade, João Monlevade, no póximo dia 11, para inauguração do CTI do Hospital Margarida. Vamos preparar para ele uma bela recepção??
Kátia - João Monlevade"

Postado por Blog do Euler às 01:50 26 comentários
Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no orkut Compartilhar no Google Buzz

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

EULLER:"Educadores decidem: a greve continua, até que o governo pague o piso!"



Educadores decidem: a greve continua, até que o governo pague o piso!






Combativas alunas de São José da Lapa foram levar o apoio aos educadores. O registro fotográfico é da nossa amiga Cristina, que traz mais notícias no seu blog (clique aqui). Nosso amigo professor Gleiferson também registrou o ocorrido, aqui.


Educadores decidem: a greve continua, até que o governo pague o piso!

Em assembleia realizada hoje, dia 03, conforme já se previa, a categoria manifestou-se de forma unânime em favor da continuidade da greve geral por tempo indeterminado. Havia em torno de sete mil educadores, numa das maiores assembleias realizadas este ano pela categoria. Logo após, os educadores saíram em passeata até o Centro de BH, ocupando as ruas que ficam no entorno da Igreja São José. No local, houve um ato com vários oradores e apoiadores do movimento.

Estivemos presentes na assembléia, na passeata e no ato. O ônibus da combativa turma de Vespasiano e São José nunca foi tão lotado! Até um combativo grupo de estudantes se fez representar, em apoio ao nosso movimento. E também um vereador de São José da Lapa, Carlos Fagundes de Freitas, que acompanhou toda a passeata com a nossa turma.

Tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente inúmeros combativos guerreiros de toda parte de Minas Gerais. Uma turma bonita, cheia de disposição e vontade de lutar pelos direitos comuns, como a carreira e o piso ameaçados pelo governo de Minas.

Um pouco mais tarde eu volto com a complementação do relatório acima, com uma abordagem analítica mais profunda, como costumo fazer aqui. Mas, quero dizer, preliminarmente, que a impressão que colhi deste reencontro, após o nosso recesso em greve, é que a categoria está firme na luta, e disposta a levar este movimento até o final, ou seja, até o pagamento do piso.

Então, até daqui a pouco com novas informações, porque, quando cheguei no bunker, acabei me deitando e apaguei, literalmente, dado ao cansaço físico. Nada que meia hora de sono não pudesse repor. De pé novamente, vou agora preparar um lanche, um chá, biscoitos e leite, acompanhado por um pote de requeijão e iogurte. É preciso agora estabelecer uma dieta com gastos necessários apenas, mas sem cortar na alimentação, já que precisamos nos manter de pé, e prontos para o combate.

Antes de fechar este texto inicial: lembrei-me de um colega que me disse que estava preocupado em quitar algumas dívidas. Respondi: quem tem que estar preocupado são os seus credores, não você, que é um trabalhador, e que teve o soldo confiscado por um governo que não respeita os nossos direitos. Logo, avise aos seus credores para mandarem a conta para sr. Governador e suas secretárias, pois eles ficaram com o nosso salário, nos dois sentidos. Ou seja, ficaram com o nosso salário do mês, e com aquele que eles se recusam a pagar: o piso, que é lei federal. Que as 13 almas sejam informadas desse dado. E que nós, educadores, em nome da nossa dignidade, continuemos firmes feito rocha, até a nossa vitória!

Um forte abraço e até daqui a pouco.

P.S. Fiquem também com as notícias veiculadas nos portais da grande mídia mineira, aqui e aqui.

***

Retomando. Como de costume o nosso ônibus fez o trajeto Vespá, São José da Lapa e Morro Alto rumo ao pátio da ALMG. Só que desta vez o ônibus estava empanturrado, de tão cheio. Não cabia mais ninguém. As 13 almas tiveram que ficar no corredor. E olha que andamos naqueles ônibus grandões, que tem até banheiro no final, rsrs. Por si só, isso já era um bom sinal. E considerando que durante a segunda e terça-feira o nosso blog "bombou" em matéria de visitas e comentários, podemos dizer que tudo prometia para aquela assembleia.

Chegamos, tomamos o nosso café habitual - que, diga-se de passagem, devem estar usando um pó de marca inferior na cantina da ALMG, dado ao gosto muito distante de um café de qualidade - e em seguida nos dirigimos para o pátio.

Assim que a assembléia teve início, já se percebia um número bastante razoável de educadores. No momento mais alto da assembleia, quando houve a votação unânime pela continuidade da greve, registrei visualmente no mínimo umas 7 ou 8 mil pessoas. Todo o pátio estava tomado, além da escadaria. Só neste espaço da escadaria devia ter mais do que os 800 educadores que a Globo disse que havia na assembleia. Até a polícia, que geralmente joga estes cálculos muito para baixo, considerou que na passeata havia em torno de 1,2 mil trabalhadores da Educação. Mas, basta ver qualquer foto que mostre de forma mais ampla o cenário da assembleia e da passeata para percebermos que nada menos que 7, 8 ou até 9 mil lutadores estavam ali reunidos.

Durante a assembleia, enquanto os informes eram dados, tive a alegria de conhecer e conversar com muitos combativos colegas do Interior de Minas, das mais diferentes regiões, que visitam nosso blog com frequência. Não vou correr o risco de citar os nomes das cidades e das pessoas porque poderia cometer a indelicadeza de esquecer de alguns. Mas, quem se encontrou comigo sabe que escrevo essas linhas para eles, também. Eles me disseram que o nosso blog assume um papel muito importante na formação, na informação e no intercâmbio entre os educadores de todo o estado. Não posso deixar de reconhecer essa realidade, mas, acrescento sempre que isso se deve a esta forma instantânea e interativa de se comunicar. Cada um aqui traz um pedaço de si, do que vê e do que sente, compartilhando com os colegas o que sabe, o que pensa. Esse diálogo horizontal, no qual o blog se torna um espaço virtual para a sua materialização, tem sido muito importante para a nossa luta. Claro que existem outros espaços na Internet e fora da rede virtual que merecem o nosso respeito e que produzem igualmente um ótimo trabalho. Na prática, ocorre a construção uma rede de intercâmbio, de diálogo e de ação.

Como o governo não apresentou nenhuma proposta, como se esperava, os educadores ergueram os braços em conjunto para manter a paralisação por tempo indeterminado. Ninguém quer voltar para a sala de aula sem o piso e sem a manutenção da carreira ameaçada pelo subsídio.

O governo de Minas insiste em desconhecer essa realidade e tenta reduzir o problema, atacando o sindicato e o valor do piso de R$ 1.597,00. Embora o nosso blog tenha alertado para este risco anteriormente, não resta dúvida que este dado não é pretexto para o governo não pagar o piso. Até porque ele é contraditório: diz que reconhece o piso proporcional do MEC, mas ao mesmo tempo se recusa a pagar este piso no antigo sistema remuneratório em vigor. Diz que já paga o piso através do subsídio. Ainda que fosse verdadeira essa afirmação do governo, caberia a algum repórter mais independente perguntar ao governo:

- Tudo bem, vocês dizem que pagam o piso através do subsídio. Mas, e o pessoal que não está no subsídio, que já são mais de 85 mil educadores? O que vocês vão fazer com eles? Vão escondê-los debaixo do tapete? É muita gente para esconder, não acham?

Mas, governos com características despóticas não são muito afeitos à coerência entre o que dizem e o que fazem. Por isso, o governo traçou a sua estratégia e tenta vendê-la através da mídia, não importando se o tempo todo apareçam elementos que destroem, desmentem e desnudam essa estratégia. Como foi o caso dos contracheques que provaram que os vencimentos básicos dos educadores de Minas estão muito aquém do piso salarial, mesmo o proporcional do MEC.

Durante a assembleia, uma pessoa me informou que teve contato com o deputado federal Padre João, que tem sido cobrado pela declaração que deu da tribuna da Câmara dos Deputados, quando afirmou que o acórdão do STF seria publicado no dia 1º de agosto. De acordo com a informação que me foi trazida, o deputado agora disse que um ministro do STF ( que ninguém sabe quem) estaria segurando o acórdão. Talvez a pedido de governadores, como o de Minas. O que, para mim, a se confirmar tal informação, coloca o nome do STF muito próximo do bueiro que atravessamos numa altura da passeata, exalando um ar fétido insuportável. Ora, se a matéria da ADI 4167 já foi votada e a ata publicada, não há que se falar em nenhuma forma de enrolação.

Aliás, essa questão do piso dos educadores mostra, põe a nu, o quanto toda a nossa elite - com raríiiiiisimas exceções -, é composta por cínicos, hipócritas e canalhas. Governantes das três esferas, judicários das três intâncias, legislativos dos três níveis de poder, mídias e TCEs, todos, se juntam para ferrar os educadores. Tudo para evitar a aplicação de uma lei federal que se dizia ter sido votada para valorizar os educadores e que agora, governante nenhum quer cumpri-la.

Estou percebendo, pessoal da luta, que, passada esta fase da luta regional pelo piso, vamos ter que nos voltar com toda a força para um cenário mais amplo, nacional. Não vai dar para dependermos nos próximos anos desses governos regionais que não cumprem as leis, e fica tudo por isso mesmo. Temos que exigir a federalização da folha do pagamento dos educadores do ensino público, a criação de um plano nacional de carreira, com jornada de trabalho única, salários dignos, e a transferência das receitas do FUNDEB para um fundo nacional gerido pela União, que ficaria incumbida de complementar o que fosse necessário para pagar os salários dos educadores.

Mas, claro que esta luta será travada após o desfecho da nossa greve em Minas Gerais - e também após a greve de colegas de outros estados. Aqui em Minas, Anastasia terá que pagar o nosso piso, além de devolver o que nos tirou em julho.

Contudo, eu não tenho dúvida que, enquanto os nossos salários estiverem vinculados aos orçamentos estaduais ou municipais, correremos riscos. Eles, os governadores e prefeitos, sempre alegarão que já atingiram os tais limites prudenciais da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ou que não têm caixa. Tentarão confiscar conquistas e descaracterizar nossos planos de carreira. Mesmo que não façam agora, no calor da nossa luta, vão tentar fazê-lo mais tarde.

Uma das armas dos estrategistas neoliberais é dividir a categoria para depois detoná-la com mais facilidade. Fizeram isso em 2003 - lembram-se? -, quando tiraram os biênios e quinquênios dos novatos. E agora, com o subsídio, tentam fazer a mesma coisa. Os novos concursados e os designados já seriam obrigados a ficar no subsídio. Com o passar do tempo, eles se tornam maioria e assim o governo destrói o antigo sistema remuneratório.

Por isso que volto à carga: nossa luta agora é pelo pagamento do piso, que é nosso direito. Mas, em seguida, não podemos cruzar os braços. Devemos nos colocar de corpo e alma pela federalização da folha de pagamento dos educadores. Já imaginaram se, no lugar de lutas isoladas em cada município e estado travarmos uma paralisação nacional por reajuste salarial? Que força teria o nosso movimento? Três milhões de educadores de todo o Brasil com bandeiras de luta comuns, a arrastar a comunidade para uma luta aberta contra o governo e o congresso, para que aprovem uma carreira decente e um piso salarial com um valor digno, pelo menos próximo do DIEESE (R$ 2.300,00) para o profissional com ensino médio, para uma jornada de 30 horas, um terço da qual extraclasse, e a diferença entre os níveis de escolaridade pelo percentual de 25%? E os educadores podendo pedir remanejamento para qualquer cidade do Brasil (desde que haja vaga)?

Enfim, temos tudo a ganhar com a federalização e nos livrarmos desses governos regionais medíocres e sem compromisso com o social. Mas, volto dizer: este é um projeto para depois da conquista imediata do nosso piso aqui em Minas. Não abrimos mão de receber o piso que a lei federal manda pagar. Mas, ao mesmo tempo, como não vivemos só do agora, devemos enxergar o amanhã com novos horizontes.

Enquanto caminhamos pelas ruas de BH em passeata, ao lado de milhares de combativos e combativas educadores / educadoras, vou pensando nessas coisas. A luta pela educação de qualidade é uma necessidade vital para as famílias de baixa renda - a maioria dos brasileiros. E esta luta passa, necessariamente, pela valorização dos educadores. Com salários dignos, com políticas sérias de formação continuada, com tempo extraclasse adequado, com mais investimentos em educação, enfim.

Quando olhamos a propaganda do governo nesses dias, nos damos conta de como a Educação é objeto de exploração política e de total descaso. O governo se vangloria de pagar o valor ridículo de R$ 1.122,00 de salário para professores. E depois é desmentido pelos contracheques dos professores, que provam que nem este valor é pago aos professores com curso superior. E ao lado disso, lembramos que o governo vive anunciando aumentos na arrecadação, investimentos em obras faraônicas, como estádios de futebol e cidades administrativas. Um total contraste, a revelar o quanto aquilo que é voltado para as filhos das famílias de baixa renda é desvalorizado, enquanto as receitas são carreadas para os bolsos de poucas e abastadas famílias.

Finalmente, é sempre bom lembrar que todas essas coisas são reveladas e discutidas em Minas e no Brasil graças à nossa greve, que se torna assim uma escola pública de cidadania. Devíamos receber em dobro durante a greve, pois as nossas aulas de cidadania superam em muito as aulas do dia-a-dia de qualquer escola, por mais que apresentem ótimos conteúdos.

O governo sabe que essa greve representa um desgaste para ele. E atinge até mesmo o projeto político do faraó, razão de ser deste governo. Atinge também o governo federal, que permanece omisso e demonstra covardia, quando assiste ao massacre de educadores de várias cidades e estados sem nada fazer. Onde está discurso da candidata Dilma Roussef, que prometeu investir na valorização dos educadores? Será que, tal como os outros partidos, o discurso da candidata do PT era só papo?

Diante de todo esse quadro, a permanência da nossa greve se impõe. E o governo e sua mídia que se justifiquem perante a comunidade, pelo fato dos alunos estarem sem aulas, por conta do não pagamento de um piso salarial ridículo, que é lei federal, e assim mesmo não é cumprido.

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!


***
"Denise:

Tem mais este link: http://migre.me/5q26D

O grande PIG percebeu os 2% insignificante de grevistas.

Muiiiiiiiiiiiito feliz! As 13 Almas são de educadores mineiros.".


""Carlinhos do Machado":

Ja me sinto uma pessoa totalmente lisonjeada, por ser o seu guarda costa, devido ao seu sucesso do blog mais acessado dentro da educação mineira e intergaláctico. Uma abraço, que continuemos firmes dentro do nosso propósito e Obrigado pela força amigão. A LUTA CONTINUA COMPANHEIROS."

"Maria:

Euler!
você é demais! Que felicidade ter um colega com toda esta disposição. Estava aguardando o seu retorno para saber das novidades. Boa Noite!"

"LEIA: o Jornal do José Elias Issa:

Caro Euler !!!

"O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito." (George B. Courtelyou)

O movimento esta cada vez melhor, é importante mantermos esse espírito de luta inteligente e com várias estratégias. O apoio de toda a comunidade escolar é fundamental nessa luta contra um governo "fora da lei". Já postei algumas fotos, no Leia: O Jornal do José Elias Issa (http://leiajeissaeemg.blogspot.com/2011/07/videos-e-fotos-educacao-em-minas.html)

Vibrar com o SOL que irradia e anuncia o novo dia, é acreditar na sabedoria dos homens que se ergue do espírito coletivo e na luta por seus direitos. (Gleiferson Crow)

Juntos até a VITÓRIA ! ! !

Profº Gleiferson Crow"


"Kátia - Ipatinga:

Euler,
ando sumida, firme na luta, meio triste com tudo isso, mas acompanho vc todos os dias.

Aqui em Ipatinga a luta está muito, muito difícil. 2 diretoras do Sind-ute, que como nós tb estão desesperadas, cansadas e desgastadas chegaram ao extremo: colocaram em risco suas vidas em uma GREVE DE FOME desde ontem, 03/08, ás 16:h 0 e os "VAGABUNDOS, VAGABUNDAS, LADRÕES E CORRUPTOS do governo (muitos deles vimos crescer ou cresceram conosco e já foram pessoas honestas) " permanecem inertes diante de tudo, com cara de paisagem. O pior é que ouço colegas voltando ao trabalho ( filhinhas de papai e mamãe, sem um passarinho pra tratar) dizendo: "que bobagem fazer greve de fome, não vai dar em nada mesmo". A única coisa que espero é que a vida cobre delas esta dívida.

Veja a reportagem e divulguem para o mundo todo como o Brasil trata seus educadores.

http://www.diariopopularmg.com.br/mat_vis.aspx?cd=18279

Abraços
Kátia - Ipatinga."


"Diretoras do Sind-UTE entram em greve de fome

por Diário Popular
04/08/2011 00:00

IPATINGA - Em defesa dos direitos dos professores e pela reabertura de negociações com a Prefeitura Municipal de Ipatinga, duas integrantes do Sind-UTE, Cida Lima (coordenadora do Departamento de Comunicação do Sind-UTE/MG) e Feliciana Saldanha (coordenadora geral do Sind-UTE) iniciaram uma greve de fome na noite de terça-feira (2). De acordo com Cida Lima, a ação é mais uma etapa na luta pelas reivindicações dos professores. "A intenção é chamar a atenção e sensibilizar o governo, para que leve a sério esta negociação", disse.

De acordo com Cida, a decisão foi tomada uma vez que, ao receber as contrapropostas da categoria, os representantes da Prefeitura afirmaram não mais precisar reunir-se com a equipe que estava negociando com o governo e que as decisões da administração seriam enviadas por escrito. (Fone: Diário Popular)".

"Gracieusa Brito:

É Deus no céu e Profº Euler na Terra, seus textos são perfeitos.Só você amigo pra fazer uma crônica pra nós sobre a posse do Exmº Srº Governador para sabermos se ele jurou GUARDAR, PRESERVAR, HONRAR, SEGUIR A CONSTITUIÇÃO FEDERAL OU O MEC. Que governador pirracentooo! Se não fosse a pirraça dele a gente não teria conhecido você, esse mega, super, híper professor. Mas agora já chega né? Ele pode pagar o piso constitucional. Autorizamos ele dar o subsídio de presente pro MEC. A gente já se conhece e mais um monte de nós.Deus proteja você e a sua família. PARABÉNS."

"Anônimo:

PAUSA PARA A REFLEXÃO

NÃO ENTREGAMOS O JOGO NO PRIMEIRO TEMPO, TAMBÉM NÃO O ENTREGAREMOS NO SEGUNDO E NEM NA PRORROGAÇÃO, SE PRECISO FOR!!

VAMOS DE IVAN LINS

DESESPERAR JAMAIS

Desesperar jamais
Aprendemos muito nesses anos
Afinal de contas não tem cabimento
Entregar o jogo no primeiro tempo

Nada de correr da raia
Nada de morrer na praia
Nada! Nada! Nada de esquecer

No balanço de perdas e danos
Já tivemos muitos desenganos
Já tivemos muito que chorar
Mas agora, acho que chegou a hora
De fazer Valer o dito popular
Desesperar jamais
Cutucou por baixo, o de cima cai
Desesperar jamais
Cutucou com jeito, não levanta mais

Sejamos ALTIVOS!!
Abraços!
Educadora Mineira"

"Jô:

Euler,
quero parabenizá-lo pelas excelentes postagens! Muitos de meus colegas de trabalho tem em seu BLOG a principal fonte de informação. Afirmo também que continuamos forte na luta e não vamos nos deixar vencer pelo pouco caso do governador e da mídia vendida que informa (quando informa) mas não esclarece para a população. Se muitos de nossos colegas tem dificuldades em entender imagine os pais, alunos e a sociedade.

A pergunta que não cala: Onde está o Sr. ANESTÉSIO?

1.Voltou para Japão
2.Fugiu pro rio (tá com padrinho por que aqui a lei seca tá pegando rsrs)
3.Escondeu-se no armário
4.Foi ao psiquiatra porque tem ataques quando ouve a palavra piso

Abraços e muita luta! Sem piso não piso na escola!!"

"Ronaldo Eustáquio:

Aos bravos companheiros de Vespasiano e São José da Lapa. Gostaria de registrar a alegria de conhecê-los. Sou leitor assíduo deste blog e, honra-me muito tê-los como companheiros de luta que, acreditam na transformação da sociedade, que resgatam a utopia como perspectiva real de transformação da realidade. Registrar ainda a gratidão por todos os que estiveram ontem na assembléia estadual, aos bravos companheiros de vários cantos das Gerais.

Forte abraço."

"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

Acho que também nós vamos ter de entregar esse ministro do STF, que eu suponho que seja o Gilmar Mendes (também pode ser outro)para as 13 almas. E é bom fazermos o mesmo com os desembargadores do Tribunal de Justiça. Rs rs.

Vamos partir para a luta pela federalização, e temos que envolver outras instituições. Junto aos católicos integristas diríamos que o Brasil precisa de pessoas cada vez mais santas, capazes de entender os ensinamentos dos doutores da Igreja, e que sem a valorização dos professores isto não poderia ser alcançado, e nem teríamos padres com o conhecimento teológico suficiente para dirigir uma comunidade. Junto aos Evangélicos diríamos que sem valorização dos professores não poderíamos ter bons pastores. Junto aos militares das Forças Armadas diríamos que sem valorização dos professores seria cada vez mais raro termos alunos que pudessem ser bons generais, bons almirantes e bons brigadeiros. Junto ao setor hoteleiro e de turismo diríamos que sem a valorização dos professores não poderíamos ter profissionais poliglotas, e lembrando que o jornal O Tempo, mencionou que o turista de origem anglossaxônica passa apertos para obter informações em Belo Horizonte, e que isto é uma falha que precisa ser corrigida para a Copa do Mundo.

Vou dar uma sugestão: uma novela da Glória Peres defendendo a federalização.
Acho que temos que usar de criatividade para difundir a ideia de federalizar a educação básica.
Propostas:

1- Professores efetivos não precisariam fazer novo concurso público. As provas de mérito poderiam ser consideradas nesse particular.
2-A remuneração, as gratificações inerentes a ela e o planejamento pedagógico passariam para o governo federal.
3-O dever de reformar a rede física, zelar pela segurança da escola, seria ao mesmo tempo do Estado e do Município.
4-Os cursos de atualização de conhecimentos seriam competência federal.
5-O Piso salarial seria de 3500 a 4000 reais como vencimento básico.
Assim outras que com o tempo poderíamos incorporar.

Grato, João Paulo Ferreira de Assis."

"Anônimo:

OI EULER,BOM DIA,NAO VOU TE ELOGIAR PQ DIZEM QUE QUEM MUITO ELOGIA QUER PEDIR.MAS O TEU BLOG E UMA PORTA ABERTA PARA A LIBERDADE DE EXPRESSAO.VIVEMOS EM UMA DITADURA ONDE,OS POLITICOS SE RECORREM A MIDIA PARA TAMPAR SUAS SUGEIRAS AO INVES DE TRABALHAREM COM HONESTIDADE,FAZENDO ASSIM JUS DO QUE GANHAM.NAO SEI ONDE,MAS EXISTIU UM DITADOR EM UM PAIS ONDE UM MINEIRO DO SITE PEDALANDO E EDUCANDO FOI VISITAR ONDE TODOS OS SERES PENSANTES INCLUSIVE OS PROFESSORES FORAM EXTERMINADOS,E AS CRIANCAS,AO AVISTAREM ALGUM GRINGO QUE ELAS IMAGINAMM, TRARA ALGO PARA ENSINA-LAS,, O ACOMPANHAM E PEDEM PARA QUE SEJAM SEUS PROFESSORES POIS LA ISTO E RARIDADE, FORAM TODOS DEGOLADOS.VEJO ESTE QUADRO SE CONCRETISANDO POR AQUI EM MINAS,ESTAO MATANDO AOS POUCOS NOSSOS PROFESSORES.E A SOCIEDADE PERMANECE INERTE."

"João Paulo Ferreira:

Prezado amigo Professor Euler

Esse ministro que está segurando a publicação do Acórdão é o Gilmar Mendes? Ele pode fazer isso?
Acho até que já posso supor como será a estratégia do governo. Os desembargadores do TJMG devem ter dito para o governador que a publicação do Acórdão obrigaria, e eles não poderiam decretar a ilegalidade da greve com o Acórdão publicado. Aí fizeram essa petição. Se não deu certo com o Joaquim Barbosa podem ter recorrido ao Gilmar Mendes. Aí se a greve prolongar por mais uns dias, sem a publicação do Acórdão, o TJMG decreta a ilegalidade da nossa greve e impõe medidas rigorosas."

"Anônimo:

CARO EULER E COMPANHEIROS DE LUTA, VOCÊS PENSAM SER POSSÍVEL QUE UM JUIZ DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SEJA CAPAZ DE SE PRESTAR A ESSE SERVIÇO SUJO DE ENTRAVAR A PUBLICAÇÃO DESTE ACÓRDÃO? CASO ESSA ESTRATÉGIA SEJA COMPROVADA, É IMPRESCINDÍVEL QUE TODA A SOCIEDADE FIQUE A PAR DO OCORRIDO, POIS, SE ASSIM O FOR, NÃO VIVEMOS MAIS EM PAÍS EM QUE AS LEIS SÃO RESPEITADAS E AQUELES QUE DEVERIAM FAZER CUMPRI-LAS TÊM ATITUDES QUE NÃO CONDIZEM COM AS EXIGÊNCIAS DO CARGO QUE OCUPAM. OS NOSSOS REPRESENTANTES PRECISAM CONFIRMAR SE ESSA DENÚNCIA É VERÍDICA E, SE CONFIRMADA, QUAIS MEDIDAS SERÃO TOMADAS? A LAMA DA CORRUPÇÃO NÃO PODE ASSENHORAR-SE DAS INSTITUIÇÕES QUE REPRESENTAM OS MAIS NOBRES VALORES DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA."

"Cristiano:

STF

Euler e companheiros, no dia 16 de agosto a CNTE convocou uma paralisação nacional cobrando a aplicação do piso. Seria mais sensato primeiro cobrar do STF, a publicação do acórdão. A publicação do acórdão é muito importante, pois a partir dela não haverá mais desculpas para o não cumprimento da lei do piso.

Quando a CNTE vai acordar ? Quando nós vamos acordar?

Se é um único ministro que falta votar,temos que começar uma campanha já pelo Facebook, Twiter,pessoalemente na porta do STF.

Alguma coisa tem que ser feita, somos mais de 3.000.000 de professores precisamos ser respeitados.


Gostaria que o seu blog lançasse uma campanha a favor da publicação do acórdão.

Estou pronto para ir a Brasília, acampar na porta so STF.

Euler o que vamos fazer ?"

"Anônimo:

Realmente as treze almas fazem milagres até o presidente da associação de vovô Mário Assis deu entrevista defendendo os professores ou é as treze almas ou o cara tá com Mal de Alzheimer.

Greve até o piso!!!"

"ABC:

Euler... A luta continua. Renata/Anastasia ainda não entenderam que PISO não é subsídio.
Precisam compreender a diferença, negociar, deixar que MInas volte ao normal.
Força na luta e que Deus nos abençoe. ABC"

"Anônimo:

Enquanto lutamos por um modesto piso, os salários de ministros de +- R$ 26000,00 passarão para +-R$ 30000,00. "Brasil, mostra a tua cara...""

"Anônimo:

Caro Euler
Gostaria de sugerir ao sindiute uma campanha para arrecadar fundos e alimentos e montar cesta básica para os professores mais necessitados e que ficaram sem ´salário.
Uma sugestão também para o seu próximo post, falar sobre este assunto inclusive os colegas que não aderiram a greve poderiam se mobilizar.
Abraços,
Rose
Contagem"

"Wilma:

Euler,
Você como sempre, DEMAIS!!!
Precisamos manter-nos firmes na Luta, pois ontem li no G1 da globo as mentiras sobre a nossa greve, querem passar a falsa imagem de poucos presentes e de que o governo está "aberto" às negociações, o que é uma grande MENTIRA, já que "ninguém" do governo apareceu para negociações. O governador deveria parar de fazer a sociedade pensar que a Greve é por "PICUINHAS" entre o Sindicato e o governo, que atitude mesquinha e infantil hein governador?!. O governador precisa agir segundo as exigências do seu cargo, afinal o Sindicato é a entidade que nos representa, que confiamos, portanto tudo o que reivindica é o desejo da maioria da CATEGORIA. Não adianta o governador tentar manipular a sociedade contra os EDUCADORES, achando que a sociedade é idiota e irá acreditar em armadilhas. Já somos grandes demais para acreditar em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Saci, etc. Os fatos provam toda a VERDADE em relação ao que os EDUCADORES, através de sua entidade representativa Sind-UTE, reivindicam, ou seja, O PAGAMENTO DO PISO SALARIAL NACIONAL DO MAGISTÉRIO! Ah governador e secretárias, não venham "comprar" a Mídia, tentando enganar a sociedade quanto ao valor do PISO, todos sabem o valor estipulado pelo MEC de 1.187,00 para o servidor com apenas Ensino Médio, mesmo este sendo uma miséria, provamos por meio dos CONTRACHEQUES, que o governo não nos paga nem este! A luta do momento não é para o aumento no valor do PISO de 1.187,00 para 1.597,00 pois isto ficará para depois! Primeiro, queremos o CUMPRIMENTO DA LEI! QUEREMOS QUE O GOVERNO NOS PAGUE O PISO!!! Um forte abraço a todos os EDUCADORES, PAIS, ALUNOS E SOCIEDADE que não se deixam enganar e abater pelos MENTIROSOS, MALVADOS E COVARDES! A LUTA CONTINUA MAIS FORTE DO QUE NUNCA!!!".


Denúncia gravíssima:

Acabo de receber uma informação confidencial, cuja fonte não posso revelar, de que o governo está tomando uma medida super ilegal: estaria obrigando os novos designados, que estão assumindo as vagas dos servidores em licença (médica, férias-prêmio, etc), a assinarem um termo dizendo que não entrarão em greve. Isso é gravíssimo! Isso fere, rasga, a Constituição Federal. E seria muito importante que o Jurídico do Sindicato tomasse alguma medida cautelar e denunciasse publicamente esta prática. Mesmo que ainda não haja ninguém disposto a assumir esta denúncia, daqui a pouco aparecerão servidores.

Uma outra coisa: na EE Guilherme Hallais França, a única em Vespasiano que até anteontem não havia aderido à nossa greve - ontem seis professores entraram em greve! Bravo, colegas! - a diretora estaria, de acordo com informações, pressionando os designados e ameaçando-os, caso entrem em greve. Isso é um total desrespeito aos direitos constitucionais dos trabalhadores. E, a se confirmar essa informação, tal diretora estaria fazendo papel de capitão-do-mato do governo, ou seja, daqueles indivíduos que na época da escravidão eram contratados pelos senhores de engenho para capturar escravos fugidos. Que vergonha, né pessoal! Ah, se eu trabalhasse numa escola dessa!!!!

Por último: os diretores teriam recebido propostas de aumento nas gratificações. Isso em meio a nossa greve soa como forma, por parte do governo, de usar os diretores para pressionar pelo fim da greve. Não vamos aceitar. Podem dar o salário que quiserem para os diretores. Eu e mais 100 mil educadores, pelo menos, não estamos em greve porque diretores permitiram ou deixaram de permitir que entrássemos em greve. E é bom deixar claro que há um bom número de diretores com caráter, e não vão se vender por conta dessas propostas de épocas de greve.


Por último 2, agora na parte da tarde estarei fora do bunker e os comentários que chegarem serão publicados somente bem mais tarde, pois às 17h tem reunião do comando local.

Um forte abraço e força na luta! Venceremos! (Euler)

"Anônimo:

FALA COM A PRESIDENTA, FAÇAM O MESMO, PEÇA SOCORRO:

OLa, bom dia! A educação em Minas Gerais, vive um descaso do atual governador do PSDB, vem mantendo uma greve a quase 60 dias. oom a desculpa que paga mais que o piso salarial, so que no subsidio, onde entendo teto salarial, motivo daquela daquela ADI 4167, que atrasou a implementação da Lei Federal 11.738/08, tendo como resposta a ADI julgou se no STF a constitucionalidade da Lei, porem até a presente dada nao foi publicado o acórdão, desculpa esta usada pelo governadores para o comprimento da mesma. Criou se um impasse sobre a aplicação da mesma, no sistema remuneratorio antigo, onde nossos contracheques vem discrimindo o vencimento basico acrescido das vantagens adquiridas ao longo da carreira, a mais de decadas, entendimento desta forma correta de aplicar a lei do piso. O subsidio veio de encontro a desmoralização e a nao obrigação de aplicar a Lei no estado de Minas. Pois ele e de entendimento que o piso e teto, pago em parcela unica.

Motivo deste contato e sua intervenção no STF, para que libere a publicação do acórdao o mais rapido possivel, pois o prazo de 60 dias apos o julgamento ja se passou, esperavamos para a primeira semana de agosto, que nao aconteceu ate a presente dada. Foi mencionado por um colega em seu blog, que o Deputado Federal Pe Joao, comentou que o motivo e que um dos ministros prende a publicação do mesmo.

(http://blogdoeulerconrado.blogspot.com/). Talvez por interesses politicos juntos aos partidos aliados, como ja vimos em plena campanha politica o seu adversario politico Serra, ligar para um dos ministros em midia nacional, amigos que nao pensa numa classe tao esquecida pela sociedade, na desvalorização e desmoralização social, quando se trata da educação publica neste pais. Quando em seu primeiro discurso presidencial mencionou a valorização da educação na pessoa do professor, valorização, reconhecimento que ele e peça fundamental para o crescimento deste pais, me pergunto por ainda nao tomou uma medida para que todos os governadores faça comprir o comprimento da lei do piso, que traz esperança para milhoes de educadores que temos no Brasil. Em Minas, sofremos isto na pele, desvalorização, corte nos salarios, colegas terao que sobreviver o mes com R$ 280,00, porque esta reivindicando seus diretios em uma greve. Sem falar que muitos alunos estao compremitodos com os programas oferecidos. Um aluno com 60 dias de greve, tera condição de concorrer uma vaga numa universidade pelo ENEM? Provas ja tem data marcada, o governo nao esta nem ai. Desculpa a Lei Federal e descumprida com este subsidio, na verdade teto. Queremos no vencimento que recebiamos em dez/2010, como vencimento basico, foi nos dado a opção de retorno, cerca de 100 mil servidores ja voltaram e espera em greve o comprimeto da Lei Federal.

Por este motivo, venho solicitar da nossa Presidenta ações concretas junto ao STF para a publicação do acórdão e o cumprimento da Lei perante estes desgovernadores, que nao faz valer o direito dos menos favorecidos. A educação pede socorro. Pense em quantos brasileiros(as), familias carentes, alunos carentes, estao sendo prejudicados com estes impasse. Na verdade estao sendo privados, excluidos de um sistema que podem abrir muitas e muitas portas para o crecimento enquanto cidadaos comprometidos com o dia de amanha. ENEM, PROUNI, FIES, para estes alunos, so Deus sabem como eles sobreviveram.

A EDUCAÇÂO COBRA PROVIDENCIAS URGENTES POR PARTE DESTA PESSOA. TORCE PELA CLASSE MENOS FAVORECIDAS, ESQUECIDAS."

"Ricardo:

Olá combativo colega Euler e demais. Estamos na luta e dela não saímos sem a vitória. Lembrem-se que DEUS disse para Josué: Tenha bom ânimo, ESFORÇA-TE, porque EU o SENHOR sou contigo!Grande Euler, foi um prazer conhecê-lo na Assembléia, sou de Governador Valadares (amigo do Gleiferson). Grande abraço a todos... e estou muito feliz, pois este é o meu primeiro post..rsrs... Até a vitória.
Lembrete: (Acooorda SINDUTE-GOVAL)"

"Ronaldo Eustáquio:

Caríssimos companheiros!

Enviei, hoje, e-mail para os gabinetes dos ministros do STF, pedindo informações acerca da publicação do acórdão. Não sei da eficácia desta ação. Fico na expectativa.

Força na luta!"

"Anderson- Pará de Minas:

Caro Euler

O Deputado Antônio Júlio do Bloco Minas Sem Censura que é de Pará de Minas , afirmou numa conversa informal com alguns companheiros , que a janela para retornar à carreira antiga será fechada no próximo dia 10/08 e que a janela para o retorno ao subsídio ficará aberta a partir desta data . Devemos ficar atentos ao fato .
Um abraço da turma corajosa e resistente de Pará de Minas .
Anderson - Pará de Minas"

"Anônimo:

Boa tarde Prof Euler,

Nada como acessar o blog e ler voce! Não entendi pq marcaram assembléia dia 09, não teria sido melhor que fosse após o dia 10/08- ultimo prazo para opção? Creio que só após dia 15 o governo poderá apresentar alguma proposta. Enquanto isso continuara a repetir inverdades e ampliando o terrorismo!É aviltante !E parece que a denuncia procede. Lembra que em 29/06/11 o Dep Bosco enviou carta aos diretores?
Por oportuno, reenvio para publicação.
*********************
Ilustres Diretores

Como Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia vimos expressar os nossos agradecimentos pelo diálogo construtivo que empreendemos em busca de solucionarmos as questões atinentes a direção das unidades de ensino, diálogo este, iniciado em reunião ordinária ocorrida em março, a seguir tivemos uma audiência pública, que culminou com a elaboração de uma proposta entregue a Secretaria de Educação.
Neste contexto imperioso reconhecermos os esforços do Governo do Estado, em especial, do Governador Anastasia e da Secretaria Ana Lúcia Gazzola no reconhecimento da nossa causa e na forma como o assunto vem sendo tratado.
Por sua vez os abnegados diretores, conscientes da justiça de seus propósitos esperam ansiosos, assim como nós, pelo deslinde do tema.
O que podemos afiançar neste instante, é que avançamos muito. No entanto, fato superveniente – a greve dos professores – está a solicitar de cada um de nós um pouco mais de prudência. Afinal cada diretor é, em essência um profissional do magistério e irmana-se aos colegas na luta por direitos que consideram essenciais.

Prudência porque? Porque o aceite da nossa proposta, pode ser levada para os professores como fato tendente a desmobilizar a categoria, resultando em açodamento do movimento grevista. Por outro lado o não aceite da proposta em pontos fundamentais, também pode levar ao mesmo caminho.

Para este presidente, que tem se esforçado e muito, sem arroubos ou alardes, pela construção do diálogo parece inoportuno concorrer para que exista embate.Neste sentido, tomamos a liberdade de solicitar um pouco mais de paciência para aguardarmos o momento adequado para o anúncio das propostas do governo.
Mesmo assim, segundo a Secretária Ana Lúcia muito em breve, após a chegada do governador que se encontra em viagem ao exterior, será feito o anúncio tanto da proposta relativa ao diretores, quanto uma proposta que otimiza a sistemática de remuneração do subsídio.

Certos da consecução dos nossos propósitos, manifesto a cada um de vocês o nosso apreço.
Atenciosamente
Dep. BOSCO
Presidente da Comissão de Educação Ciência e Tecnologia Em, 29 de junho de 2.011"

"Cristina Costa:

Euler e combativos colegas,

já tiveram notícias da reunião de hoje as 10H entre deputados e Sindicato?Veja o que Rogério postou no seu twitter agora:

"Reunião dos deputados da comissão de negociação com Sindute decidiu marcar audiência urgência com Governo, buscando abrir negociações."

Vamos ver se este governo resolve abrir negociações,já passou da hora, de pelo menos, apresentar uma proposta!!!Se bem , que para nós só interessa uma: a implantação do piso.

Um abraço e até a conquista do PISO!!!!"

"Josias Carangola:

Euler e colegas

Tenho aproveitado todas as oportunidades possíveis para falar em Carangola e região o que está acontecendo em relação à nossa categoria e os desmandos desse governo. Friso sempre que o governo não cumpre uma lei já aprovada e gasta dinheiro público falando mentiras. Aos poucos vamos desmascarar esse governador INCONSTITUCIONAL, ESCROQUE E MENTIROSO!
Hoje o Sind-UTE Carangola irá a Espera Feliz para esclarecer ainda mais o que está acontecendo e pedir a adesão dos colegas para fortalecer o movimento.
Tenho minha consciência tranquila de que o meu papel na medida do possível tento cumprir.
O estado de Minas neste momento tem feições de uma ditadura disfarçada de democracia e o discurso sofista do Anastasia relembra ditadores como Hitler e Mussoline em início de carreira."

"Anônimo:

Euler:

A minha publicação do retorno a antiga carreira foi dia 03/08, você sabe me falar se no próximo pagamento já vem como a redução do salário?
É um absurrrrrrdoooo!!!
Será que o sindute já entrou na justiça com mandato de segurança contra essa redução de salário inconstitucional?
Trabalho em uma escola de Uberlândia que tem ótimos resultados nos vestibulares na federal, para cursos concorridos como medicina, me dedico ao máximo, mas se meu salário reduzir, eu e meus colegas não vamos nos dedicar tanto mais, fora que com essa postura do nosso governador de cortes de férias-prêmio e no salário, vários serão os afastamentos por doenças psicológicas dos professores, tão sofridos, e apedrejados por esse governo.
Outra coisa, queria lhe perguntar sobre a contagem do números de servidores atualizada que retornaram a antiga carreira, faço parte desse número!!
Um abraço bem apertado!!!"

"Anônimo:

Euler e demais colegas,
Estou indignada com o que está acontecendo na escola aqui da minha cidade, não vou citar o nome para não sofrer represálias. É a mesma realidade que o Professor Euler acabou de denunciar. Uma professora entrou de licença a partir de hoje, 04/08 e já está afixado a vaga para designação. Outro absurdo é que a Direção da nossa escola está tentando convencer os professores designados e efetivados a retornarem às aulas, "cubrindo" os horários dos professores em GREVE, estão convocando os alunos de forma a convencê-los de que não são todos os professores em GREVE. Sendo que a maioria está em GREVE, apenas uns cinco professores NÃO estão. Gostaria de saber, Euler, se um professor que só está cumprindo horário na escola (à toa), porque nas turmas em que leciona não há alunos, ele terá o direito de receber o seu salário normalmente? Quero saber porque quando questionado, o professor afirmou que só estava na escola "cumprindo horário", "passando o tempo" para garantir o seu salário no final do mês. Claro que num ato de COVARDIA! FORÇA NA LUTA, NÃO VAMOS DESISTIR ATÉ QUE NOS PAGUE O NOSSO PISO!"

"Anônimo:

ATÉ ONDE VAI O TIMÓTINHO CABRAL DAS ALTEROSAS?
ATÉ ONDE DEIXARMOS.
ELE JÁ SE COLOCOU ACIMA DAS LEIS, PISOU A CONSTITUIÇÃO QUE JUROU OBEDECER E DESCONHECE O ESFORÇO HISTÓRICO DOS QUE LUTARAM PELA REDEMOCRATIZAÇÃO E CONSTITUCIONALIZAÇÃO DA PAÍS.
SÓ FALTA DAR UM GOLPE DE ESTADO DEPOR A PRESIDENTE DILMA,E SE AUTO COROAR REI TIMOTINHO CABRAL - O TERRÍVEL - REI DO BRASIL E DE BOROGODÓ.
PRECISAMOS NOS INSPIRAR NA CORAGEM E DETERMINAÇÃO DOS CANGACEIROS DE BORAGODÓ E NOS UNIRMOS PARA DETER O FORA DA LEI ANTES QUE ELE IMPLANTE A PENA DE MORTE."

"Anônimo:

Caro Euler,

Hj a SRE de Coronel Fabriciano madrugou ligando pra todos os diretores das escolas convocando pra uma reunão às 9h da manhã, reunião que não estava planejada ontem, ligaram antes das 8h, sendo que a SRE começa a trabalhar as 9h.... Essa pelegada deve estar dormindo na SRE pra cumprir os desmandos dessse desgovernador cara de pau!!!!
Qual será a pauta da reunião? Alguém arrisca?

E DÁ-LHE GOLPE BAIXO!"

"Anônimo:

Grande companheiro Euler, quentíssima para você, o Minisrto da Educação Paulo Haddad estaria vindo a Minas dia 11 de agosto, parece que vai sair alguma coisa, lembra que a Renata comentou que poderia aparecer novidades, será ? Federalização ? Pede as 13 almas irmão kkkkkk.Força na luta até o final."

Comentário do Blog: Boa oportunidade então para a gente fazer uma caça ao ministro do MEC, pela omissão em relação ao nosso piso! Fica aí a proposta para os combativos colegas. De uma só vez nós "caçamos" o governo de Minas e o Federal pela cumplicidade em dar calote nos educadores, de Minas e do Brasil.

"Rita Frugoli:

Olá, Euler,
continuamos em greve.
Ouvindo a sra secretária na rádio itatiaia, deixei essa pergunta que repasso aqui:

Ah, se eu fosse jornalista; perguntaria à sra. secretária se ela aceitaria trabalhar dando aulas em uma escola estadual, recebendo o subsídio de 1320,00 ou 1430,00 (ela deve ter pos graduação, pois dá aulas de literatura em faculdade ), de preferência , em uma escola de periferia, com 40 alunos nas salas, sem receber para elaborar aulas e provas, corrigir trabalhos, redação, prova; fechar diário, somar notas, passar para taletas, etc - sem receber por isso. E ter reuniões aos sábados ( módulo II ). Só essa pergunta eu faria.
Aliás, repórteres da rádio itatiaia, podem fazer a pergunta se quiserem.

Voltamos voluntariamente para o sistema antigo, pois ele não confisca nossas conquistas. E pagar o piso é lei, não uma concessão do sr governador ou da "poderosa " (a voz imperiosa dela demonstra ) secretária.

A entrevista da "poderosa" ( ainda bem que não fui aluna dela, que voz mandona, infelizmente, o "poder" de ser secretária já subiu à cabeça ) está aqui:

http://www.itatiaia.com.br/site/noticias/noticia/4342"

"Anônimo:

Euler,
Os alunos da escola onde leciono estão organizando uma manifestação de apoio aos professores em frente à escola. Irão levar cartazes exigindo do governador que PAGUE O PISO SALARIAL aos professores para que a GREVE chegue ao fim! Não é uma bela lição de CIDADANIA?! Disseram que irão filmar e postar no YouTube. Um forte abraço a todos e continuaremos, sim, firmes na luta!"

"Anônimo:

Euler,
O que vou dizer aqui é só de brincadeirinha, mas com um sentimento de verdade. Bem que eu gostaria que o PISO fosse PAGO apenas aos EDUCADORES DE VERDADE, aqueles que lutam, que aderiram à GREVE. Garanto que rapidinho teríamos 100% de adesão! Não acho justo MUITOS lutarem, POUCOS parados e TODOS lucrarem. Infelizmente temos alguns POUCOS professores ainda indo à escola somente para garantirem a esmola no final do mês. Digo indo, porque não estão ministrando aulas, apenas "enrolando", devem ter aprendido com o "PATRÃO". À eles deixo aqui uma sugestão: se colocarem um chapéu na mão e irem para a Praça Sete, em BH, arrecadarão muito mais que o que recebem ao final do mês, com um detalhe: não terão que fazer o mínimo de esforço. Espero que TODOS os EDUCADORES juntem-se a nós! Nunca é tarde para iniciarmos a batalha. Até a VITÓRIA!"

"Anônimo:

Dia 11 de agosto, o governador estará na minha cidade, João Monlevade (130Km de BH), para inauguração da UTI do Hospital Margarida. Boa oportunidade para recepcioná-lo com aquele carinho que ele merece, não é??".

Comentário do Blog: Dia 11 nossa agenda vai estar lotada, então: já tem a caça ao ministro do MEC e agora também ao governador. Vamos ter que recorrer novamente ao reforço das 13 almas, rsrs.

"Rômulo:

O nome do Ministro da Educação é Fernando e não Paulo. O amigo anônimo confundiu com Paulo Haddad, Ministro da Fazenda na gerência Collor de Mello. O Fernando além de atual Ministr da Educação é também funcionário do Banco Mundial.

E a agenda passada no Comando de Greve é que no dia 11/08 acontecerá uma audiência em Brasilia entre o Sind-UTE/MG (provavelmente com a CNTE e outros sindicatos) e o MEC. É uma audiência adiada, pois a data inicial era dia 19/07.

Esperamos que o "elemento" esteja na capital federal para participar dessa importante audiência.

Rômulo"

"Anônimo:

Euler,

Eu não quero nem pensar na possibilidade de você e os leitores desse Blog se ofenderem com as minhas palavras... Estive lendo postagens anteriores e percebi que, apesar de sua crescente competência no trato com as palavras e os comentários inteligentes e bem colocados, faltava humor.
Não quero me gabar: mas depois que joguei purpurina no seu Blog, tudo ficou mais leve e divertido. Até seu senso de humor floresceu!

Sei que estamos vivendo um momento crítico, mas histórico. Forças superiores hão de nos ajudar a segurar a barra, quando ela pesar demais.

Tenho a impressão de que depois do dia 10, fim do prazo para o retorno ao antigo sistema remuneratório, algo vai mudar e para melhor. Tenho essa sensação. E uma sensação gay nunca pode ser descartada.

A cada dia, fico mais encantado com a sua força, energia, inteligência. Muitas vezes, ao ler um Post seu, digo pra mim mesmo: por que não pensei nisso antes?

Você tem sido o nosso guru e já se tornando um ícone entre nós, professores.

Muito sério, agora: vamos pensar na possibilidade real de se abrir uma CONTA SOS PROFESSOR GREVISTA ou algo parecido. Quem não estiver tão apertado, poderá ajudar os colegas ou solicitar das outras pessoas que o façam. Contem comigo, amigos.

Um abraço.

Euzinho ou seria Euzinha (ui!!!)."

"Anônimo:

Euler,
Agradeço o espaço aberto e democrático que temos no seu blog, pois sinto-me em casa. Venho aqui desabafar. Hoje estava pensando, temos alguns poucos professores que, durante o ano letivo não participam do Módulo II e recebem por ele porque não levam falta, chegam atrasados para dar suas aulas, saem mais cedo e agora que deveriam unir-se à categoria, estão lá na escola "fazendo de conta" que estão trabalhando. É mole ou quer mais... Estamos firmes na Luta, quem não está satisfeito com o salário que recebe ao final do mês e com a carreira,

VENHA LUTAR CONOSCO! TODOS SERÃO MUITO BEM-VINDOS!!!"

Postado por Blog do Euler às 22:31 38 comentários
Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no orkut Compartilhar no Google Buzz
Links para esta postagem
As 13 almas estão no encalço do governador


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

As 13 almas estão no encalço do governador

A nossa briga pelo piso salarial nacional - êta novela esta história do piso dos educadores - ganhou um novo capítulo nos últimos dias. Após quase dois meses de intensa caçada ao governador, realizada por dezenas de guerreiros e guerreiras das colunas de luta da Educação pública, um outro elemento entrou em cena. Ou melhor, 13 novos agentes que atuam num outro plano, mas que, convocados pelas preces de educadores, apresentaram-se para a missão.

Trata-se do envolvimento direito na caçada ao governador de Minas por parte das 13 almas. São consideradas benditas. Mas, o nosso blog tem uma ligeira desconfiança que estas, que vieram especialmente para seguir os passos do governador de Minas, podem não ser tão benditas assim. Ou seja, podem ser malditas.

Afinal, muita crueldade anda acontecendo contra os educadores de Minas. Em 2003, por obra e graça da gestão de choque do faraó - que agora se apresenta como candidato a presidente - os educadores sofreram enormes confiscos: perderam biênios e quinquênios e tiveram seus vencimentos básicos praticamente congelados. Logo depois, quando o Congresso Nacional aprovou o piso em 2008, o governo de Minas começou a arquitetar um plano diabólico para sonegar tal conquista aos educadores.

No final das contas, o governo, no apagar das luzes da gestão do faraó, lascou na categoria dos educadores um tal de subsídio. Aquele presente que parece bonitinho por fora, mas ordinário por dentro. Cheio de malvadezas: reduziu pela metade os percentuais de promoção, posicionou os antigos educadores no grau inicial da carreira, incorporou e confiscou todas as gratificações conquistadas ao longo de décadas de trabalhao prestado. Enfim, um presente de grego, para troiano nenhum botar defeito.

Eis que nessa pendenga que se tornou o pagamento desse piso - que, tal como as 13 almas, é ao mesmo tempo bendito e maldito, uma vez que não é pago nem com reza brava -, houve por bem convocar outras forças, do além, para uma ajuda extra aos educadores.

Os educadores são incansáveis. Já fizeram de quase tudo um pouco: perseguiram o governo de Norte a Sul de Minas; ocuparam a Cidade Adminsitrativa - aquela obra majestosa, cujo custo em dobro dá a dimensão do confisco de que temos sido vítimas. O governo tratou logo de colocar a polícia de choque com gás de pimenta, cavalaria, carro com jato de água e soldados armados com escopeta e fuzil. Parecia uma guerra, talvez para destruir os temíveis educadores. As galerias da ALMG foram ocupadas pelos guerreiros da Educação; gigantescas passeatas ocuparam as ruas e praças de BH e de várias cidades de Minas. Por toda parte, os educadores têm feito o possível para divulgar a nossa luta. Na internet, por exemplo, algumas dezenas de ativistas acordam e dormem mandando mensagens, torpedos, twitando, blogueando e tudo mais.

O governo dispara através dos mecanismos sobre os quais mantém controle: a Justiça mineira, que atua somente contra os educadores; a mídia mineira, que, salvo pela atuação de alguns poucos jornalistas, presta um desserviço à população, desinformando e agindo como força auxiliar do governo; além da máquina administrativa, colocada a serviço da divisão, da intimidação e do terror psicológico - cortaram e reduziram salários dos educadores e fizeram de tudo para acabar com a nossa greve; além do legislativo mineiro e do TCE, que funcionam como autarquias do governo.

Diante desse embate totalmente desigual, outras forças foram convocadas para a guerra. Já que não se pode contar com aqueles poderes que deveriam atuar exigindo o cumprimento da lei, especialmente da lei do piso, os educadores receberam agora um reforço, que foi divulgado em primeira mão aqui no blog: as 13 almas.

A primeira atuação das 13 almas foi na viagem ao exterior realizada pelo governador. Enquanto ele estava em solo mineiro, cabia aos educadores o trabalho de marcação pesada. O governador viajava para o Norte, uma turma de luta dos educadores o aguardava por lá; ele ia para a Zona da Mata, lá estavam os chatos e grudentos dos educadores; depois passou pela histórica cidade de Mariana, e eis que lá aparecem os nossos guerreiros, aos quais o governador se dirigiu, dizendo se tratar de uma homenagem a Harry Potter.

Ou seja, a caça ao governador em solo mineiro ficou por conta dos grevistas. Mas, aí o governador resolve fazer uma viagem ao exterior, para esquecer um pouco esse clima de greve de educadores, essa chatice de piso salarial, que o tempo todo incomoda as eficientes secretárias do governador, que estão agora em tempo integral só por conta desse assunto.

Mas, os educadores, não podendo acompanhar o governador na sua viagem para outros países, convocaram outras forças.

- Acudam-nos, pediram. Eis que as 13 almas se apresentam! E assumem para si a continuidade da caçada ao governador. As 13 almas se dividiram: um grupo foi para o Japão, outro para a Alemanha, e um terceiro grupo marcou o corredor aéreo por onde passaria o governador em retorno para o Brasil.

O contato entre as almas é algo instantâneo, mais rápido e eficiente do que a Internet. Só o nosso blog, com a excelência em matéria de rastreamento e tradução de sinais e códigos, conseguiu captar alguns diálogos entre as 13 almas. Reparem a seguir a reprodução de uma parte dessa conversa:

- Grupo 1, falando do Japão, câmbio, elemento deixando o solo do Japão.
- Grupo 2 falando da Alemanha, aguardando a chegada do alvo, câmbio.
- Grupo 3, na escuta, aguardando a passagem do avião, câmbio.

No momento em que o governador embarca de volta para o Brasil, as 13 almas se uniram para fazer um grande cerco ao governador. Uma rápida conferência realizou-se entre elas. Havia uma delas, mais radical, que defendia a derrubada do avião, pura e simplesmente. Mas, uma outra, mais ponderada, disse: há muita gente inocente no avião. Houve uma terceira que ainda acrescentou: está muito cedo ainda. Nem o inferno está preparado para recebê-lo. Eis que uma quarta alma resolveu o dilema:

- Vamos dar um aviso, apenas. Uma mensagem codificada. Em alto mar, obrigaremos o avião a dar meia volta, para que todos, especialmente o governador, desejem com toda força uma rápida aproximação com o PISO.

Foi assim que uma turbina se apagou, o avião balançou, o governador sonhou com o piso como nunca antes sonhara. Mas, eis que neste exato momento de turbulência, o governador recebe uma ligação terrena via celular.

- TRRRIIIIIMMMMM!
- Alô, quem fala? - atendeu aos berros.
- É o padrinho!
- Padrinho, me ajuda pelo amor de Deus, que o avião tá caindo.
- Caindo? Isso só pode ser praga desses educadores. Outro dia mesmo eu caí do cavalo e agora você está quase caindo do avião.
- E agora, meu presidente, o que eu faço?
- Quero saber se você adiantou no exterior aqueles contatos para financiar a minha campanha...
- Claro, meu presidente, mas se o avião cair, está tudo perdido.
- Num brinca não, afilhado. Então me passa logo os contatos, e não se preocupa. Se algo de pior acontecer com você, vou mandar erguer uma estátua em sua homenagem...
- Mui amigo você é, hein meu presidente...

Nesse exato momento a ligação recebe uma interferência, com uma voz sem paralelo nos padrões humanos:

- Vão parar com essa conversa fiada! Vê se tomam vergonha na cara e paguem logo o piso dos educadores! Desta vez o avião não caiu, mas da próxima... quem sabe?

Depois disso o celular dos dois não conseguiu fazer qualquer ligação durante várias horas. O padrinho foi tomar umas biritas para tentar esquecer o ocorrido; e o afilhado-governador... bem, este escapou desta vez. Mas, as 13 almas ainda estão no seu encalço.

Dizem que o governador tem acordado tarde da madrugada com pesadelos, gritando: "o piso, o piso, o piso". Sei não, mas, acho que se ele não pagar o piso dos educadores, a coisa pode piorar.

Afinal, enfrentar 100 ou 200 mil educadores é uma coisa. Outra coisa bem diferente é ter que enfrentar, além deste montante de educadores, mais 13 almas. Que dizem ser benditas, mas que o blog desconfia que sejam malditas. Ah, sei não, governador. Talvez esteja na hora de negociar. Brigar com educador não é uma coisa boa para nenhum governo. Imagina então brigar com 13 almas? Deve ser algo bem pior. Deus que me livre e guarde!

O fato é que do outro mundo uma voz tem soprado no ouvido do chefe do Executivo de Minas:

- Paga logo este piso, governador!...


P.S.: Hoje, dia 03 de agosto, enquanto as 13 almas continuam a caça ao governador, nós, educadores, estaremos reunidos em assembleia geral da categoria, no pátio da ALMG, a partir das 14h, para erguer o braço em favor da continuidade da greve, até que o governo nos pague o piso. Sem o piso, não há retorno às salas de aulas. Se a desculpa é a Lei de Responsabilidade Fiscal, pague o piso primeiro e depois reduza os salários dos de cima até ajustar ao tal limite prudencial da LRF; se a desculpa é a falta de dinheiro, peça ajuda ao governo federal, pois a lei do piso prevê tal cooperação. Ou seja: não há desculpa para não pagar o piso. Pelo fim do subsídio e pelo cumprimento integral da Lei do Piso. Um forte abraço e força na luta! Até a nossa vitória!

***

"Anônimo:

ADOREI, ADOREI, ADOREI O TEXTO, ESSE FOI DEMAIS!!!!!!!!!!!!!!! SÓ PEÇO ÀS 13 ALMAS BENDITAS QUE TODO MAL QUE ESSE GOVERNADOR E AS DUAS SECRETÁRIAS ESTÃO NOS FAZENDO, QUE VOLTE PARA ELES POIS SÓ ESTAMOS COBRANDO OS NOSSOS DIREITOS O QUE É JUSTO."

"Maria:

Excelente o texto das 13 almas. Euler, seus textos são maravilhosos, adoro ler e refletir todos.
Parabéns caro colega e força na luta para o bem dos educadores e qualidade da educação mineira.
Sou grande admiradora do seu blog."

"Diego Velasco:

Hoje à tarde acontece mais uma assembléia geral dos educadores de minas para decidir o futuro da greve, infelizmente por causa da distância não poderei estar lá, contudo minha atenção e pensamento lá estarão, e aqui suplicando a Deus para que o melhor seja decidido. O governo ontem fez uma reunião com os diretores das escolas da capital oferecendo um mundo de mentiras aos mesmos para nos trair, mas, graças a Deus, acredito que isso foi mais uma estratégia falida do governo para não pagar o piso, aproveito para postar o contracheque de um colega provando que o gorverno não paga o piso do MEC. Peço a todos que me ajudem a difundir a verdade sobre a greve: queremos o piso, que é lei, e o governo não cumpre, quanto mais pessoas souberem da verdade mais rápido voltaremos ao trabalho ainda mais confiantes para cumprir nossa função. Lembrem-se:"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."João 8-32

Acompanhe essa notícia também no meu blog:

http://diegovelascodepaula.blogspot.com/2011/08/verdade-sobre-o-piso.html"

"Anônimo:

Vamos para esta Assembleia com um único propósito:
A continuidade da greve até o pagamento do Piso!
Que o Sindute aguente o "tranco" pois, caso contrário, será o fim da credibilidade que, aos poucos, ele está obtendo nessa gestão. Lutemos pelo piso, até a vitória!!! Contracheques devem ser estampados no máximo possível de jornais, vamos desmascara esse governo!"

"Anônimo:

HOJE EM DIA, CADERNO DE MINAS, PAG.19... EDUARDO COSTA. LEIAM.....FALTA DE EDUCACAO...."

"Anônimo:

E por falar em almas, vale lembrar o que disse Osmar Prado "(...) Sem essas pessoas (os professores) é a morte de um povo, é a morte de um país, é a morte de uma história." Não quero ser alma penada numa história morta, e tampouco um "fantasminha camarada" para fazer serviço voluntário (escravo) para o governo. Quero receber dignamente pelo meu trabalho, quero que a Educação em nosso Estado e em todo o País seja de qualidade, quero tudo isso e posso querer muito mais, meu nome é professor e luto pelos meus direitos e por essa profissão, por isso estou em greve desde o dia 08/06/11 e permanecerei em greve até a conquista do piso. Não estarei na Assembleia de logo mais, por motivos familiares de saúde, mas abraço a todos aqueles que deixarão seus lares para erguerem a nossa bandeira de justiça - bravos guerreiros!!!"

"Anônimo:

Euler o governo fez alguma proposta de aumento para o sindicato ?

Aguardo sua resposta."

"Marli:

O governador diz que paga cerca de 54% a mais que o piso para os professores referentes às 24 hs semanais trabalhadas. Se isto é verdade, então seria melhor para o Estado pagar o piso, sairia mais barato e acabaria com esta greve.

Será que este governo pensa que vamos acreditar nele?????????

Sou mãe de aluna de escola pública em Manhuaçu MG e não aguento mais tanta mentira destes governantes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Marli"

"Anônimo:

Bom dia Euler!
Adorei o seu texto.É isto aí. As almas são poderosas mesmo. Se todos os educadores começassem a fazer orações em cima dele, com certeza abrandará o coração. Hoje durante a assembléia, deveríamos rezar o Pai Nosso, para que Deus nos ilumine e nos dê muita força nesta longa jornada. Beijos."

"Anônimo:

Parabéns pelo texto.
Engraçado e ao mesmo tempo explicativo.
"Penso que professor é igual erva daninha, em todo lugar tem" então que tal se nós espalhássemos pelo brasil inteiro o que o faraó e seu afilhado estão fazendo com os educadores mineiros? Todos saberiam o que pode acontecer se por ventura o faraó chegar a presidência.

Anastasés, Tutancaécio não vai gostar de suas atitudes você está queimando o filme dele; toma cuidado que faraó sempre enfrenta alguma praga e professor é pior do que gafanhoto. Por ande passa ARRASA."

"Anônimo:

Bom dia Euler
Texto ótimo como sempre.
Hoje é o grande dia. Vá lá colega e inflame nossos irmãos/
camaradas com suas palavras!

Que a greve continue e só vitória coloque um ponto final no movimento.!
Que este anestésico, um trem desgovernado, possa receber em breve o que merece juntamente com suas pútridas secretárias ."

"Anônimo:

Euler:
Estas 13 almas que estão no encalço do governador vai com estrelas ou sem estrelas?"

"Anônimo:

Repercute nacionalmente o "escândalo do contracheque". SindUTE prova que gov de MG desdenha do STF."

"Anônimo:

Bravo! Belíssimo texto.
Desconfio que o governador e seus assessores têm muiiita inveja por não terem em seus quadros profissionais desse quilate e com tal criatividade. Então, se vingam tentando nos empurrar para a miséria com os salários que pagam.
Todos os educadores de Minas agradecem a você, professor Euler Conrado por ter se transformado em nosso referencial de resistência."

"Anônimo:

Ola a todos!
Vivemos um momento tenso, preocupante, mas ao mesmo tempo acredito que temos muitos fatores a nosso favor, como já foi mencionado neste blog e em muitos outros de colegas professores, alguns jornalistas que não se privam as chantagens governamentais.
Muito complicado a informação errônea que o governador vem soltando na mídia.
Ele se fala em piso do mec, mas não esclarece que o piso do mec é composto conforme em decisão pelo STF, de vencimento básico acrescido das vantagens adquiridas no decorrer da carreira.
Olhem os contrachques postados em diversos blogs e verifica se o piso que tanto o governo fala supera a casa dos mil, nao chega nem a mil, para nivel medio vc vai encontrar, R$ 369,00, enquanto ele fala que paga R$ 1.122,00, nível superior vai encontrar R$ 550,53 e assim vai, nunca chega ao sonhado e conquistado, porem ainda nao incorporado em nossos salários como deferia ter feito o sr desgovernador.
Piso e lei, cumpre-a, estará resolvido todos os problemas com o seu desgoverno, sociedade, pais e alunos que são tao prejudicados.
A postura de reunir com mais de 550 diretores e falar que vai melhorar o subsidio não nos interessa Gazolla, queremos o piso.

Piso é vencimento básico e não teto salarial. Fugiram da escola e interpretam a lei do jeito que acham conveniente para eles.
Vamos para a lição de hoje, repete comigo:

Piso é vencimento básico e não teto salarial.
Piso é vencimento básico e não teto salarial.
Piso é vencimento básico e não teto salarial.
Piso é vencimento básico e não teto salarial.
Piso é vencimento básico e não teto salarial.
Piso é vencimento básico e não teto salarial.

Na dúvida repita quantas vezes se fizer necessário."

"Anônimo:

Não tem nada melhor que tomar o café da manhã diante desta maravilha de texto. Rsrsrs...
Um abraço e até às 14:00 para mais uma vez bravamente, erguermos o braço e continuar a nossa greve. Quem tem medo desse sujeito que se diz governador de Minas?"

"Anônimo:

Essa assembléia vai pegar fogo! Saiu um "Busão" lotado com a comitiva de Além Paraíba, Leopoldina e Cataguases rumo à BH. Teve até briga por vaga no ônibus que ia sempre com assentos vagos, mas agora a galera não deixou nem vaga pras 13 almas.

Elas têm seus meios de transporte próprio, não são funcionárias do Estado e cederam lugar aos companheiros que participarão da assembléia. Abraços e força na luta aí em BH.
PS. Tomem cuidado com os cães da Ana, digo Anastazia."

"Flávio/Bhte:

Anastazista,

cuidado! Você que gosta de passeios radicais e se diverte – depois de adulto, com esconde-esconde de professor pelo interior afora. Nem com ajuda das corujas (Velhinha / Gorgozzola) e dos pirilampos (Judiciário /
Legislativo / Mídia), terás sossego por esses rincões das Minas Gerais.

Nós, servidores da educação, somos os Sacis da história e estamos no seu encalço loucos para pregar-lhe uma peça. A fada (LEI PSPN) está a nosso favor.

O Vira
Secos & Molhados
Composição: João Ricardo / Luli

... Bailam corujas e pirilampos
entre os sacis e as fadas.
E lá no fundo azul
na noite da floresta.
A lua iluminou
a dança, a roda, a festa.
Vira, vira, vira
Vira, vira, vira homem, vira, vira
Vira, vira, lobisomen
Vira, vira, vira
Vira, vira, vira homem, vira, vira

Todos firmes e de pé!"

"Anônimo:

EULER , A TORCIDA DO ATLETICO PUBLICOU O CONTRA CHEQUE, E DALHE GALOOOOO....

http://forumdogalo.com.br/forum/viewtopic.php?f=78&t=3109&view=unread "

"Anônimo - Ipatinga:

EULER,

Hj estou feliz. o que postei ontem aqui sobre a greve de Municipal de Ipatinga não aconteceu.... Eles não voltaram, ouvi muitos deles dizerem que voltariam ontem de manhã, mas, depois da reunião da tarde, resolveram continuar, só voltam com o PISO!
Parabéns educadores de IPATINGA!!!! Isso traz força para o nossa greve tb."

"Anônimo:

Amigo, Euler, ( já me dei o direito de te chamar assim depois de tanto acompanhar o seu blog e ver que estamos todos no mesmo barco) seus textos estão cada vez melhores. Seu blog já se tornou um recarregador de baterias para os guerreiros que abraçaram essa luta. Sugiro que alguém sopre no ouvido da Beatriz hoje que faça um pedido aos educadores que lá estiverem (eu com certeza estarei) peçam a eles que aproveitem o tempo livre de greve para visitarem em grupos as escolas que ainda funcionam. O sindicato não tem que fazer nada sozinho. Outra sugestão seriam faixas com educadores parados em sinais de trânsito explicando os nossos contra cheques. Poderíamos ir de carro em carro pedindo uns troquinhos (como no nosso salário) para ajudar a bancar os professores com o salário cortado, além é claro de mostrarmos o contra cheque explicando que a propaganda mentirosa do governo foi paga com o dinheiro de todos inclusive o do motorista ouvinte. Seja lá como for, precisamos tomar fôlego e ir em frente fazendo muito barulho. Um forte abraço e força a todos os bravos guerreiros."

"ana:

EULER, fica aqui a minha ideia para seu próximo post, montar um mini projeto convencendo a toda sociedade sobre a importância de se investir na educação. Tente ao máximo não se contagiar pelas emoções. Analise de maneira clara e objetiva.Fica ai a minha sugestão."

"Geane - Teófilo otoni:

Um bom dia para todos nós!!
Caros colegas,
A noite passada,não foi uma das melhores para mim.
Passei a noite sem conseguir dormir direito, preocupada com algumas coisas que eu ouvi ontem.

Alguns colegas de cidades pequenas aqui da nossa subsede, nos ligaram demostrando muita revolta com o salário que receberão esse mês.

Mas o teor das indignações não era infelizmente animadores para nós que estamos ai há quase 2 meses de greve.
Quando viram o contracheque virtual e perceberam que o fora da lei reduziu seus salários, passaram a dizer que iriam retornar ao subsidio, por que não sabiam mais em quem acreditar.E perguntaram, "o que é que o Sindicato está fazendo para reverter isso?"

Poxa!!É no mínimo revoltante. Onde foi parar a formação política da nossa categoria? Quem é que pode fazer o que?
Tive vontade de gritar bem alto:Estou aqui brigando por sua dignidade e pelo seu salário, arriscando não receber nada. Quero esfregar na cara desse desgoverno que a educação existe nesse país independente da vontade dele. E que os EDUCADORES são profissionais que ralaram para se formarem e que por isso merecem ser respeitados.

Ainda por cima, fiquei sabendo, que para garantir a política suja desse nefasta, as Escolas estão recebendo servidores efetivados a rodo, como é o caso dos ATBs, que estão sendo removidos para as Escolas da área urbana, com números muito a cima do que a capacidade do quadro permite. Olhem só o perigo! Se sabemos que todo início de ano desde 2008, muitos colegas foram notificados e perderam o cargo por falta de vagas nas Escolas da nossa região. Quanto desrespeito! A politica podre desse Anastasia é sempre a de hoje.

Desrespeitando a tudo e a todos. Esmaga a categoria,engana a sociedade,rasga a Constituição. E ainda tem colegas que acredita nele?

Ele pode até enganar alguns pais, alunos, etc, mas é inadmissível qualquer educador se deixar enganar pela falácia desse homem.

Agora eu é quem pergunto? O que vamos fazer para garantir a coerência da nossa formação e da nossa profissão? E a geração que virá depois de nós?

Força e muita esperança para nós, ainda!!"

"Minas tem jeito???:

Euler,
não será possível a minha participação na assembleia de hj. Infelizmente, aqui em minha cidade, os colegas não estão solidários ao movimento. Fizemos reuniões, esclarecemos dúvidas, porém não conseguimos a adesão tão almejada. Ao mesmo tempo que registro minha indignação diante da apatia de meus companheiros, manifesto a minha admiração pelos colegas de várias cidades que não se intimidaram com as inúmeras ameaças do governo e continuam lutando. Parabéns, bravos guerreiros e guerreiras!!!"

"Marisa Karla_ Governador Valadares:

Euler,
Você prometeu e cumpriu. O texto das 13 almas ficou ótimo! Ri demais... nosso humor não pode acabar.
Gostei da iniciativa de alguém que postou o contracheque na torcida do galo. É isso aí, vamos desmascarar toda mentira e sermos tenazes até a vitória... o resto fica para as 13 almas."

"Anônimo:

EULER , OLHA SÓ O DESESPERO DO ANASTASIA E A GLOBO VAI NA DELE É CLARO.

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/08/professores-da-rede-estadual-de-mg-decidem-manter-greve.html"

"Anônimo:

Para todos que quiserem colocar o Afilhado nas mãos das 13 almas.

ORAÇÃO DAS 13 ALMAS

Oh! Minhas 13 Almas Benditas, Sabidas Entendidas, a vós peço, pelo amor de Deus, atendei o meu pedido.

Minhas 13 Almas Benditas, Sabidas Entendidas, a vós peço, pelo sangue que Jesus derramou, atende! o meu pedido,

Pelas gotas de suor que Jesus Cristo derramou do seu sagrado Corpo, atendei o meu pedido.

meu Senhor Jesus Cristo, que a vossa proteção me cubra, vossos braços me guardem no vosso coração e que o Senhor me proteja como vossos olhos.

Oh! Deus de bondade, vós sois meu advogado na vida e na morte, peço-vos que atendeis os meus pedidos, livrai-me dos males e dai-me sorte na vida.

Segui meus inimigos, que os olhos do mal não me vejam, Cortai as forças dos meus inimigos.

Minhas 13 Almas Benditas, Sabidas e Entendidas, se me fizeres alcançar esta graça, ficarei devoto de vós e mandarei imprimir 1 milheiro desta oração mandando, também, rezar uma missa,

(Reza-se 13 Pai Nosso e 13 Ave Maria, 13 dias)"

"Ashley:

Caro Euler,
Fiquei totalmente encantada com o texto das 13 almas.
Fico furiosa com o fato dos policiais nem precisarem entrar em greve para serem ouvidos... e nos a quase 60 dias so ouvirmos bobagens e mentiras. Educação só é prioridade nos discursos eleitorais.Na realidade, somos um zero ä esquerda para esse governo, para essa Assembléia e para o Judiciário, que nessa altura do campeonato, deveria tomar providencias, afinal no ano passado, esses mesmos julgaram nossa greve ilegal( cade eles para darem multas ao governo por não cumprirem uma também lei federal uai trem ) a Lei do Piso.
A lei é clara, PISO é salario base, mais vantagens pessoais. Ponto Final. Tem ai os contracheques para provarem que as secretárias estão mentindo.
Então, porque esses mesmos juízes não cobram, uma vez que no ano passado, os alunos não podiam ficar sem aulas....esse ano podem?... entendi não uai....

Euler,
Olha, aqui em S.Miguel vários professores entraram em greve agora em agosto.

Ficaram com raiva pela postura do governo.
A secretária disse que vai colocar prof substituto.Tou querendo saber onde ela acha que vai achar rssssssssssssss. Tem lugar que pode colocar edital direto e nada. Tem ninguém querendo ser prof não. Por que será não é mesmo?
Forca na luta,

Ashley"

Anônimo:

Euler,
Fui informada da existência do seu blog, através dos professores da escola do meu filho, que disseram ser leitores assíduos. Venho aqui prestar o meu apoio a todos os professores. Gostaria também de dizer que estou torcendo para que o governador negocie logo com vocês para que as aulas possam recomeçar. Meu filho está no terceiro ano do Ensino Médio e estamos preocupados com o ENEM e os Vestibulares, a escola que meu filho estuda está de greve há mais de um mês. Pra dizer bem a verdade, estou com vontade de implorar ao governador para que ele atenda aos professores e pague o Piso, é o que que vocês querem. Estou rezando por vocês! Força, que tudo se resolva o mais rápido possível. Um forte abraço."

"Anônimo:

Estou aqui em apoio ao meu colega de trabalho da Escola Estadual Com. Nascimento Nunes Leal de Resplendor DIEGO VELASCO. Gostaria de afirmar que estamos em greve e fiquei aliviado em saber que a GREVE CONTINUA... Gostei muito desse texto das 13 almas. Precisamos de pessoas como você Euler, comprometidas, escreve fácil e o necessário à nossa compreensão. Acho que precisamos de alguém com o seu perfil na Assembléia Legislativa, estamos meio que sem voz lá..."

"Anônimo:

Euler parabéns pelo seu post . Estamos de greve e força pra gente . Vitoria"

"Anônimo:

Greve Escolas Estaduais
Greve dos professores já dura dois meses

Vejam reportagem da EPTV Sul de Minas sobre a greve dos professores:

http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,42181;4,greve+dos+professores+ja+dura+dois+meses+na+regiao.aspx"

"Anônimo:

OLÁ EULER

Avise ao pessoal pra não ficar confiando muito em Pe. João e Rogério Correia, pois eles fazem muito barulho com pouco resultados,querem só usar o movimento para se projetarem. Cadê o acordão que ele, Pe.João afirmou que seria publicado dia 01/08? Por que eles e o grupo do PMDB, não cobra de Dilma cumprimento de campanha e obriga Anastasia e outros governadores e prefeitos cumprir a lei? As nossas criatividades e disposição de luta tá tendo mais efeito do que esses discursos demagógicos, jornalzinhos e panfletos deles. Será que vai ajudar a pagar a inserção na mídia contra o governador? E falando nisso o Sindute até que enfim resolver melhorar a resposta depois que gastou a toa sem a população entender . Antes tarde do que nunca. Estou revoltada e esperando que esses deputados junto com a direção do SindUte sejam mais radicais na ações. O resto nós administramos. Só voltamos com o PISO. GREVE GREVE ATÉ A VITÓRIA!!"

"Josias Guedes - Carangola:

No futuro quando forem analisar historicamente a sociedade brasileira e verificarem porque o Brasil não deu certo, mesmo com uma economia positivamente crescente e um cenário internacional onde Estados Unidos e a própria União Europeia estavam em crise, um documento será fundamental: o contra-cheque de um professor. Nele estará toda a estrutura de manutenção de poder das elites e como manipular uma categoria fundamental para uma nação que pretendia ser digna e mais uma vez fracassou. O destrato ao Professor é uma das faces mais cruéis de nosso tempo e quem está por trás disso tem pleno conhecimento desta artimanha.Escola para muitos ainda é merenda, livro didático, transporte e profissionais presentes, mesmo ganhando uma miséria.É o que pensam pessoas sem visão é que ¨tudo está em seu lugar, graças a Deus¨, entretanto, o que está em jogo em nossa luta é o futuro não só de nossos bolsos, mas da própria nação. É a visão medíocre de desinformados e medíocres, de pessoas que infelizmente foram eleitas num processo que hoje é chamado de democrático, mas será que assim será considerado no futuro?
Acho que além de me unir à categoria vou me juntar às treze almas. Quem sabe juntos possamos fazer algo aqui e no plano espiritual.

Estou enojado de gente escroque que desrespeita a lei e nada acontece... A hora dele vai chegar e será obrigado a pagar o piso. Viva as cerca de 100 000 almas ativas que exigem o piso salarial nacional. Nossa voz não será calada por esse governadorzinho Anastasia. Abraço e força colegas e saibam com veemência: ¨tudo está fora de lugar¨e Deus não tem nada com isso que foi construído injustamente... Anastasia que o diga!"

"Maria Helena:

Euler, o sindicato poderia abrir uma conta "S O S professores de Minas em greve" e postá-la para que sejam feitos depósitos solidários afim de ajudar os colegas mais necessitados nesse período de greve. Já conversei com alguns amigos e eles disseram que com certeza são solidários a nossa luta e estão dispostos a contribuir. Já estamos acostumados a fazer campanhas para ajudar na manutenção da escola, por que não agora, para ajudar esses bravos colegas de luta?"

"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

Hoje além de ser dia de Assembleia também poderia ser dia de estender uma faixa na Arena do Jacaré, ''Anastasia, pague o Piso dos Professores'', afinal irão jogar Cruzeiro e Flamengo, e deve ser jogo de televisão. E aproveitem porque Anastasia é atleticano, e a torcida do Cruzeiro bem que lhe apeteceria zoar um atleticano, ainda que este seja o governador, e bem assim a torcida do Flamengo. A Globo iria pular miudinho para esconder a faixa."

"Diego Velasco:

Mais um espaço para a greve na mídia. Veja:

http://www.guiaresplendor.com.br/noticias/greve-em-resplendor?id=noticias"

"Anônimo:

GREVE, GREVE, GREVE ATÉ O PISO. E digam NÃO À REPOSIÇÃO DAS AULAS DEPOIS DO CORTE DO SALÁRIO. DEIXA O GOVERNO ARRUMAR SUBSTITUTOS PARA SÁBADOS, FERIADOS E PROVAVELMENTE JANEIRO. GREVE ATÉ O PISO!"

"Anônimo:

Caríssimo Euler,
já estou meio sem argumentos para convencer
alguns colegas para entrar na greve. Então, combativo camarada, peço-lhe que se possível, poste esta música do Gabriel, o Pensador (Até quando?). Acredito que ajudará a tirar estes colegas da letargia ou ao menos servirá para que façam uma reflexão.

Euler,eu lhe agradeço muito se fizer esta postagem .QueDeus o proteja!

Até Quando?
Gabriel O Pensador
Composição: Gabriel o Pensador; Itaal Shur; Tiago Mocotó

Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Rindo da própria tragédia
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Pobre, rico ou classe média
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
muda que o medo é um modo de fazer censura

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ser saco de pancada?

Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante!
É tudo flagrante! É tudo flagrante!!

A polícia
Matou o estudante
Falou que era bandido
Chamou de traficante!
A justiça
Prendeu o pé-rapado
Soltou o deputado
E absolveu os PMs de Vigário!

A polícia só existe pra manter você na lei
Lei do silêncio, lei do mais fraco
Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco
A programação existe pra manter você na frente
Na frente da TV, que é pra te entreter
Que é pra você não ver que o programado é você!
Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar
O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar
E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar
Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá
Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar
Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar
Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar?
Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar!
Escola! Esmola!
Favela, cadeia!
Sem terra, enterra!
Sem renda, se renda! Não! Não!!

Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!

Até quando você vai ficar levando porrada,
até quando vai ficar sem fazer nada"

Comentário do Blog: Na sessão de vídeos aí do lado direito do blog tem esta música, caso queiram acompanhar enquanto fazem a leitura. Um forte abraço e força na luta!

"Anônimo:

SITE DA GLOBO DISSE QUE NA ASSEMBLEIA TINHA 800 PROFESSORES.NÓS TEMOS QUE COLOCAR ESSA CACHORRADA DA IMPRENSA PRÁ CORRER EM NOSSAS ASSEMBLEIAS SÓ SERVEM PARA ATRAPALHAR;

FORA IMPRENSA CANALHA!!!!"

"JU OLIVEIRA:

Taí, uma das funções do texto humorístico. Fazer refletir de forma leve leve..... adorei".

"Linder:

Caro Euler,
Parece-me que até representantes da OAB, estavam na escadaria da Igreja - Já mandei mensagens para a OAB - falando de sua importância na história deste país, juntamente com a CNBB , aquela critica. Que tal também pedir aos companheiros pedir a OAB para nos auxiliar na luta?
Linder".

"Anônimo:

Caro Euler,

Hj a SRE de Coronel Fabriciano madrugou ligando pra todos os diretores das escolas convocando pra uma reunão às 9h da manhã, reunião que não estava planejada ontem, ligaram antes das 8h, sendo que a SRE começa a trabalhar as 9h.... Essa pelegada deve estar dormindo na SRE pra cumprir os desmandos dessse desgovernador cara de pau!!!!
Qual será a pauta da reunião? Alguém arrisca?

E DÁ-LHE GOLPE BAIXO!"

"LEIA: o Jornal do José Elias Issa:

Olá Euler e caros companheiros
ATENÇÃO !!!

O único jornal que teve CORAGEM de divulgar sobre a greve está sendo o MINAS URGENTE - Paulo Leite:

TWITTER

Minas Urgente
MinasUrgente
Você acha Justa a Greve dos Professores Estaduais de Minas que já dura quase dois meses? Mande sua mensagem pra gente. 14:00
http://www.bandmg.com.br/minasurgente/programa.php E AINDA

Professores da Rede Estadual de Ensino decidiram em reunião manter paralização. 14:00 #Band
2 hours ago · reply · retweet · favorite

E o mais estranho o sinal de transmissão esta fora do ar, sem sinal. Assim que foi anunciado sobre a GREVE DOS PROFESSORES. Por quê será!?

ABRAÇOS
Profº Gleiferson Crow"

"Andrea/GV:

Euler, eu sempre tento publicar alguma coisa, mas parece que o espaço esta pouco, mas o que vale aqui é a noticia que vou lhe dar, o novo jornal publicou hoje materia refente a greve, materia do grande jornalista Geraldo Elisío, para quem nunca leu é só digitar novo jornal no Google e dar enter, leia e publique na sua pagina, ele fez justiça, abços guerreiro Euler.Em tempo, publico tudo na minha pagina do facebook. (Andrea/GV)"

"Anônimo:

Euler, voce e todos os outros pensam que a vida é muito facil. Quantos pais de familia que trabalham mais de 60 horas por semana e que recebem um salario minimo?
Voces trabalham em mais de uma escola para acumular salrios e fazem greve? Greve para comprar um outro carro?
Isso é comum em Minas:greve para descansar.
Continuem assim que voces vao longe....para o olho da rua."

Comentário do Blog: tem razão, nós ganhamos muito e estamos reclamando de barriga cheia. Aliás, ganhamos tanto que estamos optando por um sistema que, segundo o governo, vamos perder dinheiro. Mas, nós gostamos de ganhar menos, cada vez menos. E quanto a outro carro... sem comentário, né? Ah, e se tem algum assalariado trabalhando 60 horas por semana ganhando salário mínimo e não faz greve, como a gente, ele deve ser do seu time, dos alienados, ou dos capachos dos patrões. Vê se acorda, rapaz! A escravidão já acabou!!!

"Física Descomplicada:

Vejam a reportagem vinculada hoje na rede record.

http://www.youtube.com/watch?v=LrBTDMmFmA8"

"Anônimo:

Oi gente! Achei importante essa informação de que os diretores da região metropolitana de BH foram chamados ontem para uma reunião onde a cúpula prometeu aos diretores e vices-diretores uma GRATIFICAÇÃO para aqueles que pressionarem os funcionários e conseguirem o retorno as aulas. OBRIGADA!"

"Gracieusa Brito:

Veja o que postei pra Bia.
Bia, hora de vc cobrar atitude do departamento juridico do sindicato. Eles tem que acompanhar o andamento dos processos.

Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 509
Relator: Min. Ricardo Lewandowski
Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) x Governador de Mato Grosso e Assembleia Legislativa (MT)
A ação contesta os artigos 26, inciso XXXI, e 145, parágrafos 2º e 3º, da Constituição Estadual de Mato Grosso, e a Lei Complementar estadual nº 2/90-MT, que “Regulamenta a Política Salarial Única prevista na Constituição do Estado”. A AMB alega que a legislação atacada, “sem a iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, fixou vencimentos, suprimiu vantagens, criou teto máximo de vencimentos, invadiu esfera de competência Federal e retirou e modificou vantagens já asseguradas por leis anteriores”, contrariando a Constituição Federal.
Em discussão: saber se a legislação impugnada versa sobre matéria de iniciativa privativa do chefe do Poder Judiciário local. Saber se ação direta de inconstitucionalidade está prejudicada, por perda de objeto.
PGR: pela prejudicialidade da ADI em relação à Lei Complementar estadual nº 2/90-MT, bem como aos artigos 145, parágrafo 2º, e 26, inciso XXXI, da Constituição daquele Estado, e pela sua improcedência no tocante ao parágrafo 3º do artigo 145, da mesma Constituição Estadual.

Li esse na página do STF, situação parece com a que reclamamos, mas não entendemos pois é altamente linguagem técnica da área juríca. Tem que verificar por que não publica a ação.

http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=185719

Isso está na agenda de ontém. Mas tem que mandar os advogados até Brasília, juntamente com os deputados do Minas Sem Sensura. Também montar um acampamento próximo ao STJ como sugeriu uma professora no Blog do Euler, penso que será uma excelente forma de pressão com os contracheques gigantes ao lado.
Bia, temos que fazer mais pressão, eu me ofereço pra ir. Pense nessas propostas."

Postado por Blog do Euler às 01:20 51 comentários
Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no orkut Compartilhar no Google Buzz