quarta-feira, 13 de outubro de 2010

blog do Euler:"Campanha do Vampirão é marcada por baixarias."

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Campanha do Vampirão é marcada por baixarias

Na foto, Vampirão aparece ao lado de Paulo Preto, sobre o qual o candidato demotucano disse inicialmente "não conhecer". Depois, com outra das suas mil caras desdisse o que havia dito. Leia a matéria sobre o tema clicando aqui.


A campanha eleitoral do Vampirão, também conhecido como Serra, é marcada por todo tipo de baixarias, calúnias e mentiras. Mente, por exemplo, quando apresenta o Vampirão como o único que tem passado, escondendo a história de vida da candidata Dilma. Todo mundo tem passado, mas alguns fazem questão de apagar seletivamente o seu. É o caso do Vampirão, que lembra que foi dirigente da UNE na década de 60. Mas sofre de amnésia quando o assunto é a privatização. Ou melhor: a doação de estatais para grupos privados de rapina. CSN, Vale do Rio do Doce, toda a malha ferroviária, entre outras empresas estatais foram entregues a grupos privados de rapina numa época em que o Vampirão era ministro do governo FHC.

Na Constituinte de 1988, como vimos num dos posts abaixo, ele levou do DIAP nota 3,75 (numa escala de zero a 10) pela sua péssima atuação, votando contra os trabalhadores em várias questões: foi contra a jornada de 40 horas, contra o direito de greve para os servidores públicos, contra o abono de um terço de férias para os trabalhadores, contra a licença-paternidade, contra o salário mínimo real, contra a estabilidade para dirigente sindical, entre outras.

No governo de São Paulo, sua relação com os movimentos sociais e com os trabalhadores em greve foi a pior possível. Na greve dos professores, por exemplo, que aconteceu no início deste ano, o Vampirão ao invés de dialogar com o sindicato da categoria mandou a polícia para descer o cassetete e lançar gás de pimenta nos grevistas. Isso dá o tom de como seria um possível desgoverno Vampiresco.

Baixarias típicas do golpismo pré-64

A campanha do Vampirão tem lembrado muito o clima pré-1964 que resultou no golpe civil-militar que derrubou o presidente constitucional João Goulart. Só que não se trata de uma repetição, mas de uma farsa, como diria Marx. Ou de uma tragédia. Apesar dos diferentes contextos, a campanha do Vampirão traz vários elementos comuns ao golpismo de 1964, senão vejamos:

1) a campanha insidiosa e moralista dirigida por setores atrasados das igrejas. Em 1964, parcela conservadora da Igreja Católica dirigiu a famosa Marcha da Família com Deus pela Liberdade, acusando o governo Jango de comunismo. Agora, alguns indivíduos idiotizados das igrejas católica e evangélicas divulgam baixarias contra Dilma, dizendo que ela é terrorista, que vai matar criancinhas (os comunistas eram acusados de comerem criancinhas, imaginem o nível!), que é a favor do casamento gay, etc. O falso-moralismo ganha o lugar da discussão em profundidade sobre os problemas estruturais do país e do mundo.

2) o apoio de setores atrasados da chamada classe média, recalcada e frustrada, que não aceita a idéia de que os pobres possam adquirir um padrão de vida semelhante ao dela. Boa parte desta classe média, que leva vida de pobre mas arrota um falso status de rico, votou na candidata ecocapitalista no primeiro turno e agora certamente votará no Vampirão. Esse setor da classe média foi base social do golpe de 1964 e continua esperançoso do retorno de algum ditador ao governo federal.

3) a raivosa e antiga UDN de Carlos Lacerda, que fazia oposição golpista a Getúlio, a JK e a Jango é hoje representada pelos demo-tucanos, cujos caciques foram derrotados nas urnas: Artur Virgílio no Amazonas, Tasso Jereissati no Ceará, Mão Santa e Heráclito Fortes no Piauí, os herdeiros de ACM na Bahia, César Maia no Rio de Janeiro e por aí vai. De peso mesmo somente os estados de São Paulo e Minas ficaram nas mãos dos demotucanos. Mesmo assim em Minas Gerais a candidata Dilma venceu o Vampirão e deve ampliar a sua vantagem no segundo turno.

4) parcela conservadora dos militares, ligada aos torturadores, especialmente os militares de alta patente que já se encontram na reserva e apoiam abertamente o Vampirão. Mas, felizmente, ao contrário de 1964, agora as Forças Armadas estão afastadas das disputas eleitorais, pelo menos até o momento - e esperamos que continuem assim.

5) a grande mídia, mais até do que antes, está quase totalmente ligada ao projeto de dominação do Vampirão. A começar pelo quarteto do mal - Veja-Folha-Globo-Estadão - e seus afins regionais, cuja existência é uma agressão aos preceitos constitucionais de liberdade de imprensa, de opinião e de expressão. A limitada democracia brasileira continuará sob permanente ameaça enquanto houver esse monopólio das comunicações nas mãos das famíglias Frias, Civita, Marinho e Matarazzo, entre outros. São grupos ligados aos piores interesses, comprometidos com o que há de mais nocivo para os trabalhadores. Aliás, em matéria de censura à liberdade de imprensa os demotucanos são especialistas, haja vista o que acontece em Minas e em São Paulo.

Por isso, pessoal, sem mais delonga, reafirmamos aqui: quem deseja que o Brasil caminhe para uma ditadura fascista com aparência de democracia; que se alinhe à política externa dos EUA; que criminalize os movimentos sociais e desenvolva políticas neoliberais de achatamento salarial, perseguição aos servidores públicos, de baixo investimento na Educação pública e na saúde, etc, etc. deve votar no Vampirão.

O outro campo, respeitados os diferentes projetos e perspectivas de transformação social, deve cerrar fileiras e apoiar a candidata Dilma Rousseff. Por mais que não concordemos com a política macroeconômica do governo Lula e com as limitações impostas pelo leque de alianças dirigida pelo PT, não resta dúvida que a realidade nos colocou diante de um dilema: ou votamos na Dilma, ou estaremos contribuindo para que a direita mais atrasada volte ao poder federal. Não há meio termo nesta questão. E é por isso que o nosso blog, comprometido com a luta dos trabalhadores, especialmente a dos educadores de Minas e do Brasil, não tergiversa nem se omite: indica o voto na candidata Dilma. Até para que após as eleições continuemos a nossa luta de forma autônoma e em melhores condições.

Derrotar o Vampirão é derrotar o atraso, o golpismo e a direita brasileira.

* * *

Leiam também:

- Blog S.O.S Educação Pública: "Resposta a um e-mail sobre Dilma
"

- Blog Vi o mundo: "
Paulo Preto, que Serra diz desconhecer, inaugurou Rodoanel junto com Serra
"


Vídeo: Serra e FHC não podem voltar ao poder - Ciro Gomes

Mobilização da Classe pensante Brasileira

Mobilização da Classe pensante Brasileira

Incluindo, entre outros, nomes como: Oscar Niemeyer, Frei Betto, Leonardo Boff e Chico Buarque de Olanda.

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/artistas+e+intelectuais+organizam+manifesto+prodilma/n1237796846253.html






Em apoio a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, um grupo de artistas e intelectuais liderados por Leonardo Boff, Chico Buarque, Emir Sader e Eric Nepumuceno está articulando adesões a um manifesto de apoio político à petista.

O documento será entregue à candidata na próxima segunda-feira (18), em um ato político organizado pelo grupo no Teatro Oi Casagrande, no Leblon, zona sul da capital fluminense, às 20h.

De acordo com o filósofo e teólogo Leonardo Boff, o manifesto foi organizado pelo jornalista e escritor Eric Nepomuceno e pelo cantor e compositor Chico Buarque. "A ideia foi do Eric e do Chico para contrabalançar muitas difamações e mentiras que estão sendo divulgadas na internet, e eles têm todo meu apoio e o do Frei Betto também, que escreveu um artigo sobre a Dilma. Eles cresceram juntos e ele fala muito bem sobre ela", disse Boff, que informou também que o arquiteto Oscar Niemeyer faz parte dos signatários.

Ainda segundo Boff, as críticas contra Dilma envolvendo a questão do aborto "é um discurso para desviar das gandes questões". "O PSDB não tem liderança nem carisma, não tem projeto nenhum para oferecer", falou em defesa da petista. "Eles descobriram esse viés para distrair da verdadeira discussão, é uma questão de falsa política", concluiu.

Leia a íntegra do documento:

À NAÇÃO

Em uma democracia nenhum poder é soberano.
Soberano é o povo.

É esse povo – o povo brasileiro – que irá expressar sua vontade soberana no próximo dia 3 de outubro, elegendo seu novo Presidente e 27 Governadores, renovando toda a Câmara de Deputados, Assembléias Legislativas e dois terços do Senado Federal.

Antevendo um desastre eleitoral, setores da oposição têm buscado minimizar sua derrota, desqualificando a vitória que se anuncia dos candidatos da coalizão Para o Brasil Seguir Mudando, encabeçada por Dilma Rousseff.

Em suas manifestações ecoam as campanhas dos anos 50 contra Getúlio Vargas e os argumentos que prepararam o Golpe de 1964. Não faltam críticas ao “populismo”, aos movimentos sociais, que apresentam como “aparelhados pelo Estado”, ou à ameaça de uma “República Sindicalista”, tantas vezes repetida em décadas passadas para justificar aventuras autoritárias.

O Presidente Lula e seu Governo beneficiam-se de ampla aprovação da sociedade brasileira. Inconformados com esse apoio, uma minoria com acesso aos meios, busca desqualificar esse povo, apresentando-o como “ignorante”, “anestesiado” ou “comprado pelas esmolas” dos programas sociais.
Desacostumados com uma sociedade de direitos, confunde-na sempre com uma sociedade de favores e prebendas.

O manto da democracia e do Estado de Direito com o qual pretendem encobrir seu conservadorismo não é capaz de ocultar a plumagem de uma Casa Grande inconformada com a emergência da Senzala na vida social e política do país nos últimos anos. A velha e reacionária UDN reaparece “sob nova direção”.
Em nome da liberdade de imprensa querem suprimir a liberdade de expressão. A imprensa pode criticar, mas não quer ser criticada.

É profundamente anti-democrático – totalitário mesmo – caracterizar qualquer crítica à imprensa como uma ameaça à liberdade de imprensa. Os meios de comunicação exerceram, nestes últimos oito anos, sua atividade sem nenhuma restrição por parte do Governo. Mesmo quando acusaram sem provas.
Ou quando enxovalharam homens e mulheres sem oferecer-lhes direito de resposta. Ou, ainda, quando invadiram a privacidade e a família do próprio Presidente da República.

A oposição está colhendo o que plantou nestes últimos anos. Sua inconformidade com o êxito do Governo Lula, levou-a à perplexidade. Sua incapacidade de oferecer à sociedade brasileira um projeto alternativo de Nação, confinou-a no gueto de um conservadorismo ressentido e arrogante. O Brasil passou por uma grande transformação.

Retomou o crescimento. Distribuiu renda. Conseguiu combinar esses dois processos com a estabilidade macroeconômica e com a redução da vulnerabilidade externa. E – o que é mais importante – fez tudo isso com expansão da democracia e com uma presença soberana no mundo.

Ninguém nos afastará desse caminho. Viva o povo brasileiro.

Leonardo Boff
Maria Conceição Tavares
Oscar Niemeyer
Marilena Chaui
José Luis Fiori
Emir Sader
Theotonio dos Santos
Fernando Morais
Nilcea Freire
Laura Tavares
Walnice Galvão
Eric Nepomuceno
Martha Vianna
Felipe Nepomuceno
Pablo Gentili
Florencia Stubrin
Flavio Aguiar
Renato Guimarães
Ivana Bentes
Vera Niemeyer
Giuseppe Cocco
Sergio Amadeu
Hugo Carvana
Martha Alencar
Carlos Alberto Almeida
Luiz Alberto Gomez de Souza
Ingrid Sarti
Gaudêncio Frigotto
Isa Jinkings
Leila Jinkings
Sidnei Liberal
Sueli Rolnik
Celio Turino
José Gondin
Lejeune Mirhan
Monica Bruckman
Izaias Almada
Clarice Gatto
Fernando Vieira
Rafael Alonso
José Fernando Balby
Breno Altman
Elisabeth Sekulic
Carlos Otavio Reis
Cassio Sader
Tatiana Roque
Monica Rocha
Carlos Augusto Peixoto
Antonio Lancetti
Benjamin Albagli Neto
Geo Brito
Barbara Szaniecki
Henrique Antoun
Francisco de Guimaraens
Mauricio Rocha
Cibele Cittadino
Adriano Pilatti
Marcio Tenambaum
Jô Gondar
Rodrigo Guéron
Paulo Halm
Maria Candida Bordenave
André Fetterman Coutinho
Carlos Eduardo Martins
Lucia Ribeiro
Helder Molina
Elizabeth Serra Oliveira
Isadora Melo Silva
Janes Rodriguez
Claudio Cerri
Gloria Moraes
Peter Pal Pelbart
Mari Helena Lastres
Cecilia Boal
Alexandre Mendes
Mauro Rego Costa
Ana Miranda Batista
Ana Maria Muller
Ronald Duarte
Osmar Coelho Barboza
Joaquim Palhares
Marco Weissheimer
Silvio Lima
Isabella Jinkings
Marcia Aran
Cezar Migliorin
Susana de Castro
Ricardo Rezende Figueira
Eiiana Schueler
Virgilio Roma Filho
Ana Lucia Magalhaes Barros
Maria de Jesus Leite
Marcos Costa Lima
Alberto Rubim
José Cassiolato
Beth Formaggini
Marilia Danny
Fabrício Toledo
Ana Maria Bonjour
Ana Maria Alvarenga de Barros
Marcio Miranda Ferreira
Marcio Pessoa
Marco Nascimento Pereira
Vanessa Santos do Canto
Monica Horta
Ana Maria Muller
Fernanda Reznik Santos
Eliete Ferrer
Felipe Cavalcanti
Francini Lube Guizardi
Rodrigo Pacheco
Edna Krauss
Luis Felipe Bellintani Ribeiro
Rosa Maria Dias
Leneide Duarte-Plon
Licoln de Abreu Penna
Marcelo Saraiva
Francisco Bernardo Karan
Lucy Paixão Linhares
Luiz Carlos de Sousa Santos
Eliana Dessaune Madeira
Lucio Manfredo Lisboa
Isabel Moraes da Costa
Sandra Menna Barreto
Angelo Ricardo de Souza
Roberto Elias Salomão
Angelo Ricardo de Souza
Ricardo Elias Salomão
Eleny Guimarães Teixeira
Elisa Pimentel
Leonora Corsini
Maria Helena Correa
Isis Proença
José Adelio Ramos
Albertita Dornelles Ramos
Deborah Dornelles Ramos
Tamarah Dornelles Ramos
Xavier Cortez
Rodrigo Gueron
Aparecida Martins Paulino
Leonardo Palma
Paulo Roberto Andrade
Urariano Mota
Lea Maria Reis
Ferreira Palmar
Gabriel Rebello
AGFilho
Newton Pimentel
Patricia Ferraz
Pedro Alves Filho
José Antonio Garcia
Afonso Lana Leite
Mariana Rodrigues Pimentel
Jussara Rodrigues Pimentel
Affonso Henriques
Ana Muller
Mario Jakobskind
Fabio Malini
Dayse Marques Souza
Tania Roque
Jussara Ribeiro de Oliveira
Rita de Cassia Matos
Fernando Santoro
Washington Queiroz
Araken Vaz Galvão
Paulo Costa Lima
Carlos Roberto Franke

domingo, 10 de outubro de 2010

Blog do Euler: "Dilma encara Vampirão e mostra que é boa de briga."

Dilma encara Vampirão e mostra que é boa de briga









Finalmente, no debate da Band deste domingo, a candidata Dilma Rousseff resolveu mostrar que não é saco de pancada dos adversários. Ao contrário do primeiro turno, quando apanhou em silêncio, confiando apenas na popularidade do presidente Lula, desta vez Dilma mudou o tom. Não deixou pedra sobre pedra: mostrou claramente o cinismo do Vampirão, que usa a mídia golpista e setores atrasados das igrejas para espalhar boatos contra a candidata, enquanto se apresenta como anjinho "competente" e de "uma cara só".Dilma não ficou presa apenas a aspectos programáticos e foi pra cima: o Vampirão tem mil caras, mente e tergiversa, usa a própria esposa na campanha de baixaria, é campeão em privatização e tratou os educadores de Sao Paulo com cassetete e gás de pimenta. Ele assinou um termo de que não renunciaria ao cargo de prefeito de São Paulo e não cumpriu. Ele nada falou sobre o coordenador de campanha tucano que desapareceu com quatro milhões de reais.Faltou dizer que, além de tudo ele é um fujão, pois, enquanto Dilma era presa e torturada no combate à ditadura nos anos de chumbo, o Vampirão realizava cursos no exterior e era convidado inclusive pelo governo dos EUA. E faltou também dizer que ele votou contra os trabalhadores durante a Constituinte de 1988 (vide post anterior).Um dado importante a destacar é que Dilma voltou a afirmar que a Educação pública de qualidade está entre suas principais metas e que isso pressupõe pagar bons salários aos professores e oferecer cursos para formação continuada dos mesmos. O que é muito importante, pois torna-se um compromisso público reafirmado.Aos três milhões de educadores (entre os quais eu me incluo) não resta a menor dúvida de que temos que arregaçar as mangas para eleger a primeira mulher presidente do Brasil. Com todas as limitações na macroeconomia já mencionadas neste blog, em face das alternativas colocadas, é um dever moral e politicamente correto derrotar o projeto Vampirão, que representa os setores mais atrasados e golpistas da sociedade brasileira.O Brasil, especialmente a classe trabalhadora, não merece o retorno da turma de FHC ao governo federal, com seu quarteto midiático do mal - Veja-Globo-Folha-Estadão - e afins. Não merece o retorno deste bando que reúne a direita que matou e torturou os militantes de esquerda, o Opus Dei, o latifúndio, gangsteres internacionais, os coronéis e senhores de engenho demo-tucanos, entre outros tipos.Dilma bateu de frente nessa turma e isso deve empolgar a militância que estava adormecida.
* * *
Incorporo ao texto central o comentário do nosso combativo e revolucionário colega e amigo Rômulo.
"Rômulo:A burguesia fede.Os monopólios de comunicação fedem.A bola da vez agora é o aborto.Os conservadores e reacionários dos DEMO-TUCANOS querem nadar de braçada. Os igrejeiros, adeptos do social-cristianismo, os conciliadores de classe do PT teriam tudo para nadar de braçada, mas no meio do rio encontra-se uma disputa eleitoral burguesa.Só faltam dizer: "Brasil, ame-o ou deixe-o".“Nada do que é humano me é estranho”, já a afirmava o barburdo Marx. O velho Marx principista e rigoroso, se vivo estivesse afirmaria em alto e bom som que os nossos sonhos(de uma sociedade sem opressão e exploração) não cabem dentro de uma urna eletrônica.Aborto é questão de saúde pública, mesmo nas vesperás de um segundo turno.Oitava economia do mundo, segundo lugar no ranking de desiguldade social.Mães usam imagens de filhos mortos para se eleger.Palhaços fora de moda são eleitos.O passado de alguns é lembrado.O de outros é relegado ao esquecimento. O integralismo - fascismo caboclo de Plínio Salgado, era verde! Mas e daí?Sem ilusões de classes, marchamos!"

Aniversário da Adriana Leitão: professora de inglês da nossa escola



Adriana e seu cãozinho.

ESSE ANIVERSÁRIO FOI MUITO DIVERTIDO E REUNIU ALGUNS PROFISSIONAIS DA ESCOLA, ALÉM DE ALGUMAS AMIGAS DA ADRIANA.
AGRADEÇO EM NOME DOS COLEGAS PELA MARAVILHOSA RECEPÇÃO.
























Blog do Euler:"Vampirão foi contra os trabalhadores na Constituinte."


sábado, 9 de outubro de 2010

Vampirão foi contra os trabalhadores na Constituinte


Vejam o desempenho do Vampirão (Serra) na Constituinte de 1988, de acordo com o DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar:

- Votou contra a estabilidade de emprego

- Absteve-se em relação à licença paternidade

- Votou contra a nacionalização das reservas minerais

- Votou contra a jornada de 40 horas semanais

- Absteve-se quanto ao direito de greve para servidor público

- Votou contra a formação de Comissão de fábrica

- Absteve-se quanto à estabilidade do dirigente sindical

- Votou contra o monopólio da distribuição do petróleo

- Absteve-se no direito a 1/3 de férias ao trabalhador

- Absteve-se quanto à aposentadoria proporcional

- Absteve-se quanto ao aviso prévio mínimo de 30 dias

- Absteve-se quanto ao salário mínimo real (e agora vem com esse papo de que vai pagar R$ 600 reais em 2011, depois de ter sido ministro de FHC que achatou o salário mínimo durante os dois mandatos, sem que o Vampirão tenha se manifestado contra).


Pelo seu péssimo desempenho, o Vampirão recebeu do DIAP a nota 3,75 numa escala de zero a 10.

A sua postura na Constituinte explica a sua ida para o PSDB, sua aliança com os demos, o apoio que recebe do atraso religioso e da mídia golpista, especialmente do quarteto do mal - Globo-Folha-Veja-Estadão. Explica também a forma com a qual tratou os movimentos sociais em São Paulo, especialmente os professores: com cassetete e gás de pimenta.

Portanto, derrotar o projeto Vampirão é tarefa de todos os assalariados de baixa renda do Brasil.

Fonte: Cloaca News

* * *

Entrevista esclarecedora sobre a questão do aborto e os boatos contra Dilma Rousseff: