sábado, 7 de agosto de 2010

'EL PAÍS': LULA VENCERÁ AS ELEIÇÕES

'El País': Com Serra ou Dilma, 'Lula vencerá eleições de 2010'


BBC Brasil

Um artigo no diário espanhol El País avalia que, qualquer que seja o vencedor das eleições de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sairá, simbolicamente, vencedor no pleito.

A análise, assinada pelo correspondente do jornal no Brasil, Juan Árias, discorre sobre os dois principais pré-candidatos na disputa – a petista Dilma Rousseff, candidata do Planalto, e o tucano José Serra, da oposição – afirmando que ambos, se eleitos, "seguirão o caminho" de Lula.

"A partir do próximo dia 1º de janeiro, o Brasil será um Brasil sem Lula. O que acontecerá? Nada", diz o repórter.

"Continuará sendo um país com instituições democráticas consolidadas, que não apenas conseguiu sair, sem se quebrar, da crise mundial, mas que está crescendo; um país sem possibilidades de golpe de nenhum tipo e que, apesar de alguns rompantes populistas em alguns momentos – sobretudo pela influência do chavismo – não se deixou arrastar pelo populismo da vez na América Latina."

Juan Árias aposta que a disputa presidencial deste ano será disputada. De um lado está Dilma, "uma espécie de sombra" de Lula, diz o analista. "Se ela vencer, as eleições seriam na verdade um terceiro mandato de Lula e garantiriam a continuidade de um certo lulismo."

Porém, diz o texto, "Dilma não é Lula". "É quase um anti-Lula porque, mais que uma iluminada e uma improvisadora como ele, é uma gestora, que carece do carisma transbordante de seu chefe", descreve.

Já Serra "suporia a alternância normal, interrompendo de alguma forma a continuidade do PT no poder", avalia Árias.

Mas o autor acredita que o tucano não é um "anti-Lula" e que, portanto, a escolha entre sua política e a política atual é "um falso dilema". "Com Serra, o Brasil seria um país sem Lula, mas ainda com Lula, no sentido de que o governador paulista não nega nenhuma das conquistas sociais de seu governo."

Na opinião do correspondente, a campanha de Serra não seria "contra Lula", mas "depois de Lula". "Para Serra, seu governo não seria uma fotocópia do passado social-democrata, mas uma página nova."

Na avaliação do correspondente do El País, "sem Lula agora, e talvez com Lula amanhã de novo, o Brasil é um país que tomou o trem na direção certa, que o levará a consolidar o milagre de seu desenvolvimento".

AGÊNCIA ESTADO: " Dilma duvida de promessa de Serra"

Dilma duvida de promessa de Serra dobrar Bolsa Família

Agência Estado -

Publicação: 07/08/2010 19:10

Em comício na Cidade de Deus, zona Oeste do Rio, a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, atacou os adversários e duvidou da promessa do tucano José Serra de ampliar os programas sociais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Não adianta dizer quer vão dobrar o Bolsa Família, porque quando estiveram no governo reduziram os programas que tinham", discursou Dilma para uma plateia formada principalmente por jovens de comunidades pobres do Rio.

"Eles falam, falam, e quando podem fazem contra o povo. Eles são enganosos, mas o povo é inteligente, capaz e não se deixa enganar", insistiu a candidata. Dilma atacou o DEM por ter entrado com ação no Supremo Tribunal Federal contra a política de cotas nas universidades. "O DEM entrou na Justiça para acabar com o ProUni, com a oportunidade de os jovens pobres chegarem à universidade", disse a ministra.

Antes do comício, durante debate com os moradores da região, a ministra havia lembrado que a argumentação do DEM era de que "estávamos nivelando a educação por baixo, mas o que aconteceu foi que os jovens tiveram extraordinário desempenho". Dilma pediu mobilização de militantes para criarem uma "onda vermelha" em favor de sua candidatura. "Está chegando a hora decisiva. Faltam 60 dias", alertou a candidata.

A petista citou várias vezes o presidente Lula e vinculou uma possível eleição de José Serra ao retrocesso. "Temos uma decisão a tomar: Ou seguimos o caminho que o presidente Lula traçou para nós ou deixamos a coisa voltar para trás. Mas aqui tem homens e mulheres que não vão deixar isso acontecer", discursou Dilma, ao lado do governador Sérgio Cabral, do PMDB, e de ministros como Orlando Silva, do Esportes, Alexandre Padilha, das Relações Internacionais, e Luiz Dulci, da Secretaria de Governo.

AÉCIO NEGA QUE TRANSFERÊNCIA DE POPULARIDADE GANHE ELEIÇÃO

MG: Aécio nega que transferência de popularidade ganhe eleição
07 de agosto de 2010 16h23 atualizado às 18h24

Aécio Neves e Anastasia se encontraram com representantes de uma cooperativa de motoboys de Belo Horizonte Foto: Emmanuel Pinheiro/Nitro/Divulgação

Aécio Neves e Anastasia se encontraram com motoboys do lado de fora do comitê de campanha
Foto: Emmanuel Pinheiro/Nitro/Divulgação


Juliana Prado
Direto de Belo Horizonte

Principal cabo eleitoral do governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), na disputa à reeleição, o ex-governador Aécio Neves negou neste sábado (7) a tese de que a transferência de votos de lideranças bem avaliadas ganhe eleição. Em evento no comitê central de campanha com o presidenciável José Serra (PSDB), ele afirmou que sua teoria serve tanto para a disputa nacional quanto para a estadual.

"As pessoas podem até gostar do Aécio e do Lula, mas vão votar é no melhor candidato. Óbvio que a boa avaliação ajuda, mas não acredito em candidaturas fruto de 'forçação de barra'".

O ex-governador mineiro, mentor da candidatura de Anastasia à reeleição, disse que só falta ao concorrente "começar a falar para mais gente". Para isso, a expectativa da filial mineira do ninho tucano é pelo início do programa eleitoral gratuito na TV e no rádio. "Estou louco para que comece o horário eleitoral, para que as pessoas possam ver não o Aécio falando, mas o Anastasia".

'Bajuladores'
José Serra não tinha sequer aterrissado em Belo Horizonte e Aécio já falava em um novo convite para que o presidenciável retorne à cidade no próximo sábado. O tucano voltou a rechaçar rumores difundidos pelo tucanato paulista de que não está empenhado no apoio a Serra. "Isso é coisa de alguns bajuladores que ficam em torno do candidato querendo criar dificuldades. Não afeta nem a mim nem ao Serra".

Ele avaliou como favorável o quadro das pesquisas eleitorais. "Agora começou o enfrentamento. Tivemos um debate que mostrou quem tem melhores condições de governar o Brasil". Pelo último levantamento Ibope, divulgado nesta sexta-feira (6), Dilma Rousseff (PT) tem 39% dos votos contra 34% de Serra.

Foi de moto emprestada
Enquanto esperavam o presidenciável, cuja chegada atrasou em mais de duas horas, Aécio e Anastasia se encontraram do lado de fora do comitê de campanha com representantes de uma cooperativa de motoboys de Belo Horizonte. Além de posar para fotos, o ex-governador arriscou uma pequena volta numa moto emprestada por um dos participantes do evento.

Anastasia, com o seu candidato a vice Alberto Pinto Coelho (PP) na garupa, ficou só na imagem para os fotógrafos e preferiu não dar a largada.



PREFIRO NÃO COMENTAR:Aécio Neves convoca mineiros a conhecer propostas de Antonio Anastasia para Minas

> Aécio Neves convoca mineiros a conhecer propostas de Antonio Anastasia para Minas

Aécio Neves convoca mineiros a conhecer propostas de Antonio Anastasia para Minas

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Aécio Neves convoca eleitor mineiro a conhecer propostas de governo de Antonio Anastasia

Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

Ex-governador afirmou que eleitor terá a oportunidade de escolher a melhor proposta no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão

O candidato ao Senado Federal, o ex-governador Aécio Neves, reafirmou a importância do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão para o eleitor mineiro conhecer as propostas do governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição. Durante encontro com grupo de 300 mulheres que manifestaram apoio à candidatura de Antonio Anastasia e José Serra, realizado hoje em Belo Horizonte, Aécio Neves voltou a alertar o eleitor de que o governador

Antonio Anastasia é o candidato mais comprometido com o prosseguimento dos programas e ações implantados nesses oito anos. Para Aécio Neves, Anastasia representa a união das forças do Estado.

“Anastasia é candidato a governador de Minas não para atender a uma necessidade de uma coligação nacional ou para saciar interesses de fora de Minas. Ele é candidato porque demonstrou ao longo dos oito anos ter as melhores condições de dar continuidade ao nosso trabalho. Isso não se impõe. Acredito muito nas coisas naturais na política”, afirmou o ex-governador.

Aécio Neves ressaltou que os programas no rádio e na televisão, que terão início no dia 17 de agosto, darão oportunidade ao eleitor de conhecer melhor os candidatos, o passado de cada um seus apoiadores. O ex-governador também afirmou que o horário eleitoral gratuito será a principal oportunidade para o eleitor conhecer Antonio Anastasia, sua trajetória profissional, a sua atuação frente ao Governo de Mins e suas novas propostas. Aécio Neves destacou ainda a maturidade dos eleitores na definição do seu voto.

“As pessoas não são bobas, as pessoas são maduras. Elas olham a história do candidato, olham o currículo. Elas olham nos olhos do candidato. Elas olham no entorno do candidato, quem são aquelas pessoas que estão com ele. Isso, em Minas, também vai ser muito positivo para nós. O que é decisivo é a história do candidato, o olhar de credibilidade que o candidato possa inspirar nas pessoas. E o Serra e o Anastasia inspiram credibilidade e confiança nas pessoas”, disse Aécio Neves.

GRAÇA AGUIAR EM SEU BLOG: S.O.S EDUCAÇÃ:Salário Anticoncepcional, Culpa e Inveja:


quinta-feira, 5 de agosto de 2010






Salário Anticoncepcional, Culpa e Inveja


Durante o recesso, recebi a visita de um amigo dos tempos da UERJ, nossa amizade começou durante o curso e se mantém até os dias de hoje. Temos o mesmo tempo de trabalho no magistério e dividimos as nossas inquietações sobre a educação, estamos permanentemente em busca de soluções para dar o melhor para os nossos alunos.

Meu amigo sonha em ter um filho, está preocupado, pois já completou 30 anos e deseja ardentemente ter uma família, mas há uma pedra em seu caminho que impede a realização de seus sonhos: o salário. Como será possível manter uma família, educar uma criança ganhando tão pouco? Abandonar o magistério e partir para outra carreira esta fora de cogitação, pelo menos por enquanto. Será que para atuar no magistério, o docente terá que optar pelo celibato? Nem mesmo a religião impõe essa restrição, São Paulo prescreve o celibato apenas para aqueles que têm vocação. Ter que escolher entre a multiplicação do saber e a multiplicação da espécie é uma punição terrível, imposta à aqueles que cometem o pecado de ter vocação para o magistério. É irônico e cruel que o ser que vai trabalhar com crianças tenha que renunciar o direito da paternidade e da maternidade.

As longas jornadas de trabalho a que temos que nos submeter para ter o básico para a subsistência, mais o tempo trabalhado fora da sala de aula, pois uma parte substancial é feita em casa, não deixa tempo para os docentes se dedicarem à família. No caso das profissionais do sexo feminino, soma-se à sua carga laboral o cuidado com a casa. Foi-se o tempo em que o salário permitia o pagamento de uma empregada.

Atualmente os profissionais que estão atuando no magistério, são os espécimes mais resistentes e capazes da espécie, como também os mais comprometidos com seu trabalho, que estão dando o próprio sangue, os sonhos e a vida para executar as sua tarefas.

Os críticos de plantão, enchem a boca para dizer que o magistério é uma área que só atrai os incapazes, pois só fracassados sem opção aceitam viver nestas condições. Perdôo e lamento a ignorância e a má fé de todos aqueles, que nos enxergam com esse olhar, pois sei que para entrar no magistério, nas atuais condições, só mesmo sendo muito capaz , para quem não sabe, a relação candidato/vaga é maior do que a do vestibular das faculdades públicas e o nível das provas só permitem a entrada dos melhores. E diante das condições adversas que enfrentamos no nosso cotidiano, caso os nossos detratores se dessem ao trabalho de conhecer, poderiam constatar que uma pessoa que se enquadra no perfil de fracassado, não teria a mínima condição psicológica de passar uma hora em sala de aula.

Incapazes e fracassados são aqueles que optaram pela docência, mas não tiveram a coragem de enfrentar o campo de batalha, preferindo se esconder longe da sala de aula, para viverem a educação na teoria, no conforto ilusório do plano ideal, e na tentativa de abafarem os seus complexos de culpa, criticam com tintas carregadas na inveja, aqueles que tiveram e têm a coragem que lhes falta.

HÉLIO COSTA E O DESENVOLVIMENTO DE MG


OS EDUCADORES DE MG SÃO FORMADORES

DE

OPINIÃO, PRINCIPALMENTE

DEPOIS DA NOSSA ÚLTIMA GREVE, ENTÃO

VAMOS ACOMPANHANDO NOSSOS

CANDIDATOS E ESPERANDO O MELHOR

PARA A EDUCAÇÃO, SAÚDE ETC PARA O

NOSSO ESTADO. UMA COISA É CERTA:

ESTAMOS CANSADOS DE MENTIRAS E O

NOSSO VOTO, O VOTO DE NOSSOS

ALUNOS E DOS NOSSOS FAMILIARES E DOS

FAMILIARES DOS NOSSOS ALUNOS, DOS

NOSSOS VIZINHOS...VAI SER DIFÍCIL

DOS "CANDITATOS QUE JÁ CONHECEMOS"

LEVAREM.

PODEMOS DIZER QUE SERÁ
IMPOSSÍVEL VOTARMOS
NESSES NOSSOS FAMOSOS ALGOZES;
NÃO QUEREMOS PASSAR MAL
DE "ASIA" .

VANDA SANDIM


Hélio mostra como promoverá o desenvolvimento regional

Postado em 06/08/2010 por Equipe Hélio+Patrus Sobrenome

“Vamos fazer uma total revolução na educação e na saúde e vamos, especialmente, proteger a nossa região da Zona da Mata, daqueles que vêm aqui levar nossas riquezas. Quem quer ser candidato tem que ser um candidato identificado com as questões do povo. Por isso o Lula é o maior ídolo de todos os tempos. Ele tem genuína vocação de atender as pessoas carentes. Isso está faltando em Minas Gerais. Queremos fazer isso em Minas Gerais: atenção com as pessoas”. (Hélio Costa em Leopoldina)

“Vamos fazer uma total revolução na educação e na saúde e vamos, especialmente, proteger a nossa região da Zona da Mata, daqueles que vêm aqui levar nossas riquezas. Quem quer ser candidato tem que ser um candidato identificado com as questões do povo. Por isso o Lula é o maior ídolo de todos os tempos. Ele tem genuína vocação de atender as pessoas carentes. Isso está faltando em Minas Gerais. Queremos fazer isso em Minas Gerais: atenção com as pessoas”. (Hélio Costa em Leopoldina)
Leopoldina, 6 de agosto de 2010 - O candidato a governador pela coligação “Todos Juntos por Minas”, (PMDB-PT-PCdoB-PRB) Hélio Costa (PMDB), e seu vice, Patrus Ananias (PT), planejam criar uma companhia para alavancar o desenvolvimento regional, um dos pilares do programa de governo que irá respeitar as especificidades do Estado. Os dois visitaram a cidade de Leopoldina (Zona da Mata), no final da manhã desta sexta-feira (06-08) e, em entrevista à imprensa, Hélio apresentou a proposta, um dos pontos do programa de governo.
“Estamos criando (no programa de governo) a Companhia de Desenvolvimento Regional, com recursos do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a participação público-privada (PPP), para estimular a economia de forma regionalizada”, afirmou Hélio ao desembarcar na cidade, acompanhado de Patrus e do candidato a deputado federal Omar Peres (PSL).
Hélio e Patrus também reafirmaram compromisso de melhoria na política salarial de servidores públicos, especialmente referente aos professores estaduais, que, em oito anos, receberam apenas 0% de reajuste, enquanto o orçamento de Minas teve aumento de aproximadamente 200%, no mesmo período. “Principalmente da parte das nossas professoras e professores, tiveram acordo aprovado de última hora para fugirem da greve realizada com justiça. Fizeram uma proposta que retira benefícios e no primeiro dia de governo nós sentaremos com uma comissão de professores e professoras para revermos esta atitude”, comprometeu-se Hélio.
Depois de participarem de uma carreata pelas ruas da cidade, Hélio e Patrus participaram de ato político em praça pública, no centro. Hélio ainda destacou que entre os planos para a região está a revisão tributária, que desestimula empresas a se instalarem em Minas, além da reestruturação do aeroporto regional. Ele citou como exemplo a questão tributária envolvendo medicamentos.
“Enquanto sobre remédios para cachorro se paga 0% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), para remédios para gente paga-se 18% de ICMS. Isso precisa ser revisto”, lamentou, comprometendo-se a rever a política tributária atual. “O desafio aqui na Zona da Mata tem a ver com a tributação, tem a ver com a competição entre Minas Gerais, o Estado do Rio e o Estado do Espírito Santo.” A exploração do minério foi outro tema abordado pelo candidato do PMDB. Ele defende que é necessária uma modificação na Lei Kandir, pois Minas perde R$ 2 bilhões por ano

O candidato a governador pela coligação “Todos Juntos por Minas”, (PMDB-PT-PCdoB-PRB) Hélio Costa (PMDB), e seu vice, Patrus Ananias (PT), planejam criar uma companhia para alavancar o desenvolvimento regional, um dos pilares do programa de governo que irá respeitar as especificidades do Estado. Os dois visitaram a cidade de Leopoldina (Zona da Mata), no final da manhã desta sexta-feira (06-08) e, em entrevista à imprensa, Hélio apresentou a proposta, um dos pontos do plano de gestão.

“Estamos criando (no programa de governo) a Companhia de Desenvolvimento Regional, com recursos do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a participação público-privada (PPP), para estimular a economia de forma regionalizada”, afirmou Hélio ao desembarcar na cidade, acompanhado de Patrus e do candidato a deputado federal Omar Peres (PSL).

Hélio e Patrus também reafirmaram compromisso de melhoria na política salarial de servidores públicos, especialmente referente aos professores estaduais, que, em oito anos, receberam apenas 10% de reajuste, enquanto o orçamento de Minas teve aumento de aproximadamente 200%, no mesmo período. “Principalmente da parte das nossas professoras e professores, tiveram acordo aprovado de última hora para fugirem da greve realizada com justiça. Fizeram uma proposta que retira benefícios e no primeiro dia de governo nós sentaremos com uma comissão de professores e professoras para revermos esta atitude”, comprometeu-se Hélio.

Depois de participarem de uma carreata pelas ruas da cidade, Hélio e Patrus participaram de ato político em praça pública, no centro. Hélio ainda destacou que entre os planos para a região está a revisão tributária, que desestimula empresas a se instalarem em Minas, além da reestruturação do aeroporto regional. Ele citou como exemplo a questão tributária envolvendo medicamentos.

“Enquanto sobre remédios para cachorro se paga 0% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), para remédios para gente paga-se 18% de ICMS. Isso precisa ser revisto”, lamentou, comprometendo-se a rever a política tributária atual. “O desafio aqui na Zona da Mata tem a ver com a tributação, tem a ver com a competição entre Minas Gerais, o Estado do Rio e o Estado do Espírito Santo.” A exploração do minério foi outro tema abordado pelo candidato do PMDB. Ele defende que é necessária uma modificação na Lei Kandir, pois Minas perde R$ 2 bilhões por ano.

BLOG DO EULER AFIRMA: HAVERÁ CONCURSO PÚBLICO AINDA ESTE ANO


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Exclusivo: fonte do Blog do Euler revela que haverá concurso público ainda este ano


Quem pensa que só os grandes jornais e TVs possuem as suas fontes de informação está enganado. Também o Blog do Euler possui contatos e fontes fidedignas espalhadas por todos os cantos de Minas e do Brasil. Uma dessas fontes fez contato com outra fonte, que por sua vez tem contato direto com uma fonte do governo e revelou para o blog que haverá concurso público ainda em 2010.

De acordo com esta fonte, o edital será publicado entre agosto e setembro deste ano e haverá vagas para as seguintes áreas: Assistente Técnico Educacional - Nível I; Assistente Técnico de Educação Básica - Nível I; Analista Educacional - Nível I; Analista Educacional / Inspetor Escolar - Nível I; Especialista em Educação Básica / Orientador Educacional - Nível I; Especialista em Educação Básica / Supervisor Pedagógico - Nível I; Professor em Educação Básica - Nível III.

Perguntei se as vagas dos profissionais da Lei 100 serão disponibilizadas no concurso, uma vez que esta dúvida tem sido levantada por vários visitantes do blog. A fonte revelou que, pelo que ouviu da sua fonte (que por sua vez ouviu de uma terceira fonte) apenas uma parte das vagas da Lei 100 será colocada no concurso, uma vez que o concurso pretende preencher prioritariamente os cargos ocupados pelos designados e de acordo com a necessidade de pessoal.

Sobre a participação dos efetivados (Lei 100) no novo plano aprovado recentemente pela Lei 18.975/2010, a fonte revelou que estes servidores terão direito à promoção (a cada cinco anos) e progressão (a cada dois anos) a contar de novembro de 2007, data em que foram efetivados. Todos os servidores, incluindo os efetivados, receberão o novo subsídio (parcela única das novas tabelas para 2011) aprovado em lei.

A fonte da fonte da fonte do Blog do Euler passou uma informação que carece melhor explicação. Disse-me que ouviu dizer que a tal lei aprovada recentemente, a que estabelece o subsídio único, não alterou as regras de promoção e progressão na carreira. Como assim? As regras anteriores previam promoção (a cada cinco anos) com reajuste de 22% e progressão (a cada dois anos) com 3%, ao passo que estes percentuais foram reduzidos para 10% e 2,5%, respectivamente. Além disso, a lei aprovada não prevê o posicionamento (e reposicionamento) adequado dos servidores efetivos, retirando o tempo de efetivo exercício no Estado destes servidores. Por isso, pedi a minha fonte para devolver esta dúvida, pois ela (a minha fonte direta) também não soube responder.

De qualquer forma, se a minha fonte (ligada a outra fonte que tem contato com uma terceira fonte, esta sim, ligada ao governo) estiver bem informada, podemos dizer que o blog trouxe em primeira mão estas informações quentíssimas: a) haverá concurso público na Educação em 2010; b) o edital do concurso será publicado entre agosto e setembro deste ano, c) há vagas no concurso para várias carreiras da Educação, d) as vagas estão destinadas ao preenchimento dos cargos vagos ocupados por designados e apenas uma parte delas será dos efetivados da Lei 100, e) os efetivados da lei 100 também receberão o subsídio das novas tabelas (isto é, se o novo salário for pago, claro, kkk) e terão direito a progressão e promoção a contar de novembro de 2007.

Precisamos ainda saber se o atual governo, independentemente do resultado eleitoral, deixará tudo organizado para que o próximo governo realize o pagamento das novas tabelas em janeiro de 2011. Quando falo em "deixar tudo organizado" me refiro a tudo mesmo. Por exemplo: para quem fizer opção pelas tais 30 horas; os posicionamentos de acordo com o nível e grau nas novas tabelas; o empenho e a reserva do pagamento da folha de pessoal para janeiro de 2011 com os novos salários, etc.

É importante que tudo isso esteja pronto até dezembro deste ano para que o próximo governo não tenha desculpas do tipo: "preciso de um tempo para organizar a casa" e com isso ganhar tempo para nos enrolar. Além disso, queremos essas questões encaminhadas ainda este ano, pois na próxima gestão, seja quem for o governante, queremos negociar outras coisas, como: reposicionamento de acordo com o tempo de efetivo exercício, o quinquênio para todos, a redução no intervalo de tempo para a promoção, a ampliação do tempo extraclasse com o pagamento de R$ 1.650,00 para a jornada de 24 horas com 18 horas em sala de aula, etc, etc.

Aguardemos então a confirmação ou não das novidades que o nosso blog trouxe em primeira mão para os educadores de Minas.

* * *


P.S. Recebi e reproduzo abaixo dois e-mails de uma combativa colega de Uberlândia - MG que fala sobre uma palestra em Passos-MG (eu falo pra vocês que este blog tem ramificações por toda parte de Minas, kkk). Por razões óbvias, vou omitir os nomes das pessoas citadas, que serão chamadas de X, Y e Z:


E-mail1: "Querido Euler,

Como eu adoro ler seu blog. É extremamente informativo e divertido. Só gostaria de tirar uma dúvida: pelo que eu entendi os Lei 100 entrarão então na nova carreira? Ou estou enganada? Porque a Sra. Dona X fez uma palestra sobre a nova carreira em Passos-MG (Sul de Minas) e nos informou que a vaga dos lei 100 não serão contadas para concurso e que os Lei não entrarão na nova carreira. Esta carreira é somente para os nomeados. Ela ainda enfatizou o seguinte: Lei 100 é Lei 100. Nós estamos falando de nomeados... A nova carreira se refere aos nomeados. Ah, ainda disse que não existe aposentadoria de 30 horas. Quando o professor aposenta ele retorna para as 24 horas. Seria como se a gente tivesse perdido o pó de giz como funciona atualmente. E aí, será que a sua fonte está mais recentemente informada? Esta tal palestra foi feita dia 16/07/10 na câmara dos vereadores de Passos. Só pra informar eu moro em Uberlândia, mas sou de Passos. Tenho amiga, quase irmã que é professora em Passos. Foi ela quem foi à palestra e me infomou acerca de tudo. A Sra. Y tbém tinha informado que realmente haverá concurso este ano. Olha uma pergunta feita: As vagas dos Lei 100 serão contadas para concurso? Não. Porque se nós contássemos vcs reclamariam, a gente não conta vcs reclamam tbém. Então resolvemos não contar. Bem , no mais é tudo que tenho de informações. Abraços fraternais, Z.

E-mail2: "Euler,

Esqueci de dizer outra novidade da tal palestra da Sra. X: o Prêmio de Produtividade vai ser pago em Outubro. Ou seja, na folha de Setembro pra receber em Outubro. Isso foi o que ela falou em Passos. Tomara que não haja nenhuma mudança. Abraços fraternos, Z."


Comentário do Blog:

Combativa colega Z:

Um fraterno e inicial abraço à colega Z. A fonte da fonte da fonte do Blog do Euler é quentíssima. Mas, só teremos certeza de quem está mais atualizado quando as versões se materializarem em realidade. O fato é que devemos lutar para que haja concursos regularmente, até para que os colegas da Lei 100 e outros tenham a merecida oportunidade de se tornarem efetivos-concursados. E tomara que o prêmio de produtividade saia mesmo o mais rápido possível, pois com o minguado salário que recebemos merecemos um prêmio mensal de produtividade, de paciência, de sobrevivência, de insalubridade e tantos outros. E agora que a campanha eleitoral começou, os carros de som dos políticos não páram de passar na minha janela. Ninguém merece!!! Deviam nos pagar um prêmio para ouvir tanta besteira...

Um abraço forte aos bravos colegas educadores de Uberlândia e de Passos! (Euler)

Atenção leitores paraesse comentário:

50 mil visitas e 242 postagens!


A serviço da luta dos educadores de Minas e demais explorados do Brasil e do mundo.

O nosso blog bateu a casa das 50.000 visitas em pouco mais de três meses, desde 28/04/2010, quando colocamos o contador de visitas. Neste curto período, publicamos mais de 200 textos, a maioria dos quais ligada à histórica luta dos educadores de Minas, especialmente à maravilhosa Revolta dos 47 dias.

O blog acabou se tornando uma das muitas expressões de comunicação e análise crítica do importante movimento dos educadores de Minas, preenchendo a lacuna da omissão e do silêncio por parte da mídia mineira e nacional, quase toda ela vendida e cúmplice do faraó e do seu grupo - e de outros grupos afins.

Nosso blog tem procurado manter a fidelidade aos interesses e à luta dos profissionais da Educação pública e o compromisso ético com os de baixo. O blog é claramente contra os governantes de plantão, contra os interesses dos de cima - nacionais e internacionais - e suas artimanhas urdidas para fazer perpetuar a exploração e o sofrimento da maioria da população. Com essa postura o blog recebe forte apoio de educadores e outras personalidades não ligadas à Educação. Dezenas de pessoas visitam diariamente o nosso blog, manifestam suas opiniões livremente e procuram interagir com outros colegas de luta também por meio deste espaço.

O nosso blog tem também procurado contribuir com a construção voluntária e horizontal de uma rede de blogs que trata dos problemas da Educação pública e de outros problemas ligados aos de baixo. De modo informal, dezenas de blogs dialogam entre si com certa frequência. É o caso, só para ficarmos em alguns poucos exemplos, do Blog do COREU, coordenado pelo colega e amigo Wladmir Coelho; do Blog da Cris, da nossa combativa amiga e colega Cristina; do Blog Proeti no Polivalente, de outra combativa colega, a Vanda Sandim de São João del-Rei; do Blog S.O.S. Educação Pública, da igualmente guerreira colega professora Graça Aguiar, do Rio de Janeiro; do Blog Em Busca do Conhecimento, do nosso colega e amigo Sebastião Gonçalves, de Conselheiro Lafaiete, além de grande número de outros valorosos blogs, de colegas professores ou de outras áreas. Além da crítica política e social, encontramos também, nestes blogs, informação variada, poesia, textos acadêmicos, imagens, etc.

Ainda que este movimento virtual de comunicação não se compare ao alcance da grande mídia, ele consegue romper o silêncio cúmplice, atingindo os mais longínquos territórios, contribuindo assim para a verdadeira prática da liberdade de opinião e de expressão, tão decantada por aqueles da mídia burguesa, que infelizmente nunca a praticam.

Num tempo ainda sem calendário programado é possível que este movimento de blogueiros autônomos consiga desenvolver melhor outras ferramentas virtuais, como rádios livres e TVs. Com o avanço da tecnologia e a extensão da rede virtual para as escolas e lares de Minas e do Brasil e do mundo, tudo pode ser pensado. E realizado.

Mas, quaisquer que sejam as mudanças e evoluções ocorridas no mundo virtual como reflexo do mundo real, nosso blog estará sempre, enquanto existir, a serviço da luta dos educadores de Minas e do Brasil e dos de baixo em oposição às elites dominantes. A razão de ser deste blog não é outra senão dar uma firme contribuição para a organização e a luta dos explorados, especialmente ao movimento dos educadores de Minas, ao qual estamos ligados de muitas formas.

Que o nosso movimento - virtual e real - ganhe força, cresça e consiga realizar o sonho de milhares de trabalhadores da Educação, conquistando, na luta, condições dignas de trabalho, salário decente, democracia e autonomia nas escolas. E o nosso blog, quando completar 100 mil visitas e outras tantas postagens, pretende comunicar este acontecimento ao lado dos colegas trabalhadores, seja para chorar as nossas decepções e derrotas, ou para comemorar as nossas conquistas, que esperamos sejam cada vez maiores.

Agradecemos a cada ilustre visitante por nos honrar com sua presença virtual e por nos inspirar nesse trabalho diário de alimentar o blog com o fogo da indignação e da revolta contra as injustiças de que somos vítimas cotidianamente. As elites dominantes podem quase tudo. Quase. Contudo, jamais conseguirão nos calar.

* * *

P.S.: Reproduzo e incorporo ao nosso texto a belíssima mensagem da combativa colega Graça Aguiar, do Rio de Janeiro:

"Euler

Parabéns! O sucesso do Blog do Euler é uma evidência concreta que uma educação de qualidade, não é uma questão “para o futuro”, é uma questão cotidiana, do aqui e agora!
Os 50.000 acessos são um indicativo que a categoria tem fé, capacidade e coragem para lutar.

A informação socializada pelo blog é uma chama ardente, que brilha e aquece nossos corações e mentes, instigando-nos a vencer as trevas da indiferença e do descaso, com a qual tentam os poderosos de plantão, envolver a educação para cultivar a ignorância e manter a desigualdade social que os beneficia. Reunidos em torno dessa chama, não estamos sós, a fragilidade se esvai substituída pela força da união.

Aplaudo e apoio a criação da rede de blog’s e vejo que essa idéia já esta frutificando.

Gostaria de aproveitar o momento para propor a criação da UVD - União Virtual do Docentes - uma comunidade reunindo professores de todo o Brasil, para o debater e discutir os rumos da educação nacional. Docentes unidos para apresentar propostas concretas e reais, denunciar as arbitrariedades, fiscalizar a aplicação dos recursos, partilhar nossos problemas, desenvolver campanhas virtuais para cobrar dos nossos representantes na câmara e no congresso medidas para solução dos problemas relativos à educação.

Abraços

Graça Aguiar"

P.S.2:
Gostei da idéia da UVD - União Virtual dos Docentes. Conte comigo e com o nosso blog! Acrescentaria apenas, ao elenco de lutas... "organizar manifestações e paralisações nacionais, com ou sem apoio das entidades sindicais representativas (isso para o caso de locais onde os sindicatos pelegos não tomarem a iniciativa de convocar e organizar as lutas dos educadores).

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

CAMPANHA PELA VERDADE:ANASTASIA NÃO NOS PAGA MAL ( SERÁ QUE MORO MESMO EM MINAS GERAIS OU ISSO É UMA ALUCINAÇÃO?)

  • Somos um grupo de amigos e admiradores do professor Antonio Augusto Junho Anastasia, que incentiva e acompanha sua trajetória. Este blog se dedica a publicar notícias e informações sobre Anastasia, suas ideias e sua gestão no governo de Minas Gerais.


A Coligação “Somos Minas Gerais”, que reúne Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco, divulgou nota sobre declarações do candidato Hélio Costa. Conheça a mentira do dia de Hélio Costa e ajude a desmenti-la. Afinal, como disse o José Serra, “quanto mais mentiras disserem sobre nós, mais verdade diremos sobre eles”. Leia a nota a seguir.

A Coligação “Somos Minas Gerais” informa:

É incorreta a afirmativa de que há professores em Minas Gerais que recebam menos de um salário mínimo. A menor remuneração paga hoje a professor na rede estadual por uma jornada de 24 horas semanais é de R$ 935. Pela nova política remuneratória já aprovada, e em vigor a partir de janeiro de 2011, um professor em início de carreira com jornada de 24 horas semanais passará a receber R$ 1.320,00. O professor que fizer opção pela jornada de 30 horas semanais terá subsídio em início de carreira de R$ 1.650,00.

Sobre o Programa Luz para Todos, do total de investimentos realizados no Estado, mais de 70% são de responsabilidade estadual, sendo compostos por recursos da Cemig, do Governo de Minas e por empréstimos contraídos e que serão integralmente pagos pela estatal mineira.

Certos de que esses esclarecimentos são importantes para correta avaliação dos leitores, solicitamos a publicação.

Belo Horizonte, 10 de julho de 2010

Blog do Euler:Serra diz que Educação é preocupação para o futuro; já Dilma promete valorizar os educadores

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Serra diz que Educação é preocupação para o futuro; já Dilma promete valorizar os educadores




No debate entre quatro dos oito candidatos à presidência - Dilma, Serra, Plínio e Marina - realizado agora no final da noite do dia 05 na Band, pudemos conhecer um pouco o que pretendem os candidatos à presidência da República do Brasil.

Os candidatos responderam inicialmente à pergunta da emissora de TV sobre qual seria a prioridade entre a Educação, a Saúde e a Segurança e quais as medidas concretas para esta escolha. O candidato José Serra disse taxativamente que a Saúde e a Segurança são preocupações imediatas, enquanto que a Educação é coisa para o futuro. Ou seja, se depender dele os educadores podem esperar mais meio século para verem atendidas as reivindicações de uma carreira decente. Se depender do meu voto, nem no futuro ele tem chance.

Já a candidata Dilma Roussef disse claramente que a Educação será tratada com prioridade e que quando se fala em educação de qualidade a primeira coisa a ser verificada é a valorização dos profissionais da Educação, com salário digno e com possibilidade de crescimento profissional.

A candidata Marina Silva defende o aumento dos investimentos na Educação para 7% do PIB, mas nada falou sobre a valorização dos profissionais. O candidato Plínio Arruda Sampaio fez um discurso mais ideológico, destacando a profunda desigualdade existente como causa de todas as demais realidades, incluindo os problemas da Educação. Defendeu portanto uma melhor distribuiçãode renda para os mais pobres.

Uma análise do debate

O debate revelou alguns aspectos que devem nortear a campanha. O candidato Serra, por exemplo, fixou-se em alguns pontos fracos do governo atual, como na questão da Saúde pública e das estradas federais, tentando com isso criar um clima de melodrama ao estilo da antiga UDN que, através de um discurso falso-moralista, criava tragédias diárias em cima de pequenos fatos distorcidos ou descolados do todo.

A candidata Dilma estava um pouco nervosa, talvez com a preocupação de não subir o tom neste momento. Mas, acabou por não enfatizar mais duramente o passado do governo FHC e do seu candidato Serra, que doou patrimônio público para as empresas privadas, perseguiu o movimento social, arrochou salários, destruiu setores da máquina pública, desenvolveu política externa de alinhamento com o imperialismo norteamericano e europeu, e manteve políticas neoliberais de recessão com achatamento salarial. Enfim, governou exclusivamente para os ricos.

Claro que o governo de Lula não representou uma total ruptura com as políticas neoliberais de FHC e comparsas, mas pelo menos desenvolveu algumas políticas sociais, como o Bolsa-Família, o Luz para todos, entre outros, que poderiam ser destacados com mais ênfase pela candidata Dilma. Além disso, Dilma precisa mostrar mais entusiasmo na defesa de um futuro governo Dilma, com propostas concretas para os problemas colocados, sem ficar na defensiva para os ataques do tucano.

Já a candidata Marina tem um discurso muito articulado, mas revela uma característica de querer agradar a gregos e troianos, procurando se parecer com um anjo, acima do bem e do mal. Deveria dizer que foi ministra de Lula até há pouco tempo e que não apresentou nenhuma crítica profunda quando lá estava. Agora procura elogiar aos governos Lula e FHC e a fazer críticas bem acadêmicas, sem apresentar propostas de fundo para os problemas levantados.

O candidato Plínio Arruda Sampaio, do PSOL, talvez tenha sido aquele que mais se diferenciou dos demais. Pelo menos foi o único que apresentou uma proposta de mudança radical de paradigmas. Defendeu a distribuição de renda, tirando de quem tem muito e passando para quem nada tem, através do aumento de salário, redução da jornada de trabalho e distribuição de terra para os sem-terra. Se houvesse um forte movimento social de esquerda no Brasil, autônomo, este seria o programa mais próximo a ser desenvolvido. Embora, do ponto de vista teórico, pareça um tanto inviável nos marcos do capitalismo. Logo, para ser coerente, deveria convocar a população para uma ruptura radical com o capitalismo - com o Estado e o mercado - e não distribuir melhor a renda, coisa que, ainda que de forma muito tímida, já se pratica no atual governo.

Mas, a realidade das candidaturas à presidência está limitada aos acordos com vários setores da sociedade, incluindo os setores dominantes. Por isso, os candidatos com maior densidade eleitoral não assumem compromissos radicais, que atinjam estes setores dominantes.

Na prática, investir mais no social - Educação, Saúde e Saneamento - representa sim tirar dinheiro que vai para banqueiros, empreiteiros e outros grupos privilegiados, mesmo que não ocorra uma ruptura com o sistema. Daí porque o candidato Serra nem sonha em garantir uma Educação de qualidade (que está associada à valorização dos profissionais). Já a candidata Dilma pelo menos assume este compromisso, inclusive especificando que é preciso pagar melhor aos professores e oferecer cursos de formação continuada.

Marina Silva fala em 7% do PIB para a Educação, o que eu acho pouco, ainda, e uma maneira equivocada de abordar o problema. É preciso pagar bem aos educadores, entre outras coisas, não importa se isso representa 5, 7, 10 ou 15% do PIB. Já o candidato Plínio não tocou especificamente neste assunto: uma melhor distribuição de renda resolveria o problema de todos, inclusive dos educadores. O que teoricamente não deixa de ser verdadeiro. O problema é que entre a teoria e a prática há um oceano a ser vencido.

Mas, registramos aqui a ausência de alguns candidatos, que não se sabe porque, foram discriminados, entre os quais o candidato do PSTU José Maria, que seguramente poderia enriquecer o debate com a sua experiência ligada aos movimentos sociais. Esta é a democracia em que vivemos, onde no papel todos são iguais perante a lei. Só no papel. Na prática não somos mesmo iguais nem perante a lei, nem perante a nós mesmos. O problema é que alguns são desiguais demais perante os demais.

Aguardemos agora os novos debates e o desenrolar de um jogo cujas cartas estão mais ou menos colocadas e marcadas. Só um movimento social forte e autônomo poderia embaralhar tudo e dar outras cartas. Enquanto isso não acontece, vamos torcer para que Serra não seja eleito, nem agora, nem no tempo da importância que ele dá à Educação: no futuro. Nós somos presente e futuro; ele, FHC, o Faraó e demais demotucanos são o passado de um pesado carma sobre todos nós.


* * *

Links para temas associados:

- Considerações sobre o Primeiro Debate Presidencial (S.O.S. Educação Pública)

- Por que Serra perdeu o debate na Band (RS Urgente)

- Quem venceu o debate da Band? (Blog do Miro)

- Já está no ar o site da campanha Hélio e Patrus; Hélio propõe a criação de uma câmara de diálogo entre servidores e governo (Proeti no Polivalente)

- Educação Encarcerada

- Mesmice impera em debate antidemocrático (PSTU)


1 comentários:

Denise disse...

Euler,

no momento que Serra disse que segurança e saúde é vida e educação é futuro,deu para entender de onde vem o descaso com tudo que envolve a educação.

Creio eu que não há como promover o desenvolvimento econômico aliado com uma justa transferência e destribuição de renda.
É inadmissível que as grandes fortunas não sejam taxadas, isso é apenas um exemplo.

Para atuar com efeito imediato, a transferência de renda através de programas destinados para famílias, com ênfase na educação e saúde dos filhos ainda fazem-se necessários.

Não falo somente do perseguido bolsa família (eu particulamente acredito na eficiência do Bolsa Família), mas também da agricultura familiar, arranjos locais, fies, prouni,minha casa minha vida etc.

A distribuição de renda não é colocar o superavit fiscal nas cuecas de plantão. Mas investir em setores deficitários, subsidiar as micro empresas, identificar as vocações regionais e promover os arranjos locais... Nossa, são infinitas as possibilidades de investimentos a partir da distribuição de renda.

Não é possível falar em desenvolvimento social ou econômico, sem falar, sem investir, sem acreditar na educação.

É sabido que o cidadão com educação formal tem a capacidade de melhor leitura da realidade.Ele altera o seu meio, ele provoca mudanças a partir do acesso às informações ele conhece seus direitos civis, sociais e político.

Temos a responsabilidade de provocar o desejo de continuar estudando em nossos alunos. Para que eles possam romper a trajetória de miserabilidade de seus pais.

Os cursos profissioanlizantes tem retornar pra ontem com urgência. É preciso garantir uma renda digna a partir de uma profissão para os nossos jovens que terminam o ensino médio.

O Enem precisa ser repensado.Já é percebido movimentos e dados estatisticos que comprovam o aumento da participação de alunos provinientes de escolas particulares e como consequência e não poderia ser diferente, melhores pontuações.

O discurso de Serra é convalidado com as ações do seu partido no governo de Minas Gerais.Pode-se afirmar que o PSDB não tem proposta para educação e muito menos para os profissionais da educação na proposta de Serra.

Fico pensando que quando ele disse que educação é futuro, não seria devido ao fato de que o produto da educação só é percebido laaaaaaaaaaaaá na frente. Mas como ter produto se não investir agora?

O nosso papel como educadores é exatamente este, o de apontar e estimular o senso critico dos nossos alunos a partir destes exemplos.

Abraços

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Já está no ar o site da campanha Hélio e Patrus; Hélio propõe a criação de uma câmara de diálogo entre servidores e governo











PATRUS ANANIAS E HÉLIO COSTA



E AÍ PESSOAL, VAMOS ACOMPANHAR AS PROPOSTAS... PELA FALA DO PATRUS, PARECE QUE HÁ BOAS INTENÇÕES EM RELAÇÃO AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE MINAS, MAS...DE BOAS INTENÇÕES...




Site está no ar
Qua, 04 de Agosto de 2010 18:24 | Escrito por Administrator

Já está no ar o site da campanha Hélio e Patrus. O endereço é fácil de guardar: www.heliopatrus15.com.br. Você está convidado a visitá-lo para ter notícias atualizadas da campanha e conhecer um pouco mais as propostas desses dois ilustres mineiros para Governar Minas Gerais.
No site, você também encontrará informações sobre a revolução que Hélio e Patrus, como Ministros do Presidente Lula, fizeram em duas áreas fundamentais para o desenvolvimento do nosso país, Telecomunicações e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. E ainda os efeitos positivos de suas ações para nosso Estado.

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“Todos Juntos por Minas” faz primeira prestação de contas

A coligação “Todos Juntos por Minas” – PMDB-PT-PCdoB-PRB –, que tem o senador Hélio Costa como candidato ao governo de Minas, encaminhou ontem ao TRE-MG a primeira prestação de contas da campanha eleitoral em curso. Em obediência à legislação, que estipulou ontem como prazo final para a apresentação dessa primeira parcial, a coordenação da campanha informou ao TRE-MG que a coligação arrecadou até a noite de ontem, 3 de agosto, R$ 2.215.000,00.


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Home Notícias

Hélio propõe a criação de uma câmara de diálogo entre servidores e governo
Seg, 02 de Agosto de 2010 16:39 | Escrito por Administrator

Os candidatos a governador Hélio Costa, e vice, Patrus Ananias, pela coligação ‘Todos Juntos por Minas’ (PMDB/PT/PCdoB/PRB) receberam, na manhã de hoje, dia 2, representantes de 14 entidades sindicais e seis associações de representação dos servidores públicos estaduais. Durante a reunião, o coordenador da Coordenação Intersindical dos Trabalhadores no Serviço Público de Minas Gerais, Geraldo Henrique, apresentou a Hélio e Patrus documento com propostas a serem avaliadas e inseridas no programa de governo da aliança. A aplicação de concurso público em todas as áreas do serviço público estadual visando ao fim da terceirização; a recomposição das tabelas salariais com reajustes anuais; o fortalecimento do IPSEMG com atendimento médico-hospitalar em todo o Estado; a reestruturação das carreiras com a diminuição do tempo de promoção por escolaridade dos servidores novatos; e a garantia de paridade entre os servidores ativos e inativos foram reivindicações unânimes dos trabalhadores.

“Acima de qualquer proposta, o trato com o servidor público precisa ser revisto. Somos recebidos e tratados como inimigos, não temos voz ativa e não somos valorizados. O governo precisa entender que os reais executores das políticas públicas estaduais somos nós”, afirmou Geraldo Henrique. O presidente do Sindicato dos Fiscais de Minas, Lindolfo Castro, apresentou números e tabelas que apontam para outra realidade do chamado ‘Choque de Gestão’, implantado pelo atual governo. Segundo o trabalhador, o ‘choque de gestão’ foi feito às custas do arrocho salarial de servidores e redução dos gastos sociais.

Após ouvir a exposição dos presentes, Hélio propôs a criação de uma câmara de diálogo entre funcionários estaduais e governo do Estado: “dessa maneira os servidores ficam mais próximos das decisões, passam a entender as dificuldades do governo e podem contribuir no planejamento de políticas públicas e afins. A proposta de aplicação de concursos e o fim das terceirizações são extremamente coerentes. Quanto às solicitações de criação de pisos salariais, trata-se de uma questão a ser estudada, mas tomaremos a decisão mais prudente, que atenda aos interesses dos servidores e não infrinja os da sociedade”. Para Patrus Ananias é obrigação do estado democrático de direito propiciar o bem estar aos cidadãos, com justiça social, sem ferir os interesses de instituições privadas. “Ao ouvi-los posso afirmar que o que me assusta é a negação ao diálogo. O governo e a sociedade precisam dos servidores públicos. É nossa prioridade abrir a porta de diálogo com todos os setores da sociedade e mantê-la aberta”, declarou Patrus. De acordo com os candidatos, o programa de governo foi elaborado com base na preocupação com o social e com a valorização e melhoria das condições de trabalho dos servidores públicos.

MEU DEUS, QUE BAGUNÇA!!! :" Aécio é contra movimento "Helécio" em Minas:"

Últimas notícias ( JORNAL "O TEMPO")


Aécio é contra movimento "Helécio" em Minas
05/08/2010 21h06

DA REDAÇÃO
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O ex-governador de Minas e candidato ao Senado, Aécio Neves (PSDB), "desautorizou" o movimento "Helécio" (voto casado em Aécio para o Senado e do senador Hélio Costa (PMDB) candidato ao governo), criado pelo presidente do PR estadual Clésio Andrade. "Desautorizo veementemente qualquer tentativa de vincular o meu nome a qualquer candidatura que não seja a do governador Antonio Anastasia", disse Aécio, por meio de nota distribuída à imprensa nesta quinta-feira (5) por sua assessoria."Trata-se de uma manobra para confundir o eleitor mineiro, uma vez que não há nada em comum entre a minha candidatura e a do adversário", completa

Costa é o principal adversário na disputa para o governo do candidato reeleição Antonio Anastasia (PSDB), apoiado políticamente por Aécio. Clésio havia anunciou que fará campanha pública tanto para Aécio quanto para Costa, e, também em nota, a assessoria do presidente do PR informou que na próxima segunda-feira (09), com a presença do próprio HélioCosta, será inaugurado em Belo Horizonte o "escritório do movimento suprapartidário Helécio". O espaço servirá também para difundir as candidaturas dos petistas Dilma Rousseff para presidente e Fernando Pimentel para senador.

Entenda o Caso

Oficialmente, o PR de Minas está coligado com o PSDB. Clésio foi voto vencido no partido e perdeu a disputa interna para os deputados federais da sigla e queria o PR coligado com o PMDB e o PT.

Em Minas nas eleições deste ano, um dos primeiros movimentos a surgir que sugere "voto casado" em chapas foi o "Dilmasia", que prega o voto em Dilma e em Anastasia. Aliados de Pimentel também tentam difundir o "Pimentécio", que vem a ser o voto em Pimentel e Aécio, de chapas opostas para as duas vagas de senadores em disputa.

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DIA DE PAGAMENTO: BLOG DO EULER: DIA DE REFLETIR SOBRE A NOSSA REALIDADE

Dia de pagamento: dia de refletir sobre a nossa realidade




















Amanhã, dia 06, é dia de pagamento. É também dia de reflexão sobre a realidade de miserabilidade a que os educadores mineiros foram submetidos durante a gestão do faraó e do seu afilhado.

Um professor com curso superior em Minas recebe hoje menos que dois salários mínimos. É o chamado salário-de-professor-de-Minas (assim mesmo, tudo junto). Qualquer pessoa mal remunerada pode dizer para os amigos que ganha salário-de-professor-de-Minas, esteja ele em Paris (o que é meio difícil de acontecer), em Montes Claros, em Uberlândia, em Fortaleza, em Goiânia, em São Paulo ou em Vespasiano, não importa. Receber salário-de-professor-de-Minas é sinônimo de ganhar mal, de receber mixaria, quase uma ajuda de custo.

Então, nesta importante data na vida de todos os assalariados, que é o dia de receber a remuneração como contrapartida pela parcela do trabalho explorado e empregado com muito suor, sangue e lágrima, é momento também de refletirmos sobre a nossa realidade.

Na fila do banco é bom lembar que parte do seu salário-de-professor-de-Minas ficará retido para pagar juros-de-banco-no-Brasil (assim mesmo, tudo junto) pelos empréstimos que você foi obrigado a fazer para completar o seu salário-de-professor-de-Minas. Os banqueiros neste país estão felizes da vida, pois vêem os seus lucros aumentando a cada ano, na ordem de bilhões e mais bilhões, enquanto nós assistimos e sentimos a queda cotidiana do nosso minguado salário.

Outros que estão felizes e sorridentes são os empreiteiros que financiam as campanhas eleitorais de alguns candidatos ao governo de Minas e depois são contemplados com obras faraônicas (faraônica, que vem também de Faraó, não esqueçam). A Cidade do Faraó, que custou quase dois bilhões (o reajuste de salário de 400 mil educadores de Minas para 2011 vai custar apenas 1,3 bilhão, segundo o próprio governo) foi construída em poucos meses. Além dos viadutos, estradas e rodovias espalhadas pelo estado. Para isso, nunca faltou recurso e nem existe lei de responsabilidade social para dizer que: não pega bem investir em grandes obras, quando se paga mal aos professores.

Na fila do banco, onde milhares de servidores públicos, não só da Educação, aguardarão a sua vez de colocar a mão na minguada mixaria que se dissolverá em poucos minutos com o pagamento de contas de água, luz, telefone e prestações outras - juros de cartão de crédito e taxas bancárias, etc. -, é bom lembrar também que nem todos estarão nessa situação. Além dos banqueiros e dos empreiteiros, os proprietários, editores e alguns jornalistas da grande mídia de Minas e do Brasil estarão sorrindo de satisfação, pois receberam algo próximo de um bilhão ao longo da longa gestão do choque de gestão do faraó e do seu afilhado.

Desembargadores e deputados estaduais também estão felizes da vida, pois brigam por teto salarial próximo dos 30 mil, para além dos penduricalhos que nunca se sabe quanto. Professores mal conseguem receber o miserável piso salarial aprovado em 2008 e que o MEC, com seu ministro a serviço de interesses de governantes como o faraó e afilhado, diz que deveria ser de pelo menos R$ 1.020,00 para 40 horas para professor com ensino médio.

Eu me lembro que em 2006, o presidente Lula, que passou a campanha inteira da reeleição dizendo que professor ganha mal (coitadinhos dos professores, só faltava dizer assim) dizia na época que o piso ideal seria de R$ 1.000,00. Depois de reeleito enviou um projeto com piso de R$ 850,00 para 40 horas de trabalho e o cínico do ministro Haddad dizia que aquele valor era maior do que o salário recebido por cerca de 60% dos professores do Nordeste. Espero que a Dilma demita este ministro antes da posse e coloque no MEC alguém que tenha sensibilidade e bom caráter para lidar com um problema tão importante quanto o da Educação pública na modalidade ensino básico. E que não seja o Cristóvão Buarque, outro bundão, que só tem discurso e propostas para daqui a 20 anos para professor.

Já chegando a minha vez na fila, de botar a mão na mixaria não posso deixar de lembrar também que este ano fizemos um grande movimento de paralisação - a nossa maravilhosa revolta dos 47 dias - e que arrancamos uma tabela salarial para 2011 que é o começo de conversa com o próximo governante. Além desta tabela, queremos o posicionamento imediato pelo tempo de serviço e o pagamento de quinquênio para todos, entre outras reivindicações.

E é bom lembrar, já com a mixaria nas mãos e separando os centavos para repassar para os credores, que nossa situação só vai mudar se nos mantivermos unidos e mobilizados para cobrar os nossos direitos. Não podemos aceitar sem luta essa realidade de injustiça social que prevalece no Brasil e em Minas. Salário-de-professor-de-Minas precisa virar referência e orgulho nacional e não vergonha, como é atualmente. E isso depende da nossa luta. Estão preparados para os novos combates, camaradas?

Postado por Blog do Euler às 07:44
2 comentários:


S.O.S. Educação Pública disse...

Querido amigo

Pela primeira vez, discordo de você, o sinônimo para má remuneração, agora é o "salário-do-professor-do-Rio de Janeiro".
Acredito que no ano que vem, estaremos à frente do Piauí, somente no quesito Ensino-Médio/Ideb, porque em matéria de salário estamos na popa do Titanic.
Aqui, o nosso salário já tá virando anticoncepcional (veja o meu último post).

Abraços
5 de agosto de 2010 10:35
Ivone disse...

Boa tarde Colega Euler.
E por falar em Ministro da Educação...possivelmente vc deve também ter lido sobre o "vazamento" dos dados dos alunos que fizeram ENEM em 2007,2008 e 2009....a notícia foi veiculada em algumas páginas da internet durante a madrugada e hoje...sumiu.Estou sendo alarmista demais ao pensar nas graves consequências que isso pode trazer para esses jovens,ou a irresponsabilidade de não cobertura e pronunciamento do Sr. Ministro é assim tão grande????Será que eu que tive um pesadelo e nada disso ocorreu???? Queria opinião de alguém mais "antenado".
Quanto ao dia "D" no qual temos que usar de toda nossa capacidade de economistas e saber o que vamos cortar mais, do essencial, quem vamos deixar de pagar esse mês, etc etc etc...Só mesmo no dia em que a Classe decidir se unir por inteira, conseguiremos mudar esse quadro.
5 de agosto de 2010 12:26

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

BLOGDOEULER:Democracia nas escolas, roubo de computadores e dúvidas em relação ao acordo assinado com o governo

terça-feira, 3 de agosto de 2010
Democracia nas escolas, roubo de computadores e dúvidas em relação ao acordo assinado com o governo













Quero destacar aqui três temas, com base nos comentários e e-mail que recebi de três colegas de luta que acompanham este blog: João Paulo, Denise e Iris de Uberlândia. Não vou transcrever todo o teor das mensagens e e-mail, mas pretendo sintetizar as preocupações levantadas pelos colegas e fazer alguns comentários. Vamos lá.

* * *

Democracia na escola: Este é um tema fundamental para os educadores. Já passa da hora de alterar este sistema vertical e hierarquizado entre a SEE-MG e as direções das escolas e entre estas e os demais servidores. O próprio espírito da LDB, na letra da Lei e na essência do texto prevê a progressiva autonomia e democratização das unidades escolares. Em Minas se pratica o oposto. Os diretores de escola quase já nem são mais eleitos tal a prática antidemocrática da prorrogação dos mandatos, sem falar na tal eleição por consenso quando há uma chapa só, além da exigência de certificação. Mas, o pior é que a essência dessas medidas se traduz na transformação dos diretores, com raras exceções, em verdadeiros transmissores da vontade da SEE-MG. Muitos diretores e diretoras dizem claramente que são "pau mandados" do governo, o que expressa a forma autoritária do sistema da Educação em Minas - e acredito que esta realidade se estenda por todo o Brasil.

Nós não podemos abrir mão de exigir maior autonomia e democracia nas escolas. Diretores têm que ser eleitos democraticamente e serem nomeados pelo governo, goste ou não o governante de plantão daqueles que foram escolhidos pela comunidade escolar. Além disso, o diretor eleito precisa saber que não é o dono da escola e que não pode de maneira alguma prejudicar, perseguir, ameaçar servidores, enquanto protege outros, da chamada "panelinha" de amigos. Isso cria um ambiente ruim na escola, destrutivo, que inevitavelmente terá consequências no processo de ensino-aprendizagem.

Transparência na ação, respeito pela diferença, companheirismo, convencimento no lugar de métodos autoritários e burocratizados, devem ser observados. Muita gente adoece nas escolas - professores, auxiliares de serviço, etc - em função de práticas autoritárias e de perseguição, que infelizmente acontece com diretores para com os demais servidores, mas também entre supervisores e professores e até entre professores e servidores da cantina, por exemplo. Claro que não é uma prática generalizada, mas acontece e isso precisa ser encarado e combatido se quisermos construir um local adequado, humano, para se trabalhar e educar as pessoas.

E essas mudanças não dependem só de uma pessoa, ou de um dirigente sindical, ou mesmo do governo, mas de todos nós, educadores. A melhor forma que eu vejo de encarar este problema de frente é criando um campo de discussão sobre essas realidades. Debatendo com os colegas e construindo na própria escola espaços de reflexão e de conquista, ou melhor, de reconquista daquilo que deveria ser nosso por direito. É preciso que todos os servidores assumam a escola, apropriem-se dela, no melhor sentido - dos espaços, dos tempos, dos equipamentos utilizados, etc., exigindo respeito pelo outro e métodos não-burocráticos de relacionamento. Não somos máquina, somos gente. Merecemos respeito. Todos nós cometemos erros, mas é preciso que tenhamos espaço na escola para reconhecer o erro, para perdoar e para dialogar com o outro, tendo em vista o crescimento coletivo e individual. O oposto disso é a punição burocrática, a formação de grupos que se cristalizam e dificultam o trabalho coletivo, ou a acomodação pura e simples.

Mas, não penso que este trabalho deva se realizar só na base, em cada escola. É preciso também que a direção sindical, o conselho estadual, o comando de greve (que deveria ser mantido até a próxima greve) discutam essas questões e aprovem um calendário de lutas para cobrar do governo medidas voltadas ao atendimento de propostas que avancem na automomia e na democracia nas escolas.

Uma outra questão, que está ligada à carreira dos servidores é este modelo autoritário de avaliação de desempenho, implantado pelo governo neoliberal do faraó e seu afilhado. Tal modelo estimula o uso de critérios absolutamente subjetivistas para "avaliar" o trabalho de cada servidor com o intuito de punição e não de aprimoramento na carreira, como deveria ser. É muito comum se aplicar notas com critérios totalmente questionáveis, que favorecem alguns, amigos do rei, enquanto prejudicam outros, que não são tão amigos assim do rei. Isso também constitui falta de respeito pelo colega servidor, que deve ser tratado e avaliado com critérios objetivos, tendo em vista o crescimento e melhoramento desse colega e não com a punição voltada para prejudicá-lo na carreira.

Estas questões não podem estar ausentes das nossas reivindicações, juntamente com a questão salarial, que é o essencial para a nossa sobrevivência.

* * *

Roubo de computadores: o companheiro João Paulo tem falado sobre isso. Não há segurança nas escolas, nem durante o funcionamento e muito menos durante as madrugadas e finais de semana. O governo poderia muito bem montar um esquema com as prefeituras e manter vigilância pelo menos após o final do último turno até o dia seguinte e nos fins de semana. Geraria empregos, gastaria pouco dinheiro - uma vez que a despesa seria partilhada com as prefeituras - e protegeria os equipamentos das escolas, que já são escassos demais da conta.

Aliás, aproveito para criticar essa escassez em matéria de informática, dada a importância que este tema tem para os alunos e professores. Na escola que trabalhei anteriormente, no Machado de Assis, escola-polo da cidade, com mais de 1.500 alunos em três turnos, tinha um laboratório com apenas 17 computadores ligados em rede na Internet, sendo que alguns deles estavam estragados. Lembro-me que no início do governo Lula ele e seus ministros prometiam um computador para cada aluno e depois ninguém mais falou no assunto. Depois falaram que iam liberar um empréstimo para que o professor pudesse adquirir um notebook - o que já era um absurdo, considerando o salário de um professor, ainda mais de um miserável salário-de-professor-de-Minas (assim mesmo, tudo junto). Nada feito. Outro dia ouvi a notícia de que o governo da Índia conseguiu adquirir laptops no valor de R$ 60,00 cada e que para os estudantes o governo subsidiará a metade (ou seja, um laptop por 30 reais!) para que todos tivessem o seu.

Aqui em Minas há muita propaganda sobre a montagem de laboratórios de informática nas escolas. E claro que a propaganda é maior do que a realidade. Um laboratório decente precisa ter pelo menos um computador para cada aluno de uma sala, ou seja, um laboratório com pelo menos 30 ou 40 computadores ligados em rede e com banda larga com muitos megabytes, se não quiserem que os alunos quebrem as máquinas de raiva pela lantidão. Além disso é preciso assegurar o treinamento dos professores e monitores, a manutenção permanente das máquinas e a segurança para que elas não sejam roubadas. Infelizmente este é o país que nos legaram, de escolas que precisam ser protegidas, pois como não investem na educação de qualidade para todos, muitos cidadãos acabam se desviando para o crime, organizado ou não. O dia em que a escola puder manter os portões abertos e não precisar mais de segurança na porta, então teremos uma demonstração de que as coisas melhoraram muito.

* * *

Acordo assinado e não cumprido em parte (entre outras dúvidas): neste ponto vou transcrever algumas dúvidas que foram feitas por e-mail, deixando para que a direção sindical possa respondê-las. São dúvidas que incomodam a muitos colegas da base - e acredito que algumas delas incomodam a direção sindical também - e por isso mesmo precisam ser respondidas. Um diálogo aberto é sempre um momento de esclarecer dúvidas e motivar as pessoas para os novos combates que teremos que travar. Sempre lembrando aos colegas que não vencemos todas as batalhas de uma só vez. E que o nosso movimento não pode se desarticular, se quisermos avançar em novas conquistas. Eis então as dúvidas formuladas:

"1 - o servidor da Lei 100 terá direito a essa nova carreira ou permanecerá na antiga? Terá progressões ou não? Será levado em consideração o seu título ou não?

2 - o edital do concurso previsto para julho ainda não saiu. Sairá ainda este ano?

3 - o corte de vantagens de quem se afastou por mais de 300 dias foi derrubado ou ainda continua valendo?

4 - o aumento para 20% do total de professores nas escolas com direito a tirarem férias-prêmio sairá ou não? Sei que foi negociado, mas até agora nada. Muitos professores que nunca tiraram as mesmas vão acabar perdendo esse direito.

5 - o sindicato disse que entrou na justiça contra a Lei do corte de biênios e quinquênios, mas também não nos informa em que pé está esse processo."

Em suma, eram estes os três temas que me propus a abordar nesta postagem. Havia um quarto tema, sobre a proposta da Coordenação Intersindical aos candidatos que mencionei no post anterior. Espero voltar a este tema em outra ocasião.

* * *

Força na luta, camaradas. É hora de retomarmos os debates e a organização com os nossos colegas de trabalho para manter a unidade e a disposição de luta. Há muito ainda a conquistar, tanto em matéria de salários e direitos na carreira, como também nas condições de trabalho, no ambiente no qual entregamos parte importante do nosso tempo. Por isso, vale a pena manter esta sintonia de intercâmbio e luta entre nós.


Postado por Blog do Euler às 19:17


5 comentários:

polivanda@gmail.com disse...

BOA TARDE EULER!
GOSTARIA DE SABER SE É VERDADE UM COMENTÁRIO QUE ESCUTEI SOBRE O FATO DE QUE AS VAGAS DOS PROFESSORES DA LEI 100 NÃO IRÃO PARA O CONCURSO.ISSO É VERDADE? SE FOR O QUE ISSO IMPLICA?
ABRAÇÃO!
VANDA SANDIM
4 de agosto de 2010 09:48



Denise disse...

Está ai uma coisa que eu não dúvido que possa acontecer.

Tanto na gestão do Aécio como na gestão do Anastazista, tivemos inúmeros exemplos de desrespeito à Carta Magna.

E uns dos exemplos mais gritantes foi exatamente a Lei Complementar 100, que concede status de efetivo a milhares de servidores quando a Constituição determina que para ser efetivo é preciso aprovação em concurso público.

Hoje, professores efetivos não conseguem mudança de lotação ou remoção devido aos cargos vagos estarem sendo ocupados por efetivados.E para atender aos professores que necessitam da movimentação as SREs solicitaram que informassem os cargos ocupados pelos designados.
O professor efetivo só consegue ocupar o cargo vago se antes pesquisar e descobrir a situação funcional do ocupante. Do contrário...

E para corroborar, temos o desembagador Marota que numa sentada alterou a Constituição a classificar a educação como serviço essencial e assim, sentenciar como ilegal nosso movimento

Outro exemplo, temos criação de Leis. Com vigência sempre lá pra frente e quando chega o momento de implantar, eles ignoram as leis criadas por eles ou criam outra revogando a anterior.

Exemplo. Plano de Carreira, Prêmio Produtividade (Em relação a esta lei, eu quero só vê quando é que o Anastazista irá informar aos servidores que o Prêmio Produtividade tem prazo para acabar), reposicionamento, choque de gestão e por ai vai.

Assim sendo, tudo é possível.
4 de agosto de 2010 16:13


Maria Angelica de Castro disse...

EULER, BOA NOITE(APESAR DE VOCE ESTAR TRABALHANDO AGORA), RECEBI ESTE EMAIL E NAO ME CONTIVE, PENSEI LOGO EM VOCE....
ABRAÇO. MARIA ANGELICA- SAO DOM. DO PRATA


SOU UM PROFESSOR QUE PENSA...

Pensa em sair correndo toda vez que é convocado para uma reunião, que

certamente o responsabilizará mais uma vez, pelo insucesso do aluno.

SOU UM PROFESSOR QUE LUTA...

Luta dentro da sala de aula, com os alunos, para que eles não matem uns aos outros.

Que luta contra seus próprios princípios de educação, ética e moral.

SOU UM PROFESSOR QUE COMPREENDE....

Compreende que não vale a pena lutar contra as regras do sistema, ele é sempre o lado mais forte.

SOU UM PROFESSOR QUE CRITICA...

Critica a si mesmo por estar fazendo o papel de vários outros profissionais como: psicólogo, médico,
assistente social, mas não consegue fazer o próprio papel que é o de ensinar.

SOU UM PROFESSOR QUE TEM ESPERANÇA,


E espera que a qualquer momento chegue um "estranho" que nunca entrou em uma sala de aula,
impondo o modo de ensinar e avaliar.

SOU UM PROFESSOR QUE SONHA...

SONHA COM UM ALUNO INTERESSADO,

SONHA COM PAIS RESPONSÁVEIS,

SONHA COM UM SALÁRIO MELHOR, UM MUNDO MELHOR.

ENFIM, SOU UM PROFESSOR QUE REPRESENTA...

Representa a classe mais desprestigiada e discriminada, e que é incentivada a trabalhar só pelo amor à profissão.

Representa um palhaço para os alunos.

Representa o fantoche nas mãos do sistema concordando com as falsas

metodologias de ensino.

E esse professor, que não sou eu mesmo, mas é uma outra pessoa, representa tão bem, que só não trabalha como ator, porque já é PROFESSOR e não dá para conciliar as duas coisas.
4 de agosto de 2010 18:01



Anônimo disse...

Olá Euler:

Diante do comentário da Denise, quero dizer que tenho um cargo concursada, efetiva, e outro da Lei 100, fui efetiva nele com 5 aulas, não sou a favor desta Lei, e sim de concurso público, mas na minha área, Física, não se tem concurso há mais de 5 anos, o que é um absurdo, na realidade fui prejudicada por esta Lei, que não tem direito a nada, não tem direito a férias-prêmio, ao plano de carreira, por pior que seja esse plano. Porém todos se calam diante dessa Lei 100 (sem nada). E olha, que em muitas escolas, nem se deve falar sobre o assunto, porque tem muita gente iludida com ela, colegas nossos de trabalho.

Iris.
5 de agosto de 2010 10:34



Elaine disse...

Boa noite Euler , gostaria de saber se com esse nova remuneração ,por subsídio, se continuaremos tendo direito a recebê las.
Um abraço.
Elaine-Betim.
PS:Por favor não deixe de me responder pois tenho tirado mutas dúvidas aqui em seu blog.
5 de agosto de 2010 16:56












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segunda-feira, 2 de agosto de 2010


Gregório Bezerra e Carlos Marighella: heróis do povo brasileiro


















"Mas existe nesta terra muito homem de valor que é bravo sem matar gente, mas não teme o matador, que gosta da sua gente e que luta a seu favor, como Gregório Bezerra, feito de ferro e de flor". (Ferreira Gular)

“Retiro da maldição e do silêncio e aqui inscrevo seu nome de baiano: Carlos Marighella”. (Jorge Amado)


Outro dia o presidente Lula, num dos seus discursos, disse que era necessário que o povo brasileiro, mais até do que ficar lembrando dos carrascos, passasse a homenagear a memória dos verdadeiros heróis do povo brasileiro. E de forma muito feliz citou o nome destes dois combatentes: Gregório Bezerra e Carlos Marighella.

Bezerra e Marighella foram dirigentes comunistas, homens da linha de frente no combate aos grupos dominantes. Numa época dominada pela Guerra Fria, pela disputa ideológica de vida e de morte entre esquerda e direita, estes personagens deixaram uma marca inconfundível de coragem, bravura e compromisso ético com a causa que defendiam. Num país de elites truculentas e atrasadas como o Brasil, educadas para tratar os de baixo como escravos, figuras como Marighella e Gregório Bezerra estavam condenadas a pagar um alto preço. Insubmissos, ambos foram presos várias vezes e duramente torturados nas duas maiores ditaduras do século passado no Brasil - a de Getúlio Vargas e a de 1964.

Gregório tinha origem camponesa e formação militar, tendo partipado das mais importantes lutas travadas pelo então PCB - Partido Comunista Brasileiro -, ao tempo em que este partido gozava de grande prestígio e força social. Ajudou a formar dezenas de sindicatos de trabalhadores rurais e era perseguido pelas elites conservadoras. Com o golpe civil-militar de 1964, já com mais de 60 anos de idade, Gregório Bezerra foi preso e passou por sessão de tortura pública que ficou conhecida pela covardia dos seus algozes. Já preso e dominado, foi brutalmente espancado e em seguida foi covardemente arrastado pelas ruas de Recife com uma corda amarrada ao pescoço. Em 1969 foi libertado em troca do embaixador norteamericano sequestrado por militantes de duas das muitas organizações armadas criadas após o Golpe de 1964 para combater a ditadura - a Dissidência da Guanabara, que depois se tornaria o MR-8, e a ALN - Ação Libertadora Nacional. Gregório viveu vários anos na URSS e retornou ao Brasil em 1979 com a anistia e a reabertura política. Bezerra passou 22 anos de sua vida preso em diferentes momentos por motivos políticos - tempo este que quase se equipara aos 27 anos de prisão de outro grande herói: Nelson Mandela.

Marighella foi outro personagem cuja coragem não tinha limite. Preso várias vezes, torturado das mais cruéis e variadas formas, jamais se deixou abater ou desistir de lutar. Era poeta, um organizador político de grande habilidade e acima de tudo um valente. Após o golpe civil-militar de 1964, não concordando com a linha adotada pelo PCB de resistência não-armada, rompeu com o partido e fundou aquela que seria talvez a mais forte organização armada dos anos de chumbo - a ALN. Tornou-se o maior líder da esquerda após o golpe - até então Carlos Prestes era a grande estrela da esquerda brasileira e até mesmo latinoamericana. Em novembro de 1969, Marighella foi executado numa emboscada montada na cidade de São Paulo, quando teve o corpo cravado de balas pela equipe da repressão dirigida pelo chefe do Esquadrão da Morte, delegado Fleury.

Num país onde muita gente é educada para valorizar e idolatrar canalhas, espertinhos, aqueles que levam vantagem em tudo, quase sempre pisando no pescoço alheio, estes personagens destoam deste cenário. Claro que eram outros os contextos históricos, dominados ou vividos por alguns com uma profunda paixão ideológica. Marighella e Gregório encarnaram no seu tempo o que havia de melhor como combatentes sociais, incansáveis lutadores em prol de um Brasil e de um mundo melhor para os de baixo. Aqui não se discute o mérito das lutas e dos posicionamentos assumidos por estes personagens, mas o compromisso moral com a causa que abraçaram. E neste ponto em particular estou de acordo com Lula: é preciso lembrar e homenagear os nossos heróis. Que são muitos, dezenas, centenas, milhares até, de homens e de mulheres, do valente Zumbi dos Palmares a todos aqueles e aquelas que lutaram (e lutam) bravamente por um mundo mais justo.

Num tempo em que o neoliberalismo procura anular a capacidade libertadora dos de baixo, ideologizando o mercado como tábua de salvação para tudo e todos - enquanto alguns poucos apenas se dão bem nessa disputa de mercado - nunca é demais lembrar daqueles que lutaram apaixonadamente contra a corrente. Eles estão vivos na nossa memória e na nossa ação, toda vez que nos colocamos igualmente contra essa corrente que nos prende aos grilhões do capital.

Gregório e Marighella, perseguidos pela ditadura civil-militar de 1964, odiados pelas elites, combatidos pela mídia burguesa: heróis do povo brasileiro!

* * *

O nosso colega e amigo João Paulo Ferreira de Assis fez dois comentários que merecem a apreciação e o juízo de todos os que visitam o nosso blog. Vou abrir a próximo post, amanhã à noite, com os textos do colega João Paulo. Os dois temas abordados por ele - as propostas da Coordenação Intersindical na reunião com Hélio Costa e o roubo de computadores e a falta de segurança nas escolas públicas de Minas - são de grande relevância para todos nós. Não adianta nada equiparem as escolas com laboratório de informática se não conseguem manter a proteção dos prédios escolares. Voltaremos então a estes dois temas amanhã, pois agora são 2h23m da madrugada e como eu dormi muito pouco ontem, preciso renovar as energias com uma boa madrugada e manhã de sono. Uma ótima madrugada para todos, especialmente ao João Paulo, bravo educador, que aproveita um passeio por várias cidades mineiras para observar atentamente e criticar as fragilidades das nossas escolas públicas. Pena que não tenhamos governantes e seus assessores com esta sensibilidade!

* * *

Outras notícias associadas ou não ao tema:

- Sind-UTE participa do Conselho Nacional de entidades da CNTE. (Rápido comentário do Blog do Euler: Aproveitem e critiquem a omissão desta entidade - CNTE - durante a nossa greve. Além, é claro, de cobrar uma postura combativa na luta pela implementação do nosso piso, para além da babação de ovo com os membros do governo federal e do legislativo. Nós precisamos é de multidões de educadores em greve em escala nacional e não de acordos palacianos!).

- Funcionalismo estadual entrega propostas a candidatos ao governo de Minas. (Rápido comentário do blog: As propostas são boas, necessárias até, mas há muita coisa não inclusa que é específica para a categoria dos educadores que terá que ser negociada diretamente. Além disso, infelizmente existem alguns sindicalistas e sindicato(s) do servidor(es) público(s) que não merecem a nossa confiança e são pelegos e atrelados ao governante mineiro de plantão. Faltou ainda incluir coisas específicas como o reposicionamento não pago pelo atual governo, entre outros. Por que será que não mencionaram este ponto????).

- Eis aqui na íntegra o documento da Coordenação Intersindical entregue ao candidato Hélio Costa. (documento em pdf).
Postado por Blog do Euler às 20:38 4 comentários
sábado, 31 de julho de 2010
Pensamentos de um final de recesso...
Leiam também a entrevista da candidata Vanessa Portugal, do PSTU ao jornal Hoje em Dia. Vejam no final da matéria.