quinta-feira, 17 de maio de 2012

Blog do Euller informa sobre adenúncia de ameaça à Frei Gilvander e um texto de Marly Gribel sobre a desesperança em Minas


QUARTA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2012

Frei Gilvander denuncia ameaça contra a vida dele

Frei Gilvander denuncia ameaça contra a vida dele


Em e-mail que acabo de ler, numa nota divulgada para toda a mídia, de autoria do nosso amigo Frei Gilvander, observamos uma terrível ameaça à vida de Gilvander. Algo inadmissível num país cuja aparência é de um estado de direito com democracia e respeito às liberdades de opinião, consciência, e de ir e vir.


Eis o que diz o e-mail de Gilvander, que primeiro aborda a questão dos sem-teto:



"Frei Gilvander:





RELEASE URGENTE PARA A IMPRENSA e a SOCIEDADE DE MG, 16/05/2012, quarta-feira, às 07:30h, de frei Gilvander.
3º dia de acampamento na porta da prefeitura de Belo Horizonte, na Av. Afonso Pena.
As 350 famílias sem-teto despejadas daOcupação Eliana Silva, no Barreiro, em Belo Horizonte, MG, continuam acampadas pelo 3º dia na entrada da prefeitura de Belo Horizonte, na Av. Afonso Pena. 
Agora às 9 horas o povo sairá em passeata da prefeitura até à Assembleia Legislativa, onde às 11:00h haverá Audiência Pública na Comissão dos Direitos Humanos para tratar do despejo e das reivindicações das 350 famílias despejadas da Ocupação Eliana Silva, no Barreiro.
Após a Audiência Pública haverá, na Praça da Assemblia Legislativa, uma Assembleia dos moradores para definir os próximos passos da luta.
Pedimos a presença da imprensa no local. Pedimos também às pessoas de boa vontade que se façam presentes e levem alimentos, cobertores e as coisas principais necessárias para o viver cotidiano para lá para o povo do MLB - Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas.
Obs.: Ontem, dia 15/05/2012, às 19:05h, quatro homens em atitude suspeita estavam no portão de entrada da casa de frei Gilvander, fora de um Uno branco, que estava com as portas abertas. Um dos homens tinha um cacete grande na mão. Quando dois freis chegaram de carro, eles entraram no Uno, fizeram manobra e se evadiram do local. Nesse horário, frei Gilvander deveria chegar em casa, mas como teve que ir em outra reunião não chegou. Os dois freis estranharam muito e ficaram com medo. Denunciamos isso como tentativa de atentar contra minha vida: vida de frei Gilvander. Vamos denunciar isso e exigimos apuração e garantia de minha integridade física e. Frei Gilvander Moreira.
  CONTATOS PARA MAIORES INFORMAÇÕES:


Ligue para Leonardo Péricles: celulares: (31) 9133-0983 ou (31) 9331 4477 ou (31) 9716 5356.
Elcio  Pacheco (advogado): (31) 9767 3596
Frei Gilvander Moreira, da CPT, cel.: 31 9296 3040.
Abraço. Frei Gilvander."

Comentário do Blog: Queremos expressar aqui a nossa solidariedade ao Frei Gilvander e fazer coro à denúncia contra qualquer tipo de prática que atente contra a integridade física dos cidadãos. Chamamos atenção para esta recorrente prática de perseguição aos lutadores sociais e aos movimentos de luta pela terra, pela casa própria ou por salários e carreira mais dignos. Estamos diante de governos neoliberais, que não têm compromisso com o povo pobre e têm apostado na quebra dos direitos democráticos conquistados através das lutas sociais.  Os educadores em especial devem discutir essas questões com os alunos, pais de alunos e com os colegas. Precisamos conquistar condições dignas de trabalho, salário mais justo, o cumprimento da Lei do Piso, e assegurar também direitos democráticos, hoje ameaçados por governos saudosistas da ditadura civil-militar.

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

***

Nota do Blog: Sem pedir licença à comandante Marly Gribel, reproduzo aqui o seu novo e brilhante texto:

Instalou-se neste país (Brasil) Uma "Comissão da Verdade" sobre os períodos sempre presentes da Ditadura no Brasil. A Comissão vai ter acesso aos documentos secretos dos anos de 1946 em diante. Foi bastante questionado este longo período, visto que o período da ditadura militar de 1964 era mais relevante do ponto de vista de prováveis punições e pedidos de indenizações pelas famílias prejudicadas e sofridas deste país cruel. Mas não. Ampliou-se o período de tal maneira, que para concluir os trabalhos vai levar uns cem anos. É assim que a verdade aflora no Brasil- a longo prazo.

A presidenta chorou... patético. Ela não conhece os porões sinistros de tortura do governo  Anastasia, ou melhor, ninguém no Brasil quer ver- mas as Escolas públicas mineiras viraram lugares sombrios, tristes de trabalhar, um muro de lamentações e lágrimas.

Nunca nestes 26 anos encontrei tanta desesperança no meio da minha categoria sofrida. Há um vazio que se instalou entre nós - a grande maioria dos meus amigos, ou estão afastados -  de licença médica ou em depressão e desânimo. Eu sou uma das poucas ovelha do rebanho que ri toda manhã com os alunos e tramamos juntos passeatas, histórias, danças e releituras de obras clássicas.

E todos os dias eu clamo a categoria à luta: na escola, no blog, no facebook e de tanto clamar, meu apelo foi ouvida no exterior e ganhei amigos poderosos que todos os dias me ajudam na rede mundial a divulgar as verdades ocultas deste país que vive de aparência e de mentira. O Brasil de fato é este: educação sem qualidade, salários aviltantes  pagos aos mestres, saúde completamente desmantelada em todo o país, moradias populares caóticas( Montes Claros teve um sério problema com uma chuva de 50 minutos nas moradias populares - no programa "Minha casa minha vida",onde as mesmas foram inundadas, destelhadas e rachadas) e o famoso bolsa-esmola, inclusive vai ser ampliado, para contemplar os eternos miseráveis do Brasil de fato.


Para piorar ainda mais a situação dos mineiros o Frei Gilvander é ameaçado de morte, isto porque luta pelos sofridos e abandonados deste país. Atualmente o frei está denunciando e protegendo 350 famílias sem teto despejadas da ocupação Eliana Silva, no Barreiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Mas a presidenta chorou e é isto que será repassada ao mundo- mais uma farsa para encobrir os reais problemas do Brasil - de Cachoeira e corrupção mil.

Para finalizar, gostaria de enviar um abraço fraterno a Cindy, uma jovem do exterior que todos os dias conspira na rede mundial - solidária a nossa dor. Por aqui mesmo, nas terras brasileiras poucas vozes falam a nosso favor!
 
"

Fonte: http://gribelm.blogspot.com.br/