sábado, 25 de setembro de 2010

Euler Conrado:"Um dia de muita reflexão sobre as nossas lutas."

sábado, 25 de setembro de 2010
Um dia de muita reflexão sobre as nossas lutas

















O dia amanheceu com um clima gostoso, ameaçando chover e com um vento suave e fresco. O nosso glorioso Encontro Metropolitano estava marcado para iniciar as 9h da madrugada. Cheguei um pouco antes deste horário na E.E. Nila Faraj, estacionei o tanque de guerra na parte interior da escola, porque ele não pode ficar na rua, pois a janelinha do lado esquerdo está quebrada. Mas, isso não vem ao caso agora.

Ao chegar na escola lá já se encontravam as combativas colegas diretoras da subsede do Sind-UTE de Vespasiano e São José da Lapa Carminha e Cláudia Luiza. Elas já tinham arrumado toda a casa, literalmente, para receber os convidados. Impressionante a disposição de luta das duas.

A primeira ilustre convidada a chegar foi a nossa combativa companheira Beatriz, coordenadora-geral do Sind-UTE e mais duas colegas diretoras estaduais do sindicato, Ana Lúcia e Renata. Depois, foram chegando outras lideranças do nosso movimento - Fábio Bezerra, candidato ao Governo de Minas pelo PCB, Wladmir Coelho, professor e editor do Blog do COREU; Rômulo, professor representando Ribeirão das Neves; Gustavo, professor e candidato a deputado estadual pelo PSTU; Andréia, professora das redes Municipal de BH e estadual representando o os colegas do CESEC Caieiras; Alex, Paulão e Cleusa, três grandes lideranças do Machado de Assis e do nosso glorioso movimento.

Na parte da tarde recebemos a visita de quatro combativos companheiros de Venda Nova: Igor, Adriano, Aline e José Márcio. Logo depois, chegou a candidata ao Governo de Minas pelo PSTU, Vanessa Portugal. Finalmente, o nosso combativo colega João Martinho, que na parte da manhã cumpria missão do sindicato na rede Municipal da Educação em São José da Lapa, onde os educadores discutem com a prefeitura o plano de carreira.

Como havíamos previsto ontem, o número de participantes foi muito baixo, em parte em função das reposições das aulas, ou dos cursos que estavam agendados, ou de compromissos outros que impediram a participação de mais companheiros. Em parte também pelo cansaço físico e espiritual com que boa parte da nossa base se encontra nessa altura do ano. Mas, isso não impediu que realizássemos uma bela discussão.

Após a exibição de uma montagem de fotos e vídeo, a cargo da colega Carminha e do seu filho Tiago, que segundo me disseram ficaram até duas da manhã organizando aquele produto cultural, passamos para a parte da avaliação da nossa greve, do nosso movimento, das eleições em curso e das perspectivas futuras. A colega Beatriz deu o chute inicial, abrindo o diálogo, fazendo uma ampla análise do nosso movimento, dos desafios colocados e das movimentações que a direção estadual do sindicato vem realizando por todo o interior de Minas. Em seguida, vários colegas falaram. Durante a semana vou reproduzir parcialmente o conteúdo das falas, pois não costumo anotar nada, mas como o evento foi filmado pelo nosso amigo Geraldo Fagundes - um colega que guarda em casa grande acervo em vídeo da memória da cidade de Vespasiano -, assim que ele me passar uma cópia do vídeo vou reproduzindo aqui partes dos impertinentes diálogos.

Depois fizemos uma pausa para o delicioso almoço preparado pelas valiosas colegas Bete e Adriana, enquanto assistíamos a um vídeo produzido pelos alunos do colega Paulão do CEFET de Vespasiano sobre as eleições de 2010. Muito bom o vídeo, com entrevistas com políticos profissionais e pessoas comuns. Coisa que a grande mídia geralmente não faz, um grupo de estudantes do ensino médio, quase que por iniciativa própria vai lá e faz. Sem receber um centavo sequer das milionárias verbas publicitárias dos governos.

Na parte da tarde, coube a Andréia iniciar o debate sobre a Lei do subsídio. Em seguida novo debate com várias intervenções. Finalmente, a candidata Vanessa Portugal fez uma explanação sobre as eleições, a crise do capitalismo e o projeto do seu partido para este momento. Logo após, nova rodada de falação. E finalmente, já passando das 16h, fomos brindados com um delicioso café bancado pelo subsede do Sind-UTE.

Como vou reproduzir parcialmente o conteúdo das falas e publicar fotos assim que me enviarem por e-mail, quero me limitar apenas a dizer que o encontro foi muito rico pela qualidade dos diálogos e reflexões. É muito importante que a categoria construa espaços no cotidiano para debates dessa natureza. Claro que no nosso dia-a-dia estamos construindo estes diálogos com as pessoas que encontramos - e isso se tornou uma realidade mais frequente após a nossa maravilhosa revolta dos 47 dias, que criou uma subjetividade crítica nos mais variados ambientes da Educação pública em Minas. O nosso encontro, através dos/das camaradas presentes, expressou em parte este acúmulo da experiência e dos ensinamentos que retiramos do nosso movimento. Por isso mesmo agradeço a presença de todos os que participaram do nosso encontro.

Neste instante, quando chego no meu bunker, estou um pouco cansado, fisicamente falando. Vou terminar de escrever este texto, tomar um banho e tirar uma soneca. Mas, quando terminou o nosso encontro tive a sensação de que a nossa luta deixou sementes muito sólidas e não podemos deixar que as destruam. Tudo fará, o próximo governante, especialmente se for o afilhdo do faraó, para nos destruir. Não conseguirá! Pois, continuamos prontos e preparados para os novos combates. Um abraço a todos e firmes na luta!

* * *

"mora:

Atenção Euler. Conforme eu já havia anunciado no seu blog, a ADI 4167 que julga o PSPN já está pronta para voltar ao plenário. Mesmo sem querer ser muito otimista, acredito que o mérito da ação deve ser julgado até a 2ª quinzena de Outubro, uma vez que todos os trâmites já foram cumpridos. Repito, caso os ministros concordem com o relator Joaquim Barbosa e acatem o PISO como vencimento básico, o tal subsídio desmorona em Minas Gerais.

Eduardo Moraleida - Professor de História EFETIVO - Estadual Central/ BH.

Para acompanhar: www.stf.jus.br depois clicar em pesquisar e lançar o número da ação. Inté..."

Comentário do Blog: Caro colega Eduardo, estejamos atentos para essa possibilidade. Mais ainda: saibamos fazer uma escolha que não divida a categoria, que é tudo o que o governo do afilhado deseja. A lei do piso, como já dissemos aqui antes, deixou muitas brechas que favorecem os governantes e sacaneiam com os trabalhadores. Estejamos atentos também para o valor do piso em 2011, pois isso poderá fazer a diferença.

***

- Blog Mulher com Multifacetas: Pior salário do Brasil alcança liderança em MG

* * *

Incorporo ao texto central o comentário do nosso combativo colega e amigo Rômulo, já desejando melhoras e rápida recuperação para ele e sua filha. A participação do Rômulo no encontro, como a de todos os que compareceram, foi muito importante. Um abraço, camarada, e vamos estudar sua proposta.


"Rômulo:

Camarada Euler,
Peço desculpas pela minha "saída à francesa". Tive que sair ao meio dia pois precisava ir acompanhar minha filha no Hospital na parte da tarde, além de tá com uma gripe daquelas "sossega leão", os sintomas que estou sentindo estão próximos do que senti quando peguei malária em Rondônia.
O encontro foi histórico e na minha opinião merece um manifesto do tipo: "Carta de Vespasiano" ou "Manifesto de Vespasiano". É fato que foram poucos companheiros, mas ali brotou uma semente de um sindicalismo verdadeiramente de base, que se apoie nas massas trabalhadoras e que preze por sua independência política.
Por gentileza, avalie a proposta.

Abraços, Rômulo".

BLOGDOEULER: "ENCONTRO EM VESPÁ"

sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Em ritmo de encontro e desencontros



















Amanhã, 25 de setembro de 2010, é dia de encontro dos educadores em Vespasiano. Muito provavelmente não terá grande número de pessoas, já que as circunstâncias as mais variadas - reposição de aulas, realização de cursos pré-agendados, etc. - impedem que muitos dos nossos valiosos e combativos colegas participem. Mas, com os poucos colegas que comparecerem por lá travaremos o bom debate, como expressão do bom combate de idéias e de propostas.

A nossa categoria saiu recentemente de uma greve a qual batizei aqui no blog com o nome de "maravilhosa revolta dos 47 dias", por tudo o que este movimento representou para Minas e para os educadores em especial. É bom lembrarmos que até então, o faraó e afilhado reinavam absoluto no estado, sem qualquer oposição com força de mobilização social e política. E a nossa categoria amargou sete anos de achatamento salarial e com dificuldades para reagir.

A nossa revolta-greve de 47 dias desafiou o governo e os demais poderes constituídos, unidos para massacrar os trabalhadores assalariados e garantir a reprodução de políticas neoliberais de achatamento salarial e lucros para as empreiteiras, banqueiros e agronegócio. Desafiou também o consenso mediocreático, digo, midático, construído ao sabor do tilintar das 30 e tantas moedas.

Deste movimento, que (re)analisaremos amanhã no encontro, conquistamos novas tabelas salariais para janeiro de 2011, mas perdemos as gratificações como quinquênios, biênios e pó-de-giz. Tão baixo estava (e continua) o salário-base, o piso salarial dos educadores, que mesmo com tudo somado - salário base + penduricalhos - ainda assim não consegue alcançar os valores das novas tabelas salariais. Que estão muito aquém do que merecemos, diga-se. E além disso, representam mais um confisco: o do nosso tempo de serviço, já que a maioria dos servidores será posicionada no grau inicial do respectivo nível a que fizer jus na carreira.

Após o nosso maravilhoso movimento, o sindicato assinou um termo de compromisso com o governo como condição para voltarmos ao trabalho. Mas, o governo não cumpre boa parte do que assumiu, embora nós, educadores, estejamos cumprindo a nossa parte com a reposição das aulas. E o apertado calendário da reposição tem se revelado um obstáculo para qualquer ato até o final do ano.

Passamos todo o processo eleitoral sem conseguir realizar uma reflexão sobre a nossa atuação coletiva. Além disso, nos tornamos presa fácil para o ataque pulverizado do governo, como demonstram as demissões aqui e ali, as ameaças de remoção e o escancarado uso da máquina do governo em favor dos seus candidatos.

Claro que o acúmulo construído durante a nossa maravilhosa revolta não se dissipou feito pó. A greve criou referências, projetou dezenas de lideranças por todo estado, e passamos, ainda que intercalados por momentos de desânimo, a acreditar na nossa força e na nossa capacidade de mobilização. Força e unidade que não serão medidos por um ou outro ato ou manifestação, mas pelo conjunto da obra.

É sintomático o quanto o governo e sua poderosa máquina - bem como a oposição - tem dirigido o seu discurso para atrair os milhares de educadores. Porque nosso movimento chamou a atenção de Minas e de parcela do Brasil, demonstrando o quanto chegamos a uma situação de miserabilidade; e o quanto as carreiras da Educação estão desvalorizadas; e em consequência, dificilmente se poderá construir uma Educação de qualidade com base nessa realidade.

E se o discurso de uma Educação de qualidade não tem sentido além de palavras ocas para os governos, o mesmo não acontece para a população de baixa renda. E este é um ponto que ainda vamos ter que disputar com as elites no nosso cotidiano contato com a comunidade. Educadores bem remunerados e estimulados, escolas com laboratórios, bibliotecas e quadras de esporte; turmas com menor número de alunos, boa merenda e uma educação voltada para uma formação ampla e humanista - e não apenas para formar mão-de-obra para o mercado - fazem toda a diferença. Formar seres humanos críticos, pensantes. Mas, para isso é preciso que os próprios educadores sejam (sejamos) também críticos e capazes de pensar a realidade que nos cerca. O que é muito difícil com essa realidade massacrante, que nos engole, nos cospe, nos coloca para trabalhar em dois ou três cargos, nos ameaça disso e daquilo, nos cobra isso e aquilo enquanto não oferece condições adequadas de trabalho. Nos faz sentir isolados e impotentes e incapazes de reagir perante a poderosa máquina que rola sobre o nosso pescoço.

Contudo, contrariando toda essa corrente, provamos que, quando queremos, somos capazes de reagir individual e coletivamente, de lutar, de nos unir e de vencer o dragão do mal. O nosso encontro será mais um momento deste esforço de reflexão para a unidade e para a luta dos educadores por uma Educação de qualidade e consequentemente, por um mundo melhor. Amanhã, após o encontro, publicarei aqui uma síntese das discussões que esperamos poder repartir com todos os que visitam este blog. Um abraço a todos e força na luta!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

BLOG MARLY GRIBEL: SOBRE PARALISAÇÃO CONVOCADA PELO SINDICATO DE MG




















O Sind-Ute convoca a categoria para paralisação (24 e 25/09)
Marly Gribel | domingo, 19 de setembro de 2010 | 0 comentários


Acabo de abrir o site do Sind-UTE e deparo com uma convocação com paralisação para os dias 24 e 25/09 com o objetivo de salvaguardar o famigerado reposiocionamento e tentar salvar a fracassada greve de 2010. Segue texto:

Sind-Ute cobra repocionamento por tempo de serviço dos servidores da educação, valorização dos efetivados e designados e concurso para professores de filosofia, sociologia e ensino religioso e convoca a categoria para mobilização.

Interessante a convocação, todos os dias somos mobilizados para uma questão mal costurada da greve de 2010 e somos novamente pegos de surpresos com uma nova "tentativa ". Bem, pensei, este é o papel do sindicato, tentar salvar os contribuintes, sob pena de perder os sindicalizados.

Enquanto analisava esta nova tentativa do Sind-Ute fui navegar nas páginas dos renomados blogs, aqueles mesmos que propalaram a greve como maravilhosa, como revolta( revolta foi mesmo) e pasmem, os mesmos paladinos que propalaram a greve/revolta como maravilhosa passam a boicotar a paralisação do Sind-Ute usando das mais estapafúrdias desculpas, típicas daqueles que incentivam a tropa à luta e são os primeiros a propor o fim da guerra. E pior estes textos são reproduzidos em outros blogs.

Paladinos que utilizam o discurso da moblização permanente, do estado de alerta, defensores ferozes da greve como instrumento único da organização e da luta e agora boicotam o sindicato que eles mesmos representam. Não faltava mais nada. Mais essa do sindicato de perfil doméstico de MG.

No calor da longa greve sentimentos vários desabrocharam, entre eles a esperança, o desespero, o desencanto, o sentimento de medo, a fúria contra a coordenação, muitas lágrimas e por fim a resignação com o desfecho ruim.

Tudo isto precisa ser respeitado e está registrado nas páginas das nossas vidas e principalmente nas páginas de relacionamento do orkut em várias comunidades criadas para discutir a greve e mantê-la viva e acesa. Dentre elas, destaco a comunidade : "Professores de MG em greve" que conta ainda hoje com 452 seguidores.

Tão ardentes foram as discussões destes fóruns que deixo aqui a fala de um educador indignado diante da tentativa de alguns de boicotar a Assembléia do dia 18/o5/2010. Que sirva de reflexão para todos nós, educadores e dirigentes

Isso! Corram, fariseus, hipócritas!

Corram para a segurança da senzala-escola. Vocês que estão ganindo como cães a quem pisaram no rabo. Corram, vocês que buscam informações no site dos inimigos dos profissionais da educação (site da SEE, diretoras de escola, entre outros)! Isso mesmo, voltem correndo, cambada de marionetes.
É por isso que dizem que há profissionais que não merecem nem o minguado salário que recebem.
Minha adesão à greve foi um ato individual; mas a minha saída da greve passou a ser uma postura coletiva; decidida em Assembléia, em BH. Ninguém vai me fazer voltar pra sala de aula antes da última batida do martelo, não!
Não tem diretora, não tem Vanessa ou Simone ou a puta que pariu que me faz voltar, não. Voltem vocês, víboras, corram para a segurança e o aconchego da senzala-escola.
Vão, borrar suas salas de aulas com seus conselhos farisaicos. Tenho certeza de que farão de seus alunos imagens e semelhanças de vocês mesmos, corja de hipócritas!



Marcadores: Política
Reações:
Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz
Porque os mineiros resistem tanto as mudanças?
Marly Gribel | sábado, 18 de setembro de 2010 | 0 comentários


































Nos últimos anos pouco se investiu em inteligência em Minas Gerais, prova disto o descaso com a Educação e o resultado lamentável da greve. No entanto, a candidatura tanto de Aécio quanto Anastasia emplaca.

Outro absurdo, o número de óperas que ocorreram na capital mineira nos últimos 8 anos ( Uma por ano para ser mais precisa) a blogueira foi em todas, a última La Traviata, de Verdi ,em plena greve dos educadores.

Outro prova do descaso com a inteligência foi a visita recente do JN no ar numa cidade próxima a Montes Claros, Coração de Jesus ,que foi destaque no Jornal Nacional por alguns minutos, retrato fiel do desprezo com a a riquezas culturais de MG: o sítio arqueológico, com pinturas rupestres datando de 12 mil anos encontrava-se tão depredado e abandonado que o repórter lamentou o descaso. O acesso ao local, ponto turítico e patrimônio cultural da humanidade foi difícil de ser encontrado( palavras do repórter Ernesto Paglia) tamanho abandono que se encontravam as estradas( se é que havia) e a pobreza da localidade em questão.

Estranhamento é ver tantos artistas apoiarem candidaturas do PSDB em MG, partido que planejou e executou no estado exatamente a contracultura.
Estranhamento ver que Minas Gerais inesperadamente resiste as mudanças e lamentavelmente se aproxima daqueles que nada fizeram nem pelo social nem pela cultura, muito menos pela inteligência; aqui em MG grassa a ignorância, a estupidez.

A maior fortuna e orgulho de uma nação é a inteligência , a busca da ética e da estética, caso contrário é a ruína, o vício, a decrepitude. Em provérbios somos alertados: "A sabedoria protege mais que as riquezas"." Por isso os profetas de Israel clamava quando a corrupção grassava, pois sabiam que seriam derrotados por outros povos que sobre eles dominariam, os escravizariam, pois sem sabedoria grassa a estupidez, que é a pior peste negra que existe sobre a face da terra, que assola as mentes e para as quais não há vacina nem salvação."(ottocgribel)

A busca da verdade , da ética , da inteligência, da valorização da cultura deve ser a base de qualquer povo e principalmente dos educadores. Leiam mais sobre ética no blog: teologia Viva e eficaz do profº Netto. F.A

Jornal "O Tempo": Hélio Costa espera que votação dos nanicos garanta 2º turno





















INTENÇÕES
Hélio Costa espera que votação dos nanicos garanta 2º turno
24/09/2010 15h31
Avalie esta notícia »
2
4
6
8
10
DA REDAÇÃO
Siga em: www.twitter.com/OTempopolítica

* Notícia
* Comentários(2)
* Compartilhe
* Mais notícias

A
A
FOTO: LEONARDO LARA/ALDEIA
Hélio Costa visitou a Santa Casa, na manhã de hoje, e recebeu um protocolo de reivindicações da entidade.
LEONARDO LARA/ALDEIA
Hélio Costa visitou a Santa Casa, na manhã de hoje, e recebeu um protocolo de reivindicações da entidade.

O candidato do PMDB ao governo de Minas, Hélio Costa, aposta agora nos candidatos de menor expressão para forçar um segundo turno com o governador e candidato à reeleição, Antonio Anastasia (PSDB), nas eleições em Minas Gerais. Hélio disse nesta sexta-feira (24) que as pesquisas de intenção de voto realizadas até agora não refletem a realidade dos candidatos menos conhecidos pelo eleitorado. “Eles estão crescendo. Acho que, também, essas informações (das pesquisas) não são muito corretas. Acho que é um pouco equivocado. Os candidatos menores têm mostrado crescimento. Pode dar (segundo turno)”, projetou o peemedebista.

Hélio ressaltou, entretanto, que ainda não iniciou negociações de apoio em um eventual segundo turno, mas que garante tem boas relações com Zé Fernando (PV) e Professor Luiz Carlos (PSOL).

SAÚDE

Hélio Costa esteve hoje pela manhã na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Ele recebeu um protocolo de reivindicações da entidade. “O nosso orçamento para este ano é de R$ 400 milhões. Nós recebemos do governo do estado R$ 350 mil por mês. E este valor não teve nenhum reajuste nesses últimos oito anos”, disse o provedor da Santa Casa, Saulo Coelho.

Hélio, por sua vez, aproveitou a oportunidade para criticar a gestão tucana na saúde em Minas. O candidato voltou a dizer que o Estado não aplica os 12% de seu orçamento no setor, conforme determina a ainda não regulamentada Emenda à Constituição 29.

BLOG DO EULER: MOVIMENTAÇÕES EM CURSO EM MINAS E NO BRASIL

Movimentações em curso em Minas e no Brasil























O texto de hoje não poderia ter outro título senão este, o de mostrar as movimentações em curso no estado de Minas e no Brasil. Durante o dia e agora a noite pude assistir, ler e até participar dessas - ou de algumas - movimentações. Cada um dos atores tentando imprimir um curso diferente para os cenários que vão sendo montados e desmontados.

Leio por exemplo que há dois atos de protesto marcados no eixo Rio-São Paulo. Neste, dezenas de blogueiros e militantes progessistas e de esquerda organizam um ato de protesto contra o golpismo da mídia. Aqui, do nosso blog, temos feito coro a este movimento, denunciando a desesperada tentativa da direita de impedir ou tentar reduzir a força de uma provável vitória da Dilma no primeiro turno.

No Rio de Janeiro, justamente num clube de militares da reserva, a direita golpista organiza um ato de protesto contra o que chamam de autoritarismo e censura à liberdade da imprensa, só porque o presidente Lula criticou a mídia pelas matérias recheadas de denuncismo eleitoral. Para este setor da direita, o presidente pode ser criticado diariamente e deve ouvir tudo calado, oferecendo a outra face. Devemos estar atentos às movimentações desse setor, que de Getúlio a João Goulart, passando por Brizola e Lula, têm na linguagem do golpismo das mais variadas formas o seu instrumento de ação.

Aqui nas Minas Gerais, as movimentações são outras. Em Vespá, por exemplo, estamos mobilizando a militância para o nosso glorioso Encontro Metropolitano dos educadores, conforme o post abaixo indica. Várias pessoas confirmaram presença ao encontro, colegas de luta que tiveram participação decisiva na nossa maravilhosa revolta dos 47 dias. Muitos, entretanto, não poderão participar ou participarão um turno apenas, pois já tinham assumido outros compromissos para a data, incluindo a terrível reposição das aulas que confiscou praticamente todos os nossos sábados. Na próxima greve vamos ter que repensar essa reposição, pois, como disse uma combativa colega professora de História de São José da Lapa, os educadores estão sem tempo sequer para pensar e questionar o que vem acontecendo. Tempo livre é uma matéria-prima, digamos assim, fundamental para a nossa criatividade e reflexão crítica do mundo. Desde o nascedouro, o capitalismo procura destruir, minar o máximo que pode a capacidade de resistência do proletariado. Daí a importância histórica da redução da jornada de trabalho, sem redução de salários.

Além do nosso encontro, está em curso também a paralisação de dois dias convocada pela direção estadual do Sind-UTE, para os dias 24 e 25, com assembléia e manifestação às 15h no pátio da ALMG. O blog está indicando para quem puder participar, que o faça, em solidariedade aos colegas pelas bandeiras levantadas. Ao mesmo tempo que estamos solidários com a luta dos educadores, não nos furtamos de apresentar as nossas observações, como fizemos anteriormente. Na nossa avaliação, com o calendário de reposição em andamento será muito difícil mobilizar os educadores este ano para uma paralisação de dois dias. Motivos muito fortes teriam que justificar tal paralisação. Mas, enfim, somos donos apenas de um pedaço das verdades e cada qual tem a sua forma de ver o mundo e as coisas que nos cercam. Vamos pra frente.

Ainda no âmbito de Minas Gerais, duas ou três mensagens de e-mail, de diferentes partes do estado, dão conta de que a máquina do estado na área da Educação está em movimento em favor do afilhado e do faraó. Os ocupantes dos mais elevados postos da hierarquia têm convocado a categoria para tentar mostrar as vantagens da lei do subsídio e das novas tabelas. Num outro texto vou repassar aqui uma parte do teor das mensagens recebidas, obviamente que sem citar os santos e as santas, pois não tenho autorização para tal. Entre essas informações, uma delas diz respeito ao edital do concurso, que, segundo a fonte, sofreu um atraso na publicação em função de problemas burocráticos juntos ao TCE-MG. Outras informações traremos depois.

Para se contrapor a esta movimentação do governo mineiro, setores ligados ao candidato do PMDB-PT têm divulgado cartas e mensagens apontando críticas ao afilhado. Entre estas cartas, uma delas é das centrais sindicais, que procura mostrar as ligações do candidato apoiado pelo faraó com as políticas neoliberais de achatamento salarial e toda a engenharia do choque de gestão em Minas e no Brasil.

Enfim, uns puxam pra lá, outros puxam pra cá, mas o fato é que nenhum de nós está neutro nessa história. Inclusive quando abdicamos de participar enquanto protagonistas da nossa própria história. Independentemente de quem estiver no governo, somos vítimas daquilo que indivual e coletivamente permitimos que façam conosco. E colheremos aquilo que formos capazes de conquistar na luta. Há um longo espaço para as movimentações entre o inferno em que vivemos e o céu como limite.



Incorporo ao texto central o comentário da nossa combativa colega Vanda Sandim, de São João del-Rei e desde já agradeço a manifestação de apoio ao Encontro Metropolitano de Vespasiano.

"polivanda@gmail.com:

Oi Euler,
desejo força pra vcs no encontro de amanhã. Ficarei daqui torcendo e esperando notícias, já que não posso estar presente, inclusive porque estarei repondo greve.

Que deus ilumine vc e seus combativos parceiros que nos representam em classe e dignidade.

Parabéns a todos vcs e boa sorte!"





* * *

Leiam também:


- Blog do Coletivo Fortalecer (SindRede - BH):"VERGONHA! Reajuste não foi votado por falta de quorum na CMBH"

Postado por Blog do Euler às 20:03
2 comentários:

Luciano História disse...

Se for paralisar 2 dias vai repor quando?Além do mais uma paralisação uma semana antes das eleições vai parecer um movimento eleitoreiro e isso vai pegar mal.
23 de setembro de 2010 20:44
Luciano História disse...

Caro amigo, eu várias vezes penso no que é justo e o que é possível.O justo era todo mundo trabalhar somente 30 horas com 1/3 extra classe e receber no mínimo 3000,00 como vencimento básico, mas estamos lidando com os neoliberais que devem estudar o tempo todo Adam Smith ,Thomas Malthus, David Ricardo e companhia.Não acho que devevemos cruzar os braços e esperar por mudanças,mas nossas reinvindicações infelizmente devem se adaptar em partes com com a visão do governo neoliberal.O neoliberalismo nasceu para cortar gastos públicos e incentivar a competitividade, eles não suportam pagar 10% a mais para uma pessoa só pelo fato dela trabalhar 5 anos para o governo.Acho que de primeiro momento deveriamos focalizar a melhoria do subsídio, proposta de remuneração liberal que não é a ideal mas é a que nós temos de primeiro momento para melhorar um pouco o salário.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Blog do Euler:"A caminho do Encontro Metropolino em Vespá"





















quarta-feira, 22 de setembro de 2010
A caminho do Encontro Metropolitano em Vespá

Indicações para chegar ao local do Encontro:

- Ônibus - BH - Célvia - 5815 Via Cristiano Machado - ou 5810 via Antonio Carlos:

- Saída do ponto em BH, na rua Carijós (esquina com Av. Olegário Maciel) - Centro:

- Alguns horários de sábado, saindo de BH, lembrando que o percurso BH-Vespá dura cerca de 60 minutos por causa das paradas. De carro este tempo cai para 35/40 minutos:

7h50m, 8h15m, 8h40m, 9h05m, 9h30m, 10h, 10h30m, 11h, 11h30m, 12h, 12h30m, 13h05m, 13h40m, 14h15m, 14h50m, 15h25m ...

- Preço da passagem: R$ 3,05

Fonte: http://www.der.mg.gov.br/transporte-da-rmbh

- Pedir ao trocador para descer no bairro Célvia próximo da antiga Funcap - na Av. Jorge Dias de Oliva esq. com a Rua São Paulo. Pegar a rua São Paulo (rua do quartel da PM) andar dois quarteirões e virar à esquerda (rua Rio de Janeiro). Andar mais um ou dois quarteirões até a escola. Pronto. Chegou!

- Pelo google, consulte também: "escola estadual nila faraj vespasiano mg"

- Se ficar perdido, ligue para a escola: 3621-2555


* * *

Como a agenda dos combatentes João Martinho e Carminha estava toda tomada durante o dia e a tarde de hoje tivemos que nos reunir agora a noite, depois do horário noturno nas escolas. Uma reunião rápida, de trabalho, repassando os informes e os encaminhamentos para a organização do nosso glorioso Encontro Metropolitano, a realizar-se no próximo dia 25, sábado, a partir das 9h, na EE. Nila Faraj, bairro Célvia (rua Rio de Janeiro, 1059), em Vespasiano, MG.

Nos informes inciais percebemos que muitos colegas de luta estão ocupados com a reposição das aulas. Mas, reforçamos aqui o convite para que participem pelo menos num dos turnos, já que o encontro tem previsão de começar às 9h e terminar por volta de 17h. Com direito a café da manhã, almoço e café da tarde e ainda por cima um brinde: uma garrafinha d´agua muito apropriada para os/as professores/as.

Os cartazes foram distribuídos nas escolas e dividimos a tarefa de enviar os convites por e-mail ou pessoalmente. Amanhã à tarde vou estar na subsede do sindute de Vespasiano e São José para contactar por telefone com vários colegas que perdemos o contato após a nossa maravilhosa revolta dos 47 dias.

Entre os temas do encontro, destacamos: a avaliação da nossa revolta/greve, a lei do subsídio cujas tabelas entram em vigor a partir de 2011. E como vamos discutir o que vamos perder e ganhar, logo em seguida entra na pauta a construção de uma pauta de reivindicações para os educadores. A questão organizativa em seguida, e depois um debate sobre as eleições de 2010 com os candidatos ao governo que comparecerem.

Dadas às limitações que mencionei - do apertado calendário dos educadores -, somado às atividades organizadas pela direção Estadual do Sind-UTE para os dias 24 e 25, e também por uma demanda específica na rede Municipal de São José da Lapa - da qual fazem parte alguns combatentes da rede estadual que atuaram na nossa revolta dos 47 dias, ficamos sem a confirmação de quem e quantos participarão do encontro. Talvez até sexta-feira à noite tenhamos um quadro aproximado.

Mas, João Martinho, Carminha, Alex, Cláudia Luiza, Wladmir do Blog do COREU, Rômulo e eu já confirmamos presença no glorioso Encontro Metropolitano. Em outras épocas, uma reunião com essa quantidade de pessoas dava cadeia, ainda mais em se tratando de um encontro para discutir a organização e a luta de trabalhadores em educação contra os governos. Dezenas de outros colegas podem confirmar ou não a sua valiosa presença no encontro. Amanhã trarei novos informes.

* * *

Quando cheguei no bunker, já passava da meia-noite. Preparei primeiro uma rápida refeição - miojo com queijo derretido, orégano, azeite e molho de tomate e um feijão de três dias que eu esquentei. Um banquete, não é mesmo, pessoal? Não tive nem tempo de dar uma lida nos noticiários de agora a noite. Provavelmente a mídia continua atacando a Dilma, tentando forçar um segundo turno. Soube que houve debate dos candidatos ao governo de Minas na Rede TV. O problema é que o candidato apoiado pelo faraó praticamente comprou as eleições de Minas. Por onde quer que se vá é enorme o número de cabos eleitorais e o volume de propaganda. Aqui em Vespá mesmo, a propaganda é grande. Já o candidato do PMDB-PT, apesar do prefeito ser do partido dele, praticamente não se vê campanha em seu favor. Somente hoje durante a tarde anunciaram a presença da esposa do candidato com um caminhão de som que passou e um ônibus de apoiadores. Do meu bunker dá pra ver e ouvir tudo. Nem de longe se compara à vinda do faraó e afilhado, que mobilizou dezenas de carros de som e centenas de cabos eleitorais e seguranças.

A massificação da campanha na TV e nas ruas seguramente que contribui para criar um clima do "já ganhou" entre os eleitores indecisos e mesmo entre aqueles que já se decidiram por outros candidatos. O candidato fica tão em evidência, como algum produto que se divulga no mercado, que as pessoas acabam acreditando que ele está eleito. Ainda que na realidade estivesse bem atrás na preferência. Uma ajudazinha das pesquisas que são financiadas por grupos que apóiam os candidatos completa o cenário. Que de democrático tem muito pouco, já que a população entra na história como espectadora apenas.

Urge a cada dia a necessidade de nos colocarmos como protagonistas da nossa história, assumindo o poder de decidir os rumos do nosso presente e do nosso futuro. Por enquanto, parcela muito expressiva da população é vítima e beneficiária (pelo menos no imediato) das práticas urdidas para a manutenção do poder nas mãos das elites. Seja pela manipulação da mídia ou pela compra de votos, o fato é que a política e a democracia burguesa em especial se tranformam em um momento da legitimação de uma farsa. Cuja essência se consubstancia na renúncia inconsciente pela maioria da população de assumir o poder e transformá-lo em instrumento dos seus interesses sociais, de classe. Voltaremos a este ponto quando os meus olhos, já semi-cerrados, deixarem de apontar a direção da cama.

Até amanhã, ou, até hoje mais tarde, com novas informações.



Incorporo ao texto central os comentários do amigo professor Luciano. Depois, farei os comentários do blog.

"Luciano História:

Não querendo ser pessimista mas não acredito que o Anastasia vai modificar muita coisa na tabela que ele criou, o máximo vai ser posicionar cada um em sua letra e respeitar 1/3 no cargo de 24 horas. A lei do subsidio, o choque de gestão da política neoliberal foi criado entre outras coisas para diminuir as diferenças salariais entre mais novos e mais antigos pagando um valor abaixo do merecido, essa é a ideologia que os tucanos defendem não vão modificá-la tão cedo.Se o ciclo do capitalismo seguir de acordo com o previsto teremos a queda da política liberal só daqui 20 anos.Muitos falam que a esperança poderia vir do governo federal, porém, não podemos esquecer que vivemos em uma República federativa e portanto os Estados possuem uma certa autonomia.Piso de 1024,00 para 40 horas não resolve nada, além do mais com o corte de biênios e quinquênios e com um valor de apenas 2,5 de progressão e 10% de promoção mesmo se o governo federal determinasse que piso é piso , com o corte de tantas vantagens isso não faria tanta diferença."


"Luciano História:

Euler, analise as seguintes situações: os colegas que passaram em 2005 no último concurso vão ter que optar pela nova lei, os contratados também, os da lei 100 o governo deve obrigá-los, os que passaram em 2001 também em sua maioria devem optar pois a diferença salarial do subsídio em relação a quem tem poucas vantagens é grande, ou seja, ano que vem a maioria dos professores não terão quinquênio nem biênio.O governo deverá dessa forma continuar pagando um vencimento básico baixo para quem optar em permanecer na antiga carreira forçando a mudança da carreira. Mesmo que o governo federal determine que piso é apenas o vencimento básico, o governo mineiro vai alegar que a lei do subsídio está de acordo com o piso pois paga em um cargo de 24 o valor proposto por 40 horas e que valoriza o tempo de serviço com as progressões , então,para o governador quem quiser receber o piso é só optar pela lei do subsídio, por isso é que eu acho que o mais possível de se conseguir no máximo colocar todo mundo em sua letra( A, B, G, H) e 1/3 no cargo de 24 pois assim o governo falaria que está respeitando o extra classe e valorizando o tempo do que voltar a pagar o quinquênio para todos."

Comentário do Blog: Caro amigo Luciano, há muitas variantes em jogo. E não podemos considerar apenas aquilo que supostamente será o que o governante de plantão estará disposto a ceder. As nossas necessidades e disposição de luta também contam. Mesmo que não consigamos muita coisa no primeiro ano de governo, não podemos abrir mão de reivindicar aquilo que consideramos o mais justo do nosso ponto de vista. Com relação ao piso, é preciso aguardar o julgamento do STF e também o valor do piso no ano que vem para tomarmos uma decisão coletiva. Quando tivermos de posse de todos os elementos teremos condições de avaliar e decidir aquilo que representará a menor perda a curto e a longo prazos. De imediato, como temos 90 dias após o pagamento do primeiro subsídio (a partir do quinto dia útil de fevereiro de 2011), vamos receber os primeiros salários para depois decidirmos o que fazer. Mas, não resta dúvida que, na opção pelo subsídio, o reposicionamento de acordo com o tempo de serviço para todos (efetivos, lei 100 e contratados) constitui uma das principais bandeiras de luta.

* * *

"Luciano História:

Tenho uma proposta que poderia ser interessante, 1650,00 o subsídio para o cargo de 24 horas com um 1/3 extra classe e posicionamento de todos de acordo com sua letra por tempo de serviço, todos deveriam optar por essa carreira para padronizar a classe. Essa medida valorizaria o inicio da carreira e não deixaria embora que de maneira tímida de valorizar o tempo de serviço. O que você acha disso caro amigo Euler? Será mais possível o retorno dos quinquênios ou adquirir esse subsídio?"

Comentário do Blog: É uma proposta razoável, Luciano, pois mantém um salário inicial razoável, sem aumentar a jornada de trabalho e recupera parcialmente o tempo de trabalho. Mesmo assim, não podemos perder de vista outras bandeiras, como a manutenção do índices do atual plano de carreira (22% para promoção e 3% para progressão), além, é claro, de observar o novo valor do piso e sua aplicação. Nesta última hipótese, a luta pelo quinquênio para todos será uma das prioridades.

* * *

"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

Nem sempre querer é poder. O evento da 2ª Jornada Mineira de Patrimônio Cultural (inventado pelo Faraó, pelo menos isso é uma boa coisa) vai me tomar muito tempo. Imagine que eu vou levantar às seis da manhã. Para viajar no Barbacena-Conselheiro Lafaiete de 6:30, que passa aqui cerca de 6:50. Depois vou para o 5º andar da Prefeitura de Carandaí, e lá ficarei ouvindo palestras e curso de museólogos do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). O curso durará de 8 à 17 horas. Inclusive fui dispensado das aulas por esse dia para poder comparecer ao evento. Depois à noite tem mais eventos, inclusive lançamento de livro. Euler, eu estou numa idade, 51 anos, em que o pique não é mais o dos 20 anos. Não sei se eu aguentaria depois de uma jornada dessas, ir para Lafaiete ainda que dormisse lá, mais uma viagem para BH, e depois a viagem de volta. Tive a prova em 26 de julho quando eu fiz um tour meio maluco, Ressaquinha-Barbacena, Barbacena-Leopoldina, Leopoldina-Ubá, e Ubá-Viçosa. Cheguei em cacarecos ao Viçosa Pálace Hotel. Durmi num bloco só. Depois fui para Mariana, no Ubá-Belo Horizonte. Portanto, convém não ''facilitar'', senão como terei ânimo para aturar reuniões escolares, que nossa escola programou?

Companheiros, não é desta vez que irei conhecê-los pessoalmente. Companheira Eliane, não faltará oportunidade de nos conhecermos."

Comentário do Blog: Entendo perfeitamente suas razões, amigo João Paulo. De fato, pelo que descreveu você chegaria muito cansado ao evento e creio que haverá muitas outras oportunidades para contarmos com a sua valiosa participação. Depois faremos um relatório das discussões e reflexões e publicaremos aqui no blog. Aporoveite bem a jornada de patrimônio cultural - pessoalmente gosto muito desse tema e já participei de algumas palestras e seminários a respeito, um deles inclusive em São João del-Faraó, promovido pelo Iepha e que durou dois dias. Foi muito bom. Só não concordo com essa história de que com 51 anos o pique já não é mais o mesmo que os de 20. Eu que já me aproximo de meio século de existência tô com o mesmo pique. Ou seja, continuo gostando de dormir bem tarde e levantar igualmente mais tarde, de tirar um cochilo depois do almoço e de passar o resto do dia conspirando contra o sistema. Assim, nem percebo quando ocorre eventualmente uma alteração na idade

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SERÁ QUE OS PROFESSORES NÃO DESEMPATAM ESSA?" Anastasia assume liderança DataTempo Hélio Costa mantém situação de empate com o rival tucano "




































ALISSON GONTIJO- 20.9.2010
Antonio Anastasia assume liderança na pesquisa DataTempo/CP2


FOTO: ALISSON GONTIJO- 20.9.2010
Antonio Anastasia assume liderança na pesquisa DataTempo/CP2
Hélio Costa mantém situação de empate com o rival tucano

FOTO: ALISSON GONTIJO /- 20.9.2010
Política

DataTempo/CP2. Candidato do PSDB tem 39,62% das intenções de voto contra 35,44% do peemedebista
Anastasia passa Hélio, mas quadro de empate permanece
Pesquisa mostra tucano na liderança também no embate entre chapas
CARLA KREEFFT

Pesquisa DataTempo/CP2, realizada entre os dias 17 e 20 de setembro por todo o Estado, mostra, pela primeira vez, o candidato do PSDB ao governo de Minas, Antonio Anastasia, na liderança. Ele tem 39,62% das intenções de voto contra 35,44% de seu adversário mais próximo, o candidato do PMDB, Hélio Costa. E, considerando a margem de erro do levantamento, que é de 2,16 pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico. Na sua pior situação, Antonio Anastasia tem 37,46% da preferência do eleitorado. E na sua melhor situação, Hélio Costa tem 37,60% das intenções de voto.

O número de indecisos, pessoas que não sabem em quem votar ou não respondem, é de 17,55%. Nenhum dos outros candidatos ao governo de Minas alcança 1% das intenções de voto. Entre eles, o candidato do PV, José Fernando Aparecido, é quem consegue melhor pontuação - 0,48% da preferência do eleitorado.

Na comparação com a última pesquisa DataTempo/CP2, divulgada em 16 de setembro, Antonio Anastasia sai de 35,81% das intenções de voto para 39,62% - crescimento de 3,81 pontos percentuais. Já Hélio Costa passa de 38,90% da preferência do eleitorado para 35,44% - uma queda de 3,46 pontos percentuais. Ambas as variações estão próximas da margem de erro (2,16 pontos percentuais).

Entre chapas. Quando são apresentadas aos entrevistados as chapas completas (nomes dos candidatos a governador e vice), a situação não é muito diferente. Nessa situação, Antonio Anastasia e Alberto Pinto Coelho (PP) têm 40,14% das intenções de voto contra 37,60% da dupla Hélio Costa e Patrus Ananias. São 2,54 pontos de diferença entre o tucano e o peemedebista.

A pesquisa DataTempo/CP2 também simulou um eventual segundo turno entre os dois primeiros colocados. Na simulação, Antonio Anastasia tem 40,53% da preferência do eleitorado. Já o peemedebista Hélio Costa registra 40,19%. Portanto, também nessa situação, há um empate técnico entre os concorrentes.



análise
Ainda não se pode falar em tendências

A virada do candidato Antonio Anastasia já era esperada e a retomada da oposição parece que se torna muito difícil, uma vez que, pelo que se vê das campanhas, a de Anastasia é mais densa.

Mas também não se pode falar que esse crescimento será uma tendência nas próximas pesquisas. Não se pode ter certeza disso porque a densidade eleitoral de Hélio Costa é significativa e ele não está despencando nas pesquisas, o que houve foi apenas uma pequena queda.

Antônio de Pádua
Diretor do DataTempo/CP2

Observador 8 ( Blog do jpnoticias): Aécio : " O Voo da Fênix "

sexta-feira, 17 de setembro de 2010
O Voo da Fênix

























sexta-feira, 17 de setembro de 2010
O Voo da Fênix
Se o Aécio está abandonando o ninho tucano para criar um novo partido, sugiro que ele adote a Águia como símbolo de sua nova agremiação. O nome Aécio é de origem grega e significa “ave de rapina”. Aécio é Águia! Nada disto é por acaso.
Aécio nunca seria capa de uma revista se a matéria não fosse de seu agrado, principalmente em período eleitoral. Temendo que a onda “Dilma” faça um estrago em suas pretensões políticas em Minas ele acena para os mineiros dizendo que não tem nada a ver com o PSDB de Serra.
A Fênix é um passáro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Eu sou de Minas, de São João del Rei. Conheço bem a fera!
Aécio acena para a oposição e flerta com a situação, ele plaina nos dois lados e, com isso, evita a rejeição.
Hélio Costa pode ser um grande jornalista, mas no marketing ele deixa a desejar. O peemedebista tem feito um esforço enorme para associar a imagem da sua campanha com o Brasil de Lula e Dilma. Já, Aécio, mesmo na oposição, cria mensagens sublliminar para pegar carona no marketing de Dilma. Vote na Dilma PARA O BRASIL CONTINUAR MUDANDO! Vote em Anastasia PARA MINAS CONTINUAR AVANÇANDO. Perceberam a semelhança? Eu te pergunto: Você já memorizou o slogan da campanha de Hélio Costa?
Cá prá nós, que sacada do marketeiro da Dilma, hem!? "CONTINUAR MUDANDO" é um termo palatável para traduzir vote no continuísmo de 8 anos de governo do PT. E aí, continua ou muda?

BLOGDOEULER:Encontro em Vespá, debate da esquerda e outras cositas

terça-feira, 21 de setembro de 2010
Encontro em Vespá, debate da esquerda e outras cositas



















Quando cheguei no bunker agora a noite, o debate da esquerda realizado pelo jornal Brasil de Fato já estava no final. Portanto, não posso dizer se foi bom ou se foi ruim. Mas, a iniciativa do debate em si, via Internet e outros mecanismos em rede, é um ponto importante, positivo e operante. Os setores da esquerda - aí englobando generosamente todo o universo contra as políticas neoliberais - precisam aprender a fazer as coisas sem dependerem dos instrumentos dominados pelas elites.

Um tempo atrás, por exemplo, acho que na década de 90 - a gente vai envelhecendo, envilecendo (O. Bilac, ou seria Rubem Braga?) e as nossas lembranças começam a ser contadas por décadas, e não mais por dias ou por horas -, eu e alguns companheiros chegamos a elaborar um projeto de comunicação alternativa, envolvendo rádios comunitárias, internet e até mesmo uma TV comunitária. Só tínhamos o projeto na cabeça, o que já era muita coisa. Mas, dependíamos de apoios para a aquisição de equipamentos e também do envolvimento de movimentos sociais e sindicais.

Fizemos uma reunião com dirigentes sindicais da CUT-MG, na sede desta central, quando ainda os líderes desta entidade não estavam, majoritariamente, cooptados para as asas dos governos do PT ou das assessorias parlamentares. Fizemos um bom debate, mas a autonomia que propunhamos para o projeto incomodou bastante os sindicalistas presentes. A nossa esquerda é assim: a possibilidade de um grupo qualquer de militantes - anarquistas ou comunistas ou punks, etc - falar mal, por exemplo, do governo do PT em BH (Lula nem era ainda presidente) faz inviabilizar qualquer projeto de rádio livre. Assim, o projeto foi arquivado.

O debate da esquerda realizado hoje a noite, demonstra que, se parcelas da esquerda quiserem, elas poderão organizar mecanismos mais ágeis de comunicação, além dos blogs e outros mecanismos em rede. Tão importante quanto criticar a mídia burguesa, a serviço dos piores interesses, é construir instrumentos que sejam apropriados pelos de baixo. Não para fazer mais do mesmo, repetindo o que faz a mídia das elites, mas para construir reais instrumentos de comunicação a serviço de indivíduos, grupos e movimentos sociais autônomos. Eis um desafio a ser pensado e realizado.

* * *

Encontro Metropolitano em Vespasiano. O local já está definido: Escola Estadual Nila Faraj. Os combatentes Carminha, João Martinho e Cláudia Luiza, com uma modesta ajuda deste blogueiro da resistência anticapitalista - viver neste mundo do capital é antes de tudo um ato de resistência - estão realizando os encaminhamentos necessários para o encontro. Claro que há dificuldades, especialmente ligadas ao calendário de reposição de aulas. Muitos valorosos combatentes já avisaram que não poderão participar em função disso. Mas, estamos reforçando o convite, aos que se interessarem e tiverem tempo, para participarem deste encontro.

Os temas do encontro dizem respeito a muitas coisas com as quais estamos ligados. O primeiro deles, a avaliação da nossa revolta/greve dos 47 dias. Oportuinidade em que todos poderão manifestar seu ponto de vista, procurar entender o alcance e as limitações deste movimento que abalou Minas e que por mais um pouco teria colocado o governo do faraó e afilhado contra a parede. Ou será que não?

O outro ponto, o da lei do subsídio, seguramente vai abordar sobre as novas tabelas, e também sobre o que perdemos e o que ganhamos. E aí já abrindo caminho para o tema seguinte: o da luta para recuperar o que o governo nos confiscou. Claro que em todos estes temas estão abertas as portas para propostas que transcendam os limites que estão colocados aqui em Minas. Por exemplo: a proposta da federalização do quadro de pessoal da Educação; ou a construção de um amplo movimento nacional dos educadores para cobrar do governo federal e do congresso e do STF a aprovação de uma pauta de reivindicações que faça com que as carreiras da Educação pública sejam realmente valorizadas.

Na sequência, a nossa organização pela base, para fortalecer a nossa luta, criando mecanismos de mobilização e comunicação mais ágeis. As demissões na minha escola e as ameças de remoção e de demissão em Caxambu são exemplos de como estamos despreparados para enfrentar os muitos tentáculos do governo contra os educadores. Nosso instrumental organizativo - da base à cúpula -, e também jurídico e político está bastante frágil. O que requer que repensemos a nossa estratégia política e métodos de ação.

Finalmente, o encontro patrocinará um debate com os candidatos ao governo de Minas que por lá comparecerem. Um debate horizontal, que fuja ao escopo dos modelos tradicionais, em que apenas os candidatos falam e as pessoas escutam. Quem vier pode falar, mas terá que ouvir também.

Nos próximos dias vamos dar os detalhes sobre horários, linha de ônibus BH-Vespasiano, etc. Quem desejar participar, sinta-se convidadíssimo.

* * *

Tanque de guerra - Quando cheguei na escola hoje, esqueci a chave do tanque de guerra dentro da máquina e a tranquei. Tive então que forçar uma janelinha para abrir o tanque. Alguns colegas chegaram a sugerir: "Deixa o veículo aí e vai embora de ônibus". Não seria má idéia, não fosse o fato de que a chave do bunker também encontrava-se no interior do tanque de guerra. Ainda bem que me lembrei disso, senão teria que fazer duas viagens, pois o bunker não tem uma janelinha para se forçar, como o tanque. Logo, a melhor alternativa foi mesmo abrir a tal janelazinha do tanque-de-guerra que amanhã - ou depois - será devidamente reparada. E a gasolina já está só no cheiro. Mas, também com o salário-de-professor-de-Minas, e ainda por cima ameaçado de transferência, vocês queriam o quê, heim?

Mas, quando o metrô da promessa dos candidatos ao governo de Minas estiver pronto, com uma extensão até o Aeroporto de Confins, passando necessariamente pela cidade que um dia foi um Arraial - e que fora fundada por uma mulher que vivera como rica fazendeira e morrera pobre e cega caminhando pelas ruas do então distrito, ao qual deram o nome do engenheiro da então Rede Ferroviária Federal, responsável pela extensão da linha férrea até o arraial, e que, dizem as más línguas, o homenageado sequer pisou em solo vespasianense - só então, com o metrô em funcionamento, poderei abandonar o meu tanque de guerra.

Enquanto isso, estejamos atentos aos golpes midiáticos do quarteto maldito - Veja-Globo-Folha-Estadão - e seus seguidores regionais. O poder deles está diminuindo, o que pode prenunciar que o nosso poder está aumentando. Que o faraó e afilhado coloquem a barba de molho...

* * *

Incorporo ao texto central os comentários do nosso amigo professor João Paulo.

"João Paulo Ferreira de Assis:

O caso da cidade que foi chamada pelo nome de um engenheiro que nunca foi lá é similar a um caso que eu conheço. Há uma escola no município de Senhora dos Remédios, que tem o nome de EE Dona Urquiza Diniz Chagas, mãe do engenheiro construtor da escola. Segundo dizem, ele quis homenagear sua progenitora, e até hoje a escola tem o nome. Parece que não conseguem mudá-lo, apesar de existir na comunidade lembrança de antigos professores, desde os anos trinta do século XX."

"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

Sobre o encontro eu ainda estou indeciso. Nossa reunião do conselho de classe será na quarta-feira, dia 29 de setembro. E tenho sete turmas, num total de 18 aulas. Para o caso de eu ir, eu tenho o plano de pernoitar em Conselheiro Lafaiete na noite de 24 para 25, e ir para Belo Horizonte no primeiro ônibus, creio que às 6 horas. Devo chegar às 7 e meia em BH. O evento em Vespasiano principia às 9 horas. Eu teria ainda de ver os ônibus para voltar. Talvez voltar às 15 e 30, no Belo Horizonte-Juiz de Fora, ou no das 19 horas, BH-JF."

Comentário do Blog: Caro João Paulo, entendo as dificuldades mencionadas. Mas, se puder vir, será um prazer recebê-lo no encontro. E também uma oportunidade para encontrar ou reencontrar colegas de luta como os professores Wladmir Coelho, Rômulo, João Martinho e tantos outros e outras. Quanto aos horários de ônibus, pelo menos os de BH-Vespá-BH não se preocupe, pois tem ônibus toda hora. Além disso, você terá a oportunidade de conhecer de perto - pelo menos de passagem - a Cidade do Faraó. Que, dizem as más línguas, balança e afunda um pouco todo dia. Como o encontro é daqui a poucos dias, a Cidade do Faraó estará lá, antes que o sertão vire mar, e o mar vire sertão.

"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

Nós infelizmente temos ideias mas quando elas dependem de outrem, não são adotadas. O medo do novo ainda é muito recorrente no Brasil, mesmo dentro da esquerda. Não sei que parcela de culpa que a própria esquerda teria nisso, não digo no Brasil, mas no mundo todo. Agora mesmo eu estava pesquisando na Internet a letra original do Bandiera rossa. A versão do Partido Comunista Italiano é de fazer a direita tremer de medo (Avanti o populo, tuona il cannone, rivoluzione, rivoluzione, avanti o populo, tuona il cannone, rivoluzione noi vogliamno far). Com medo, eles começam a criar terror entre as pessoas. E aí, as novas ideias acabam morrendo por falta de apoio."

* * *

"mora:

Atenção!!! O Ministro Joaquim Barbosa do STF entregou relatório da ADI 4167 que trata do PSPN. Agora basta o presidente do Supremo colocar o julgamento do mérito na pauta. Se os magistrados confirmarem o PISO como vencimento básico, o projeto do tal subsídio desmorona em Minas Gerais... quem viver verá."

Comentário do Blog: De fato, se o STF finalmente considerar que piso é piso e não teto, o que por si só parecia ser uma coisa óbvia e ululante, tudo muda em relação à política remuneratória em Minas. Pois, mesmo aplicando o piso proporcional à jornada de 24 horas e com o valor rebaixado do MEC de R$ 1.024,00, teríamos a seguinte situação: profesor PEB1 (ensino médio) - R$ 614,40, PEB2 (lic. curta) - R$ 749,56, PEB3 (lic. plena) R$ 914,47, PEB4 (especialização) - R$ 1.115,65 etc. E sobre estes valores incidiriam o pó-de-giz (20%) + quinquênios e biênios (a luta seria para que todos tivessem essas gratificações) + progressões na carreira (3% para cada mudança de grau). Aguardemos para ver quando - e quanto - o pleno do STF discutirá e definirá sobre o mérito desta questão. Deve-se levar em conta finalmente que em 2011 o piso nacional terá novo valor. De preferência se Dilma ganhar e afastar esse tucano travestido que ocupa a chefia do MEC. Veremos.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

blog DO eULER:O debate foi morno, mas mencionou pontos importantes















segunda-feira, 20 de setembro de 2010
O debate foi morno, mas mencionou pontos importantes

O debate entre os candidatos ao governo de Minas, que ocorreu agora a noite na TV Record, foi marcado pela previsibilidade das respostas, com alguns momentos de revelação das realidades mineiras.

Antes, porém, destacamos e criticamos aqui, novamente, a ausência injustificável dos candidatos Fábio Bezerra e Vanessa Portugal, que não foram convidados e portanto não puderam dar um tempero diferente ao debate. São os limites da democracia existente no Brasil e mais ainda em Minas Gerais.

Outro dado negativo diz respeito ao horário do debate, às 23h, o que torna impossível para quem acorda às 6h da manhã acompanhá-lo. O ideal seria que estes debates acontecessem às 21h, no máximo, e também que aceitassem as perguntas dos eleitores via sorteio, e não apenas de jornalistas, muitos dos quais são, como Carlos Viana, claramente a favor do projeto neoliberal do faraó e afilhado.

Dos quatro participantes, não houve propriamente um "vitorioso", mas desta vez, pelo menos, os candidatos do PMDB-PT e o do Psol apontaram críticas substanciais ao Governo mineiro, coisa que não vinha acontecendo. O candidato do PMDB-PT, por exemplo, criticou a construção da Cidade do Faraó (também conhecida como Cidade Administrativa) quando deveria se priorizar a Saúde e a Educação e demais áreas sociais - disse ele.

Em outro bloco, o candidato do PMDB-PT falou sobre os gastos do governo de Minas com publicidade na mídia: R$ 800 milhões. Já o candidato do Psol disse que nas contas dele este gasto ultrapassa a R$ 1 bilhão de reais. Ele indagou ao governador-afilhado sobre os planos que este teria para a Educação, lembrando da greve de 47 dias (também conhecida como revolta dos 47 dias). O afilhado do faraó disse aquilo que tem sido repetido nos últimos sete anos: que o governo colocou o pagamento em dia, paga o 13º em dia, criou o prêmio de produtividade e finalmente citou as novas tabelas salarias dos educadores para o próximo ano. Mas, tanto ele - o afilhado - quanto o candidato do Psol não mencionaram o confisco dos quinquênios, dos biênios, do pó-de-giz, a redução nos percentuais de promoção e progressão, etc.

Num outro momento o candidato do PMDB-PT mencionou estes cortes e disse que era preciso pagar o piso profissional de R$ 1.312,00 sem precisar fazer estes confiscos das gratificações. Pelo menos no discurso, o candidato do PMDB-PT enfatizou que vai dar total prioridade às pessoas e não às obras faraônicas.

Já o afilhado demonstra que foi bem treinado para os debates, pois tem resposta pronta para tudo, sem grandes emoções, mas articulando dados e promessas ao belprazer. Sobre a Educação pública, por exemplo, além de elogiar o desempenho do ensino em Minas, disse reconhecer que é preciso pagar melhor aos educadores. Mas, aí vem aquela velha e conhecida história dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. E voltou a dizer que é professor, é filho de professora e que a Educação tem nele um aliado. Involuntariamente talvez tenha deixado escapar aquilo que é muito comum entre os professores e professoras, que as vezes educam bem os filhos dos outros, mas esquecem de cuidar dos seus. Mas, não sejamos maldosos: a mamãe-professora do afilhado seguramente nada tem a ver com a opção que ele fez por políticas neoliberais, baseadas em achatamento salarial dos servidores, meritocracia típica da concorrência de mercado, etc.

O debate, portanto, com os limites apontados, dificilmente mudará o resultado das urnas de 03 de outubro. Mas, o resultado que sairá das urnas dificilmente pode ser previsto hoje, já que há ainda um certo equilíbrio de forças, embora a máquina pró-afilhado seja bem mais robusta do que a do candidato do PMDB-PT. E como toda a mídia é dominada pelo faraó, resta saber que peso terá a figura do presidente Lula com o esforço de associação com a campanha do candidato do PMDB-PT.

Finalmente, para não dizer que não falamos nada do candidato do PV, a impressão que se tem é que ele está se promovendo para outros vôos, talvez para disputar alguma prefeitura daqui a dois anos, e ainda por cima aproveita para divulgar a candidatura de Marina Silva fazendo média com as elites ao repetir o coro do segundo turno para presidente. Que, ao que tudo indica, mesmo com as denúncias e factóides de última hora, não haverá. Dilma deve levar de primeira, para o ódio do quarteto diabólico da mídia golpista - Veja-Globo-Folha-Estadão.

Aguardemos agora os novos episódios do circo eleitoral, onde nós, os de baixo, temos o direito de assistir e de escolher aqueles que, em maior ou menor grau, estarão a serviço das mesmas forças que dominam as máquinas que rodam, rodam e rodam... sobre os nossos pescoços. Amém.

* * *

Debate entre candidatos a presidente no campo da esquerda: Nesta terça-feira (21) a partir das 21h ocorre o debate dos presidenciáveis de esquerda, promovido pelo jornal Brasil de Fato. O editor do Blog estará em sala de aula neste horário, portanto não poderá assistir ao debate. Mas, quem quiser acompanhar o debate clique aqui e assista na página do Jornal Brasil de Fato.

Comentário do Blog sobre a nota acima: Ainda vamos discutir aqui no blog esta coisa de "campo da esquerda". Do mesmo modo que há um grupo de blogueiros se autointitulando "blogueiros progressistas" - o que é um direito deles, claro. A chamada esquerda virou uma coisa tão ampla que dependendo de quem se considere de esquerda eu me auto-excluo automaticamente desta mistura. E "blogueiro progressista" eu não sou mesmo! Não vi nenhum deles criticando o faraó e o afilhado. Para a maioria deles, o mundo se resume em Serra, Dilma e Lula. E São Paulo é a Capital do planeta. Aí não dá, né, Mané?!

Postado por Blog do Euler às 21:29 0 comentários

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

BLOGDOEULER: Qual será o novo escândalo mafiomidiático da semana?

domingo, 19 de setembro de 2010
Qual será o novo escândalo mafiomidiático da semana?

























Faltando duas semanas para as eleições de 03 de outubro, e as pesquisas apontando vitória da Dilma com grande vantagem, a direita brasileira apela para o desespero. Tenta de toda forma jogar as eleições para o segundo turno, contando inclusive com a ajudazinha de Marina Silva. A pergunta que fica é: qual será o novo escândalo que na última hora o quarteto midiático Veja-Globo-Folha-Estadão lançarão ao ar para tentar impactar emocionalmente o eleitorado?

Até o momento, as investidas da mídia golpista não funiconaram. A ladainha sobre a quebra do sigilo fiscal da filha do candidato Serra, que ocorrera em setembro de 2009, mas que só agora ganhara as capas de revistas e jornais e matérias globais, não funcionou. Durante duas semanas bateram nessa tecla, com a Veja dedicando matéria de capa, a TV Globo repercutindo o factóide como um escândalo nacional e os jornais Folha de São Paulo e Estadão publicando matérias durante toda a semana.

Estranhamente, estes pseudo arautos da moralidade e dos bons costumes fizeram vista grossa para a matéria de uma outra revista nacional, a Carta Capital, que revelou que a filha de Serra, a mesma que tivera seu sigilo quebrado, durante o governo FHC montara uma empresa que quebrou o sigilo de 60 milhões de brasileiros correntistas, oferecendo tais serviços para empresas estrangeiras. Nem uma linha sequer sobre o assunto foi citada pelo quarteto midiático do mal.

O desesperado ataque desse quarteto contra a candidatura Dilma e a favor do candidato demotucano tem razões de ser. Os governos demotucanos costumam ser generosos com a doação de recursos para estas e outras empresas, através de expedientes os mais variados, como a compra de milhares de assinaturas da revista Veja e do jornal Folha de São Paulo, além da publicidade na Globo.

Um pequeno exemplo pode ser visto nestes dois blogs aqui e aqui. Em resumo, a Veja teria recebido em junho de 2009 do então governador Arruda, do Distrito Federal, a fabulosa soma de R$ 442.000,00, de recursos do FUNDEB (olha o nosso dinheiro aí sendo jogado fora!) para compra de assinaturas daquela revista. Uma semana depois a revista fez a entrevista com o então governador, nas páginas amarelas, com o sugestivo título: "Ele deu a volta por cima". Logo depois, na semana em que o ex-governador Arruda foi pego com a mão na massa de dinheiro e preso, a revista Veja omitiu o assunto. Tratamento bem diferente daquele dado à candidata Dilma, que, mesmo não tendo nenhuma prova contra ela, é citada em sucessivas capas desta revista como estando ligada a supostos crimes que sequer foram apurados.

Nos governos de São Paulo, Capital e estado e vários municípios, a generosidade na compra de assinaturas da tal revista também tem sido uma constante. Somente duas compras de assinaturas feitas pela Secretaria da Educação de São Paulo entre 2009 e 2010 renderam à Editora Abril, que produz a revista Veja, a soma de R$ 2.370.000,00.

Mas, além dos próprios lucrativos interesses, que são generosamente atendidos pelos governos demotucanos - vide o que acontece aqui em Minas - este quarteto midiático defende também os interesses de parcela do grande capital e do agronegócio, que temem que um possível governo Dilma com grande força popular possa mexer nos interesses destes setores que foram poupados durante o governo Lula. Por isso querem provocar o maior desgaste possível à candidata Dilma, para que ela se enfraqueça e se torne presa fácil deste grupos.

Caso seja eleita, como tudo indica, e se quiser governar com alguma estabilidade, Dilma terá que bater de frente com esses grupos. Uma das medidas que não pode ser descartada é a revisão das concessões de rádios e TVs e aprovação de uma legislação que democratize os meios de comunicação. Um país não pode estar subordinado a estes frequentes ataques golpistas - a que tratam pelo eufemismo de "liberdade de imprensa e de opinião" -, voltados unicamente para atender aos interesses lucrativos de grupos de rapina. Os mesmos que vivem sugando o dinheiro público, parte do qual é arrancado da Educação pública, privando os educadores de salários dignos e a toda a população de maiores investimentos nas áreas sociais.

Este é, portanto, um problema que todos nós temos que estar atentos, pois, somos nós, os de baixo, a grande vítima dessas manipulações diabólicas.

* * *

Vejam também:


- Blog Proeti no Polivalente: "Curso de qualificação: 3° Encontro Regional de Educação em São João Del Rei".


- Blog S.O.S Educação Pública: "RECURSOS DIDÁTICOS - MATEMÁTICA"

* * *

Brasil do atraso - Recebemos um e-mail do amigo advogado Elcio Pacheco que está indignado com a reintegração de posse de terra concedida pela Justiça na cidade de Rio Pardo de Minas. Vejam o que ele diz:


"Mario Nascimento Neto, foragido da justiça há cerca de um ano, condenado a 10 anos de prisão pelo massacre a trabalhadores rurais na Fazenda Capão Muniz em Rio Pardo de Minas ajuizou ação de reintegação de posse por intermédio de uma advogada, irmã da funcionária do cartório eleitoral, lotada no fórum de Rio Pardo de Minas.

O referido autor da ação possessória, mesmo foragido da justiça, ajuizou ação em 28 de agosto de 2010, isso demosntra a conivência do poder local acobertando a fuga desse criminoso. Tal fato, demonstra também a incompetência da polícia, órgão executor do mandado de prisão, em não prender esse foragido perigoso.

De outro modo, o Juiz agrário, mesmo sabendo que as terras, cuja posse está em disputa, são terras do Estado, comprovadamente devolutas (com declaração assinada pelo foragido Mário e outros) concede a liminar de reintegração de posse.

É um absurdo esta situação!

Elcio Pacheco - OAB/MG 117511"

Comentário do Blog: Caro Élcio, além do absurdo narrado por você, o que me chamou a atenção também foi a rapidez com que a Justiça se manifestou favoravelmente ao pedido de reintegração de posse. Analisando a numeração do processo disponível para consulta no site do TJMG (20526027320108130024), verifica-se que praticamente em apenas duas semanas o juiz deferiu o pedido. Essas coisas não acontecem com os trabalhadores...

domingo, 19 de setembro de 2010

Curso de qualificação: 3° Encontro Regional de Educação em São João Del Rei

3° CONGRESSO REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM SÃO JOÃO DEL REI COM O TEMA "INCLUSÃO AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS".














EU E A PALESTRANTE COM O TEMA:"CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOLOGIA PARA A APRENDIZAGEM" ROSITA EDLER CARVALHO (RJ)




























EU E O PALESTRANTE JÚLIO CÉSAR FURTADO DOS SANTOS(RJ)COM A PALESTRA:"ENTENDER COMO SE APRENDE PARA APRENDER COMO SE ENSINA"











EU,ANA LÚCIA, DENICE E HILDA HELENA.
















JANE, ANA LÚCIA, DENICE ( HISTÓRIA) E HILDA HELENA(FILOSOFIA).
























A PROFESSORA JANE(CIENCIAS).



















A professora Ana Lúcia.

"ÚLTIMAS NOTÍCIAS": Hélio Costa promete reforçar policiamento no "combate ao crack"















últimas notícias
[ASSINE SMS]
[ASSINE RSS]
Hélio promete reforçar policiamento no "combate ao crack"
18/09/2010 18h51
Avalie esta notícia »
2
4
6
8
10
RODRIGO FREITAS
Siga em: www.twitter.com/OTempopolitica

* Notícia
* Comentários(1)
* Compartilhe
* Mais notícias

A
A
FOTO: PEDRO SILVEIRA/ALDEIA
Hélio Costa cumprimenta eleitores em Campo Belo
PEDRO SILVEIRA/ALDEIA
Hélio Costa cumprimenta eleitores em Campo Belo

Em campanha neste sábado (18) pelas cidades de Campo Belo, Oliveira e Três Marias, o candidato do PMDB ao governo de Minas, Hélio Costa, garantiu que, se for eleito, vai contratar 10 mil policiais “para combater o crack”. O peemedebista defendeu a criação de um cinturão de segurança nas divisas do Estado.

Hélio voltou a criticar a saúde em Minas e prometeu atenção especial ao setor. Em Oliveira, o candidato se reuniu com professores da rede estadual. O peemedebista voltou a atacar a extinção de alguns benefícios dos docentes.

“Os antigos professores perderam seus biênios, quinquênios e todas as demais garantias. Reforço que esse projeto não foi apoiado pelas bancadas do PMDB, PT e PCdoB na Assembleia”, disse Hélio.
Comentár

Blog em busca do conhecimento: Educador NÃO vota em Anastasia!

Educador NÃO vota em Anastasia!
Ibope MG: Anastasia lidera com 41%; Hélio Costa tem 32%.
VOCÊ ACREDITA NESSA PESQUISA?
ESTÁ SATISFEITO COM A LEI 100 NADA?
ESTÁ SATISFEITO COM O SUBSÍDIO QUE NÃO É SALARIO?
ESTÁ SATISFEITO DE NÃO TER A LEI NACIONAL DO PISO SALARIAL?
SE RESPONDEU PELO MENOS UM NÃO - ENTÃO VOTE HÉLIO+PATRUS PRA O GOVERNO DE MINAS E OUTRA COISA EDUCADOR NÃO VOTA EM ANASTASIA!
PRECISAMOS REVERTER ESSES NÚMEROS:
O candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais, Antonio Anastasia, lidera a corrida eleitoral com 41% das intenções de voto, contra 32% de seu rival, Hélio Costa, do PMDB, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (13).
Vanessa Portugal (PSTU) e Edilson Nascimento (PTdoB) tiveram 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram. Votos em branco e nulo somaram 9%, enquanto 15% dos eleitores mostraram-se indecisos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
No último levantamento, divulgado no final de agosto, os dois candidatos estavam tecnicamente empatados: Anastasia tinha a preferência de 35% do eleitorado, contra 33% de Costa.
A pesquisa ouviu 1806 pessoas entre os dias 10 e 12 de setembro, e foi registrada no TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) sob o número 70286/2010.
Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2010/09/13/ibope-anastasia-lidera-com-41-helio-costa-tem-32.jhtm
http://blogembuscadoconhecimento.blogspot.com

BLOGDOEULER: Eleições, encontro, paralisação e muito calor

sábado, 18 de setembro de 2010
Eleições, encontro, paralisação e muito calor



















Sábado de muito sol e calor aqui pelas paragens de Vespá e região. Um calor de assar a pele. Na sombra. Pela manhã os dirigentes da subsede do Sind-UTE de Vespasiano e São José, os combativos camaradas de luta João Martinho, Cláudia Luiza e Carminha telefonaram para discutir sobre a distribuição dos convites e cartazes do nosso glorioso Encontro Metropolitano de Vespasiano.

- Euler, você esqueceu de colocar no cartaz que o encontro é de educadores... Disse-me a combativa Carminha. Tem razão, Carminha, é a correria... Mas, agora "a Inês é morta" e a programação fala do assunto e dos sujeitos envolvidos, respondi ainda meio dormindo - afinal o relógio apontava 8h da madrugada. Além disso, o blog vai martelar sobre o assunto até o dia do encontro. Claro que sem deixar de abordar outros assuntos também, pois o blog tem uma responsabilidade internacional.

Logo depois, o combativo João Martinho, maior liderança da região - depois do Lula e quando eu estou fora da região -, bateu no portão do meu bunker para reclamar que as cópias do cartaz não ficaram boas. Joãozinho tem um padrão de exigência maior que o meu. Eu lhe disse, depois que ele me mostrou o material:

- Tá bom demais, João, ainda mais que foi em xerox preto e branco. Melhor do que isso só em gráfica com laser e em quatro cores. Do bunker ele foi direto para uma visita a algumas escolas para levar os convites e os cartazes. João Martinho é assim: visita semanalmente as escolas, está sempre em contato com as bases. E a Carminha e a Cláudia Luiza já estão cuidando dos preparativos do encontro na E.E. Nila Faraj. Aguardemos os novos capítulos.

* * *

Estamos a 15 dias das eleições de 2010. Nacionalmente, ao que parece, os demotucanos serão derrotados e a base aliada de um futuro governo Dilma deve ampliar seu apoio no Senado e na Câmara. Se houver uma real vontade política de investir na Educação pública e na valorização dos educadores será esta a oportunidade. Mas, Dilma terá que enfrentar os interesses dos banqueiros e do agronegócio. Mas, não basta esperar por mudanças de cima para baixo, como vem acontecendo. É preciso que façamos a nossa parte, nos organizando e nos mobilizando para cobrar os nossos direitos. Um forte movimento autônomo nacional dos Educadores, com ou sem o apoio da CNTE e da CUT - que há muito viraram apêndice do governo federal -, poderá garantir conquistas que aqui nos foram confiscadas. Por exemplo, com um novo plano de carreira nacional dos educadores e quem sabe até com a federalização do quadro de pessoal - como vem defendendo o amigo professor João Paulo -, livrando-nos de governantes estaduais e municipais que não têm qualquer compromisso com a Educação.

* * *

No âmbito de Minas, além do glorioso encontro de Vespá, marcado para o dia 25, há também o chamamento da direção estadual do Sind-UTE para a paralisação geral das atividades marcada para os dias 24 e 25 próximos, com assembléia e manifestação previstas para o dia 24. Os temas indicados pelo sindicato para a paralisação são: o reposicionamento dos educadores por tempo de serviço; a valorização do tempo dos efetivados e designados no concurso público e a inclusão de Filosofia, Sociologia e Religião no edital do concurso previsto para ser publicado até o dia 20 de setembro de 2010.

Embora sejam justas as razões mencionadas, não sabemos se há clima para uma paralisação de dois dias com o calendário de final de ano já sacrificado pela reposição das aulas. A questão do reposicionamento pelo tempo de serviço precisa ser melhor esclarecida pelo sindicato. Quais são os pontos que o sindicato não concorda, quais são os prejuízos e omissões por parte do governo e se é realmente possível alterá-los nesta etapa final de mandato. A contagem do tempo dos efetivados da Lei 100 e dos contratados no concurso é sem dúvida uma questão de justiça. Mas, isso deveria ter sido negociado bem antes e agora me parece muito difícil que o governo reveja essa questão, a menos que tenha em mente considerar tal reivindicação, que é mais do que justa. Se o governo lançar o Edital no dia 20, por exemplo, dificilmente poderá alterá-lo sem comprometer a realização do concurso ainda este ano. E a última questão, embora igualmente justa, dificilmente conseguirá mobilizar a categoria para uma greve de dois dias.

Ou seja, na minha opinião, uma paralisação de dois dias aconteceria nesta altura se houvesse ocorrido um processo anterior de discussão em todas as regiões de Minas, culminando com a paralisação para uma reflexão sobre os cenários colocados neste ano eleitoral. Não houve este acúmulo. Todos nós, pela imposição do apertado calendário de reposição das aulas e problemas comuns ao cotidiano dos educadores, acabamos por nos dispersar, apesar de estarmos ligados nas informações via Internet. Tomara que eu esteja errado e a categoria resolva cruzar os braços nestes dois dias, no que certamente contará com a minha participação.

Mas, o sindicato terá a oportunidade de ajudar a preparar a categoria nos próximos meses para os embates contra o próximo governo, seja ele quem for. Construir uma pauta comum e mecanismos ágeis de comunicação, além de fortalecer a organização pela base. Preparar melhor o sindicato para os embates jurídicos e estar atento aos problemas - e ataques do governo - enfrentados pela categoria nas diversas regiões. E dessa forma, retomar a perspectiva de uma grande mobilização para o ano que vem, caso o governo eleito não atenda as nossas reivindicações.

Vamos aguardar então as manifestações dos nossos visitantes para saber o que eles acham dessas observações num sábado com muito sol e calor, inclusive agora à noite. Que venha a chuva e traga bons ventos para os próximos dias e meses.

* * *

- Montes Claros: O blog recebeu e-mail da subsede do Sind-UTE de Montes Claros, norte de Minas, que denunciou em boletim o autoritarismo do secretário-adjunto da SEE-MG, que visitou aquela cidade para explicar a lei do subsídio e não abriu espaço para a indagação direta por parte dos presentes. Por que o temor em dialogar?

- Diário de Classe Intersindical: Denúncia S.O.S. Educação em Contagem
- Blog Em Busca do Conhecimento: Eleições 2010: Hélio Costa sai bem em debate da Band

2 comentários:

Maria Angelica de Castro disse...

ESTE SECRETARIO TAMBEM ESTEVE NA SRE DE NOVA ERA. A DITA REUNIAO FOI BASEADA EM UM MONOLOGO, UMA VEZ QUE OS PRESENTES NAO TIVERAM DIREITO A VOZ( SO A POSSIVEL VOTO, KKKKKKK). ALEM DO MAIS, ELE TEVE A AUDACIA DE DIZER QUE ANTES DA REUNIAO LEU UMA PESQUISA ONDE CONSTAVA QUE A MAIOR ALEGRIA DO PROFESSOR E VER QUE O CONTRACHEQUE DO SEU COLEGA E MENOR QUE O SEU.PODE??????????????
MESMO DE LONGE, TORÇO PELO SUCESSO DO ENCONTRO EM VESPASIANO.
UM ABRAÇO
19 de setembro de 2010 10:13
João Paulo Ferreira de Assis disse...

Prezado amigo Professor Euler

Sou de parecer que devemos ter uma estratégia para uma possível vitória do Hélio Costa, e outra para um provável triunfo do Anastasia.
Vi colegas com quem conversei defenderem a ideia de uma greve por tempo indeterminado se Anastasia vencer. SOU TOTALMENTE CONTRÁRIO, POIS ALÉM DE MOSTRAR UM DESRESPEITO NOSSO PELA VOZ DAS URNAS, LOGO PELA DEMOCRACIA, SERIA TUDO QUE O ATUAL GOVERNADOR MAIS DESEJARIA, pois aí ele poderia se passar por vítima. Afinal ele tem a mídia.
Caso Hélio Costa vença, precisamos negociar com ele os pontos que entendemos necessários para melhorar a proposta do Anastasia. Porém, se este vencer, o que devemos fazer é incorporar a minha ideia da federalização, enriquecida com as propostas dos professores Euler, Luciano e Rômulo, e de alguém mais que queira contribuir.
Mas para isso, nós precisaríamos do apoio do próprio Anastasia e de outros governadores e prefeitos, dos apoios da Associação Mineira de Municípios, Confederação Nacional de Municípios, CNTE, as entidades estaduais de defesa dos professores, como o Sind-ute, e o CEPE, do Rio de Janeiro. Porque, convenhamos, não sei se eu aguentaria mais quatro anos de governo do PSDB. E como dizem que desgraça pouca é bobagem, o PLS 368/2009, do Senador Paulo Paim, está para ser ARQUIVADO uma vez mais. Era minha esperança para saltar fora do Estado, já que apesar de graduado em Direito, só no 7º período é que fui descobrir minha inapetência pela prática jurídica. Se a regulamentação da profissão de pesquisador fosse feita, eu poderia montar uma empresa, contribuir para a Previdência, e trabalhar REALMENTE NO QUE EU GOSTO, que é fazer pesquisa histórica.
Atenciosamente João Paulo Ferreira de Assis
19 de setembro de 2010 17:46