quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SERÁ QUE OS PROFESSORES NÃO DESEMPATAM ESSA?" Anastasia assume liderança DataTempo Hélio Costa mantém situação de empate com o rival tucano "




































ALISSON GONTIJO- 20.9.2010
Antonio Anastasia assume liderança na pesquisa DataTempo/CP2


FOTO: ALISSON GONTIJO- 20.9.2010
Antonio Anastasia assume liderança na pesquisa DataTempo/CP2
Hélio Costa mantém situação de empate com o rival tucano

FOTO: ALISSON GONTIJO /- 20.9.2010
Política

DataTempo/CP2. Candidato do PSDB tem 39,62% das intenções de voto contra 35,44% do peemedebista
Anastasia passa Hélio, mas quadro de empate permanece
Pesquisa mostra tucano na liderança também no embate entre chapas
CARLA KREEFFT

Pesquisa DataTempo/CP2, realizada entre os dias 17 e 20 de setembro por todo o Estado, mostra, pela primeira vez, o candidato do PSDB ao governo de Minas, Antonio Anastasia, na liderança. Ele tem 39,62% das intenções de voto contra 35,44% de seu adversário mais próximo, o candidato do PMDB, Hélio Costa. E, considerando a margem de erro do levantamento, que é de 2,16 pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico. Na sua pior situação, Antonio Anastasia tem 37,46% da preferência do eleitorado. E na sua melhor situação, Hélio Costa tem 37,60% das intenções de voto.

O número de indecisos, pessoas que não sabem em quem votar ou não respondem, é de 17,55%. Nenhum dos outros candidatos ao governo de Minas alcança 1% das intenções de voto. Entre eles, o candidato do PV, José Fernando Aparecido, é quem consegue melhor pontuação - 0,48% da preferência do eleitorado.

Na comparação com a última pesquisa DataTempo/CP2, divulgada em 16 de setembro, Antonio Anastasia sai de 35,81% das intenções de voto para 39,62% - crescimento de 3,81 pontos percentuais. Já Hélio Costa passa de 38,90% da preferência do eleitorado para 35,44% - uma queda de 3,46 pontos percentuais. Ambas as variações estão próximas da margem de erro (2,16 pontos percentuais).

Entre chapas. Quando são apresentadas aos entrevistados as chapas completas (nomes dos candidatos a governador e vice), a situação não é muito diferente. Nessa situação, Antonio Anastasia e Alberto Pinto Coelho (PP) têm 40,14% das intenções de voto contra 37,60% da dupla Hélio Costa e Patrus Ananias. São 2,54 pontos de diferença entre o tucano e o peemedebista.

A pesquisa DataTempo/CP2 também simulou um eventual segundo turno entre os dois primeiros colocados. Na simulação, Antonio Anastasia tem 40,53% da preferência do eleitorado. Já o peemedebista Hélio Costa registra 40,19%. Portanto, também nessa situação, há um empate técnico entre os concorrentes.



análise
Ainda não se pode falar em tendências

A virada do candidato Antonio Anastasia já era esperada e a retomada da oposição parece que se torna muito difícil, uma vez que, pelo que se vê das campanhas, a de Anastasia é mais densa.

Mas também não se pode falar que esse crescimento será uma tendência nas próximas pesquisas. Não se pode ter certeza disso porque a densidade eleitoral de Hélio Costa é significativa e ele não está despencando nas pesquisas, o que houve foi apenas uma pequena queda.

Antônio de Pádua
Diretor do DataTempo/CP2

Nenhum comentário :

Postar um comentário