sexta-feira, 15 de julho de 2011

OS BENEFÍCIOS DO PRÓPOLIS NA NUTRIÇÃO HUMANA

Achei muito interessante esta informação e , como meu blog é eclético e minha intenção é sempre repassar coisas interessantes, vou postá-la aqui para a apreciação dos meus visitantes.




Uso da própolis

A Própolis na Nutrição Humana
Fonte: Livro: Saude e Natureza


A própolis, vem sendo, um grande "achado", na cura de várias doenças. Na época do inverno, é usada com maior frequência, em diversos países;
Pessoas com problemas respiratórios e alérgicos, são as que mais utilizam os "poderes" da própolis, sabendo-se que a mesma é um antibiótico natural.
Possui um valor nutricional direto, pois compreendem pequenas quantidades de proteínas, aminoácidos, açucares e vitaminas (A, B1, B2, B6, C e E ).
A Própolis está sendo usada por seres humanos como terapêutico, tendo seu quadro farmacológico entendido à grandes áreas da saúde.
Para consumo humano é extraída de colméias construídas de madeira, onde o produto bruto, em seguida sofre um processamento secundário para a remoção do beewax e outras impurezas antes de ser aproveitado para os mais diversos fins dentro da área homeopática de saúde.
Propriedades Terapêuticas - Ação antimicrobiana: devido sua forte ação antimicrobiana, a própolis é utilizada como "antibiótico natural".
Vários estudos realizados mostram que a própolis possui grande eficiência contra microorganismos.
Ação Cardiovascular
A própolis tem ação redutora na pressão arterial e produz um efeito calmante. Os Dihydroflavonoides contidos na própolis auxiliam combate à hipertensão e também tem se mostrado eficiente na proteção do fígado contra os efeitos do álcool e tetraclorídricos.

Ação no tratamento dentário
A Própolis também é muito utilizada para tratamentos dentários. Atuando como uma proteção no esmalte dos dentes, bem como um grande analgésico.Diluída em água e com seu uso feito através de bochechos, ela reduz o crescimento e promove a prevenção de cáries. Também é bastante recomendada para o tratamento de gengivites reduzindo as hemorragias e proporcionando ajuda na remoção da placa bacteriana.
Ação no Sistema respiratório
A própolis também mostrou efeitos positivos nos tratamentos de bronquites crônicas, renites alérgicas, faringites, rinofaringolaringites, faringolaringites e formação de catarros, atuando como expectorante natural.
Descrição
O processo de elaboração da própolis inicia-se da seguinte maneira:
As abelhas captam, extraindo de diversos lugares e locais (arvores, arbustos, flores, brotos e troncos) uma substância resinada chamada própolis.
As abelhas carregam a própolis em suas patas traseiras para suas colméias onde é combinada com uma outra substância produzida pelas abelhas o "beewax".

Esse material produzido pelas abelhas operárias é usado como um selante e esterilizador da colméia. Esta combinação tem propriedades antibactericidas e produzem efeitos fungicidas que servem para proteger a colméia contra doenças e agentes climáticos.

A própolis em seu atual estado bruto na colméia, serve também para impedir o surgimento de bactérias como o Bacilus larvas que é fatal para as abelhas.
Isso significa que a própolis é uma substância vital na colméia, agindo como um importante sistema de defesa da comunidade.

A história do uso da Própolis
A palavra própolis vem do Grego - profissional (antes de) e polis (cidade), referindo-se à observação dos apicultores de tempo antigos que notaram que por diversas as abelhas construíam uma pequena parede de própolis para se protegerem na entrada dianteira de suas colméias que geralmente ficavam a frente (antes da - cidade) das colônias dos apicultores.
A própolis vem sendo usada pelo homem desde os tempos mais remotos, para vários propósitos e especialmente na medicina por causa de suas propriedades antimicrobianas.
Antigos textos gregos referem-se à substancia como um "curador para hematomas e chagas supuradas", e em Roma, a própolis foi usada como emplastros para os mais diversos fins.
A palavra própolis em dialeto hebraico é TZORI, e as propriedades terapêuticas de tzori estão mencionadas por todo Velho Testamento.
Registros europeus datados do século 12 descrevem preparados que tinham como sua base principal a própolis para tratamento da boca, infecções de garganta e tratamento de cáries dentárias.
Produção e Consumo
Os maiores produtores de própolis no mundo incluem a China, o Brasil, EUA, Austrália e Uruguai.
São tratadas por mês cerca de 200 toneladas de própolis finais para consumo mundial.
O Japão é um dos maiores consumidores de própolis como complemento alimentar. Na Nova Zelândia o consumo anual de própolis é de aproximadamente 9.9 milhões de doses diárias.
Composição
Pelo Menos 180 compostos diferentes foram identificados até agora na própolis. Uma lista das substâncias encontradas na própolis estão descritas no tabela abaixo:

Classe de Composto Substâncias encontradas Quantidade
Resinas flavonoides, ácidos do phenolicos e esteros 45-55%
Ceras e Ácidos Gordurosos beewax e elementos de origem das plantas 25-35%
Elemento Essencial Lubrificante voláteis 10%
Pólen (16 tipos de proteínas liberam os amino ácidos >1%), arginine e proline juntos 46% de total 5%
Outros elementos orgânicos e refrigerantes 14 traços de elementos refrigerantes. Ferro e zinco os mais comuns; ketones, lactones, quinones, esteróides, ácido do benzoico, vitaminas, açúcares 5%
Elementos ativos farmacologicamente importantes existentes na própolis são as flavonas, flavonol e flavanona (coletivamente chamados de flavonóides), e vários fenólicos.
Flavonóides
Pelo menos 38 tipo de flavonóides são encontrados na própolis, incluindo o galangin, kaempferol, quercetin, pinocembrin, artepean e crisin.
Entre os fenólicos existentes estão o álcool cinnamye, ácido anamico ou fenílico.
A composição química da própolis é bastante variável devido às variedades de
vegetação existente que contém pólen e também as diversas espécies de abelhas cultivadas para a produção da substância .
Existem cerca de 67 espécies de plantas principais que servem para a extração da própolis, como álamos, alders e bétulas castanha e cinza, vários prunus e salgueiros.
Algumas propriedades da própolis, como os açúcares dependem do metabolismo das abelhas.
Já está comprovado o uso da própolis, como antibacteriano em várias doenças, como:
Gripe Mortalidade reduzida Serkedjieva, 1992 e outros
doença de Newcastle vírus afetado em sua reprodução Al do et De Maksimova-Todorova, 1985
Víroses
Herpes Inibição em vitro Sosnowski, 1984
Vírus Do Batata Eficaz Fahmy e Omar, 1989
Ação anti-cancerígena
Desde 1992 vem sendo realizados estudos in vitro com a própolis para o combate e inibição do aumento do carcinoma de câncer de útero.
Também houve bons resultados em estudos in vitro com ratos contra células de câncer de ovário, peito carcinoma, câncer de colo, pulmão e de estômago.
A substância reagente já foi isolada na própolis é conhecida como Artepellin C.
Ação anti-oxidante
Estudos datados de 1980 comprovam que a própolis possui um poderoso anti-oxidante natural, que mostra-se capaz de liberar radicais que protegem os lipídios e compostos vitamínicos como o "C" de ser oxidado ou destruído no organismo humano.
É provável que esta oxidação /destruição seja responsável em grande parte por doenças cardiovasculares, artrite, câncer, diabetes, mal de Parkinson e doença de Alzheimer.
Efeitos cicatrizantes e reparadores do tecido humano

A Própolis tem se mostrado um grande estimulante para diversas enzimas do corpo humano responsáveis pelo metabolismo, circulação sanguínea e formação de colágeno, assim como melhorar na recuperação de feridas provocadas por queimaduras.
Estes resultados satisfatórios neste tipo de tratamento é devido a presença de uma substância encontrada na própolis (arginine)
Ação anestésica
Alguns agentes contidos na própolis propiciam efeito anestésico. Isso explica por que é usada há séculos no tratamento de dores de garganta e feridas de qualquer grandeza.
Também é amplamente utilizada no tratamento dentário como anestésico em forma de pomadas desde 1984.
Ação no sistema imunológico
Estudos realizados no Japão mostram que a própolis ajuda a aumentar o sistema imunológico dos seres humanos, ativando células imunológicas que produzem citocinas.
Isso ajuda a explicar o efeito que a própolis produz na redução de tumores e também como coadjuvante natural na repressão do vírus HIV.
Ação no Sistema respiratório
A própolis também mostrou efeitos positivos nos tratamentos de bronquites crônicas, renites alérgicas, faringites, rinofaringolaringites, faringolaringites e formação de catarros, atuando como expectorante natural.
Contra indicações
A própolis não apresenta contra indicações em seres humanos e animais desde
que ministrados em quantidade correta.
São raríssimas as reações adversas para o uso da própolis que estão documentadas na literatura mundial, e o produto é considerado pela medicina desde os tempos remotos como um agente muito benéfico para a saúde.

Indicações

OBS: SE VOCÊ FOR COMPRAR A PRÓPOLIS, COMPRE PRÓPOLIS SOLUÇÃO, NÃO COMPRE PRÓPOLIS MISTURADA, SEJA COM MEL OU COM OUTRO PRODUTO NATURAL.

Uso Interno: Pode ser utilizado internamente, como complemento alimentar, ajudando o organismo a se defender de doenças tais como: Gripes, resfriados, faringites, laringites, gengivites, inflamações do útero, úlceras gástricas, duodenais e varicosas, prisão de ventre e algumas do fígado e rins.

Uso Externo: Pode ser usado também em cortas e ferimentos. Bem como picadas de inseto, acne, micose, urticárias e herpes. Auxilia no tratamento de feridas de difícil cicatrização especialmente em diabéticos, dores de dentes, infecções intestinais, estomatites, colite, enterite e hemorróidas.

Modo de Usar: Adultos 10 – 20 gotas diluídas em meio copo de água ou sucos. 2 a 3vezes ao dia. Crianças usam de 5 – 10 gotas 2a 3 vezes ao dia.

Uso Tópico: Embeber um algodão limpo e passar suavemente em toda a superfície afetada ou pingar diretamente no local.

Em caso de alergia, suspenda o uso do produto imediatamente.

Durante o uso da própolis, não abandonou o tratamento convencional nem a medicação prescrita pelo seu médico.


Namastê
नमस्ते
Sádhana Yôga ॐ Shiva Hara Studio
साधना योग ॐ हारा शिव स्टूडियो
Prof. Maurício Cocco Pinto
(Professor Fundador)
ॐ शांति
www.sadhanayoga.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/sadhanayogastudio
Twitter: http://twitter.com/sadhanayoga

Tudo o que se move neste universo, tudo o que é visto ou ouvido, tudo o que está dentro ou fora é permeado pela respiração."
Maha Narayana Upanishad (parte das escrituras hindus)

*estamos representando a melhor marca de Própolis/Apitoxina e outros derivados das abelhas; do Brasil e do mundo:
informações:www.braziliangreenpropolis.com
empresa do grupo Veromed (nosso vizinho aqui na ferrugem)

GEL DE APITOXINA c Geléia Real e Lavanda p uso externo
Pomada de cera c Própolis
GREEN PRÓPOLIS
Xarope de própolis
Protite p os ouvidos
Própolis Nasal

encomendas pelo nosso SITE...via email ou venha nos visitar aqui em Garopaba

EULLER:"Por que o governo de Minas não paga o piso, mesmo o do MEC?"

quinta-feira, 14 de julho de 2011


Por que o governo de Minas não paga o piso, mesmo o do MEC?


Tudo parecia muito fácil de entender. Bastaria o governo pagar o piso - mesmo o do MEC - que é bem inferior ao da CNTE, e seguramente a greve acabaria. O piso é um direito assegurado em lei, isso todos nós sabemos, inclusive o governo.

Então, a pergunta que não quer calar soa novamente com toda força: por que o governo não paga o piso? Ele diz que já o faz, através do subsídio. Tudo bem, vamos considerar que ele esteja dizendo a verdade, e que de fato paga o piso por meio do subsídio.

Contudo, a categoria foi dividida pelo governo mais uma vez, entre aqueles que permanecem com o subsídio e aqueles que optaram voluntariamente pelo antigo sistema remuneratório, cujo direito de opção é assegurado em lei.

Então, para quem permanece com o novo sistema criado pelo governo, o subsídio, o governo já paga o piso. Ótimo para quem continua com o subsídio. Já podem dormir tranquilos, pois já estão recebendo até mais que o piso. E terão reajuste de 5% em outubro assegurado pela nova proposta remuneratória do governo. Que sejam felizes para sempre!

Mas, agora voltemos aos que, como eu e pelo menos mais 70 mil profissionais da Educação - segundo a secretária do Seplag - optaram pelo antigo sistema remuneratório. Por que o governo não quer nos pagar o piso neste sistema, e ainda ameaça reduzir nosso salário para o valor de dezembro de 2010, cujo vencimento básico é de R$ 369,00 para o profissional com ensino médio e R$ 550,00 para o profissional com curso superior?

Há algumas explicações lógicas para isso, por mais sem lógica que pareça essa atitude do governo. A primeira explicação que encontro: o governo sabe que, se implantar o piso agora, todos os - ou a maioria dos - que ainda estão no subsídio virão em massa para o antigo sistema remuneratório.

Então, o governo agora precisa ganhar tempo, até que acabe o prazo de opção. E mais: precisa tentar mostrar que quem ficar no antigo sistema remuneratório perderá dinheiro. Isso pode provocar o retorno de muitos servidores para o subsídio. O que seria um atestado de burrice. Por quê? Porque esse retorno é sem volta. Se daqui um ou dois meses o governo implantar o piso, quem estiver no subsídio não poderá voltar mais. Meu conselho: resistam, colegas, à chantagem do governo, mesmo que o salário do mês seguinte seja menor mesmo, tal como anuncia o governo. Daqui a pouco ele terá que devolver tudo novamente, e o melhor ainda está por vir. Melhor?

E aqui eu levanto uma segunda possibilidade para o não pagamento do piso no antigo sistema remuneratório: o governo pode estar quebrado, não ter dinheiro para nos pagar o piso. Essa possibilidade é real, não duvidem disso. É grande a dívida do governo e além disso, com os reajustes na área da segurança pública e nos investimentos com empreiteiras que precisa fazer, sobra pouca margem para reajustes salariais nas áreas com grande quantidade de servidores, como a Educação, que, como sabemos, reúne a maior quantidade de trabalhadores entre as diversas carreiras do Estado.

Mas, este fato denuncia, por si, um outro: o governo consegue pagar o subsídio, mas não consegue pagar o piso no antigo sistema remuneratório. Logo, sem qualquer cálculo aritmético, como estou acostumado a apresentar aqui, é possível concluir que o subsídio é claramente desvantajoso em relação ao sistema de vencimento básico e gratificações. O subsídio é, portanto, sinônimo de confisco salarial. No imediato e no futuro.

Mas, ainda permanece a pergunta: por que o governo de Minas não paga o piso, já que a Lei do Piso prevê claramente que o governo que comprove não poder pagá-lo (como parece ser o caso de Minas) poderá pedir a devida complementação ao governo federal?

A resposta para esta pergunta parece simples: o governo pode ter problema de caixa para pagar o piso, mas acima de tudo, não consegue provar que não pode pagar, pois pode não estar aplicando corretamente os recursos da Educação, os tais 25%. Seria então o caso de se pedir uma auditoria pública nas contas do governo, mas não pelo TCE, já que sua diretoria, ao que parece, é composta por diretores que prestam relevantes serviços à população mineira, como é o caso dos deputados da base de apoio do governo na ALMG. São premiados por este apaixonado apoio que dão ao governo naquela Casa.

E o que oferece o governo em troca do piso que ele não pode pagar por supostamente não ter dinheiro em caixa e por não ter como pedir ajuda federal por não estar supostamente aplicando corretamente os recursos da Educação?

O governo oferece um reajuste de 5% agora em outubro (vamos fazer as contas: R$ 1.320 + 5% = R$ 1.386,00 ou seja, R$ 66,00 de reajuste) e mais 5% em abril de 2012. Vamos fazer as contas novamente: R$ 1.386,00 + 5% = R$ 1.455,30.

Se tivesse aplicado o piso no antigo regime remuneratório, vejamos como ficaria a situação dos novatos (nem vou mencionar aqueles que têm 15, 20, 25, ou 30 anos de Casa por que aí seria covardia). Pelo piso proporcional do MEC, um professor com curso superior (a maioria da categoria) receberia R$ 1.060,00 (vencimento básico) + 20% (pó de giz) = R$ 1.272,00 para este ano de 2011. Como disse a secretária do Seplag, estaríamos perdendo dinheiro. Mas, chega 2012 e o reajuste em janeiro baseado no custo aluno ano é de 22%. Vamos às contas: R$ 1.060 + 22% de reajuste + 20% de pó de giz = R$ 1.551,84,00.

Para quem como eu (que tive os biênios e quinquênios confiscados em 2003), e que tenho direito a mais uma progressão este ano, passando para PEB 3 C no antigo sistema, mesmo sem nenhuma gratificação além do pó de giz e do auxílio transporte de R$ 32,00, o meu salário bruto em janeiro de 2012 iria para R$ 1.678,34 para o cargo de 24 horas. (R$ 1.060,00 +3%b +3%c + 22% reajuste piso + 20% pó de giz + 32,00 de auxílio transporte).

Ou seja, apenas o meu caso particular (que acredito seja a situação um terço de efetivos da categoria, que ingressou na carreira entre 2003 e 2005), o governo confiscaria R$ 223,04 ao mês, ou R$ 2.973,12 ao ano, aí incluídos o 13º salário e o terço de férias.

Isso sem falar nas outras possibilidades que já mencionei aqui inúmeras vezes: promoção de 22% no antigo sistema contra apenas 10% no subsídio; gratificação por curso de pós-graduação entre 10% e 50% apenas no antigo sistema remuneratório; além da nossa luta pelo retorno das gratificações confiscadas em 2003. Tudo isso, todas essas possibilidades, além dos reajustes anuais garantidos pelo custo aluno-ano, só se aplicam ao antigo regime remuneratório.

Então, a pergunta inicial foi respondida pelas demonstrações cabais que já fizemos aqui no blog. O governo não quer arcar (ou não dispõe de recursos para tal) com os custos da implantação do piso como manda a Lei, prejudicando a todos, principalmente aos mais antigos.

E muitos dirão: se se trata de um direito líquido e certo, por que vocês não entram na Justiça? Claro que ingressaremos na Justiça para cobrar os nossos direitos. Não tenham dúvida sobre isso. Mas, o grande problema aqui é a morosidade da Justiça, quando não é pressionada politicamente. Daí a importância da nossa greve no estado e das mobilizações que devemos construir nacionalmente.

Na verdade, os educadores de Minas e do Brasil estão sendo vítimas de um grande calote por parte de governantes das três esferas, com raras exceções. O governo federal é cúmplice por fazer vista grossa e com isso não precisar dispor de recursos para ajudar a pagar o piso. Imaginem se todos os estados e municípios conseguem provar que não podem pagar e pedem ajuda ao governo federal? Ele teria que dispor de uma quantia muito maior do que R$ 1 bilhão que anuncia ter reservado para este fim.

Mas, o governo federal sabe que a maioria dos governantes usam de forma incorreta as verbas da Educação e por isso não querem (e não podem) provar que não conseguem pagar o piso, deixando com isso de pedir ajuda ao governo federal.

Como não há instrumentos de fiscalização que funcionem em favor dos educadores - comissões de controle social do FUNDEB não funcionam, Ministério Público, TCEs, Legislativos, mídia, etc, são órgãos com pouca utilidade quando se trata de fiscalizar os governos e defender os interesses dos de baixo - os governos escapam impunemente.

A impressão que a gente tem é que este é um país de anjos, de governantes honestíssimos, um exemplo para a humanidade que vive em outros países. Deveríamos até fechar estes órgãos de fiscalização já que por aqui a prática de desvios de dinheiro público e má aplicação de verbas da Educação são coisas raríssimas, quase uma exceção. Então, para quê manter esses órgãos funcionando num país com governantes tão honestos? É gastar dinheiro à toa, não acham?

Então, pessoal, fica para todos nós a reflexão sobre o que fazer daqui para frente: manter a greve até o final, ou seja, com o pagamento o piso a que temos direito; ou voltar para a sala de aula "com o rabo entre as pernas", inclusive pedindo para voltar para o subsídio já que de acordo com o governo é melhor que o antigo sistema remuneratório.

Quanto ao corte de ponto, todos sabemos que se trata de mais um instrumento de chantagem e pressão. Vai doer no bolso no próximo mês? Vai. Talvez tenhamos que fazer campanhas de doações em praça pública. Não aconselho a ninguém a fazer empréstimo bancários. É isso que o sistema quer que aconteça. Muita gente está resistindo a entrar em greve por conta dessas dívidas infinitas que nos mantêm prisioneiros do sistema, ainda mais do que já somos.

Mas, uma coisa é certa: quem tem que garantir os 200 dias letivos é o governo. E para que eu pise em sala de aula num final de semana, o dinheiro do corte vai ter que pingar antecipadamente no meu bolso, senão, pode esquecer: vou ficar em casa vendo filmes, visitando os parentes e amigos, passeando pela praça. O governo é que contrate pessoas para trabalhar nos finais de semana. E que eles descubram que conteúdo é aplicado durante a semana, porque nenhum professor será obrigado a repassar conteúdos para contratados para bicos em finais de semana. E os pais que ajustem as contas com o governo em relação à péssima qualidade do ensino.

Em resumo, é isso: não quero ficar no subsídio, e quero receber no mínimo o piso do MEC a que tenho direito. No dia 1º de agosto, de acordo com o deputado federal Padre João, o acórdão do STF será publicado. É a deixa para uma ação individual ou coletiva na Justiça, enquanto fortalecemos a nossa greve visitando as escolas e fazendo os colegas perceberem que a permanência deles em sala é lesiva aos interesses deles, inclusive. Fortalecida a greve, intensificar as mobilizações em órgãos públicos e nas ruas.

Pode ser que assim o governo redescubra, com a sua maestria em maquiar números, os meios para nos pagar o piso. Que o governo contraia empréstimos (não nós) para nos pagar; ou que arrume as suas contas, prove que não pode pagar e transfira o problema para o governo federal.

Uma coisa é certa: nós, educadores, é que não podemos pagar esta conta. Paguem o nosso piso, ou o chão de Minas e do Brasil vai tremer. Um abraço a todos, e força na luta, até a nossa vitória!




"Anônimo:

Euler,
Como vai a campanha " Fora Anestezia " aí em Vespasiano? Aqui em Minas de Brogodó ela está crescendo. Queremos também saber, quem faliu os cofres do Estado?"

"Anônimo:

Bom dia Euler e demais companheiros de luta,
parabéns pelos belos exemplos de coragem e força demonstrados em Minas.
Alguém soube como foi a reunião com o governo e o bloco Minas sem censura e o sindicato, que seria ontem (14/07) às 19 horas?
Obrigada e fiquem com Deus."

"PROF. WAENDER - GOV. VALADARES:

Pode cortar meu ponto um, dois, três meses ou mais, se preciso for trabalho de de pedreiro de novo, minha profissão antes de ser professor! Reposição só com pagamento antecipado!
Nossa conquista depende de nossa resistência!
Vamos mostrar para este governo porque somos formadores de opinião!
A greve continua!
PROF. WAENDER - GOV. VALADARES"

"Marisa Karla Vieira Leite - Governador Valadares:

Caro Euler,
Você disse tudo! Sou a favor de uma auditoria pública nas contas do governo. Deveríamos mobilizar para tal. Lembra do governo de Newton Cardoso que foi pedido o impeachment dele por vários segmentos? Então, está na hora de radicalizar esta greve. Talvez a radicalização possa acordar uma sociedade que se encontra adormecida e professores pelegos que estão ainda na sala de aula. Marisa Karla de Governador Valadares."

"Anônimo:

Euler, só você mesmo para clarear as nossas mentes, arejá-las, com seus esclarecimentos precisos. Você falou tudo, acertadamente. É isso que queremos: Governador, pague, pelo amor de Deus, nosso piso, mesmo o do MEC. Se não "tiver dinheiro", justifique perante a UNIÃO e receba ajuda financeira. Procedendo assim, acaba a greve, o estresse de todos, voltaremos para as salas de aula, que é o nosso lugar, nós é que sabemos dar as melhores aulas. Mas, por favor, tire a GAZZOLA E RENATA VILHENA, do nosso caminho, elas só atrapalham ao invés de ajudar. Coloque um pouquinho mais de dinheiro no nosso bolso, o piso é claro, e nós nos viraremos com o restante do ano letivo. Deixe por nossa conta, porque de EDUCAÇÃO entendemos nós. EULER. grato."

"Anônimo:

Euler,
Na EE Presidente Dutra, em BH, os professores estão em greve - a maioria - não há aulas no turnos da manhã e tarde. No noturno apenas o EJA está funcionando.
Alguns professores do turno da tarde estão indo assinar o ponto e não terão faltas. A inspetora sabe do caso, um representante do sindicato que é funcionário da escola também. É uma vergonha total!!! Colegas pelegos e direção omissa????"

"Anônimo:

EULER EU TAMBÉM NÃO PISO EM SALA DE AULA NOS FINAIS DE SEMANA. ESCUTEI ONTEM A NOITE QUE O JUIZ NÃO ACEITOU O PEDIDO PARA QUE O GOVERNO NÃO CORTASSE OS DIAS DE GREVE DOS EDUCADORES. ELE DISSE QUE "OS EDUCADORES DEVEM ARCAR COM AS CONSEQUÊNCIAS DE SEUS ATOS" MEU DEUS... MAS NÃO VAMOS NOS AMEDRONTAR COM ISSO, VOCÊ ESTÁ CERTÍSSIMO. DEVEMOS FICAR FIRMES POIS O CERCO ESTÁ ACIRRADO MAS NÓS SOMOS DE FIBRA E MUITA GARRA. ESTAMOS EM UMA GUERRA, SOMOS VERDADEIROS SOLDADOS AGORA. OU GANHAMOS OU ELE NUNCA MAIS IRÁ ACREDITAR NA NOSSA FORÇA. OU GANHAMOS OU MORREREMOS. ME PERGUNTO QUE JUIZ É ESTE? PROVAVELMENTE AMIGUINHO DO SAFADO, LADRÃO, SEM CARÁTER, MELIANTE, FORA DA LEI, CRIMINOSO, MAS ISSO NO BRASIL ESTÁ CHEIO. NÃO PODEMOS NOS ENTREGAR. AGORA ESTAMOS APROXIMANDO MAIS DO ÁPICE DESTA LUTA.. CLARO OS DIAS VÃO PASSANDO E O DESGOVERNO FORA DA LEI (HAHAHHAHA POR ISSO NÓS ESTAMOS ATRÁS DELE LITERALMENTE) "PROCURADO PELOS EDUCADORES" EM INGLÊS É MAIS CHIQUE "WANTED" VIVO OU MORTO HAHAHHA AMIGOS TENHAMOS FORÇAS E AGORA MAIS POIS SE APROXIMA O FINAL."

"Anderson- Pará de Minas:

Caro Euler

Acrescento outro motivo para o não pagamento do piso: este governo, incluindo os 8 anos de Aécio, passa uma ideia à população que é um governo planejador, organizado. A divulgação de tabelas adequadas à Lei do Piso provocaria uma migração em massa dos servidores para o regime de vencimento básico, rejeitando o subsídio. Seria o fim do subsídio e jogaria por terra, sua imagem de bom planejador .

Anderson - Pará de Minas"

"ANTONIO -CURVELO:

Oi Euler,
Você está bem na fita hein! Vi sua foto no blog dos combativos de Montes Claros, dê uma olhada lá. Hoje eles estão sendo agraciados pela presença da tropa FORA DA LEI lá. Anestesia, Gazosa e Renatinha malvadeza. Tô torcendo pra eles consigam mostrar nossa indgninação com a demora de implantar o PISO.
Abraços.
Antonio - Curvelo"

"Graça Aguiar:

Caro Euler

A cara de pau do poder público é revoltante, tiram as verbas da educação, da saúde e da segurança (pois segurança pública não é só "tropas da elite" para matar pobres e batalhões de choque para reprimir o povo) para transferir para as grandes empreiteiras e para o próprio bolso.

Dinheiro há, mas não para ser empregado corretamente em serviços públicos que são pagos à peso de ouro pela população e não são entregues.

Concordo que o governo federal é cúmplice dessa maracutaia. Acho que somente uma paralisação nacional da categoria vai fazer a Dilma se mexer e se lembrar das promessas feitas durante a campanha e o discurso de posse.

Até lá, continuaremos na nossa luta sem temer as ameaças, pois se conseguirmos aguentar o tempo suficiente e atrasar o ano letivo, os nossos desgovernadores terão que se explicar e a população vai ter que acordar, pois a educação pública não é interesse exclusivo de professores, mas de toda a sociedade.

Sem o atendimento das nossas reivindicações, não pisaremos nas escolas. A luta continua!

Força, união e resistência caros colegas das Gerais. Juntos vamos parar o sudeste e mostrar para o país que professor não é escravo!

Grande abraço".

"Flávio/Bhte:

Olá Euler e pessoal!
Belíssimo texto que deveria inclusive ser postado no site do SINDUTE. Consulto a cada 30 minutos seu micro blog para sentir como anda o movimento nesses rincões das Minas Gerais. NÃO ARREDO O PÉ! Podem cortar ponto e designar servidor porque não reponho aulas e nem saio da greve. Em tempo: o SINDUTE deve dizer aos servidores que participam efetivamente do movimento que não assumam designação em escolas por conta de paralisação. Que deixe essa batata para o [des] governo Anastazista descascar.

Eu também vou entrar na justiça (via sindicato) exigindo do Anastazista pagamento retroativo do Piso (2008). O psdb, minúsculo mesmo, faz a farra de empreiteiros e "aliados" em detrimento do servidor. Craquécio, por sua vez, costura alianças e promove negociatas fora do Estado na busca de voos maiores. Observem a indicação de alguns "mineiros" para ocuparem cargos em empresas públicas, autarquias etc. É mineiro do AP, MT e de outras unidades da federação ocupando cargo em Minas a troco de votos para as próximas eleições.

Craquécio e Anastazista precisam de mais celeridade porque a tucanada de Sampa está atordoada e desprestigiada com a chicotada que levaram nas últimas eleições. Temos um cardápio pobre de possibilidades na eleições do próximo ano e, ainda sim, esses lacaios entreguistas vão sofrer outro açoite em Bhte.

ATENÇÃO! VOCÊ DO GOVERNO QUE PRESTA RELEVANTE [DES]SERVIÇO E QUE UTILIZA ESSE ESPAÇO E OUTRAS REDES PARA NOS OBSERVAR E TENTAR NOS DESARTICULAR, SAIBA QUE NÃO VAMOS DESISTIR SEJA QUAL FOR A AMEAÇA. E MAIS, AVISE O Sr.LEI 100 QUE CHUMBO GROSSO ESTÁ POR VIR! VAMOS PERSEGUI-LO POR ONDE QUER QUE ESTEJA. SUGIRO QUE PONHA A INTELIGÊNCIA PARA FUNCIONAR E VOLTE A NEGOCIAR.

Sou professor, pai de família, pago aluguel, água, luz (taxa roubada), prestação de imóvel na planta e nem por isso vou sair do movimento. Não serão ameaças pequenas que me intimidarão. Se não morri de fome até hoje com esse salário pago por vocês, não é agora que irão me ver prostrado ou combalido.

Holerites gigantescos, faixas e cartazes quando uma emissora entrar ao vivo, acampamentos em pças e orgãos públicos daria mais visibilidade ao movimento. Cortem o ponto e sentirão as consequências...

Euler, seu micro blog é tormenta para o governo. As direções do SINDUTE e CNTE precisam ouvir mais a base. Precisam ser mais didáticos nas informações. Você foi muito feliz ao exemplificar a remuneração. Aliás, sua situação é exatamente a que vivo, inclusive quando se trata de confisco e salário.

TODOS FIRMES NA LUTA!".

"Anônimo:

Olá Euler! Por que o governo não paga o piso? A pergunta que não quer calar e nosso 'brado retumbante" ainda há de ser ouvido. Se me permite, gostaria de deixar uma sugestão: No site de notícias UOL que é muito acessado, há uma coluna dedicada à informações sobre Educação e tem noticiado a greve do RJ. E há nesta coluna um espaço para falar com o editor da mesma. Nós, educadores mineiros, poderíamos encher a caixa de mensagens deste editor com informações da greve em MG e toda a questão do Piso Salarial que é LEI FEDERAL, podemos ganhar um espaço para divulgarmos nosso movimento nacionalmente e quem sabe até ganhar um destaque na capa do site. Temos que nos valer de qualquer oportunidade, pois o ponto fraco deste governo é a vaidade, quer ficar bonito diante do Brasil, temos que tocar neste ponto. A mídia mineira ele consegue comprar, a mídia nacional acho difícil."

"Anônimo:

Assim que tivermos o corte no pagamento, que confiscarem o pouco que já recebemos, deveríamos nos organizar e parar uma rodovia movimentada para pedir esmolas. "Uma esmola pelo amor de Deus, uma esmola por caridade, uma esmolinha pro mendigo, pro menino, pro indigente" E para o educador que não tem nem mais direito de fazer greve."

"Sebastião de Oliveira:

Caro Euler,
Acho que o governo vai continuar fazer jogo duro de não pagar o Piso até 10 de agosto. A partir desta data ele com certeza, terá o número certo dos professores que terão direito ao Piso, então abrirá negociações com os professores que estarão no antigo regime remuneratório.
Sebastião de Oliveira".


Rápido comentário do Blog: Quem desejar acompanhar as reuniões na ALMG ao vivo, veja o link a seguir:

http://www.almg.gov.br/index.asp?grupo=comunicacao&diretorio=tvalmg&arquivo=tv_assembleia

Reparem que os deputados da oposição estão falando de umas tais "propostas" que o governo teria feito ao sindicato na reunião de ontem, excluindo-se a discussão do piso, que o governo se recusa a falar. Disse o deputado Ulisses, do PT, que a comissão do sindicato teria recebido "bem" essas propostas. Como até agora (11h57m) o sindicato não se manifestou através dos seus sites, tanto o oficial quanto o oficioso, ficamos sem saber que propostas são essas. Uma reunião do Comando Geral, dizem, estaria marcada para segunda-feira. Que mistério é esse em relação às propostas do governo?

"PULQUÉRIA RABELO - MONTES CLAROS:


Caro Euler, parabéns pelo blog, espaço democrático em um Estado, em estado de ditadura. Um verdadeiro Terceiro Reich.
Você chama sua casa de bunker, porém, o verdadeiro bunker é no subsolo da Cidade Administrativa, um verdadeiro esconderijo, onde o Führer Anastasia se encontra com a gestapo , a SS, Frau Renata Vilhena, Frau Ana Lúcia Gazzola, a polícia, a tropa de choque, cavalaria, deputados da base aliada e os espiões, que vivem infiltrados entre nós. É o local onde tramam contra os judeus dessa época, que somos nós, os educadores, aplicam a Lei de Imprensa do Reich, confabulam estratégias de segregação entre os trabalhadores em educação, etc.

Com relação ao ato público na cidade Administrativa, a polícia bateu e reprimiu os educadores, foi uma vergonha para eles. Funcionário público contra funcionário público.
A mão que bate tem culpa, mas culpa maior tem a mão que manda bater. A culpa é também, das mãos omissas, que poderiam evitar o confronto, e aqui, podemos listar várias: os deputados da base aliada, o ministro da educação, a presidente do Brasil, a comissão de educação, as várias entidades de defesa social e de direitos humanos, o ministério público, etc. A omissão é também dos nossos colegas em sala de aula, trabalhando, quando deveriam estar conosco nessa verdadeira batalha.

Agradeço o espaço e suas valiosas contribuições, que nos norteiam nesse movimento. Até a vitória. Pulquéria".

"Anônimo:

Euler,
há uma "conversa", disseram que deu na rádio Itatiaia inclusive, sobre a suspensão do corte dos dias parados, de acordo com a negociação dos deputados. Sabe alguma coisa? Alguém sabe?
Força e fé.".

"Sônia Mara:

Olá Euler.

Fico morrendo de medo quando o Sindute "se cala".
O Dep. Rogério Correia fala que a reunião de ontem apontou temas a serem debatidos e/ou negociados, com exceção do piso. Porém não menciona que temas são estes.
A pauta na Assembleia já foi desobstruída, os projetos de lei estão sendo votados, os deputados sairão de férias e nós sem ao menos saber o que foi abordado na reunião entre o sindicato e o governo. É lamentável tudo isso!".

"Anônimo:

Caros colegas não gosto de criticar, mas está me cortando a garganta e sei que corta a muitos como eu. Ontem 5ª feira teve uma reunião com o governo e até agora 6ª feira 13:09 da tarde o sindicato não falou nada sobre a reunião, que falta de respeito estamos todos ansiosos em momentos como esse a rapidez da informação é essencial. Estou decepcionado."

"Anônimo:

Uma coisa é certa caro Euler, tem dinheiro para tudo, fazer grandes obras, reformar estádios, ou seja tudo que for de interesse de quem está no governo enquanto que para saúde, educação, etc...".

"abc:

Sem salário, teremos que ir para a rua esmolar. Afinal, está muito frio, precisamos comer e pagar as contas.

Também procurei por resultados do ocorrido ontem. Acho que nada, porque Renata já fez as mesmas afirmações que vinha fazendo.

SERÁ QUE HÁ UMA TABELA DE PISO EM ANDAMENTO?
(KKKKKK)

abc"

Deputado Rogério Correia revela: agora, na TV Assembleia, que a secretária Renata Vilhena teria afirmado que, se o governo aplicasse o piso, mesmo o proporcional do MEC, isso representaria um custo adicional de R$ 4 bilhões na folha de pagamento do estado. Ou seja: tal como já dissemos aqui, o subsídio representa um calote. Só que nem o governo de Minas, nem o deputado Rogério Correia, e nem o sindicato, tocam num ponto essencial: se o governo não tem dinheiro em caixa para pagar o piso, por que não recorre ao governo federal? R$ 4 bilhões a mais para pagar o piso, apenas este ano. Ora, e o governo federal, não vai entrar com dinheiro não? E o governo de Minas, não consegue provar que não pode pagar? Parece ou não parece um conluio, uma cumplicidade típica de quadrilha entre as diversas esferas de poder?

Postado por Blog do Euler às 20:35 19 comentários
Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no orkut Compartilhar no Google Buzz
Links para esta postagem

quinta-feira, 14 de julho de 2011

CALENDÁRIO DA GREVE EM MG

Greve na Educação continua por tempo indeterminado


Em assembleia estadual ocorrida na tarde desta quarta-feira (13/06), no Pátio da ALMG, em Belo Horizonte, sob coordenação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), trabalhadores/as em educação aprovaram a continuidade da greve por tempo indeterminado.

A categoria também aprovou um calendário de atividades para fortalecer o movimento que prevê, várias atividades, entre elas, o acompanhamento das atividades da noite dessa quarta-feira, na Assembleia Legislativa. A estratégia é mostrar aos deputados que os trabalhadores em educação estão mobilizados e dialogar com os parlamentares para que eles possam também fazer interlocuções junto ao governador Anastasia visando a abertura das negociações.

Reivindicação - Os/as trabalhadores/as em educação cobram do Governo do Estado o cumprimento da lei federal 11.738/08, que regulamenta o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), que hoje é de R$ 1597,87, para 24 horas semanais, nível médio escolaridade. O Governo de Minas Gerais paga atualmente o piso de R$ 369,00. Segundo a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, a sociedade precisa saber que o Governo não cumpre a lei federal do Piso, por isso deixa de investir na Educação, que é um serviço essencial para o desenvolvimento humano.

A greve - Os trabalhadores em Educação estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 8/6. A ação acontece em resposta ao Governo que, além de não pagar um salário justo, proporciona condições ruins de trabalho. “O Estado investiu apenas 14% em Educação no primeiro trimestre e em 2010 os recursos disponibilizados ao setor foram de 20%, dos 25% que o Governo é obrigado a investir. Infelizmente é com essa precariedade de insumos que convivemos em Minas Gerais”, afirma Beatriz Cerqueira.

Nova assembleia - O Sind-UTE/MG convoca os trabalhadores a participar da próxima Assembléia Estadual, dia 03/08, a partir das 14h, no pátio da Assembléia Legislativa.

Calendário de Atividades

14/07: Acompanhar as reuniões da Assembleia Legislativa, a partir de 9 horas

Participar da Audiência Pública sobre o IPSEMG, 10 horas, na Assembleia Legislativa

15/07: Acompanhar as reuniões da Assembleia Legislativa, a partir de 9 horas

Em Montes Claros: caça ao governador fora da lei

16/07: Caça ao Governador fora da lei na cidade de Mariana

13 a 31/07: Reunião dos Comandos regionais de greve

Panfletagem em aeroportos, rodoviárias e igrejas

19/07: Audiência do Sind-UTE MG com o Ministério da Educação

17 a 23/07: Participar do Encontro Nacional de Estudantes de filosofia em Belo Horizonte

22/07: Participar do Ato em Defesa da educação promovido pelos estudantes de sociologia e filosofia

23/07: Participar do Ato dos Movimentos Sociais de Minas Gerais

SOBRE O CONCURSO< LEI 100 E GREVE

Mandei este comentário para o blog do EULLER.
Muitas discussões virão, inclusive, nós da Lei 100 nos perguntamos: Vale à pena fazer o concurso para optar por ele, caso sejamos aprovados, largar a Lei 100 e ficar com a remuneração de subsídio?????
São muitas perguntas...Muitas confusões e não podemos nos desunir.
Vanda



"
polivanda@gmail.com:

Oi Euler!
Gostei demais desse seu último post ( aliás, todos os posts do seu blog são de muito valor prá todos nós da educação, pra todos nós cidadãos), vc é importantíssimo mesmo para nós!
Quero registrar duas coisas:conversando com um amigo professor sobre a lei 100 que está garantindo direitos iguais entre efetivos e efetivados;ele me colocou a questão de que nós, os da lei 100 não deveríamos ter o direito de fazer o concurso, pois muitos contratados podem ficar sem emprego e um profissional da lei 100, já tendo um cargo garantido, poderá ficar com dois, caso passe no concurso... Realmente eu tenho um outro cargo na prefeitura, não pleiteio outro cargo no estado, mas fico pensando nas pessoas que têm anos de trabalho no estado e está fora da lei 100...
E este concurso...E as vagas...Bem, esta é mais uma confusão do nosso governador...

Outra coisa que desejo registrar é o meu incômodo por não estar de greve.
Você se lembra do meu caso não é?
Não é olhar pro meu próprio umbigo, mas quando se pensa em greve e em corte de pagamento, a gente pensa na possibilidade de pagar a greve e de receber no futuro. Mas, no meu caso, eu não vou poder pagar a greve na escola prá onde irei em agosto (esta escola não está em greve)e ficar sem pagamento, ou sem a possibilidade desse pagamento no futuro, realmente é inviável.O desconto das paralisações neste mês, já me obrigou a fazer empréstimo com um familiar...
Infelizmente, que eu saiba, professor não tem poupança, nem bens para colocar à disposição na hora de grandes apertos. Nas últimas greves entrei de cabeça e se a coisa piorasse muito eu tinha, pelo menos, a esperança de poder pagar a greve e receber, mas agora as coisas estão bem diferentes pro meu lado e eu tenho filhos que dependem de mim.
Mas, de coração mesmo, esta situação me deixa muito desconfortável!
Fico torcendo por nós, colocando em meu blog seus posts e rezando pelas nossas conquistas.
Um grande abraço a vc e à todos que lutam por mim e pela classe.
Parabéns à vcs e meus sinceros agradecimentos.
"FORÇA NA LUTA!"
"

EULLER:"Educadores de Minas votam pela continuidade da greve. Nossa próxima assembleia será no dia 03 de agosto..."

Quarta-feira, 13 de julho de 2011


Nas galerias da ALMG, com o registro da colega Cristina Costa


Educadores de Minas votam pela continuidade da greve. Nova próxima assembleia será no dia 03 de agosto. Até quando o governo vai prejudicar os alunos?

Em assembleia com cerca de 7 mil educadores, realizada ontem, dia 13 de julho, a categoria decidiu, praticamente por unanimidade, pela manutenção da greve por tempo indeterminado.

O impasse está criado. O governo diz que não negocia com servidores em greve. Os educadores estão em greve por conta de uma Lei Federal - a lei do piso - que não é paga pelo governo. Até quando o governo de Minas vai insistir com essa política do não diálogo, da arrogância, da truculência contra os educadores? Até quando o governo vai prejudicar os filhos dos trabalhadores de baixa renda que dependem do ensino público e que estão sem aulas por conta da irresponsabilidade de um governo que não cumpre a lei não paga o piso dos educadores?

Logo após a assembleia, os educadores se dirigiram para a plenária da ALMG, onde aconteciam votações de interesse do governo. Como a bancada da oposição Minas Sem Censura está obstruindo os trabalhos, em solidariedade aos educadores em greve, as galerias foram totalmente ocupadas pelos trabalhadores da Educação.

O governo conseguiu levar o número suficiente de deputados da sua base aliada, composta na maioria por deputados servis e subservientes às ordens do governo. São deputados que não respeitam a população e votam sempre naquilo que o governo manda, geralmente em troca de algum favor político, de alguma vantagem pessoal, de algum beneficio para familiares, enfim, em proveito próprio.

A bancada da oposição, mesmo em minoria, tenta obstruir os trabalhos pedindo a palavra e fazendo longos discursos para prorrogar as votações. Nestes discursos eles manifestam seu apoio aos educadores e cobram a reabertura das negociações entre o governo e o sindicato.

Temo que esse mecanismo ainda não seja suficiente para abrir este diálogo, que nem precisaria existir, caso o governo cumprisse a Lei do Piso. Ao contrário disso, o que fez o governo? Anunciou, através dos contracheques, que vai reduzir salário de quem optou pelo antigo sistema remuneratório.

O objetivo dessa medida, embora totalmente ilegal e imoral, é muito claro: intimidar os grevistas e tentar fazer com que muitos desavisados continuem no subsídio.

É mais do que evidente que o governo terá que pagar o piso no antigo regime remuneratório. Assim que publicar o contracheque com aquele vencimento básico imoral e ilegal, bastará que se ingresse na Justiça com cópia da Lei do Piso, da ata (ou acórdão) do STF contrário à ADI 4167 e da indicação do MEC (ou da CNTE, para quem preferir assim) com o valor nacional do piso. Como lembrou o nosso colega Sebastião Oliveira, qualquer juiz dará vitória a essa causa; e caso não o faça, o recurso e segunda instância, e até mesmo ao STF seguramente garantirá tal êxito. O governo terá que pagar de forma retroativa, seja em relação ao salário de janeiro de 2010 - quando o governo deveria ter pago o piso - ou no mínimo em relação ao mês de abril de 2011, quando o STF julgou e rejeitou a ADI 4167.

Mas, o governo prefere ganhar tempo, mesmo sabendo que está lidando com uma causa perdida. Ele conta com a realidade de miserabilidade dos educadores de Minas, e espera com isso, com essa atitude imoral, que uma parcela muito expressiva da categoria acabe permanecendo no sistema do subsídio.

Além disso, todos os governos estaduais e municipais pressionam o governo federal e o Congresso para mudarem o mecanismo de reajuste anual do valor do piso. Por enquanto a Lei do Piso determina que esse reajuste deve ser feito em janeiro de cada ano pelo valor do custo aluno/ano. Um Projeto de Lei 3776/2008, patrocinado pelo governo federal e já aprovado na Câmara dos Deputados, altera esse mecanismo de reajuste salarial do piso, estabelecendo como referência não mais o custo aluno/ano, mas o INPC do ano anterior, que é bem inferior ao custo aluno/ano. No Senado, este projeto foi alterado e deve voltar para a Câmara para nova votação. Devemos acompanhar isso e impedir que tal mudança seja feita, pois isso representaria uma grande perda para nós. Esse famigerado projeto foi patrocinado pelo governo federal, com o ridículo argumento de que o aumento contínuo dos salários dos educadores pelo custo aluno-ano pode reduzir o montante de verbas para investimento em construção e reforma de escola, equipamentos, etc. Ou seja, a mesma lógica neoliberal do governo Anastasia e de todos os demais governos estaduais e municipais. Infelizmente a CNTE via méritos nesse projeto de lei, tanto que o elogiou em alguns artigos.

Tudo isso nos faz refletir sobre algumas coisas importantes:

1) em relação ao nosso momento, em Minas Gerais, temos que continuar a nossa greve, até que governo pague o piso, que é nosso direito e não podemos abrir. Terá o governo que negociar também o corte do ponto, caso queira que façamos a reposição das aulas. Esse é o mínimo para voltarmos ao trabalho. Claro que outras questões também importantes devem ser negociadas, mas essa negociação pode ocorrer mesmo quando voltarmos para a sala de aula, desde que tenhamos alcançado o nosso objetivo central: o pagamento do piso;

2) contudo, colegas de luta, não podemos ficar limitados a essa realidade dramática dos educadores de Minas e do Brasil. Temos que pensar seriamente na federalização da folha de pagamento dos educadores e num plano de carreira nacional dos educadores, como única forma de escapar da vilania imposta por governantes regionais. Não dá mais para levar a nossa luta de forma pulverizada, estanquizada, quando estamos colhendo derrotas há mais de uma década. Já escrevi um post especificamente sobre este tema e quero publicá-lo nos próximos dias, já que na segunda quinzena de julho as nossas atividades, em função do recesso escolar, estarão mais centradas nas mobilizações regionais, até a assembleia do dia 03 de agosto, quando devemos retomar as grandes mobilizações com força total. E devemos convencer os colegas que ainda estão em sala de aula para aderirem ao movimento;

3) neste espaço de tempo, talvez seja interessante organizar alguma atividade central com maior repercussão. Conversando com alguns colegas da base, constatamos que uma atividade na Praça Sete, no Centro de BH, talvez pudesse manter a divulgação da nossa greve. Algo como uma tarde com música, distribuição de sopão, reprodução dos contracheques gigantes com o nosso antigo sistema remuneratório, panfletagem e talvez até um teatro improvisado.

Todos nós sabemos que apesar da truculência do governo, se a greve se fortalecer a partir de agosto ele terá grande dificuldade em bancar o fechamento do ano letivo em 2011. Isso sem falar na permanente exposição nos pequenos espaços da mídia e nos grandes espaços da Internet.

Além disso, não podemos descartar a possibilidade de realizar alguma mobilização em Brasília a partir de agosto de 2011. Seriam três os objetivos: 1) pressionar o STF a publicar o acórdão sobre o piso rapidamente; 2) pressionar o MEC e o governo federal a mudarem de atitude de omissão atual, para uma atitude de cobrança dos governos do pagamento do piso e da disponibilização de recursos para o piso, além de reajustar o valor do piso nacional; e 3) pressionar o representante do Rio de Janeiro no Senado, o Faraó, patrocinador da candidatura do afilhado e responsável original pela realidade dramática dos educadores Minas. O governo de Minas ao que parece não existe. Ou só existe em função do projeto da candidatura do Faraó para presidente. O faraó então deve se explicar sobre a herança maldita que deixou para os mineiros, com a carreira dos educadores destruída e a Educação pública ameaçada. Assim como a democracia. É bom que os brasileiros conheçam melhor aquele que tem sido poupado pela mídia. E se nas manifestações em Minas não ganham eco, talvez tenhamos que realizá-las no Senado da República, no MEC, no STF, no Palácio do Planalto, quem sabe até com o apoio de grevistas do Rio de Janeiro, de Santa Catarina, do Rio Grande do Norte e de todo o Brasil.

Talvez assim a mídia leve mais a sério a realidade da Educação pública e dos educadores. E quem sabe os próprios educadores - aqueles que ainda estão em sala de aula - comecem a levar mais a sério a nossa carreira e a si próprios?

Eis os desafios que apresentamos aqui, neste espaço.

Um forte abraço a todos, e força na luta!

P.S. Um abraço todo especial aos bravos guerreiros que nos últimos dias travaram uma corajosa luta, nas cidades onde organizaram a recepção ao governador, realizaram as mais diferentes manifestações de protestos, enfrentaram (enfrentamos) a polícia na Cidade Administrativa e ontem, na nossa assembleia e nas galerias da ALMG, travaram o bom e destemido combate. Como eu tenho afirmado aqui, a categoria tem formado um núcleo duro, uma turma aguerrida e pronta para o combate, de forma incansável até. Por esta turma, de dezenas de valentes colegas, vale a pena lutar, até a nossa vitória final!

P.2.: Assim são tratados os educadores Brasil afora:

1) Santa Catarina: "Mais de 3 mil trabalhadores em Educação que lotaram a ALESC. Policiais militares e do BOPE foram chamados e houve agressão contra os professores. Uma professora passou mal e foi conduzida para um cardiologista; outras desmaiaram e foram atendidas por soldados do Corpo de Bombeiros. Uma professora foi agredida por um segurança da ALESC e sofreu luxação no dedo; outro professor também teve o dedo machucado devido a agressão dos policiais.
Os trabalhadores do magistério realizaram uma breve reunião no final da votação e repassaram informes e encaminhamentos aos representantes das regionais presentes. A orientação foi de fortalecimento da greve e exigir que o Governo pague o Piso na carreira." (Fonte: http://sinte-sc.blogspot.com/).

2) Rio de Janeiro: "Segundo o Sepe, cerca de 100 profissionais de educação das escolas estaduais ocuparam neste momento a sede da Secretaria Estadual de Educação, na Rua da Ajuda, Centro do Rio. Em torno de 500 profissionais estão em frente à Secretaria, do lado de fora, aguardando as negociações. PMs do Batalhão do Choque jogaram gás de pimenta nos professores e funcionários. O carro de som do sindicato está no local e a situação é tensa.(...).O batalhão de choque da PM foi acionado e tentou dispersar os manifestantes usando spray de pimenta." (Fonte: http://soseducaopblica.blogspot.com/)

3) Minas Gerais: "Houve passeata e manifestação na Cidade Administrativa, que foi completamente cercada por grades. Em seguida, quando tentamos ocupar uma faixa da rodovia, a Polícia de Choque da PM de Anastasia agiu com violência. Um estudante foi ferido no pescoço, que ficou com as marcas das unhas de um policial de choque. Várias mulheres foram empurradas e algumas chegaram a apanhar covardemente. A polícia soltou gás de pimenta na cara dos manifestantes. Além da tropa de choque, apareceu também a cavalaria e até um carro do Corpo de Bombeiro com água para nos ameaçar. Haviam policiais armados com fuzis e escopetas, além de vários carros da polícia. Era um clima de guerra, de ditadura militar. Um colega professor nosso foi ameaçado de morte por um major da Tropa de Choque." (Fonte: Blog do Euler)

***

Postado por Blog do Euler às 21:04 0 comentários
Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no orkut Compartilhar no Google Buzz
Links para esta postagem
terça-feira, 12 de julho de 2011
Polícia de choque de Anastasia reprime servidores da Educação e da Saúde com violência. Democracia em Minas ameaçada!




Aqui, no momento em que o presidente do Sindifisco, Lindolfo Fernandes, anuncia sua retirada das negociações. Como não tínhamos som, tivemos que repetir o que era dito.

Polícia de choque de Anastasia reprime servidores da Educação e da Saúde com violência. Democracia em Minas ameaçada!

Pessoal da luta, acabo de chegar ao meu bunker e peço que aguardem até que eu faça o relatório do dia de hoje. Houve passeata e manifestação na Cidade Administrativa, que foi completamente cercada por grades. Em seguida, quando tentamos ocupar uma faixa da rodovia, a Polícia de Choque da PM de Anastasia agiu com violência. Um estudante foi ferido no pescoço, que ficou com as marcas das unhas de um policial de choque. Várias mulheres foram empurradas e algumas chegaram a apanhar covardemente. A polícia soltou gás de pimenta na cara dos manifestantes. Além da tropa de choque, apareceu também a cavalaria e até um carro do Corpo de Bombeiro com água para nos ameaçar. Haviam policiais armados com fuzis e escopetas, além de vários carros da polícia. Era um clima de guerra, de ditadura militar. Um colega professor nosso foi ameaçado de morte por um major da Tropa de Choque.

Infelizmente, não havia nenhum deputado durante o ato e a mídia, como sempre, na hora do choque não estava presente. Vários colegas educadores tiraram fotos e filmaram e ao longo da semana devem mandar este material para publicação aqui no blog. A direção sindical infelizmente pecou pela baixa mobilização dada a importância do ato e por não ter discutido uma estratégia de ação para o ato. Não houve carro de som, que ficou preso pela PM, e não havia, alternativamente, megafones e outros instrumentos de som.

Apesar disso, centenas de manifestantes da Educação e da Saúde não deixaram (deixamos) por menos. Conseguimos ocupar a rodovia por um pequeno espaço de tempo, até que a tropa de choque nos tirou com violência, fizemos passeata entre os prédios da Cidade Administrativa, com apitaço e palavras de ordem. O governo mantém a mesma ladainha de que não negocia com categoria em greve. Além de colocar a tropa de choque para nos reprimir, o governo quer também cassar o nosso direito de greve. E levando em conta a mídia amordaçada, podemos dizer que Minas respira o frio e nebuloso ar da ditadura.

Amanhã tem assembleia às 14h no pátio da ALMG. Temos que comparecer e lutar para que a greve continue e se fortaleça. Não vamos nos intimidar.

E daqui a pouco, depois que eu jantar alguma coisa, eu volto com a continuação desse relato. Foi mais um dia de luta, e continuará assim, até a nossa vitória! A democracia está ameaçada em Minas, mas nós vamos resistir, sem medo, porque não nos intimidamos diante destas práticas truculentas e pusilânimes. Somos trabalhadores, e não aceitamos que o governo coloque a polícia de choque para nos reprimir. Polícia é para quem precisa de polícia, e não para trabalhadores da Educação e da Saúde pública!

Até daqui a pouco, colegas de luta e força na luta!


Retomando, pessoal da luta. Vocês já devem ter visto parte do que ocorreu hoje através dos dois vídeos que publicamos aqui no início do blog. Claro que a realidade de quatro horas de manifestação é mais ampla do que alguns minutos de vídeo, embora eles mostrem bem uma parte do que aconteceu.

Ainda na chegada da Cidade Administrativa, nos concentramos primeiro no térreo de um daqueles gigantescos prédios feitos com o salário que não nos foi pago na gestão do faraó. Fizemos uma manifestação ali mesmo, com palavras de ordem, cantos e apitaço. Ali soubemos que o carro de som havia sido apreendido na estrada. Faltou aos sindicatos envolvidos a percepção de que um caminhão de som dificilmente conseguiria entrar na Cidade Administrativa. Poderiam ter providenciado megafones ou coisa semelhante, pois isso ajudaria muito na organização dos nossos combativos colegas.

Concordo com os que disseram que faltou maior divulgação do ato. É sabido que atos na Cidade Administrativa requer grande quantidade de pessoas. Havia ali no máximo umas 1.000 pessoas, isso incluindo os servidores da Educação e da Saúde. A Educação, quando quer, reúne facilmente 4 ou 5 mil pessoas em assembleia. Era o caso de fazer essa mobilização para o ato de hoje, na Cidade Administrativa.

A mídia até esteve lá e noticiou o acontecimento, mas à maneira dela, mostrando flashes e divulgando as informações da forma como vêm fazendo: que os educadores estão em greve por conta do piso, e que o governo diz que já paga o piso através do subsídio, etc. Não fazem qualquer análise mais aprofundada, não entrevistam os grevistas que lá se manifestaram. Uma vergonha essa imprensa mineira e nacional. Os fatos acontecem na cara deles e eles não querem ver. Dão todo o destaque para qualquer besteirazinha que acontece, mas escondem acontecimentos importantes como a paralisação de uma rede estadual de ensino. São treinados para repetir um padrão de informação que agrada aos governos e passa a falsa idéia de que houve espaço para as duas partes envolvidas.

Depois fomos em marcha até a entrada do prédio onde a secretária do Seplag negociava com os pelegos uma tal proposta remuneratória. Foi desta reunião que o combativo presidente do Sindifisco se retirou, ao saber que o governo não negociava com as categorias em greve. Ele pode explicar a posição dele e a fala da secretária para os manifestantes, tal como aparece no vídeo acima, com todos repetindo as suas palavras. Ali houve uma grande manifestação com palavras de ordem, apitaço, cantos, etc. O comandante militar chegou a determinar que os manifestantes ficassem a um metro de distância da porta de entrada. Um dos nossos colegas retrucou: "o sr. dá ordens para a sua tropa, para o nosso pessoal, não!"

Mas, percebemos que era necessário ocupar a rodovia, apesar do enorme cerco montado pela polícia. Começou-se a espalhar que iríamos embora, para os ônibus, enquanto caminhávamos em direção da rodovia. O problema é que nesse momento o pessoal da Saúde ficou no prédio, aguardando o resultado de uma negociação com o governo e os colegas educadores foram em direção da rodovia, assim mesmo com um pouco de dispersão.

Ao chegarmos próximos da rodovia, o batalhão de choque já cercava uma passagem de terra que dava acesso ao local onde queríamos ocupar. Uma parte do pessoal da Educação se dirigiu para o encontro com o batalhão de choque. Uma outra parte, da qual fiz parte, seguiu em outra direção para escapar do cerco. Conseguimos, através disso, ocupar a rodovia por um pequeno espaço de tempo. Mas, como éramos poucos, não deu para segurar. O vídeo mostra apenas uma parte. Houve momentos de grande violência, bem maiores do que aparece no vídeo. Vários colegas foram arrancados à força pela tropa de choque e atirados, literalmente, na beira da rodovia. Uma colega chegou a desmaiar em função do gás de pimenta. Um estudante sofreu agressão física com grande brutalidade. Eu estava um pouco próximo e vi a cena e pedi a uma colega para fotografar a marca das unhas do meliante que atende pelo nome de policial. Para mim, quem trata trabalhador desarmado dessa forma não é um profissional da segurança, mas um meliante, um fora da lei como outro qualquer. O nosso protesto foi pacífico, não trazíamos armas, sequer pedras havia, e fomos agredidos de maneira covarde por pessoas treinadas para bater, matar e espancar.

É dessa forma que o governo de Minas trata aos educadores e ao pessoal da Saúde, que presta serviço inclusive para os filhos de muitos policiais. Fomos encurralados numa via marginal da rodovia, mas não arredamos pé. Ali ficamos, cercados por cavalaria, tropa de choque, cães de guarda do governo Anastasia. Logo depois chegou o carro de jato de água do Corpo de Bombeiro. Nós não arredamos pé. Continuamos no mesmo local, manifestando, apitando, gritando palavras de ordem. Não apareceu um único deputado estadual, ou federal. Talvez com medo de provocar algum acidente mais sério, caso jogassem água e nós tivéssemos que correr para a rodovia, o fato é que o carro de água se retirou em seguida, debaixo das nossa vaias.

Nenhum bairro de Minas Gerais oferece segurança adequada, mas naquele local havia centenas de policiais prontos para reprimir os trabalhadores. Não vou negar que haviam policiais preparados, que tentaram dialogar, não chegavam com arrogância, procuravam até nos ouvir com respeito. Mas, haviam também aqueles que já chegavam descendo a mão, jogando gás de pimenta e nos ameaçando de todas as formas. Inclusive um major chegou a ameaçar de morte a um colega nosso, dizendo que se tratava de uma ameaça pessoal. Veja que despreparo profissional. Seria muito bom que a Comissão de Direitos Humanos da ALMG convocasse toda a alta cúpula militar e também ao governador e secretário de segurança para dar explicações sobre este tipo de conduta contra educadores e o pessoal da Saúde pública de Minas.

O fato é que o governo vai mostrando - ou confirmando - a sua face de arrogância, prepotência, de recusa ao diálogo. E quanto a nós, educadores, devemos manter a nossa paralisação, até por uma questão de respeito a nós mesmos. Estamos sendo tratados com total descaso. Isso nós não podemos aceitar. E talvez tenhamos que ampliar esta luta, exigindo que o governo federal se manifeste, já que a presidenta Dilma anda discursando pelo país dizendo que a Educação é prioridade do seu governo. Ora, que prioridade é esta, quando educadores de Minas, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, de Santa Catarina, etc. são tratados com gás de pimenta, por lutarem pelo piso salarial, que é lei e que os governos não pagam?

A luta vai continuar e nós não vamos nos intimidar. O núcleo duro da Educação, composto por valentes colegas de combate, não aceitam este tratamento dado pelo governo mineiro e exigem respeito e imediato atendimento às nossas reivindicações. Do contrário, vamos fazer uma convocação geral de todos os mineiros para que se levantem contra este desgoverno; e em todo o Brasil, está na hora dos educadores se levantarem nacionalmente por uma carreira decente e por um salário também digno. Chega de promessas para o futuro, quando a minoria rica deste país e os governantes e parlamentares e desembargadores e empreiteiros e banqueiros distribuem as riquezas que todos nós produzimos. Queremos justiça! Queremos respeito! Queremos salário justo, a começar pelo piso, que é pouco, mas que é lei e precisa ser pago!

***

"Anônimo:

Faltou estratégia por parte do sindicato.
Faltou investimento por parte do sindicato.
Faltou divulgação por parte do sindicato.
Foi o que eu senti no dia de hoje."

"E. E. Romualdo José da Costa:

Segue link com a violência que sofremos hoje. Mas a luta continua...

http://www.youtube.com/watch?v=fyNliUI0Vzw

Amplexos,

Elenice vidal Prata"


"Graça Aguiar:

Caro Euler

Aqui no Rio de Janeiro, também foi dia de replay da ditadura.

Após a assembleia, que decidiu manter a greve,os profissionais de educação partiram para ocupar a Secretaria de Educação. Como é de praxe, aqui também seguem à risca o manual de etiqueta dos ditadores, acionaram a tropa de choque e despejaram gás de pimenta sobre os manifestantes.

Pelo jeito, parece que a categoria já desenvolveu algum tipo de imunidade ao spray de pimenta, conseguiu vencer a truculência dos PMS e ocupar o prédio. Veja as fotos no meu blog

Nestas horas é que as ONG'S que defendem os direitos humanos deveriam aparecer, mas pelo jeito valemos menos dos que os bandidos.

Podem nos bater, podem nos prender mas não vamos desistir até conquistar o que é nosso por direito, pois temos a obrigação de dar o exemplo e mostrar que cidadania não é só subserviência, é também a defesa intransigente dos nossos direitos.

Abaixo a Ditadura! As greves continuam!

Força e garra a todos vocês!

Grande abraço".

"ANGELICA:

Em greve há mais de um mês, professores da rede estadual fecham a BR-381

João Henrique do Vale -
Cristiane Silva

Publicação: 12/07/2011 15:27 Atualização: 12/07/2011 15:36

Professores da rede estadual em greve há mais de um mês, fizeram um protesto na tarde desta terça-feira, na BR-381, em João Monlevade, na Região Central do Estado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dezenas de educadores fecharam os dois sentidos da rodovia no km 357. O trânsito ficou interditado por cerca de 40 minutos.

Os professores reivindicam o cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) de R$ 1597,87, para uma jornada de 24 horas. De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute), Minas Gerais paga hoje o piso de R$ 369, que, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNTE), é considerado o pior dos 27 estados brasileiros.

De acordo com a PRF, o trânsito segue normalmente na rodovia.

Cidade Administrativa

Alguns servidores da saúde e da educação de Minas Gerais vão se encontrar para uma manifestação na tarde desta terça-feira na Cidade Administrativa. Em greve há 14 dias, os trabalhadores da saúde acompanham uma reunião do Comitê de Negociação Sindical (CONES). Em seguida, haverá uma assembleia no local para decidir os rumos da greve.
FONTE: EM.COM.BR"

"Na cidade Administrativa:

Momento em que o presidente do Sindifisco se retira das negociações com o governo, por discordar da decisão do governo de não negociar com servidores em greve:

http://youtu.be/-aIPnIbgIPg".


"Anônimo:

Estou mais que decepcionada, estou chocada com tanto absurdo no edital e em toda a situação vivida atualmente na educação. Mas as imagens já mostram tudo. Continuando sobre o edital, efetivados igualados a efetivos, Conhecimentos gerais sem legislação. O que é isso? Querem provar que pretendem fazer dos educadores seres amordaçados, incapazes de pensar? A questão da legislação até é compreensível. Se alguém ler nos capítulos iniciais da constituição que só se pode ingressar em emprego público através de concurso, poderá usar isso contra o próprio governo, mas como é revoltante o que vivemos em Minas Gerais. Parece mesmo que estamos voltando no tempo em que coronéis mandavam e o povo obedecia. Meu Deus! O que fazer diante de tanta injustiça? Para eu conseguir me efetivar tive que passar em dois concursos e aguardar anos para a nomeação. Agora vejo colegas que trabalharam 45 dias no estado e efetivaram em dois cargos sem nunca ter feito uma prova. E ainda sou obrigada a ler e ouvir a todo momento que aos efetivados foram dados os mesmos direitos dos efetivos, eliminando as diferenças existentes, como se os efetivos tivessem tirado algum direito dos outros. Eu não entendo, não sou contra os colegas efetivados, mas não dá para ficar calada diante de tanta injustiça, vamos todos continuar coniventes com tudo isso só para fazer a política da boa vizinhança?".

"Cristina Costa:

QUE ABSURDO!!!

Somos tratados como inimigos.

Somos tratados como criminosos por este desgoverno que não tem coragem de aparecer, de abrir a boca nem para falar que não negocia... só fica mandando recado...

Assistindo o vídeo acima, dá para ficar ainda mais indignada pela maneira que fomos tratados.
E um absurdo!!!! Que herança Tancredo nos deixou!!!

AMANHÃ TERMOS OUTRA ASSEMBLEIA ÀS 14:OO HORAS NO PÁTIO DA ALMG, VAMOS MOSTRAR NOSSA FORÇA, MAS A NOSSA FORÇA MENTAL!!!! NÃO VOLTAMOS SEM O PISO!!! ISTO É CERTO!!!

Anastasia, não queremos violência, queremos trabalhar!!! E como todo trabalhador, queremos receber dignamente pelo serviço prestado! PAGUE LOGO O PISO E ACABE COM ESTA GREVE!!!

Mostre que é inteligente, e saia na frente dos outros estados que ainda não cumprem a LEI. Dê o seu exemplo de esperteza...

CUMPRA A LEI E FAÇA SUA PROPAGANDA!!!".

"Anônimo:

Euler, pelas filmagens parece que tinha poucas pessoas na manifestação. Cadê o povo que está de greve?
Fazer manifestação na cidade administrativa com poucas pessoas é loucura, na certa que tem mesmo muita repressão. Quando somos muitos já é difícil, com poucos pior ainda.
Como disse o anônimo, o sindicato pecou na divulgação, na estratégia e isso em plena greve.
Não podemos ter esses erros."

"Anônimo:

Acho lamentável que o sindicato não tenha dado mais atenção a essa manifestação na cidade administrativa.Deveria ter divulgado mais.Devemos fazer como os nossos colegas do RJ,ocupar alguma coisa do governo.Como a cidade administrativa é área de segurança e não podemos nem aproximar das Secretarias(Para ir até a SEE so falta tirar um raio X completo de quem visita o local).Sugiro acamparmos na cid. Administrativa na parte de baixo mesmo.Vamos fazer manifestações em frente a Rede globo e nas concorrentes e na frente da sede dos principais jornais De BH.Em último caso vamos acampar na assembléia legislativa.Acredito que assim haverá repercussão e o governo negociará."

"MARCIA:

INDIGNAÇÃO, VERGONHA, TRABALHADORES TRATADOS COMO BANDIDOS. É ESSE GOVERNO QUE O POVO DE MINAS ELEGEU. NÃO CUMPRE LEI E FICA TUDO POR ISSO MESMO. NO BRASIL PODE PASSEATA DE TUDO, MENOS DE PROFESSORES EXIGINDO O QUE LHES É DEVIDO. E ATÉ COM MUITO ATRASO. "O PISO", E TAMBÉM NÃO FICAR A MERCÊ DA BOA VONTADE DO GOVERNADOR EM CONCEDER AUMENTOS.QUANDO QUE A POPULAÇÃO VAI ACORDAR......"

"Anônimo:

Professores do RJ mantêm greve e acampam em frente a secretaria. Reunião com secretário não teve resultados e haverá outra quinta-feira (15). Grevistas chegaram a invadir prédio e polícia usou spray de pimenta.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/07/professores-do-rj-mantem-greve-e-acampam-em-frente-secretaria.html "

"CARLOS- MONTES CLAROS:

Boa noite Amigo combativo,
O que me leva a esse comentário é uma mistura de admiração e revolta!

Admiro a coragem e a força dos que não se deixam intimidar e manifesto a minha revolta contra aqueles que não acreditam em nossos direitos, e mais ainda com essa diretoria estadual que não sabe organizar nada.

Onde eles estavam? cadê os babacas que ficam sentados à frente do conselho ou batendo palmas feito "bobos da corte" para suas próprias asneiras e amém, amém, amém.
Um forte abraço e até amanhã na assembleia"

"Anônimo:

Pronto, saiu o maldito edital sem as vagas dos efetivados. O sindicato se calou e não fez NADA para impedir. Agora, o que resta é a tentativa de cancelar esse concurso e exigir novo edital constando TODOS OS CARGOS VAGOS. Que vergonha para MG...será, agora já não está na hora de agir? Vão esperar mais o que?"

"Anônimo:

Caro Euler, boa noite, o globo.com dá ênfase a greve dos Professores no Rio de Janeiro, em Minas nada de imprensa. Brincadeira, né."

"Anônimo:

Euler,

leia a reportagem do Folha.com:

http://www1.folha.uol.com.br/saber/942484-em-greve-professores-de-mg-querem-pagamento-do-piso-nacional.shtml"

"Anônimo:

Quem leu o edital viu que para se tornar efetivo, tem que suar a camisa, a concorrência é grande. Estou me sentindo totalmente desmoralizada, pois passei por todos aqueles processos para ser nomeada e me efetiva e agora vem o governo e simplesmente iguala efetivados aos efetivos, desmerecendo totalmente nosso valor. De tanto só preocuparem com o piso, olha no que deu, milhares de pessoas serão prejudicadas, pois os números de vagas são ridículos. É HORA DE AGIR E EXIGIR ANULAÇÃO DESSE EDITAL E DESSE CONCURSO."

"Luciana:

Fiquei impressionada com a coragem de um professor (eu acho que é professor ou pode ser servidor da saúde também), de chapeuzinho e cavanhaque que desmoralizou o comandante da tropa de choque, dizendo que na nossa manifestação ele não mandava e que ele cuidasse de seus comandados. O tenente coronel partiu pra cima do rapaz e que bom que entrou uma turma para não deixar acontecer nada de mais grave. Eu estava perto e vi tudo.
Hoje estou cansada, mas estou de alma lavada. Gritei, apitei, xinguei, sentei no chão e estou muito feliz.
A luta continua!
Luciana".

"Anônimo:

Enquanto os Educadores manifestavam do lado de fora, do lado de dentro da Faraocity, os desavergonhados publicavam o edital do concurso. Pontos a analisar:
1) As provas não serão realizadas em 2011, acontecerão em janeiro de 2012 (estão contando com o fim do mundo e da humanidade na mesma data, 2012: O Filme);
2) Quem for aprovado, contente-se com o subsídio, pois não terá oportunidade de receber o piso (Lei Federal);
3) 90 mil vagas não foram lançadas neste edital devido à Lei 100 noção.
4) Não há disponibilidade de vagas para muito professores que acabaram de fazer uma faculdade e não terão oportunidade de entrar para esse "maravilhoso" mundo.
5) Não há disponiblidade de vagas para muitos educadores, que mesmo com anos de serviços, por algum motivo, não entraram na lei 100 noção.
6)Não há disponibilidade de vagas para professores que, assim como eu, aprovado no concurso, possa ter um 2º cargo, sendo que há professores efetivados em dois.
7) Os professores efetivados permanecerão na completa insegurança não tendo essas vagas disponíveis em concurso e tendo a possibilidade de EFETIVAMENTE obtê-la da forma justa, como manda a Lei, que é clara a respeito de ingresso no serviço público.
8) O governo mais uma vez assume que descumpre Leis em não disponiblizar todas as vagas neste concurso.".

"Gilson Vieira Soares:

Eu já esperava por isso. O governo conseguiu, embora muitos tentem negar...a categoria se dividiu plenamente. É só ler o posts nesse blog, no da Beatriz e em outros sobre o assunto concurso e lei 100. Indignação total de efetivos e designados. Efetivos indignados por serem igualados a efetivados e designados recém-formados verem suas possibilidades de ingressarem no serviço público por concurso reduzidas.

Esse ano o foco é o piso, ano passado remuneração (que terminou em suicídio) e ano que vem...remuneração novamente.

A insatisfação vai continuar.

Pensando positivamente, vou é estudar igual burro e passar nesse concurso. Estudei em uma boa universidade tenho que acreditar em mim. Setecentos e poucas vagas pra Física em todo o estado, para uma disciplina que é a mais carente de profissionais segundo dados do Inep, é duro.
Mas o que me conforta é que a conquista será verdadeira e sem prejudicar os outros.

Vamos estudar designados, força...esqueçam a Lei 100. Se eu não fosse ateu diria que ela é o karma dos designados recém formados como eu...rsss

Abraços Euler, a luta pelo piso é digna e é um direito, uma lei federal."

"Anônimo:

Complementando o que acabei de escrever sobre a estratégia, é importante amanhã passar uma lista para ser preenchida por quem tem carro, disponibilidade e endereço eletrônico para contato de estratégia. Assim dá certo."

"Anônimo:

FORÇA ARMADA BRASILEIRA, PRECISAMOS UMA INTERVENÇÂO URGENTE EM MG, PARA PROTEGER A POPULÂO DESSE DITADORZINHO QUE ACHA NO DIREITO DE USAR POLICIAIS COMO SEU CAPACHO, ATACANDO CIDADÂOS QUE LUTAM PELOS SEUS DIREITOS COM PROTESTOS PACÍFiCOS.
DIAS GELADOS...
NOITES TENEBROSAS...
SEGUNDO A METEOROLOGIA MEUS AMIGOS, É A ESTAÇÃO MAIS TRISTE QUE A HUMANIDADE JÁ VIVEU QUE ESTÁ DE VOLTA, DITADURA... DITADURA...
A´MELHOR FORMA DE ENFRENTÁ- LA É SE JUNTANDO AOS HOMENS E MULHERES DESTEMIDOS ECOANDO BEM FORTE: LIBERDADE AINDA QUE TARDIA!"

"Anônimo:

A solução é ocupar as superintendencia a/b/c e não deixar os pelegos trabalharem....."

"Anônimo:

Caros colegas,
A gente viu as manifestações populares no oriente médio e na Europa. Precisamos aprender com elas. As pessoas (multidões inteiras) apareciam assim do nada. Os encontros eram marcados pela web só os participantes sabiam a hora e o lugar, justamente para evitar que a força de repressão chegasse em tempo. Temos que fazer isso, como já disse várias vezes, mas acho que ninguém leu ou ñ chegou. Poderíamos marcar pela web, e-mails, Orkut, facebook,, etc o ponto de encontro e só lá seríamos informados do que fazer. Iríamos descaracterizados, em nossos” carrinhos velhinhos” e na hora H , agente vai reduzindo, reduzindo... uma galera lá na frente, à pé, para o trânsito, aí atravessamos os “velhinhos” (ou novo parceladíssimo) na pista e faríamos uma emboleira danada. Daí até chegar uns 100 guinchos, e se conseguissem passar é claro, só aí seriam umas 6h de apitaço . Os capachos iam tirar os carros no muque? Jogar gás de pimenta neles? Prender, bater, atirar?
Agora, e o carro de som? Um “trem” grande aquele, até se fossem cegos ñ deixariam passar. Mas se fossem carros comuns com som potente e microfone , como os de tele mensagem ou de algum boy que quisesse ganhar uns trocados, mas tinham que ser vários mesmo e tudo com o acompanhamento de um advogado presente no momento. Podemos até dizer pra imprensa que vamos para tal lugar, e um grupo bem pequeno iria mesmo. E assim por diante. Temos que traçar estratégias de guerra mesmo, menos óbvias, mas com um número maior de pessoas. Mostrar que somos mais inteligentes, principalmente no quesito estratégia, tb pra viver com o que vivemos... Bom acho que viajei na maionese de novo, mas assim daria certo: uma operação chamada “CAVALO DE TROIA” (ihhh, viajei de novo –rsrs) . Sei que fizeram o melhor BRAVOS GUERREIROS.Obrigada por estarem lá! PARABÉNS !!! Mas pensem nisso."

"Anônimo:

Minha vontade é de chorar ao ver a truculência de alguns da polícia mineira que se prestam a esse serviço sujo de jogar spray de pimenta em professores, reprimir com violência servidores públicos que lutam para que uma Lei seja cumprida. Será que voltamos aos idos de 1970. É a ditadura? Não sei. Onde estão os nossos defensores? Sindicato! Comissão de direitos Humanos? Deputados? Minha repulsa é tão grande que, ao ver os vídeos tive vontade de vomitar! Será que esse sentimento toma conta de outros também? Creio que sim! Eu, uma educadora mineira que elogio a postura das polícias mineiras, tenho vários alunos policiais, admiro o Proerd e o JCC, assistir a esse horror! Que decepção! será que esses trogloditas que são subservientes a esse governo fora da lei PENSAM SER REPRESENTANTES DA ORDEM EM MINAS? NÃO. Não o são, porque se assim o for Esta não é a Minha, a Nossa Minas Gerais. Por aqui "Minas não há mais". Mas vamos mudar a História. Somos Educadores, formamos pessoas e opiniões. Espero que saibamos construir uma nova Minas Gerais. Não esmoreçamos! Vamos à luta! A LEI tem que ser cumprida."

"EDUCADORA MINEIRA:

É lastimável presenciarmos essas cenas em pleno século XXI.
Que vergonha a TRUCULÊNCIA desse governo, dizia-se tanto que quando tivéssemos um PROFESSOR no governo, o tratamento seria diferente, estamos constatando que quando chegam ao PODER fazem de tudo para se manterem lá. Agora, quando estão à caça de votos propõe projetos maravilhosos e o que, finalmente, vemos é pancadaria, gás de pimenta e todo tipo de violência. Mas é isso mesmo, em outras passeatas esse governos são os primeiros a aparecerem, pois o intuito é passar a ideia para a sociedade que são POLITICAMENTE CORRETOS, mas não são quando é para cumprir o que é de direito do TRABALHADOR. Penso que estamos vivendo uma inversão de valores. Respeito tem que ser destinado a todas as pessoas, a todas as categorias. Este faz -de -conta para ficar bem na mídia é VERGONHOSO! E, mais, com tudo que temos visto, chegamos à conclusão de que está havendo um desmando só. É lastimável ver que as LEIS são criadas para serem BURLADAS, porque é o constamos com a lei do piso. E como argumentos já não estão mais sustentando os discursos na imprensa, estão partindo para o cala-boca. É isso mesmo, quando faltam as palavras, há quem prefira a truculência. Gostaria de sugerir aos de atitudes truculentas, se ainda houver alguma sensibilidade, a leitura do POEMA “O Lutador” de Carlos Drummond de Andrade
“Lutar com palavras
é a luta mais vã.
Entanto lutamos
mal rompe a manhã.”
[...]

EDUCADORA MINEIRA"

"Anônimo:

Nós que nos sentimos prejudicados pelo edital estamos sozinhos.O sindicato nunca irá abraçar a nossa causa.Precisamos nos unir e buscar meios para anular mais essa maracutaia. Com licença que vou ali cortar os pulsos!!!!!!"

Comentário do Blog: colegas, está na cara que o Edital do concurso nesse momento, sem que o governo tenha discutido com o sindicato qualquer termo do mesmo, é mais uma provocação divisionista do governo. Assim como está tentando manipular os efetivados. Reparem que a primeira prova acontece em janeiro de 2012, e o edital poderia muito bem ser lançado após a nossa greve, através de ampla negociação com o sindicato; mas, o governo usa todos os mecanismos para dividir a categoria e destruir a nossa carreira. Não vamos cair nesse jogo! Vamos manter a nossa unidade na luta, com foco no piso neste momento, mas exigindo também que o governo abra negociação para discutir o edital, já que as inscrições se iniciam em setembro e há tempo para alterações.

"Anônimo:

Leiam as intenções do governo,expostas pela Secretária de Planejamento. Este filme conhecemos do ano passado quando nos impuseram o subsídio. De novo querem nos ludibriar.

http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=123921".

"Marlene Alves:

Euler, não estou surpresa com a receptividade que os servidores tiveram. Essa é a arma dos fracos que não sabem dialogar. Batem, prendem ,matam , mas nossa voz não podem calar. Na verdade já nos sentimos prisioneiros há muitos anos desse PODER repressivo que não nos permite viver dignamente, subtraindo os nossos direitos e nossa liberdade de escolha. Entretanto, agora tem uma Lei que sinalizou em nosso favor e acredito que o Governo não poderá ser um fora da lei porque nos palanques eleitorais se fala muito em segurança, saúde e educação e eu me pergunto se este será um exemplo para os infratores dessas leis que regem a nossa Carta Magna. O piso é uma questão de honra e estamos reividicando menos do que precisamos para nossa sobrevivência. Aproveito esse espaço democrático de luta que o seu blog se apresenta para estender o meu apoio aos que estão participando desse movimento tão justo e dizer ainda que a nossa alma é grande e que Deus nos coloca por cabeça e não por cauda nesse impasse. Abaixo a toda atitude contrária à democracia !!!".

"Educadora Mineira:

Retomando o discurso da AMIGA educadora, é muita incoerência desse governo que coloca a POLÍCIA dentro da ESCOLA desenvolvendo projetos (JCC e PROERD) para combater a violência e ensinar respeito aos alunos,juntamente com os PROFESSORES, repetindo COM OS PROFESSORES, põe a POLÍCIA na rua para fazer exatamente o contrário com quem é PARCEIRO na ESCOLA, aplicar todo tipo de violência, na base do passado: PRENDE E ARREBENTA. Estão vendo por que estamos do jeito que estamos. Com essa mentalidade de que se resolve na base da PORRETADA, não vamos chegar a lugar nenhum. É preciso lembrar que só o diálogo resolve, por isso mandem guardar os CACETETES, puxem a CADEIRA e comecem a dialogar.

Educadora Mineira".

"Professora:

Ah, Euler. Escrevo quase sem esperanças de que você publique... Mas a minha indignação é tanta que eu tento.
Apelo para o seu censo de justiça novamente.
Por favor, pare de dizer que o governo quer dividir a categoria e que essas questões devem ficar para depois! É por deixar para depois que chegamos a esse ponto. Esse edital, as vagas não disponibilizadas. Deixar para depois é aceitar, porque depois ninguém fará nada. Chegará a hora da distribuição de turmas, por exemplo, e os efetivos serão roubados nos seus direitos. Os designados não terão vagas suficientes.
Chega de adiar esse assunto. Temos de falar sobre tudo! Cobrar todas as leis!
Tem gente se vangloriando de nem ser professor e ter sido efetivado em dois cargos. Você acha isso certo?
Às vezes dá vontade de pedir exoneração. A luta não é só contra o governo. É contra a omissão do sindicato que não se indispõe com os efetivados e esquece efetivos e designados.
É por isso que o desgoverno joga com todos e faz o que quer."

Comentário do Blog: cara colega, vocês e eu estamos falando sobre tudo neste espaço. Mas, todos nós sabemos que o governo se recusa a negociar com o sindicato, não só a questão do edital, mas qualquer assunto. Nossa prioridade, razão de ser da nossa greve, é o piso nacional do magistério. Não fui eu quem criou esta realidade. Apenas estamos tentando desfazer aquilo que está evidente, que é a tentativa do governo de nos dividir, de mudar o foco da nossa luta, de nos enfraquecer. Talvez a sua prioridade seja o edital, ou o espaço que os efetivados teoricamente adquiriram com as últimas decisões do governo. Respeito a sua prioridade. Mas, este não é o foco principal da nossa luta neste momento. Não que não seja um tema relevante, não. Claro que é. E claro que será discutido, até porque, tem muita coisa plantada pelo governo já sabendo que vai encontrar resistência, inclusive na Justiça. Mas, se nós pararmos para discutir essas questões agora, a greve acaba, o piso é derrotado e deixaremos de conquistar inclusive essas questões que você menciona. Se nós não conquistarmos o piso, a carreira e o respeito por parte deste governo, tudo o mais será mera tentativa de choro, pois ficaremos prostrados diante de um governo autoritário e sem qualquer respeito pelos educadores. Um abraço e força na luta!

"Anônimo:

Euler, como fiquei triste hoje! Ver policiais agredindo e ameaçando educadores, pessoas que foram professoras de muitos policiais que ali estavam (muitos eram extremamente jovens). Lembrei: "Há soldados armados, amados ou não, quase todos perdidos, de armas nas mãos..." Senti medo, vergonha por ver uma cena em que a polícia, em nome de um governo(?) ataca e reprime professores. Fazer a greve é ver a História. Senti atraso, retrocesso. Acorda Anastasia, Renata Vilhena vai acabar com Minas Gerais.".

"Anônimo:

Euler,
Para mim o fato do pouco caso que o sindicato faz para a necessidade de umaação judicial contra a lei 100 é pelo fato de que muitos que estão intimamente ligados ao corpo administrativo estão se beneficiando com essa lei. Não vou aqui citar nomes, mas já andei sondando essa realidade. A categoria, ou melhor a parte lesada, tem agir urgente e por conta própria. Se conseguirmos barrar a lei 100, estaremos fazendo justiça e mostrando a esse governador que no Brasil existe uma lei maior que deve respeitada. Vamos divulgar esse ato inconstitucional!!! Vamos pintar as caras e sair pelas ruas denunciando esse ato do faraó Aecitancamon que está sendo referendado pelo faraó Anastansés."

"Andréa:

Quanto horror! Mau exemplo da tropa, reprimir trabalhadores que lutam pelos seus direitos! Espero que vcs recolham todo o material e consigam divulgação dos fatos ocorridos. Procurem advogados também, e os direitos humanos. Vejam trecho do jornal "O Tempo" :
..."Durante o manifesto, os participantes tentaram ocupar a MG-10 e foram contidos por policiais, que usaram gás de efeito moral. De acordo com a categoria, alguns trabalhadores ficaram feridos durante o confronto. Procurados pela reportagem do Portal O Tempo Online, militares do Batalhão de Policiamento de Eventos não confirmaram a agressão."
Parabéns aos bravos guerreiros da educação!
Abraços,
Andréa"

"Gilson Vieira Soares:

Com as devidas ressalvas quero dar os parabéns ao sindicato em relação a sua postura referente ao edital do concurso no atual informativo.
A denuncia no ministério público alega que o número de vagas é menor que os contratos temporários e não inclui a vaga dos professores sem licenciatura.
O que não está claro é se quando se refere aos não licenciados está falando apenas dos designados ou inclui os efetivados. Mas já é um avanço. Educação não pode ser bico não."

"Anônimo:

Esta truculência no trato com os movimentos sociais é uma das características dos governos do partido deste Azia eles seguem a cartilha do "pai" mais velho o F e H. Lembram do processo de privatização o que a polícia a mando do F e H fizeram com os manifestantes que defendiam um processo de privatização mais transparente, a resposta foi a AGRESSÃO da polícia do F e H.
A educação é maior do que o Azia. O movimento precisa ser bem articulado. A mobilização é fundamental, o sindicato tem que acordar para uma realidade que não basta esperar o governo, a pressão é fundamental neste momento. Acampar na cidade administrativa, nos Fóruns são estratégias que dão certo por que forçam negociação. O ESTADO NÃO É PROPRIEDADE DESTE FILHO DO FARAÓ NÃO. ELE É APENAS O NOSSO EMPREGADO QUE OCUPA O MAIOR POSTO.
FORÇA NA LUTA. VOCÊS QUE ESTÃO DE GREVE É QUE SÃO OS RESPONSÁVEIS PELAS CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO ATÉ HOJE.
OS OUTROS QUE NÃO ESTÃO PENSE NISSO, E ABRAÇAM O MOVIMENTO. JÁ INICIAM AGOSTO DE GREVE.
O sindicato precisa ser mais atuante nas escolas que não estão totalmente parada.
Quanto ao concurso foi apenas uma estratégia do governo, FAÇAM O CONCURSO E DEPOIS NA JUSTIÇA A VAGA APARECE SEGUNDO UM AMIGO ADVOGADO QUE TRABALHA no Ministério Público. Segundo ele não existe amparo legal. Segundo ele o ação é dada em 1ª instância. Nenhum "juiz" é louco de cometer uma ilegalidade.

FORÇA, FORÇA, FORÇA, ....."

"Anônimo:

TRABALHO EM UMA ESCOLA DE CONTAGEM ONDE ESTÁ TUDO NORMAL DE MANHÃ E A TARDE..OS EFETIVADOS DA LEI 100 ESTÃO TRABALHANDO JUNTAMENTE COM ALGUNS DE OUTRAS LEIS?É PRECISO MUITO CUIDADO POIS O GOVERNO ESTÁ USANDO DE TODAS ARTIMANHAS(COISA DE LOUCO MESMO DESPREPARO TOTAL, DESEQUILÍBRIO E MAIS SEM TEMOR A DEUS)ELE PENSA QUE VAI GANHAR E QUE NÓS IREMOS VOLTAR E ENTÃO ELE FARÁ O QUE QUISER COM OS EDUCADORES.VEJAM.. ROUBAM...SIM LITERALMENTE ROUBAM DA POPULAÇÃO...QUANDO AUMENTAM OS PROPRIOS SALÁRIOS...USAM O DINHEIRO PARA VIAGENS DE PRAZER LEVANDO A TIRACOLO PARENTES E AMIGOS E DEPOIS FORJAM UMA NOTA COMPROVANDO QUE ESTÃO A TRABALHO ETC...É VERBAS PARA TUDO...ENFIM ELES SÃO LAD´~OES DECLARADOS E NÓS BRASILEIROS, EDUCADORES, FICAMOS ASSIM...FAZENDO GREVE SENDO QUE SE EXISTE A LEI E MAIS SE NÃO PODEM PAGAR ...MOSTRE AS CONTAS...HUMMM...MAS É AÍ QUE ESTÁ O GRANDE PROBLEMA...COMO???SE TUDO É FALSO...ROUBADO DO POVO???SIM...A PALAVRA CERTA É ESSA "ROUBO" ELES PENSAM QUE SÃO DONOS DO MUNDO MAS SE ESQUECEM QUE SÃO POBRES MORTAIS...SERÁ QUE VÃO MORRER SEM NENHUM PROBLEMA???POIS AQUI SE FAZ E "JUST"AQUI SE PAGA...FICA PENANDO ATÉ MORRER PAGANDO TODOS OS DÉBITOS QUE NÃO FORAM SALDADOS EM VIDA BEM PENSO DESSA FORMA E FICO ESTARRECIDA COM ESTE GOVERNO DESEQUILIBRADO. ACABEI DE OUVIR QUE O GOVERNO VAI AUMENTAR OS SALÁRIOS DE TODOS EM 5% ANO 2012 ...."

"RUTH - São Lourenço(MG):

COMBATIVO EULER:

Fiquei perplexa c o seu relatório de hoje (12/7/11)! "Democracia em Minas ameaçada" kkk. Será q em algum dia houve democracia - literalmente falando - em Minas e no Brasil? Fiquei c lágrimas nos olhos com o seu relato sobre as atrocidades cometidas por este maldito desgoverno de Minas.Vcs deveriam pedir proteção policial nas próximas manifestações, pois, afinal, este é um direito de qualquer cidadão q venha a se sentir ameaçado, certo? Estou sem palavras p comentar alguma coisa, pois só me vêm à mente palavras de baixo calão, q ñ caberiam aqui neste espaço. Senti-me como se estivesse ao lado de todos os q participaram das manifestações. Sou aposentada, morando no Sul de Minas, mas as fortes dores na coluna ñ me permitem q eu faça longas viagens. Apesar disso, como gostaria de estar junto c os bravos colegas aí em BH!
Parabéns pelo dia de hoje! Continuem lutando e demonstrando q NÃO PERDERAM O BONDE DA HISTÓRIA.
Mesmo aposentada,acesso quase todo dia o seu magnífico blog, pois quero saber de tudo q se passa c a nossa valorosa categoria.
Colegas, jamais se esqueçam de q todos nós, PROFESSORES, somos os verdadeiros formadores de opinião.
Continuem na luta, pois ñ há vitória sem muita, muita luta!
Viu, Euler, depois de respirar fundo, consegui achar as palavras adequadas!
Abraços fraternos a todos e FORÇA, pois a LUTA deve continuar.

RUTH - São Lourenço(MG)"

"Anônimo:

Euler, com sua permissão, quero falar alguma coisa para os candidatos a concurso para professor. Graças a Deus fiz dois concursos, tenho dois cargos efetivos de PEB4F e não devo favores para ninguém, são méritos meus, certo? Agora, se eu ficasse prejudicado, como muitos ficarão com esta lei 100, eu ia na justiça para valer contra os efetivados, esta situação é anticonstitucional. Pessoas efetivaram só porque estavam substituindo titulares por poucos dias. Onde está a Constituição Federal que diz que a entrada no serviço público só através de concurso? Onde está STF que permite isso? Quem fez concurso sabe da dificuldade que é e o outro se efetiva sem nenhum critério e tem os mesmos direitos? Podem me "bater" mas não concordo com isso, está tudo errado, pelo amor de Deus. Minha escola está cheia de efetivados tirando a maior onda pra cima de nós efetivos.Na minha área existem três, que foram meus alunos. Hoje, um deles disse: "É, professor, no ano que vem escolherei aulas na sua frente". Respondi: "Você não vai ter este prazer, pois vou-me aposentar em setembro de 2011". Obrigado, EULER, pelo espaço."

"Anônimo:

Grande Euler, o sindicato deveria elaborar faixas e colocar o pessoal nos principais sinais de B.H e em frente a lugares estratégicos como secretaria da educação, cidade administrativa, ministério público, e outros fazendo um revezamento de professores. Imagina todos os dias as pessoas lendo estas faixas, com alguns dias o incomodo será grande. Força na luta companheiro."

"Anônimo:

É Euler parece que parte de nossos colegas ainda caem no jogo do capitalismo individualizar discussões e cair na conversa do poder. Infelizmente não é hora para outra meta agora é o piso, o que temos que lutar é pro governo cancelar esse concurso sem o piso. E tem tempo já que o mesmo é prá dezembro, isso se o governo mesmo não cancelar ou não chamar ninguém após a efetivação deste concurso.".

"Minas sem lei:

Para as pessoas que vão participar do concurso, vocês deveriam copiar a página da SEE (que é um site oficial) onde a secretaria assume claramente que não respeita a constituição dizendo que não mandou as vagas dos efetivados, para usar em um mandado de segurança ou coisa parecida, já que todos os cargos vagos ocupados pelos efetivados licenciados ou não deveriam ir para o concurso, com isso ela afirma que o governo do estado não respeita a constituição da mesma forma que não está respeitando o piso nacional. Não fiquem esperando pelo sindicato, afinal efetivados também contribuem. Façam valer os seus direitos afinal "TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI", está em nossa Constituição Federal."

"Anônimo:

Caros Colegas do Blog e Combativo Euler,
Até agora só ouvi o pessoal reclamar, queixar e xingar o edital e a tal Lei 100. Mas onde está nossa capacidade de nos unirmos, e abrirmos um processo com um número grande de pessoas, uma causa coletiva. Temos vários colegas formados que são advogados também. É pedir para que eles abram um processo gigante contra essa Lei l00 porque aí eu quero ver se essa aberração vai durar ainda mais tempo. Temos a justiça gratuita também. Duvido que se chover de processos no estado inteiro o TJ não vai ter que tomar alguma medida. Temos que parar de reclamar e agir mais. Vamos lá, gente!!!! Já que o nosso sindicato não age, agimos nós. Não vamos fazer jus ao hino nacional e ficarmos deitados em berço esplêndido. Abraços."

"Maria Helena - Ipatinga:

Quando li o edital, com a data de inscrição a partir de setembro e realizações das provas só em janeiro de 2012, entendi claramente a intenção do (des)governo em continuar manipulando a categoria dividindo-a, colocando um segmento contra o outro. Não podemos nos enganar, ele não fará nada de bom para ninguém.

Enfraquecendo a categoria, perdemos o poder de mobilização. Não vamos entrar no jogo dele não. Pelo amor de DEUS. A prova que ele não respeita a categoria é a forma truculenta que os funcionários públicos foram recebidos pelos policiais na cidade administrativa. É triste ver o quanto a categoria é desvalorizada.

Como a educação é prioridade dos governantes se os profissionais são tratados como marginais, só porque exigem do (des)governo que se cumpra uma lei federal (diga-se de passagem ainda muito tímida)?

Não podemos perder o nosso principal foco, não podemos desanimar, precisamos mantermos firmes em nossos propósitos e não nos deixarmos intimidar. Ouvi essa frase no rádio semana passada de um padre:"QUANDO CRISTO VIER PODE ME ENCONTRAR CAÍDO, MAS NO CAMPO DE BATALHA." É isso aí colegas, vamos continuar na luta com muita perseverança.

Até a conquista do piso. Maria Helena - Ipatinga"

Comentário do Blog: pessoal da luta, daqui a alguns minutos estou rumando para a assembleia da categoria no pátio da ALMG. Volto mais tarde com o relato do dia e também para publicar os comentários da parte da tarde e noite. Um forte abraço a todos e firmeza na luta pelo piso, que é lei, é nosso direito, e sem ele não pisamos na sala de aula!

"Anônimo:

http://www.youtube.com/watch?v=SGYUsgLK-28

CARO EULER, POST ESSE VÍDEO... CASO ACHAR CONVENIENTE."

"Prof. Rogério Trindade:

Num dia de Assembleia, destes que reúnem cinco, seis mil pessoas, que tal descermos todos para dentro da Rodoviária de BH? Sem camisetas que dêem na cara, roupa normal, malas com os apetrechos dentro (camisetas, faixas e outros: eu queria levar um pedaço de pau) e após lá dentro, um barulhaço ensuredecedor, no saguão, na parte de cima, espalhados, e nos pontos de embarque. Só a nossa presença, que não poderia ser impedida, provocaria um dano danado no funcionamento da Rodô."

"Alessandro Uberlandia MG:

Vendo o comentário dos meus colegas acima, uma coisa eu tenho somente lamentar pela colocação de muitos, bem entrei nessa Lei 100 não por minha vontade, irei prestar o concurso e estou em greve.
E por isso que a classe de educadora não é respeitada pelo governo, pois os educadores próprios não se respeitam.
Bom se quer entrar na Justiça, fiquem a vontade
Agora um cidadão que coloca o nome de anônimo para reclamar e muito cômodo.
Outra coisa muitos estão preocupados com as vagas do concurso que são poucas,e fica naquela ladainha a efetivado tem dois cargos eu não tenho etc, etc.
Todos sabem ou fingem que não sabe, ou somente reclamam por reclamar que Professores estão virando classe em extinção, no meu caso Licenciatura Plena em Matemática o único curso que tem e na cidade de Uberlândia e entram 30 alunos e saem no máximo 8 o que eles fazem vão fazer mestrado.
Desculpe o desabafo mais estou cansado de ouvir asneiras de pessoas que falam que são educadoras .
Outra coisa que estamos nessa situação porque votamos nesse governo.
Todas as pessoas tem que se responsabilizar pelos seus atos.
Muitos reclamam de Diretores pois alguns são autoritários mais qdo há eleição votam neles
A propósito para quem está reclamando que o efetivado está com dois cargo eu faço a doação do meu outro.No caso tive que assumir dois cargos porque não tem professor.
A nossa luta é contra o governo não contra a classe.
Desculpe o meu desabafo"

"Anônimo:

Sabem porque estes governantes fazem o que querem?
Porque são todos aliados. Ministério Público, Assembleia, STF... Não nos iludamos! Estamos sozinhos. O jogo é de cartas marcadas e ao perdedor(nós)as batatas. Se é q vamos poder comprar alguma."

"Alexandre Campos:

Mais um link da greve em SC

http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5240348-EI8266,00-SC+professores+tentam+invadir+plenario+da+Assembleia+Legislativa.html

Meu comentário sobre isso:
É uma vergonha o que esses governadores fazem com a educação, a carreira do professor está destruída a cada dia que passa. Como governador não tem carreira problema, tanto esse de SC com dos outros estados em greve, como RJ, RN, MG...

Esse desembargador não deve saber de direito garantido pela constituição e deve estar desinformado sobre a lei do Piso Nacional aprovada na integra pelo STF. Professores brigando pelos seus direitos. A pergunta é o desembargador vai pagar a conta dos professores, e os comerciantes vão ficar sem receber porque os professores estão lutando por seus direitos de cidadãos. Que País é este? Cadê a Presidente Dilma que no seu discurso de posse exaltou o educador. A lei aprovada em 2008, só tornou viável em abril de 2011, mas o STF não publicou o acórdão até hoje, e os desgovernadores, que não pagam o piso necessitam achatar o salário do professor para sobrar algum, ainda dizem que educação é tudo.

Mais absurdo de tudo contratação de professores no lugar dos grevistas contra a Constituição Federal, CArta Maior deste país. Precisamos nos reunir em Brasília, sim professores de todos os Estados e cada um levar um exemplar da Constituição Federal e queimá-la em praça pública, pois passam por cima dela em interesses próprios não respeitando o direito do cidadão.

Em Minas Gerais a ditadura chegou, ontem o pelotão de choque da polícia agrediu vários professores em seu manifesto na cidade Administrativa de BH. O pelotão da polícia militar que até pouco tempo estava em greve junto com os professores, mas eles tiveram seu aumento parcelado até 2015, onde um policial com nível médio em Minas ganhará R$4.000,00 como vencimento básico, enquanto o vencimento básico do qual trata-se o piso em Minas o professor com ensino médio recebe R$ 369,00.

Será que existe alguém que possa fazer com que governadores, prefeitos paguem o piso salarial nacional dos professores?
E um desembargador quanto ganha em SC, será que nunca fizeram greve, não é bem isso que vimos até pouco tempo."

"Waender:

Governo usa a PM para controlar o fluxo de Educadores em GREVE

http://sind-utegovernadorvaladares.blogspot.com/

A Subsede do Sind-UTE de Governador Valadares recebeu na manhã desta quarta-feira a denúncia da Diretora Local representante da cidade de Engenheiro Caldas, Professora Carmem Ferreira da Silva, a denúncia de que foi interrogada pelo comandante da guarnição da PM destacada para aquela cidade sobre a Caravana de Trabalhadores em Educação para a Assembléia Estadual a ser realizada hoje, dia 13/07, em Belo Horizonte, ousando indagar sobre o número e o nome das pessoas que estavam programadas para essa viagem, num claro sinal de que o Governo do Estado não respeita o direito de ir e vir, bem como o da livre manifestação da Cidadania preconizados na Constituição Federal.

Afinal de contas, a corporação deve estar preocupada em oferecer segurança e garantia dos direitos civis aos cidadãos de bem, entre os quais, presume-se, estão os funcionários do Governo do Estado. A investigação policial deve-se ater a atos ou fatos criminosos... E não é esse o caso: a greve dos professores ocorre simplesmente neste momento porque justamente o Governo Estadual nega-se a cumprir os mandatos da Lei Federal que instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional para todas as Categorias do Magistério.

Portanto, se a Polícia está para prestar este tipo de informação ao Governo, deve ser denunciada por TODOS os EDUCADORES mineiros que se observarem acuados ou cerceados em seus direitos. Fatos como os ocorridos em 12/07 na CAMG não podem se repetir. O respeito mútuo entre as instituições e pessoas deve ser preservado para não tenhamos o dissabor de que sejam os confundidos com marginais. A EDUCAÇÃO É A MELHOR DE TODAS AS FORMAS DE PREVENÇÃO CONTRA A MARGINALIDADE.

A Subsede GV solidariza-se com a colega, solicita a Categoria que denuncie qualquer ato semelhante, e apresenta aos companheiros da Região Metropolitana seu Manifesto de SOLIDARIEDADE, perante os fatos de agressão sofridos durante a manifestação de ontem. Solicitamos também à Comissão de Direitos Humanos da ALMG que investigue os fatos e denuncie os abusos cometidos para que sejam disciplinados os funcionários públicos que tenham cometido abuso de poder.

CHEGA DE REPRESSÃO: ônibus impedidos de chegar até as cidades, retirada de carros de som de manifestações pacíficas, sprays de pimenta, agressão a estudantes e professores em manifestação, atos públicos em que os Educadores não podem estar presentes (inaugurações), reuniões de Conselho Sindical onde o maior de todos os Sindicatos do Estado (SIND-UTE), junto com outras Categorias são como a Polícia Civil e os Trabalhadores em Saúde são ignorados ou impedidos de participar. Afinal se o segundo nome de Minas é LIBERDADE, ONDE PODEREMOS RESPIRÁ-LA? Em São Paulo, Goiás, no Espírito Santo? No Rio de Janeiro parece que as coisas caminham de forma semelhante... Determinados faraós recebem aqui seus votos e descansam no berço esplêndido do Leblon... E o Governador de lá está como cá... Provavelmente tem feito Estágio...

Como amamos nossos representantes e queremos que eles ouçam nossos clamores, convocamos a todos os PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO para dizerem ao nosso ilustre Governador da importância da sua Manifestação. É preciso mostrar o mínimo de respeito, se não aos FUNCIONÁRIOS DO ESTADO, que são responsáveis pela elevação de diversos indicadores sociais como o IDEB, a redução da taxa de analfabetismo, a diminuição dos índices de violência e a queda acentuada da mortalidade infantil, o que é fato precursor de todo o crescimento econômico que nosso Estado tem alcançado nos últimos anos, que pelo menos respeite os milhões de PAIS que, por opção ou obrigação social delegam o PODER a determinados grupos partidários.

De qualquer maneira: A CAÇA AO GOVERNADOR CONTINUA, ATÉ QUE PAGUE O PISO!"

"Anônimo:

EULER, AINDA QUE A REPRESSÃO TENHA ACONTECIDO, O QUE NÃO DEVERIA TER SIDO FEITO POR AQUELES QUE NOS PROTEGERAM DURANTE TANTO TEMPO OS NOSSOS E NÃO DELES, POLICIAIS MILITARES, TENHO A DIZER QUE FIQUEI DEVERAS COM VERGONHA E INDIGNADA COM TAMANHA VIOLÊNCIA. PORÉM NÃO PODEMOS FUGIR DO FOCO QUE É O PISO SALARIAL NACIONAL LEGALMENTE APROVADO E EXISTENTE NA CONSTITUIÇÃO. Para tudo tem saída, e para o cumprimento do PISO, também terá uma solução clara e efetiva do nosso governador. Digo isso porque quem deve solucionar é o governador, a ele cabe cumprir a LEI MAIOR QUE É A CONSTITUIÇÃO. ACREDITO QUE ELE VAI CUMPRIR A LEI. e TEM MAIS QUEM SE SENTIR PREJUDICADO TEM QUE PROCURAR A LEI QUE EXISTE NO BRASIL. TEMOS BONS ADVOGADOS MELHORES DO QUE AQUELES QUE NÓS PENSAMOS QUE SÃO. E AÍ NÃO PODEMOS DEIXAR PARA LÁ, E IR PRA LÁ DE BAGDÁ, DE ILHAS "CAIMÃO", O NOSSO PISO SALARIAL. ESPERO QUE A PREGUIÇA MENTAL NÃO TOME CONTA DE NOSSO GOVERNADOR. QUEM SERÁ O (A) SEU PORTA VOZ? ATÉ AGORA NÃO OUVI O NOSSO GOVERNADOR FALAR NADA. O QUE SERÁ QUE ESTÁ ACONTECENDO. ELE ESTÁ DODÓI? EU O ADMIRO TANTO QUE ESTOU COM SAUDADES DE SUA FALA (E ESTOU FALANDO SÉRIO,TENHO ESSE DIREITO). ESTAMOS TRATANDO DE NEGÓCIOS NESSES MOMENTOS DE DEFENDER NOSSOS DIREITOS,O PISO SALARIAL NACIONAL, SE NÃO FOR ASSIM, ENTÃO PARA QUE FORAM FAZER, CONFECCIONAR ESTA LEI? SÓ PARA GASTAR PAPEL, DESGASTAR AS CABEÇAS PENSANTES DE NOSSOS DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS,GOVERNADORES E ETC.? VEJA BEM GOVERNO ESTADUAL, ESTÁ PASSANDO DA HORA DE VOCÊS CUMPRIREM A LEI MAIOR. OU SERÁ QUE NÃO TEMOS PESSOAL ACIMA CITADO TRABALHANDO?"

"Alexandre Campos:

Bom dia, Euler e companheiros.
Tenho comigo que a violência para com os professores só começou e que só ganhara notoriedade quando alguém vir a morrer, pois a imprensa gosta de sensacionalismo. Não digo que venha a acontecer, mas será necessário surgir um novo Mártir, para que nossos direitos sejam garantidos?
Agora, quanto ao edital publicado pelo governo, que ainda não vi. Acho que cabe a cada cidadão que se sente lesado em seu direito entrar com um mandato de segurança contra o edital, individualmente e em sua cidade por enquanto. Leve a constituição para entrar com o mandato, relate que o governo está fora da lei, não publicando as vagas dos efetivados da lei 100.
Quanto a colega que diversas vezes li aqui, estar com receio de perde o direito de escolha, porque o efetivado tem mais tempo na escola que ela, peço calma e pense, a escolha de turma só acontecerá ano que vem, por enquanto nada disso tem ou terá validade. Quando chegar o ano que vem, esteja com a constituição na mão na hora de escolher as turma e se for dado ao efetivado o direito de escolha na sua frente entre com os seus direitos de cidadão e não deixe realizar a distribuição, chame a polícia, faça um boletim de ocorrência, chame o advogado do sind-ute neste momento registre e enquanto não reverterem a situação não deixe distribuir as turmas. Não existe lei maior que a Constituição, nem neste estado sem lei ou melhor cheio de leis delegadas.
Uma coisa que precisamos entender o direito de um começa quando o do outro termina. Então por coerência os efetivados passam a ter seu direito garantido quando o daquele que está dentro da constituição terminar.
Abraços e combativa colega não sofra por antecipação."

"Professora:

Prezado colega, Euler. Primeiro quero corrigir uma palavra no meu comentário: senso ao invés de censo, quando percebi que digitei errado já havia mandado o comentário. Segundo quero te dizer que a minha prioridade é a JUSTIÇA, nem mais, nem menos. Não é a LC 100 simplesmente ou o piso simplesmente. É tudo junto! E pelos comentários dá pra notar que a indignação não é só minha.
Quanto ao comentário do colega que fala em ação judicial e para pararmos de só reclamar, deixo a mensagem de que ele esta certíssimo. Minha parte está sendo feita, já estou me organizando e entrarei na justiça, sem dúvida! Peço aos outros colegas que façam o mesmo. Se não puderem pagar advogado, há a justiça gratuita.
Pelo piso nós temos o sindicato e todos lutando, mas quanto a esta aberração da lei 100, vamos ter de lutar individualmente ou em grupos. Não adianta esperar nada do sindicato neste aspecto!
Um abraço a todos e não vamos desistir!"

"Anônimo:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/"

"Minas tem Jeito???:

Euler,
eu entendo que uma luta se faz com muitos combatentes e acho sinceramente que o Sindute errou muito em fazer uma manifestação na cidade faraônica apenas com participantes da capital e região metropolitana. É de conhecimento de toda a classe que em uma assembleia normal conseguimos reunir cerca de 5 mil educadores; então, por qual motivo não marcam essas manifestações ou mesmo uma assembleia na Faraônica City quando estamos todos (capital e interior) reunidos? Ficam registradas a minha indignação e sugestão."

"Anônimo:

Sabem porque estes governantes fazem o que querem?
Porque são todos aliados. Ministério Público, Assembleia, STF... Não nos iludamos! Estamos sozinhos. O jogo é de cartas marcadas e ao perdedor (nós) as batatas. Se é q vamos poder comprar alguma.".

"Prof. Junior:

Tá mais explicado o porque que a classe não consegue avanços. Todos se indignam com a Lei 100 nos comentários e esquecem de lado a luta que é pelo piso. Parece que é mais urgente dispensar 96 mil trabalhadores que possuem famílias, despesas e que também cursaram uma faculdade para estar onde estão, do que lutar pela melhoria salarial. Se está tão ruim assim, porque prestar o concurso? Por que não seguir outra coisa? É incoerência demais para um grupo só. O estado passa por cima da constituição o tempo todo prejudicando a todos, quando faz algo que beneficia um grande parcela todos ficam contra. Será que se houvesse 96 mil efetivados na polícia militar eles iriam se colocar contra? Por que conseguem tudo que querem? Enquanto ficarem atirando pedras sobre a própria classe é só pedras que receberão. Reflitam!"

Postado por Blog do Euler às 15:24 57 comentários
Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no orkut Compartilhar no Google Buzz
Links para esta postagem