segunda-feira, 11 de julho de 2011

EULLER:"Educadores mineiros devem ampliar as mobilizações durante a semana."

domingo, 10 de julho de 2011



Educadores mineiros devem ampliar as mobilizações durante a semana




A semana que inicia promete muita mobilização e luta por parte dos educadores de Minas Gerais. Nos dias 12 (na Cidade Administrativa), 13 e 14 (na ALMG), entre outros, haverá grandes concentrações.

Fiz um rápido apanhado dos vídeos e links indicados pelos colegas aqui no blog, envolvendo as lutas dos educadores de Minas na última semana. Abrimos o post com a fala do combativo colega Rômulo, filmado que foi pela amiga Cristina Costa, durante a nossa última assembleia (06/07), que dá o tom da nossa luta: sem o piso, a greve continua!

Vamos revisitar estes momentos, navegando nos links que indicamos, onde os colegas de Montes Claros, Juiz de Fora e de várias outras cidades envolvidas nas mobilizações em Rio Espera, São João del-Rei, Muriaé e Leandro Ferreira realizaram manifestações de protesto e cobrança do piso.

O governador e sua equipe andaram apertados
para fugirem de um encontro direto com os educadores em luta. Em vários blogs renomados, como os dos jornlistas Luis Carlos Azenha (Vi o mundo) e Luis Nassif (Luis Nassif Online), a nossa luta tem sido divulgada com destaque, através de artigos e comentários de vários colegas, inclusive alguns textos deste blog.

Então, façam uma boa viagem aos links abaixo, recomendem novos, se desejarem, e preparem-se, porque a semana promete!!! Um abraço a todos e força na luta!


Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=3sk7g9lWPMs

http://www.youtube.com/watch?v=2BO8aG2GlkQ

http://www.youtube.com/watch?v=KeaJmzAsU3c

http://www.youtube.com/watch?v=A3ZK8SCMPWg

http://www.youtube.com/watch?v=Va4Pg4vHZTs

http://www.youtube.com/watch?v=W3DOxEL-Iig&feature=player_embedded#at=43



Pelos blogs e sites:

http://sindutemoc.blogspot.com/2011/07/assim-caminha-greve.html

http://blogln.ning.com/forum/topics/estamos-em-greve-em-mg-pela

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/as-leis-educacionais-nao-cumpridas

http://www.acessa.com/educacao/arquivo/noticias/2011/07/04-pamonha/?utm_source=acessa&utm_medium=rss&utm_campaign=RSS%20ACESSA.com

http://conectamuriae.com.br/2011/07/08/protesto-dos-professores/

http://www.sindutevicosa.blogspot.com/

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/professores-de-minas-gerais-estao-em-greve-novamente-por-que.html

http://www.viomundo.com.br/denuncias/deputado-mineiro-atribui-protesto-de-professores-em-greve-a-ingestao-de-alguma-substancia.html





"Anônimo:

Euler ,
Bom Dia !!!Tenho fé , a vitória está a caminho ! O desgoverno terá que cumprir a Lei do Piso e ele não conseguirá manter essa greve que se fortifica a cada dia , em silêncio ! A ONU tem que conhecer o quadro real da educação e educadores de Minas e demais estados brasileiros que não cumprem Legislação. Esse PSDB precisa ser extinto .Procurem informação a respéito de Aécio Neves no tocante ao Trenzinho do Corcovado. Os motoristas de táxi que trabalham nnaquela localidade , ou seja ,levando turistas que preferem táxi ao trenzinho ,eles saberão dizer . O faraó investiu lá ."
.

"Giovane Diniz (Pipoca):

Vejam o vídeo do Deputado Inácio Franco , representando o Governador em Leandro Ferreira, na última 5ª feira 07/07. Os educadores não deram trégua durante o discurso.

http://youtu.be/Va4Pg4vHZTs
"

"
Giovane Diniz (Pipoca):

Caros companheiros, vivemos uma momento histórico em Minas Gerais. O nosso movimento será lembrado por várias e várias gerações. Porém acredito que seja apenas o começo de um "BASTA" à ditadura em Minas Gerais. A vitória está por vir, mas não devemos parar por aí.

Acredito que devemos continuar mobilizados e seguir mobilizando toda Minas Gerais, contra a política de privilégios do Governo Anastasia, para alguns comparsas.
Continuemos o nosso movimento, sob vigília e apoio aos demais movimentos.
Além da saúde, da polícia Civil e do IPSEMG, temos também uma campanha do SIND-FISCO na luta para redução do imposto da CEMIG.

Não se trata de perseguição, mas todo movimento contra os abusos praticados pelo Governador de Minas, deve ser assumido por todos nós Mineiros, independente de qual categoria pertencemos.

Na verdade somos uma única categoria: o povo de Minas.
Juntos somos imbatíveis, e mostraremos não só a este governo, mas também a qualquer outro que queira nos representar no Estado de Minas Gerais, que a partir de agora eles terão que nos respeitar enquanto seres humanos.
Daremos a eles o poder, mas se julgarmos necessário, tiraremos o poder das mãos dos mesmos.

Afinal de contas, não é o Governo o nosso Patrão, ele é na verdade, nosso funcionário, sendo assim, caso não governe com justiça e honestidade, estaremos ali, juntos para "despedi-lo".

Acorda Minas Gerais! Acorda POVO MINEIRO! LIBERDADE, AINDA QUE TARDIA.

Segue abaixo mais um vídeo de Leandro Ferreira.
A derrocada dos capachos do Governador.
Um grande abraço a tos e força na luta.

http://youtu.be/ECUthWVoyBE
"


Atenção combativa turma de Vespá e São José:

A subsede do sind-UTE Vespasiano-São José da Lapa confirmou ônibus para os dias 12 (Cidade Administrativa) e 13 (ALMG), com saída às 13h10m da Praça da Igreja Matriz de Vespasiano, com passagem por São José da Lapa e Morro Alto. Os interessados em participar destes dois acontecimentos de grande importância devem entrar em contato com a diretora Claudia Luiza pelo telefone 3621-3735 e confirmar presença no ônibus. Estaremos lá firmes e fortes!

No blog do Luis Nassif tem um tópico intitulado "As discussãoes do novo PNE" criado a propósito de um comentário que fiz intitulado "As leis educacionais não cumpridas". No primeiro artigo, de autoria de
Otaviano Helene e Lighia Horodynski-Matsushigue, fica evidente o quanto os planos educacionais não são cumpridos e como os inventimentos na Educação estão abaixo da crítica. No meu texto-comentário eu disse claramente que se a Lei do Piso não for cumprida, por omissão dos governos federal, estaduais e municipais, de que adiantam novas leis?

"
Paula:

Oi Euler, ontem vi no Fantástico que a Medida Certa vai estar em BH nesta semana. Não prestei atenção no dia, mas acredito que deva ser no domingo cedo. Seria interessante que os professores participem deste momento. Afinal, não estamos preocupados com a Medida Certa, mas com o piso certo. Será uma divulgação nacional e como eles vão filmar e apresentar no mesmo dia, não vão ter muito tempo de editar as imagens. Teremos que participar o tempo todo com faixas e protestos. Pense nisso, seria uma grande divulgação. Um abraço, Paula.
"

Comentário do Blog: olá, combativa colega Paula, não sei bem que quadro é este, pois não assisto praticamente nada na TV. Mas, fica aí a sugestão da colega. Por falar nisso, na conversa que tive durante a assembleia do dia 06 com outra combativa colega de Governador Valadares, ela sugeriu que aproveitássemos os jogos de futebol em Sete Lagoas e levássemos faixas enormes, pois as TVs não teriam como desviar nos lances de futebol. Gostei da ideia. E acho até que podemos ampliá-la: e se envolvéssemos estudantes e membros de torcidas mais ligados ao ambiente escolar (eu mesmo tenho alguns alunos que são torcedores) em todo o Brasil? Já imaginaram por toda parte haver grupos de educadores e estudantes com faixas cobrando dos governantes o pagamento do piso, salários decentes, carreira e investimentos na Educação pública? Não teria nem como a mídia, nem os governos, e nem os tribunais de justiça ignorarem o tema.

"
Anônimo:

PROF EULER,

ESTA SEMANA SERÁ DECISIVA PARA O MOVIMENTO, MAIS QUE NUNCA É IMPORTANTE INTENSIFICAR E TORNAR MAIS VISÍVEIS AS AÇÕES! AGORA VER O PRESIDENTE DA COMISSÃO DA EDUCAÇÃO AGIR COMO TEM AGIDO É DESANIMADOR. ELE PEDE PACIÊNCIA PARA NÃO ACIRRAR A GREVE. SOS! VEJA SÓ:

Parece emBOSCOada ????

OFICIO DO Dep. BOSCO Presidente da Comissão de Educação Ciência e Tecnologia

Em 29 de junho de 2.011

Como Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia vimos expressar os nossos agradecimentos pelo diálogo construtivo que empreendemos em busca de solucionarmos as questões atinentes a direção das unidades de ensino, diálogo este, iniciado em reunião ordinária ocorrida em março, a seguir tivemos uma audiência pública, que culminou com a elaboração de uma proposta entregue a Secretaria de Educação.
Neste contexto imperioso reconhecermos os esforços do Governo do Estado, em especial, do Governador Anastasia e da Secretaria Ana Lúcia Gazzola no reconhecimento da nossa causa e na forma como o assunto vem sendo tratado.
Por sua vez os abnegados diretores, conscientes da justiça de seus propósitos esperam ansiosos, assim como nós, pelo deslinde do tema.
O que podemos afiançar neste instante, é que avançamos muito. No entanto, fato superveniente – a greve dos professores – está a solicitar de cada um de nós um pouco mais de prudência. Afinal cada diretor é, em essência um profissional do magistério e irmana-se aos colegas na luta por direitos que consideram essenciais.
Prudência porque? Porque o aceite da nossa proposta, pode ser levada para os professores como fato tendente a desmobilizar a categoria, resultando em açodamento do movimento grevista. Por outro lado o não aceite da proposta em pontos fundamentais, também pode levar ao mesmo caminho.
Para este presidente, que tem se esforçado e muito, sem arroubos ou alardes, pela construção do diálogo parece inoportuno concorrer para para que exista embate.
Neste sentido, tomamos a liberdade de solicitar um pouco mais de paciência para aguardarmos o momento adequado para o anúncio das propostas do governo.
Mesmo assim, segundo a Secretária Ana Lúcia muito em breve, após a chegada do governador que se encontra em viagem ao exterior, será feito o anúncio tanto da proposta relativa ao diretores, quanto uma proposta que otimiza a sistemática de remuneração do subsídio.
Certos da consecução dos nossos propósitos, manifesto a cada um de vocês o nosso apreço.
Atenciosamente
Dep. BOSCO Presidente da Comissão de Educação Ciência e Tecnologia Em, 29 de junho de 2.011.
"

Comentário do Blog: o que fica evidente é que o governo tem uma proposta para os diretores e uma proposta de "otimização" do subsídio. Seria tudo bem mais simples se pagassem o piso e depois discutissem conosco a devolução do que nos confiscaram em 2003. Mas, preferem outro caminho, o da enrolação. Nossa mobilização deve crescer para que a lei do piso seja aplicada na sua plenitude. Nada mais, nada menos.

"
Anônimo:

Prof Euler,

Concordo com voce. "Escondem" a proposta para "não acirrar a greve", indicativo claro que a proposta será "melhor" só para os diretores. O que estão esquecendo é que "enquanto enrolam" os alunos ficam sem aulas, os professores ficam sem o piso salarial, tudo isso, comprova que o governo não está nem um pouco preocupado com o cumprimento do calendário escolar! Afinal o preju será apenas de alunos e professores, né mesmo?

Mas como diz voce, vamos em frente e força na luta! SEM PISO NINGUEM PISA NA ESCOLA!
"

"
Anônimo:

EULER, O GOVERNADOR VAI ESTAR EM MONTES CLAROS DIA 15 ÁS 10 HORAS DA MANHÃ NA AMANS. VAMOS RECEPCIONA-LO"

Comentário do Blog: não esqueçam de documentar a recepção e enviar fotos e vídeos aqui para o blog. Um forte abraço e força na luta!

"ABC
:

Euler, o governador já chegou de viagem. Ele precisa parar de lero-lero e mandar pagar o piso aos professores urgentemente. Ele usa a educação como bandeira de campanha, mas enfia a faca nos educadores. Ele precisa lembrar que os alunos que estão sem aulas, os pais e, infelizmente, muitos educadores, (APPMG) votaram nele. Não aguento mais esta herança que Tancredo deixou para nós. Será que merecemos tanto sofrimento? ABC"

"
Educadora Mineira:

Após a leitura do texto do Deputado, fiquei analisando que falta de objetividade, que discurso empolado. Meu Deus, nos nossos tempos, exige-se um a linguagem direta com clareza e objetividade. Este texto não convence ninguém, pois peca bastante pela falta de precisão. Penso, prof. Euler, que ele deveria se espelhar na sua habilidade de transmitir com propriedade e clareza.
Um abraço!

Educadora Mineira"

"
Anônimo:

Oi Euler,
Estou tentando confirmar meu nome para o ato de amanhã, dia 12, na cidade administrativa e não consigo.

Sou de Sete Lagoas, que fica a 1 hora de belo Horizonte. a última vez que liguei para a subsede foi as 15 horas e segundo o pessoal daqui, não tem nada confirmado em relação ao ato do dia 12.

Dizem estar esperando confirmação e orientação da sede central. Não consigo entender isto, afinal o ato foi aprovado em assembléia, por que esperar orientação da sede central, entendo que se foi aprovado em assembléia, as subsedes tem que encaminhar.

Se é necessário orientação da sede central, esta orientação já deveria ter sido passada para as subsedes, afinal o ato já é amanhã e, este ato tem que ter muita gente, tem que sacudir a cidade administrativa no intuito de arrancarmos uma negociação de verdade. Mas muitas pessoas daqui de Sete Lagoas, que tem interesse em participar, pelo jeito, vão ficar de fora, mesmo estando a 1 hora de bh.
"

Comentário do blog: tem toda razão, combativo/a colega, o ato não carece de qualquer confirmação, pois foi aprovado em assembleia e consta da agenda oficial de mobilização para esta semana. Atenção subsede Sete Lagoas: coloque um ônibus pra turma que quer lutar! Ainda dá tempo!


"
Educadora Mineira:

Aos colegas Educadores de Montes Claros, recebam-no, calorosamente, com bastantes apitos e ao som de megafones, essa recepção festiva o agrada muito. O que prepararem para a recepção cerimoniosa, complementará, certamente, o que faltar no discurso. Nós da Zona da Mata é que sabemos, pois penso que Ele não esperava tanto afago!!!
Abraços aos colegas Educadores que se encontram na luta!

Educadora Mineira
".

"
Anônimo:

Prezados colegas,

Devido às "calorosas" recepções ao governador Anastasia, feitas pelos professores estaduais no interior de Minas, o site da agênciaminas (site oficial das ações do governo mineiro) não está mais divulgando a agenda do governador.
Não tenha medo Anastasia! Só queremos o nosso Piso!
".

"
Anônimo:

Então quer dizer que não vão divulgar a agenda de trabalho do governador. Puxa, então vão fazer inaugurações dentro da CASCA DE OVO. Não tem problema, vai ficar ainda mais emocionante descobrir ONDE ESTÁ O GOVERNADOR?!, ONDE VAI O GOVERNADOR?! A rádio tamanco vai funcionar muito bem entre nós educadores. Não precisamos nos preocupar!!"

"
Anônimo:

Boa noite Euler!

O governo mineiro perdeu mais uma:

Segunda-feira, 11 de julho de 2011

É inconstitucional contribuição sobre proventos para a saúde

Em análise de um recurso (Agravo de Instrumento 831223), o Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou entendimento quanto à inconstitucionalidade de contribuição previdenciária instituída sobre proventos e pensões de servidores públicos com a finalidade de assistência à saúde diferenciada, no intervalo das Emendas Constitucionais nº 20/98 e 41/03. A decisão ocorreu por meio do Plenário Virtual da Corte.

O Estado de Minas Gerais e o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) são os autores do Agravo de Instrumento (AI), no qual questionam decisão que indeferiu o processamento de recurso extraordinário, interposto contra acórdão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Agravo admitido

O relator da matéria, ministro Cezar Peluso, considerou presentes os requisitos formais de admissibilidade do recurso, motivo pelo qual deu provimento ao agravo, convertendo-o em recurso extraordinário. Segundo ele, a questão suscitada neste recurso versa sobre a constitucionalidade da instituição de contribuição à saúde incidente sobre o valor de proventos e pensões de servidores públicos, no interregno das Emendas Constitucionais nº 20/98 e 41/03.

Peluso lembrou que o Supremo possui jurisprudência firmada no sentido da inconstitucionalidade de tal contribuição previdenciária sobre proventos e pensões de servidores públicos, ainda no interregno das Emendas Constitucionais nº 20/98 e 41/03. São precedentes a Ação Direta Inconstitucionalidade (ADI) 2010 e os REs 577848, 416056, 357528 e 356574.

O Tribunal acompanhou o voto do relator reconhecendo a existência de repercussão geral da questão constitucional e, no mérito, reafirmou a jurisprudência dominante da Corte sobre o tema para negar provimento ao recurso extraordinário, vencidos os ministros Ayres Britto e Marco Aurélio.

(Fonte: www.stf.jus.br)
"

"
Anônimo:

A coisa esta complicada vejam :

http://www.almg.gov.br/not/bancodenoticias/Not_852281.asp
"

"
Débora Martins:

Caríssimo Euler.
nõ sei quanto à você tenho saído das últimas assmbleias com a sensação de que nada acrescentou-se. não estou aqui nem um pouco desanimada com a luta, até porque, isso não me seria permitido ao ver tantos colegas do interior tão combativos. Mas realmente, tenho achado as assembleias inócuas, cansativas. Tenho a impressão de que se arrastam por falta de novidades. será? Mas, porque cargas d'águas tão pouco se falou sobre a prisão do nosso colega semana passada? Há sim muito o que dizer, mas não sei bem o porquê as assembleias estão me parecendo desorganizadas e enfaradas, na última, muitas pessoas estavam dispersadas pelo café e banheiros e sequer votaram. Bom, por isso resolvi escrever ao sindicato e publiquei o seu conteúdo em meu blog. Se quiser lê-la e depois divulgá-la, fique à vontade. Grande abraço!
Débora Santos.

http://noredemuinho.blogspot.com/2011/07/carta-ao-sindicato.html
"

"
Anônimo:

CQC passa reportagem sobre greves da educação, sugestão de colega de MG. GREVE CAMINHA
".

"
Anônimo:

Oi, Euler,

"A lei 11.738/08 prevê que o piso será atualizado no mês de janeiro no mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno no Fundeb. O governo propôs a mudança para o reajuste pela variação do INPC no ano anterior, mantendo o aumento em janeiro. Essa regra foi aprovada inicialmente pela Câmara, mas o Senado alterou o texto. Em razão da mudança, a proposta voltou para a Câmara, que fará a última análise antes da sanção ou veto presidencial.
Deputado Espiridião Amin diz que não há como punir governadores que descumprem a Lei do Piso.
Vamos continuar unidos nessa grande luta.
Abraços.

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/199614-CCJ-APROVA-CORRECAO-DO-PISO-DE-PROFESSOR-PELO-INPC-E-PELO-FUNDEB.html
".

"
Anônimo:

Presidenta Dilma diz: a escola pública é a que faz democracia.

http://blog.planalto.gov.br/a-valorizacao-da-educacao-e-de-extrema-importancia/
".

Comentário do Blog: ATENÇÃO PESSOAL, aos dois posts acima e a todos os colegas de luta, julgo que estamos sendo lesados pelo governo federal - tal como acontece com o governo estadual - e vou tentar explicar isso num próximo post. Depois que li o teor do PL 3776/2008 fiquei revoltado com as práticas que estão sendo tramadas nas nossas costas, com o apoio da CNTE, do governo federal e dos demais governos. Querem acabar com o critério de reajuste anual pelo custo aluno/ano. Não podemos aceitar isso. Estamos sendo apunhalados pelas costas, com o silêncio - e até a defesa contra os nossos interesses - por parte da CNTE e quem sabe até de outros entidades sindicais. Vou explicar no próximo post. Aguardem - e se estiver errado, corrijam-sem!

Pelo que entendi, o PLC 3776, que foi aprovado na Câmara Federal, mudava a forma de reajuste do piso, do custo aluno/ano, que tem índice elevado, para o INPC do ano anterior, que tem índice bem inferior. Mais ou menos uma diferença entre 22% (custo aluno/ano) e 7% (INPC).

O argumento do Executivo federal em 2008 e 2009 foi o mais ridículo possível: era preciso evitar altos reajustes para os professores, pois isso prejudicaria os investimentos da rede escolar, em equipamentos, etc, com os recursos do FUNDEB.

Já no Senado, o tal projeto recebeu um substitutivo que mantém o reajuste pelo custo aluno/ano ou no mínimo pelo INPC (não li como ficou a redação final). Como o projeto deve voltar para a Câmara, é preciso tomar cuidado. Onde estava a CNTE que chegou até a elogiar este projeto ao invés de denunciá-lo?


Por isso é que disse: entre o discurso e a prática, há uma longa distância. Sinto que todos os governantes estão contra os educadores, apesar dos discursos. Precisamos reforçar a nossa luta e nos organizar melhor, inclusive nacionalmente, para obter uma conquista definitiva em favor da Educação pública e dos educadores, pois estamos sendo massacrados pela elite rica, corrupta e canalha.

"
Anônimo:

Prof. Euler, isso é muito sério, preocupante!!"

"
Anônimo:

EULER, os LC 100 estão recebendo um contra cheque com os dizeres: MENSAGEM AOS SERVIDORES.Deve ser mais uma tática de convencê-los que têm os mesmos direitos dos efetivos. Esse desgovernador é uma bisca mesmo; mas vai ser desmacarado...."

"
Anônimo:

Oi, Euler.

Nessa viagem pelos links recomendo aos companheiros,principalmente àqueles que não aderiram ao movimento a leitura do "Discurso Sobre a Servidão Voluntária", de Étienne de La Boétie. Os que estão fortes na luta, sabem como disse o pensador que "sempre haverá umas poucas almas melhor nascidas do que outras, que sentem o peso do jugo e não evitam sacudi-lo, almas que nunca se acostumam à sujeição" e Sabem que "até os bois sob o jugo andam gemendo".
Abraços.

http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/boetie.pdf

Se nós decidirmos ser livres, o tirano por si só se anulará...

http://www.youtube.com/watch?v=qguRod29ips
"

"
Giovane Diniz (Pipoca):

Caros companheiros, fiz o pedido ao CQC e funcionou.
Ontem eles falaram da greve na educação e na qualidade da escola pública, além do projeto de lei de Cristóvão Buarque.
Não foi o ideal, mas já é alguma coisa.
Vamos fazer uma grande corrente de manifestação pedindo ao CQC, para fazer uma matéria no Proteste já em BH com a Beatriz.
Acredito que se várias pessoas enviarem o pedido e assistirem o programa, nas segundas feiras conseguiremos, já que a audiência irá aumentar muito.
Gostaria de informar aos companheiros que mais uma categoria está em greve. Agora a COPASA.
"




Nenhum comentário :

Postar um comentário