sexta-feira, 30 de julho de 2010

BLOGDOJP:"Madre de Deus de Minas vira cenário para a mini-série Sansão e Dalila da Rede Record" "Brasil é classificado como 3º pior país para morrer"


Madre de Deus de Minas vira cenário para a mini-série Sansão e Dalila da Rede Record

A Record começou a gravar ontem, em uma plantação de trigo na cidade de Madre de Deus de Minas (região de São João del Rei, em Minas Gerais), a minissérie Sansão e Dalila, baseada na Bíblia.

A produção, com 16 capítulos e estrelada por Mel Lisboa e Fernando Pavão, ainda não tem previsão de exibição, diferentemente de A História de Davi, sobre o pastor de ovelhas que enfrentou e derrotou o gigante Golias, tornando-se rei de Israel.

Escrita por Vivian de Oliveira, autora de A História de Ester, A saga de Davi terá 25 capítulos e estreará em janeiro de 2011. As gravações estão previstas para começar em outubro. O diretor, João Camargo, visitou recentemente possíveis locações no Ceará e Rio Grande do Norte, mas não há nada decidido ainda.

Vivian de Oliveira entregará nesta semana os dois primeiros capítulos da minissérie. O elenco ainda está em estudos pela direção de teledramaturgia da rede.

Brasil é classificado como 3º pior país para morrer

Uma pesquisa da unidade de inteligência da revista “The Economist” classificou o Brasil como o 3º pior lugar para morrer e apontou para as grandes dificuldades da saúde no país. O estudo inédito compara os cuidados com pacientes terminais em diversos países. Entre as 40 nações analisadas, o Brasil só não é pior do que Índia e Uganda.
Dispostos em quatro categorias, os indicadores qualitativos e quantitativos incluem desde macrodados -como expectativa de vida e porcentagem do PIB destinada à saúde- até fatores como a facilidade em se obter analgésicos e se os estudantes de medicina são treinados em cuidados paliativos.
Cuidados paliativos ou de fim de vida são as medidas tomadas quando já não é possível curar ou estender a vida do paciente. As prioridades passam a ser o controle da dor e o conforto físico e psicológico do doente e de seus familiares.
Apesar da classificação no ranking, no Brasil já existem diversos especialistas na área de Cuidados Paliativos e Tanatologia que tentam difundir e implantar mudanças no atendimento a pacientes terminais ou portadores de doenças incapacitantes.
A pós-graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da USP possui a primeira e única disciplina de Tanatologia - Educação para a Morte, que é destinada exclusivamente a discutir e pesquisar a temática da morte e do morrer. A disciplina é oferecida uma vez por ano, para mestrandos e doutorandos da área da saúde, sendo que no primeiro ano contou com mais de 45 alunos.
A tanatologia e os cuidados paliativos ainda não fazem parte da grade curricular da grande maioria cursos de graduação na área da saúde, o que seria fundamental para mudar a posição do Brasil no ranking.
Para saber mais sobre os cursos acesse o site www.saudeeducacao.com.br
*fonte: DCC Comunicação

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Fibra ótica chega em São João del Rei para atender ao crescimento da demanda por banda larga

A Fibra ótica, que tem revolucionado a comunicação mundial por ter uma capacidade até 1 milhão de vezes maior que o cabo metálico, começa a chegar em São João del Rei. Vários técnicos estão trabalhando na rede subterrânea do Centro Histórico da cidade para a instalação dos cabos. Os investimentos na rede brasileira de fibras óticas ainda estão voltados para atender principalmente as empresas. A maioria das ligações entre o backbone e o cliente residencial continua sendo feita por cabos metálicos. Mas o futuro parece chegar em São João del Rei.
A Cemig Telecom, empresa de telecomunicações do Grupo Cemig, assinou no dia 07 de julho, contrato para atuar no modelo de negócios Carrier’s Carrier (Operadora de Operadora), disponibilizando sua rede Fiber to the home (FTTH) para a Algar Telecom. A rede FTTH leva fibra óptica até as residências para atender ao crescimento da demanda por banda larga, comunicação, vídeo, segurança, jogos em alta definição e outros serviços.

FIBRA ÓTICA NO MERCADO

Os produtores mundiais de fibra ótica não estavam preparados para a explosão de consumo de serviços de telecomunicações, que chega a registrar um crescimento de 1.000% ao ano, segundo o professor Hugo Fragnito, chefe do grupo de comunicações óticas da Unicamp.
O resultado é que a fibra ótica disponível hoje não é suficiente para atender a demanda do mercado. "A produção atual de fibra já está totalmente vendida por um ou dois anos", afirma Fragnito. "As empresas que não fizeram suas reservas não vão conseguir tirar seus projetos do papel", comenta a consultora Adriana Reis Menezes, do Yankee Group.
Na avaliação do professor Fragnito, a explosão de consumo tem acontecido nos últimos três anos. "A demanda por fibra aumentou muito a partir da popularização da Internet e, conseqüentemente, a procura por serviços de banda larga", diz.
Apesar de os fabricantes de fibra ótica estarem investindo constantemente no aumento da produção, as empresas brasileiras hoje só conseguem atender 50% da demanda nacional. A importação de países como Estados Unidos e Japão supre o restante.

Consumidor vai pagar menos pela conexão rápida

Os preços dos serviços de acesso rápido à Internet devem ter uma queda de 20% a 30% ao ano. É o que avalia a Adriana Reis Menezes, consultora do Yankee Group, especializado em tecnologia da informação. Segundo ela, a redução nos custos da transmissão é conseqüência do aumento do número de empresas que estão investindo em infra-estrutura de cabeamento ótico e em serviços de telecomunicações.
"Com a abertura do setor de telecomunicações brasileiro muitas multinacionais vieram para cá vender seus serviços. Mas tiveram de investir também em infra-estrutura, já que a mantida pela Embratel já estava com a capacidade praticamente esgotada", afirma Adriana. "Mas esse investimento está valendo para elas porque a demanda por serviços é muito grande", complementa.
Capacidade da fibra é 1 milhão de vezes maior que a do cabo metálico

A fibra ótica é hoje a base das relações de comunicação. Se utilizássemos somente o cabo metálico, em alguns casos seria mais rápido enviar um motoboy para fazer uma entrega do que mandá-la via rede. Fonte: Repórter Terra - Cristina Bodas

Blog S.O.S. EDUCAÇÃO PÚBLICA : INDISCIPLINA E AGRESSÃO EM SALA DE AULA

VAMOS REFLETIR UM POUCO SOBRE A REALIDADEDA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS.

VANDA


quarta-feira, 14 de julho de 2010

INDISCIPLINA E AGRESSÃO EM SALA DE AULA

Um professor da Escola Estadual Dr. Aurino de Morais, bairro Jatobá, no Barreiro, Minas Gerais, agrediu um aluno na quarta-feira (7), após ser ameaçado de morte. O professor teria tentado conter a turma, que fazia bagunça, quando foi ameaçado pelo estudante de 13 anos. Outros garotos que estavam na sala filmaram toda a confusão.

Depois de agredir o estudante com um soco, o professor foi até a polícia e registrou um boletim de ocorrência. Em seguida, ele foi até a escola e pediu demissão. A diretora do colégio explica que o professor só agrediu o aluno porque foi ameaçado de morte e que o jovem de 13 anos já tem histórico problemático. “Ele estuda aqui desde pequeno e já teve vários problemas aqui dentro. Ele quase não fica dentro de sala, pula o muro quase todos os dias”, afirma Cristina Andrade Pereira.

Ainda segundo a diretora, alguns alunos da sala ameaçaram ir atrás do professor e apedrejar a casa dele. “Por isso ele pediu para sair da escola”, conclui. O aluno, que cursa a quinta série do ensino fundamental, não foi expulso da escola.
Veja abaixo vídeo da agressão, gravado por celular por um dos alunos e postado no site Youtube:

Fonte: Jornal O Tempo Online /Youtube/TV Alterosa

http://www.youtube.com/watch?v=B-kx-AwDjiQ
http://soseducaopblica.blogspot.com/2010/07/video-gravado-por-alunos-mostra.html#comment-form

*NO YOUTUBE OU NO BLOG DA GRAÇA AGUIAR( S.O.S EDUCAÇÃO PÚBLICA) PODEMOS VER O VÍDEO DO PROFESSOR AGREDINDO O ALUNO.

DEVEMOS REFLETIR O QUANTO ESSE PROFESSOR TOLEROU PARA ACABAR TENDO ESSA ATITUDE IMPULSIVA E ESTRESSADA...
E O ALUNO CONTINUA LÁ, NA MESMA ESCOLA, SENDO PROTEGIDO PELA LEI...
NA ÉPOCA DA MINHA MÃE E NA MINHA INFÂNCIA, PROFESSORA ERA TRATADA COMO MÃE, COM MUITO RESPALDO DA SOCIEDADE, COM O GLAMOUR DA PROFISSÃO.
TUDO MUDOU...E A DELINQUENCIA AUMENTOU.
NÓS PROFESSORES SOMOS DESRESPEITADOS E "AGREDIDOS" O TEMPO INTEIRO E TUDO SE MANTÉM, VIROU ROTINA...
NEM OS PAIS NEM AS ESCOLAS ESTÃO SUPORTANDO AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES ( ÓBVIO QUE HÁ MUITAS EXCEÇÕES) E A CRIMINALIDADE CRESCE. A FALTA DE LIMITES NORTEIA A MAIORIA DOS CASOS DE DELINQUENCIA QUE VAI PARAR NAS CADEIAS BRASILEIRAS.
VANDA

quinta-feira, 29 de julho de 2010

FOTOS DE ALGUNS EVENTOS DO INVERNO CULTURAL



Show com o Grupo VivaViola, dia 19, às 20h no Teatro Municipal







9 jul

Inverno Cultural:

Formado por Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias, o show apresenta o universo da viola caipira em vista à sua importância e o seu ressurgimento como expressão artístico-cultural.











Espetáculo de teatro adulto: Tantas Outras Quantas – Cia. Márcia Baltazar, dia 19, às 20h no Espaço Cultural Manicômicos








adicionar nomeexcluir essa tag

Apresentação musical do Tabajara Belo Trio às 22h no Teatro do Campus St. Antônio



O show confirma o compromisso do grupo com o genuíno violão brasileiro, renovando o diálogo com o jazz e a música erudita.








Show com Juliana Perdigão e os Oito e 1/2 às 22h no Teatro do Campus St. Antônio!


Cantora e instrumentista, Juliana Perdigão, acompanhada de sua banda, mostra uma interessante mistura de gêneros musicais, incluindo canções inéditas de compositores da recente cena mineira.







Paulo Caetano, coordenador da área de artes visuais do Inverno Cultural, e vocalista da banda Witchhammer.






Lançamento do livro seguido de sarau: Corpoletrado - Babilak Bah (Belo Horizonte/MG). Local: Espaço Calêndula.





GASTRONOMIA



Torta de maçã com calda e chantily; Risoto de camarão com manga; Lasanha de Fungi; Costela defumada ao molho de caramelo e champignon.



Lasanha de fungi. Chef: Andre Luis Vieira. Restaurante Salya.








Risoto de camarão com manga. Chef: Rubens Galdino. Restaurante: A Casa Galdino.







adicionar nomeexcluir essa tag

Chef: Gustavo Coker e seu prato Costelinha defumada ao molho caramelado com champignon, do Restaurante Villeiros

"DEVEMOS NOS PREPARAR PARA COLOCAR O BLOCO NA RUA":DIZ EULER AOS EDUCADORES MINEIROS

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Devemos nos preparar para colocar o bloco na rua...


Pinduca, aquele que votou contra as emendas dos educadores de Minas - um deles - foi barrado pela lei da Ficha Limpa. Leia matéria completa clicando aqui. É um a menos na nossa lista de Ficha Suja da Educação!

Achei por bem deixar a roupa suja para amanhã e me concentrar pelo menos durante um pedaço de hora neste texto. Estou preocupado. Com os rumos da nossa luta, com o que virá no próximo governo estadual, cujos primeiros sinais não são os melhores. O afilhado do faraó já deu mostras da insensibilidade para com os problemas sociais e com a Educação em especial. O outro, mesmo em campanha, mostra-se incapaz de assumir compromissos bem definidos - imagine-se depois de eleito. Por isso eu não vou assumir compromisso com estes candidatos.

Não podem estar descartadas pelo menos duas possibilidades em relação às eleições para o governo do Estado: o voto em um(a) candidato(a) com perfil ideológico de esquerda, mesmo sabendo de sua derrota eleitoral, ou mesmo o voto nulo para o governo de Minas.

Dirão: isso vai favorecer o afilhado do faraó. Bom, se temos essa força - e eu acho que temos - então merecemos mais respeito por parte dos candidatos, especialmente do candidato do PMDB-PT. Se ele pretende receber o voto de 400 mil educadores e mais familiares e influência na comunidade ele deve assumir compromissos públicos e formais com a Educação e especialmente com os educadores. Nada menos do que isso: a) pagar as novas tabelas já em janeiro de 2011, b) posicionar os educadores nas tabelas de acordo com o tempo de serviço no estado, no máximo em até 03 meses de governo, c) pagar o quinquênio para todos os servidores da Educação (inclusive os novatos, que já tenham cinco anos de casa e aos demais quando completarem este tempo), d) não mexer na jornada de trabalho e comprometer-se a aplicar o terço de tempo extraclasse como manda a lei do piso aprovada em 2008 e até agora não aplicada. As demais reivindicações podem ser discutidas durante o governo, mas estas, são básicas. Sem compromisso formal e público, não há apoio.

Então devemos nos preparar, inclusive convocando os trabalhadores da Educação para que, na última semana que antecede as eleições, utilizarmos as duas últimas aulas para discutir com pais e alunos sobre as realidades eleitorais e conjunturais no Brasil e em Minas. Não se trata de campanha eleitoral para este ou aquele candidato, mas de um projeto de cidadania, que temos autonomia para realizá-lo.

Temos obrigação moral de conversar com os alunos e pais de alunos sobre a realidade política do nosso país, do mundo e do estado de Minas Gerais. Discutir com eles, por exemplo, como são aplicadas as verbas públicas, que deixam de fora a Saúde, a Educação e o saneamento básico, enquanto se constroem obras faraônicas e privilegiam interesses de grupos que detém o poder. Mostrar o papel da mídia que entorpece as mentes das pessoas todos os dias, em troca de muitos milhões que caem nos bolsos de alguns poucos proprietários desta mídia, de editores e jornalistas de aluguel. Mostrar como a Justiça só prende pobres e negros, enquanto livra a cara de bandidos de colarinho branco.

Nada impede que fora da escola os educadores apoiem os seus candidatos. Deveríamos até formar uma lista de candidatos a deputado estadual e federal e ao senado absolutamente comprometidos com a luta dos educadores e com os movimentos sociais, como os sem-terra e os sem-teto, entre outros. Não precisamos de mais representantes bundões, mauricinhos, pois isso todos os partidos têm de sobra. Precisamos de lutadores sociais a nos representar com dignidade, testados na luta, que não se vendam e que não se deixem embriagar e lambuzar com os banquetes palacianos da burguesia, negociando a alma com o demônio.

Nós, educadores, precisamos mostrar a nossa força, inclusive eleitoral, mas não somente. Nossa principal força reside na nossa capacidade de mobilizar a comunidade, de paralisar as escolas e convocar a comunidade contra as injustiças cometidas pelos governos, a começar pelos baixos salários praticados na própria Educação.

Não podemos de maneira alguma assistir passivamente à utilização eleitoreira da causa da Educação pelos candidatos em véspera de eleição. Nenhum dos candidatos preferenciais nas pesquisas têm até o momento moral para falar em nome dos educadores. Ou mesmo para os educadores. E isso a comunidade precisa ter consciência. Só nós, educadores, falamos em nosso nome. E estamos cobrando compromissos, que é a única coisa que alguns candidatos ainda podem assumir.

E a par disso, como tenho dito aqui, devemos nos preparar para enfrentar o próximo governo, seja ele quem for. Manter os tambores lustrados, os apitos por perto, as bandeiras ao alcance das mãos, os uniformes de batalha limpos e a disposição de combate acesa, pronta para enfrentar e vencer o inimigo.

É com essas palavras que faço o meu cumprimento matinal aos lutadores da Educação: força na luta, camaradas, até a nossa vitória! Não vamos esperar em silêncio e acomodados que pisem novamente na nossa garganta. Temos a nos inspirar a nossa maravilhosa revolta dos 47 dias. Precisamos manter a nossa unidade, fortalecer a nossa organização e nos preparar para as próximas lutas.

* * *

Links com temas associados ou não:

- Site oficial do Sind-UTE - que cobra do governo a promessa da publicação, até o final de julho deste ano, do edital do concurso público para as diversas carreiras da Educação.

- Blog do Miro - falando sobre a necessidade de uma auditoria no Datafolha - ou "Datafraude".

- S.O.S. Educação Pública - bom artigo sobre o "bicho papão MST" no inconsciente de eleitores desavisados.

- Blog do COREU - com sua equipe de primeira linha de articulistas, sob a coordenação do colega Wladmir Coelho.

- As nossas combativas colegas Cristina (Blog da Cris) e Vanda Sandim (Blog Proeti no Polivalente) estão curtindo o que resta das nossas férias. Vale a pena revisitar o blog dessas guerreiras.

- Não deixem de acompanhar também a grande lista de blogs que indicamos ao lado. A rede de comunicação virtual virou a mais confiável fonte de informação das pessoas que não se guiam pelas desinformações da mídia burguesa.

EULER EM SEU BLOG NOS CONTA DA SUA ROTINA DE FÉRIAS: NÃO MUITO DIFERENTE DE NÓS, EDUCADORES DA REDE PÚBLICA QUE RECEBEMOS BAIXO SALÁRIO.

REALMENTE NÃO DÁ PRA VIAJAR OU "CURTIR" AQUELAS FÉRIAS COM O BAIXO SALÁRIO DE PROFESSOR...VAMOS MANTENDO AS ESPERANÇAS DE QUE DIAS MELHORES VIRÃO. E O EULER NOS CONTA SOBRE SUA ROTINA DE FÉRIAS DE UM JEITO BEM HUMORADO, FAZER O QUÊ NÉ EULER?!!!

( VANDA)



Na rotina de uma quarta-feira de recesso...


Quando levanto hoje (28/07) às 10h e abro o guarda-roupa, dou conta de que o estoque de roupas limpas está no osso, bem baixo mesmo. Telefono para a casa da minha mãe e pergunto se dá pra lavar as roupas por lá, na máquina, claro. É que o meu bunker ainda não dispõe de tanque de lavar, nem mesmo de um tanquinho. E nas pias da cozinha e do banheiro não dá, né gente. Minha mãe diz que coincidentemente ela tinha lavado as roupas hoje pela manhã, razão pela qual os varais estavam ocupados. Fica para amanhã, então. Mas, o grande culpado dessa minha pequena grande tragédia pessoal de uma quarta-feira de recesso é o faraó e seu afilhado, pois, com o salário-de-professor-de-Minas (assim mesmo, tudo junto) simplesmente não dá para contratar um pedreiro e instalar um tanque e depois comprar uma máquina de lavar roupa. Nem à prestação dá.

Inviabilizada esta minha tentativa de primeiro movimento matinal vou até o barbeiro para aparar o cabelo, pois muita gente anda reclamando que os meus cabelos estão por demais longos. Então, para o bem geral da nação, fui até o barbeiro, pois, parodiando os ex-candidatos a prefeito de BH em véspera de eleição, "isso dá pra fazer". Banho tomado, cabelo cortado, agora só falta a barba, que ainda está curta e pode esperar mais uns dias.

Nas ruas da cidade, todos os dias encontro uma dúzia pelo menos de alunos, antigos e atuais. Por toda parte por onde ando encontro com eles. Nos supermercados, farmácias, loterias, papelarias, posto de gasolina, enfim, por toda parte tem sempre um ex-aluno a trocar cumprimentos, às vezes parando pra conversar, contando-me um pouco de suas proezas ou expectativas. No ano passado, resolvi dar uma volta noturna no pátio da rodoviária onde acontecia o carnaval do povão e o local estava bem lotado. E quando passei pelas barracas de comida e bebida e depois arrisquei-me a passar no meio da multidão, onde as pessoas dançavam e pulavam e cantavam, percebi que quase a metade dos foliões tinha sido meus alunos. Portanto, estava protegidíssimo!

Já havia almoçado e pensava chegar em casa e fazer a minha ronda virtual. Mas, lembrei-me do texto que publiquei ontem, que dá conta de que dormir faz bem para a memória. Logo, decidi fazer o quilo, já que o clima era muito bom, com um friozinho adequado e o sol batia suavemente no meu quarto. Este ano ainda não gripei e nem pretendo gripar. Menos ainda pegar dengue, pois há dois anos fiquei seis ou sete dias de cama por causa da dengue. Ninguém merece!

Liguei a TV, não para assistir a programação da tarde, que invariavelmente é pobre, mas para dormir. Li na Internet alguma coisa sobre uma TV do Trabalhador - TVT, que estaria por ser inaugurada. Espero que não seja mais uma emissora a abafar as rebeldias e manifestações que ocorrem nas ruas e nas praças e nos campos. De mídia domesticada já basta a que existe.

Passava das 5 da tarde quando acordei. Preparei um café, alguns biscoitos e pão de mel banhado em chocolate. Esperava a visita de um eletricista que vai instalar uma ou duas tomadas, pois, desde que me instalei no bunker, no final do ano passado, improvisei as ligações elétricas com fios que atravessam todo o espaço a partir de uma única tomada. Outro dia queimou o estabilizador, que durou até muito. Mas, pelo menos não queimou meu computador que já dura quatro anos, nem minha TV de 20 anos, nem a geladeira de uns 30 anos, mais ou menos. Comprei outro estabilizador e tudo funciona às mil maravilhas. Por via das dúvidas, quero corrigir estes problemas com os serviços de um técnico, que por sinal me ligou dizendo que só amanhã poderá aparecer aqui. Então, a quinta-feira vai estar ocupada: a roupa por lavar na parte da manhã e o eletricista que diz que virá na parte da tarde para corrigir as gambiarras do meu bunker.

Fui até o supermercado agora no final da tarde comprar o lanche da noite e o de amanhã. Quando retorno, faço a visita de rotina na Internet. O Boletim nº 19 do Blog do COREU já está disponível, com boas matérias e artigos. Entre eles, o do professor Wladmir Coelho, que dá uma aula sobre o governo João Goulart e o Golpe de 64, enquanto o jornalista Pedro Porfírio fala sobre o discurso de direita do candidato Serra e também sobre a Colômbia, as Farc, etc. Já havia comentado sobre isto ontem, aqui no blog, mas não com a riqueza de detalhes do jornalista.

Como estamos de recesso em casa - no meu caso, no bunker sem copa e sem tanque de lavar, graças ao salário-de-professor-de-Minas (assim mesmo, tudo junto) - quero aproveitar a noite para ver algum filme, ainda não sei qual, mas tenho uma coleção de bons filmes. De madrugada volto a navegar, pois tenho muitos blogs e portais para visitar. E textos pra ler, também. Se houver novidades eu passo aqui e faço o registro, pois o Blog do Euler não tem férias, nem recesso. Um bacio, então, ao som de uma cantiga italiana ou de uma música francesa, ou de uma canção brasileira mesmo, se assim preferirem. E até mais ver.

* * *

Leiam também o Boletim Nº 19 do Blog do COREU clicando aqui.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

BLOG DO EULER:NOS DÁ UM PARECER DE SUAS LEITURAS ON LINE

terça-feira, 27 de julho de 2010

Leituras - sem fronteiras e sem frescuras - de mais um dia...


Foi um dia muito parado (27/07), talvez por conta do recesso minguado, de tempo e de grana. Quando acordei já passava das 11h, o que não é comum no meu dia-a-dia. Um rápido café instantâneo, pão com margarina, um pão de mel pra combinar com o café e um pote de iogurte. Primeira alimentação concluída, passo a visitar alguns blogs e portais para ver as novidades.

* * *

Nessas visitas, o que vejo? No cenário nacional, Serra assume cada vez mais a condição de representante da direita neoliberal. Critica a Venezuela como se estivesse participando de eleições naquele país, contra o presidente Chávez; diz que o MST vai invadir mais terras caso Dilma seja eleita. Terrorismo puro; e para concluir, reforça a acusação do seu desconhecido vice, um tal de Indio da Costa, que de índio só tem o nome, mas que na realidade não passa de mais um desses demos que sonham 24 horas por dia com golpes e derrubada de governos constitucionais para servir aos ricos, nacionais e internacionais. Vade retro, coisa ruim!!!

* * *

O governo da Colômbia, como sabem as mentes mais lúcidas - o que exclui automaticamente os comentaristas da mídia brasileira e internacional - não passa de um governo fantoche a serviço de interesses do império norteamericano e do narcotráfico. Abriu o território para as bases militares dos EUA e realiza todo tipo de provocação contra os vizinhos, numa clara tentativa de desestabilizar a unidade latino-americana. O sonho de Serra e demais demotucanos é imitar Uribe no Brasil. Quem sabe a gente não exporta o faraó para a Colômbia? Um amigo meu lá de Fortaleza, que eu não vejo há uns 10 anos mais ou menos, dizia-me: Euler, devemos fazer todo esforço para que os afins se encontrem. Uribe, Bush, Obama, Serra, o faraó, têm tudo a ver. Que eles se encontrem e vivam felizes... longes de Minas e do Brasil!

* * *

Em Minas, o pior jornal dos mineiros, aquele que escondeu a nossa greve, nada diz sobre o paradeiro do faraó. Quem sabe dizer por onde ele anda? E o afilhado não diz mais uma palavra sequer sobre o pagamento do reposicionamento prometido e não cumprido. Já o candidato do PMDB-PT anda com um discurso preocupante para a Educação. Num dado momento ele diz que precisa rever as novas tabelas salariais e que para isso vai conversar com as lideranças dos professores. Por essa frase pode-se entender que ele não vai pagar as novas tabelas enquanto não negociar com "as lideranças" da categoria (nem é com o sindicato, pelo visto) um novo acordo. Poderia ser mais objetivo e dizer: vou pagar as novas tabelas, mas quero, além disso, aprimorá-las, garantindo o tempo de efetivo exercício dos servidores no posicionamento, entre outras conquistas históricas, como o quinquênio para todos. Simples assim. Duvido que o PT de Patrus e de Pimentel arranque este compromisso formal e público do candidato do PMDB. Tá feito o desafio.

* * *

Além disso, o candidato do PMDB-PT vem fazendo um outro discurso preocupante, que aponta um viés privatista da Educação pública, no ensino médio. Ele fala em investir no ensino profissionalizante, que ocorreria, pelo visto, em parte, nas escolas públicas, mas em parte seguindo o que ele chama de "exemplo do governo federal" com o Prouni. Ou seja: garantiria bolsa de estudo para os estudantes de baixa renda cursarem em escolas particulares, o que devemos bater o pé contrariamente. Esta é uma forma de retirar dinheiro da Educação pública e jogar em escolas particulares. Se quer investir em ensino profissionalizante, tudo bem; mas que o faça exclusivamente nas escolas públicas, dotando-as de equipamentos adequados e pagando bons salários para os profissionais da Educação.

* * *

Mais algumas visitas virtuais e torno a encontrar no jornal O Tempo a notícia de suspeitas de possíveis irregularidades no concurso de juízes substitutos para o TJMG. Nenhum outro jornal fala nada a respeito. A coisa está no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a denúncia é de que parentes dos desembargadores estariam sendo beneficiados. Caso se confirmem as denúncias não seria o caso de verificar todos os processos anteriores de escolha e promoção dos nobres desembargadores? É só uma opinião de leigo, de um educador que, como todos os colegas, foi (fomos) vítima(s) de desembargadores que julgaram a nossa greve ilegal por considerar a Educação um "serviço essencial", mesmo quando a Lei dizia o contrário. Ainda que fosse um serviço legalmente essencial, quem presta este serviço pelo visto não tem essa essencialidade toda. Um professor com curso superior em Minas continua recebendo em torno de 3,74% do salário de um desembargador - isto sem os penduricalhos deste. Ou de um deputado. Ou de um conselheiro do TCE (que aliás, sobre alguns dos quais pesam também suspeitas levantadas há um tempo pelo jornal oficioso do faraó).

* * *

A parte criminal eu não leio, embora seja impossível não ouvir ou ler ou ver alguma coisa sobre a novela do jogador Bruno, que tende a ter o seguinte final: sem corpo, o jogador escapa e é vendido para uma equipe da Rússia. O tal Bola com Macarrão pegam alguns anos de cana, recebem um prêmio pela fidelidade ao mandante, e todos vivem felizes para sempre, menos a pobre da Eliza, num país que a cada dia mais a vida humana banaliza.

* * *

Entre os blogs, muita coisa boa. Morri de rir de uma montagem (vídeo) que fizeram com o Serra no Blog Cloaca News, do Rio Grande do Sul (está na lista que recomendamos aí na coluna do lado direito). Gostei do artigo da professora Graça Aguiar, do Rio de Janeiro, que lembra os bons tempos em que as férias de julho duravam o mês inteiro e nem por isso o ensino era pior do que hoje. Ela fala uma coisa importante, entre outras: o grande número de reuniões burocráticas nas escolas, só para cumprir horário. Seria melhor deixar o tempo livre para o lazer, ou pesquisa, etc. Além dos conteúdos das matérias que precisam realmente passar por um processo de enxugamento, já que há muita coisa que não faz o menor sentido, dada à falta de ligação com os contextos vividos, com a nossa história, com as realidades existentes, etc.

* * *

Uma visita ao Blog Proeti no Polivalente, da professora Vanda Sandim, de São João del-Rei, que nos brinda com um poema, além de divulgar o Inverno Cultural que ocorre por lá, na terra do faraó. Que pena que não estamos em greve, para podermos realizar a nossa assembléia lá em São João novamente e participar das oficinas e shows. Mas, a Vanda e o Vander e os demais colegas vão nos contar depois um pouco de tudo. Se encontrarem por aí com o faraó, nos avisem, pois ele anda sumido. Ele e seu afilhado, kkk.

* * *

Já o Blog do COREU do nosso amigo e colega Wladmir Coelho enriquece o quadro de colunistas com o jornalista Pedro Porfírio e ainda traz a profunda crônica de Marly Gribel. O time de colunistas do Blog do COREU é da pesada! Aliás, aproveito para agradecer ao Wladmir que carregou nas tintas para elogiar o nosso modesto blog, por ter contribuído, junto com tantos outros, como o próprio Blog do COREU, para quebrar o silêncio da mídia mineira e nacional. Só fizemos a nossa obrigação e nada mais - como educador e como indivíduo comprometido com as lutas dos de baixo.

* * *

E para completar as rápidas leituras, descubro, numa matéria da Agência Estado, que dormir após as aulas é bom para o aprendizado. Gostei da idéia. Aliás, a-d-o-r-e-i-!!!!, kkkk. Deveríamos implantar algo do tipo na rede pública: uma hora de aula, meia hora de sono, com música clássica ao fundo, e depois um lanche. Aposto que os alunos iam aprender muito mais. E nós nos estressaríamos muito menos, hehe.

* * *

Finalmente, encerro o meu dia de hoje com um telefonema que fiz para um sobrinho e afilhado que mora em BH e que hoje completou mais um ano de vida. O parabéns foi duplo: pelo aniversário e pelo fato de que ele passou no vestibular da PUC (Direito - ou seja, já tenho a quem recorrer quando for preso). E ele me disse que deseja se preparar para fazer também o curso de História na UFMG. Muito chique este menino! Deve ter puxado o tio (pela parte da mãe dele, claro, pois só tem um tio, kkkk).

* * *

Uma boníssima noite para todos e até amanhã com as novidades e expectativas e novas lutas que virão!


* * *

Temas e links relacionados:

- Jornal O Tempo sobre as denúncias do TJMG
- A soneca boa após as aulas
- Blog S.O.S. Educação
- Blog Proeti no Polivalente
- Blog do COREU
- Blog Cloaca News

terça-feira, 27 de julho de 2010

POEMA: NO MUNDO ( VANDA SANDIM)

NO MUNDO


ONDE ESTÁ
O SIGNIFICADO?

DIA APÓS DIA TENTAMOS NOS RECUPERAR DE NÓS MESMOS
DO NOSSO PASSADO
DAS NOSSAS LIMITAÇÕES.


ADORO O CHEIRO
DA CASA HUMILDE DA MINHA INFÂNCIA
O CHEIRO DO MUNDO QUE PERDI.

HOJE SOU MÃE E PRECISO PROTEGER.

(E TANTAS VEZES SINTO-ME DESPROTEGIDA.)

QUAL O PORQUÊ?
OS SIGNOS E OS SIGNIFICADOS SE PERDERAM TAMBÉM.
O QUE FUI JÁ NÃO SOU HOJE
MAS PRECISO DA COERÊNCIA PARA CONTINUAR ME EDUCANDO
E EDUCANDO A VIDA AO REDOR DE MIM.

NO ESTRANHAMENTO DO MEU ESPELHO
TAMBÉM TENHO MEDO
E O ESTRANGEIRO QUE HABITA EM VOCÊ
HABITA EM MIM TAMBÉM.

VAMOS DEVAGAR AINDA QUE A VIDA NOS APRESSE.
E HÁ SILÊNCIOS QUE GRITAM MAIS QUE AS PALAVRAS.

VANDASANDIM

SÃO JOÃO DEL REI:EVENTOS DO INVERNO CULTURAL - 27 A 31/7

INVERNO CULTURAL:














QUARTA-FEIRA

11:00h







14:00h Mostra Itinerante Imagem dos Povos “Caribe” – Femme Comme (Como Mulher).
2009, Guadalupe, Documentário, 78 minutos.
Direção: Stèphanie e Steve James.


Maxette OLSSON, Guadalupe/Suécia. Nascida em Guadalupe, Maxette vive há mais de trinta anos na Suécia. Seu trabalho apaixonado em divulgar a música caribenha lhe rendeu o apelido de "sol da Suécia”.
Angela HERON, Jamaica/Etiópia. Ainda menina na Jamaica, Angela sempre sonhou em regressar à terra de seus ancestrais, a Terra Santa da Etiópia. Ex-diretora da Universidade das Índias Ocidentais, ela agora dirige a escola Shashamane, um pequeno pedaço do Caribe no coração da África.
Souria ADELE, Martinica/França. Para descrever as dificuldades enfrentadas pelos antilhanos que vivem na França hexagonal, a atriz Souria Adele criou a personagem "Marie-Thérèse Barnabé”. É também fundadora do "colectivo crioulo no ensino secundário em França”.


Local: Cine Glória Shopping
16:00h Mostra de Videodocumentário: Ruído das Minas – Filipe Sartoreto

Local: Sala multimídia – Centro Cultural da UFSJ
17:00h Palestra: Jararaca Alegre: 25 anos de literatura, jornalismo e humor – Camilo Antônio Lucas Silva – jornalista, produtor cultural e publicitário (Caratinga/MG)

Lançamento da última edição da revista Jararaca Alegre

Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio
18:30h Recital: Paisagens Sonoras com Violão – Luciano Moraes (São Paulo/SP), Matt Warnock (EUA), Guilherme Vincens (São João del-Rei/MG) e o Quarteto de Violões da UFSJ

O grupo apresenta algumas das paisagens cubanas de Léo Brouwer, improvisações e outras peças. Luciano Moraes apresenta recital com repertório da Renascença aos dias de hoje.

Local: Teatro do Campus Santo Antônio
20:00h Teatro: O Circo dos Objetos – Teatro de Formas Animadas (Bauru/SP)
Direção de Mariza Basso e Ulisses Sena


Espetáculo concebido com técnicas do teatro de animação, em que todos os personagens-bonecos são construídos a partir da associação de objetos de uso doméstico, como vassouras, espanadores, pentes etc.

Local: Teatro Municipal
22:00h Lançamento do livro seguido de sarau: Corpoletrado, do poeta Babilak Bah (Belo Horizonte/MG)

O livro é uma reflexão poética sobre o corpo.

Local: Espaço Calêndula (R. Marechal Deodoro, 242 – Centro)
22:00h Show: Witchhammer – Alfredo Malagoli (bateria), Casito (baixo e vocais), Paulo Caetano (guitarra e vocais) e Rogério Sena (guitarra) (Belo Horizonte/MG)

Banda da safra Thrash-Death metal, do selo Cogumelo Records, da capital mineira. Neste show, o Witchhammer oferecerá seus quase 25 anos de história para contar a história das paisagens sonoras do gênero heavy metal em Minas Gerais.

Local: Palco Paisagens Sonoras (Av. Pres. Tancredo Neves)


QUINTA-FEIRA-29/07


Palestra: Marshall MacLuhan: Ode à Transdisciplinaridade – Filomena Maria Avelina Bomfim (jornalista)

Mais que uma estratégia pedagógica, a interdisciplinaridade constitui uma atitude de vida. Partindo dessa premissa, falar da vida de Marshall McLuhan e de sua formação pode ser uma forma de se perceber como toda a sua existência e incursões e, enquanto educador, pode conduzir a um processo reflexivo voltado para a consciência do que é fazer interdisciplinaridade.

Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio
10:00h Minicirco Itinerante: Magnífica Trupe de Variedades (Volta Redonda/RJ)
Direção: Maksin Oliveira


O espetáculo nasce como numa caixinha de surpresas de dentro de uma Kombi. É de dentro dela que surgem as atrações: mágicos, malabaristas, acrobatas, palhaços, engolidores de fogo, um domador de leões e o incrível Homem-Gambá – o homem mais feio do mundo.

Local: Praça São Sebastião – Santa Cruz de Minas/MG
14:00h Mostra Itinerante Imagem dos Povos “Caribe” - 5. De Homens e Deuses.
2002, Haiti, Documentário, 52 minutos.
Direção: Anne Lescot e Laurence Maglorie.


Esse documentário filmado no Haiti é sobre homossexuais e gays no Vodou. O encontro desses dois mundos nos leva a um ambiente poderoso, místico e simbólico onde a liberdade de ser, de existir e de encarnar os deuses é expressa mediante emoções profundas e teatrais. Por meio disso, nós aprendemos a necessidade que esses homens têm em achar um significado de suas vidas dentro de uma sociedade na qual a homossexualidade ainda é um tabu. Por intermédio do Vodou, alguns haitianos homossexuais acham uma explicação para sua sexualidade e consideram-se as ”crianças” dos deuses e por isso são providos de proteção. Essa mesma proteção divina é também a mesma força que faz a sociedade civilizada a aceitar e respeitar a extensão desses homens. Este filme é uma longa jornada, explorando um tema extremamente sensível com a ajuda de tocantes personagens com o desejo de viver e ser quem eles são, independente dos obstáculos que encontram no caminho.

Local: Cine Glória Shopping
17:30h Minicirco Itinerante: Magnífica Trupe de Variedades (Volta Redonda/RJ)
Direção: Maksin Oliveira


O espetáculo nasce como numa caixinha de surpresas de dentro de uma Kombi. É de dentro dela que surgem as atrações: mágicos, malabaristas, acrobatas, palhaços, engolidores de fogo, um domador de leões e o incrível Homem-Gambá – o homem mais feio do mundo.

Local: Praça de Matosinhos (em frente à Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos)
18:30h Recital de Flauta e Violão: Duo Tramanduá – Guilherme Vincens (São João del-Rei/MG) e Bruno Coimbra Faria (Juiz de Fora/MG)

O programa inclui seleções de compositores eruditos e populares para flauta e violão, como: Piazzolla, Manuel de Falla, Sérgio Assad, Hermeto Pascoal e outros.

Local: Teatro do Campus Santo Antônio
20:00h Palestra: Paisagens Sonoras – Arnaldo Antunes

Local: Teatro Municipal
20:00h Mostra de Vídeos:
» A Visita do Olhar da Sombra – Fábio Cançado
» Retalhos Digitais 3 – Rodrigo Maia
» Leque – Paola Rettore


Local: Espaço Calêndula (R. Marechal Deodoro, 242 – Centro)
22:00h Show: Enxadigmas – Babilak Bah e Grupo (Belo Horizonte/MG)

Definindo o seu estilo como experimental afroprogressivo, o percussionista, compositor e poeta Babilak Bah apresenta composições próprias para quarteto de enxadas e outros novos instrumentos.

Local: Palco Paisagens Sonoras (Av. Pres. Tancredo Neves)

SEXTA-FEIRA-30/07



Teatro: Divino Emaranhado – As Três Marias – Núcleo de Folguedos Brasileiros (Rio de Janeiro/RJ)
Atuação e direção de Juliana Manhães


O espetáculo é uma brincadeira e contação de “causos” com perna de pau, música, percussão, dança e ritmos brasileiros.

Local: Praça de Matosinhos (em frente à Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos)
17:00h Mesa-redonda sobre o livro Palavra Limada – A Carpintaria dos Sentidos (José Antônio Oliveira de Resende, Roginei Paiva e Sonia Moraes Haddad)

O livro apresenta poemas que abordam diferentes aspectos da vida percebidos pelos cinco sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição).

Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio
18:30h Concerto de Música Colonial Mineira: Orquestra e Coro – Regência: Edílson Assunção Rocha (São João del-Rei/MG)

A Camerata CEREM e alunos da oficina de execução de repertório histórico mineiro apresentam a “Antífona de Nossa Senhora”, de Lobo de Mesquita, e a “Missa Grande”, de Antônio dos Santos Cunha.

Local: Igreja de São Francisco de Assis
19:00h Palestra: O Cinema Brasileiro e os Cinejornais – Adriano Medeiros da Rocha (cineasta, jornalista e produtor cultural) (Mariana/MG)

A palestra vai percorrer as primeiras décadas do cinema brasileiro, evidenciando pioneiros, técnicas e filmes e estabelecendo correlações com o formato documentário e com os cinejornais.

Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio
19:00h Show: Lucas Avelar – MPB, Samba, Choro, Pop, Rock

Local: Teatro do Campus Santo Antônio
20:00h Lançamentos de livros:
» Pedagogia do Esporte: descobrindo novos caminhos (Renato Sampaio Sadi)
» O Terapeuta como Companheiro Mítico: ensaios de psicologia analítica (Walter Melo Júnior)
» Quando Acabar o Maluco sou Eu (Walter Melo Júnior)
» Palavra Limada – A Carpintaria dos Sentidos (José Antônio Oliveira de Resende, Roginei Paiva da Silva e Sônia Moraes Haddad)
» Nutrição Contemporânea – Saúde com Sabor – Editora Rubio (nutricionista Marcela Knibel e chef Dora Cardoso)
» Premiação e Lançamento do Livro 10º Concurso de Poesias da UFSJ
» Revista Vertentes Nº 35
» Premiação do Concurso de Redação: “Tancredo Neves – 100 anos: recortes de uma trajetória”


Local: CESC – Centro Social e Cultural do 11º BIMth
21:00h Teatro Adulto: No Pirex – Grupo Armatrux (Belo Horizonte/MG)
Direção de Eid Ribeiro


Cinco personagens em volta de uma mesa dão vida a uma história que mais parece um pesadelo cômico. Ou um jantar surrealista? Uma festa macabra? Uma versão gótica do Mad Tea Party do país das maravilhas? Tudo isso ou nada disso.

Local: Teatro Municipal
22:00h Show: Arnaldo Antunes

Local: Palco Paisagens Sonoras (Av. Pres. Tancredo Neves)


SÁBADO - 31/07

13:00h Saideira com as Escolas de Samba de São João del-Rei

Local: Av. Presidente Tancredo Neves (em frente ao Palco Paisagens Sonoras)
20:00h Teatro Adulto: Till – A Saga de um Herói Torto – Grupo Galpão (Belo Horizonte/MG)

Uma aposta entre Deus e o Demônio traz ao mundo a alma de Till, típico anti-herói, cheio de artimanhas e irresistivelmente charmoso.

Local: Av. Presidente Tancredo Neves (em frente ao Palco Paisagens Sonoras)
22:00h Show: Diogo Nogueira

Local: Praça de Santana - Barroso/MG


SÃO JOÃO DEL REI:INVERNO CULTURAL NESTA TERÇA-FEIRA, 27/07/10


Programação dinâmica marca esta terça-feira no Inverno Cultural

O Grupo Pedra Lispe é atração desta noite no campus Santo Antônio O Inverno Cultural, nesta terça-feira, começa, às 10h30, no Anfiteatro do Campus Santo Antônio, onde serão realizadas palestras sobre a Saúde do Músico, com o médico João Gabriel Marques Fonseca, da Clínica ExeSer de Belo Horizonte. Serão abordados temas como “A saúde do músico”, “Músicos e músculos” e “Músicos e voz”. No Campus Santo Antônio, oficinas práticas “Consciência corporal preventiva: autogereciamento”, serão realizadas das 16 às 18h, na sala 1.02.
No Centro Cultural da UFSJ, às 11h, serão exibidos “Prazer em te Desconhecer” de Jairo Faria Mendes e “A Vista do Olhar da Sombra”, de Fábio Cançado. Ás 14h, o Cine Glória Shopping exibe a Mostra Itinerante Imagem dos Povos “Caribe” com o filme “Almedrón ni Corazón”. O documentário, com a direção de Stèphanie e Steve James mostra os carros americanos antigos, que fazem parte da herança cultural e histórica de Cuba e são o símbolo da ingenuidade e da resistência desse povo.
Ás 16h, na Praça do bairro São Geraldo, acontece o teatro de rua “Titetê Quer Casar”, da Cia Entropia de Patifaria, de Belo Horizonte. Com a atuação e concepção de Cícero Silva, o espetáculo mostra a busca do Palhaço Titetê por uma esposa. No Anfiteatro do Campus Santo Antônio, Paolla Retore apresenta a Palestra-Espetáculo “Pequenas Navegações-Correntes Marítimas e Naufrágios” que conta o processo de composição da obra multimídia “Pequenas Navegações” com leitura, performance e exibição de vídeopoemas.
No Teatro Municipal. Marcelo Parizzi e João Gabriel, apresentam, às 18h30min, o Recital de Flauta e Piano, com peças de J.S. Bach, Reinecke, Gnattalli e Piazzolla. Ás 19h e às 21h, no Centro Cultural da UFSJ, será exibido o videodocumentário Ruído das Minas, de Felipe Sartoreto, que fala sobre o universo do Heavy Metal em Minas Gerais.
No Teatro do Campus Santo Antônio, o Grupo Pedra Lispe, formado por violoncelo, flauta, bandolim, viola, violão e percussão apresenta seu show de música instrumental brasileira de câmara. O repertório inclui composições originais, adaptações e arranjos de Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Antônio José Madureira e Capiba.
Na Rua das Cachaça, às 20h, Thaíssa Gomory realiza a performance “O som do surreal”, que pretende ocupar o espaço da rua de maneira inusitada, dando origem a uma paisagem sonora que conduza à noção de surreal. No Palco Paisagens Sonoras, o Grupo Jovens na Ativa Crew, faz sua apresentação, seguidos dos shows das bandas Diablo de Havana, de Varginha, e Rocknova, de Belo Horizonte.



Publicada em 27/07/2010
Fonte: ASCOM

S.O.S. EDUCAÇÃO : BLOG DA GRAÇA AGUIAR:"FÉRIAS RELÂMPAGO"


FÉRIAS RELÂMPAGO




As férias de Julho foram engolidas pela voracidade dos planejadores, hoje temos uma pausa relâmpago, que mal começa e já está terminando. O ano letivo, estufado em seus 200 dias, em nada contribuiu para melhorar a educação, antigamente as aulas começavam em março e iam até o fim de junho e de agosto a dezembro. Os estudantes tinham três meses para brincar e se divertir, os professores tinham tempo para se dedicarem á família, descansar, colocar a leitura em dia ou fazer um curso de aperfeiçoamento, em meados de fevereiro, todos já estavam com saudades da escola. Os mais velhos devem se lembrar da festa que era o inicio das aulas em março, a escola não tinha cara de prisão, era o espaço de encontros e convivência. Infelizmente hoje ela é uma instituição para manter as crianças ocupadas enquanto os pais estão trabalhando.

Compreendo a apatia e a indiferença que a grande maioria dos alunos têm pela escola, aos 12 anos de idade, hoje, uma criança já passou uma década da sua vida trancado lá dentro. A referencia de vida e diversão para esse indivíduo é esse espaço, nunca brincou de pique no quintal, não jogou pelada na várzea, não se aventurou pelos pomares vizinhos seqüestrando mangas e goiabas, não jogou queimada na rua nem se aventurou com a turma explorando o riacho vizinho. Os jovens e as crianças de hoje não têm mais direito a uma infância lúdica, talvez por isso os pedagogos batam tanto nesta tecla. Brincadeira e diversão não são atividades para serem transferidas para a escola, temos que dar à criança e ao jovem tempo e espaço para se divertirem, a energia infanto-juvenil não pode ser reprimida, se não oferecemos a eles tempo e espaço, inevitavelmente a brincadeira vai rolar na hora e no espaço errado, isto é, na sala de aula.

O tempo para o descanso e o lazer é necessário para crianças jovens e adultos. Não me lembro de ver os meus professores doentes e estressados no meu tempo de escola. Hoje a estafa física e mental é um estado permanente para a maioria dos docentes resultado do acúmulo de horas aulas, para compensar o minguado salário e da falta de férias adequadas. São reuniões em cima de reuniões, que na verdade poderiam ser dispensadas, pois atendem somente ao aparato burocrático.

Um corpo e um cérebro cansados são incapazes de apresentar um bom rendimento escolar. Saúde física e mental é condição essencial para aprender e ensinar. Não podemos esquecer que a educação é parte da vida e se queremos uma educação de qualidade, temos que ter uma vida com qualidade na qual haja tempo para lazer e descanso.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

SÃO JOÃO DEL REI ENTRA NA SEGUNDA SEMANA DO INVERNO CULTURAL












23° Inverno Cultural faz evocação aos sentidos

Tema será "Paisagens Sonoras - Ver, Ouvir, Sentir"; Arnaldo Antunes é o primeiro artista confirmado para o festival
Arnaldo Antunes faz show dia 30 em São João A sonoridade que permeia a vida artístico-cultural e o cotidiano da barroca São João del-Rei será o tema do 23º Inverno Cultural, festival de arte e cultura que a UFSJ realiza de 17 a 31 de julho de 2010. O tema que formará o viés dos eventos e oficinas, Paisagens sonoras – ver, ouvir e sentir, foi revelado durante entrevista coletiva, concedida pelo reitor Helvécio Luiz Reis e pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Marcos Vieira Silva, nesta terça-feira, 4.
O festival volta a seu antigo formato, com duas semanas de duração. A ampliação do período é, segundo o reitor, uma indicação do otimismo que paira sobre a organização do evento. Depois de sofrer os efeitos da crise de 2008, que reduziu no ano passado o número de oficinas e eventos em razão do patrocínio, o Inverno Cultural espera captar mais recursos. “Ainda estamos em processo de captação do patrocínio, mas esperamos contar com mais apoio das empresas parceiras”, disse o reitor. Com mais recursos, consequentemente a programação será mais rica em atrações para o público.
A primeira atração foi anunciada: a vinda do cantor, poeta e performer Arnaldo Antunes. Ex-líder dos Titãs e um dos mais inovadores artistas da MPB, Antunes virá a São João del-Rei para um show e uma palestra. O show tem data marcada: 30 de julho.
Repetindo uma experiência que deu muito certo no ano passado, todos os grandes shows com artistas da MPB no 23º Inverno Cultural serão realizados na Avenida Tancredo Neves, próximo à Caixa Econômica Federal. “Os shows vão continuar em praça pública, democratizando o acesso das pessoas das mais diferentes classes sociais. Tudo gratuito, inclusive shows e apresentações de menor público, realizados em recintos fechados. A única atividade paga serão as oficinas que têm uma taxa simbólica”, adiantou o reitor Helvécio Luiz Reis.

Oficinas
O público de todas as idades terá 69 opções de oficinas. São 20 na área de música, 10 em artes cênicas, oito em arte-educação, seis em artes plásticas, sete em artes visuais, cinco de literatura e 13 na área de projetos especiais. A data das inscrições ainda não está fechada, devendo ocorrer nos primeiros dias de julho. De acordo com o professor Marcos Vieira, o 23° Inverno Cultural apresenta mudanças significativas. O tema Paisagens sonoras será trabalhado em todas as sete áreas do festival e significa uma nova perspectiva na escolha do tema do festival.
A Pró-reitoria de Extensão (Proex), realizadora do evento, optou por incluir novos professores como coordenadores de áreas. “Há coordenadores, por exemplo, que são docentes em cursos criados recentemente pela UFSJ, como Artes Aplicadas, Música e Comunicação. Esse é um reflexo do Programa Reuni, ao qual a UFSJ aderiu e que está repercutindo no festival”, explicou Marcos Vieira.Em outra frente de trabalho, a equipe de produção deste ano conta com mais profissionais da cidade.

Momento especial
Ao lado do presidente da Fundação de Apoio à UFSJ (Fauf), Jucélio Sales, e da analista de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Gerdau-Açominas – empresa Patrocinadora Top do Inverno Cultural -, Izabela Garcia de Mello, o reitor Helvécio destacou que o festival reflete o “momento especial” vivido pela UFSJ. “Acabamos de completar 23 anos e a sensação que temos é de que foi pouco tempo pelo muito que se fez”, declarou, ao apresentar alguns dados do crescimento físico e acadêmico da instituição. Definindo o Inverno Cultural como o “mais antigo e vigoroso” programa de extensão da UFSJ, o reitor disse que o apoio dos patrocinadores, os quais viabilizam a realização através das Leis Estadual e Federal de Cultura, é a prova da seriedade e competência com a qual a Universidade trata o evento.
Durante a coletiva, foi apresentada a programação visual do festival, criada pelas publicitárias Olívia Lombardi e Priscila Gaio, que criaram uma moderna leitura gráfica da sobreposição de ondas, presente na propagação dos sons e nas montanhas das Vertentes. Também foi anunciada a entrada no ar do novo site do evento, cujo endereço é www.invernocultural.ufsj.edu.br.


Confira, abaixo, texto elaborado pelos coordenadores de área que trata do tema do 23º Inverno Cultural:

Paisagens Sonoras: ouvir, ver e sentir

Uma paisagem sonora é um mosaico de seres, relações, espaços e perspectivas, na qual os sons tecem uma complexa trama. A ambiência faz emergir musicalidades, demarcando culturalmente o espaço dos homens, suas relações entre si e com a terra, seus cantares e crenças: as mitologias de Minas. E a cultura mineira não possui apenas uma, mas múltiplas paisagens sonoras, reforçando sentimentos de pertencimento, de estranhamento e de encantamento.


Curiosamente, a representação gráfica de um grupo de ondas sonoras forma um perfil similar às paisagens montanhosas das Gerais. E São João del-Rei, com a peculiar musicalidade de seus sinos e toques, recentemente registrados como bem do patrimônio imaterial nacional, possui grande variedade de sonoridades. A riqueza dos sons de pássaros, sirenes, trombetas, orquestras bicentenárias, bandas de música, procissões, carnavais e tambores transcende seus espaços de origem, revelando sempre uma cidade surpreendente. E tudo isso insere São João del-Rei em um contexto cultural e artístico universal.


Tal multiplicidade justificaria a escolha do tema para o 23º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei, festival de cultura e arte de âmbito nacional. No entanto nós nos apropriamos do conceito de Paisagens Sonoras e dilatamos seu sentido. Procuramos estabelecer relações entre os sons e as demais linguagens expressivas – artes visuais, corporais, literatura, teatro, cinema e a própria música.




Publicada em 04/05/2010
Fonte: ASCOM



PROGRAMAÇÃO DESTA SEMANA:

Inverno Cultural: programação traz mostra de cinema e lançamento de livros


Evento desta terça-feira,27, é adiado para sexta-feira,30

 A coordenação do Inverno Cultural informa ao público que o espetáculo “Divino Emaranhado – As Três Marias” foi adiado para o dia 30 de julho (sexta-feira). Anteriormente agendado para terça-feira (27), a peça sofreu esta alteração por razões pessoais da atriz e diretora Juliana Manhães. A atração ocorre na Praça de Matozinhos (em frente ao Santuário Bom Jesus de Matozinhos), a partir das 10 da manhã.


Publicada em 26/07/2010
Fonte: ASCOM





Inverno Cultural: programação traz mostra de cinema e lançamento de livros

 A programação desta segunda-feira começa às 10h30. O Dr. João Gabriel Marques Fonseca (UFMG) e a Clínica ExerSer, de Belo Horizonte (MG), promoverão um ciclo de palestras no Anfiteatro do Campus Santo Antônio sobre a saúde do músico. Dentre os temas abordados no encontro, destaca-se o uso da voz e dos músculos e a ansiedade e estresse no desempenho. Das 16h às 18h, na sala 1.02 do mesmo campus, serão realizadas oficinas práticas sobre o autogerenciamento da consciência corporal.

Na sala multimídia do Centro Cultural, a partir das 11 da manhã, serão exibidos os vídeos “Retalhos Digitais 3”, de Rodrigo Maia, “Prazer em te desconhecer”, de Jairo Faria Mendes e “Leque”, de Paola Rettore.

A Mostra Itinerante Imagem dos Povos “Caribe” reunirá o público no Cine Glória Shopping, a partir das 14h. Será exibido o filme “O Mozart Negro de Cuba”, que conta de história de um jovem mulato, na época da escravidão, que busca combater o preconceito através de sua habilidade com o violão e com composições.

Às 16h, acontece a segunda mostra de vídeos do dia, com a exibição do curta “A Visita do Olhar da Sombra”, de Fábio Cançado e a reprise dos vídeos “Leque” e “Retalhos Digitais 3”.

Novos livros serão lançados a partir das 18h30, no Centro Social e Cultural do 11º BIMth. No cronograma, estão previstas a apresentação das obras “Retalhos da Existência – Contos e Crônicas”, de Marcelo César Silva, “São João del-Rei através de documentos”, de Antônio Gaio Sobrinho, “Ética” e as edições 3 e 4 da Revista “Estudos Filosóficos”, por José Maurício de Carvalho. Serão lançados também “Bustos, Estátuas, Monumentos e Chafarizes de São João del-Rei”, da professora Betânia Maria Monteiro Guimarães e a bolsista de extensão Luana Cristina Vieira e “Cinejornalismo Brasileiro”, de Adriano Medeiros da Rocha.

No Teatro Municipal, às 20h, o público assistirá ao espetáculo de dança “Três Dias Antes, Três Dias Depois” apresentado pela Ditarso Companhia de Dança, de Montes Claros. Com a coreografia e a direção de Paulo di Tarso, a peça demonstra um espaço místico que origina um novo universo aos olhos da plateia.

E a partir das 21h, as atrações serão voltadas para o palco “Paisagens Sonoras”. O grupo de rap Ideologia da Paz será o primeiro a subir ao palco. Formado pelos integrantes Lucas, Rodrigo, Wesley e Leonardo, o conjunto tem por objetivo não incentivar a violência e levar conscientização sobre os fatores que estão destruindo a vida em sociedade e assim lutar para alcançar um mundo melhor.

Em seguida, ocorre a segunda parte do Festival de Música Pop e Rock da UFSJ. As bandas Pantufas + Z, de São João del-Rei e Coro dos Contentes, de São Paulo prometem abalar a avenida e contagiar o público com o som das guitarras.


Publicada em 26/07/2010
Fonte: ASCOM

Voltar