segunda-feira, 26 de julho de 2010

SÃO JOÃO DEL REI ENTRA NA SEGUNDA SEMANA DO INVERNO CULTURAL












23° Inverno Cultural faz evocação aos sentidos

Tema será "Paisagens Sonoras - Ver, Ouvir, Sentir"; Arnaldo Antunes é o primeiro artista confirmado para o festival
Arnaldo Antunes faz show dia 30 em São João A sonoridade que permeia a vida artístico-cultural e o cotidiano da barroca São João del-Rei será o tema do 23º Inverno Cultural, festival de arte e cultura que a UFSJ realiza de 17 a 31 de julho de 2010. O tema que formará o viés dos eventos e oficinas, Paisagens sonoras – ver, ouvir e sentir, foi revelado durante entrevista coletiva, concedida pelo reitor Helvécio Luiz Reis e pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Marcos Vieira Silva, nesta terça-feira, 4.
O festival volta a seu antigo formato, com duas semanas de duração. A ampliação do período é, segundo o reitor, uma indicação do otimismo que paira sobre a organização do evento. Depois de sofrer os efeitos da crise de 2008, que reduziu no ano passado o número de oficinas e eventos em razão do patrocínio, o Inverno Cultural espera captar mais recursos. “Ainda estamos em processo de captação do patrocínio, mas esperamos contar com mais apoio das empresas parceiras”, disse o reitor. Com mais recursos, consequentemente a programação será mais rica em atrações para o público.
A primeira atração foi anunciada: a vinda do cantor, poeta e performer Arnaldo Antunes. Ex-líder dos Titãs e um dos mais inovadores artistas da MPB, Antunes virá a São João del-Rei para um show e uma palestra. O show tem data marcada: 30 de julho.
Repetindo uma experiência que deu muito certo no ano passado, todos os grandes shows com artistas da MPB no 23º Inverno Cultural serão realizados na Avenida Tancredo Neves, próximo à Caixa Econômica Federal. “Os shows vão continuar em praça pública, democratizando o acesso das pessoas das mais diferentes classes sociais. Tudo gratuito, inclusive shows e apresentações de menor público, realizados em recintos fechados. A única atividade paga serão as oficinas que têm uma taxa simbólica”, adiantou o reitor Helvécio Luiz Reis.

Oficinas
O público de todas as idades terá 69 opções de oficinas. São 20 na área de música, 10 em artes cênicas, oito em arte-educação, seis em artes plásticas, sete em artes visuais, cinco de literatura e 13 na área de projetos especiais. A data das inscrições ainda não está fechada, devendo ocorrer nos primeiros dias de julho. De acordo com o professor Marcos Vieira, o 23° Inverno Cultural apresenta mudanças significativas. O tema Paisagens sonoras será trabalhado em todas as sete áreas do festival e significa uma nova perspectiva na escolha do tema do festival.
A Pró-reitoria de Extensão (Proex), realizadora do evento, optou por incluir novos professores como coordenadores de áreas. “Há coordenadores, por exemplo, que são docentes em cursos criados recentemente pela UFSJ, como Artes Aplicadas, Música e Comunicação. Esse é um reflexo do Programa Reuni, ao qual a UFSJ aderiu e que está repercutindo no festival”, explicou Marcos Vieira.Em outra frente de trabalho, a equipe de produção deste ano conta com mais profissionais da cidade.

Momento especial
Ao lado do presidente da Fundação de Apoio à UFSJ (Fauf), Jucélio Sales, e da analista de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Gerdau-Açominas – empresa Patrocinadora Top do Inverno Cultural -, Izabela Garcia de Mello, o reitor Helvécio destacou que o festival reflete o “momento especial” vivido pela UFSJ. “Acabamos de completar 23 anos e a sensação que temos é de que foi pouco tempo pelo muito que se fez”, declarou, ao apresentar alguns dados do crescimento físico e acadêmico da instituição. Definindo o Inverno Cultural como o “mais antigo e vigoroso” programa de extensão da UFSJ, o reitor disse que o apoio dos patrocinadores, os quais viabilizam a realização através das Leis Estadual e Federal de Cultura, é a prova da seriedade e competência com a qual a Universidade trata o evento.
Durante a coletiva, foi apresentada a programação visual do festival, criada pelas publicitárias Olívia Lombardi e Priscila Gaio, que criaram uma moderna leitura gráfica da sobreposição de ondas, presente na propagação dos sons e nas montanhas das Vertentes. Também foi anunciada a entrada no ar do novo site do evento, cujo endereço é www.invernocultural.ufsj.edu.br.


Confira, abaixo, texto elaborado pelos coordenadores de área que trata do tema do 23º Inverno Cultural:

Paisagens Sonoras: ouvir, ver e sentir

Uma paisagem sonora é um mosaico de seres, relações, espaços e perspectivas, na qual os sons tecem uma complexa trama. A ambiência faz emergir musicalidades, demarcando culturalmente o espaço dos homens, suas relações entre si e com a terra, seus cantares e crenças: as mitologias de Minas. E a cultura mineira não possui apenas uma, mas múltiplas paisagens sonoras, reforçando sentimentos de pertencimento, de estranhamento e de encantamento.


Curiosamente, a representação gráfica de um grupo de ondas sonoras forma um perfil similar às paisagens montanhosas das Gerais. E São João del-Rei, com a peculiar musicalidade de seus sinos e toques, recentemente registrados como bem do patrimônio imaterial nacional, possui grande variedade de sonoridades. A riqueza dos sons de pássaros, sirenes, trombetas, orquestras bicentenárias, bandas de música, procissões, carnavais e tambores transcende seus espaços de origem, revelando sempre uma cidade surpreendente. E tudo isso insere São João del-Rei em um contexto cultural e artístico universal.


Tal multiplicidade justificaria a escolha do tema para o 23º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei, festival de cultura e arte de âmbito nacional. No entanto nós nos apropriamos do conceito de Paisagens Sonoras e dilatamos seu sentido. Procuramos estabelecer relações entre os sons e as demais linguagens expressivas – artes visuais, corporais, literatura, teatro, cinema e a própria música.




Publicada em 04/05/2010
Fonte: ASCOM



PROGRAMAÇÃO DESTA SEMANA:

Inverno Cultural: programação traz mostra de cinema e lançamento de livros


Evento desta terça-feira,27, é adiado para sexta-feira,30

 A coordenação do Inverno Cultural informa ao público que o espetáculo “Divino Emaranhado – As Três Marias” foi adiado para o dia 30 de julho (sexta-feira). Anteriormente agendado para terça-feira (27), a peça sofreu esta alteração por razões pessoais da atriz e diretora Juliana Manhães. A atração ocorre na Praça de Matozinhos (em frente ao Santuário Bom Jesus de Matozinhos), a partir das 10 da manhã.


Publicada em 26/07/2010
Fonte: ASCOM





Inverno Cultural: programação traz mostra de cinema e lançamento de livros

 A programação desta segunda-feira começa às 10h30. O Dr. João Gabriel Marques Fonseca (UFMG) e a Clínica ExerSer, de Belo Horizonte (MG), promoverão um ciclo de palestras no Anfiteatro do Campus Santo Antônio sobre a saúde do músico. Dentre os temas abordados no encontro, destaca-se o uso da voz e dos músculos e a ansiedade e estresse no desempenho. Das 16h às 18h, na sala 1.02 do mesmo campus, serão realizadas oficinas práticas sobre o autogerenciamento da consciência corporal.

Na sala multimídia do Centro Cultural, a partir das 11 da manhã, serão exibidos os vídeos “Retalhos Digitais 3”, de Rodrigo Maia, “Prazer em te desconhecer”, de Jairo Faria Mendes e “Leque”, de Paola Rettore.

A Mostra Itinerante Imagem dos Povos “Caribe” reunirá o público no Cine Glória Shopping, a partir das 14h. Será exibido o filme “O Mozart Negro de Cuba”, que conta de história de um jovem mulato, na época da escravidão, que busca combater o preconceito através de sua habilidade com o violão e com composições.

Às 16h, acontece a segunda mostra de vídeos do dia, com a exibição do curta “A Visita do Olhar da Sombra”, de Fábio Cançado e a reprise dos vídeos “Leque” e “Retalhos Digitais 3”.

Novos livros serão lançados a partir das 18h30, no Centro Social e Cultural do 11º BIMth. No cronograma, estão previstas a apresentação das obras “Retalhos da Existência – Contos e Crônicas”, de Marcelo César Silva, “São João del-Rei através de documentos”, de Antônio Gaio Sobrinho, “Ética” e as edições 3 e 4 da Revista “Estudos Filosóficos”, por José Maurício de Carvalho. Serão lançados também “Bustos, Estátuas, Monumentos e Chafarizes de São João del-Rei”, da professora Betânia Maria Monteiro Guimarães e a bolsista de extensão Luana Cristina Vieira e “Cinejornalismo Brasileiro”, de Adriano Medeiros da Rocha.

No Teatro Municipal, às 20h, o público assistirá ao espetáculo de dança “Três Dias Antes, Três Dias Depois” apresentado pela Ditarso Companhia de Dança, de Montes Claros. Com a coreografia e a direção de Paulo di Tarso, a peça demonstra um espaço místico que origina um novo universo aos olhos da plateia.

E a partir das 21h, as atrações serão voltadas para o palco “Paisagens Sonoras”. O grupo de rap Ideologia da Paz será o primeiro a subir ao palco. Formado pelos integrantes Lucas, Rodrigo, Wesley e Leonardo, o conjunto tem por objetivo não incentivar a violência e levar conscientização sobre os fatores que estão destruindo a vida em sociedade e assim lutar para alcançar um mundo melhor.

Em seguida, ocorre a segunda parte do Festival de Música Pop e Rock da UFSJ. As bandas Pantufas + Z, de São João del-Rei e Coro dos Contentes, de São Paulo prometem abalar a avenida e contagiar o público com o som das guitarras.


Publicada em 26/07/2010
Fonte: ASCOM

Voltar



Nenhum comentário :

Postar um comentário