sexta-feira, 30 de julho de 2010

BLOGDOJP:"Madre de Deus de Minas vira cenário para a mini-série Sansão e Dalila da Rede Record" "Brasil é classificado como 3º pior país para morrer"


Madre de Deus de Minas vira cenário para a mini-série Sansão e Dalila da Rede Record

A Record começou a gravar ontem, em uma plantação de trigo na cidade de Madre de Deus de Minas (região de São João del Rei, em Minas Gerais), a minissérie Sansão e Dalila, baseada na Bíblia.

A produção, com 16 capítulos e estrelada por Mel Lisboa e Fernando Pavão, ainda não tem previsão de exibição, diferentemente de A História de Davi, sobre o pastor de ovelhas que enfrentou e derrotou o gigante Golias, tornando-se rei de Israel.

Escrita por Vivian de Oliveira, autora de A História de Ester, A saga de Davi terá 25 capítulos e estreará em janeiro de 2011. As gravações estão previstas para começar em outubro. O diretor, João Camargo, visitou recentemente possíveis locações no Ceará e Rio Grande do Norte, mas não há nada decidido ainda.

Vivian de Oliveira entregará nesta semana os dois primeiros capítulos da minissérie. O elenco ainda está em estudos pela direção de teledramaturgia da rede.

Brasil é classificado como 3º pior país para morrer

Uma pesquisa da unidade de inteligência da revista “The Economist” classificou o Brasil como o 3º pior lugar para morrer e apontou para as grandes dificuldades da saúde no país. O estudo inédito compara os cuidados com pacientes terminais em diversos países. Entre as 40 nações analisadas, o Brasil só não é pior do que Índia e Uganda.
Dispostos em quatro categorias, os indicadores qualitativos e quantitativos incluem desde macrodados -como expectativa de vida e porcentagem do PIB destinada à saúde- até fatores como a facilidade em se obter analgésicos e se os estudantes de medicina são treinados em cuidados paliativos.
Cuidados paliativos ou de fim de vida são as medidas tomadas quando já não é possível curar ou estender a vida do paciente. As prioridades passam a ser o controle da dor e o conforto físico e psicológico do doente e de seus familiares.
Apesar da classificação no ranking, no Brasil já existem diversos especialistas na área de Cuidados Paliativos e Tanatologia que tentam difundir e implantar mudanças no atendimento a pacientes terminais ou portadores de doenças incapacitantes.
A pós-graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da USP possui a primeira e única disciplina de Tanatologia - Educação para a Morte, que é destinada exclusivamente a discutir e pesquisar a temática da morte e do morrer. A disciplina é oferecida uma vez por ano, para mestrandos e doutorandos da área da saúde, sendo que no primeiro ano contou com mais de 45 alunos.
A tanatologia e os cuidados paliativos ainda não fazem parte da grade curricular da grande maioria cursos de graduação na área da saúde, o que seria fundamental para mudar a posição do Brasil no ranking.
Para saber mais sobre os cursos acesse o site www.saudeeducacao.com.br
*fonte: DCC Comunicação

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Fibra ótica chega em São João del Rei para atender ao crescimento da demanda por banda larga

A Fibra ótica, que tem revolucionado a comunicação mundial por ter uma capacidade até 1 milhão de vezes maior que o cabo metálico, começa a chegar em São João del Rei. Vários técnicos estão trabalhando na rede subterrânea do Centro Histórico da cidade para a instalação dos cabos. Os investimentos na rede brasileira de fibras óticas ainda estão voltados para atender principalmente as empresas. A maioria das ligações entre o backbone e o cliente residencial continua sendo feita por cabos metálicos. Mas o futuro parece chegar em São João del Rei.
A Cemig Telecom, empresa de telecomunicações do Grupo Cemig, assinou no dia 07 de julho, contrato para atuar no modelo de negócios Carrier’s Carrier (Operadora de Operadora), disponibilizando sua rede Fiber to the home (FTTH) para a Algar Telecom. A rede FTTH leva fibra óptica até as residências para atender ao crescimento da demanda por banda larga, comunicação, vídeo, segurança, jogos em alta definição e outros serviços.

FIBRA ÓTICA NO MERCADO

Os produtores mundiais de fibra ótica não estavam preparados para a explosão de consumo de serviços de telecomunicações, que chega a registrar um crescimento de 1.000% ao ano, segundo o professor Hugo Fragnito, chefe do grupo de comunicações óticas da Unicamp.
O resultado é que a fibra ótica disponível hoje não é suficiente para atender a demanda do mercado. "A produção atual de fibra já está totalmente vendida por um ou dois anos", afirma Fragnito. "As empresas que não fizeram suas reservas não vão conseguir tirar seus projetos do papel", comenta a consultora Adriana Reis Menezes, do Yankee Group.
Na avaliação do professor Fragnito, a explosão de consumo tem acontecido nos últimos três anos. "A demanda por fibra aumentou muito a partir da popularização da Internet e, conseqüentemente, a procura por serviços de banda larga", diz.
Apesar de os fabricantes de fibra ótica estarem investindo constantemente no aumento da produção, as empresas brasileiras hoje só conseguem atender 50% da demanda nacional. A importação de países como Estados Unidos e Japão supre o restante.

Consumidor vai pagar menos pela conexão rápida

Os preços dos serviços de acesso rápido à Internet devem ter uma queda de 20% a 30% ao ano. É o que avalia a Adriana Reis Menezes, consultora do Yankee Group, especializado em tecnologia da informação. Segundo ela, a redução nos custos da transmissão é conseqüência do aumento do número de empresas que estão investindo em infra-estrutura de cabeamento ótico e em serviços de telecomunicações.
"Com a abertura do setor de telecomunicações brasileiro muitas multinacionais vieram para cá vender seus serviços. Mas tiveram de investir também em infra-estrutura, já que a mantida pela Embratel já estava com a capacidade praticamente esgotada", afirma Adriana. "Mas esse investimento está valendo para elas porque a demanda por serviços é muito grande", complementa.
Capacidade da fibra é 1 milhão de vezes maior que a do cabo metálico

A fibra ótica é hoje a base das relações de comunicação. Se utilizássemos somente o cabo metálico, em alguns casos seria mais rápido enviar um motoboy para fazer uma entrega do que mandá-la via rede. Fonte: Repórter Terra - Cristina Bodas

Nenhum comentário :

Postar um comentário