SIND-UTE MG ORGANIZA CAMPANHA SALARIAL EDUCACIONAL 2011
A eleição de Antonio Anastasia para Governador de Minas Gerais para o período 2011/2014 representa o “3º ciclo do choque de gestão”. Isso significa a manutenção e aperfeiçoamento do modelo de estado caracterizado pela ausência de investimentos em políticas públicas, congelamento da carreira dos servidores públicos, aprofundamento de mecanismos de avaliação com vistas ao congelamento salarial, maior empobrecimento dos aposentados, incapacidade de estabelecer relações democráticas de negociação com a categoria e o boicote à gestão democrática.
Por outro lado, o Sind-UTE/MG atuou nos últimos meses como instrumento de pressão e denúncia do que a categoria tem sofrido. Denunciamos também o que ainda poderá acontecer. Quando o Governador anunciou o pedido de lei delegada à Assembleia Legislativa, o Sind-UTE/MG iniciou um diálogo com a sociedade demonstrando os prejuízos à democracia e aos servidores que tal medida trará. Além disso, representamos contra o pedido do Governador junto ao Ministério Público Estadual, denunciamos a questão numa Audiência Pública realizada no dia 25/11 e manifestamos nossa posição a cada um dos 77 deputados estaduais.
A vitória judicial conquistada pelo Sindicato com o deferimento de uma liminar garantindo a todos os inscritos a certificação para direção de escola que pudessem fazer a prova foi importante na luta pela gestão democrática na escola. A tentativa de exclusão de centenas de profissionais para a realização das provas foi uma clara posição da Secretaria de Estado de Educação de limitar a participação da categoria que está cansada de autoritarismo no interior da escola.
Por tudo isso, o ano de 2011 trará inúmeros desafios que precisam ser enfrentados:
1) Unidade da categoria: o Governo do Estado com a participação da APPMG tem fomentado a divisão na categoria entre efetivos e efetivados. Esta divisão só traz enfraquecimento e deixa o governo livre para atuar prejudicando a todos. É tarefa de todos construir a unidade para sermos vitoriosos na campanha salarial do próximo ano.
2) Campanha salarial: precisamos começar a articular nossa próxima campanha com competência e agilidade. Toda a categoria precisa se ver representada na pauta de reivindicações. Nesta perspectiva, as escolas e subsedes devem iniciar a discussão da nossa pauta ainda este ano. Nossa pauta terá como eixos: salário, carreira, vínculo (propostas relativas a concurso, situação dos efetivados, etc) gestão democrática, IPSEMG e educação de qualidade. Teremos muitos problemas no início de 2011 como a regulamentação de 30 horas para professor, a implementação da tabela do subsídio, a organização do quadro da escola. Por isso iniciaremos o ano letivo já em campanha salarial com a realização de discussões no interior da escola, encontros regionais e assembleia estadual.
3) A atual proposta pedagógica da Secretaria de Estado da Educação não atende às necessidades da comunidade mineira nem as expectativas dos trabalhadores em educação. Por isso precisamos discutir e definir a posição que nosso Sindicato defenderá com a realização da Conferência Estadual da Educação em fevereiro de 2011.
Todas estas estratégias foram discutidas e aprovadas pelo Conselho Geral da entidade que se reuniu no dia 27 de novembro.
Todos e todas à luta para uma vitoriosa campanha salarial educacional 2011!
Direção Estadual do Sind-UTE/MG
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
ISSO EDUCA?????
REAÇÃO DOS PAIS DE ANTIGAMENTE VERSUS REAÇÃO MODERNA: DESCOMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO DE ALGUNS PAIS EM RELAÇÃO A SEUS FILHOS:
(Que notas são estas?)
Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.
Todo mundo "pensando" em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que "pensarão" em deixar filhos melhores para o nosso planeta?
(Que notas são estas?)
Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.
Todo mundo "pensando" em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que "pensarão" em deixar filhos melhores para o nosso planeta?
PAZ E FELICIDADES NO NATAL E EM 2011!
BLOG DO EULER: SOBRE A EDUCAÇÃO EM MG PARA 2011
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Como será 2011 para a Educação em Minas?
Dou início a este breve texto - ultimamente estou escrevendo pouco, para o bem geral da nação - respondendo a um comentário que acaba de chegar, cujo teor é:
"Anônimo:
Sou graduada em Ciências Contábeis. Fiz inscrição para a designação 2011 para lecionar matemática.
No ato da designação terei que apresentar os documentos comprobatórios da minha escolaridade. Posso apresentar uma cópia autenticada em cartório do meu diploma? Será aceito?
Precisei enviar o original do meu diploma para o CRC-MG.
Aguardo resposta e antecipadamente agradeço."
Agora, sim, respondo: caríssima navegante que nos honra com sua visita, na verdade, teoricamente falando, pela sua formação acadêmica, a menos que tenha realizado alguma complementação com licenciatura, não poderia lecionar qualquer conteúdo. Mas, tendo em vista a realidade do ensino público no Brasil e em Minas, pode ficar tranquila que você conseguirá muitas aulas de Matemática, uma vez que faltam professores, em grande quantidade, especialmente neste conteúdo.
Do ponto de vista prático, sugerimos que você dirija-se à Metropolitana de sua região para conseguir um documento conhecido como CAT, que é uma autorização para lecionar fornecida pela SEE-MG. Mas, acredito que, na ausência de professores habilitados, desde que você apresente um histórico escolar e uma declaração da escola onde se formou, juntamente com a cópia autenticada do seu diploma, muito provavelmente será contratada.
Um outro conselho: tendo em vista a realidade da Educação pública no Brasil, especialmente no ensino básico, e considerando que você se graduou em Ciências Contábeis, seria de bom proveito tentar trabalhar na sua área de formação. Seguramente os salários e as condições de trabalho são muito superiores. Tanto que o Ministro da Educação deste país surrealista promete que, em dez anos, haverá uma "aproximação" da média do vencimento do magistério com a média salarial das outras carreiras de formação equivalente. Dito de outra forma: nós, professores, ganhamos mal em comparação com as demais carreiras profissionais, o que inclui certamente a de Ciências Contábeis.
De qualquer forma, seja como um bico, ou até mesmo por opção, digamos, um tanto quanto idealista, de ingressar na carreira do magistério, desejamos-lhe boas-vindas. E que venha para somar na luta da categoria, inclusive durante as greves, e não para dividir e enfraquecê-la, como tem acontecido com muitos que, de passagem meteórica pela carreira do magistério, dão as costas às justas lutas reivindicatórias dos educadores.
Feito este esclarecimento quase pedagógico e com um certo ar professoral, passemos ao ponto seguinte: o que nos espera para 2011 na Educação pública.
Como se trata de um tema amplo, que vai exigir um esforço de compreensão entre aquilo que devemos esperar que se faça nos limites do governo mineiro e aquilo que depende do governo federal, deixarei para um próximo post. Ahhhhh, dirão alguns, por que parou? Calma, pessoal, isso acontece também em sala de aula, quando estamos num momento mágico (que acontece de vez em quando) explicando o conteúdo da matéria e fazendo um paralelo com as realidades mais próximas, gerando grande expectativa em relação ao desfecho e de repente bate o sinal. O "final" - que nunca é o final - da história fica para a aula seguinte.
NO post seguinte, que será produzido sabe-se lá quando, espero falar sobre as expectativas para 2011: do nosso novo teto salarial de R$ 1.320,00 arrancado na luta - que, gostem ou não representa um reajuste de 41% sobre o teto atual de R$ 935,00 -, passando pelas demandas que não foram atendidas e também por aquilo que se perdeu ou que foi confiscado da categoria. A luta não pára, embora alguns só entendam as coisas de forma não dialética, como um tudo ou nada.
Tenhamos sempre em mente que a nossa maravilhosa revolta-greve dos 47 dias deixou um saldo positivo na nossa luta e na nossa organização. E que é graças a esta demonstração da capacidade de unidade e de luta dos trabalhadores em educação de Minas que poderemos arrancar novas conquistas nos próximos anos. Em Minas e no Brasil.
***
Incorporo ao texto central os comentários a seguir, entre os quais do nosso combativo amigo e colega professor João Paulo, ao qual desejo igualmente - e a seus familiares - um feliz Natal e um Ano Novo cheio de esperanças, de sonhos, de lutas e de vitórias. Desejo este que estendo a todos/as as/os nossos/as ilustres visitantes.
"João Paulo Ferreira de Assis:
Prezado amigo Professor Euler
Quero te parabenizar pela magnífica resposta dada à jovem contabilista, que talvez alimente um sonho dourado com relação ao ato de ser professora. Também desejo a ela muitas felicidades, e a aconselho, se quer mesmo ser professora, a cursar a graduação de Matemática. E aí, sim, depois de praticar o Estágio supervisionado, ela ver se convém mesmo ser professora. Isto de ter autorização para dar aula, também a tenho, para lecionar Filosofia, sendo graduado em História. Um dia conversando com o professor de Filosofia da minha escola (este sim, graduado), vi que estava totalmente errado ao colocar os temas para os alunos. Confesso que fiquei com vergonha. Também no ano em que tive de assumir Filosofia no 3º ano da noite, nem o CBC tinha na escola. Simplesmente a SRE de Barbacena esquecera-se de passá-lo por email. Foi preciso que uma professora de Resende Costa, SRE de São João Del Rei o disponibilizasse para mim, através da minha cunhada, sua colega de curso. A de São João passou para suas escolas ainda em novembro do ano anterior.
Aproveito para desejar ao prezado amigo e familiares, bem como a todos os companheiros que leem e participam deste blog, um Natal pleno de alegrias e muitas felicidades no ano vindouro.
São os votos de João Paulo Ferreira de Assis. "
"Marcos:
Caro Euler,
Você realmente acredita que este novo teto salarial é bom?
Tenho 17 anos de trabalho que não tenho a mesma simpatia pelo subsídio. Acredito, na verdade, que a greve (quero especificar que não sou contra) ajudou o governo a implementar mais uma de suas maldades.
Não vou aderir ao subsídio, e, não é apenas a minha opinião, mas de muitos outros professores que conheço. "
Comentário do Blog: Caro Marcos, não disse que tenho simpatia pelo novo teto, mas que ele representa um reajuste de 41% em relação ao teto atual. Claro que merecemos muito mais. E vamos continuar lutando para que a nossa situação melhore.
Não concordo de maneira alguma que a nossa maravilhosa greve ajudou o governo a "implementar mais uma de suas maldades". Se não fosse a greve, só em 2011 o governo começaria a discutir uma nova política salarial, e muito provavelmente passaríamos todo o ano na mesma situação de 2010.
Quanto ao subsídio, temos um tempo ainda de 90 dias após o quinto dia útil de fevereiro de 2011 para fazer a opção entre continuar com o atual plano ou aderir ao novo plano. Até lá será possível ter um quadro mais claro sobre o que é melhor para todos. Por exemplo: o nosso sindicato poderá avançar nas negociações com o governo sobre o tempo de serviço que foi confiscado no novo plano. Há, ainda, uma pendência no STF sobre a questão de mérito acerca do piso salarial do magistério. Se houver interesse do Governo Federal em pressionar o STF para que ele se posicione saberemos muito em breve sobre se o nosso piso é piso mesmo ou se é teto. Muita água vai rolar até o final de abril de 2011.
Como será 2011 para a Educação em Minas?
Dou início a este breve texto - ultimamente estou escrevendo pouco, para o bem geral da nação - respondendo a um comentário que acaba de chegar, cujo teor é:
"Anônimo:
Sou graduada em Ciências Contábeis. Fiz inscrição para a designação 2011 para lecionar matemática.
No ato da designação terei que apresentar os documentos comprobatórios da minha escolaridade. Posso apresentar uma cópia autenticada em cartório do meu diploma? Será aceito?
Precisei enviar o original do meu diploma para o CRC-MG.
Aguardo resposta e antecipadamente agradeço."
Agora, sim, respondo: caríssima navegante que nos honra com sua visita, na verdade, teoricamente falando, pela sua formação acadêmica, a menos que tenha realizado alguma complementação com licenciatura, não poderia lecionar qualquer conteúdo. Mas, tendo em vista a realidade do ensino público no Brasil e em Minas, pode ficar tranquila que você conseguirá muitas aulas de Matemática, uma vez que faltam professores, em grande quantidade, especialmente neste conteúdo.
Do ponto de vista prático, sugerimos que você dirija-se à Metropolitana de sua região para conseguir um documento conhecido como CAT, que é uma autorização para lecionar fornecida pela SEE-MG. Mas, acredito que, na ausência de professores habilitados, desde que você apresente um histórico escolar e uma declaração da escola onde se formou, juntamente com a cópia autenticada do seu diploma, muito provavelmente será contratada.
Um outro conselho: tendo em vista a realidade da Educação pública no Brasil, especialmente no ensino básico, e considerando que você se graduou em Ciências Contábeis, seria de bom proveito tentar trabalhar na sua área de formação. Seguramente os salários e as condições de trabalho são muito superiores. Tanto que o Ministro da Educação deste país surrealista promete que, em dez anos, haverá uma "aproximação" da média do vencimento do magistério com a média salarial das outras carreiras de formação equivalente. Dito de outra forma: nós, professores, ganhamos mal em comparação com as demais carreiras profissionais, o que inclui certamente a de Ciências Contábeis.
De qualquer forma, seja como um bico, ou até mesmo por opção, digamos, um tanto quanto idealista, de ingressar na carreira do magistério, desejamos-lhe boas-vindas. E que venha para somar na luta da categoria, inclusive durante as greves, e não para dividir e enfraquecê-la, como tem acontecido com muitos que, de passagem meteórica pela carreira do magistério, dão as costas às justas lutas reivindicatórias dos educadores.
Feito este esclarecimento quase pedagógico e com um certo ar professoral, passemos ao ponto seguinte: o que nos espera para 2011 na Educação pública.
Como se trata de um tema amplo, que vai exigir um esforço de compreensão entre aquilo que devemos esperar que se faça nos limites do governo mineiro e aquilo que depende do governo federal, deixarei para um próximo post. Ahhhhh, dirão alguns, por que parou? Calma, pessoal, isso acontece também em sala de aula, quando estamos num momento mágico (que acontece de vez em quando) explicando o conteúdo da matéria e fazendo um paralelo com as realidades mais próximas, gerando grande expectativa em relação ao desfecho e de repente bate o sinal. O "final" - que nunca é o final - da história fica para a aula seguinte.
NO post seguinte, que será produzido sabe-se lá quando, espero falar sobre as expectativas para 2011: do nosso novo teto salarial de R$ 1.320,00 arrancado na luta - que, gostem ou não representa um reajuste de 41% sobre o teto atual de R$ 935,00 -, passando pelas demandas que não foram atendidas e também por aquilo que se perdeu ou que foi confiscado da categoria. A luta não pára, embora alguns só entendam as coisas de forma não dialética, como um tudo ou nada.
Tenhamos sempre em mente que a nossa maravilhosa revolta-greve dos 47 dias deixou um saldo positivo na nossa luta e na nossa organização. E que é graças a esta demonstração da capacidade de unidade e de luta dos trabalhadores em educação de Minas que poderemos arrancar novas conquistas nos próximos anos. Em Minas e no Brasil.
***
Incorporo ao texto central os comentários a seguir, entre os quais do nosso combativo amigo e colega professor João Paulo, ao qual desejo igualmente - e a seus familiares - um feliz Natal e um Ano Novo cheio de esperanças, de sonhos, de lutas e de vitórias. Desejo este que estendo a todos/as as/os nossos/as ilustres visitantes.
"João Paulo Ferreira de Assis:
Prezado amigo Professor Euler
Quero te parabenizar pela magnífica resposta dada à jovem contabilista, que talvez alimente um sonho dourado com relação ao ato de ser professora. Também desejo a ela muitas felicidades, e a aconselho, se quer mesmo ser professora, a cursar a graduação de Matemática. E aí, sim, depois de praticar o Estágio supervisionado, ela ver se convém mesmo ser professora. Isto de ter autorização para dar aula, também a tenho, para lecionar Filosofia, sendo graduado em História. Um dia conversando com o professor de Filosofia da minha escola (este sim, graduado), vi que estava totalmente errado ao colocar os temas para os alunos. Confesso que fiquei com vergonha. Também no ano em que tive de assumir Filosofia no 3º ano da noite, nem o CBC tinha na escola. Simplesmente a SRE de Barbacena esquecera-se de passá-lo por email. Foi preciso que uma professora de Resende Costa, SRE de São João Del Rei o disponibilizasse para mim, através da minha cunhada, sua colega de curso. A de São João passou para suas escolas ainda em novembro do ano anterior.
Aproveito para desejar ao prezado amigo e familiares, bem como a todos os companheiros que leem e participam deste blog, um Natal pleno de alegrias e muitas felicidades no ano vindouro.
São os votos de João Paulo Ferreira de Assis. "
"Marcos:
Caro Euler,
Você realmente acredita que este novo teto salarial é bom?
Tenho 17 anos de trabalho que não tenho a mesma simpatia pelo subsídio. Acredito, na verdade, que a greve (quero especificar que não sou contra) ajudou o governo a implementar mais uma de suas maldades.
Não vou aderir ao subsídio, e, não é apenas a minha opinião, mas de muitos outros professores que conheço. "
Comentário do Blog: Caro Marcos, não disse que tenho simpatia pelo novo teto, mas que ele representa um reajuste de 41% em relação ao teto atual. Claro que merecemos muito mais. E vamos continuar lutando para que a nossa situação melhore.
Não concordo de maneira alguma que a nossa maravilhosa greve ajudou o governo a "implementar mais uma de suas maldades". Se não fosse a greve, só em 2011 o governo começaria a discutir uma nova política salarial, e muito provavelmente passaríamos todo o ano na mesma situação de 2010.
Quanto ao subsídio, temos um tempo ainda de 90 dias após o quinto dia útil de fevereiro de 2011 para fazer a opção entre continuar com o atual plano ou aderir ao novo plano. Até lá será possível ter um quadro mais claro sobre o que é melhor para todos. Por exemplo: o nosso sindicato poderá avançar nas negociações com o governo sobre o tempo de serviço que foi confiscado no novo plano. Há, ainda, uma pendência no STF sobre a questão de mérito acerca do piso salarial do magistério. Se houver interesse do Governo Federal em pressionar o STF para que ele se posicione saberemos muito em breve sobre se o nosso piso é piso mesmo ou se é teto. Muita água vai rolar até o final de abril de 2011.
domingo, 19 de dezembro de 2010
CARTA ABERTA AOS CORAÇÕES
CARTA ABERTA AOS CORAÇÕES
O QUE MAIS O SER HUMANO PRECISA NA VIDA É NÃO PRECISAR E AINDA ASSIM ELE PRECISA. PRECISAR É URGENTE E ANÔNIMO. É REAL E MORTAL. É UM ERRO QUE SAI PELA CULATRA, COMO TIRO, COMO VENENO E , PARADOXALMENTE, COMO NÉCTAR PARA A SOBREVIVÊNCIA.
NÃO PRECISAR É NECESSIDADE PARA NÃO HUMANOS. E AINDA ASSIM O SER PRECISA NÃO PRECISAR. É ESTRANHO, SOA COMO IRREAL, MAS NÃO PRECISAR É IRREAL! É ALGO ACIMA DO HUMANO, POSSIVELMENTE ESPIRITUAL E DE ALTA DINÂMICA ESPIRITUAL. ALGO COMO QUE PARA ANJOS. PARA OS QUE ESTÃO ACIMA DE QUALQUER MALDADE.
E AINDA PRECISO. A MINHA DINÂMICA AINDA ESTÁ AQUI NESTE PLANETA. SOBREVIVO, MAS ESTOU NO MEIO DO MUNDO, DA VIDA, NA VALSA DE MALDADES QUE ESCORREM AO MEU REDOR. HÁ O MAL EM MIM! MEU DEUS, EU NÃO QUERIA ADMITIR, MAS HÁ O MAL EM MIM...EU O VEJO NA MINHA LÍNGUA! É QUE AINDA NÃO ESTOU NO NÍVEL DOS ANJOS...
O PRECISAR ME DILACERA! VIVER DILACERA A NÓS TODOS. ESTAMOS NO OLHO DO FURACÃO E AINDA ASSIM VALSAMOS A LOUCURA DA VIDA. NO SEXO E NAS ALEGRIAS INSANAS E SÃS DAS BEBIDAS, DAS VEZES QUE NOS TRAGAMOS E NOS DILUIMOS. VALSAMOS PORQUE NECESSITAMOS SAIR DAS NOSSAS LOUCURAS E DAS ARMADILHAS DOS LUTOS QUE SOMOS PARA NÓS MESMOS.
O PRECISAR DÓI!E MUITAS VEZES PRECISAMOS APENAS DO SILÊNCIO DAS PESSOAS, ASSIM COMO ELAS PRECISAM DO NOSSO SILÊNCIO.A LÍNGUA SOLTA É, EM ALGUNS MOMENTOS, ESPADA NO CORAÇÃO DO OUTRO. OUVIR MAIS É O QUE O MUNDO PRECISA. ABRAÇAR MAIS. AMAR MAIS E MELHOR. AMÉM.
VANDA SANDIM
19/12/10
IÇAMI TIBA E SUA CONTRIBUIÇÃO PRECIOSA PARA A EDUCAÇÃO
NAS NOSSAS VIDAS CORRIDAS, SE FAZ URGENTE A NECESSIDADE DE NOS EMPENHARMOS NA EDUCAÇÃO EQUILIBRADA DE NOSSOS FILHOS E, COMO EDUCADORES PROFISSIONAIS TAMBÉM DE PENSARMO EM NOSSOS ALUNOS.PESSOAS COMO IÇAMI TIBA NOS AUXILIA BASTANTE NESSA TAREFA DE EDUCADORES, ELE TEM LIVROS MUITO BONS E É UMA AJUDAEXTRA PARA OS INTERESSADOS EM EDUCAÇÃO, INTERESSADOS EM UM MUNDO MELHOR.
LEIAM ABAIXO UMA BELA PALESTRA MINISTRADA POR ELE:
Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba,
O palestrante é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso". Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior.
Em pesquisa realizada em março de 2009, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.
* 1º- lugar: Sigmund Freud;
* 2º- lugar: Gustav Jung;
* 3º- Lugar: Içami Tiba
1. A educação não pode ser delegada à escola.
Aluno é transitório. Filho é para sempre.
2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo.
Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...
3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errÿneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.
4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real.
Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa.
6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança.
Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.
7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora.
E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.
8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada.
Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.
10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer.
E o prazer é inconsequente.
11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.
12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada.
Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.
13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho.
Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.
14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz.
Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.
15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.
16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação.
Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.
17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.
18. Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas.
Devem ser tratadas. (palavras dele).
19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.
20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida.
Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.
21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança.
Não pode apenas bater cartão.
22. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.
23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa.
O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.
24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.
25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.
26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial.
Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.
"A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia!"
AÇÃO CIVIL CONTRA AÉCIO NEVES: ROLA NA REDE!
ROLA NA INTERNETE AÇÃO CIVIL CONTRA AÉCIO NEVES: NÃO INVENTEI NADA!APENAS REPASSO E-MAIL RECEBIDO, E O POVO TEM O DIREITO DE SABER E AVALIAR!
Ação civil contra senador eleito Aécio Neves é
ajuizada em promotoria
Pedido foi feito por ato de improbidade administrativa contra ex-governador.
No procedimento, é questionado o destino de R$ 3,5 bilhões.
Do G1 MG
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A Promotoria de Justiça da Saúde entrou com uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-governador de Minas Gerais e senador eleito Aécio Neves e a ex-contadora geral do estado, Maria da Conceição Barros. Na ação é questionado o destino de R$ 3,5 bilhões que teriam sido declarados na lei orçamentária como dinheiro repassado à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para investimentos em obras de saneamento básico.
De acordo com a promotora Joseli Ramos Pontes, o repasse do dinheiro não foi comprovado. O governo de Minas informou que não afirmou em qualquer instância ter havido repasse de dinheiro do Tesouro Estadual para a copasa executar obras de saneamento. Informou também que os investimentos da empresa são realizados com recursos próprios.
Ainda segundo o governo de Minas, as demonstrações financeiras da copasa são submetidas à aprovação de diferentes empresas de auditoria externa, além da comissão de valores mobiliários, não tendo sido apontada qualquer irregularidade.
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