terça-feira, 27 de outubro de 2009

Aula de informática



Os alunos adoram as aulas de informática no PROETI e temos uma sala muito boa!

Informática no PROETI





As professoras Cássia e Vanda, com os conhecimentos adquiridos no Curso de Capacitação de Informática, oferecido
pela SRE de São João del Rei, repassam
o que aprenderam para aos alunos do
PROETI.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PROJETO GDP INHÁTERRA: alunos do PROETI marcando canteiro

Dia 03/11 os alunos do PROETI, as professoras Marli, Cássia e Vanda foram ao canteiro continuar as "obras". Por enquanto o canteiro está assim, mas não demorará a ficar pronto.Está muito colorido e bonito! Pena que as chuvas atrasaram tudo!
Alunos colocando a "mão na massa"!



Eles adoram mexer na terra e esperar o resultado do trabalho deles.




Dá um pouco de trabalho enterrar as garrafas, mas o resultado será muito bom!

A professora Marli se esforça demais para que tudo dê certo. Ela está de parabéns!

Nas duas fotos acima, os alunos, Cássia e Marli estão preparando as garrafas e o terreno. E eu estou batendo as fotos!
Os alunos se envolvem com o projeto do canteiro: é uma atividade diferente e prazeirosa para eles.




A prof. Marli ( coordenadora do GDP INHÁTERRA) e os alunos do PROETI que participam desse projeto sob supervisão das professoras Vanda e Cássia. Houve a escolha do terreno mais adequado para o canteiro de temperos e ervas ( que serão utilizados, futuramente, na cozinha da escola) e a marcação com pedras formando uma mandala.

Marcação do terreno com pedras

A prof. Marli marcando o local onde os alunos colocavam pedras para manter a forma de mandala.

Alunos do PROETI marcando terreno para a criação do canteiro

Os alunos deram-se as mãos para formar um grande círculo que serviria como referência para marcar o canteiro em forma de mandala.

Silêncio na Biblioteca

Somos fazedores de nossa história. Responsáveis pelo nosso futuro, alegria, tristeza e felicidade.
Países mais desenvolvidos e, com raras exceções, países menos desenvolvidos ( ou ainda aqueles que se encontram em processo de crescimento contínuo, como o Brasil) têm, em suas bibliotecas, um ambiente adequado para se ler, estudar, pesquisar e trocar conhecimentos. Será falta de orientação para que alunos tenham um comportamento respeitoso em um ambiente como o de uma biblioteca, ou será mesmo falta de interesse do aluno em respeitar regras e aceitar limites?

De minha parte, tenho tentado, incansavelmente fazer com que os alunos se comportem melhor, fazendo mais silêncio e falando mais baixo, mas sinto a enorme falta de vontade neles em respeitar os direitos dos colegas. Há um tempo atrás, um aluno me disse que as pessoas não estavam respeitando mais nem as igrejas, quanto mais uma biblioteca! E isso porque eu lhes disse que a biblioteca é um ambiente sagrado, onde acontece a pesquisa, a busca do saber e que isso deveria ser feito em silêncio e que conversas em tom de voz alta deveria ser algo impraticável!
Mas, como eu disse, somos fazedores de nossa história e eu busco fazer a minha sempre respeitando o espaço do outro. Esse é um valor que tenho passado para meus alunos; respeito em ambientes como igreja, hospitais, salas de aula e biblioteca. Eu oriento, o resto fica nas mãos do aluno, responsável que é pelos seus passos e atitudes.