segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Silêncio na Biblioteca

Somos fazedores de nossa história. Responsáveis pelo nosso futuro, alegria, tristeza e felicidade.
Países mais desenvolvidos e, com raras exceções, países menos desenvolvidos ( ou ainda aqueles que se encontram em processo de crescimento contínuo, como o Brasil) têm, em suas bibliotecas, um ambiente adequado para se ler, estudar, pesquisar e trocar conhecimentos. Será falta de orientação para que alunos tenham um comportamento respeitoso em um ambiente como o de uma biblioteca, ou será mesmo falta de interesse do aluno em respeitar regras e aceitar limites?

De minha parte, tenho tentado, incansavelmente fazer com que os alunos se comportem melhor, fazendo mais silêncio e falando mais baixo, mas sinto a enorme falta de vontade neles em respeitar os direitos dos colegas. Há um tempo atrás, um aluno me disse que as pessoas não estavam respeitando mais nem as igrejas, quanto mais uma biblioteca! E isso porque eu lhes disse que a biblioteca é um ambiente sagrado, onde acontece a pesquisa, a busca do saber e que isso deveria ser feito em silêncio e que conversas em tom de voz alta deveria ser algo impraticável!
Mas, como eu disse, somos fazedores de nossa história e eu busco fazer a minha sempre respeitando o espaço do outro. Esse é um valor que tenho passado para meus alunos; respeito em ambientes como igreja, hospitais, salas de aula e biblioteca. Eu oriento, o resto fica nas mãos do aluno, responsável que é pelos seus passos e atitudes.

7 comentários :

  1. Este texto está nos mostrando como devemos nos comportar na biblioteca,que a biblioteca é um lugar sagrado e que devemos mostrar a educação para todos os nossos colegas.
    cláudio 8 ano A turma B

    ResponderExcluir
  2. Sem o silêncio não há concentração, quando entrarmos na biblioteca devemos ter o cuidado de não falar alto.
    clayton B

    ResponderExcluir
  3. O SILÊNCIO NA BIBLIOTECA É ESSENCIAL ,POIS TEMOS QUE TER RESPEITO Á LEITURA DOS OUTROS. E É O LUGAR DE LER E NÃO FALAR , GRITAR E BAGUNÇAR. EU CONFESSO QUE NÃO RESPEITAVA A BIBLIOTECA, MAS DEPOIS DE TER ENTRADO NO PROETI APRENDI O SAGRADO VALOR DA BIBLIOTECA , PROMETO NUNCA MAIS DESRESPEITAR A BIBLIOTECA . E ACONSELHO A TODOS QUE FAÇAM COMO EU .
    aLESSANDRO 8A

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei os comentários sobre o silêncio na biblioteca
    pois é essencial porque tem outras pessoas que são estudiosas , prejudica também prejudica a si mesmo.



    bárbara 6C

    ResponderExcluir
  5. Acho que esse texto silêncio na biblioteca ajuda aos alunos,pois tem vários alunos que gritam lá dentro e a bibliotecária Regina ou a Rita não agüentam e isso prejudica todos que estão fazendo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. http://leituraseresenhas.blogspot.com.br/2013/01/sobre-bibliotecas-e-silencio-o.html

    ResponderExcluir
  7. Chega a ser cansativo, monótono até ter que repetir por vezes a mesma coisa e para as mesmas pessoas. Pedir silêncio mais de uma vez, os alunos, não respeitam o ambiente da biblioteca.

    ResponderExcluir