sábado, 15 de maio de 2010

SERÁ QUE A ASSEMBLEIA BANCA CONTINUAR A GREVE NESSE CONTEXTO???

( REPITO ESTA POSTAGEM PARA MAIS UMA REFLEXÃO)
ALGUMAS INFORMAÇÕES... NADA MUITO CONCRETO PARA O RUMO DA GREVE, MAS JÁ SENTE-SE O CHEIRO, NO AR, DE QUE É IMPOSSÍVEL DEMOCRACIA PLENA!
NADA SE PODE AFIRMAR, POIS A ASSEMBLEIA É QUE DECIDE O DESTINO DA GREVE
2010.MAS...CONSEGUIRAM, PELO JEITO, SUFOCAR O QUE DÁVAMOS COMO CERTO, QUE ERA JAMAIS RECUAR SEM AS CONQUISTAS ALCANÇADAS EM SEU ÚLTIMO GRAU: PISO SALARIAL QUE FOI SANSIONADO POR LEI, PELO PRESIDENTE LULA EM 2008, E QUE FOI IGNORADO POR MUITOS GOVERNADORES!

É ISSO! A LEI ESTÁ CONTRA NÓS E NÃO VAMOS CONSEGUIR... A ILEGALIDADE DA GREVE JÁ É FATO E, AGORA, O SINDICATO NÃO SEGURA MAIS AS RÉDEAS DA SITUAÇÃO SEM O AMPARO LEGAL. À MENOS QUE A ASSEMBLEIA BANQUE FUTURAS DEMISSÕES ATÉ MESMO PARA OS CONCURSADOS , POIS SE A GREVE É ILEGAL, A FALTA NÃO É MAIS JUSTIFICADA!

SERÁ QUE A ASSEMBLEIA BANCA???

NESSAS HORAS, PENSO NOS EDUCADORES QUE NÃO ADERIRAM À GREVE E, NÃO QUERENDO CULPÁ-LOS, PENSO QUE SE FÔSSEMOS CEM POR CENTO EM GREVE NO ESTADO DE M.G., ENCARARÍAMOS ATÉ UMA POSSÍVEL PERDA DO TRABALHO, PORQUE SABERÍAMOS QUE A FORÇA SERIA TANTA QUE A LUTA SERIA MAIS RESPEITADA, E POSSIVELMENTE GANHA!

SERÁ QUE A ASSEMBLEIA BANCA A POSSIBILIDADE DE GRANDES REVESES???

JÁ ESTOU DE RESSACA E O PORRE AINDA NEM ACABOU...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

COMUNICADO SEDE CENTRAL SOBRE NEGOCIAÇÃO -12/05865

12-05-2010
COMUNICADO SEDE CENTRAL SOBRE A NEGOCIAÇÃO DE HOJE 12-05-2010

Belo Horizonte, 12 de maio de 2010.


OF.CIR. SEDE CENTRAL/SEC-054/10


Companheiros (as),

O Sind-UTE/MG participou de uma reunião de negociação na manhã do dia 12 de maio. Participaram também a Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, o Presidente da Assembleia Legislativa de MG, Deputado Alberto Pinto Coelho, o líder do governo na ALMG, Deputado Mauri Torres, o líder do bloco de oposição, Deputado Padre João e vários outros deputados estaduais.

Como resultado desta reunião, conseguimos a imediata suspensão da demissão dos designados que estava em curso na manha do dia 12 de maio. Conseguimos também reverter o corte dos salários dos servidores em greve.

O Governo de Estado apresentou uma proposta em relação às possibilidades de incorporação de gratificações como mecanismo de modificar os vencimentos básicos. O Sind-UTE/MG submeterá todas as questões conquistadas para deliberação da categoria. Apenas após a posição dos/as trabalhadores/as em educação em greve, o sindicato fechará qualquer negociação.

Diante destes novos fatos, a Direção do Sind-UTE/MG convoca extraordinariamente o Comando Estadual de Greve para reunião no dia 14/05/10.

Informamos que a categoria continua em greve e a Assembleia Estadual marcada para o dia 18 de maio está mantida bem como todas as suas deliberações.

Salientamos a importância da unidade da categoria para manter a mobilização, conforme definido em assembléia estadual.

Atenciosamente,

BEATRIZ DA SILVA CERQUEIRA

COORDENADORA GERAL DO SIND-UTE MG

CGC: 65l39743/000l.92 - Inscrição Estadual: Isento


FALA DE ANASTASIA SOBRE PROFESSORES QUE NÃO ADERIRAM À GREVE

Veja o que o atual governador de Minas fala dos nossos colegas que não aderiram GREVE. Eles precisam saber e mais, responder para o governador.
Ainda em Uberaba, governador aguardava posicionamento da Justiça sobre a greve
Governador disse  ontem em Uberaba que aguardava posicionamento da Justiça sobre a greve dos professores
Governador disse ontem em Uberaba que aguardava posicionamento da Justiça sobre a greve dos professores
O governador Antônio Anastasia (PSDB) permaneceu ontem em Uberaba, quando participou de reuniões e atividade sociais no município. Anastasia, que chegou à cidade no dia 1º de maio, esteve na abertura da 76ª ExpoZebu, que por sinal foi alvo de manifestação dos profissionais da Educação da Rede Pública em greve. Entretanto, sobre este assunto, Anastasia afirmou que a greve dos professores não irá interferir na sua campanha e serei governador e não ligo com estes professores em greve, os que me apóiam estão trabalhando e satisfeitos com o salário que é um dos melhores da américa latina. Já em relação ao candidato que estará junto a ele durante a campanha, como vice, comentou que ainda não tem decidido quem será a pessoa.
A 76ª ExpoZebu foi palco para os manifestantes da Educação mostrarem sua indignação no que diz respeito ao piso do professor. Os membros do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais compareceram à cerimônia de abertura com a intenção de convencer Anastasia a atender as reivindicações da classe, sendo que os sindicalistas são enfáticos quando alegam que a greve continuará sem um acordo cabível com o governo.
Entretanto, de acordo com o governador, não será esse movimento que irá desestruturar sua pré-campanha ao Governo do Estado. "Estamos tendo um movimento, que é um movimento por circunstâncias específicas, muito resumido no todo, muito limitado, um percentual que não chega a 2%. Naturalmente, acredito que a razão está prevalecendo e percebe os impedimentos legais, além de concessões, além daquelas que foram feitas", comenta Anastasia.
Por outro lado, os professores receberam na segunda-feira (3) o parecer favorável sobre o recurso que haviam solicitado, que negou a contratação de novos professores para Rede Estadual de Ensino. Segundo Anastasia, a decisão será objeto ainda de novas apreciações pelo Poder Judiciário. "Acredito que teremos aí apreciações no curso deste dia [ontem] e é natural que haja isso, tanto por parte do movimento do sindicato como também do Governo. Então faz parte desse movimento nesse momento", enfatiza o governador.
Já em relação ao candidato que assumirá o posto de vice-governador, compondo a chapa de Anastasia, ele afirma que ainda não está nada definido sobre o assunto, e que a escolha do vice não será uma escolha de natureza pessoal do governador. Na realidade, alega o governador que os partidos políticos que compõem a aliança com o PSDB, e que indicarão o nome do vice, será anunciado certamente no mês de junho, quando será formada oficialmente a chapa.
Geórgia Santos

( DÁ PARA DORMIR COM ESSA PROFESSORES? VANDA SANDIM)

LISTA DE DEPUTADOS QUE VOTARAM CONTRA O PISO SALARIAL DOS PROFESSORES:VALE LEMBRAR O VALOR DO SALÁRIO DELES!


..DEPUTADOS QUE FORAM CONTRA O PISO SALARIAL




Eu não voto...

No Aécio Neves, no Anastasia, no Serra e em nenhum dos 37 deputados estaduais que votaram contra o piso salarial, uma lei sancionada pelo presidente da república, Lula, que favoreceria todos os profissionais da educação.
Você sabia?? As nossas autoridades consideram inconstitucional o direito do profissional da educação de fazer greve, mas não consideram inconstitucional um ajudante de seviços gerais, em fase de aposentadoria, receber menos que um salário mínimo, quando a constituição brasileira fala que é um ato inconstituional um funcionário receber menos que um salário mínimo. Atualmente, esse salário é comum entre os ajudantes gerais das escolas.
Os professores não tem um piso salarial e sim um teto salarial que não chega ao valor de mil reais contando a maioria com tempo suficiente para aposentadoria , tendo curso superior e pós-graduação. Esse valor inclui benefícios como biênio, quinquênio, pó de giz... Há contra-cheques de alguns desses profissionais no valor de R$850.00. Isso tudo sem contar a falta de condições de trabalho a que são submetido.
Por favor informe-se mais a esse respeito e como cidadão reflita. Este é um ano de eleição. Como está a educação no nosso país, especialmente em nosso estado???

Nome dos 37 deputados da Assembléia Legislativa de Minas Gerais que votaram contra o piso salarial dos professores e auxiliares de serviços da educação:


Inácio Franco [PV],
Jayro Lessa [DEM],
João Leite [PSDB],
JOSÉ HENRIQUE [PMDB],
Lafayette de Andrada [PSDB],
Leonardo Moreira [PSDB],
Marcus Pestana [PSDB],
Mauri Torres [PSDB],
Pinduca Ferreira [PP],
Rômulo Veneroso [PV],
Ruy Muniz [DEM], Este é dos nossos!
Sebastião Costa [PPS],
Eros Biondini [PTB],
Zé Maia [PSDB],
Alencar da Silveira,
Antônio Carlos Arantes [PSC],
Antônio Genaro [PSC],
Arlen Santiago [PTB], Este é dos nossos!
Célio Moreira [PSDB],
Delvito Alves [PTB],
Dilzon Melo [PTB],
Dimas Fabiano [PP],
Dinis Pinheiro [PSDB],
Djalma Diniz [PPS],
Domingos Sávio [PSDB],
Dr.Rinaldo Valério [PSL],
Doutor Ronaldo [PDT],
Doutor Viana [DEM],
Duarte Bechir [PMN],
Elmiro Nascimento [DEM],
Tiago Ulisses [PV],
Fábio Avelar [PSC],
Gil Pereira [PP], Este é dos nossos!
Gustavo Corrêa [DEM],
Luiz Humberto Carneiro [PSDB],
Tenente Lúsio [PDT] e Walter Costa [PMN].

A assembleia dos/as trabalhadores/as em educação da Rede Estadual de Minas Gerais, realizada HOJE (5.5), na Praça da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte/MG, decidiu pela continuidade da greve por TEMPO INDETERMINADO!!Ligue para 08002839191para resolver a situação..

Veja o que Jô Soares, uma da inteligências do nosso país, escreveu a respeito dos professores:

JÔ SOARES, A PROPÓSITO DE SER PROFESSOR…


O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de “barriga cheia”.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao colégio, é um “Adesivo”.
Precisa faltar, é um “turista”.
Conversa com os outros professores, está “malhando” nos alunos..
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não se sabe impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as hipóteses do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala correctamente, ninguém entende.
Fala a “língua” do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é retido, é perseguição.
O aluno é aprovado, deitou “água-benta”.
É! O professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele.


Gente, nós professores de Minas Gerais precisamos do apoio de vcs nessa greve por um salário melhor.

Nos ajude ligando para os seguintes telefones: 08002839191( Ouvidoria Geral) e 08007014255 (Secretaria da Educação), pedindo o nosso piso salarial e a volta dos alunos às aulas.

Contamos com sua ajuda, de seus familiares. conhecidos...afinal quem não tem alguém na família que é ou foi (coitados! eles então qdo aposentam, perdem todos os benefícios...) da área da educação? Repasse o email...

Obrigada!

Rita Deoclides

PROPOSTA DE CARTA PARA O COMANDO CENTRAL

Amigos, agora mais que nunca é hora de nos unirmos em favor da nossa luta.

Estou te enviando um modelo de carta que endereçaremos a sede do Sind Ute antes da próxima assembleia.

Como propus na comunidade, seria interessante que cada comando de greve, cada cidade, fizesse a sua e enviasse ao Comando central, para mostrarmos nosso número e nossa força no movimento. Quanto mais assinaturas, melhor.


Conto com vc e sua lista de contatos rs, para fazermos uma corrente em favor da greve.

Abraços.



São João Del Rei, 13 de maio de 2010.

Prezada Beatriz Cerqueira, Coordenadora geral do Sind- UTE/ MG:

Vimos, por meio desta, elogiar e apoiar o comando de greve central desse sindicato, que até agora tem-se mostrado organizado, determinado, comprometido com a causa que defende e digno de nossa confiança.

A sua fala e as suas atitudes, prezada professora, nos inspiraram durante esses 35 dias de movimento e, esperamos, possam continuar inspirando por outros tantos, até alcançarmos os nossos objetivos.

Estamos cientes da pressão que está sendo exercida sobre você e a sua equipe e queremos demonstrar nosso apoio, lembrando que grandes líderes de nosso país já sofreram perseguições políticas e saíram delas fortalecidos.

Cremos que a sua liderança, ponderação, eloquência, firmeza e carisma são essenciais ao sucesso do movimento, e é por isso que escrevemos esta missiva. Aconselhamos todos os servidores em Educação, de todas as regiões de Minas, a fazerem o mesmo, a fim de que você tenha certeza de que representa um grande número de trabalhadores em quem pode confiar.

Temos medo, Beatriz, que as pressões que estão atuando sobre você possam fazê-la vacilar. Concordamos com suas palavras quando diz que um retorno sem negociação, sem o piso, fará com que não tenhamos moral para exigir nossos direitos por muito tempo. Acreditamos que um retorno desta greve, na atual condição, só nos levaria a ser motivo de chacota e de descrença na sociedade.

Sendo assim, estamos nos mobilizando para a próxima assembleia e nos organizando em nossa cidade, com a certeza de que não retornaremos às nossas atividades com as pressões do governo. Esperamos encontrar no Sindicato e em sua pessoa o apoio para que permaneçamos firmes nas nossas reivindicações.

Estamos cientes do risco, mas temos fé de que, através de nosso movimento, sob o seu comando, algo acontecerá em nosso favor.

Servidores em Educação da Rede Estadual do Município de Carandaí e região

Abaixo, assinam os servidores em educação da rede estadual do Município de Carandaí e região, que remetem carta de apoio à líder do Sind-UTE/ MG, Beatriz Cerqueira, e ao comando de greve central.

Servidor Masp

_____________________________________________________________ ____________________

_____________________________________________________________ ____________________

_____________________________________________________________ ____________________

_____________________________________________________________ ____________________

_____________________________________________________________ ____________________

_____________________________________________________________ ____________________

_____________________________________________________________ ____________________

_____________________________________________________________ ____________________

_____________________________________________________________ ____________________

_____________________________________________________________ ____________________

_____________________________________________________________ ____________________

_____________________________________________________________ ____________________

NÃO É HORA DE RECUAR

NÃO É HORA DE RECUAR, NÃO CONSEGUIMOS PRATICAMENTE NADA AINDA, VEJA A ENTREVISTA DA RENATA VILHENA, APÓS A REUNIÃO DE ONTEM (12/05):


Transcrição da entrevista da secretária Renata Vilhena após reunião entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o presidente da ALMG e o Sind-UTE/MG

12/05/10 - 15:20

No final da tarde, o presidente, ao receber o sindicato pediu que eu viesse aqui para essa reunião e a convite dele eu vim participar da reunião, já abrindo uma exceção porque o governo não negocia com o movimento grevista em curso. O que propus aqui para o sindicato foi a retomada da pauta que apresentei no dia 14 de abril em um ofício que foi encaminhado no dia 15 de abril que é a criação de um grupo de trabalho para que a gente possa fazer a revisão da carreira do magistério uma vez que há uma série de gratificações que incidem sobre o vencimento básico e para que a gente possa definir, então, uma carreira que seja mais justa, mais simples e até mesmo mais transparente para que a população conheça de fato o valor da remuneração do professor.
O sindicato ficou de fazer uma proposta de uma resolução para a criação desse grupo de trabalho que me será encaminhada e eles me pediram também que fossem suspensas as demissões. Eu não tenho conhecimento de nenhuma demissão por parte do Governo e eu garanti que não haveria nenhuma demissão.
Em relação ao corte do ponto, esse corte já está efetuado e na medida em que o sindicato apresente uma reposição dos dias de aula paralisados, nós então vamos repor esses dias que foram cortados e paralisados. E se for possível, até em uma folha extra para que não haja muito prejuízo aí por parte dos professores que aderiram à greve em relação à sua remuneração. Mas é o que o governo pode fazer nesse momento.
E quanto ao aumento? O piso...
Não houve discussão de aumento salarial. Houve discussão de revisão da carreira, que é o que foi proposto desde o dia 14 de abril. E obviamente quando há uma proposta de revisão da carreira, da incorporação de algumas gratificações, isso impacta sim no vencimento básico. Em relação ao piso, o entendimento do governo é aquele que eu já disse reiterada vezes que há um entendimento de que o piso é remuneração e nós já pagamos acima da remuneração, acima do piso nacional, que é de R$ 1.024,00 para 40 horas semanais. Para as 24 horas semanais seriam R$ 614,00 e nós estamos pagando R$ 935,00. Por isso, a proposta de revisão da carreira e não mexer simplesmente de aumento do vencimento básico.
O governo só cedeu na demissão então. Mais nada?
Não. Nós retomamos a proposta do dia 15, que foi encaminhada por escrito, que é de criação de um grupo de trabalho, com a participação de representantes da Secretaria de Educação, da Secretaria de Planejamento, de representantes do sindicato para que possa haver uma revisão da carreira. Essa foi a proposta encaminhada no dia 15 e que voltou a ser negociada hoje.
Já que retomaram as negociações secretária, foi solicitada também que eles retornassem as aulas?
Eu deixei bem claro que o governo realmente, nós não negociamos com um movimento grevista, então houve um apelo para que eles voltem às aulas para que não haja mais prejuízo em relação às crianças, que estão perdendo conteúdo escolar, para que eles nos apresentem um calendário de reposição e terminado o movimento que nós possamos começar a revisão da carreira.
Se eles não voltarem?
Se não voltarem é opção deles, nós temos que aguardar. O judiciário já decretou a greve ilegal. Ontem houve o julgamento do agravo que foi apresentado pelo sindicato e nós ganhamos por unanimidade. Mas não é essa a posição do Governo de querer confronto. Nós queremos realmente fazer a revisão da carreira, porém, mais que qualquer coisa, nós queremos que os professores voltem às salas de aula para que diminua todo o prejuízo que já foi causado durante esse mês de paralisação.
Secretária, uma última pergunta a respeito da questão dos servidores, dos professores da rede estadual. Há um entendimento por parte do governo de que há margem para conceder o reajuste, por exemplo, dada a legislação eleitoral que vigora neste ano?
É uma outra questão que eu tenho colocado reiteradamente, que o Governo entende as reivindicações da categoria, mas nós estamos impedidos de conceder qualquer aumento salarial. Seja pela legislação eleitoral, que colocou o prazo até o dia 6 de abril para que fosse dado qualquer tipo de reajuste, seja pela Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que eu já tenho o meu limite comprometido de pagamento de pessoal. Então, nós também não podemos descumprir a lei. Nós só podemos dar passos de acordo com as nossas possibilidades legais.

(GOSTARIA MUITO QUE A GREVE SÓ TERMINASSE QUANDO HOUVESE NEGOCIAÇÃO DECENTE! Vanda Sandim)


quarta-feira, 12 de maio de 2010

AS FOFOCAS DA GREVE


NÃO PODEMOS DEIXAR QUE PROPAGANDAS MENTIROSAS E "DISSE ME DISSE" NOS DESMOBILIZEM E TIREM AS NOSSAS CONVICÇÕES. DIGO ISSO A MIM MESMA POIS ESTAR NA GREVE É CANSATIVO, INCLUSIVE PORQUE OUVIMOS TANTAS CONTROVÉRSIAS...

CADA PESSOA INTERPRETA O QUE VÊ E OUVE DE UMA MANEIRA E CRIA-SE UM TANTO DE IDEIAS EQUIVOCADAS...POR ISSO É QUE INSISTO QUE DEVEMOS PARTICIPAR, ENTENDER, AMADURECER O NOSSO COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO À GREVE E SOMENTE OUVIR O QUE OCORRE NA ASSEMBLEIA EM B.H. E NA NOSSA PRÓPRIA CIDADE,ONDE RECEBEMOS ORIENTAÇÕES VERDADEIRAS, DE PESSOAS QUE ESTÃO COM REMOS IGUAIS AOS NOSSOS ; E, PORTANTO, LEVANDO A MESMA CARGA, ENFRENTANDO AS MESMAS MARÉS E BUSCANDO A MESMA SOLUÇÃO PARA OS NOSSOS PROBLEMAS.

NÃO SE SAI DA GREVE PORQUE SE QUER, OU PORQUE NÃO SE SABE BEM O PORQUÊ...CADA UM DE NÓS QUE ADERIU À GREVE TEM O COMPROMISSO ÉTICO COM UM GRUPO QUE BUSCA UM FUTURO MELHOR PARA TODOS.RECUAR É ESVAZIAR O MOVIMENTO E, PIOR, É ABANDONAR UM BARCO QUE LUTOU O TEMPO TODO POR CADA UM DE NÓS E QUE CONFIOU NA INTEGRIDADE DAS NOSSAS ATITUDES.
MUITA CALMA NESSA HORA. NÃO SE PODE TOMAR DECISÕES INDIVIDUAIS, HÁ MUITAS PESSOAS ENVOLVIDAS NESSE PROCESSO E SERIA UM ATO IRRESPONSÁVEL DESISTIR AGORA. A DECISÃO DE INICIAR A GREVE FOI DISCUTIDA EM ASSEMBLEIA(B.H.) E A DECISÃO DO MOMENTO DE PARAR TAMBÉM SERÁ DISCUTIDA EM ASSEMBLEIA.

CARTA DE UMA PROFESSORA PARA OS PAIS DE ALUNOS

Bela carta de uma professora aos pais

Carta aos pais

Meus amigos sou professora de História com Pós Graduação em História social. Mas o meu contracheque é de um professor sem faculdade porque ainda não pude receber a tão falada promoção por escolaridade porque como existe momento pra tudo ainda não chegou o meu momento e no estado de Minas é assim, o momento certo não é quando terminados o curso e a pós graduação conseguida a duras penas pois não temos nenhum incentivo por parte do governo para estudarmos mais (se não acredita nisso procure alguém que tentou fazer um mestrado na rede estadual, e conseguiu). O momento certo para o governo de Minas é aquele que nunca chega e quando chega os valores desaparecem sob um ralo chamado PRC, VTI e outras embromações que termina por roer e corroer nosso já minguado salário.
Vocês podem estar se perguntando e o que tenho eu com isso¿ TUDO respondo eu. Pois como vou ser um professor se além do conhecimento que eu tenho que transmitir tenho que dar exemplos para crianças e jovens que a todo ano passam pelas minhas mãos.
Sempre tive orgulho de ter nascido em Minas Gerais, uma terra com tradição libertária que desde cedo ousou ser livre dos laços cruéis e sanguinários que nos ligava a Portugal. Outro motivo de orgulho pra mim é dizer que sou professora e mais ainda me orgulho de dizer que tenho amigos camaradas que foram meus alunos e alunos- amigos sinceros que entenderam minha posição diante da luta por melhores condições de trabalho e de sobrevivência. E creio que de alguma forma deixei- o meu exemplo de profissional batalhadora e comprometida que sou.
Pois bem, a questão é como vou continuar dando exemplos aos meus alunos se o que fizer daqui pra frente for aceitar uma mordaça que me impede de lutar pelos meus direitos¿ como vou ensinar cidadania se estou sendo tolhida no meu direito de lutar pelos meus direitos. Como vou falar para seu filho que existe um estado de direito se o que tenho como exemplo a dar a ele é de um estado onde manda quem pode e obedece quem tem juízo, sem espaço nenhum para o diálogo e a negociação. Se o que vemos são negociatas feitas na calada ente políticos, impressa e o poder judiciário.
Eu quero ensinar a seu filho antes de tudo com meu exemplo.Por isso peço seu apoio pois seu filho precisa se orgulhar de mim. E fechar minha boca e calar minha revolta com certeza não vai ser meu melhor exemplo. Eu quero dar a ele exemplo de liberdade, mas para que isso aconteça eu tenho que ser livre.
Não se preocupe seu filho não vai ficar no prejuízo, pois somos responsáveis e pretendemos pagar o que devermos. Afinal não somos como o governo que mente e usa a educação como trampolim para interesses pessoais de escalada pelo poder. Além de que o maior aprendizado que seu filho pode ter é ver seus professores lutando pelos seus direitos e desmascarando aqueles que até agora usaram com torpezas o poder que tem nas mãos.
Contamos com o apoio de vocês assim como contamos com o carinho e a amizade de seu filho ,e por favor não se esqueça seu filho precisa se orgulhar tanto de vocês pais quanto de nós professores. Estamos pedindo a Deus que ilumine nossos caminhos e nos leve a solução desse impasse.

Obrigada pela atenção.

Maria Isabel Magalhães
Professora da E.E.Frei Carlos em Piedade de Caratinga.

(Texto extraído do site www.grevedosprofessores.com.br)

SIND-UTE/MG SE REÚNE COM SEPLAG E ALMG

Sind-UTE/MG se reúne com SEPLAG, ALMG e produz uma circular
Sind-UTE/MG se reúne com SEPLAG, ALMG e produz uma circular

Uma comitiva do Sind-UTE/MG, alguns deputados estaduais e o governo mineiro, por meio da Secretária de Estado do Planejamento e Gestão (SEPLAG), Renata Vilhena, estiveram reunidos nesta manhã (12/05), na ALMG, para discutir questões relacionadas à greve dos trabalhadores em educação, iniciada dia 8 de abril. A Secretária garantiu que não haverá corte de ponto dos grevistas e nem demissões.

Por sua vez, o Sind-UTE/MG mantém a greve, decisão tomada em assembleia realizada nessa terça-feira. Os rumos do movimento serão definidos na próxima assembleia, dia 18 de maio, às 14h, na Praça da Assembleia Legislativa, em BH/MG.


( Notícia extraída do site do Sind-UTE/MG)


terça-feira, 11 de maio de 2010

ASSEMBLEIA EM SÃO JOÃO DEL REI DIA 12/05 :"VALORIZAR O PROFESSOR É VALORIZAR A EDUCAÇÃO"

ASSEMBLEIA: AQUI EM NOSSA CIDADE AMANHÃ (12/05)

LOCAL: TEATRO DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS DORES ( ATRÁS DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA)

HORÁRIO: 15H








FOTO DO DIA 06/05, NA AV. PRESIDENTE TANCREDO NEVES- S.J.DEL REI

APOIO A VOLORIZAÇÃO DO PROFESSOR





NO SITE WWW.GREVEDOSPROFESSORES.COM.BR PODEMOS ACOMPANHAR A PARTICIPAÇÃO DE VÁRIOS EDUCADORES COM TEXTOS COMO CARTAS AOS PAIS, POR EXEMPLO.
ACESSE ESTE SITE VOCÊ TAMBÉM! É MUITO BOM VER QUE NÃO SE ESTÁ SOZINHO!
VANDA SANDIM

“É DE CONSCIÊNCIA DE TODOS OS FILIADOS QUE A PARTICIPAÇÃO É INDISPENSÁVEL PARA O FORTALECIMENTO DA LUTA.”

A GREVE DOS TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO DE M.G. CONTINUA

A greve dos trabalhadores/as em Educação de Minas Gerais continua

Nesta quarta-feira, 12.05, tem reunião na ALMG com Secretária Renata Vilhena

Terminou há pouco, no Pátio da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a assembleia estadual dos trabalhadores/as em educação, com presença de 8 mil pessoas. Em seguida, houve uma mobilização na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte/MG.

A deliberação foi pela continuidade da greve por tempo indeterminado. A categoria também aprovou para o próximo dia 18 de maio, às 14h, no Pátio da ALMG, nova assembleia.

Caravanas de todas as regiões do Estado participaram da mobilização desta terça-feira e a decisão de continuar o movimento é uma resposta ao governo do Estado, pela não abertura de negociação até agora.

Após a assembléia, uma comissão do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), composta pela coordenadora geral do Sindicato, Beatriz Cerqueira e pelas diretoras Marilda Abreu e Feliciana Saldanha foi recebida pelo presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho, pelos deputados Carlin Moura, Padre João, Mauri Torres e pelo secretário geral da Mesa, José Geraldo.

O presidente da ALMG agendou uma reunião com a Secretária de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), Renata Vilhena, para esta quarta-feira (12.05), às 9h:30min no Salão Nobre da ALMG. De acordo com a coordenadora geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, “a expectativa é abrir o diálogo para negociação das reivindicações da categoria.”

Estratégia

Durante toda a semana, os/às trabalhadores/as em educação de Minas Gerais vão realizar atividades regionais, dialogando com a população sobre os baixos salários e realidade caótica da educação em Minas. Campanhas de doação de sangue também serão realizadas em todo o Estado com o slogan “O governo suga a educação, os/as educadores/as doam sangue e vida”.


Ass. de Imprensa Sind-UTE/MG

Eficaz Comunicação (31) 3047-6122/9968-0671

( TEXTO RETIRADO DO SITE SIND-UTE M.G.)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

MANIFESTAÇÃO DE EDUCADORES DE SÃO JOÃO DEL REI, NA AV. PRESIDENTE TANCREDO NO DIA 06/05 NEVES


FOMOS À AVENIDA CENTRAL DE NOSSA CIDADE (APÓS NOS REUNIR EM ASSEMBLEIA NO TEATRO DO CONSERVATÓRIO ESTADUAL PADRE JOSÉ MARIA XAVIER), COLOCAR AS PESSOAS À PAR DOS NOSSOS GANHOS REAIS. FIZEMOS UM VARAL COM XEROX DE CONTRA CHEQUES E CARTAZES;TAMBÉM LEVAMOS FAIXAS PARA SENSIBILIZAR A SOCIEDADE E FAZÊ-LA ENTENDER O QUANTO A MÍDIA EM M.G. É MENTIROSA!

























EDUCADORES PROMOVEM CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE, EM B.H., ENQUANTO CONVERSAM COM SOCIEDADE SOBRE A GREVE

Sind-UTE/MG promove Campanha de solidariedade e doação de sangue em Belo Horizonte

“O governo suga a educação, os/as educadores/as doam sangue e vida”. Com este mote, faixas e dialogando com a sociedade, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realizou na manhã desta segunda-feira (10/05), no Hemocentro de Belo Horizonte, uma ação de solidariedade em prol daqueles que necessitam de doação de sangue.

A atividade faz parte de um dos encaminhamentos deliberados durante a última assembleia geral da categoria, realizada no dia 27 de abril. No local, os educadores expuseram faixas, distribuíram boletins informativos às pessoas que passavam pela rua e doaram sangue.

De acordo com o Dr. Carlos Guilherme Vieira, coordenador do Hemocentro de Belo Horizonte, a Campanha de Solidariedade promovida pelo Sind-UTE/MG é a prova de que com educação, vidas podem ser mudadas e salvas. “Esta parceria faz com que tenhamos multiplicadores de boas ações. O professor tem um potencial incrível no sentido de conscientizar os alunos com mais de 18 anos a serem doadores, e esta ação realizada hoje, de dialogar com a sociedade e doar sangue, demonstra a seriedade desta categoria”.

Eficaz Comunicação: Assessoria de Imprensa Sind-UTE/MG (31) 3047-6122 / 9968-0671

( VALEU PESSOAL!VALEU!!! VANDA SANDIM)


domingo, 9 de maio de 2010

PRÓXIMA ASSEMBLEIA EM B.H., NO DIA 11/05

DIA 11/05 É DIA DE ASSEMBLEIA EM B.H. E A CATEGORIA DECIDIRÁ PELA CONTINUIDADE OU NÃO DA GREVE.

VALE RESSALTAR QUE UMA PESSOA OU UM GRUPO DE PESSOAS NÃO DEVE DECIDIR VOLTAR PARA A ESCOLA E NÃO PARTICIPAR MAIS DA GREVE.EMBORA TODOS SEJAMOS LIVRES, DEVEMOS ENTENDER QUE SAIR DA GREVE,NESTE MOMENTO, PREJUDICA MUITO MAIS A SI MESMO DO QUE À MAIORIA QUE ESTÁ EM GREVE.QUEM DECIDE SE VOLTA PRÁ ESCOLA OU SE CONTINUA A GREVE É A ASSEMBLEIA E SE ALGUÉM QUER RECUAR DEVE PARTICIPAR DA ASSEMBLEIA EM BH,CONSULTAR O SINDICATO E CONVERSAR NAS ASSEMBLEIAS DE SUA CIDADE, POIS COM CERTEZA, ENTENDERÁ MELHOR O PROCESSO DA GREVE, BUSCARÁ SOMAR MAIS DO QUE SUBTRAIR E VERÁ QUE NÃO HÁ SENTIDO ANDAR PRÁ TRÁS. E ENTENDERÁ QUE O QUE VALE É CAMINHAR JUNTO E PRÁ FRENTE.

PERCEBERÁ QUE MANTER OS NOSSOS IDEAIS E MOSTRAR FIBRA PARA NÓS MESMOS É INDÍCIO DE AMADURECIMENTO E DE CORTESIA COM OS NOSSOS COMPANHEIROS QUE BATALHAM POR UM GANHO COLETIVO.

QUANTO AO GOVERNO E SUAS MENTIRAS... ELE É COMPOSTO POR CIDADÃOS QUE NÃO RESPEITAM O SER HUMANO. SE NÃO DEMONSTRARMOS FIRMEZA EM NOSSOS OBJETIVOS, ESTAREMOS CONTRIBUINDO PARA MINAR A NOSSA CLASSE E MINAR O NOME DE MINAS.

ABRAÇÃO A TODOS
VANDA SANDIM