quarta-feira, 12 de maio de 2010

CARTA DE UMA PROFESSORA PARA OS PAIS DE ALUNOS

Bela carta de uma professora aos pais

Carta aos pais

Meus amigos sou professora de História com Pós Graduação em História social. Mas o meu contracheque é de um professor sem faculdade porque ainda não pude receber a tão falada promoção por escolaridade porque como existe momento pra tudo ainda não chegou o meu momento e no estado de Minas é assim, o momento certo não é quando terminados o curso e a pós graduação conseguida a duras penas pois não temos nenhum incentivo por parte do governo para estudarmos mais (se não acredita nisso procure alguém que tentou fazer um mestrado na rede estadual, e conseguiu). O momento certo para o governo de Minas é aquele que nunca chega e quando chega os valores desaparecem sob um ralo chamado PRC, VTI e outras embromações que termina por roer e corroer nosso já minguado salário.
Vocês podem estar se perguntando e o que tenho eu com isso¿ TUDO respondo eu. Pois como vou ser um professor se além do conhecimento que eu tenho que transmitir tenho que dar exemplos para crianças e jovens que a todo ano passam pelas minhas mãos.
Sempre tive orgulho de ter nascido em Minas Gerais, uma terra com tradição libertária que desde cedo ousou ser livre dos laços cruéis e sanguinários que nos ligava a Portugal. Outro motivo de orgulho pra mim é dizer que sou professora e mais ainda me orgulho de dizer que tenho amigos camaradas que foram meus alunos e alunos- amigos sinceros que entenderam minha posição diante da luta por melhores condições de trabalho e de sobrevivência. E creio que de alguma forma deixei- o meu exemplo de profissional batalhadora e comprometida que sou.
Pois bem, a questão é como vou continuar dando exemplos aos meus alunos se o que fizer daqui pra frente for aceitar uma mordaça que me impede de lutar pelos meus direitos¿ como vou ensinar cidadania se estou sendo tolhida no meu direito de lutar pelos meus direitos. Como vou falar para seu filho que existe um estado de direito se o que tenho como exemplo a dar a ele é de um estado onde manda quem pode e obedece quem tem juízo, sem espaço nenhum para o diálogo e a negociação. Se o que vemos são negociatas feitas na calada ente políticos, impressa e o poder judiciário.
Eu quero ensinar a seu filho antes de tudo com meu exemplo.Por isso peço seu apoio pois seu filho precisa se orgulhar de mim. E fechar minha boca e calar minha revolta com certeza não vai ser meu melhor exemplo. Eu quero dar a ele exemplo de liberdade, mas para que isso aconteça eu tenho que ser livre.
Não se preocupe seu filho não vai ficar no prejuízo, pois somos responsáveis e pretendemos pagar o que devermos. Afinal não somos como o governo que mente e usa a educação como trampolim para interesses pessoais de escalada pelo poder. Além de que o maior aprendizado que seu filho pode ter é ver seus professores lutando pelos seus direitos e desmascarando aqueles que até agora usaram com torpezas o poder que tem nas mãos.
Contamos com o apoio de vocês assim como contamos com o carinho e a amizade de seu filho ,e por favor não se esqueça seu filho precisa se orgulhar tanto de vocês pais quanto de nós professores. Estamos pedindo a Deus que ilumine nossos caminhos e nos leve a solução desse impasse.

Obrigada pela atenção.

Maria Isabel Magalhães
Professora da E.E.Frei Carlos em Piedade de Caratinga.

(Texto extraído do site www.grevedosprofessores.com.br)

Nenhum comentário :

Postar um comentário