sábado, 12 de junho de 2010

SERÁ QUE A NOVA PROPOSTA DE SALÁRIO VAI AGRADAR???

COMEÇA HOJE A NEGOCIAÇÃO ENTRE PROFESSORES E GOVERNO



O trabalho da comissão que estuda os salários dos professores estaduais de Minas entra hoje na fase realmente decisiva de negociação.



Até agora, já houve duas reuniões, das seis previstas até o dia 15 próximo.



Na primeira, em 31 de maio, foi definido o cronograma e os grupos de trabalho. Também foi definida a base de dados com a qual a comissão iria trabalhar – uma série enorme de informações da composição da folha salarial.


Na segunda reunião, ocorrida ontem, terça-feira, o governo apresentou um relatório com o perfil de pessoal da Educação. O relatório inclui números como o total de efetivos, designados e aposentados, o que compõe a remuneração de cada um desses grupos, o que aparece no contracheque como vencimento básico, abono, gratificação. O documento mostra ainda as médias de remuneração por grupo e os desvios.



Nessa reunião, o Sind-Ute pediu outras informações, que o governo se comprometeu a fornecer – mais detalhes especificamente sobre os vencimentos básicos, porque, segundo a presidente do sindicato, Beatriz Cerqueira, o relatório do governo privilegiou a remuneração final “e o que interessa à categoria é o vencimento básico”.



Uma equipe de três economistas do Dieese está analisando os dados do governo.



Nesta quinta-feira, quando os oito integrantes da comissão se sentarem à mesa, aí, sim, começa a negociação pra valer.



Beatriz Cerqueira afirma que “o ponto de partida dos professores é o piso salarial profissional nacional, atualmente R$1.312, 85, para jornada de 24h semanal e nível médio.” É o que o sindicato espera pelo menos conquistar.



A próxima assembleia dos professores já está marcada. É no dia 17, dois dias depois do encerramento dos trabalhos da comissão, na Praça da Assembleia Legislativa, a partir de 14h. Nesse encontro, o sindicato vai apresentar o resultado das seis reuniões. E a categoria irá decidir se a greve, suspensa em 25 de maio, irá voltar ou estará definitivamente encerrada.




TEXTO EXTRAÍDO DO BLOGDOBENNY

Nenhum comentário :

Postar um comentário