segunda-feira, 2 de novembro de 2009

CIGARRO: de chic à brega!

O cigarro já foi um hábito muito valorizado entre as décadas 1950 a 1990. Após o feminismo, as mulheres puderam aparecer em público com suas cigarrilhas "charmosas", contrastando com os cigarros toscos e charutos ( mais consumidos pelos homens) , a meu ver, "fedorentos". De qualquer forma, nesta época, ser um fumante era algo que conotava charme, atitude e transgressão; ou seja: liberdade! Eu mesma já fui fumante, tanto passiva quanto ativa. Infelizmente, nos anos 80, eu, com uns 17 anos, aprendi a fumar com uma amiga toda moderninha, por quem eu sentia grande admiração.Imitá-la foi algo muito fácil, pois queria ser atrevida, moderninha e ter atitude como ela: e o que era melhor ( na minha cabeça imatura) : sem que minha família soubesse de nada!

Para encurtar a história, passei a fase de estudante universitária fumando bastante nas rodas de amigos, mas a minha sorte é que eu não adorava fumar o dia todo! Achava melhor quando associava o cigarro à bebidas como vinho ou cerveja. Mais sorte ainda era eu não ter me viciado em álcool por causa do cigarro, já pensou?! Mas deve ter sido por pouco... Bem, resolvi parar de vez com o cigarro, quando eu já tinha uns 25 anos. E, a partir daí, bebo esporadicamente, na verdade, não gosto de" perder o controle".

Nas minhas duas gravidezes, eu não fumava e isso foi algo maravilhoso para os meus filhos!
Não sei bem ao certo, mas creio que no início do ano 2000, as coisas foram "mudando de figura", as pessoas começaram a ter mais informações e a perceber o grande vilão que é o cigarro. Na verdade ele é uma droga lícita, ou seja, é uma droga que é consumida sem proibição, assim como a bebida alcoólica; e isso o torna mais fácil de ser consumido por pessoas de qualquer idade. Apesar de que há muita droga ilícita sendo, facilmente, consumida por pessoas tanto na fase infantil e na adolescência, quanto na idade adulta.
Assim, acho que é meu papel de educadora refletir com os alunos sobre essas questões e ir mostrando a eles que ser fumante é uma opção, mas uma péssima opção para a saúde de todos, até dos que fumam passivamente.E que se o cigarro era chic, no passado; agora ele é brega!E tenho feito esse trabalho com as próprias embalagens de cigarro que se tornaram um alerta para os fumantes e não-fumantes.Também uso os cartazes da Secretaria de Saúde, que fazem uma campanha anti-tabagismo.Creio que, conscientizar os alunos e chocá-los com as fotos dos cartazes e embalagens de cigarros , seja um caminho para que eles pensem bastante antes de se tornares viciados no tabagismo. Também alerto-os de que qualquer coisa que nos domine não é saudável, que o tabagismo é uma porta aberta para outros vícios e que eles deveriam conscientizar amigos e familiares para o perigo que é o cigarro e outras drogas.
O cigarro é brega mesmo e chic é ser sujeito de si-mesmo, ter auto- controle e buscar novas maneiras saudáveis de se viver, como por exemplo, os estudos, a arte e o esporte.
Beijo a todos!

4 comentários :

  1. Achei muito interessante o texto sobre cigarro e a aula sobre o mesmo tema,pois agora que sei várias coisas sobre o cigarro vou poder conscientizar meus tios e tias que praticam o ato de fumar.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito desse texto porque desde criança aprendemos que não podemos usar drogas lícitas e ilícitas
    João Pedro-6C

    ResponderExcluir
  3. Eu sou aluna do PROETI e achei muito interessante o texto sobre cigarros, pois nos ensina a não fumar cigarros e a não usar drogas lícitas ou ilícitas que são:cocaína,maconha,entre outras.Achei muito legal!
    Alessandra- 6c

    ResponderExcluir
  4. Eu achei interessante o trabalho gue nós tivemos sobre o cigarro com a professora Vanda, pois ela nos mostrou como
    é perigoso para a saúde o cigarro e outras drogas.
    cláudio- 8A

    ResponderExcluir