sábado, 7 de novembro de 2009

Dependentes de crack são levados pela fissura

A compulsão imediata pelo consumo, causada pelo crack leva ao uso initerrupto, até que acabe o estoque da droga ou o usuário chegue à exaustão. Essa é a conclusão da farmacêutica e pesquisadora Tharcila Viana Chaves que apresentou dissertação de mestrado no Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo.


Segundo a pesquisadora, o efeito do crack é muito rápido. Após ser inalada, a fumaça do cachimbo chega ao cérebro em torno de oito segundos e dura cerca de cinco minutos. Os usuários sentem prazer somente no primeiro minuto e o restante é o momento de fissura. Para a autora do estudo, essa fissura apareceu como fator mantenedor dos episódios de consumo chamados de binge. Nesse estágio, o uso é prolongado, intenso e contínuo e o usuário se sente inferior aos outros, se sujeitando ao roubo e prostituição.

“A pessoa vai fazer um esforço muito grande para obter a próxima dose. Ela pode roubar a família, carregar um armário nas costas por várias quadras para vender. Uma mulher que se prostitui e cobra R$ 50 quando está lúcida vai cobrar R$ 5 só para poder comprar mais uma pedra”, afirma.

Segundo o pesquisador e professor Ronaldo Laranjeira, a afirmativa de que o tempo de duração do efeito do crack é muito menor que o da cocaína é incorreta. “O crack tem um pico de ação mais rápido. Após minutos, a pessoa pensa que o efeito passou, mas ele está lá, menor”, disse.

Fonte: Agora São Paulo

2 comentários :

  1. Eu, weverton,gostei muito do trabalho que fala sobre as drogas.
    weverton- 8A

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante,pois,convivo com um usuário de droga de uma forma indireta e a droga fez com que essa pessoa mudasse de comportamento tornando-se uma pessoa agressiva.Agora,infelizmente,está presa.Mas espero que ela consiga tratar esse vício para que se torne o que era antes.

    ResponderExcluir