terça-feira, 13 de abril de 2010

Greve do Estado por Tempo Indeterminado

CARTA ABERTA À COMUNIDADE


.Os trabalhadores em educação decidiram entrar em greve por tempo indeterminado porque:
.O Governo de Minas Gerais descumpre a Lei do Piso Salário Profissional Nacional;
.Somos cobrados, mas não valorizados;
.O salário é vergonhoso. Os trabalhadores recebem menos que um salário mínimo;
.Muitos trabalhadores estão afastados por doenças profissionais, pelo excesso de carga horária e más condições de trabalho.


Comando de Greve dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais.
Abril 2010






Eu, Vanda Sandim, pedi licença à amiga e professora Estela Veloso que este ano trabalha com o PROETI, para repassar aos alunos e visitantes desse BLOG o que está acontecendo em relação à greve no Estado de Minas Gerais.

Saí do PROETI mas não saí da E.E.Governador Milton Campos, onde à tarde leciono Língua Portuguesa.E muitos alunos desse projeto são meus alunos também. Sinto-me na obrigação de refletir com eles sobre a nossa situação de educadores, situação vergonhosa em vários sentidos, incluindo a questão salarial que sempre foi um fator inaceitável, discutido e não resolvido.

Desde 2008 estamos na esperança de ter o piso salarial implantado pelo governo Lula e ...NADA!!!!Fizemos greve e várias paralisações depois da greve deste ano de 2008. E ...NADA!!!Somos humilhados, tachados por muitos pais de arruaceiros, vagabundos, entre outros nomes não menos indignos. E por quê? Será que é porque, depois dos "caras pintadas" que tanta coragem tiveram para pintar o rosto e dar a face aos tapas políticos, será que nenhuma outra facção da sociedade teve coragem de mostrar sua insatisfação?Devemos nos lembrar, para não sermos injustos, dos sem-terra, que por não terem nada, absolutamente nada a perder, fecham ruas, avenidas, dão não só a sua cara à tapa, mas dão as suas vidas. E nós, professores? O que temos dado para reverter essa situação? Nossas vidas? Nossas caras? Nossa luta?

Nós, do movimento de greve ligados ao SINDUTE de São João del Rei, só queremos dar e unir as nossas vozes, as nossas forças, os nossos objetivos em prol de melhores salários e de uma escola de qualidade. Quem é educador, deveria pensar grande, deveria pensar na classe e ter a honra de se mobilizar.HÁ MAIS DE DEZESSEIS ANOS QUE NÃO TEMOS UM AUMENTO SALARIAL DECENTE!
Ouvimos o tempo todo: Por quê não houve greve antes? Por quê não faz greve em dezembro? Por quê o Sindicato não fez isso? Como frisou muito bem a professora Larissa(comando de greve), o Sindicato somos todos nós e , na verdade são poucos que sabem das ações Sindicato.Somos, no Sindicato e no Comando de Greve, muito poucos para tantos professores que precisam acompanhar o processo da greve.Somos poucos mas ainda queremos batalhar. Pior seria se ouvíssemos que NUNCA o Sindicato fez nada, se tudo que conquistamos foi através da greve.

A greve está em construção, podemos mais, queremos mais!
Vamos refletir, vamos nos unir! Caso nos calemos, estaremos dispostos a ser coniventes com tudo de mentira que o Estado de minas Gerais passou para o povo Brasileiro em relação à Educaçaõ no nosso Estado. Queremos ser cúmplices dessa situação de mentira paga na mídia pelo poder de um dinheiro que pertence ao próprio Estado de Minas?

SE O NOME DE MINAS É LIBERDADE, PODEMOS CELEBRAR ESSA PROFISSÃO DE EDUCADOR QUE SE TORNOU UMA ESCRAVIDÃO?

3 comentários :

  1. Olá a todos.
    Eu, Estela Veloso, achei excelente a ideia da Vanda em estar nos colocando a par de tudo que está acontecendo nesta greve. Acessem sempre para manterem-se informados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Amigo blogueiro, veja matéria e fotos sobre a manifestação dos professores de todos os municípios do Ceará, nas ruas de Fortaleza, pelo piso e por um plano de carreira decente, ////acessar em: www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse negocio de greve tinha que aacabar
    depois ter que repor e um saco fora que vain atrazar tudo.

    ResponderExcluir