domingo, 2 de janeiro de 2011

BLOG DO EULER:Dilma toma posse e fala em ensino de qualidade


Minas Gerais, local cujo nome, dizem, já foi liberdade. (Uai, que trem é esse, sô?)
sábado, 1 de janeiro de 2011
Dilma toma posse e fala em ensino de qualidade

"Mas só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens."

Palavras da presidenta Dilma Rousseff no ato de posse no Congresso Nacional, na data de hoje, dia 1º de janeiro de 2011. Vamos esperar - e cobrar - que as palavras se transformem realidade e não apenas promessas jogadas ao vento.

E, simbolicamente, foi muito importante assistir à posse pela TV da primeira mulher presidente da República do Brasil. Mulher e ex-guerrilheira, que combateu a ditadura militar, foi presa, torturada e não renega o seu passado. Agora na Presidência, terá a oportunidade de fazer avançar as conquistas sociais em favor dos de baixo. É o que esperamos e torcemos para que os ventos de mudanças e sonhos que varreram o mundo na década de 60 possam inspirá-la.

***
Incorporo ao texto central os comentários a seguir, entre os quais o do nosso combativo amigo e colega Rômulo.

"Rômulo:

Na minha humilde opinião, o maior "legado" deixado pelo último governo é a constatação (infelizmente ainda não para as massas trabalhadoras) de que não é possível alcançar mudanças profundas na realidade social pelo atual modelo de democracia.

Não é possível a emancipação dos "de baixo" (oprimidos e explorados) pela alternativa eleitoral. A domestificação do PT significou a caducidade do sistema político, que tinha sido caracterizado pela possibilidade do Partido dos Trabalhadores, dentro das regras do jogo, impulsionar um governo democrático-popular, e, portanto, provocar paulatinamente a emancipação do povo brasileiro.

Vivi uma miltância modesta, mas ao mesmo tempo intensa nesses ultimos 08 anos e digo sem pestenejar que a característica essencial do Lula nesta "Gerência" foi a de jamais convocar o povo para uma luta importante. Jamais chamou o povo para enfrentar algum interesse majoritário das classes dominantes. Se for falta de memória da minha parte, peço a gentileza de algum companheiro recordar-me alguma!

Enfim. Não quero ser contraditório. Faço a reflexão mas continuarei colocando o melhor dos meus esforços nas lutas coletivas. Nego esse sistema, mas luto dentro dele. Afinal o novo surge do velho!

Podem atirar as pedras, mas achei a fala sobre educação pública da Dilma Rousseff uma fala genérica. Queria ter ouvido que haverá uma luta enérgica para aplicar 20% do PIB em Educação já esse ano e que eles iniciarão um processo de federalização do Magistério Público na educação básica brasileira. Dispensariam os deserviços do Haddad e o devolveriam ao Banco Mundial.

Para completar nomearam o Mercadante como novo Ministro da Ciência e Tecnologia. Reproduzo o comentário do meu Pai: "É a raposa cuidando do galinheiro".

Rômulo - terminando a fase paz e amor! "

"mora:

Atenção!!! Apesar da saída da nazifascista Vanessa Guimarães da SEE, o discurso permanece o mesmo. Ana Gazzola assumiu dizendo: "precisamos rever o salário dos professores, mas esbarramos na LRF". Ou seja, a característica de Estado Mínimo permanece. Portanto, não esperemos nenhuma mudança substancial no trato dispensado à educação em MG. Vamos nos preparar para a luta novamente.

Em tempo 1: o PL 2215/08 que institui o Plano Decenal da Educação foi aprovado pela ALMG em Dezembro de 2010. O projeto garante o PISO NACIONAL como vencimento básico e está na mão do governador para ser sancionado. Por que o carcará não o assina???

Em tempo 2: o concurso público deveria ter seu edital publicado em Julho de 2010 e até agora nada. Por que não foi publicado até hoje??? Medo dos efetivados "dançarem"???

Em tempo 3: o Portal do Servidor já publicou o posicionamento na nova carreira (subsídio). Como era de se esperar, a grande maioria do professorado com curso superior foi posicionado em PEB1A. VERGONHA!!!!

Eduardo - Professor de História/ BH. "

Nenhum comentário :

Postar um comentário