sábado, 28 de abril de 2012

PROFESSORES E O CABRESTO QUE NOS CABE


Professores e o cabresto que nos cabe


Eu estou felicíssima
Com a profissão de professora
Vou ser obediente e nunca mais reclamar de ser sofressora.
Sou boa menina, vou me comportar
Os patrões vão me aplaudir prá o meu cargo sempre  conquistar.

A lição eu aprendi
 de que  nada posso reivindicar
Tudo devo aceitar sem nem nos olhos do patrão olhar
Tudo farei para agradar e de mim nem vão ouvir falar.
Reproduzirei o que mandarem
Escravizarei a minha alma porque satisfeitíssima estou.

Sei que muito questionei sem merecimento algum
Lobotomia merecida pois que muito refleti e questionei
Sem conhecimento de causa nenhum
Meu salário é muito bom e toda a infra estrutura do aparato do patrão
Só me enche de orgulho.

É inveja desejar o que o outro tem
Por isso o salário dos poderosos que nos marionetam
 é puro merecimento da doação honesta
 do trabalho que desempenham.
Justo demais para o comprometimento deles
Que tanto amor têm pelo nosso país:
tantas horas de labor pensando em como melhorar
seus próprios injustos salários.

Comprarei viseiras e prometo presentear meus amigos de profissão
com este aparato que nos ajudará
a sequer ver a expressão nos olhos desta classe
que de tão desunida
precisa sofrer punições mesmo!
Precisamos nos unir e compreender que cada macaco é no seu galho
E que não se mexe com o brio de gentes tão idôneas
quanto nossos conscientes e humanos políticos
que tão bem nos representam.

Esses que tanto se doam pela  nossa classe
que tanto nos compreendem e lutam por nós.


Como estive cega!
Pois se tanto nos disseram
que quem não se adequa à profissão
ou que dela não estiver gostando
Mude, então, de ramo
Mude seu coração e dê licença
Que atrás vem gente e
querendo o cargo tão valorizado
E bem pago que ocupamos!

Também já ouvimos
que não mais segurança temos
no caso de incomodar
então meus caros colegas
prestem muita atenção
que eu vou lhes avisar:
entrem no trilho que nos desenharam
porque a máquina por cima vai passar!
Mortos estamos , é fato
E é melhor não reclamar!!!!

Caso passemos mal
com vontade de vomitar
aprendamos a engolir mais um pouco do veneno
a ser bacanas e aplaudir
o que os maiorais nos manda ouvir.

Mais uma coisinha quero dizer:
prometo não plantar mais sementinhas
de flores belas
 pois que riram delas, pisotearam todas
tanto e com tanta maestria
que a  terra já não está mais fértil
nem meus sonhos têm mais rebeldia.
O patrão está dando de dez na repressão da década de setenta
matar gente com fuzil
deixa marcas e arquivos a se pesquisar
mas matar sonhos é de uma sutileza...
 e a dor
jamais vai passar,
mas eles não têm olhos para enxergar
E NÓS NÃO TEMOS MAIS COMO LUTAR!


Vanda Sandim

Nenhum comentário :

Postar um comentário