quarta-feira, 10 de novembro de 2010

BLOG DO EULER:Concurso público e salário novo em 2011

Concurso público e salário novo em 2011


Tudo indica que o concurso público para preenchimento dos cargos vagos na área da Educação em Minas Gerais ficará para 2011. Não há mais tempo hábil para realização do certame. No máximo, o que a SEE-MG e a Sepalag podem fazer é lançar o Edital do concurso ainda este ano, tal como fez a Prefeitura de BH.

O lado bom disso é que os atuais servidores - contratados ou efetivos - terão o mês de janeiro inteiro para estudar e concorrer com alguma chance de êxito. Seria bom também que o governo considerasse o tempo de serviço na rede para fins de pontuação.

Além do concurso, o novo salário de R$ 1.320,00 entrará em vigor em janeiro de 2011, para ser pago no quinto dia útil de fevereiro. O grande mistério é ainda sobre o posicionamento dos servidores da Educação de Minas na nova tabela, uma vez que a lei aprovada às pressas na ALMG deixa muitas brechas.

Há também a situação da jornada de 30 horas para os professores, que ficará na dependência de aprovação pela SEE-MG dos pedidos feitos pelos professores. O Sind-UTE MG já reivindicou o direito de acompanhar este processo. Nenhum encaminhamento oficial foi realizado sobre este tema.

Além disso, a categoria tem um conjunto de reivindicações que será negociado no próximo ano com o governador eleito, o afilhado do faraó (Anastasia). Espera-se que, ao contrário da gestão-Faraó, haja maior abertura para o diálogo com a categoria. Se isso acontecer, o governador perderá o título de afilhado do faraó, mas em compensação ganhará luz própria. A conferir.

São muitas as demandas pendentes, como: o tempo de serviço não contemplado na nova lei; os índices rebaixados para a mudança de nível (promoção) e de grau (progressão), além do terço de tempo extraclasse que consta da Lei di Piso, entre outras.

Por falar em Lei do Piso, permanece também a expectativa do julgamento do mérito da ADIn impetrada por alguns infelizes governadores junto ao STF. O julgamento do mérito está próximo, uma vez que o ministro-relator já apresentou seu parecer, cabendo agora o julgamento peloo plenário do STF. Eis ai outro órgão que não inspira confiança, mas, pode ser que, com o novo governo federal eleito, ocorra alguma pressão favorável aos educadores.

Finalmente, esperamos por uma mudança no Ministério da Educação, uma vez que o atual ministro, sr. Haddad, não inspira nossa confiança, pois já manipulou informações em desfavor dos educadores do ensino básico e nada fez pelo pagamento da Lei do Piso do Magistério. Aguardemos o desenrolar dessa novela.

2 comentários:

Anônimo disse...

EULER NOBRE COMBATENTE, NOTÍCIA QUENTÍSSIMA VINDA DO SUL DAS GERAIS. O NOVO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DE MINAS É O FILOCRE. MAIS CONHECIDO COMO "FINÓQUIO". POR AÍ VC IMAGINA O QUE NOS AGUARDA.

Eduardo disse...

Bom amigo já ouvi tantas coisas,a respeito do concurso,que até acredito que não haverá mais,pelo menos para preenchimento das vagas em 2011,tem fonte que realmente ele vai sair?Abraços Eduardo Silvério da Silva

Nenhum comentário :

Postar um comentário