segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Blog da Beatriz Cerqueira e o dia 22/11/11.


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Minas é o estado que paga salário mais baixo para professor

O Governo de Minas tenta esconder mas a realidade é bem diferente do mundo da fantasia das suas peças publicitárias.
Confira

domingo, 20 de novembro de 2011

O dia 22 de novembro

A greve de 112 dias deveria ter conquistado o imediato cumprimento da Lei Federal 11.738/08, para pagamento no mês seguinte. Estamos diante de uma lei federal declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal mas diante de um Governo de Estado que insiste em não cumprir a lei.
Conquistamos um processo de negociação em que suas bases foram previamente estabelecidas. Um processo de negociação mediado pela Assembleia Legislativa. Mas o governo optou por não cumprir o compromisso que assumiu e gastou milhões de reais com uma intensa campanha publicitária contra o sindicato e a categoria.
A recente movimentação do Governo, cancelamento de reunião e agendamento de reunião exclusivamente com os deputados estaduais, revela que ele pretende aguardar a nossa assembleia estadual para apresentar alguma outra proposta. Revela também uma tentativa de estabelecer uma negociação com os deputados estaduais sem a participação do sindicato.
O questionamento dos objetivos das avaliações sistêmicas estaduais e a sua aplicação mexeu estruturalmente com o Governo. É a única política que ele tem na educação: medir, estabelecer politicas meritocráticas. Sem esta política, o que vai sobrar do choque de gestão? As estratégias relacionas a isso precisam ser discutidas por cada grupo, não haverá uma orientação uniforme, mas sabemos qual o nosso objetivo.
Neste momento, 153 mil profissionais da educação optaram pelo vencimento basico para receberem o Piso Salarial Profissional Nacional que o governo mineiro insiste em não pagar, 270 mil profissionais da educação aguardam o pagamento do prêmio por produtividade, inúmeros colegas não conseguem atendimento médico através do Ipsemg. Onde estão todas estas pessoas?
Espero que estejam paralisadas no dia 22 de novembro.
Esta assembleia precisa ter muita mobilização.
Faça a sua parte.

Uma vitória de todos

Em tempos de muitas lutas quero partilhar a recente vitória do Lindolfo nas eleições do Sindfisco MG (Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado). A eleição aconteceu no dia 17/11 (quinta-feira) e concorreram duas chapas.
A parceiria entre o Sind-UTE MG e o Sindfisco intensificou após a nossa greve de 2010. Partilhamos as mesmas críticas à atuação da Coordenação Intersindical, percebemos a necessidade de construir uma atuação em rede de modo que cada sindicato fizesse suas lutas específicas e agisse conjuntamente em questões gerais do funcionalismo. Em julho deste ano, o Sind-UTE, Sind-Saúde e SindPol foram proibidos de participar de uma reunião do Comitê de Negociação Sindical (estrutura do Governo do Estado que reúne os sindicatos do funcionalismo público estadual). Ele foi à reunião, manifestou sua indignação com esta postura do governo e propôs que os sindicatos se retirassem da reunião em solidariedade aos sindicatos que estavam com suas categorias em greve e proibidos de participar da reunião. Foi o único que se retirou.
Ele enfrentou uma eleição difícil onde seus adversários, para tentar derrotá-lo, o acusaram de ajudar a greve dos profissionais da educação da rede estadual (politicamente e financeiramente). Também foi "acusado" de se "misturar" a outros sindicatos como o Sind-UTE e Sind-Saúde nos encaminhamentos das lutas do funcionalismos. Mas a categoria entendeu que esta forma de atuar como dirigente sindical é a melhor resposta ao atual Governo mineiro.
Também foi exaustivamente criticado pelos seus adversários por ter promovido a Campanha do Imposto Justo.
Parabéns pela vitória, companheiro! Foi uma vitória de todos nós.
A parceria entre os sindicatos, comprometidos com suas categorias profissionais e que não se tornaram submissos ao governo estadual, continua ainda mais forte.

Nenhum comentário :

Postar um comentário