quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Blog do Euller:"Aético, senador fala da ditadura em outro país, enquanto finge não ver o martírio vivido pelos educadores em Minas Gerais."

TERÇA-FEIRA, 6 DE DEZEMBRO DE 2011

Aético, senador fala da ditadura em outro país, enquanto finge não ver o martírio vivido pelos educadores em Minas Gerais

Gêmeos? Sírios e mineiros vivem a mesma política de terror de estado.



Aético, senador fala da ditadura em outro país, enquanto finge não ver o martírio vivido pelos educadores em Minas Gerais

O senador que supostamente representa o estado de Minas Gerais, e que praticou um dos maiores confiscos na folha de pagamento dos educadores do estado, agora virou comentarista internacional. E pior: está preocupado com a ditadura de um país em relação ao qual nada pode fazer: a Síria. Mas, em relação à ditadura que ele ajudou a construir aqui em Minas ele nada diz. Eis a seguir o texto do ditador, digo, do atual senador e padrinho do afilhado, com os nossos comentários após cada hilariante passagem:

"ÉTICA E BÁRBARIE"

Comentário do Blog: Este título cairia muito bem para analisar a realidade de Minas. Tem certeza que o senador não estava olhando no espelho e com o mapa do estado de Minas bem na sua frente, quando elaborou o título?

"Submetidos com frequência rotineira a uma saraivada de informações, estamos perdendo a capacidade de nos horrorizar. É o que chego a temer quando me deparo, por exemplo, com o que acontece hoje na Síria. E não só ali. Quando a violência se banaliza, adormece em nossa consciência moral a necessária reação a ela."

Comentário do Blog: Kkkk. A parte final da passagem é bem apropriada: "adormece em nossa consciência moral". De fato, a consciência moral dele e do afilhado e de muitos outros que os acompanham está adormecida em berço esplêndido faz tempo.

"Entre a inércia e o pesadelo, só eventualmente somos despertados pela urgência de um gesto, mínimo que seja, de solidariedade e de comiseração pelo destino dos que são vítimas da barbárie."

Comentário do Blog: pessoal, isso é piada ou o quê que é? "Só eventualmente somos despertados ... para um gesto... de solidariedade e de comiseração... pelos que são vítimas de barbárie". Haja estômago para ler uma coisa dessas sem vomitar. Os educadores de Minas do afilhado dele estão vivendo a maior barbárie de que se tem notícia e ele é incapaz de demonstrar qualquer gesto de solidariedade e comiseração. Em 112 dias de greve o infeliz sequer apareceu no estado que ele diz representar e foi incapaz de dar uma única palavra a respeito do drama vivido em Minas. Depois se passaram mais 40 ou 50 dias de martírio, sem salário, com perseguição vil aos trabalhadores, ataques diários pela mídia comprada, e onde estava o senador que agora se sensibiliza com o povo sírio? Estaria ocupado em alguma casa noturna no Rio de Janeiro?

"No caso da Síria, país onde estão fincadas as raízes de tantos de nossos compatriotas, a camada de autoproteção emocional que nos distancia das tragédias alheias foi rompida na semana passada pelo vigoroso relatório da Comissão Internacional Independente criada pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas."

Comentário do Blog: E no caso de Minas, senhor senador? Quando é que vai romper esta camada (ou cambada?) de autoproteção emocional? Quando é que você vai ler algum relatório tratando da crueldade que se pratica hoje contra os educadores? Vou ajudá-lo a entender a situação, já que você nada lê sobre este estado: o governante que você deixou aqui nesteterritório-feudo está praticando doses diárias de crueldades e até de tortura psicológica. Cortes de salários, redução nominal dos vencimentos, ameaça diária de processo administrativo e demissão contra os colegas educadores; não pagamento do piso salarial nacional a que temos direito; destruição do plano de carreira que foi aprovado com toda pompa e circunstância durante a sua gestão; uso da tropa de choque para massacrar os educadores; assinatura de termo de compromisso que não foi cumprido, após a greve; uso diário da mídia para atacar os educadores e jogar a população contra os mesmos; salário zero durante mais de 50 dias; cortes mensais durante os últimos seis meses nos salários de milhares de pais e mães de família; proibição de afixação de cartazes do sindicato nas escolas; policiamento de conteúdo aplicado em sala de aula pelos professores, entre outros.

"O que está descrito no relatório, minuciosamente documentado, é uma sacolejada contra toda e qualquer atitude de não envolvimento."

Comentário do Blog: De fato, pelo relatório que estamos elaborando aqui em Minas, torna-se impossível alguém que tenha o mínimo de sensibilidade não se envolver. Mas, isso é para seres humanos, não para máquinas frias que fizeram da prática de moer pessoas uma rotina cotidiana.

"Execuções sem julgamento, assassinatos de crianças, torturas, estupros, prisões arbitrárias, sumiço de adversários são instrumentos costumeiros de uma indiscriminada política de terror."

Comentário do Blog: destruição da carreira dos educadores sem julgamento, assassinato do presente e do futuro de milhões de crianças, torturas psicológicas praticadas diariamente contra os educadores, estupro da legislação vigente no país e no estado, prisões e confiscos indevidos de recursos da Educação e dos educadores, sumiço de direitos, sem qualquer direito ao contraditório por parte dos trabalhadores, são instrumentos e práticas rotineiras de uma política de terror que se apropriou do estado de Minas Gerais.

"Civis, desertores do Exército e das forças de segurança, refugiados - 223 pessoas, ao todo - arrolaram, para a ONU, um sinistro repertório de violações dos direitos humanos."

Comentário do Blog: A ditadura local ainda não contou com nenhum servil desertor. Deputados, desembargadores, procuradores da justiça, proprietários da grande mídia, secretários de estado, alguns diretores de escola, são todos muito bem remunerados para se manterem calados e coniventes com o que acontece em Minas. Na Síria, ao que parece, pelo menos uma parcela dos órgãos de segurança do estado está desertando. Aqui em Minas nem isso acontece.

"Ditadores em sua sanha pelo poder absoluto, ao cometer arbitrariedades contra cidadãos do seu país, transformam seus delitos em crimes contra a humanidade. Atos bárbaros ultrajam a consciência coletiva, alertou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948 pela ONU."

Comentário do Blog: Juro para vocês que, caso tenha sido o real autor dessa frase, seguramente ele a escreveu com um espelho gigante diante de si. Não dá para alterar uma vírgula sequer. Os crimes que estão cometendo contra pais de família, sejam educadores ou pais de alunos, é algo que "ultraja a consciência coletiva". A ONU, que infelizmente se torna cada vez um instrumento de dominação dos grupos de rapina dos países ricos, deveria levar este caso à julgamento.

"A partir daquele momento, aberrações como Hitler e Stalin deixavam, definitivamente, de serem acobertadas pelo manto protetor de uma pretensa soberania nacional e passavam a desafiar o silêncio perplexo daqueles para quem a resistência à uma tirania distante se reveste sempre de um senso de inutilidade."

Comentário do Blog: Que pena que ao contrário dos ditadores citados pelo autor, os de Minas, de menor envergadura, continuam acobertados pela mídia e pelos aparatos de poder mafiosos que pretendem se manter ad infinitum nos palácios, sugando até a última gota do sangue dos de baixo.

"O governo brasileiro parece estar se dando conta disso. Diante da atrocidade, próxima ou distante, ser neutro é ser cúmplice. No minueto da política exterior, o Brasil tem dançado de lado."

Comentário de Minas: Cumplicidade... Eis a expressão correta para o que acontece em Minas e no Brasil. Eu disse que ele estava se olhando no espelho. Houve greves pelo pagamento do piso (uma lei federal, senador, que foi aprovada aí no Congresso de deputados e senadores, a maioria inútil) em 23 unidades da Federação. O que fez o senador preocupado com a Síria? Nada. O que fez a presidenta da República? Nada. Cumplicidade, esse é o termo correto. Ou seria formação de quadrilha?

"Já que o presidente da Comissão Independente para a Síria, em Genebra, é um brasileiro - o competente diplomata Paulo Sérgio Pinheiro, ex-secretário de Estado para os Direitos Humanos no governo Fernando Henrique Cardoso- é até possível que o governo do PT consiga enfim entender, em linguagem familiar e compreensível, o significado do clamor internacional contra este e outros tiranetes."

Comentário do Blog: por aqui, os presidentes e diretores de quaisquer órgãos dos três poderes não são brasileiros - uma pena, para todos nós. Eles são de um país à parte, chamado Minas Gerais, que funciona com leis próprias e tem um déspota como imperador. Os tiranetes daqui nada deixam a desejar em relação aos de lá.

"Envergonha o povo brasileiro o apoio explícito ou discreto que, nos últimos anos, em nosso nome, o governo federal vem oferecendo a ditadores de diferentes regiões do planeta."

Comentário do Blog: De fato, ficamos envergonhados com o apoio que o governo brasileiro tem dado ao ditador de Minas. Mas não é privilégio do governo federal. Alguns senadores também dão este apoio, de forma discreta ou explícita. Alguns, aliás, são padrinhos do ditador. Nada dizem a respeito do massacre que acontece em Minas contra os profissionais da Educação. São cúmplices, são omissos. São hipócritas.

Um forte a abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/13052-etica-e-barbarie.shtml

***


Nenhum comentário :

Postar um comentário