sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Brasil, Minas e São João del Rei ainda têm problemas com enchentes: politicagem não favorece melhoras.


(Foto de Léo Assunção)





(Foto de Anna Júlia Silveira)




(Foto de Hélio Carvalho)






( APAE de São João del Rei- Foto de Lucas Santos)

Minha cidade, meu estado e muitas regiões do Brasil, sofrem com as enchentes.Todo Janeiro é o mesmo problema!

Sabemos que parte desse problema poderia ser sanado se houvesse um interesse maior das autoridades em olhar com cuidado para o problema.Aqui, em São João del Rei particularmente, sabemos do problema do Córrego do Lenheiro, que tanto sofre a ação inadequada da população ao jogar lixo nele,como também não recebe cuidados estratégicos que poderiam solucionar a questão. Outras partes da cidade são alagadas pelo rio que atravessa toda a cidade, por enquanto o Tijuco não sofreu com a chuva, por vezes incessante.Mas a questão é: tem solução o problema aqui ou em todo o estado, ou em outros estados do pais? Há verbas? Há interesse em solucionar o problema?

Por que todo ano é a mesmíssima coisa?Isso nunca vai ter fim? Época de férias acaba sendo essa avalanche de más notícias causadas pelos problemas das enchentes.Não há, no país uma programação, um projeto para evitar tantos transtornos, tristezas e mortes? Quando o ser voltará a ser valorizado,respeitado e sua dignidade posta acima de interesses de dinheiro e poder? Quando minha cidade caminhará para um progresso planejado, com boa administração, contando com gente, ser humano de verdade nos postos de poder?

Sonho em ver São João del Rei feliz, com muito incentivo na área da educação, esportes e lazer.Com a cultura sendo vivida a todo tempo, baixando à zero a criminalidade,com muito teatro, cinema, amor sendo vivido pelas nossas ruas e praças, respeito às diferenças,a cidade limpa, o córrego limpo, a vida fluindo e os jovens se divertindo. Quando? Quando este sonho poderá ser real? A educação é o caminho.Educação em todos os sentidos. Tanto a escolar como a familiar,como a busca interior de equilíbrio. A auto educação é o pontapé inicial, sem vaidades, sem arrogância, sem roubos.A construção de um espaço digno de se viver começa dentro de nós.E que a nossa classe de educadores possa significar muito mais do que ela tem significado.

A enchente que apavora nossos olhos e coração é a mostra da inadequação do ser humano ao espaço em que ele habita e que ele mesmo desequilibrou, seja o espaço físico, seja o espaço interior.O mal (e o mau) que enfrentamos é o fruto do mau desempenho do homem no mundo.

Minha cidade não ficou fora da má conduta da politicagem que desfavorece o povo pobre e mais humilde.A cidade não respira um ambiente que merece. Minas não é mais a mesma.São João já foi melhor e deve ser cuidada porque está na ante-sala da UTI.Estamos todos doentes e há remédio para todos, falta muita boa vontade política , assim como falta bom caráter da maioria das autoridades responsáveis.

Vanda Sandim

Nenhum comentário :

Postar um comentário