sábado, 11 de setembro de 2010

Blog do Euler: 'Mobilizações começam a surtir efeito. '


sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Mobilizações começam a surtir efeito







Após uma semana de intensa mobilização no mundo real e virtual as demissões e ameaça de remoção começam a tomar outro rumo. Na manhã desta sexta-feira a colega professora da Lei 100, que havia sido demitida, foi até a SRE Metropolitana C e ouviu da inspetora que tanto ela quanto eu ficaremos na escola até dezembro e no ano que vem a nossa situação será estudada. Já os colegas contratados, por enquanto permanecem demitidos. Por enquanto, pois as mobilizações e as pressões para que eles continuem na escola são grandes.

O coletivo de educadores da escola manteve-se unido e solidário o tempo todo, demonstrando mais uma vez o quanto a nossa união é importante, para além de interesses individuais. Cada companheiro tem contribuído da forma possível. Uns enviando e-mails, outros telefonando para deputados, outros entrando em contato com o Ministério Público, outros procurando informações jurídicas, e houve até uma colega de luta que contactou um assessor do afilhado do faraó para informá-lo sobre as demissões em curso. O assesssor disse que o governador-afilhado não tinha conhecimento nenhum sobre o assunto e que iria entrar em contato com a secretária da Educação para se informar. Ele foi informado pela colega professora que uma grande mobilização está em curso na Vila Esportiva e no entorno da Linha Verde.

Destacamos também a solidariedade dos colegas da Educação pública de Minas e do Brasil que se manifestaram nestes dias, por e-mail e através dos comentários aqui no blog ou publicando textos de apoio em seus blogs. A luta continua e esta movimentação toda demonstra que a categoria está viva. Pronta para novos e maiores embates.

Coincidentemente, bem próximo da nossa escola, na noite de ontem (09/09/2010) aconteceu um homicído, pois a região não está imune à violência existente em todos os bairros periféricos dos centros urbanos. Lá da escola ouvimos o barulho de vários fogos. Pensamos até que fosse outra coisa. Depois nos disseram que um grupo que domina uma determina área comemorava a manutenção do domínio de tal área. Coisas do cotidiano do Brasil. Justamente nesta região, como em tantas outras, precisamos de mais escolas e educadores e não de pseudo-economia às custas da demissão de seis ou sete educadores que desenvolvem trabalho sério na escola.

Nos próximos dias, portanto, esperamos que o governo tenha bom senso e que volte atrás nas demissões dos colegas e nos deixe trabalhar em paz, pois o nosso trabalho profissional apresenta bons resultados. E a prova melhor disso, foi o depoimento de um líder comunitário que eu citei aqui ontem, mas que vale a pena repetir (merecia ser filmado), que foi mais ou menos o seguinte:

- Desde que esta escola foi implantada (há cerca de 10 anos) diminuiu muito a criminalidade no bairro e muitas pessoas têm tido oportunidades que antes não conheciam".

Investir em educadores não é desperdício de dinheiro; é investir na formação de pessoas mais humanas, mais dignas e mais preparadas para lidar com as diferentes realidades que enfrentamos no cotidiano.



Eleições nacionais: GloboSerra
não perde seu viés golpista


A Globo não aprende. Não tem jeito. O golpismo está no DNA desta emissora. Não bastassem todas as manobras urdidas contra a população brasileira, ajudando a eleger figuras como Collor, ou tentando impedir a eleição de líderes um pouco mais progressistas como Brizola e Lula, agora ela trama contra a candidatura Dilma.

A novela da quebra do sigilo da filha de Serra em setembro de 2009 está ficando já enjoativa. E o esquema é sempre o mesmo: primeiro a revista Veja (tinha que ser, né gente) cria um factóide com cara de notícia bombástica, que depois é repercutido pela Folha de São Paulo até ganhar a mídia televisiva por meio da Rede Globo. São 15 dias falando do mesmo assunto, tentando colocar o candidato Serra como a grande vítima de um estado policial, quando casos muito mais graves de agressão a direitos constitucionais acontecem todos os dias contra milhares de cidadãos comuns e a emissora não dá uma nota sequer sobre estes casos.

Mas, não adianta, porque o povo não cai mais nesta. Não adianta também tentar inflar a candidatura de Marina para forçar um segundo turno. Tudo indica que Dilma ganha no primeiro. Ou de primeira. Mas, a Globo e afins querem pressionar a candidata, procurando desmoralizá-la, diminuí-la, para que se submeta a uma agenda imposta pelo grande capital e o agronegócio. Temem que a candidata Dilma não siga exatamente a mesma linha prudencial do atual presidente, que não tocou nos interesses dos banqueiros e do agronegócio, apesar de ter realizado programas sociais importantes, como o Bolsa Família.

Tomara que Dilma, vivendo e sentindo na pele a chantagem imposta pela Globo e demais grupos da mídia - todos eles a serviço do grande capital e dos coronéis regionais -, inicie um processo de democratização dos meios de comunicação no Brasil e aumente de fato os investimentos nas áreas sociais, como Educação pública, Saúde, saneamento, moradia popular, etc.

Estes grupos midiáticos ainda terão alguma sobrevida graças a governos como os de São Paulo e Minas, que liberam generosas verbas para os mesmos. Contudo, o governo federal, se quiser, poderá enfrentá-los investindo nas redes públicas e inclusive rediscutindo as concessões públicas de rádios e TVs, que são uma verdadeira afronta às liberdades democráticas e à própria democracia. A mídia brasileira é golpista e constitui um risco para a sobrevivência dos movimentos sociais e para os direitos conquistados a duras penas.

Estejamos atentos a estas práticas golpistas da mídia brasileira, construindo alternativas autônomas, como a que ocorre hoje na Internet através dos blogs e das redes horizontais de contatos.


* * *


Incorporo ao texto central o comentário sempre oportuno e pertinente do nosso colega e amigo professor João Paulo:

"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

Saudações e felicitações por saber que já começam a recuar do vil propósito de demissão e remoção de professores em pleno ano letivo, e contra a legislação eleitoral. Às vezes, Professor, penso que muitas coisas que aconteceram na SEE foram de propósito. Quando estava escrevendo meu livro, a História do Município de Senhora dos Remédios, ao discorrer sobre suas escolas, eu tomei conhecimento de um fato, para mim escabroso. O Prefeito Antônio Milagres Belo, em 1969, com seu secretário e sucessor, Edgar de Souza Passos, e mais o senhor Cristiano de Ávila Andrade, foram a Belo Horizonte por amor de dar entrada aos papéis de criação do Ginásio Municipal Nossa Senhora dos Remédios. Protocolaram na SEE, e os DOCUMENTOS DESAPARECERAM MISTERIOSAMENTE! Passando o tempo sem que nada fosse decidido, voltaram à capital e tomaram conhecimento de que os papéis haviam desaparecido! Pressionaram os funcionários, e deu-se uma tremenda busca, até que eles foram encontrados, já incompletos, sem a fotografia principal. Aí deram o famoso ''jeitinho'' brasileiro, e colocou-se como foto do principal a de uma sala. Com isso, apenas em 06 de abril de 1970 o Ginásio Municipal pôde entrar em funcionamento.

Em Ressaquinha foi pior. As forças políticas mais reacionárias consideraram um crime a ideia da criação do Ginásio Estadual de Ressaquinha. Um dos coronéis do atual DEM disse que agora os trabalhadores rurais e suas irmãs vão estudar, e nós todos ficaremos sem empregados. O Padre Nélson (imortalizado por Roberto Drummond em Hilda Furacão) é que comandou as negociações para criar o Ginásio. Houve tantas pressões em Belo Horizonte, que Magalhães Pinto desistiu de sancionar o projeto. Só que em 23 de dezembro de 1965, ele recebeu um ULTIMATUM de Dom Oscar de Oliveira, Arcebispo de Mariana, e sancionou a lei. Aí a luta foi para que a escola não fosse instalada. Telefonaram para o Secretário de Educação, Bonifácio Andrada, pai do Lafayette, falando que não iria haver mais inauguração. E o pessoal esperando. Até que mandaram avisá-lo. E ele chegou à MEIA-NOITE E QUATRO MINUTOS, do dia 11 de janeiro de 1966.

São dois exemplos para meditação: POR QUE SE COMBATE TANTO AS ESCOLAS E OS PROFESSORES?

Atenciosamente João Paulo Ferreira de Assis."

Nenhum comentário :

Postar um comentário