sábado, 9 de outubro de 2010

BLOOR 8:"Eleição no Brasil em 2º turno - A questão do aborto: Guerra Santa ou Guerra dos Sexos?"




VEJA OS PRINCIPAIS SITES DE NOTÍCIAS DE SÃO JOÃO DEL REI

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Eleição no Brasil em 2º turno - A questão do aborto: Gerra Santa ou Guerra dos Sexos?

O que a mulher faz com o seu corpo?
O aborto é uma questão de forum íntimo do universo feminino

Estratategistas de marketing político usam de má fé para explorar a boa fé dos brasileiros cristãos ao colocar a questão do aborto no primeiro plano do debate eleitoral. Se esse mote garantir uma eleição no 2º turno estão dispostos a mobilizar a comunidade cristã para produzir uma guerra santa contra a candidata do PT. Como o mundo político no Brasil é predominantemente masculino teremos também uma guerra dos sexos. Homens x Mulheres debatendo a questão do aborto; o que fazer com o corpo da mulher? O que fazer com o feto indesejável? Questões de foro íntimo e questões de cunho religioso devem ocupar o centro do debate uma vez que nem PT nem PSDB querem debater questões econômicas.
Um dos problemas de saúde pública no Brasil está relacionado a gravidez precoce de meninas de todas as classes sociais. Nossa cultura faz uma verdadeira apologia a sensualidade e sexualidade feminina, seja nos programas de auditórios dos meios de comunicação de massa, como nas canções e nos movimentos das danças que denotam um ritual de preparação para o sexo. Esta cultura liberal associada a falta de informação e educação apropriada para lidar com a sexualidade tem elevado o índice de gravidez precoce, provocando vários abortos clandestinos, pondo em risco a saúde física e psicológica da mulher brasileira.
Outro fator que vem contribuindo para o elevado número de abortos no Brasil tem sido a ascenssão da mulher na sua vida profissional. Uma gravidez pode se tornar indesejável para uma mulher que disputa espaço no mercado de trabalho.
O pano de fundo deste debate é até providencial, uma vez que estamos nos preparando para entrar numa sociedade moderna de países desenvolvidos. Nesta seara Dilma tem mais facilidade de lidar com a problemática pois, como eu disse, se trata de um assunto de foro íntimo do universo feminino. Assim como existe armadilhas para colocar Dilma em choque com valores da igreja, também existe armadilhas para colocar Serra com um discurso marchista e enfrentar a íra das mulheres.
É tempo de quebrar paradigmas. O que é certo, o que é errado e o que é relativo? Um capelão abençoa seus soldados no fronte antes do combate, sendo que aquele que matar mais inimigos em nome da Pátria retorna como herói, mas se matar um dos seus se torna pecador e criminoso.
No debate político as questões filosóficas confrontam as questões práticas. Seja qual for o resultado das urnas muitas mulheres brasileiras ainda vão cometer o aborto por questões de foro íntimo.
Eu pertenço ao universo dos homens e confesso que me sinto impaz de julgar esta questão. Assim como todo ser humano sou a favor da vida, seja da mulher, seja do feto que ela esteja gerando. Mas cada cabeça sua sentença. O Ministério da Saúde adverte que fumar provoca câncer de pulmão, impotência sexual e etc. Ainda assim, alguns ainda compram o cigarro com a foto de um fumante morimbundo em estado terminal e continuam fumando. Fazer o que?
Se a mulher está determinada a fazer o aborto legalmente ou ilegalmente, então que proteja o seu corpo pelo menos. Isto é uma questão de saúde pública, uma questão de governo e que o Estado não deve se esquivar desta responsabilidade. Mas o Ministério da Saúde pode continuar adivertindo: O ABORTO FAZ DE VOCÊ, MULHER, UMA ASSASSINA DO SEU PRÓPRIO FILHO.

0 comentários:

Nenhum comentário :

Postar um comentário