terça-feira, 14 de junho de 2011

EULLER: "Talvez seja melhor fechar as escolas e construir mais cadeias..."

terça-feira, 14 de junho de 2011




Talvez seja melhor fechar as escolas e construir mais cadeias...


A depender da política do governador de Minas Gerais e da secretária da Educação, talvez seja melhor mesmo fechar as escolas públicas e construir mais cadeias para a população de baixa renda. Pois, eles demonstram que não têm o menor compromisso com a Educação pública de qualidade ao se recusarem a pagar o piso do magistério, que é lei federal e não vem sendo cumprida em Minas Gerais.

A política de descaso e desvalorização das carreiras da Educação está diretamente relacionada com o aumento da violência e da criminalidade. Se o Estado não oferece um ensino público de qualidade, que possibilite uma formação humanista, crítica, que amplie o universo de milhões de crianças, jovens e adultos, que resultado colheremos deste descaso?

Embora alguns "especialistas" bem remunerados tenham a cara de pau e o cinismo de separarem a valorização dos educadores e a qualidade do ensino, está mais do que evidente que essas coisas andam juntas. Não há como construir uma Educação de qualidade quando os seres humanos responsáveis pela sua implementação são tratados com descaso, com desdém até, com baixos salários e com carreira destruída.

Este tratamento dispensado aos educadores em Minas e no Brasil é o responsável direto pelo abandono de dezenas de bons profissionais, que trocam a Educação por outras carreiras mais atraentes do ponto de vista dos salários e das condições de trabalho. Milhares de estudantes universitários desistem de fazer licenciatura plena por conta da realidade dramática da Educação.

Formar-se para a profissão de professor não é uma coisa eu recomendo para os meus alunos. Aliás, nem preciso dizer para eles. Eles estão cansados de saber que professor em Minas e no Brasil recebe menos do que qualquer outra profissão, até mesmo em relação aos profissionais com formação em ensino médio. Uma vergonha para um país e para um estado como Minas Gerais, que adora exibir-se publicamente como campeão em aumento de receita e de uma pseudo eficiência administrativa. Que eficiência é esta, que coloca a Educação como última prioridade do estado?

Um professor com curso superior em início de carreira em Minas recebe como salário total não mais que dois salários mínimos por um cargo completo. Um professor com curso superior e com 30 anos de Casa recebe, pelo mesmo cargo, não mais que três salários mínimos. Isso constitui uma falta de respeito pelos profissionais da Educação. Uma vergonha para o Brasil. Uma vergonha para Minas Gerais.

Ainda mais quando se sabe que, diretores do TCE, responsáveis pela aprovação das contas do Estado - mesmo quando os técnicos de carreira dizem que estas contas não cumpriram as exigências constitucionais -, estes diretores do TCE, indicados pelos governantes, chegam a ganhar até R$ 60 mil reais, entre salários e verbas indenizatórias. Um promotor público ingressa na carreira ganhando R$ 19 mil; um juiz discute teto salarial, algo próximo dos R$ 30 mil; um deputado, entre salário e verbas indenizatórias mil, não fica por menos que R$ 40 mil reais. O governador e a secretária da Educação não fogem a este escopo de poupudos salários e vantagens mil.

E nós nem estamos reivindicando qualquer coisa próxima dessas benesses que a alta esfera dos três poderes constituídos recebe. Pedimos apenas o mínimo do mínimo, que é o pagamento do já rebaixo piso salarial do magistério, que é lei federal e é descumprida em Minas e na maioria dos estados e municípios brasileiros.

Minas é o estado que gasta R$ 1 bilhão de reais com a mídia em poucos anos, para comprar o silêncio cúmplice da mesma, que é capaz de fingir que a nossa greve não existe, ao invés de cobrar todos os dias do governo uma explicação pela ausência de investimento na Educação pública e suas consequências diretas para a dramática realidade do estado e do país.

Minas é o estado que constrói uma Cidade Administrativa gastando R$ 1,5 bilhão de reais, enquanto, com a Lei do Subsídio, confisca dos educadores o equivalente a duas Cidades Administrativas para não pagar o piso dos educadores.

Minas é o estado que tem dinheiro para construir viadutos, pontes, estradas, estádios, cidades administrativas, mas não tem recursos para investir no ser humano que é o responsável pela educação de milhares de crianças, jovens e adultos.

Por isso, nesta política de inclusão às avessas, talvez seja melhor mesmo fechar as escolas e construir mais cadeias...


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segunda-feira, 13 de junho de 2011

Blog lança desafio: governador e secretária da Educação de Minas, troquem os seus salários pelos nossos!



Blog lança desafio: governador e secretária da Educação de Minas, troquem os seus salários pelos nossos!

De acordo com as declarações na imprensa mineira, fornecidas pelo senhor governador do estado e pela senhora secretária de Educação, os educadores de Minas estão ganhando bem com o subsídio implantado em 2011.

Como já dissemos e provamos aqui, em vários posts, subsídio não é piso, é ADI 4167. É confisco dos nossos salários.

Mas, nós topamos receber pelo subsídio desde que o senhor governador e a senhora secretária da Educação concordem em fazer uma troca. Aliás, uma troca bem simples e objetiva.

Já que eles gostaram do nosso "salário" (muito entre aspas), e nós não estamos satisfeitos com o que estamos recebendo (e muito menos com o que estamos deixando de receber), propomos ao ilustre senhor governador de Minas e à ilustríssima senhora secretária da Educação que procedam à troca que proponho a seguir, simples e objetiva.

Vocês ficam com os nossos salários e nós ficamos com os seus. Quanto ganha o governador de Minas? Quanto ganha a secretária da Educação em Minas? Entre subsídios e verbas de representação e indenizatórias?

Juro que eu não sei. Mas, eles sabem quanto eu e meus colegas educadores ganhamos. E ao que parece, eles gostaram do nosso salário. Para que sejam coerentes, uma boa prova disso seria sobreviver com o que ganham os educadores de Minas com o subsídio que o senhor governador e a senhora secretária andam dizendo por aí que é bom. Bom para quem?

Bom, pensamos que como eles gostaram do nosso subsídio, estamos dispostos a trocar. Que tal o desafio, senhor governador e senhora secretária?

E na minha costumeira humildade, abro mão até das verbas de representação e indenizatórias e ajudas outras que os senhores recebem. Topo fazer a troca só pelo principal: o nosso subsídio pelos seus. Que tal? Aceitam o desafio?

Vamos ver se o senhor governador e a senhora secretária da Educação conseguem viver dignamente com dois salários mínimos, sem auxílio transporte, sem auxílio-alimentação, sem auxílio-paletó, sem auxílio-moradia, sem nada mais além do subsídio de dois salários mínimos.

Devolvo aos senhores o mesmo tom com que os senhores nos têm tratado. Para o governador e para a secretária, nós merecemos isso que ganhamos. Para nós, na mesma medida, achamos que o nosso subsídio de dois mínimos está de bom tamanho para os senhores. E como os senhores gostaram desse nosso salário, sejam coerentes, e aceitem a troca proposta aqui no blog.

Está feito, portanto, o desafio: troquem o seu subsídio pelo nosso, senhor governador e senhora secretária da Educação.

Do contrário, deixem de enrolação e paguem-nos o piso a que temos direito por lei.

***

"Anônimo:

Eu vou mais além:

Senhor governador passe a remunerar o seu secretariado pelo "subsídio dos professores de Minas"; troque os vencimentos da Polícia Militar pelo "subsídio dos professores de Minas.

Senhores deputados estaduais: troquem seus salários pelo "subsídio dos professores de Minas.

Senhores Promotores: troquem seus vencimentos pelo "subsídio dos professores de Minas".

Senhores Ministros do STF: troquem seus salários pelo nosso; aí quem sabe vocês assinam o Acórdão da Adin 4167? Quem sabe vocês tomam uma posição decente em favor da Educação?"
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"Anônimo:

Para a secretária e o Anestesia afirmar que o subsídio está acima do piso,provavelmente eles perderam a noção de valores. Aliás eles não devem saber nem os valores das despesas diária deles , porque somos nós que bancamos, por isso é fácil ter a cara de pau de dizer que estamos bem pagos. Se não conhecem mais valores ,então tenham ao menos a dignidade de pedir demissão do cargo e deixar a quem tem conhecimento de como é sobreviver com esse salário de fome que recebemos."

"Anônimo:

Sempre o Euler com as palavras certas, na hora certa.
Gostaria de obter uma informação, se você Euler ou algum de seus leitores puderem tirar a minha dúvida, agradeço.
Sabemos que em MG as leis andam meio desnorteadas. O que é ilegal, inconstitucional acaba sendo lei por aqui e o que deveria ser cumprido dentro da lei não se cumpre. Nessa ilegalidade toda, já não sei mais o que pode ou não pode, por isso gostaria de saber se corte no pagamento durante a greve é legal (considerando a lei de fato, no papel)? A escola em que trabalho é sempre a primeira a efetuar os cortes. E, mesmo após a reposição das aulas, sempre ficamos no prejuízo. Inclusive, o corte no pagamento é o principal motivo de muitos professores não aderirem a greve. Acho importante essa questão ficar esclarecida, pois só assim os furões de greve vão apoiar o movimento."


"Anônimo:

Achei que o Anestesia tivesse perdido somente as aulas de interpretação de texto, pois não sabe interpretar leis, mas acho que perdeu também as aulas de matemática financeira. E a Senhora Secretária de Educação, deveria se envergonhar, mas sei que a cara de pau é tamanha que nem isso é capaz de fazer."

"Anônimo:

Com toda sinceridade, depois que li o texto do EULER do dia 13-06-11, "sobre troca de salários dos professores com o governador e sua digníssima secretária da educação", com muita vergonha na cara eu implantaria esse piso salarial logo ou pegaria o meu boné e tiraria o meu time de campo enquanto é tempo. Esse "trem" não me está cheirando bem. Para o governador é muito simples: dinheiro eles têm com sobra, a lei federal está do nosso lado, é só cumprir e ficar de bem com toda galera do magistério. EULER, você é o "cara", mata a pau."

"Thiago Coelho:

Bom dia Euler!

Acabo de sair de uma das escolas onde tenho 1 cargo. Hoje de manhã eu me pronunciei e disse que irei paralisar as atividades. Logicamente fui odiado por uma grande quantidade de pessoas em um curto espaço de tempo, mas há alguns companheiros que também irão paralisar. Nessa escola temos um professor que é o representante sindical, mas ele estAVA ausente hoje, pois está de greve desde segunda feira. Fui bombardeado com uma série perguntas e críticas a respeito do movimento. Muitos acharam que eu estava ali defendendo o sindicato. Deixei claro que não! Eu apoio o movimento mas tenho várias críticas contra o sindicato (mas algumas a favor também, claro). O argumento dos educadores contra a greve é a dificuldade para executar a reposição das aulas, e outro argumento que é o principal é o seguinte: "Da última vez paralisou e não resolveu nada!!!". Então eu decidi colher algumas informações a respeito do que foi conquistado na greve do ano passado e colar no mural da escola, acho importante os servidores tomarem conhecimento disso, já que pensam que nada foi conquistado. Gostaria também de pegar algumas informações aqui do site (se você permitir) e colar nesse mural, pois a outra crítica dos colegas é que não há informação sobre o que está acontecendo, que rumo tomar. Realmente quero aproveitar esse tempo que ficarei paralisado para realizar atividades que possam manter os colegas informados a respeito de tudo.

Então companheiro, para finalizar, gostaria que você me dissesse onde eu posso conseguir um material que fale sobre as conquistas que obtivemos com a greve do ano passado, e pedir sua permissão também para divulgar informações que você coloca que, e divulgar o site também, para que mais colegas acessem e acompanhem em primeira mão essa novela que o governo tem feito.

Obrigado! E como você mesmo diz: "FORÇA NA LUTA!!!""


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