sexta-feira, 11 de novembro de 2011

"HOJE EM DIA": "Estado e SindUTE trocam novas acusações."

.Minas
Estado e SindUTE trocam novas acusações

Professores alegam que o Governo não está cumprindo acordo; já secretária denuncia boicote da categoria


FLÁVIO TAVARES

manifestação no centro de bh

Professores saíram às ruas em manifestação, o que deixou o trânsito bastante tumultuado



Após uma trégua de 42 dias, com o retorno dos professores da rede estadual às salas de aula o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE) e o Governo estadual voltaram, nesta quinta-feira (10), a trocar acusações. A categoria recém saiu da maior greve da história de Minas, iniciada no dia 8 de junho e encerrada em 29 de setembro.

Além de cruzar os braços, os professores realizaram uma assembleia geral, na nesta tarde, quando o sindicato denunciou que o Governo não estaria cumprindo o acordo que determinou o fim da greve, que durou 112 dias. Da mesma forma, a categoria voltou a cobrar o piso salarial na carreira e, para todos os trabalhadores em educação, o pagamento imediato do prêmio por produtividade e restabelecimento do atendimento do Ipsemg.

Após a assembleia, os professores saíram em passeata pelas ruas da cidade em conjunto com servidores da saúde, segurança pública e eletricitários. O trânsito ficou bastante comprometido.

A assessoria do SindUte informou que a assembleia teve o objetivo de relatar aos professores a falta de compromisso do Governo com a categoria por não cumprir os acordos. Um deles seria a intenção do Estado em não acatar a Lei Federal 11.738, sancionada em 16 de julho de 2008, que instituiu o piso salarial nacional para a educação básica. Hoje, esse valor é de R$ 1.187,14, cuja constitucionalidade foi confirmada no dia 6 de abril pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os professores descartaram nova greve e adiantaram que mais uma assembleia da categoria será realizada no próximo dia 22.

A passeata nem havia terminado quando a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, convocou uma entrevista coletiva emergencial onde denunciou que o SindUte é que não estaria cumprindo o que foi acordado em setembro.

Sem esconder a irritação, Renata Vilhena denunciou que o sindicato estaria convocando, via rede social, os professores para que boicotassem a reposição das aulas perdidas durante o movimento, prevista para os fins de semana e feriados. Da mesma forma, afirmou Renata Vilhena, o SindUte estaria convocando os professores para também boicotarem o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), que deve ocorrer ainda este. É por meio dessa ferramenta que a Secretaria de Estado de Educação identifica necessidades, problemas e demandas do sistema e das escolas, auxiliando no planejamento de ações em diferentes níveis e momentos que objetivam a melhoria da educação pública da rede estadual em Minas Gerais.

Renata Vilhena também disse que o sindicato já estaria se mobilizando para deflagrar uma greve geral no início do próximo ano letivo. “Uma coisa é o sindicato lutar por sua categoria, a outra é tentar boicotar todo um sistema de ensino se apoiando em mentiras”, desabafou a secretária.

Nesta quinta-feira, o governador Antonio Anastasia garantiu o pagamento do 13° salário dos servidores públicos para a primeira quinzena de dezembro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário