domingo, 18 de julho de 2010

ESTÁTUA DE CLARICE LISPETOR EM RECIFE,CASA EM QUE ELA VIVEU NA INFÃNCIA E FOTOS DELA EM FAMÍLIA

ESTOU ADORANDO POSTAR FOTOS , TRECHOS DA OBRA DE CLARICE LISPECTOR, ENTREVISTAS QUE ELA DEU, ENFIM: UM POUCO DO MUNDO DELA PARA NÓS QUE GOSTAMOS DE BOA LITERATURA E QUE ADMIRAMOS A ESCRITORA E A ESCRITA DE CLARICE.
VANDA



CLARICE LISPECTOR NO RECIFE


Estátua de Clarice na Praça Maciel Pinheiro, Recife

* Reproduções de imagens encontradas na internet.






“Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite”.-Clarice Lispector





Clarisse Lispector - Praça Maciel Pinheiro

Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, na Ucrânia, mas passou a infância com a família no Recife, em 1925, onde estudou no Ginásio Pernambucano. A escultura apresenta Clarice sentada, na Praça Maciel Pinheiro, em cadeira de espaldar iluminada por um abajur alto, com uma máquina de escrever no colo. A escultura retrata a intimidade do gesto de escrever e evoca a inspiração que Clarice Lispector foi buscar naquela praça, um lugar de sua infância.



120 Cartas de Lispector

Escrito em 08-02-2010 | Por Dani |


lispector-0013

O livro “Minhas Queridas” nos traz uma visão íntima e singular de um período em que a escritora Clarice Lispector morou longe de sua casa. À moda antiga, Clarice escreve cartas para suas irmãs, das quais 120 estão inclusas no livro. Elas nos fazem entender a origem de um sotaque provindo de suas prolongadas estadias por cidades como Rio de Janeiro, Nápoles, Berna e Washington, entre os anos de 1940 e 1957.

minhasqueridas

Ao longo das cartas, percebemos os fortes vínculos fraternos entre ela e suas irmãs, Tânia e Elisa, onde ela conta com grande intimidade sua vida. Relatando suas saudades e descobertas em estar distante do Brasil, ela não só traduz aqueles muitos sentimentos comuns a qualquer viajante, mas parece desvendar aqueles outros que ninguém conseguia colocar em palavras.

elisa-tania-e-clarice Elisa, Tânia e Clarice Lispector.

“Tania, Filhinha,
Minhas saudades têm estado agudas mas dentro de uma névoa - como uma sirene de noite no mar [...]“

O livro desperta um novo olhar sobre a já conhecida Lispector de alguns, que, sem o fluxo de consciência fortemente presente em Água Viva, ou a alta articulação do conto “O Ovo e a Galinha”, revela o cotidiano de uma Clarice mãe, irmã e esposa. Contudo, entre os relatos e descrições do cotidiano, Lispector não apenas revela sua vida, mas transpassa um sentimento de tantas Clarices, de tantas mulheres e de tantos aqueles que vivem longe de sua terra natal. Um livro que mais uma vez prova a universalidade da autora.

Para todos aqueles que adoram viajar, ou para aqueles que adoram viajar com uma boa leitura, “Minhas Queridas” será uma agradável livro.



FOTO DO CASARÃO ONDE CLARICE MOROU EM RECIFE.

Casa onde Clarice morou na infância. Rua do Aragão, na Boa Vista, Recife - PE.

http://farm2.static.flickr.com/1034/578162431_a6c77b95dd.jpg




Casa de Clarice Lispector

Nenhum comentário :

Postar um comentário