quarta-feira, 21 de julho de 2010

O BLOG DO EULER NÃO TIRA FÉRIAS NEM NÓS TIRAREMOS FÉRIAS DELE:AMIGO DE TODAS AS HORAS!

terça-feira, 20 de julho de 2010

O blog não terá férias e... uma (r)onda virtual


É de um lugar assim que o editor do Blog do Euler está precisando. Mas, isso só depois de um ano de salário da nova tabela prevista para 2011.


Neste final de semana começa a minha semana de recesso escolar. Estamos todos cumprindo o calendário de reposição de aulas, sem problemas, incluindo vários sábados. Lutamos bravamente durante mais de dois meses (incluindo os 47 dias da nossa maravilhosa revolta-greve) e agora vamos tirar uma semana de merecido descanso, na última semana de julho. Algumas escolas preferiram manter as aulas em todo o mês de julho e com isso terão mais tempo de descanso em dezembro.

Mas, o nosso blog não tem férias, nem em julho, nem em dezembro. E nós, com o salário pago pelo faraó e seu afilhado, podemos pegar lotação para pelo menos um dos quatro destinos mais próximos de Vespasiano: São José da Lapa, Lagoa Santa, Confins e Belo Horizonte. O tanque de guerra não ultrapassa os limites de Vespá. É uma questão de fronteiras. Enquanto isso, vamos lustrando os tambores e apitos para os novos combates.

* * *


Quando chego da escola, faço uma rápida visita pelos blogs e portais de notícia. Um acontecimento que merece registro: "Centenas de Sem-teto e sem-terra das Comunidades-ocupações Dandara, Camilo Torres e Irmã Dorothy acamparam novamente na frente da Regional Barreiro". Os sem-teto dessas ocupações de BH estão ameaçados de despejo. O que constitui um absurdo, pois têm direito à moradia e ocupam terrenos que eram usados para a especulação imobiliária. A Lei Federal trata sobre a função social da terra. Caberia ao poder público desapropriar e doar os terrenos aos sem-teto ajudando-os na construção de sua moradia. Mas, a justiça brasileira dificilmente fica ao lado dos pobres. E os governantes representam interesses de empreiteiros e banqueiros, não de sem-terra e sem-teto. Daí a importância da mobilização e luta dos companheiros. É preciso apoiá-los, moral e materialmente se possível for. Incluir nas nossas aulas e nas nossas atividades de mobilização dos educadores um tempo para refletir sobre os movimentos sociais dos sem-terra e dos sem-teto, divulgando a luta destes companheiros e procurando construir práticas de solidariedade. Acompanhem aqui as lutas dos moradores das ocupações citadas.

* * *


Na tarde de hoje (dia 20), a coordenadora do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira, foi entrevistada pe
lo jornalista Eduardo Costa, na Rádio Itatiaia. Beatriz falou sobre a realidade dos educadores de Minas, os quais passaram por um processo de empobrecimento nos últimos anos, em função do choque de gestão do atual governo. Eduardo Costa quis saber sobre a greve e as conquistas salariais obtidas e Beatriz explicou que as novas tabelas salariais (para janeiro de 2011) representam uma conquista da categoria, mas que precisam ser melhoradas, especialmente para o pessoal com mais tempo na rede, o que deve ser objeto da próxima campanha salarial. A coordenadora do sind-UTE aproveitou para reforçar a campanha pela sindicalização para fortalecer ainda mais o sindicato, que terá que se preparar para os embates com os governos. O Sind-UTE hoje tem cerca de 70 mil filiados. A categoria conta com quase 400 mil educadores, entre o pessoal na ativa e aposentados. Os educadores que ainda não se filiaram ao sindicato, podem preencher sua ficha clicando aqui.

* * *

No blog S.O.S. Educação Pública, a nossa colega Graça Aguiar, do Rio de Janeiro, faz um "Recorte autobiográfico", nos brindando com a história do seu ingresso na Educação, que se tornou mais do que um meio de sobrevivência: um compromisso ético e uma paixão. Vale a pena conferir o artigo da companheira clicando aqui.

* * *
No blog Proeti no Polivalente, da nossa colega Vanda Sandim, vale a pena conferir e refletir com ela o profundo texto "Confissão". Aliás, para conhecer um pouco o belíssimo trabalho dos colegas de São João del-Rei, especialmente da companheira de luta Vanda, indicamos aqui este blog.

* * *

Estou até inspirado para escrever sobre alguns projetos escolares que realizei com meus alunos quando estava no Machado de Assis, há uns quatro anos mais ou menos. Entre estes projetos, o "Cidadania e poder", que gerou polêmica e mexeu com a Câmara Municipal de Vespá. Até hoje muitos ex-alunos comentam comigo sobre aquela experiência que qualquer dia desses vou narrar aqui.

* * *

O blog História Pensante nos informa que "Lula cria universidade e sanciona Estatuto da Igualdade Racial". Para saber mais a respeito clique aqui.

* * *

O colega José Alfredo, em seu comentário no post anterior, lembra-nos que não podemos esquecer da perseguição de que foi vítima recentemente o jornalista Heródoto Barbeiro, que trabalhava na TV Cultura e foi demitido pelo ex-governador de SP José Serra. Recomendamos a visita a alguns blogs que estão na nossa lista e que tratam do assunto com mais detalhe.

Um forte abraços a todos! E firmes na luta. O nosso blog não tira férias!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário