domingo, 17 de outubro de 2010

Blog do Euler: Dilma & Serra

sábado, 16 de outubro de 2010

Vampirão conseguiu reunir o pior do país. É m... para uma descarga só. Bem demorada.


Todo observador um pouco mais atento terá percebido a proeza que o Vampirão conseguiu nessas eleições, especialmente agora no 2º turno. Ele conseguiu simplesmente reunir tudo de ruim, tudo de descartável, um monte de lixo com formato de gente, cujas existências estão a serviço da desgraça alheia.

Padres (longe mim querer generalizar; refiro-me apenas a alguns picaretas que apoiam o Vampirão), pastores, bispos, verdadeiros vendilhões do templo, mercenários que se alugam por quaisquer 30 dinheiros, aparecem condenando a candidata Dilma e espalhando boatos vis, torpes, como se a igreja que eles dizem representar fosse uma extensão do projeto direitoso do Vampirão.

Na mídia nós já vimos que o quarteto da sacanagem - Folha-Veja-Estadão-Globo - e seus afins regionais (Estado de Minas, O Tempo, etc), estão a serviço do demo. Literalmente. A única coisa que eles não fazem é trazer uma informação séria e equilibrada. São verdadeiros panfletos partidários a serviço do golpismo e da sacanagem contra o povo. São seguramente um dos grandes responsáveis pelas tragédias sociais que vivemos no Brasil e no mundo.



A revista Istoé desta semana (clique na foto para ler matéria) revela duas das milcaras do Vampiro, bem como as ligações perigosas com Paulo Preto, o homem que supostamente teria desviado quatro milhões do ninho tucano.


Entre os políticos, Dilma pode até receber o apoio de alguns canalhas - mas, cá pra nós, num mundo tão tomado por bandidos, como é o da política profissional, seria até impossível separar totalmente o trigo do joio. Mas, nem de longe se compara às companhias que estão ao lado do Vampirão. Além dos caciques demotucanos, como Agripino Maia (aquele que Dilma fez dobrar a língua num debate no Senado), Arthur Virgílio (o valentão derrotado do Amazonas), o faraó de Minas (que ao que parece resolveu embarcar na canoa furada do Vampirão justamente no momento mais impróprio para quem sonha com uma carreira futura); César Maia, Heráclito Fortes, Indio vice do Vampirão (que anda implorando para a classe média não viajar no feriado, pois segundo ele, quem vota no Vampirão é esse segmento social); FHC, cuja folha corrida dispensa qualquer comentário, entre outros de maior ou menor calibre.

Na chamada classe média, que reúne pequenos proprietários, comerciantes, prestadores de serviço, profissionais liberais, etc., há uma grande parte que vota na Dilma, especialmente os mais politizados. Mas, há uma parte atrasadíssima politicamente falando, gente alienada que enxerga apenas o próprio umbigo, que tem ódio de pobre e herdou seculares preconceitos contra os negros, os nordestinos, as mulheres, etc. Boa parte dessa gente cresceu sob o regime militar e aprendeu a admirar ditadores e a fazer continência para os poderosos. Felizmente eles são minoria, mas conseguem fazer algum barulho, especialmente quando se aliam aos setores atrasados das igrejas e à mídia golpista. Eles se cheiram e exalam juntos o mau cheiro de esgoto.

O agronégócio e o latifúndio que mata os camponeses e sem-terra são também segmentos sociais que apoiam o Vampirão. Basta verificar o mapa da votação do infeliz para perceber a trilha do agronegócio. O Vampirão ganha as eleições nos bairros de ricaços, nas áreas dominadas pelo agronegócio e pelo latifúnido, e perde feio no Nordeste, no Norte, e nas regiões do Sudeste e Sul do Brasil com grande concentração de populações mais pobres, proletarizadas. E a derrota dele entre setores de baixa renda só não foi maior por causa da insidiosa campanha dessas igrejas de mercenários que usam da boa fé de gente ingênua para fazer o jogo da direita golpista.

A direita sacou que não tinha como derrotar o governo Lula na disputa de políticas sociais - só os comunistas ou anarquistas ou revolucionários, se tivessem força social, teriam - e por isso partiu para a baixaria movida a preconceitos religiosos. Os dogmas manuseados por bandidos travestidos de padres e pastores (volto a dizer que não são todos, ou talvez até a minoria) são lançados de forma leviana contra a candidata Dilma e em favor do Vampirão. Sabe-se lá quanto em dinheiro essa gente canalha está levando por fora. No Chile, antes do golpe militar de 11 de setembro de 1973, que derrubou o presidente legitimimante eleito pelo povo, Salvador Allende, os proprietários de caminhões mantiveram uma greve por tempo indeterminado, financiados pela CIA (serviço de inteligência dos EUA), para que faltassem produtos de consumo básicos provocando com isso o descontentamento social da população contra o governo de Allende. Quanto estarão levando por fora esses pastores e padres de aluguel para realizarem essa criminosa campanha contra Dilma?

Felizmente, mesmo no meio cristão, é grande o número de lideranças católicas e evangélicas que não se aliaram a este projeto demoníaco do Vampirão.

Além dessa escória política-ideológica que se reuniu para apoiar o Vampirão, os remanescentes dos torturadores e dos intelectuais da extrema-direita (comentristas e colunistas da Veja e da Globo, por exemplo) reforçam esse time do mal. Derrotar e banir toda essa gente, que representa os piores interesses, é a tarefa de todos aqueles que lutam pelo interesse de classe dos trabalhadores. É preciso derrotá-los e de preferência numa descarga só. Prolongada, se necessário.

Depoimento da filha de Zuzu Angel

Do Blog Maria Frô:

"Hildegard Angel: por que voto em Dilma?

Depoimento de Hildegard Angel, jornalista, filha de Zuzu Angel e irmã de Stuart Angel, ambos mortos pela ditadura militar (1964-1985). Stuart ainda é um dos desaparecidos políticos. A história da família foi contada no filme “Zuzu Angel” (2006), de Sérgio Resende.

Neste vídeo Hildegard explica porque vota em Dilma Rousseff, a primeira mulher com possibilidades reais de ser eleita pelo povo brasileiro para ocupar o posto que ganhou dignidade ímpar nestes últimos oito anos.

Assistam, vale a pena."



Leiam Também:


- Blog Cloaca News: "IMAGENS EXCLUSIVAS – A BLITZ NA GRÁFICA DO CAPETA USADA PELA IGREJA PARA IMPRIMIR BAIXARIAS CONTRA DILMA"

- Blog Vi o mundo: "Professores universitários denunciam bonapartismo"

- Blog Luis Nassif Online: "Serra contratou filha de Paulo Preto"

- Blog Escrevinhador: "Como o governo paulista sustenta a velha mídia"

- Blog do Miro: "Manifesto dos movimento sociais pró-Dilma" e "Serra invade missa e toma vaia no Ceará"

- Blog da Cris: "Dilma(guerreira) X Serra(covarde)"


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Aos educadores de Minas e do Brasil


- Blog S.O.S. Educação Pública: "15 DE OUTUBRO"

- Blog da Cris: "Dia do professor!!! PARABÉNS AOS MESTRES!!!"


- Blog do Miro: "Homenagem do Serra ao "Dia do Professor" "

- Blog Sind-UTE Caxambu: "
PARABÉNS PROFESSORES! - Mas será que temos muito o que comemorar?
"

- Blog Mulher com Multifacetas: "Um dia para ser comemorado sim"

-
Clique aqui e veja a homenagem do Sind-UTE-MG ao Dia do Educador.

- Blog do COREU: "
Salve o dia 15 de outubro!
"


* * *

"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler.

Primeiramente, parabéns pelo nosso dia. Pena que só tenhamos este. Todo dia deveria ser dia do professor, valorizado nos seus vencimentos e na sua autoestima.

Quero aqui prestar uma homenagem a um colega que alcançou as palmas do martírio na sua profissão. Trata-se do Professor Custódio Augusto de Assis (não é meu parente). Ele era professor da escola do sexo masculino em Carandaí, até que em 30 de agosto de 1894 ele levou um tiro certeiro de espingarda na ladeira de Afonso Galliard (hoje rua Capitão Severino). Ele, que era um professor conceituadíssimo no então distrito pertencente a Barbacena, no entanto, por questionar algumas coisas erradas que aconteciam no Conselho Distrital, como desfalques que o Fiscal do Conselho dera, arrumou uma encrenca com a família mais poderosa do lugar, oriunda de um barão do Império, e que hoje é representada por um prefeito do PSDB. Caiu banhado em sangue, e logo foi socorrido pelo sr. Ricardo Ambroggi (um dos conselheiros do Conselho Distrital) e levado para a casa do sr. José Gonçalves Possa. Depois o puseram no trem misto da noite, e lá foi ele para Barbacena, onde o desceram na Estação do Sanatório e foi levado para a Santa Casa de Misericórdia, então o único hospital da cidade (instituído em 1852, pelo sr. Antônio José Ferreira Armond, irmão do meu tataravô). A indignação em Carandaí e Barbacena foi ao auge. O jornal A Folha, cujo redator era Francisco Mendes Pimentel, colocou editoriais. Em 03 de setembro seguinte o nosso colega faleceu, deixando viúva e órfãs, ''sete tenras criancinhas''. O assassino foi preso e julgado. E nada se provou contra os mandantes. Ele pagou sozinho.

Fica aqui minha homenagem póstuma ao professor Custódio.
"


"
Ivone:

Caros colegas... Não sei a origem/causa do dia 15 de outubro ter sido escolhido para comemorar o DIA DO PROFESSOR. Gostaria de deixar meu abraço frateranal a todos colegas de lutas e batalhas, verdadeiros professores, que vão além de conteúdos, mas se preocupam no preparo de cidadãos!!!! Feliz dia dos professores, seria querer algo impossível, pelo menos aqui em MG. Mas que Deus ilumine a todos e dê força para continuar a batalha pelas nossas crenças, pelos nossos ideais, e desanimar jamais... Muita luz, força e fé!!!!!
"


"
Denise:

Amigos,

Eu ainda espero por um milagre.

Abraços e lá vou eu sobrevivendo...
"


"EECOREU
:

Salve o dia 15 de outubro!

O dia do professor deve ser comemorado em sua plenitude não significando este ato a simples assimilação dos discursos oficiais tradicionalmente marcados por associar este profissional à figura mitológica da professorinha vocacionada e santificada desprovida de necessidades “mundanas” tais como salários dignos e condições adequadas de trabalho.

Na realidade convivem os professores brasileiros diariamente com contradições históricas e lutam bravamente, mesmo que alguns ainda não tenham percebido, contra uma cruel estrutura econômica e política cujo objetivo resume-se na produção do maior número possível de mão de obra barata para atividades de baixa escolaridade satisfazendo-se, os donos do poder, com a simples alfabetização que possibilite um futuro curso de 30 horas para os jovens que consigam sobreviver a violência.

Desta forma ensinar em verdadeiros depósitos de jovens constitui um ato de resistência ficando o 15 de outubro como oportunidade de denúncia do distanciamento de nossas autoridades do compromisso de desenvolvimento nacional revelado na precariedade dos educandários e péssimos salários oferecidos aos professores caracterizando a manutenção da prática colonial de exploração da terra e nossa gente.

Observa-se assim a sala de aula transformada em marco da incoerência apresentando-se o professor na condição de orientador do ensino em sua dimensão libertária de encaminhamento para a transformação da realidade cercado de normas e regras cujo teor impede o desenvolvimento de seu trabalho resultando sua atividade em constante sentimento de derrota.

O 15 de outubro representa a esperança de unidade de uma categoria e sua valorização a condição primordial para o progresso e libertação de um povo.

Wladmir Coelho
".


"Wender Moura:

Caro Euler, temos neste dia do professor de estarmos atentos para o trololó do vampirão, passou na propaganda dele que a educação é uma blz, mas assista um pequeno resumo da realidade, caso não tenha visto ainda.

http://www.youtube.com/watch?v=LKuU1pu-chQ&feature=related
"


* * *


- Blog Vi o mundo: "Marilena Chauí: Serra representa ameaça à democracia e aos direitos sociais"

- Blog do Miro: "
Resolução do PSOL: "Nenhum voto em Serra"
"

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ao apoiarem o Vampirão, faraó e afilhado podem enterrar sua carreira política




Paulo Preto, homem-bomba do Vampirão, é objeto de reportagem da TV Record. A Rede Globo, contudo, nem toca neste assunto, ao contrário do que fez quando a prejudicada era a Dilma, como no caso Erenice, que a Globo falou com destaque sobre o assunto vários dias seguidos. No caso Paulo Preto, o dado interessante é que o Vampirão milcaras já mudou de opinião algumas vezes. Primeiro disse que nem conhecia o sujeito. Mentiu. Depois disse que aquilo era pauta do PT. E finalmente, quando o próprio Paulo Preto mandou um recado claro, dizendo que os caciques demotucanos tinham obrigação de defendê-lo (por que será???), o Vampirão obedeceu a ordem e passou a defender o tal indivíduo que supostamente teria desaparecido com quatro milhões de reais de um suposto caixa 2 da campanha tucana. Vejam acima a reportagem que a TV Record teve a coragem de fazer.

* * *

Após uma vitória folgada em Minas, em função de vários fatores já debatidos neste blog, o faraó e o afilhado embarcaram numa arriscada jogada de apoio ao Vampirão. No primeiro turno, Minas e o Brasil sabiam que o faraó e o afilhado não moveram uma palha sequer para apoiar o Vampirão. O faraó havia sofrido golpes baixos durante o processo de escolha do candidato demotucano à presidência da República e o troco foi justamente o não apoio ao Vampirão.

No segundo turno, ao que parece, o faraó e seu afilhado arriscam outra jogada, com um engajamento que não acontecera no primeiro turno. Caso este engajamento se confirme, o faraó colherá os frutos de uma jogada arriscada. Seja com a vitória ou com a derrota do Vampirão, o faraó poderá sepultar o seu sonho de vôos mais altos.

Até o momento, pelo menos para o público externo a Minas Gerais, o faraó é tido como um quadro deslocado do PSDB. Para o público mineiro mais consciente, não. O faraó aplicou e aplica a política neoliberal de arrocho salarial e a não priorização de políticas sociais, como manda o modelo de gestão demotucano. Mas, para muita gente fora de Minas, o faraó seria um nome viável como alternativa centro-direita, capaz de aglutinar forças do seu partido e até da base aliada do atual governo.

Porém, com o engajamento na campanha do Vampirão, o faraó se apaga enquanto liderança nacional alternativa. O mesmo acontecerá com a ecocapitalista, caso apoie o Vampirão ou então resolva se omitir e isso resulte, por exemplo, numa derrota da Dilma. Os eleitores de baixa renda não esquecerão daqueles que estiveram ao lado de um projeto que representa o atraso em todas as áreas da vida brasileira.

Mesmo que a Dilma vença sem o apoio desses personagens - o que na verdade seria até melhor, do ponto de vista do não-compromisso com os interesses que eles representam -, eles, o faraó e a ecocapitalista, estarão associados ao projeto Vampirão, que mesmo derrotado, será lembrado pelas práticas de calúnias, baixaria, mentiras e como expressão da direita e da extrema-direita mais atrasada do país.

O lado bom dessa história é que o possível engajamento do faraó e do afilhado, além de representar o fim da carreira nacional do primeiro, poderá também suscitar o surgimento de uma oposição de fato em Minas, capaz de se contrapor ao projeto dominante do faraó e do afilhado. Mas, para conhecermos de fato qual o posicionamento do faraó e do afilhado, estejamos atentos ao comportamento da mídia mineira, especialmente dos jornais Estado de Minas e O Tempo, e da Rádio Itatiaia. Para onde os comentaristas e matérias de fundo apontarem, podem saber que é este o posicionamento dos dois. Além disso, observem também o comportamento dos prefeitos e vereadores que apoiaram os dois no primeiro turno.

Infelizmente, para quem critica o governo mineiro, como é o caso deste blog, o apoio implícito a Dilma por parte dos dois - faraó e afilhado - será bom para a maioria dos de baixo e também para eles próprios, especialmente para o faraó. Já o engajamento de fato na candidatura do Vampirão por parte do faraó e do afilhado pode até contribuir para a derrota da Dilma. O que é ruim para os trabalhadores. Mas, poderá representar, ao mesmo tempo, o prenúncio do final de carreira para o faraó e seu afilhado. O avô do faraó dificilmente teria caído numa cilada dessa. A vitória que os dois personagens tiveram em Minas pode se transformar numa derrota, política e moral.

* * *

Visitem também:

- Monitor 13

- RS Urgente: "De sonhos e pesadelos" (Emir Sader)

- Blog NaMaria News: "Viomundo entrevista NaMaria: 250 milhões para a mídia em nome da Educação pública de SP
"

- Blog S.O.S. Educação Pública: "15 DE OUTUBRO
"

- Blog da Cris: "Dia do professor!!! PARABÉNS AOS MESTRES!!!
"

- Blog do Miro: "Homenagem do Serra ao "Dia do Professor"
"

- Blog Mulher com Multifacetas: "
Um dia para ser comemorado sim
"

- Blog Cloaca News: "
79 FALCATRUAS DE PAULO PRETO, O HOMEM-BOMBA DE SERRA"


* * *


Incorporo ao texto central o comentário do combativo amigo Rômulo com algumas considerações que faremos a seguir.

"Rômulo:

Os comunistas, presente nas lutas sociais da nação desde 1922, foram os que mais erraram. Acertaram um "bucado" também.

Pois bem, o erro é a mãe do acerto.

Estimular a política do "mal menor" é um vício histórico do Partidão, que já o levou a abraçar Getúlio Vargas (o ditador fascista que destruíra o Partido), Juscelino, que escancarou o capitalismo no país; o MDB, leal oposição consentida à ditadura.

Pois bem, não é certo ser adepto do quanto pior, melhor. Sabemos que quanto pior, PIOR!

Crise de ideias. Crise de Estado. Não é tarefa tão fácil distinguir esquerda/direita.

A burguesia se dividiu em fracções. Cada fracção tem seu "projeto" escolhido.

Aqui o discurso de cada facção é tido como um efetivo programa de governo, contudo não podemos ignorar que uma coisa é o que o capital diz e outra é o que ele FAZ. E se até no discurso Dilma e Serra são tão difíceis de distinguir, é porque o capital atingiu, no Brasil, um certo grau de unanimidade estratégica. Eles sabem onde o lucro está e quem precisa ser esmagado e neutralizado para que seja extraído. A briga é pela divisão do bolo.

Longe de ser o dono da verdade.

Recordo- me agora de uma frase ouvida na juventude, durante minha profícua militância anarquista: "ou se luta com os de baixo, ou se vota com os de cima." "




Comentário do Blog: O bravo camarada Rômulo faz importantes considerações acerca da trajetória da esquerda no Brasil. Podemos dizer que essa herança de uma esquerda reboquista (que fica a reboque da burguesia) é de fato uma constante na vida brasileira. A diferença no cenário atual é que, se compararmos, ainda que vagamente, o PT ao PCB, ao contrário deste, é o PT quem dirige o leque de alianças com setores da burguesia.

O discurso tem uma importância menor do que a prática. Isso sempre. As duas candidaturas representam projetos, que, se de um lado têm semelhanças, por outro apresentam diferenças que não podem ser desconsideradas, como se tratasse de tudo sendo a mesma coisa. Não o é. O projeto representado pelo Vampirão reúne Kátia Abreu do latifúndio assassino, o Opus Dei, os torturadores da ditadura militar, a mídia golpista, os caciques políticos mais comprometidos com a privatização e com as políticas neoliberais de achatamento salarial - e isso tem a ver com os interesses vitais dos de baixo - entre outros. Sem falar na política externa, cujo projeto do Vampiro está ligado abertamente à extrema direita dos EUA e Israel.

Não é essa a situação do projeto que a Dilma representa. É um projeto revolucionário ou comunista ou anarquista? Claro que não. Mas, tem o apoio do MST, das centrais sindicais, dos estudantes, dos de baixo que sobrevivem com o Bolsa Família e da intelectualidade progressista. A política externa deste projeto não está alinhada automaticamente aos EUA, haja vista a relação de amizade com a Venezuela, a Bolívia, o Irã, os palestinos, Cuba, contrariando o receituário da direita encarnada pelos demotucanos. Por isso acho que apoiar este projeto para derrotar o projeto muito pior e mais nocivo aos interesses do proletariado é estar ao lado dos de baixo. Para derrotar o inimigo principal e criar melhores condições para a nossa luta autônoma, inclusive contra um futuro governo Dilma, naquilo que ela possa contrariar os nossos interesses de classe.


"Luciano História:

No dia 31 a disputa é entre o capitalismo neoliberal de arrocho salarial que não negocia com os professores e o capitalismo assistência que está aberto a uma negociação tanto que criou a lei do piso (com vários problemas é claro). A vitória da Dilma representa para os professores uma possibilidade de negociação de melhorias da lei bem como verbas federais para a melhoria dos salários. Já a vitória do Serra, bem, é só lembrar que a escola pública começou a deteriorar principalmente a partir dos anos 90 quando os governos federal e estadual praticamente acabaram com as reprovações, congelaram os salários, diminuiram funcionários e lotaram as salas de aulas.
"

"Rômulo
:

Euler,

Permita uma pequena Tribuna de Debates. Prometo não alongar e ser menos prolixo.

Euler disse: "O projeto representado pelo Vampirão reúne Kátia Abreu do latifúndio assassino, o Opus Dei, os torturadores da ditadura militar, a mídia golpista, os caciques políticos mais comprometidos com a privatização e com as políticas neoliberais de achatamento salarial - e isso tem a ver com os interesses vitais dos de baixo - entre outros."

Rômulo comenta: Certo. Isso exergamos muito bem e temos de combater. Só temos as urnas como trincheiras? Eu sei que você compreende que não. O que as vezes acontece é que tapamos os olhos no sentido de que no outro "Projeto" também tem as mãos sujas de sangue de Ana Julia Carepa, governadora do Pará, que comandou a Operação "Paz no Campo", prendendo, torturando e assassinando camponeses pobres. Não houve punição exemplar para os gorilas (torturadores do regime militar) e os caciques da Política estão dos dois lados "Projetos", ou vamos esquecer de Sarney, Collor, Calheiros e Barbalho?

O governo Lula fez um grande estrago na consciência de classe do proletariado. Muita cooptação, conciliação. Você citou as centrais sindicais e o que elas representaram nos ultimos anos? Correia de trasmissão do governo.

Respeito muita a posição do companheiro Euler.
Respeito a posição dos companheiros do Partidão.

Ainda fico com a avaliação de votar nulo, ou nem votar!

Pois nossos sonhos não cabem dentro de uma urna eletrônica!

É certo que um vai ganhar. Ganha o pior ou ganha o Mal Menor, o importante é atuar na consciência da classe trabalhadora.
"

Comentário do Blog: Caro combativo colega Rômulo,

Entendo o seu posicionamento e concordo em parte, especialmente no que diz respeito à compreensão de que nossos sonhos não cabem numa urna eletrônica. Aliás, meus sonhos nunca caberão no capitalismo, mas, apesar disso, preciso trabalhar com realidades que não são aquelas que eu escolhi, mas que estão dadas, objetivamente falando.

Derrotar o projeto da direita e da extrema-direita não encerra a nossa luta geral contra o capital, e sei que você tem a perfeita compreensão disso. Em outra oportunidade, em contexto diferente, também defenderia voto nulo ou abstenção se julgasse que essa fosse a melhor opção para o avanço da luta dos de baixo. Mas, respeitando o seu ponto de vista, acho que nesse momento a melhor tática é derrotar aquele entre as duas opções colocadas que mais mal fará ao proletariado nacional e internacional.

O argumento de que ambos os lados tem gente da pior qualidade - Sarney, Collor, etc, X Kátia Abreu, torturadores, FHC, etc - é uma justificativa aparentemente de princípio, mas demonstra uma certa simplificação. Isoladamente a esquerda não consegue vencer as eleições e menos ainda governar. Houvesse uma correlação de força favorável essas alianças seriam descartadas. E nisso, reconheço que o governo Lula pouco contribuiu com a politização do proletariado e praticou mesmo a cooptação de lideranças sindicais, contribuindo com isso para impedir a autonomia do movimento social. E agora inclusive paga o preço de enfrentar uma campanha despolitizada e de baixarias por parte da direita.

Apesar disso, penso que devemos focar o nosso olhar, neste instante, no projeto da candidatura Dilma como um todo em oposição ao outro projeto do Vampirão e do que ele encarna. Penso que não podemos baixar a guarda e entregar os poucos espaços conquistados pela luta social. Você citou o exemplo de Ana Carepa no Pará, cuja realidade eu não conheço tanto quanto você, mas seguramente, com um governo do Vampirão as práticas citadas por você seriam multiplicadas em todo o território nacional. E isso representa um retrocesso para as conquistas do proletariado.

E é por isso também, para continuar cobrando de forma autônoma maiores conquistas, melhores salários - como citou o colega Luciano sobre as possibilidades de conquistas para os educadores - que apoio a candidata Dilma.


"Luciano História
:

Vivemos num mundo capitalista e muitas gerações que ainda virão tambem vão viver.O que nós temos que lutar é para diminuir as injustiças sociais, a politica do bem estar social adotada durante algumas décadas principalmente na Europa foi um exemplo de que tem como fazer um capitalismo um pouco mais justo.Eu gostaria de ver um dia a educação e saúde 100% estatizadas forçando a burguesia além de estudar na escola pública também ter que consultar nos hospitais públicos( porém, acho que é uma visão utópica).Acho que assim pressão por uma escola e por uma saúde de qualidade seria maior, porém como é pobre que frequenta hospitais públicos e estudam nas escolas públicas o governo não está nem aí.Vamos lembrar que um dos que destruiram a escola pública mineira foi um dono de uma rede de colégios particulares. "

"Rômulo
:

Trago uma frase do Mao, mas sem querer transparecer ser dogmático:

"Devemos apoiar tudo que o inimigo combate, e combater tudo o que o inimigo apóia." (Mao Tsé-Tung).

Eu sei que é necessário guardar as devidas proporções históricas. Vou guardá-las.

Estou de total acordo com o combate a extrema-direita. Xô vampiros, tucanos e demoníacos!

O que eu tenho dificuldade de conceber é: lutar contra a direita significa votar em Dilma Rousseff??????

Vi uma frase de um blogueiro de que "Dilma não é a candidata dos nossos sonhos. Mas Serra é o de nossos mais terríveis pesadelos."

Isso que eu chamo de simplificação!

Os nossos sonhos passam por essa eleição burguesa? Passam por esse sistema de exploração do homem pelo homem?

A realidade objetiva está dada, eu sei!
Dura de enfrentar. Juntos, ao combate! Volto a dizer que respeito seu posicionamento.

Mas Pondero. Não vou entregar cheque em branco para o PT e o PMDB.

Voto 99 ou talvez eu vá no dia 31 comer uma asinha de frango na casa do João Martinho e depois vou gritar da janela do meu barraco: Organizemos e Lutemos!

Rômulo, um principista incorrígivel.
"


Comentário do Blog: A parte das asinhas de frango na casa do João é consenso: é só marcar, kkk. Quanto às eleições, claro que derrotar a direita não passa somente por votar na Dilma; mas, no momento, passa também por este gesto. Por isso, eu como as asinhas de frango, voto na Dilma e berro da janela do meu bunker igual a você: organizemos e lutemos! E será um tanto melhor se na presidência da República não estiver alguém representando a direita golpista.


"Luciano História:

Ao colega Rômulo, derrotar o projeto neoliberal demotucano é fundamental na nossa luta. Você acha que se ele vencer teremos algum suporte federal de exigir alguma melhoria no nosso Estado? Uma coisa que eu não entendo caro colega é a sua aversão pela Dilma, não vejo na Dilma apenas um mal menor, ela lutou e foi presa lutando contra a ditadura militar, é claro que só se chega ao poder fazendo muitas concessões a elite mas mesmo assim acretido que ela possa promover algumas melhorias na educação. Acho que uma terceira derrota demotucana em nivel federal vai ser uma demonstração de que o povo não suporta mais toda essa falta de compromisso com as questões sociais, vitória demotucana vai representar a vitória da política de calúnias sobre a política de propostas."



"
João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado Professor Rômulo

Se o Serra ultrapassar a Dilma nas pesquisas, peço-lhe que reconsidere sua posição, pois o voto nulo beneficiará a ele. E assim, ele se elegerá presidente contra a vontade de milhões de trabalhadores
."

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Campanha do Vampirão alimenta ódio, preconceitos e impede a discussão dos reais problemas sociais



O blog NamariaNews brindou os navegantes com este vídeo que mostra alguns número$$$ que a revista Veja recebe dos governos demotucanos, os quais defende com seu habitual texto golpista.


Já o Blog do Mello quer saber qual será o "presente" que os professores receberão do Vampirão amanhã, dia 15. Da última vez, ele deu isso aqui...





Se a campanha eleitoral do segundo turno, mais até do que no primeiro, encontra pouco espaço para discutir os
reais problemas sociais que atormentam a população de baixa renda, o culpado por isso é a campanha de baixo nível movida pelo Vampirão e sua equipe.

Sem condições de apresentar propostas de mudanças sociais, além de promessas ocas, o Vampirão partiu para o ataque rasteiro, acentuando o ódio e preconceitos sociais, religiosos e moralistas.

A
campanha sórdida contra o aborto e o casamento entre homossexuais, por exemplo, conduzido de forma leviana e canalha pelos apoiadores do Vampirão - e por ele próprio - representa um atraso inclusive para o acúmulo de discussão que o conjunto da sociedade atingiu. O fato de que a candidata Dilma tenha que se reunir com religiosos para assumir o compromisso de não aprovar ou referendar qualquer lei com este teor representa um retrocesso para a realidade do século XXI no Brasil. E não se pode culpar a candidata Dilma, mas o seu opositor, que alimenta o ódio e o preconceito rasteiro, trazendo de forma oportunista temas tão delicados como estes, para um momento totalmente inoportuno, e ainda por cima em forma de fofoca. Tal conduta irresponsável coloca em risco inclusive a possibilidade de uma discussão séria sobre estes e outros temas em outro momento e sem a pressão das paixões religiosas.

Que as religiões proibam, no seu espaço próprio, o aborto, o casamento entre homossexuais e qualquer outra medida que envolva algum juízo de valor que fira os dogmas de tais religiões é até compreensível. Contudo, o estado brasileiro é laico e deve oferecer aos cidadãos a possibilidade de decidirem livremente sobre suas relações afetivas, entre outras práticas inerentes ao livre arbítrio de cada indivíduo. Mas, ao trazer de forma oportunista e preconceituosa essa discussão para o cenário da reta final das eleições, o Vampirão e sua equipe na prática submetem as discussões às vontades dogmáticas dos setores mais atrasados das igrejas e da classe média recalcada e mal-resolvida.

Além disso, a campanha do Vampirão tenta trazer ao cenário principal o velho moralismo da velha UDN ao se apresentar como o candidato "ficha limpa" em oposição a uma candidata supostamente ligada a esquemas de corrupção. Ora, todos nós sabemos que a corrupção está presente em todas as esferas da vida pública brasileira e mundial. Simplesmente porque ela é inerente ao próprio sistema capitalista, ao tráfico da mercadoria, que se manifesta em todos os poros deste sistema social.

Não seria a esfera política, apartada do controle direto dos trabalhadores, aquela que ficaria imune às mais variadas práticas de corrupção e desvios de dinheiro. O PT, quando aderiu ao jogo eleitoral como prioridade, não ficaria imune a essa prática, tal como o PSDB, os demos e todos os demais que já estavam nesse jogo, envolvidos nos esquemas mafiosos até a medula.

Mas, numa comparação rápida entre o período FHC (demos & tucanos) e o período de oito anos de Lula e aliados, podemos dizer que uma das diferenças substanciais é que agora pelo menos ocorrem denúncias e apurações. Antes, com o controle da mídia e de todo o aparato estatal, a tropa de FHC e do Vampirão engavetavam todas as denúncias, coisa que o Vampirão continuou fazendo em São Paulo, onde o Legislativo estadual não aprova nenhuma CPI contra o governo.

Ademais disso, todos as recentes práticas de corrupção e desvio de dinheiro têm o dedo ou a participação dos demotucanos. O mensalão, por exemplo, teve origem em Minas com um ex-governador tucano de triste memória. Isso sem falar no mensalão de Brasília, quando o ex-governador do demo Arruda foi pego com a mão na massa - ele, que era cotado par ser o vice do Vampirão e elogiado pela direitosa revista Veja.

A campanha do Vampirão traz ainda o preconceito contra os sem-terra, os sem-teto, os nordestinos, entre outros, aglutinando com isso os setores atrasados do latifúndio, do pequeno empresariado atrasado e de setores frustrados da chamada classe média.

Nesse particular, é preciso que se diga, o governo Lula tem a sua dose de culpa, por não ter travado o debate ideológico contra as elites dominantes e ter preferido conciliar interesses de classe inconciliáveis. E quando as contradições sociais de classe não vêm à tona de forma aberta, como seria o recomendável, elas aparecem de forma rebaixada, baseada em preconceitos como aqueles alimentados pela direita brasileira que apóia a candidatura do Vampirão.

Diante deste rebaixamento provocado principalmente pelo candidato demotucano, problemas como a Educação pública de qualidade, a saúde, o saneamento, a segurança, a moradia própria, a reforma agrária, a democratização dos meios de comunicação e o controle direto pelos trabalhadores dos aparelhos de estado, etc., deixam de ocupar o espaço principal das discussões.

Vamos ter que travar esses debates num terceiro momento, após a vitória da candidata Dilma Rousseff, afastando definitivamente esse bando direitoso e fascitóide que atormenta a vida brasileira, especialmente os de baixo. Derrotar o projeto Vampirão é tarefa de todos os combativos educadores e demais trabalhadores de baixa renda do Brasil.

* * *

Incorporo ao texto central os comentários dos nossos colegas e amigos Luciano e Ivone.


"Luciano História:

Pessoal, temos que nos mobilizar, pior que tá pode ficar se o vampirão ganhar. O Vampiro faz promessas para deus e para o diabo. Ele disse que tem valores cristãos e por esse motivo é contra o aborto, agora para atrair os homossexuais ele defende o casamento de pessoas do mesmo sexo (a Igreja não é contra essa prática?). Quero ver o que alguns evangélicos e segmentos da Igreja católica vão dizer agora. Será que a Igreja vai apoiar o casamento homossexual ou não vai falar nada sobre isso?"
.


"Luciano História:

Infelizmente retrocedemos na política nacional. Depois de 2006 que vimos as propostas de trabalho prevalecerem sobre a política de calunias, vemos novamente esse jogo sujo eleitoral se fator determinante. O PSDB ao lado da UDN-ARENA-PFL-DEMo utiliza a política suja justamente pelo fato de não terem propostas boas, principalmente para a área da educação. Não ficaria surpreso que se caso ocorresse a vitória do Vampiro a lei do piso poderia ser modificada para pior ou até mesmo revogada.Vejo muito pequeno empresário que se beneficiou com o governo Lula e hoje vota em Serra só por se sentir da classe média alta. Conversando com alguns tucanos em Janaúba pedi para eles uma proposta interessante do Serra que me fizesse mudar de opnião sobre meu voto, as respostas são sempre as mesmas, a Dilma não presta, ela não é Lula, ela é uma terrorista, porém as propostas de governo nem eles sabem ao certo. Ainda bem que aqui no norte de Minas a Dilma tem a maioria dos votos, provavelmente o dobro do Vampiro."


"Ivone:

Caros colegas...Não sei a origem/causa do dia 15 de outubro ter sido escolhido para comemorar o DIA DO PROFESSOR. Gostaria de deixar meu abraço frateranal a todos colegas de lutas e batalhas, verdadeiros professores, que vão além de conteúdos, mas se preocupam no preparo de cidadãos!!!! Feliz dia dos professores, seria querer algo impossível, pelo menos aqui em MG. Mas que Deus ilumine a todos e dê força para continuar a batalha pelas nossas crenças, pelos nossos ideais, e desanimar jamais... Muita luz, força e fé!!!!! "



* * *

Leiam também:


- Blog Escrevinhador: "Boateiro tem nome e sobrenome: email contra Dilma partiu da extrema-direita
"

- Blog Cloaca News: "VÍDEO-BOMBA - O QUE ESTÁ EM JOGO NO SEGUNDO TURNO
"

- Blog do Miro: "
Manifesto dos católicos e evangélicos
"

- Blog Vi o mundo: "
A direitona mostra organização para chegar ao poder: “Nossa marca é crise” moral
"

- Blog do Escrevinhador: "
Dilma é Lula: cadê o Lula? E as pesquisas…
".

Nenhum comentário :

Postar um comentário