domingo, 16 de maio de 2010

ANASTASIA RECONHECE QUE SERVIDORES GANHAM POUCO

Anastasia reconhece que servidores ganham pouco
Em visita a Campos Altos, governador propõe roteiro de turismo religioso
15/05/2010 16h46
Avalie esta notícia »
HUMBERTO SANTOS
  • Notícia
  • Comentários(20)
  • Compartilhe
  • Mais notícias
A
A

O governador Antonio Anastasia, em visita ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Campos Altos (Alto Paranaíba a 268 quilômetros de Belo Horizonte) na tarde deste sábado, reconheceu que os professores e servidores ganham pouco, mas que o Estado tem limitações que impedem reajustes maiores do que o de 10% concedido este ano. Anastasia também avaliou que a greve dos professores caminha para o final.

“Houve decisão judicial duas vezes mostrando a sua ilegalidade. O governo já demonstrou que paga de acordo com a sua legislação federal e já estamos no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. E, ademais, temos impedimento no período em razão da lei eleitoral”. Anastasia reconheceu o baixo valor dos salários pagos aos servidores. “Reconhecemos de maneira muito franca que os professores ganham pouco. Não só os professores, mas os servidores de um modo geral”, disse o governador. Entretanto ele ponderou que o Estado fez um esforço ao longo dos últimos anos para colocar em dia o pagamento dos servidores no quinto dia útil e do décimo terceiro salário.

Questionado sobre a migração da criminalidade das grandes cidades para as cidades pequenas do interior, o governador ressaltou a diminuição nos índices de violência no Estado, mas lembrou que o governo continua com “atenção permanente” na área de segurança e que o caminho é expandir programas como o “Fica Vivo!” e as regiões integradas de segurança pública (Risps) para os municípios menores.

No Santuário de Nossa Senhora, Anastasia sinalizou que o governo pode incentivar o turismo religioso na cidade, já que o município possui santuário muito visitado pelos católicos. “Podemos ter grandes romarias que podem vir aqui de todo o Brasil convergindo em Campos Altos, que vai gerar, é claro, emprego, renda e qualidade de vida aos cidadãos”, afirmou o governador. De acordo com Anastasia, o modelo de turismo religioso a inspirar um novo roteiro no Estado são as cidades de Aparecida do Norte, em São Paulo e Fátima, em Portugal.

Sobre a definição da chapa de seu partido, o PSDB, para sua candidatura à reeleição, Anastasia se limitou a dizer que a decisão só será tomada em junho, nas convenções que serão realizadas pelos partidos aliados.

Comentários
16/05/2010 - 21h48
Alexandre
Cataguases - mg
Pena o salário deste Governador não depender da Lei de REsponsabilidade fiscal, nem de período eleitoral, pois o outro saiu, e este veio mamar um pouquinho o dinheiro, quando encher o bolso sai para ser candidato. Vergonha essa é a política mineira e os professores é que se explodam, conversinha mais sem vergonha deste governo, combinaram entre eles e falam a mesma coisa. A Dona Renata Vilhena também não deve ganhar mal. Nós professores já estamos cansados de levar culpa pelo péssimo ensino, onde uma sociedade desestruturada na família que deveria ser a base, quer mais seu filho na escola para que ele possa comer mais do que aprender e depois vem nos cobrar algo. Então digo que com esse salário de fome, acho que também vou ficar na escola para economizar em casa. Abraços.
GOSTEI
NÃO GOSTEI
16/05/2010 - 21h27
rubens souza
betim
ESSE GOVERNADOR NÃO É FLOR QUE SE CHEIREDANDO SOMENTE 10%DE AUMENTO,PIOR AINDA É EM BETIM onde nós servidores tivemos 5% de aumento este ano e ano passado nem aumento teve só abono,mesmo a prefeitura arrecadando 40% mais só nesses 2 anos,e tendo a pior saúde da grande BH
GOSTEI
NÃO GOSTEI
16/05/2010 - 16h26
lenice
Contagem
É realmente uma vergonha o salario pago pelo governo ,nao desistiremos enquanto nao obtvermos uma resposta satisfatoria.Sr governador ponha a mao na consciencia.lembre -se que no passado fostes como nós .sofressores.
GOSTEI
NÃO GOSTEI
16/05/2010 - 16h25
maria luiza ribeiro lippi.
astolfo dutramg
Muda Minas Gerais! Chega de Aecio e cia.
GOSTEI
NÃO GOSTEI
16/05/2010 - 16h24
maria luiza ribeiro lippi.
astolfo dutramg
Sou filha de professora; já fui professora. conclamo a todos professores, a dar um basta nesta politica mineira de Aecio , Anastasia e cia.Eles não querem Minas com mais educação; São avessos aos professores! Chega!Muda MinasGerais!
GOSTEI
NÃO GOSTEI
Ricardo
Santos Dumont -MG
Só que todos os políticos são iguais, independente se da Política de Aécio ou não. Ou vcs acham que esta Lei criada pelo PT não foi politicagem!. Eles já sabiam que ela (Lei) seria questionada no STF. Igual a Lei que igualaria os salários dos policiais. Certamente será questionada no STF. Temos que dar uma basta sim ! Mas anulando o voto !.
16/05/2010 - 21h49
16/05/2010 - 16h21
isabel
cataguases mg
Com tantos comentários positivos, ou seja lúcidos,com relação ao salário miserável dos professores, será que este senhor ainda ñ caiu na real e sua eleição está seriamente comprometida? Deveria ñ dizer ttas bobagens, afinal é inteligente, e acompanha Aécio a anos. Porque ñ houve a previsão de orçamento p/2010? Quem, não sabe planejar, ñ sabe governar...Choque de gestão...
GOSTEI
NÃO GOSTEI
16/05/2010 - 13h23
Luiz Fernando Carceroni
Belo Horizonte
O governador fala como se não tivesse responsabilidade direta sobre o ganham os professores estaduais. Ele era o principal secretário do governo Aécio - responsável pelo planejamento do governo e agora é o governador. Anastasia planejou o choque de gestão nos professores. Arrasou e desmralizou a carreira. E agora sente muito, mas não pode fazer nada? E mto pior, quer continuar como governador? Tenha a paciência Sr. Anastasia!
GOSTEI
NÃO GOSTEI
16/05/2010 - 11h19
Patrícia
Santa Luzia
Como pode um governo que se vangloria de ter feito Minas crescer tanto nos últimos anos, pagar um salário tão miserável aos professores? É vergonhoso depois de mais de sete anos de governo, o governador falar que a única coisa que fez pelos trabalhadores da educação é fazer seu pagamento no quinto dia útil (como se não fosse sua obrigação). Só tenho uma palavra que pode expressar o que estou sentindo em relação à forma que o governo trata os trabalhadores da educação: INDIGNAÇÃO.
GOSTEI
NÃO GOSTEI
16/05/2010 - 00h35
CRISTÓVÃO ANTONIO DE OLIVEIRA
JUIZ DE FORA
EU MOREI EM VÁRIAS CIDADES, PELO FATO DE MEU PAI SER OFICIAL DO EXERCITO. E DENTRE AS CIDADES QUE MOREI DESTACO BRASÍLIA POR UM FATO CURIOSO. QUANDO LA MOREI POR 12 ANOS, EU OUVIA SEMPRE AS PESSOAS PERGUNTAREM ASSIM: O QUE É GO? E O QUE É MG? AÍ A PESSOA QUE RESPONDIA FALAVA ASSIM: GO É GOIÁS, E MG É MINAS GERAIS. A PESSOA QUE PERGUNTAVA FALAVA ASSIM: ERRADO! GO É: GONORANTE! E MG É: MAIS GONORANTE. EU NAÕ ENTENDIA PORQUE FALAVAM ISTO DE MG . HOJE EU ENTENDO O PORQUE DESTE CINÍSMO, E DOBOCHES PARA COM AS PESSOAS DE MG. SÓ TEM ESTUDO QUEM PODE PAGAR UM COLEGIO PARTICULAR. E MUITOS PARAM NO MEIO DO CAMINHO! E SEM CONTAR O SALARIO DOS PROFESSORES QUE ESTÃO DEFASADOS HÁ 15 ANOS DIRETO. HOJE DE FATO EU ENTENDO TUDO! O QUE FALAVAM DE MG EM BRASÍLIA.
GOSTEI
NÃO GOSTEI
15/05/2010 - 23h43
Marcos
Cons. Lafaiete
Infelizmente, o nobre governador foi professor, assim como, a sua mãe também, foi professora. É lamentável como as pessoas mudam de lado sobem um pouco e olham para baixo com desdém. Reconhecer, não basta, isso é apenas jogo para enganar os menos esclarecidos. Com relação a justiça, no Brasil ela só existe para o poderosos. Se fosse um banqueiro que tivesse lutando contra o estado, ele teria ganho na certa. Mas como são cidadãos que pagam seus impostos corretamente, que cumprem com seus deveres, estes não tem direitos, só deveres. Veja bem o argumento do juizinho para julgar a greve ilegal: Os interesses do estado estão sendo prejudicados e depois todos os outros juizinhos acompanharam.Que pouca vergonha!!!
GOSTEI
NÃO GOSTEI
15/05/2010 - 19h32
carlos souza
betim
O governador deve continuar com esse governo muito bom que tem fazendo junto a Aécio Neves,um dos melhores governos de estado do Brasil se não o melhor,aqui em Betim nós servidores tivemos 5% de aumento este ano e ano passado nem aumento teve só abono,mesmo a prefeitura arrecadando 40% mais só nesses 2 anos,e tendo a pior saúde da grande BH.
GOSTEI
NÃO GOSTEI
Waender
Governador Valadares
Não só reconhecer, mas fazer justiça e pagar bons salários como no nosso Estado vizinho ( Espírito Santo) que paga além do piso salarial nacional, e vergonha para ninas que paga um professor de magistério apenas um piso de R$369,00. É melhor atender os educadores e negociar se não sua eleição estará comprometida, será mais de 150 mil cabos eleitorais trabalhando contra sua candidatura. Só cala os professores com o piso salarial! Pense governador!
15/05/2010 - 23h56
15/05/2010 - 17h17
edilson luiz de souza
virgolandia
ô governador não é só reconhecer que os professores ganham pouco.A mesma justiça que determinou que a greve é ilegal,por que não manda que você pague o piso salarial?É uma vergonha!
GOSTEI
NÃO GOSTEI
Antonio Carlos
Sobrália
Ele está no governo desde 2003, ocupando os cargos mais importantes e contribuiu para estes baixos salários, vergonha para Minas Gerais.O Governador deveria ter vergonha de afirnmar isso, quando paga no 5º dia útil e o 13º salário,o governo não fam nada além da obrigação
15/05/2010 - 18h16
dirlene
ouro preto
A situaçâo é a seguinte: os professores estaduais e serviçais não recebem vale transporte, não recebem vale refeição ,não recebem salário compatível com a responsabilidade enorme que tem de educar crianças e jovens. Estamos endividados, decepcionados e, nada, vai nos fazer desistir da nossa luta por um pouco de dignidade. Como voltar para sala de aula sem receber o piso salarial,que , na verdade, é muito pouco para as funções que exercemos? Como acreditar nas promessas de uma porta voz do governo que fala ¨seje¨? Nós, professores não enceramos a greve e tenho a certeza que ela continuará pois o nosso objetivo não é discutir reposição e sim salário. CHEGA DE TRABALHO ESCRAVO! CHEGA DE ENROLAÇÃO!SE NÃO PAGA NÃO TRABLHAMOS!
15/05/2010 - 18h53
carlos
iturama
Com muito,respeito a governador,é uma vergonha ele vir cofirmar isto enrolou sete anos e meio ou mais, para dá 10% de aumento,sabia disto faz tempo,o sindicatos dos servidores publicos mg,é só olhar no sites dos sind.temos que ficar pegando emprestimos consignados para pagar nossas contas,é muito cara de pau,tá na hora de mudar o partido do poder,chega de psdb.
15/05/2010 - 18h59
Rui
Santa Luzia
Será que alguém do Governo ou alguém que o defenda (se é que existe) poderia dar respostas às seguintes perguntas: -Os professores da Rede Municipal de São Paulo acabaram de fechar um acordo salarial com a prefeitura.A Legislação Federal é outra lá???? (mentira 1); - A Lei do Piso estabelece um valor mínimo para jornada de até 40 horas e ao que eu saiba 24 horas é uma jornada até 40 horas.Portanto, há valor proporcional? (mentira 2); - A vantagem alegada de pagar o mísero salário e o décimo terceiro em dia não é obrigação do governo? -Qual o critério para o judiciário ter 15% retroativos e reajuste escalonado para dobrar o valor e o professor ter apenas 10% num piso que perde até para salário mínimo? -O Governo já sabe a diferença entre piso e teto? -Quando é que o Governo vai praticar o diálogo que ele prega principalmente para seus gestores? Pois até hoje esse governo se acha o dono da verdade!
15/05/2010 - 19h21
Gilmar Nogueira Carvalho
Jaiba
Sou professor da rede estadual de ensino e fico muito desmotivado a ter esse salario que é uma vergonha considerando a dificuldade e o custo que um professor enfrenta ate concluir o seu processo de formação, só conseguiremos construir um Brasil melhor se os nossos governantes, em todos os níveis tanto estadual e federal aprenderem a valorizar e respeitar os professores.
15/05/2010 - 20h01
Rosina Leite
Mariana
Estou indignada do Governo Estadual prolongar esta greve que dura mais de 30 dias.è um absurdo, uma máquina administrativa que veicula propagandas tão promissoras de investimentos nos setores básicos,não atenda ao clamor dos professores... Depois colocam artistas globais, para apresentarem estatísticas espataculosas de feitos administrativos. Enquanto isso o professor da rede estadual tem seus vencimentos mutilados por empréstimos, salário base irrisório, que o impossibilita de auto capacitação, tratamento da saúde física e mental e sobretudo, o deixa desmotivado com o processo de ensino aprendizagem, de um sistema que visa aprovação e números percursores de uma era em que o sucesso é apenas propagado em vez de realmente experimentado, vivido na plennitude das estratégias de valorizazão do saber. que perpassa pela habilidade do professor. Meus pêsames, para a postura do governo. Feliz o tempo em que o lema de Minas era: " O primeiro compromisso de Minas é com a liberdade..." Como considerar ilegal o clamor légitimo de uma categoria de trabalho que forma cidadãos???
15/05/2010 - 23h59

2 comentários :

  1. PARABÉNS SR ANTONIO ANASTASIA, O SENHOR RECONHECEU O VALOR DO PROFESSOR E OUTROS QUE LEGAL, MAS O AUMENTO SÓ SERÁ EM MARÇO

    ResponderExcluir
  2. André neves sou funcionario da prefeitura sou concurçado e ninguem destes politicos fazem nada para melhorar o salario nosso temos que sevirar com as esmolas dos prefeitos que é de 670,00 por mes enguanto fica uma colundria de fiscal ganhando de 2.500,00 a 3,000 por mes e não ressouve nada eta povo senvergonha.....

    ResponderExcluir