sábado, 22 de maio de 2010

SINDICATO DENUNCIA "JUDICIALIZAÇÃO" DO CONFLITO ( BLOG DO BENNY)

Sexta-feira, 21 de maio de 2010 10:39 pm

SINDICATO DENUNCIA “JUDICIALIZAÇÃO” DO CONFLITO

Em entrevista exclusiva a este blog, a presidente do Sind-Ute, Beatriz Cerqueira, repercutiu a decisão da Justiça, divulgada no fim da tarde desta sexta, que autoriza o governo a contratar professores substitutos para os grevistas.

Publicado o edital com as vagas disponíveis, o Estado, em caráter de urgência, pode conseguir repor professores em sala de aula em três dias.

Beatriz afirmou que “o governo, em vez de tentar trabalhar numa mesa de negociação o conflito, foi pra Justiça tentar impor o fim do movimento”.

Questionada sobre o fato de o sindicato também ter ido à Justiça contra o Estado no fim de abril, Beatriz Cerqueira classificou de uma situação diferente. “O Estado não respeitou o direito de greve quando ainda não havia a decretação da ilegalidade. Só recorremos à Justiça quando o governo tentou demitir professores e colocar substitutos.

A respeito da decisão judicial de hoje, a presidente do Sind-Ute informou que “na assembleia da próxima terça isso vai ser avaliado”. Depois, ao longo da conversa, admitiu que “vamos recorrer da decisão. Todos os recursos jurídicos serão usados”.

As medidas judiciais de ontem e hoje vão enfraquecer o movimento?, perguntou este blogueiro. Beatriz acha que não. “No caso de ontem, a conseqüência é administrativa, sobre as finanças do sindicato. A categoria não foi atingida. No caso de hoje, sem querer antecipar a decisão da assembleia da próxima semana, os professores já enfrentaram outras situações tão graves e não houve abalo no movimento”.

A presidente do Sind-Ute cobrou uma atitude do governo frente aos salários dos professores. “O Estado tem que encarar a questão salarial, há vencimentos menores que o salário mínimo, a nossa greve é por salário, não é por outra coisa. Todas as profissões têm sua importância na sociedade, engenheiro, jornalista, médico, e o professor também”.

Beatriz entende que o governo tem desviado o foco da discussão. “Olhe o discurso do governo nos últimos 30 dias, a fala do governo é sobre lei eleitoral, lei de responsabilidade fiscal, há uma série de justificativas, mas nenhuma delas plausível para explicar o salário atual dos professores. Comparado, por exemplo, com Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Amapá, todos pagam melhor que Minas”.

Ela exibiu números para explicar por que a profissão está desvalorizada. “Uma professora de primeira a quarta série tem 20, 25 crianças sob responsabilidade dela, se não é uma pessoa preparada, como fica a Educação dessas crianças? E o salário dessa professora, de nível médio, tendo magistério como formação é de 369 reais, vencimento básico inicial, como é que ela pode ser uma pessoa capacitada?”

Depois, mostrou que nem à medida que o profissional se qualifica a situação melhora. “Sabe quanto vai ganhar um professor depois do mestrado? 832 reais. Onde já se viu uma política salarial assim?”

Em entrevista exclusiva à TV Alterosa, concedida à repórter Isabela ReiDy, a secretária de Educação, Vanessa Guimarães, explicou por que o governo não cumpriu o que foi divulgado no site da secretaria, a partir de primeiro de janeiro de 2010, quando o valor do piso salarial profissional ficaria desprovido de vantagens pecuniárias e se tornaria vencimento básico inicial de carreira do magistério da educação básica e, a partir daí, incidiriam as vantagens e gratificações previstas nas normais estaduais para cálculo da remuneração mensal do servidor.





PARTICIPE DESTE BLOG, MANDE AGORA SUA OPINIÃO!

Autor: cidadão - 22/05/2010 às 22:19
Comentário: Parabéns para minas! Virou quintal deste governo, que faz com vocês o que bem quer. E vcs que fiquem bem caladinhos.



Autor: CRISTINA COSTA - 22/05/2010 às 22:14
Comentário: MEU DEUS, AGORA QUE CONSEGUI OUVIR O QUE DISSE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO VANESSA GUIMARÃES. Gente, eu ouvi mesmo tudo isto da boca dela???? Como pode meu Deus, ter coragem de ir a uma rede de TV e falar com a cara mais lavada do mundo isto!!!!!Será que se ela continuasse como professora, gostaria de ouvir A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO falando assim... quem já trabalhou com ela já me disseram que A "VANESSA PROFESSORA" era bem diferente da "Vanessa SECRETÁRIA" se apresenta hoje! POR QUE SERÁ???? TALVÉS NOSSO COLEGA WENDER POSSA RESPONDER?



Autor: Benny - 22/05/2010 às 21:57
Comentário: Prezada Cristina Costa, pode ter havido algum problema, com esse tanto de coments. Vc se importa de mandar de novo? Fico no aguardo. Desculpe-me e obrigado pelo prestígio. Abs, Benny



Autor: Cristina Costa - 22/05/2010 às 21:45
Comentário: Benny, porque não publicou meu comentário????? Já enviei a quase 2 horas, sempre participo do seu BOLg!! Não ofendi ninguém, pelo contrário estava parabenizando vc e seu blog,que é um dos poucos que como jornalista dá espaço para todos nós profissionais da Educação na pessoa da Beatriz Cerqueira, uma líder nata e dígna.E parAbenizei o colega Wender Moura por ser honesto a ponto de não se deixar vender ao Governo, provando que nem todos tem seu preço. Foi mais ou menos isto, não ofendi ninguém nem nem falei mentira.



Autor: Manoel,professor - 22/05/2010 às 21:26
Comentário: Político que não cumprisse promessas de campanha eleitoral deveria pagar multa ou ser demitido como propõe o governo do estado aos professores.Viva nossos demagogos.



Autor: Caetana - 22/05/2010 às 21:18
Comentário: Esta greve pode não ter um desfecho satisfatório para os professores - Não sei porque me veio à memória a Fábula do lobo e o cordeiro- mas todos puderam enfim conhecer o governo que temos. Nossa resposta virá nas urnas!



Autor: Maria - 22/05/2010 às 21:16
Comentário: Oi pessoal! Viram que segunda feira terá reunião do Sindiute com o governo? Deu no super: Governo reabre diálogo com os professores.



Autor: vania - 22/05/2010 às 21:13
Comentário: Boa noite, Benny, só quero desejar melhoras para vc,estamos orando pela sua saúde. Beijos!!!



Autor: isabela - 22/05/2010 às 21:13
Comentário: Esqueci de postar o link da comunidade do orkut... http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=102000163



Autor: Carla Lazarotti - 22/05/2010 às 21:11
Comentário: Estou me sentindo cada dia mais forte, é um desafio para cada um de nós. Está em jogo a dignidade, aí já não importa mais ter os dias cortados ou ser demitida. Continuo na luta, por mim, por todos os professores, que estão ou não em greve, por meus alunos e por meus filhos.


Nenhum comentário :

Postar um comentário