sábado, 7 de agosto de 2010

BLOG DO EULER AFIRMA: HAVERÁ CONCURSO PÚBLICO AINDA ESTE ANO


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Exclusivo: fonte do Blog do Euler revela que haverá concurso público ainda este ano


Quem pensa que só os grandes jornais e TVs possuem as suas fontes de informação está enganado. Também o Blog do Euler possui contatos e fontes fidedignas espalhadas por todos os cantos de Minas e do Brasil. Uma dessas fontes fez contato com outra fonte, que por sua vez tem contato direto com uma fonte do governo e revelou para o blog que haverá concurso público ainda em 2010.

De acordo com esta fonte, o edital será publicado entre agosto e setembro deste ano e haverá vagas para as seguintes áreas: Assistente Técnico Educacional - Nível I; Assistente Técnico de Educação Básica - Nível I; Analista Educacional - Nível I; Analista Educacional / Inspetor Escolar - Nível I; Especialista em Educação Básica / Orientador Educacional - Nível I; Especialista em Educação Básica / Supervisor Pedagógico - Nível I; Professor em Educação Básica - Nível III.

Perguntei se as vagas dos profissionais da Lei 100 serão disponibilizadas no concurso, uma vez que esta dúvida tem sido levantada por vários visitantes do blog. A fonte revelou que, pelo que ouviu da sua fonte (que por sua vez ouviu de uma terceira fonte) apenas uma parte das vagas da Lei 100 será colocada no concurso, uma vez que o concurso pretende preencher prioritariamente os cargos ocupados pelos designados e de acordo com a necessidade de pessoal.

Sobre a participação dos efetivados (Lei 100) no novo plano aprovado recentemente pela Lei 18.975/2010, a fonte revelou que estes servidores terão direito à promoção (a cada cinco anos) e progressão (a cada dois anos) a contar de novembro de 2007, data em que foram efetivados. Todos os servidores, incluindo os efetivados, receberão o novo subsídio (parcela única das novas tabelas para 2011) aprovado em lei.

A fonte da fonte da fonte do Blog do Euler passou uma informação que carece melhor explicação. Disse-me que ouviu dizer que a tal lei aprovada recentemente, a que estabelece o subsídio único, não alterou as regras de promoção e progressão na carreira. Como assim? As regras anteriores previam promoção (a cada cinco anos) com reajuste de 22% e progressão (a cada dois anos) com 3%, ao passo que estes percentuais foram reduzidos para 10% e 2,5%, respectivamente. Além disso, a lei aprovada não prevê o posicionamento (e reposicionamento) adequado dos servidores efetivos, retirando o tempo de efetivo exercício no Estado destes servidores. Por isso, pedi a minha fonte para devolver esta dúvida, pois ela (a minha fonte direta) também não soube responder.

De qualquer forma, se a minha fonte (ligada a outra fonte que tem contato com uma terceira fonte, esta sim, ligada ao governo) estiver bem informada, podemos dizer que o blog trouxe em primeira mão estas informações quentíssimas: a) haverá concurso público na Educação em 2010; b) o edital do concurso será publicado entre agosto e setembro deste ano, c) há vagas no concurso para várias carreiras da Educação, d) as vagas estão destinadas ao preenchimento dos cargos vagos ocupados por designados e apenas uma parte delas será dos efetivados da Lei 100, e) os efetivados da lei 100 também receberão o subsídio das novas tabelas (isto é, se o novo salário for pago, claro, kkk) e terão direito a progressão e promoção a contar de novembro de 2007.

Precisamos ainda saber se o atual governo, independentemente do resultado eleitoral, deixará tudo organizado para que o próximo governo realize o pagamento das novas tabelas em janeiro de 2011. Quando falo em "deixar tudo organizado" me refiro a tudo mesmo. Por exemplo: para quem fizer opção pelas tais 30 horas; os posicionamentos de acordo com o nível e grau nas novas tabelas; o empenho e a reserva do pagamento da folha de pessoal para janeiro de 2011 com os novos salários, etc.

É importante que tudo isso esteja pronto até dezembro deste ano para que o próximo governo não tenha desculpas do tipo: "preciso de um tempo para organizar a casa" e com isso ganhar tempo para nos enrolar. Além disso, queremos essas questões encaminhadas ainda este ano, pois na próxima gestão, seja quem for o governante, queremos negociar outras coisas, como: reposicionamento de acordo com o tempo de efetivo exercício, o quinquênio para todos, a redução no intervalo de tempo para a promoção, a ampliação do tempo extraclasse com o pagamento de R$ 1.650,00 para a jornada de 24 horas com 18 horas em sala de aula, etc, etc.

Aguardemos então a confirmação ou não das novidades que o nosso blog trouxe em primeira mão para os educadores de Minas.

* * *


P.S. Recebi e reproduzo abaixo dois e-mails de uma combativa colega de Uberlândia - MG que fala sobre uma palestra em Passos-MG (eu falo pra vocês que este blog tem ramificações por toda parte de Minas, kkk). Por razões óbvias, vou omitir os nomes das pessoas citadas, que serão chamadas de X, Y e Z:


E-mail1: "Querido Euler,

Como eu adoro ler seu blog. É extremamente informativo e divertido. Só gostaria de tirar uma dúvida: pelo que eu entendi os Lei 100 entrarão então na nova carreira? Ou estou enganada? Porque a Sra. Dona X fez uma palestra sobre a nova carreira em Passos-MG (Sul de Minas) e nos informou que a vaga dos lei 100 não serão contadas para concurso e que os Lei não entrarão na nova carreira. Esta carreira é somente para os nomeados. Ela ainda enfatizou o seguinte: Lei 100 é Lei 100. Nós estamos falando de nomeados... A nova carreira se refere aos nomeados. Ah, ainda disse que não existe aposentadoria de 30 horas. Quando o professor aposenta ele retorna para as 24 horas. Seria como se a gente tivesse perdido o pó de giz como funciona atualmente. E aí, será que a sua fonte está mais recentemente informada? Esta tal palestra foi feita dia 16/07/10 na câmara dos vereadores de Passos. Só pra informar eu moro em Uberlândia, mas sou de Passos. Tenho amiga, quase irmã que é professora em Passos. Foi ela quem foi à palestra e me infomou acerca de tudo. A Sra. Y tbém tinha informado que realmente haverá concurso este ano. Olha uma pergunta feita: As vagas dos Lei 100 serão contadas para concurso? Não. Porque se nós contássemos vcs reclamariam, a gente não conta vcs reclamam tbém. Então resolvemos não contar. Bem , no mais é tudo que tenho de informações. Abraços fraternais, Z.

E-mail2: "Euler,

Esqueci de dizer outra novidade da tal palestra da Sra. X: o Prêmio de Produtividade vai ser pago em Outubro. Ou seja, na folha de Setembro pra receber em Outubro. Isso foi o que ela falou em Passos. Tomara que não haja nenhuma mudança. Abraços fraternos, Z."


Comentário do Blog:

Combativa colega Z:

Um fraterno e inicial abraço à colega Z. A fonte da fonte da fonte do Blog do Euler é quentíssima. Mas, só teremos certeza de quem está mais atualizado quando as versões se materializarem em realidade. O fato é que devemos lutar para que haja concursos regularmente, até para que os colegas da Lei 100 e outros tenham a merecida oportunidade de se tornarem efetivos-concursados. E tomara que o prêmio de produtividade saia mesmo o mais rápido possível, pois com o minguado salário que recebemos merecemos um prêmio mensal de produtividade, de paciência, de sobrevivência, de insalubridade e tantos outros. E agora que a campanha eleitoral começou, os carros de som dos políticos não páram de passar na minha janela. Ninguém merece!!! Deviam nos pagar um prêmio para ouvir tanta besteira...

Um abraço forte aos bravos colegas educadores de Uberlândia e de Passos! (Euler)

Atenção leitores paraesse comentário:

50 mil visitas e 242 postagens!


A serviço da luta dos educadores de Minas e demais explorados do Brasil e do mundo.

O nosso blog bateu a casa das 50.000 visitas em pouco mais de três meses, desde 28/04/2010, quando colocamos o contador de visitas. Neste curto período, publicamos mais de 200 textos, a maioria dos quais ligada à histórica luta dos educadores de Minas, especialmente à maravilhosa Revolta dos 47 dias.

O blog acabou se tornando uma das muitas expressões de comunicação e análise crítica do importante movimento dos educadores de Minas, preenchendo a lacuna da omissão e do silêncio por parte da mídia mineira e nacional, quase toda ela vendida e cúmplice do faraó e do seu grupo - e de outros grupos afins.

Nosso blog tem procurado manter a fidelidade aos interesses e à luta dos profissionais da Educação pública e o compromisso ético com os de baixo. O blog é claramente contra os governantes de plantão, contra os interesses dos de cima - nacionais e internacionais - e suas artimanhas urdidas para fazer perpetuar a exploração e o sofrimento da maioria da população. Com essa postura o blog recebe forte apoio de educadores e outras personalidades não ligadas à Educação. Dezenas de pessoas visitam diariamente o nosso blog, manifestam suas opiniões livremente e procuram interagir com outros colegas de luta também por meio deste espaço.

O nosso blog tem também procurado contribuir com a construção voluntária e horizontal de uma rede de blogs que trata dos problemas da Educação pública e de outros problemas ligados aos de baixo. De modo informal, dezenas de blogs dialogam entre si com certa frequência. É o caso, só para ficarmos em alguns poucos exemplos, do Blog do COREU, coordenado pelo colega e amigo Wladmir Coelho; do Blog da Cris, da nossa combativa amiga e colega Cristina; do Blog Proeti no Polivalente, de outra combativa colega, a Vanda Sandim de São João del-Rei; do Blog S.O.S. Educação Pública, da igualmente guerreira colega professora Graça Aguiar, do Rio de Janeiro; do Blog Em Busca do Conhecimento, do nosso colega e amigo Sebastião Gonçalves, de Conselheiro Lafaiete, além de grande número de outros valorosos blogs, de colegas professores ou de outras áreas. Além da crítica política e social, encontramos também, nestes blogs, informação variada, poesia, textos acadêmicos, imagens, etc.

Ainda que este movimento virtual de comunicação não se compare ao alcance da grande mídia, ele consegue romper o silêncio cúmplice, atingindo os mais longínquos territórios, contribuindo assim para a verdadeira prática da liberdade de opinião e de expressão, tão decantada por aqueles da mídia burguesa, que infelizmente nunca a praticam.

Num tempo ainda sem calendário programado é possível que este movimento de blogueiros autônomos consiga desenvolver melhor outras ferramentas virtuais, como rádios livres e TVs. Com o avanço da tecnologia e a extensão da rede virtual para as escolas e lares de Minas e do Brasil e do mundo, tudo pode ser pensado. E realizado.

Mas, quaisquer que sejam as mudanças e evoluções ocorridas no mundo virtual como reflexo do mundo real, nosso blog estará sempre, enquanto existir, a serviço da luta dos educadores de Minas e do Brasil e dos de baixo em oposição às elites dominantes. A razão de ser deste blog não é outra senão dar uma firme contribuição para a organização e a luta dos explorados, especialmente ao movimento dos educadores de Minas, ao qual estamos ligados de muitas formas.

Que o nosso movimento - virtual e real - ganhe força, cresça e consiga realizar o sonho de milhares de trabalhadores da Educação, conquistando, na luta, condições dignas de trabalho, salário decente, democracia e autonomia nas escolas. E o nosso blog, quando completar 100 mil visitas e outras tantas postagens, pretende comunicar este acontecimento ao lado dos colegas trabalhadores, seja para chorar as nossas decepções e derrotas, ou para comemorar as nossas conquistas, que esperamos sejam cada vez maiores.

Agradecemos a cada ilustre visitante por nos honrar com sua presença virtual e por nos inspirar nesse trabalho diário de alimentar o blog com o fogo da indignação e da revolta contra as injustiças de que somos vítimas cotidianamente. As elites dominantes podem quase tudo. Quase. Contudo, jamais conseguirão nos calar.

* * *

P.S.: Reproduzo e incorporo ao nosso texto a belíssima mensagem da combativa colega Graça Aguiar, do Rio de Janeiro:

"Euler

Parabéns! O sucesso do Blog do Euler é uma evidência concreta que uma educação de qualidade, não é uma questão “para o futuro”, é uma questão cotidiana, do aqui e agora!
Os 50.000 acessos são um indicativo que a categoria tem fé, capacidade e coragem para lutar.

A informação socializada pelo blog é uma chama ardente, que brilha e aquece nossos corações e mentes, instigando-nos a vencer as trevas da indiferença e do descaso, com a qual tentam os poderosos de plantão, envolver a educação para cultivar a ignorância e manter a desigualdade social que os beneficia. Reunidos em torno dessa chama, não estamos sós, a fragilidade se esvai substituída pela força da união.

Aplaudo e apoio a criação da rede de blog’s e vejo que essa idéia já esta frutificando.

Gostaria de aproveitar o momento para propor a criação da UVD - União Virtual do Docentes - uma comunidade reunindo professores de todo o Brasil, para o debater e discutir os rumos da educação nacional. Docentes unidos para apresentar propostas concretas e reais, denunciar as arbitrariedades, fiscalizar a aplicação dos recursos, partilhar nossos problemas, desenvolver campanhas virtuais para cobrar dos nossos representantes na câmara e no congresso medidas para solução dos problemas relativos à educação.

Abraços

Graça Aguiar"

P.S.2:
Gostei da idéia da UVD - União Virtual dos Docentes. Conte comigo e com o nosso blog! Acrescentaria apenas, ao elenco de lutas... "organizar manifestações e paralisações nacionais, com ou sem apoio das entidades sindicais representativas (isso para o caso de locais onde os sindicatos pelegos não tomarem a iniciativa de convocar e organizar as lutas dos educadores).

Um comentário :

  1. Todos falam..falam...falam...mas agir mesmo , é que eu quero ver. Há quanto tempos temos quase q o mesmo salário, dão um merrequinha de aumento e nada.Afinal o professor é ou ñ é um ser humano q merece respeito.O Governo diz q faz isso e aquilo, mas na realidade quem é q está na sala de aula? Ele é q ñ é......

    ResponderExcluir