quarta-feira, 1 de setembro de 2010

BLOGDOEULER:Encontro com os candidatos no dia 04: é o momento de cobrar compromissos

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Encontro com os candidatos no dia 04: é o momento de cobrar compromissos


No próximo dia 04 de setembro, sábado, a partir das 9h, ocorre o Encontro com os candidatos ao governo de Minas promovido pelo Sind-UTE-MG. O local do encontro foi alterado e acontecerá no Teatro do Dayrel Hotel e Centro de Convenções, localizado à rua Espírito Santo, 901, Centro - BH - MG.

O encontro constitui um importante momento para os educadores de Minas, daí porque as subsedes devem mobilizar todos os educadores para participarem do evento. Em Vespasiano e São José, enquanto preparamos o Encontro Metropolitano do dia 25 de setembro, devemos nos mobilizar para este encontro também. Em conversa telefônica com o companheiro de luta João Martinho, ele disse que o sindicato bancará transporte caso haja número de pessoas dispostas a participar do encontro em BH. Os interessados devem passar o nome para João Martinho, Cláudia Luiza ou Carminha. O telefone da subsede Vespasiano e São José da Lapa é 3621-0456.

Não sabemos ainda se todos os candidatos comparecerão. Mas, numa eleição disputada como esta, o candidato que faltar pode deixar uma impressão negativa, de estar fugindo ao debate e aos compromissos com um setor que tem grande peso numérico e influência junto à comunidade, como é o caso dos educadores.

Caravanas de toda Minas Gerais estão sendo aguardadas para participar do encontro. Todos querem ouvir o que os candidatos têm a dizer sobre a Educação pública em Minas. E querem também apresentar propostas e perguntas, como as que formulo a seguir:

- o candidato x (vale para todos), caso seja eleito(a), compromete-se a pagar em janeiro as novas tabelas salariais aprovadas na ALMG?
- o sr. (ou a sra) se compromete a negociar ainda em 2011 o posicionamento dos servidores da Educação de acordo com o tempo de serviço de cada um?
- o sr (ou a sra.) se compromete a negociar o retorno do quinquênio ainda em 2011 para todos os servidores?
- o sr.(ou a sra) se compromete a negociar o retorno dos percentuais de promoção e progressão (respectivamente 22% e 3%) do atual plano de carreira?
- o sr. (ou a sra.) se compromete a cumprir o previsto na Lei do Piso, de que 1/3 da jornada de trabalho dos professores será dedicada aos trabalhos extraclasse?
- o sr. (ou a sra.) se compromete a garantir o previsto na Lei do Piso, que assegura reajuste anual dos salários todo mês de janeiro, com um índice nunca menor do que pelo menos a inflação do ano anterior?
- o sr. (ou a sra) se compromete a não praticar o corte de salário dos educadores quando em greve e a abrir diálogo com os mesmos para negociar os pleitos dos mesmos?
- o sr. (ou a sra.) se compromete a exercer a democracia e os direitos constitucionais, não ameaçando de demissão e perseguição aos educadores que participam das paralisações e respeitando a autonomia das escolas, tanto em relação à escolha das direções, quanto à política pedagógica de cada unidade escolar?
- o sr. (ou a sra.) se compromete a realizar concurso público a cada dois anos, pelo menos, para o preenchimento dos cargos vagos existentes nas diversas carreiras da Educação?
- o sr. (ou a sra) se compromete a desenvolver uma política de formação continuada para os educadores, sem custos para estes, e que possibilite a promoção nas carreiras da Educação?
- o sr. (ou a sra) se compromete a investir pelo menos os 25% da receita do estado previstos em lei, dotando as escolas de laboratórios, espaços de lazer e esporte, bibliotecas, acesso à Internet com banda larga?

Enfim, estas são algumas questões que poderemos apresentar aos candidatos, entre tantas outras demandas da categoria, importantíssimas, como as férias-prêmio, a licença-maternidade e a licença médica, que embora previstas em lei, nem sempre são asseguradas aos servidores que delas fazem jus. É desnecessário lembrar aos colegas - mas, por força de hábito já o fazemos - que, para além deste momento de contato com os candidatos, o que realmente garantirá novas conquistas será a nossa unidade para a mobilização e luta, seja (contra) qual for o governante eleito.

O encontro em BH no dia 04 será também um momento para o reencontro entre os combatentes da nossa maravilhosa revolta dos 47 dias. O Blog aconselha a todos os companheiros e companheiras que puderem participar que procurem a subsede da sua cidade e participem de mais este momento de luta da nossa categoria. Estamos apenas esquentando os tamborins para os embates que se avizinham.

* * *

Incorporo ao texto central e transcrevo a seguir o comentário do colega e amigo João Paulo, que trata da iniciativa que ele e alguns colegas estão desenvolvendo, de discutir e participar, pela base, do processo de escolha de candidatos. Uma iniciativa que deve ser realmente difundida e ampliada, para que a categoria assuma espaços públicos que não se limitem ao universo da escola:


"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

Hoje reunimo-nos na sala 09 da EE Deputado Patrús de Sousa, em Carandaí, cinco professores da Escola e uma de outra escola. Foi interessante, discutimos alguns assuntos como escolher pelo apoio a um candidato comum dos professores da cidade (que não decidimos ainda), e publicação de um panfleto. Nossa ideia é de que a gente comece a fortalecer nossa categoria a partir de agora, para que nossa luta não seja em vão. Eu que já havia escolhido um candidato a deputado estadual, comprometi-me a votar no candidato que os prezados colegas considerarem mais capaz para defender os interesses do professorado mineiro. Foi lembrado que os alunos poderiam ser nossos aliados nesta empreitada, e citei como exemplo a EE Coração Eucarístico. Na hora esqueci de mencionar o blog COREU, mas oportunidade não faltará. Falamos também da importância do Blog do Euler. Começamos hoje, com seis professores, e esperamos que na próxima vez já seremos em número maior. Fica aí a ideia para que nossa categoria comece a pensar em mobilização também fora dos períodos de greve.
Atenciosamente João Paulo Ferreira de Assis.

Post Scriptum:

Se (Deus nos livre e guarde) Anastasia ganhar, poderíamos iniciar um movimento de REPÚDIO TOTAL AO CBC. O de História para Humanas é uma agressão à inteligência (parafraseando o avô do Faraó). Onde já se viu colocar descolonização da Ásia e da África antes de Primeira Guerra Mundial? ou ignorar completamente a formação de Minas, no CBC do 1º ano do ensino médio? Se for preciso irmos para a briga, nós teríamos de ir."

* * *

Em tempo: prêmio de produtividade confirmado em contracheque

Consultando o contracheque agora à noite verificamos que consta do mesmo aquilo que foi anunciado em primeiríssima mão pelo nosso blog: o pagamento do prêmio de produtuvidade ainda em setembro. Consta que os contratados também receberão o bônus, segundo fomos informados por uma das nossas fontes. O que já deveria ter ocorrido anteriormente. Mas, e os aposentados? Vão continuar excluídos?

Nenhum comentário :

Postar um comentário