sexta-feira, 3 de setembro de 2010

HÉLIO COSTA E PATRUS:DADOS DO DATAFOLHA

Repercussão. Tanto Hélio Costa quanto Anastasia comemoram resultado da pesquisa DataTempo/CP2
Números bons para dois lados
Segundo tucanos e peemedebistas, dados confirmam disputa acirrada
MATHEUS JASPER NANGINO E PEDRO GROSSI

PSDB e PMDB comemoraram o resultado da última pesquisa DataTempo/CP2, divulgada ontem. Enquanto tucanos destacam a subida de Antonio Anastasia, peemedebistas celebram os cinco pontos percentuais de vantagem de Hélio Costa na sondagem.

O instituto mostrou Hélio com 40,89% contra 35,32% de Anastasia. Em visita a Varginha, no Sul de Minas, o senador licenciado ressaltou que a liderança está "consolidada", mas admitiu que será uma batalha apertada. "Toda disputa em Minas é muito dura. Agora, é uma luta firme em defesa do povo de Minas, sobretudo dos programas sociais que Minas vai ter sob o comando de Patrus, que terá um espaço especial aqui no nosso governo", disse.

O candidato a vice na chapa de Hélio, Patrus Ananias (PT), durante caminhada pelo centro de Belo Horizonte, lembrou que pesquisa é fotografia de um momento e que o crescimento da candidatura adversária era esperado. "Ele era um candidato desconhecido do eleitor e, com a exposição que ele passou a ter com os programas de TV, era previsível que houvesse esse crescimento de seu nome". Patrus também acredita que a eleição será decidida voto a voto. "Tudo indica que teremos uma grande disputa democrática em Minas".

PSDB. Do outro lado, e apesar da desvantagem de cinco pontos, também houve comemoração. Anastasia disse estar muito satisfeito com os índices e destacou o fato de estar crescendo de modo "vigoroso e sustentável", enquanto seu concorrente demonstra queda.

"Estamos exatamente no caminho traçado, a mesma estratégia. Vamos continuar trabalhando com muita humildade, com muito esforço, na capital, na região metropolitana, em todo o interior do Estado, de modo a continuarmos subindo", afirmou. Para o candidato tucano, no entanto, o importante mesmo serão a eleição e o resultado que as urnas trarão no dia 3 de outubro.

Segundo o secretário geral do PSDB em Minas, deputado estadual Lafayette Andrada, o resultado revela um cenário melhor do que o planejado pela coordenação da campanha.

"Já temos praticamente um empate técnico dez dias antes do que planejamos. Acredito que já, a partir da próxima rodada de pesquisas, todos os institutos vão dar Anastasia com uma boa folga de frente", apostou.

Datafolha confirma diferença

Os números da pesquisa Datafolha, divulgados ontem, confirmam a margem entre os dois principais candidatos ao governo de Minas apontada pelo instituto DataTempo/CP2. Hélio Costa tem 40% das intenções de voto contra 35% de Antonio Anastasia. A pesquisa foi publicada ontem pelo jornal "Folha de S. Paulo".

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Os outros candidatos atingiram 1%. Brancos e nulos somaram 4%, e os que não sabem, 15%. A pesquisa está registrada no TRE-MG com o número 66737/2010. (Da Redação)

Reforço
Presença de Lula em palanque do PMDB é aposta na reta final

Para o último mês de campanha, a coligação Todos Juntos por Minas, do candidato ao governo Hélio Costa (PMDB), aposta todas as suas fichas no reforço do presidente Lula. Serão ao menos três visitas nos próximos 30 dias. E a primeira delas já está marcada para o dia 8 de setembro, no bairro São Caetano, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, o presidente Lula já gravou mais uma série de depoimentos para a propaganda eleitoral de Hélio.

Em entrevista para a imprensa de Varginha, no Sul do Estado, onde passou a manhã de ontem, Hélio Costa comemorou o engajamento de Lula e disse que a participação do presidente “é da maior importância”.

O candidato também destacou a necessidade de diálogo entre o governo estadual e o governo federal. “Já tivemos no passado o governo estadual brigando com o governo federal, um governador se indispondo com o presidente da República e isso foi muito ruim para o Estado”, disse.

Propostas. Em entrevista concedida à EPTV, afiliada da TV Globo em Varginha, Hélio Costa disse que suas principais propostas para a região são para o setor cafeeiro e do turismo. “Se fosse um país, Minas seria o maior produtor de café do mundo. Nossa proposta é a criação do Instituto Mineiro do Café, para defender os cafeicultores e buscar recursos em Brasília”, disse. Para o turismo, Hélio Costa prometeu investimentos em infraestrutura e criticou o atual governo e “seu ínfimo 0,01% ao setor”. (PG)

Provocação
Para governador, adversários “não enxergam a realidade”

O candidato do PSDB à reeleição ao governo do Estado, Antonio Anastasia, defendeu ontem a política social adotada por Minas Gerais nos últimos anos e disse lamentar que muitas pessoas ainda não “enxerguem a realidade”. Os adversários de Anastasia escolheram o tema como um dos principais a serem questionados durante a campanha.

O tucano afirmou que em seu governo, “junto com Aécio Neves”, foram investidos pelo Estado três vezes mais nas regiões mais pobres – como no caso do Mucuri e Vale do Jequitinhonha. “Houve investimento extraordinário em infraestrutura, estradas, hospitais, escolas, unidades de segurança pública, habitação, saneamento, energia através do Luz para Todos. Lá tem que ter um tratamento especial para diminuir a desigualdade dentro de Minas Gerais. Isso foi feito”, afirmou o tucano.

Segundo Anastasia, seu governo terá “obsessão por gerar empregos de qualidade”, e essa será, para ele, a melhor forma de diminuir as diferenças regionais que existem em Minas. Ele explicou que seu plano de governo trará o desenvolvimento regional como fundamento. Segundo o tucano, o governo identificará as vocações de cada lugar para atrair empresas que agreguem valor a produtos e gerem empregos.

“Indústrias, mineração, a zona de desenvolvimento regional, colocando incentivos fiscais, incentivos do BDMG, para trazer indústrias que tragam empregos garantidos e tragam uma cadeia de novas empresas”, explicou o candidato à reeleição. (MJN)
Publicado em: 04/09/2010

Nenhum comentário :

Postar um comentário