quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Olimpíadas de Português: Poemas dos meus alunos

OLIMPÍADAS DE PORTUGUÊS:poemas dos meus alunos do 8B

Trabalhamos as Olimpíadas de Português e muitos poemas foram feitos pelos alunos. Um dó não poder mandar todos, ou pelo menos, vários poemas para tentar uma classificação. Mas pelo menos pudemos "curtir" todo o processo de estudo da poesia e do poema.Foi muito prazeiroso para todos nós.Valeu! Acredito que todos ganhamos muito com esse trababalho e foram momentos em que afloramos nossa sensibilidade e apuramos nosso estudo e interesse sobre po
Abraços aos meus alunos
Vanda







Nome: Samanta Ap. Eleuterio
Serie: 8° B

O Lugar onde vivo
No lugar onde vivo
As coisas são coloridas
Bonitas, cheias de recordações
Onde vive várias emoções.

No bairro onde eu nasci
Quase me esqueci so
Me lembro de uma casa abandonada
Onde brincávamos de pique esconde
Diziam que a casa era
Habitada por um conde e sua família.

Na minha rua
Onde quer que eu vá as pessoas
Sempre me dizem olá!

XXXX


Nome: Eduardo Turma: 8° B

No lugar onde vivo
Muitas histórias tenho a lembrar
Desta pracinha que temos neste lugar.

Pracinha onde as crianças correm e brincam
Pracinha onde as pessoas assetam-se para pensar
Pracinha onde os casais vêm namorar
Pracinha onde já teve circo
Para todos se divertirem.

No lugar onde vivo
Tenho muitas lembranças boas
O lugar onde vivo
Nunca vai sair da minha memória.

XXXX


Nome: Emerson Felipe Serie: 8° A

O lugar onde vivo

O lugar onde vivo tem pessoas boas e felizes
Eu vivo numa casa
Onde tem pessoas educadas e inteligentes.

Eu resumo minha família como
A melhor do mundo
Porque o dinheiro não traz felicidade que nós temos
O dinheiro só traz amigos falsos
Só com interesse no que você tem.

Não são todas famílias que são felizes
Alguns são drogados
Pessoas que tiram a vida de outras pessoas
Isso não é ser feliz.

Família feliz é aquela que brinca
Educa e faz várias coisas.
O dinheiro é bom
Para comprar e pagar
Ele não compra amor, saúde, paz e humildade
Graças à Deus minha família não tem
Essas pessoas ruins.
Minha família só tem gente boa
Assim resumo minha família e o mundo.

XXXX


Nome: Taylon Marlon de Sousa Turma: 8° A

O Lugar onde vivo

Eu vivo num lugar muito bom
Eu gosto demais!

Lá tenho muitos colegas
Mas para mim tanto faz.

Lá eu jogo bola
Depois que acabamos
Vamos para a escola.

XXXX


Nome: Iago Série: 8° A

Lugar onde vivo

Quando acordo
Acho que estou longe
Do outro lado do mundo
No calor do deserto

Quando dá um vento
Estou no topo das árvores
Vento vai vento vem

Mas falando de verdade
Não é bem assim
O lugar onde vivo

O lugar onde vivo
É bem diferente
Pois a poluição
E tudo mais
Pode se falar
São coisas ruins.

XXXX

Nome: Kenedy Ades Serie: 8° A

LAR

O meu lar é um lugar
Bom de morar
Esse é o meu lugar
Fico feliz em morar
Não tem como mudar

Não quero me mudar
Gosto de morar e ali
Onde quero ficar
E onde vou estar
Vou falar se você quer
Um lugar bom de morar
Procure um lugar
Semelhante ao meu lar

O tempo passa
Vai e vem e um dia
as coisas mudam
E um lugar bom sempre ajuda.

XXXX

Nome: Lisandra Arelly Nogueira Sena Serie: 8°

A minha vida

Eu moro lá no morro
Numa cazinha pequenina
Essa é minha vida
Vida minha
Vida longa

Vida longa
Vida vida
Vida de sossego
Vida de paz
Vida que não acaba mais

Essa é minha vida
Então nunca saberá onde vai chegar
Essa minha vida
Vida vida
Vida vida.

XXXX

Nome: Izabor aparecida Nascimento Serie: 8° A

Um conto de fada entre um conto real
No meu livro eu viajo...
Onde ninguém jamais foi
As pessoas podem achar loucura
Mas loucura é aquelas que não viajam

Porque vida real não parece com contos de fadas?
Porque nos finais das histórias da vida real
Não se parece com o conto de fada que acaba
“Felizes para sempre”

Na minha vida há sempre o “ porquê”
Não entendo nem a minha vida
Quanto mais as dos outros...
Por isso fico em cima do telhado pensando
Se não consigo nem bem entender a minha vida
Quanto mais a dos outros?

XXXX

Nome: Ana Flavia Serie: 8° A

Minha rua

A minha rua é tipo
Um parque de diversão
Mas sem esses brinquedos doidos
Ela é cheia de crianças
E muita diversão!

Parece que tem mel
Porque as crianças vêm de muitos
Lugares só para brincar

Diversão é que não falta
A gente até inventa brincadeiras
E que brincadeiras!

As brincadeiras são divertidas
Tios, meu pai e minha avó
Nos ensinam brincadeiras
Da época deles e são legais
Mas preferimos inventar

Por isso que eu digo
Minha rua tem mel
E parece um parque de diversão.

XXXX

Nome: Julio serie: 8° A

A cidade que eu vivo
É são João Del Rei
Uma cidade muito calma
E bonita como só eu sei

A vida aqui é outra
Os habitantes são amigáveis
Pessoas trabalhadoras
Que são muito confiáveis

A comida é deliciosa
Feita com muito carinho
No café, quitandas saborosas
E pão de queijo fresquinho

A cultura é sempre preservada
Passa de geração para geração
E não há como esquecer
Na memória do coração

O patrimônio é sempre lembrado
Ele é a nossa atração
Muitos turistas vêm vê-lo
E nos dá muita satisfação

Temos igrejas importantes
Que gostamos de apresentar
Aos nossos queridos visitantes

Os sinos contam histórias
Que o povo sabe decifrar
Além da Maria fumaça
Que a todos sabe encantar
O futuro aqui já chegou
Mas preferimos o presente
Pois sem esquecer o passado
Construímos um futuro consciente

O comércio tem seus valores
O que facilita o desenvolvimento
Pois além do prazer de vender
Dá ao povo o contentamento

O sãojoanense é solidário
Ajudando a quem não tem
Se ajudam e ajudam o próximo
Formando assim um “vai e vem”

A ecologia também encanta
Pois temos riquezas naturais
Fazendo com que os turistas
Nos visitem cada vez mais
enfim, a cidade é linda
Vale à pena visitar
Aquele que vir aqui
Certamente irá voltar.

XXXX

Nome: Sara Karoline dos Santos Serie: 8° A

A realidade

O lugar onde eu vivo, é muito bonito. Próximo a ele há uma serra, uma pracinha, um rio, pessoas simpáticas, casas bonitas e coisas simples.
Mas atrás de tudo isso há uma realidade que é triste. Muitas mortes e grandes nas janelas, trancas nas portas e medo nas pessoas.
De que adianta a beleza, se há medo, morte, roubos, assustando moradores? De que adianta uma bela praça se ela é usada para trafico de drogas?
É preciso não apenas beleza, mas sim segurança, felicidade, bem estar e acima de tudo paz.

XXXX

Nome: Daniela Erica de Andrade Serie: 8° A

Na rua onde moro

Na rua onde moro
Tem muitas crianças
E delas não vou esquecer
Vão ficar na lembrança

Minha vizinha é um mistério
Estou falando sério
Todo dia leva flores
Ao sombrio cemitério

Minha outra vizinha
É um amor de criancinha
Desde quando moro aqui
Ela é muito boazinha

Na rua lá em baixo
Vou até falar mais baixo
É um perigo a sociedade
Falo mesmo a verdade

Desde pequena moro aqui
Todas minhas amigas moram ali
E de perto delas
Eu nunca vou sair

No jardim da minha avó
Sua cabeça dá um nó
Tem bastante flores
E de muitas cores
Todos lá são uns amores.

XXXXX

Nome: Tayná Aparecida Bastos Dinalli Serie: 8° A

Minha vida

Eu sou uma menina
Muito alegre
Porque tenho uma família
Muito feliz que me ama muito

Minha mãe é a melhor
Mãe do mundo
Meu pai com todos
Os defeitos eu o amo

O meu bairro é muito legal
Tem pessoas felizes e muito legais
Todos amigos e capanheiros

E só agradeço
À Deus por tamanha
Felicidade


Nome: Sabrina Ferreira Serie 8° A

Lugar onde vivo

Moro aqui desde que nasci
Pequeno prédio
Mas muito feliz.

É um lugar super divertido
Pouco espaço
Mas muitos amigos
Tentamos mudar
Por falta de espaço
Mas onde eu moro
Tem o espaço suficiente
Para um lugar súper divertido.

Então aqui é tão bom
Que nunca mudaríamos
Mas mesmo assim
Ainda teremos a chance
De uma grande mudança.

XXXX

Nome: Bruna Maria Boari Serie: 8° A

O lugar onde vivo

Vivo aqui, é aqui mesmo
Se você olhar bem verá
Moro no planeta terra
Em são João Del rei
O melhor lugar

A cidadezinha mais
Lenta e lerda que já vi
Mas apesar disso
Sempre gostei de morar aqui.

A cidade histórica
Aquela que todos os mineiros
Já ouviram falar, mas nem todos
Tem tempo para observar.

XXXX

Nome: Caique Serie: 8° A

Minha Casa

Minha casa é bonita
Fica na Vila Santa Terezinha
Ela é florida, cheia de vida
Na horta tem muitas flores
E no meu quarto muitas cores

XXXX

Nome: Karina Serie: 8° A

Lugar onde vivo

O lugar onde eu moro
O lugar onde vivo
No paraiso

O sol que brilha
O sol do dia
Os pássaros que cantam
A esperança

O lugar tranquilo
As flores tão doces
Os vaso de flores...

Lugar, lugar, lugar....

XXXX

Nome: Lucas Eduardo Serie: 8° A

O lugar que Deus me deu


Meu lugar é no bairro de Matosinhos
Uma rua muito boa

Minha rua é
Uma rua de loucura
Brincadeiras, artes e aventuras

Se meu bairro é bom
A rua é
Mais ainda

XXXX

Nome:Leticia Maria Serie: 8° A

O meu bairro

A minha cidade
Tem meio mundo da família
Pai, mãe, irmão e tios
Com olhares de cobrança
Pedem o troco da esperança
Que jogaram sobre nós.

Várias crianças brincando na rua
Chegará uma hora
Em que não dará mais.

A vida fica um sufoco
Até a hora temida
Em que a angústia virá
Amanhã...hoje...agora
O olhar sabe de cor
Onde o nome está na lista
Então lá vamos...lá vamos nós
Com a cara e a covardia.


XXXX

Nome: Ingrid Kessy Souza de Almeida Sala:8° A

Emoção

São João Del Rei é uma cidade de tradição e muita atração
no parque de exposição há muitas igrejas que nos levam na imaginação esculpida por um artista que nos faz a emoção, que mora dentro do meu coraçao.


É por isso que eu digo que é bom, morar em São João.


XXXX

Nenhum comentário :

Postar um comentário